Vous êtes sur la page 1sur 22

SUMRIO 1 Introduo .............................................................................................................................. 4 2 Conceito de pintura .............................................................................................................. 5 2.1 Historia da tinta ................................................................................................................. 5 2.2 Tipos de tinta ......................................................................................................................

7 3 Pintura Analise das causas ............................................................................................... 9 3.1 Aplicao ............................................................................................................................ 9 3.2 Substrato ........................................................................................................................... 10 4 Patologias .............................................................................................................................. 10 4.1 Bolor (fungos e mofo) ...................................................................................................... 10 4.2 Bolhas ............................................................................................................................... 12 4.3 Calcinao ....................................................................................................................... 13 4.4 Crateras/ espumao ......................................................................................................... 14 4.5 Desbotamento ................................................................................................................... 15 4.6 Descamao ...................................................................................................................... 16 4.7 Eflorescncia / manchas ................................................................................................... 17 4.8 Encardimento da superfcie ............................................................................................. 18 4.9 Enrugamento..................................................................................................................... 19 4.10 Escorrimento de calcinao ............................................................................................ 20 4.11 Escorrimento de tinta ..................................................................................................... 21 4.12 Rachaduras na superfcie ................................................................................................ 22 5 Concluso ............................................................................................................................. 23 6 Referencias bibliogrficas .................................................................................................. 24

1 INTRODUO

O presente trabalho informa a natureza dos problemas ocasionados por patologias nas edificaes, as principais patologias decorrentes e mecanismos de proteo visando evit-las. Isso feito atravs de um levantamento dentro da literatura que norteia o tema. Em um segundo momento, o trabalho apresenta uma anlise crtica do levantamento anterior e da realidade dentro da construo civil. A concluso do trabalho se fundamenta na importncia de se buscar uma maior durabilidade das edificaes, evitando que patologias venham a danificar o patrimnio e comprometer a sade das pessoas.

2 CONCEITO DE PINTURA

Pintar significa proteger e embelezar. necessrio assegurar que as qualidades da tinta permanecero firmes e aderidas ao substrato mantendo por um determinado tempo, as propriedades essenciais. Esta mesma preocupao dever ser direcionada preparao das superfcies a serem pintadas. Sem o que tudo estar comprometido. Por fim, dever-se- exigir profissionais com qualidade, experincia e, porque no, equipamentos modernos.

2.1 historia da tinta

A histria do uso das cores e da pintura se confunde com a prpria histria da humanidade. O ser humano na pr-histria, possuidor de limitados recursos verbais para transmitir suas experincias, viu-se obrigado a desenvolver alternativas que complementassem sua comunicao e que perpetuasse a informao. A cor na pr-histria Descobertas atuais demonstram que as gravuras encontradas em cavernas remetem ao ltimo Perodo Glacial. Os nossos ancestrais perceberam que certos produtos, como o sangue por exemplo, uma vez espalhado nas rochas deixavam marcas que no desapareciam. Logo estes materiais comearam a ser utilizados para transmitir informaes. Com a necessidade de aumentar a durabilidade das pinturas e diversificar as cores, as chamadas pinturas rupestres passaram a utilizar xidos naturais, presumivelmente abundantes junto superfcie do solo naquele tempo, como os ocres e vermelhos. Para que fosse possvel "pintar" era necessrio um ligante que pudesse fixar os pigmentos superfcie conferindo alguma durabilidade. A soluo foi mistur-los ao sebo ou seiva vegetal. Com o aprimoramento da competncia artesanal, ainda no perodo glacial, comearam a surgir as primeiras ferramentas e equipamentos auxiliares para executar as pinturas, bem como para manufaturar as matrias-primas utilizadas na preparao das tintas. Depois disso, durante milhares de anos, pouco se acrescentou s descobertas iniciais. A histria comea a registrar novidades quando vrias civilizaes surgem do longo perodo de maturao da mente humana.

