Vous êtes sur la page 1sur 6

Actividade cataltica das enzimas

Breves noes sobre cintica das reaces qumicas


Nas clulas realizam-se inmeras reaces qumicas acompanhadas de transferncia de energia. O conjunto de todas as reaces celulares tem o nome de metabolismo. Nas reaces de metabolismo podem considerar-se dois processos: o anabolismo e o catabolismo. O anabolismo diz respeito ao conjunto de reaces qumicas que conduzem biossntese de molculas complexas a partir de molculas mais simples, enquanto que o catabolismo corresponde ao conjunto de reaces qumicas de degradao de molculas complexas em molculas mais simples. Em qualquer reaco qumica rompem-se ligaes existentes nas molculas que reagem e estabelecem-se novas ligaes. Durante a ruptura e a formao de ligaes qumicas ocorrem transferncias de energia. Se as molculas formadas numa reaco possurem menor quantidade de energia que os reagentes, a reaco exoenergtica. A energia utilizada na ruptura das ligaes das molculas que reagem menor que a energia transferida aquando da formao de novas ligaes. o caso da generalidade das reaces catablicas. Quando as molculas formadas numa reaco possuem maior quantidade de energia que a contida nas molculas reagentes, a reaco endoenergtica. utilizada mais energia na ruptura das ligaes das molculas que reagem do que a energia transferida ao estabelecerem-se novas ligaes. o caso das reaces de anabolismo. Para que uma reaco qumica se inicie tm de ocorrer colises entre os tomos das molculas envolvidas. Quanto maior for o nmero de colises mais facilitada ser a reaco qumica entre os reagentes. Esse nmero de colises depende da energia cintica das molculas, isto , da sua agitao. Muitas vezes necessrio fornecer certa quantidade ao sistema, aquecendo-o, por exemplo, de modo a aumentar as colises entre as molculas. A energia que necessrio fornecer ao sistema para iniciar uma reaco qumica designada por energia de activao.

A ocorrncia de qualquer reaco qumica acompanhada de uma variao energtica contnua cuja representao grfica toma o nome de perfil energtico da reaco. De incio estado inicial a energia associada ao sistema menor. Depois, medida que a reaco comea a ocorrer, a quantidade de energia aumenta at atingir um mximo que caracteriza o chamado estado de transio. Este aumento de energia do sistema corresponde energia de activao, a quantidade de energia necessria ao desencadear 1

uma reaco qumica. A partir da a energia associada ao sistema volta a baixar at atingir o estado de equilbrio estado final que pode ir desde a total transformao do(s) reagente(s) em produto(s) reaces irreversveis at qualquer proporo relativa entre reagente(s) e produto(s) reaces reversveis. A diferena de energia entre o(s) reagente(s) e o(s) produto(s) d-nos ideia se estamos em presena de uma reaco endoenergtica ou exoenergtica.

Actuao enzimtica significado biolgico


Uma das formas de acelerar a velocidade das reaces , como j foi referido, promover o aumento de temperatura provocando assim, um aumento da velocidade das partculas e, como tal, o nmero de partculas em estado de transio. Outras das formas de acelerar a velocidade deu uma reaco adicionar-lhe um catalisador. O efeito dos catalisadores, em geral, diminuir a energia de activao de uma determinada reaco qumica. Ao faz-lo tornam possvel que maior quantidade de molculas atinja o estado reactivo de transio. Um grupo especial de biocatalisadores diz respeito s enzimas. Para alm dos catalisadores orgnicos, como as enzimas, existem tambm os catalisadores inorgnicos.

O amido por exemplo um polissacardeo cujas molculas so muitos estveis nas condies normais de temperatura e presso. No laboratrio a sua decomposio por hidrlise em maltose (acar redutor) muito lenta. No entanto, torna-se mais fcil a uma temperatura elevada e adicionando um catalisador inorgnico, neste caso, o cido clordrico. A velocidade da reaco aumenta ainda consideravelmente, em presena da saliva. Na saliva existe uma enzima, a amlase, que catalisa a hidrlise do amido, permitindo que ela ocorra a uma temperatura de 37C, a temperatura do corpo humano. Pode ento dizer-se que as enzimas possibilitam a reaco necessria realizao das reaces qumicas metablicas nas condies de temperatura intracelulares.

