Vous êtes sur la page 1sur 2

Violncia contra os mais velhos.

Uma realidade escondida

Cristina Verde
Psicloga Clnica e Psicoterapeuta Psicanaltica na Psicronos

Ana Almeida
Diretora Clnica na Psicronos

Estudos recentes revelam que o fenmeno da violncia contra as pessoas idosas est a aumentar em Portugal. Num primeiro plano, esta problemtica relaciona-se com a condio do idoso na sociedade actual. Nas sociedades contemporneas h uma certa desvalorizao da experincia e sabedoria dos mais velhos como reflexo de uma crescente perda da tradio e dos valores morais. O estatuto social do idoso est fragilizado e os estigmas sobre a velhice ameaam transformar o idoso num ser descartvel. O prprio idoso, por presso do estigma, sente-se muitas vezes ultrapassado, acha que j teve a sua poca e que agora no serve para mais nada. A negao social do direito existncia uma das mais graves formas de violncia e perpetrada pelo prprio idoso em relao a si mesmo e pela sociedade.

Quando se fala em violncia contra o idoso muitas pessoas pensam logo em espancamentos, torturas, privaes e aprisionamento (que infelizmente so comuns), mas para alm destas existem muitas outras situaes de violncia que so complexas, de difcil diagnstico e preveno.
Os agressores mais frequentes dos idosos so os seus cuidadores, muitas vezes, familiares prximos. Na grande maioria dos casos o agressor o companheiro(a) ou os seus prprios filhos. So variadssimas as formas de violncia a que o idoso dependente est sujeito: maus tratos e abusos fsicos, maus tratos psicolgicos, negligncia por abandono, negligncia medicamentosa ou de cuidados de sade, abuso sexual, abuso material e financeiro, privao e violao de direitos humanos. Os maus-tratos contra os idosos praticados pela famlia e pelos cuidadores so muitas vezes agravados pela falta de preparao, e pouca sensibilizao para a velhice. Quanto maior for o ndice de dependncia do idoso e a precariedade social, mais provvel ocorrerem situaes de maus-tratos. Quem conhece a realidade institucional no legalizada (e por vezes at algumas legalizadas) sabe que no so raras as situaes em que se verifica um completo desrespeito pela dignidade do idoso mais dependente, sobretudo no que concerne satisfao de necessidades fisiolgicas bsicas, cuidados primrios de sade e higiene e o to essencial contacto humano. O abandono, a desqualificao da sua personalidade e experincia, a infantilizao, o atropelamento ao direito de ser ouvido, a negao de um espao fsico onde se possa sentir seguro, ou a interdio para a administrao dos seus prprios bens, so formas comuns de

violncia contra os idosos. A superproteco tambm pode ser uma forma dissimulada agredir, impedindo o idoso de fazer coisas para as quais tem condies plenas.

AS DIFERENTES FORMAS DE VIOLNCIA ALIMENTAM SENTIMENTOS DE CULPA, DE SOLIDO, DE DEPENDNCIA, DE INUTILIDADE, E AUMENTAM O DESAMPARO, A CONFUSO E A DVIDA NOS JULGAMENTOS E JUZOS SOBRE MUNDO QUE RODEIA O IDOSO. TUDO ISTO SE TRADUZ NUMA PERDA DA AUTO-ESTIMA.
Algumas pessoas acreditam que providenciar tratamento e medicao adequados suficiente para preservar a sade e o bem-estar dos seus familiares mais velhos. Mas providenciar tratamento e medicao no chega. preciso fazer mais e melhor! No adianta tentar aliviar a conscincia dando o melhor tratamento mdico, quando se nega um carinho, uma visita ou um telefonema. O acompanhamento, a estimulao, o amor e a ateno oferecem ao idoso a oportunidade de ser til a si mesmo e aos outros, de se divertir, aproveitar a vida, em suma, de viver. preciso mudar esta mentalidade voltada para a morte. Temos que transform-la num maior investimento na melhoria da qualidade de vida do idoso, estimulando-lhe o prazer e a alegria em estar vivo.

Segundo o Instituto para o Desenvolvimento Social, quanto maior for o conhecimento, esclarecimento e a discusso das questes relacionadas com a violncia, melhor ser a preveno, a identificao e a actuao nas suas vrias manifestaes.
O problema da violncia contra os idosos um problema de todos ns e no s dos idosos. A degradao da qualidade de vida dos idosos espelha as nossas falhas e a nossa fuga perante o envelhecimento. necessrio revalorizar o papel do idoso na vida social, familiar, econmica e poltica, e criar oportunidades para que utilizem as suas capacidades em actividades que dignifiquem a sua existncia. Respeitar a individualidade, no infantilizar, no os tratar como doentes ou incapazes, oferecer cuidados especficos para a sua faixa etria, preservar a sua independncia e autonomia, ajudar a desenvolver aptides, ter pacincia com a lentificao do ritmo na realizao das tarefas, trabalhar as suas perdas e os seus ganhos, promover a estimulao bio-psico-social. Isto, s possvel com o alargamento do espao de interveno social, o desenvolvimento de respostas especializadas e a formao continua de tcnicos neste domnio.

Temos que caminhar no sentido de proporcionar ao idoso uma

velhice serena como prolongamento normal de existncia. Devemos evitar as separaes foradas do prprio meio e dar sempre, aos mais velhos, a possibilidade de desenvolverem iniciativas e actividades que sejam compatveis com as suas condies fsica e psquica.

Vous aimerez peut-être aussi