Egito Durante o perodo de 8000 a 5800 a.C. surgiram, desenvolvidos pelos egpcios, os primeiros pigmentos sintticos. Estes pigmentos eram derivados de compostos de clcio, alumnio, silcio e cobre, razo pela qual possuam grande gama de azuis, como o at hoje utilizado Azul do Egito. Alm do desenvolvimento de pigmentos baseados em materiais minerais tambm foram desenvolvidos os de origem orgnica. Os produtos usados como ligantes incluam goma arbica, albumina de ovo, cera de abelha entre outros.

Grcia e Roma Gregos e romanos utilizavam pigmentos como os egpcios, tendo desenvolvido grande variedade de pigmentos minerais, derivados de chumbo, zinco, ferro e orgnicos; derivados de ossos. Assim como no Egito, os blsamos naturais eram utilizados como proteo para navios, revestindo os cascos. Neste perodo da histria so relatados usos de ferramentas como esptulas e trinchas.

A pintura no Oriente

Os orientais utilizavam diversos materiais orgnicos e minerais para suas pinturas. Os chineses e japoneses preparavam materiais para decorao de suas porcelanas, sendo que os indianos e persas faziam uso de trinchas e elementos de corte para executar a pintura. Ainda neste perodo os maiores desenvolvimentos se davam em funo do uso decorativo da pintura, sem grande importncia ao aspecto de conservao.
As Amricas

Os ndios das Amricas, especialmente no que hoje conhecemos como Amrica do Norte, faziam uso de vrios materiais de origem vegetal nas suas pinturas e em seus cosmticos, alm dos minerais retirados de rios e lagos. Os nativos da Amrica do Sul utilizavam penas de pssaros para a confeco de seus apetrechos de pintura. Neste perodo, algumas pinturas j possuam boa durabilidade.
Idade Mdia Neste perodo surgem os primeiros registros da utilizao de vernizes como proteo para superfcies. Estes materiais eram preparados a partir do cozimento de leos naturais e adio de alguns ligantes.

O impulso da Revoluo Industrial

Assim como em outros setores industriais, foi durante o perodo da Revoluo Industrial que a indstria de tintas e vernizes se desenvolveu com maior rapidez. O copal e o mbar eram as resinas mais comumente utilizadas. As primeiras indstrias surgiram na Inglaterra, Frana, Alemanha e ustria. As frmulas eram tratadas sob sigilo absoluto, e tidas como uma informao de poucos privilegiados.

Novos desenvolvimentos Durante o sculo XX, a indstria de tintas passou por grande evoluo tecnolgica, o que gerou o aparecimento de novos materiais, cada vez mais adequados ao usurio. Os desenvolvimentos tambm trouxeram produtos de maior resistncia, garantindo longevidade s superfcies tratadas. Incio desta atividade industrial no Brasil A histria da indstria de tintas brasileira teve incio por volta do ano 1900, quando os pioneiros Paulo Hering, fundador das Tintas Hering, e Carlos Kuenerz, fundador da Usina So Cristvo, ambos imigrantes alemes, iniciaram suas atividades na nova ptria e lar. Sucessivamente outras empresas, atradas pelo novo mercado potencial, comearam a se instalar em nosso Pas e desenvolver fortemente o setor.

2.2 TIPOS DE TINTAS Existem duas classificaes bsicas para tintas: base de leo ou solventes base de gua As denominaes citadas espelham a principal diferena entre as duas categorias de tintas, denominada poro lquida, ou veculo da tinta. A poro lquida de uma tinta base de leo contm solventes como o mineral spirits. Nas tintas base de ltex. A poro lquida contm gua.

