Vous êtes sur la page 1sur 6

Anlise SWOT uma ferramenta utilizada para fazer anlise de cenrio (ou anlise de ambiente), sendo usado como

o base para gesto e planejamento estratgico de uma corporao ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de anlise de cenrio, desde a criao de um blog gesto de uma multinacional.

SWOT uma tcnica de anlise de ambiente interno e externo, comumente empregada em processo de planejamento estratgico para avaliao do posicionamento da organizao e de sua capacidade de competio. A sigla SWOT uma abreviao das palavras (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) significando que sero considerados na anlise pontos Fortes, pontos Fracos, Oportunidades e Ameaas. No Brasil podemos chamar esta ferramenta estratgica de FOFA (Fortes, Oportunidades, Fracos, Ameaas), mas pessoalmente confesso que gosto mais de cham-la de SWOT. Geralmente a anlise considera a comparao da empresa com a concorrncia e/ou com outras empresas do setor. Este processo conhecido comoBenchmarking que busca identificar as melhores prticas na indstria para obter um desempenho superior. Nele a empresa examina como outra empresa realiza uma funo especfica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma funo semelhante. Mas no podemos esquecer que melhor do que usar uma prtica existente super-la e para isso preciso inovar. Ambiente Interno Quando analisamos o ambiente interno, devemos considerar variveis ou fatores que a organizao tem controle, sempre envolvendo recursos, capacidades e processos, como: colaboradores, especializao, tecnologia, marcas, patentes, recursos financeiros, experincia dos gestores, processos organizacionais e produtivos, informaes sobre o mercado, valores ou cultura, agilidade ou capacidade de mudana. E nesta anlise interna verificamos os pontos fortes e os pontos fracos. S Strengths = Pontos Fortes so caractersticas positivas de destaque, na instituio, que a favorecem no cumprimento do seu propsito. Como por exemplo:

Marca conhecida e respeitada; Produtos com qualidade superior a concorrncia; Rede de distribuio de cobertura nacional; Presteza no atendimento a reclamaes; Recursos de comunicao e de logstica; Pessoal de excepcional competncia e motivao. W Weaknesses = Pontos Fracos so caractersticas negativas, na instituio, que a prejudicam no cumprimento do seu propsito. Como por exemplo:

Pessoal novo e mal treinado ou desmotivado; Falta de documentao de processos; Sistemas de TI no atendendo adequadamente as necessidades das reas usurias; Ausncia de um manual de usurio claro, do produto ou servio; Falta de local adequado para o estacionamento de clientes; Ausncia de recursos para pagamento via carto de crdito; Falta de integrao entre os departamentos e sesses. Ao considerar as fraquezas tenha foco nos fatos, no nas pessoas. A ideia sempre deve ser construtiva, de edificao, buscando melhorias. Segue abaixo uma tabela de alguns itens do ambiente interno que podem ser considerados durante a anlise dos pontos positivos e negativos. Estes itens esto organizados segundo as reas de uma empresa genrica.

Mercado Qualidade e padronizao do produto

Foras +

Fraquezas -

Aceitao do produto no mercado

Transparncia na formao de preo

Canais de distribuio

Polticas promocionais e divulgao

Propaganda e fora de venda

Pesquisa de mercado Produo e Operaes Controle de insumos e matrias-primas

+ Foras +

Fraquezas -

Capacidade de produo / Suporte

Capacidade de utilizao

Eficincia ou Produtividade

Estrutura do custo de produo

Controle de estoques e reposio

Instalaes e equipamentos

Controle de qualidade

Inovao e flexibilizao do processo produtivo Sistema de Informao Gerencial Coleta de dados e informaes