Constituio das enzimas


As enzimas tm uma composio proteica, sendo formadas por uma ou mais cadeias polipeptdicas. Porm certas enzimas apresentam na sua constituio dois componentes: uma protena designada por apoenzima e uma substncia no proteica designada de cofactor. O complexo apoenzima-cofactor chamado holoenzima. A holoenzima s funcional quando a apoenzima est ligada ao cofactor. Este ltimo ajuda a ligao do substrato enzima. H trs tipos de cofactores: os grupos prostticos (molculas orgnicas ligadas permanentemente apoenzima; coenzimas (compostos orgnicos temporariamente ligados apoenzima apenas durante a catlise que o cofactor se liga enzima); ies metlicos (Cu 2+, Mn2+, Ca2+ - actuam ao nvel do centro activo e permitem um melhor ajustamento do substrato enzima). 2

Ligao enzima-substrato
As enzimas so molculas proteicas globulares de grandes dimenses comparadas com as dimenses da maioria dos substratos. A configurao espacial de uma enzima determina a existncia de uma regio, o centro activo, complementar da configurao espacial de todo ou parte do substrato. A nvel do centro activo da enzima estabelecem-se ligaes intermoleculares com a molcula de substrato, formando-se o complexo enzimasubstrato h ligao entre grupo qumicos de uma pequena parte da superfcie das molculas da enzima e grupos qumicos da superfcie das molculas de substrato. Assim a molcula activada, verificando-se rapidamente mudanas qumicas. O estabelecimento de ligaes entre a enzima e o substrato transitrio. Ao terminar a reaco libertam-se os produtos formados, ficando a enzima intacta. Essa molcula enzimtica pode ento actuar sobre outra molcula de substrato, repetindo-se o ciclo at que todo o substrato esteja transformado.

Especificidade da aco das enzimas e manuteno da sua integridade


Uma das caractersticas mais importantes das enzimas a sua especificidade de aco, ou seja, cada enzima s actua sobre um determinado substrato ou uma determinada classe de substratos. No primeiro caso tem-se um caso de especificidade de aco absoluta e no segundo de especificidade de aco relativa. A amlase apresenta especificidade absoluta pois s actua sobre o amido, mas certas lipases e proteases apresentam especificidade relativa pois actuam, respectivamente, sobre diferentes lpidos e diferentes prtidos. Uma outra caracterstica das enzimas que, tal como todos os catalisadores no inorgnicos, no se gastam durante as reaces que catalisam. A sua concentrao mantm-se, pois, sempre constante durante o decorrer da reaco

Modelos de ligao enzima-substrato


Modelo chave-fechadura ou de Fisher: modelo terico explicativo da actividade enzimtica proposto por Emil Fisher nos finais do sculo passado (1884). Segundo Fisher, o centro activo de uma enzima tem uma estrutura qumica tal, que nele s podem ligar-se molculas de um substrato que tenham uma estrutura qumica complementar desse centro activo.

No que se refere ao conjunto enzima-substrato, a especificidade da enzima devida complementaridade entre os grupos qumicos do centro activo enzimtico e os grupos qumicos da superfcie da molcula de substrato. Modelo do encaixe induzido ou de Koshland: modelo mais dinmico proposto por Koshland em 1959. Neste caso o substrato, que ao combinar-se com a enzima, induz nesta modificaes, a nvel molecular, levando as molculas do centro activo a tornarem-se complementares de grupos qumicos da molcula do substrato, tal como uma luva provoca uma alterao da sua forma.