Tintas a base de leo

As tintas base de leo tm boa cobertura (caracterstica da tinta de cobrir ou mudar a superfcie original) e adeso ao substrato aplicado. Por outro lado, em aplicaes externas,

algumas destas tintas tendem a oxidar, fazendo com que a pelcula, com o passar do tempo torne-se quebradia, ocorrendo diversas linhas de trincas e fissuras. Em aplicaes internas, costuma ocorrer o amarelamento e, s vezes, pequenos desplacamentos da pelcula. Estas tintas so mais difceis de aplicao que as formuladas com ltex, demorando de 8 a 24 horas para proceder secagem da pelcula aplicada. No devem ser aplicadas sobre superfcies com caractersticas alcalinas e, mais especificamente, sobre aquelas que no se apresentem totalmente curadas. Tambm no devem ser aplicadas diretamente sobre superfcies metlicas galvanizadas. Em ambos os casos h esta contra indicao devido ao fato de que, desta forma, haver a saponificao do filme.

TINTA A BASE GUA Tintas base de PVA

As tintas base de PVA oferecem mais qualidades para fins externos que as tintas base de leo, j que apresentam maior variedade de cores, reteno do brilho, melhor resistncia a surgncia de fissuras, radiao UV e ao desenvolvimento de mofo.

Tintas base de Acrlico As tintas de acrlico de frmula pura oferece em relao ao ltex maior resistncia: Ao amolecimento por gordura Ao descascamento formao de bolhas Ao crescimento de algas e fungos formao de manchas por gua, mostarda, molho de tomate, caf Aos produtos de limpeza domstica Manuteno de cor Adeso em condies midas

A qualidade das tintas base de ltex para utilizao externa, hoje, inquestionvel, Particularmente aquelas formuladas com resinas 100% acrlicas, j que seu filme mantm a flexibilidade por anos.

3 PINTURAS - ANLISE DAS CAUSAS

As patologias da pintura esto relacionadas a duas famlias de problemas: Interface do filme com o substrato A prpria pelcula da pintura

As causas mais provveis do problema so: Escolha inadequada da tinta por conta da exposio ou por incompatibilidade com o substrato Condies metrolgicas inadequadas por temperatura e/ou umidade muito elevada ou muito baixa ou ventos fortes; Ausncia de preparao do substrato ou preparo insuficiente Substratos que no apresenta estabilidade Umidade excessiva no substrato Diluio excessiva da tinta na aplicao; Formulao inadequada da tinta

3.1 APLICAO Condies climticas favorveis: No muito frio 5 C a temperatura mnima de aplicao para a maior parte das tintas base de gua ou de solvente, seja em relao superfcie a ser pintada ou ao ambiente. Temperaturas muito baixas Dificultam as pinceladas e passadas de rolo. Prolonga o tempo de secagem, o que faz com que a tinta fique mais sujeita a adeso de partculas de poeira do ar.

No muito quente Temperaturas muito elevadas podem fazer com que a tinta seque rpido demais, comprometendo a durabilidade da pintura Evite pintar sob as seguintes condies, especialmente se mais de uma estiver presente.

10

Temperatura do ar ou da superfcie superior a 30 C Luz do sol direta, principalmente ao usar cores escuras Baixa umidade Ventilao adequada

Ao usar tintas base de solventes, cuide para que o local seja muito bem ventilado. Isso evitar que forte odor do solvente, prejudicial sade das pessoas, permanea no local por muito tempo.

3.2 SUBSTRATOS Propriedades das superfcies As propriedades das superfcies, que influem diretamente no comportamento das pinturas so: Permeabilidade: a propriedade que tem o substrato de permitir a passagem de gases ou lquidos que podero resultar em diversas combinaes qumicas. Porosidade: a relao percentual entre o volume de espaos vazios e o volume total. Esta relao influenciar substancialmente no grau de absoro dos compostos lquidos pela tinta. Resistncia a radiaes energticas: a propriedade dos materiais de no sofrerem deteriorao ou decomposio quando expostos s radiaes energticas, especial as radiaes provenientes do sol , como luz ultravioleta. Plasticidade / fragilidade: Plasticidade a propriedade do material de sofrer alterao de forma sob ao de foras externas e as manter mesmo aps a retirada destas foras, sem o aparecimento de fissuras. Fragilidade a propriedade segundo a qual o material se rompe, sob a ao de foras externas, sem ter sofrido deformao Reatividade qumica: a capacidade do material de combinar com agentes qumicos ambientais.