+ Foras +

Fraquezas -

Capacidade de armazenamento de dados

Qualidade dos dados e informaes

Integrao do sistema gerencial

Velocidade de resposta do sistema Administrao Habilidade

+ Foras +

Fraquezas -

Experincia

Comprometimento com os objetivos

Trabalho em equipe

Coordenao de esforos

Flexibilizao administrativa Finanas Liquidez / Capacidade de pagamento

+ Foras +

Fraquezas -

Estrutura de capital / Endividamento

Rentabilidade

Demonstrativos financeiros / Informaes

Comprometimento fiscal e tributrio

Anlise de investimentos VPL / TIR

Transparncia dos Resultados

Gerenciamento de risco Recursos Humanos Capacidade tcnica operativa

+ Foras +

Fraquezas -

Sistema de gesto de recursos humanos

Formalizao contratual

Rotatividade de pessoal

Motivao dos trabalhadores

Desenvolvimento tcnico profissional

Fonte: Adaptado de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) e Machado (2005) Ambiente Externo Quanto ao ambiente externo, a anlise considera variveis ou fatores que esto fora do controle da organizao e que no h nada que a empresa possa fazer para mudar ou evitar. So fatores como polticas governamentais, infraestrutura, recursos logsticos, mercado, competidores, ambiente econmico, globalizao e outros. Nesta anlise externa verificamos as oportunidades e as ameaas, geralmente utilizando pesquisas de mercado, pesquisas na Internet, livros, estudos de caso, materiais de feiras e congressos, e outros recursos. O Opportunities = Oportunidades so caractersticas que indicam como a organizao pode continuar a crescer dentro de seu mercado, como por exemplo: mudana tecnolgica, poltica governamental, padres sociais. Questes bsicas:

Onde e quais so as oportunidades atrativas dentro do seu mercado? Existe alguma nova tendncia surgindo dentro do mercado? Quais as perspectivas futuras da sua empresa que possam vir a descrever novas oportunidades? Exemplos:

Incentivos governamentais exportao; Incentivos governamentais ao desenvolvimento de produtos; Vis de aquecimento do mercado interno; Conscientizao do empresariado para explorar o mercado externo; Nova tecnologia disponvel para viabilizao de projetos; Integrao com o mercado global; Negociaes internacionais que venham diminuir barreiras comerciais; Viagens de nossos governantes com fins polticos e econmicos que aumentam a visibilidade e o comrcio exterior do Brasil; Melhor imagem externa do Brasil, que agora vai alm de cachaa, futebol, carnaval e samba; Aquecimento da economia; Pr-sal e as energias renovveis; Copa do Mundo; Olimpadas; etc.

T Threats = Ameaas ningum gosta de pensar em ameaas, mas ainda assim ns temos de enfrent-las, mesmo sendo fatores externos, fora de nosso controle. vital estarmos preparados para enfrentar as ameaas durante situaes de turbulncia. A preveno ajuda a reduzir os riscos de suas consequncias. Questes bsicas:

O que seu concorrente est fazendo que prejudica seu desenvolvimento organizacional? Existe alguma mudana na demanda do consumidor que pede por novas exigncias de seus produtos e servios? As mudanas tecnolgicas esto afetando sua posio dentro do mercado?

Exemplos:

Mudanas na poltica econmica que afeta a empresa, como por exemplo: aumento de juros; Mudanas cambiais sensveis;

Mudanas na regulamentao de importao e exportao no mbito governamental, tanto no pas de origem como no pas de destino; Entrada de concorrentes com o mesmo perfil; Diminuio do poder de compra dos clientes finais; Ataques terroristas que prejudiquem o comrcio internacional; Alteraes de regulamentaes relacionadas com incentivos. Anlise do Quadro Aps concluir a montagem do quadro, costuma-se fazer a anlise dos fatores encontrados, cruzando: Pontos Fortes com Oportunidades para potencializar as oportunidades de acordo com os pontos fortes da organizao. Pontos Fracos com Oportunidades para fortalecer os pontos fracos de modo que se possam aproveitar as oportunidades. Pontos Fortes com Ameaas para identificar modos de diminuir as vulnerabilidades utilizando os pontos fortes. Pontos Fracos com Ameaas para estabelecer um plano defensivo para evitar que as ameaas externas sejam potencializadas pelos pontos fracos. O resultado desta anlise poder contribuir no estabelecimento dos objetivos estratgicos, metas, medidas e iniciativas, que sero usadas nos planos de aes estratgicas que sero desdobradas em aes tticas e operacionais. E ainda, uma Fora (interna) pode nos motivar a investir em um novo negcio (Oportunidade externa). Exemplo: Engenheiros qualificados (Fora) permite a empresa obter um novo contrato (Oportunidade externa). Uma Fraqueza (interna) pode ser compensada por uma Fora (tambm interna). Exemplo: Um mau servio de psvenda (fraqueza) pode ser compensada produzindo produtos muito bons. Pontos a Melhorar Alm dos elementos estratgicos identificados no SWOT, com certeza temospontos a melhorar, que so caractersticas positivas na instituio mas no em nvel suficiente para contribuir efetivamente ao cumprimento do seu propsito. Como por exemplo:

Qualidade da matria prima utilizada; Controle de estoques para evitar faltas; Clareza nos comunicados e documentos para os clientes; Iluminao e indicaes visuais nas instalaes; Formao do pessoal que lida diretamente com os clientes; Atendimento imprensa. Outras Ferramentas Estratgicas Alm da Anlise SWOT existem outras ferramentas muito teis para o planejamento estratgico, abaixo apresento resumidamente outras duas. A anlise PEST (poltica, econmica, social, tecnolgica) avalia um mercado, incluindo os concorrentes, do ponto de vista de uma proposio particular ou um negcio. Ela pode ser til antes da anlise SWOT porque ajuda a identificar fatores de SWOT. PEST e SWOT so duas perspectivas diferentes, mas podem conter fatores comuns. A anlise das 5 foras competitivas de Porter usada para anlise setorial: Rivalidade entre os concorrentes; Poder de Negociao dos clientes; Poder de Negociao dos fornecedores; Ameaa de Entrada de novos concorrentes; Ameaa de produtos substitutos. Tanto PEST como as 5 foras de Porter atuam sobre empresa e muitas vezes requerem mudanas na organizao at mesmo no modelo de negcios.

http://neigrando.wordpress.com/2011/11/24/a-ferramenta-estrategica-de-analise-swot-e-fofa/

Talvez uma das mais famosas ferramentas de gesto de marketing seja a Matriz BCG. Mas voc sabe exatamente qual o seu objetivo? E como ela funciona para os profissionais de marketing? Vamos explicar um pouco mais sobre esta ferramenta no post abaixo, fique ligado!

A Matriz BCG, como o prprio nome diz, uma matriz 2 por 2 para anlises de portflio de produtos e unidades de negcios, tendo como base o ciclo de vida do produto. Foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de deciso dos gestores de marketing e vendas.

Como funciona
A Matriz BCG dividida em duas partes: crescimento do mercado e participao relativa de mercado (em comparao participao de seu maior concorrente). Onde, pode-se concluir, em uma primeira anlise, que quanto mais rpido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participao de mercado melhor ser para empresa analisada. Maior ser sua vantagem competitiva por produto em relao seus concorrentes. Em uma segunda anlise, preciso posicionar os produtos da empresa dentro da matriz, de acordo com suas caractersticas principais, sendo classificados de acordo com o quadrante que ocupam. Os quadrantes so: Ponto de interrogao (tambm conhecido como em questionamento ou criana-problemtica): Neste quadrante, esto posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um abacaxi em pouco tempo. Porm, por estar em um mercado com alto crescimento, pode tambm se tornar uma estrela, desde que seja bem tratado pela empresa; o Estrela: Neste quadrante, esto posicionados os produtos com alta participao de mercado, com altas taxas de crescimento. So lderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma vaca leiteira. o Vaca leiteira: Neste quadrante, esto posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados j estabelecidos. No demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a gerao de caixa so altos. comum ver estrelas se transformando em vacas leiteiras. o Abacaxi (tambm conhecido como animal de estimao, co ou vira-lata): Neste quadrante esto posicionados os produtos com baixa participao em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao mximo pela empresa, sendo possvel at um descarte de tais produtos do portflio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperao) e estratgico. Como dito acima, esta matriz auxilia os profissionais de marketing e vendas a analisar os produtos que so comercializados pela empresa, identificando aspectos importantssimoos para a manuteno destes. A empresa precisa saber qual a possibilidade de crescimento de um produto, a sua condio perante o fluxo de caixa, a aceitao do pblico etc. Por isso, preciso que o departamento de marketing domine esta ferramenta e a utilize da forma mais eficaz possvel.
o

http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-matriz-bcg/

Vous aimerez peut-être aussi