Factores que influenciam a actividade enzimtica


As enzimas regulam as reaces metablicas, mas existem condies que afectam a sua aco. A actividade enzimtica influenciada por vrios factores entre os quais se destacam: a temperatura, o pH (acidez/alcalinidade do meio), a concentrao de substrato e a concentrao de enzima.

Em geral, a actividade enzimtica anula-se para valores muito baixos de temperatura, as baixas temperaturas tornam as enzimas praticamente inactivas. A partir de certos valores, a actividade enzimtica aumenta com o aumento de temperatura, at atingia um mximo temperatura ptima. A partir desse mximo, a variao passa a ser inversa, ou seja, aumentando a temperatura baixa a actividade enzimtica, at um valor a partir do qual a enzima j no actua (devido desnaturao da protena que a constitui). O comportamento das enzimas em funo da temperatura pode ser explicado com base em duas ideias principais: dentro de certos limites, quanto maior for a temperatura maior a agitao das partculas e, consequentemente, os choques entre elas, o que faz com que mais molculas de substrato choquem com molculas de enzima e, particularmente, com os seus centros activos; a partir de certos valores de temperatura d-se a desnaturao da parte proteica da molcula de enzima, altera-se a conformao molecular e desorganiza-se o centro activo.

O pH outro factor que condiciona a actividade enzimtica. Normalmente, para valores de pH muito baixos (meios cidos) ocorre a desnaturao da maioria das enzimas, o mesmo acontecendo para valores de pH muito altos (meios alcalinos). A generalidade das enzimas tem, pois um pH ptimo de actuao que ronda os 6-8. H, contudo, enzimas que resistem a valores extremos de pH, como por exemplo a pepsina (que actua no estmago) cujo pH claramente cido. Outras existem, cuja actividade se mantm constante para qualquer valor de pH. Se a temperatura e o pH se mantiverem em valores constantes, a velocidade de uma reaco enzimtica pode ainda variar em funo da concentrao de substrato e da concentrao de enzima.

A velocidade da reaco proporcional concentrao de substrato at um certo valor mximo, a partir do qual se mantm estacionria. Essa velocidade mxima atingida quando todas as molculas da enzima presentes estiverem ocupadas na catlise. Desse modo os centros activos das enzimas atingem a saturao, o que explica a velocidade estacionria. Na fase inicial de uma reaco qumica em que a concentrao de substrato ainda baixa, a velocidade da reaco vai aumentando progressivamente, uma vez que um maior nmero de enzimas est a entrar em aco. Ao fim de algum tempo, deixam de existir enzimas disponveis para a quantidade de substrato, que continua a aumentar. A partir desse momento, atingiu-se a fase de saturao e a velocidade das reaces mxima e permanece sensivelmente constante, mesmo que se continue a adicionar mais substrato ao meio, pois no existem enzimas livres.

Havendo muito substrato presente a velocidade de reaco directamente proporcional concentrao da enzima. Quanto maior for a concentrao de enzimas maior ser a velocidade de reaco.

Propriedades das enzimas


Especificidade. A especificidade enzimtica est intimamente relacionada com a configurao induzida pelo substrato no centro activo. A especificidade, como j foi referido, pode ser absoluta ou relativa. Reversibilidade. Com o auxlio de enzimas, duas molculas reagentes podem originar uma nica molcula; por sua vez, esta molcula pode voltar a dar as duas que a formaram. Por outras palavras, quando uma enzima pode catalisar nos dois sentidos uma reaco, diz-se reversvel. Ser irreversvel, se s o puder fazer num sentido. Actividade. As enzimas podem manter-se activas fora das clulas que as produzem, desde que mantidas em condies ambientais semelhantes. esta propriedade que permite, laboratorialmente, o estudo de reaces qumicas. Concentrao enzimtica. Pode-se verificar que as enzimas actuam em concentraes diminutas. Assim, para catalisar grandes quantidades de substrato apenas necessria uma pequena quantidade de enzimas.

Vous aimerez peut-être aussi