4 PATOLOGIAS 4.1 Bolor (Fungos e Mofo) So organismos que aparecem em paredes e tetos no interior sob a forma de manchas arredondadas pretas ou acinzentadas, que vo ficando mais densas medida que a colnia de fungos se vai desenvolvendo.

11

Humidade permanente, temperaturas amenas e fraca ou nenhuma ventilao so condies ideais para o desenvolvimento de fungos. Os fungos desenvolvem-se sobre qualquer tipo de substrato (reboco, gesso), mesmo sobre paredes e tetos pintados desde que estejam reunidas as condies propicias ao seu desenvolvimento. Causas possveis Aparecem geralmente em reas midas ou que recebem pouca ou nenhuma luz do sol, como banheiros, cozinhas ou lavanderias. Uso de uma tinta alqudica ou base leo, ou de tinta base gua de baixa qualidade. Inadequada selagem de uma superfcie de madeira, antes da aplicao da tinta. Pintura sobre substrato ou camada de tinta na qual o bolor no tenha sido removido.

Solues Providenciar reparo para que a humidade permanente, gerada por infiltrao seja eliminada. Considerar a possibilidade de melhorar a ventilao das reas de maior humidade. Remover os fungos esfregando a superfcie com uma soluo de hipoclorito de sdio a 5% (lixvia). Deve utilizar-se material de proteo. Lavar com gua limpa (para eliminar a lixvia e o detergente) e deixar secar.

No caso de paredes pintadas, remover a tinta solta at encontrar parede s. As operaes de remoo e limpeza anteriores, geralmente solucionam esta situao.

12

4.2 BOLHAS Esse problema, geralmente resultante de perda localizada de adeso e levantamento do filme da superfcie.

Possveis Causas Aplicao de tinta base leo ou alqudica sobre uma superfcie mida ou molhada. Umidade infiltrando atravs de paredes externas (menos provvel com tintas base gua). Superfcie pintada exposta umidade, logo aps a secagem, principalmente se houve inadequada preparao da superfcie. SOLUES Se nem todas as bolhas baixaram remova-as, raspando e lixando as regies comprometidas e repinte com tinta acrlica, indicada para interiores. Se todas as bolhas baixaram elimine a fonte de umidade, raspe e lixe o local e aplique um selador antes de aplicar a tinta. Considere a possibilidade de instalar, um exaustor no ambiente.

13

4.3 CALCINAO Formao de finas partculas, semelhantes a um p esbranquiado, sobre a superfcie pintada exposta ao tempo, causando o desbotamento da cor. Ainda que algum desbotamento seja normal, devido ao desgaste natural, em excesso pode causar extrema calcinao.

Possveis causas Uso de uma tinta de baixa qualidade, que contenha alta concentrao de pigmentao. Uso externo de uma tinta indicada para superfcies internas. Solues Remova a tinta, usando uma escova de ao, todo e qualquer vestgio de calcinao, enxaguando bem com uma mangueira ou com jatos dgua. Verifique se ainda h presena de vestgios, passando a mo sobre a superfcie j seca. Caso o problema persista, aplique um selador base leo ou ltex acrlico e repinte com uma tinta de alta qualidade, indicada para superfcies externas. Se a superfcie estiver isenta ou apresentar mnimo sinal de calcinao e a tinta antiga estiver em boas condies no necessrio utilizar um selador.

14

4.4 CRATERAS/ESPUMAO Crateras surgem do rompimento de bolhas causadas pela espumao.

Possveis Causas Agitao da lata de tinta parcialmente cheia. Uso de uma tinta de baixa qualidade, ou, muito velha. Aplicao muito rpida da tinta, especialmente com rolo. Uso de rolo com comprimento de plo no adequado. Passar muitas vezes o rolo ou o pincel sobre o mesmo lugar. Aplicao de tinta alto ou semi brilho sobre uma superfcie porosa.

Solues Todas as tintas espumam durante a aplicao, entretanto, tintas de alta qualidade so formuladas para que as bolhas se rompam enquanto a tinta ainda esteja mida, proporcionando perfeito fluxo e aparncia. Evite passar o rolo ou o pincel vrias vezes sobre um mesmo local. Evite usar uma tinta que tenha sido fabricada h mais de um ano. Ao pintar uma superfcie com tintas alto ou semi brilho, use sempre um rolo de plo curto. Antes de pintar uma superfcie porosa, aplique um selador. Prepare adequadamente a superfcie antes de aplicar a tinta.

15

4.5 DESBOTAMENTO Prematuro ou excessivo clareamento da cor original da tinta. Ocorre, geralmente, em superfcies expostas constantemente luz do sol. Esse problema pode ser um resultado de calcinao.

Possveis Causas Uso externo de tinta indicada para superfcies internas. Uso de tinta de baixa qualidade, culminando em rpida deteriorao do filme. Uso de determinadas cores de tinta mais suscetveis aos raios UV (como tons de vermelho, azul e amarelo). Tingimento de tinta branca no indicada para o processo ou dosagem excessiva de uma base clara ou mdia.

Soluo Quando o problema for decorrente de calcinao, remova todo e qualquer vestgio (ver Calcinao). Para a repintura, escolha tintas e cores recomendadas pelo fabricante para uso externo.

16

4.6 DESCAMAO

Ruptura na pintura causada pelo desgaste natural do tempo, levando ao total comprometimento da superfcie. No estado inicial o problema se apresenta como uma fina fissura e em seguida, num estgio mais avanado, comeam a ocorrer as descamaes da tinta.

Possveis Causas Uso de tinta de baixa qualidade, que oferece pouca adeso e flexibilidade. Diluio exagerada da tinta. Inadequada preparao da superfcie, ou aplicao de tinta sobre madeira bruta sem selador. Excessiva fragilizao de tinta alqudica envelhecida.

Soluo Remova todos os fragmentos de tinta com uma raspadeira ou escova de ao e lixe a superfcie. Se as rupturas ocorrerem tambm nas camadas mais profundas, o uso de uma massa corrida pode ser necessrio. Em superfcies de madeira bruta use selador antes da repintura.

17

4.7 EFLORESCNCIA/MANCHAS

Aspereza e depsito de sais brancos que provocam manchas na superfcie.

Possveis Causas Falta de uma adequada preparao da superfcie, como total remoo de sinais de eflorescncia anteriores. Excesso de umidade passando para a superfcie. Eflorescncias tambm pode ser decorrente do vapor, principalmente em cozinhas, banheiros e reas de servio.

Solues Se a causa do problema for umidade, elimine- a totalmente. Vede quaisquer fissuras na superfcie com um selante acrlico base dgua ou um acrlico siliconizado. Seja a causa umidade ou vapor, remova as manchas com uma escova de ao ou com auxlio de uma lavadora de alta presso e enxge bem. Aplique um selador para alvenaria base dgua ou solvente de alta qualidade e, s ento aplique a tinta. Uma boa opo para evitar que o problema ocorra em reas suscetveis a vapor a instalao de ventiladores ou exaustores.

18

4.8 ENCARDIMENTO DA SUPERFCIE

Acmulo de sujeira, poeira e outros fragmentos sobre a superfcie pintada. O problema pode ser confundido com bolor.

Possveis Causas Uso de tintas de baixa qualidade, especialmente acetinada ou semi-brilho de baixa qualidade. Agressores externos, como poluio, aceleram o encardimento da superfcie.

Solues Em virtude da semelhana do problema com bolor faa o seguinte teste: pingue algumas gotas de alvejante domstico sobre o local, se as manchas desaparecerem bolor. Nesse caso, siga as recomendaes da seo Bolor. Se as manchas persistirem limpe a regio afetada com uma escova e detergente, enxaguando bem. Sujeiras mais acumuladas, portanto de difcil remoo, devem ser limpas com auxlio de uma lavadora de alta presso. Para evitar a ocorrncia do problema, use produtos de alta qualidade. As tintas ltex e alto brilho so boas opes, por oferecerem maior resistncia ao acmulo de sujeira e lavagem da sup erf cie.

19

4.9 ENRUGAMENTO

Formao de rugas e ondulaes sobre a superfcie ocorrem quando a tinta ainda est mida.

Possveis Causas A tinta aplicada em uma camada muito espessa (mais provvel com uso de tintas alqudicas ou base leo). Pintura realizada sob condies extremas de calor ou frio. Isso faz com que a camada mais externa do filme seque mais rpido, enquanto que a camada de baixo ainda permanea mida. Expor uma superfcie, que no esteja totalmente seca, muita umidade. Aplicao de uma camada de tinta, sem que, o selador esteja totalmente seco. Pintura sobre superfcie suja ou engordurada.

Solues Raspe ou lixe a superfcie para remover a camada enrugada. Antes de aplicar um selador, certifique-se de que a superfcie esteja totalmente seca. Repinte o local, evitando faz-lo sob condies extremas de temperatura e umidade. Utilize uma tinta para Interior de alta qualidade.

20

4.10 ESCORRIMENTO DE CALCINAO

O escorrimento da calcinao proveniente da excessiva eroso/desgaste de tinta antiga existente sobre o substrato, comprometendo a sua aparncia.

Possveis Causas Uso de tinta de baixa qualidade que contenha alta concentrao de pigmentao. Uso externo de tinta indicada para superfcies internas.

Solues Remova totalmente os resduos de calcinao (ver Calcinao). Limpe bem as reas manchadas, esfregando detergente sobre elas, com o auxlio de uma brocha. Em seguida, enxge bem. Em casos de manchas mais resistentes, substitua o detergente por um produto cido. Caso ocorra clareamento de cor nos locais que foram limpos, aplique uma tinta base gua de alta qualidade.

21

4.11 ESCORRIMENTO DE TINTA

Escorrimento de tinta, logo aps ser aplicada, resulta em cobertura irregular da superfcie.

Possveis Causas Aplicao de uma camada muito espessa. Aplicao da tinta sob condies de frio ou umidade. Uso de uma tinta muito diluda. Usar pistola com o bico muito prximo superfcie que recebe a tinta.

Solues Se a tinta ainda estiver mida, passe o rolo novamente sobre o local a fim de uniformizar a superfcie. Se a tinta estiver seca, lixe a superfcie e reaplique uma nova demo. No dilua a tinta para faz-la render mais. Evite realizar a pintura sob condies de frio e umidade. Lixe superfcies brilhantes, antes de pint-las. A tinta deve ser aplicada com taxa de espalhamento indicada pelo fabricante. Duas demos de tinta, na taxa de espalhamento recomendada, so melhores do que uma demo extremamente espessa. Ao pintar portas, convm, se possvel, retir-las e pint-las na posio horizontal.

22

4.12 RACHADURAS NA SUPERFCIE

Rachaduras profundas e irregulares na superfcie.

Possveis Causas A tinta aplicada em uma camada muito espessa, geralmente, sobre superfcie porosa. A tinta aplicada em uma camada muito espessa, a fim de melhorar o poder de cobertura de um produto de baixa qualidade. Acmulo de tinta nos cantos da superfcie, durante a aplicao.

Solues Remova a camada afetada, raspando e lixando a superfcie. Em alguns casos, apenas o lixamento necessrio. Em seguida, prepare a superfcie e repinte-a com uma tinta base gua de alta qualidade. Esse tipo de tinta, geralmente, previne o reaparecimento do problema, por ser mais flexvel que as tintas alqudicas, base leo e, mesmo, base gua de baixa qualidade. Tintas de alta qualidade tm alta concentrao de contedos slidos, que reduzem a tendncia a rachaduras na superfcie, facilitando a aplicao e proporcionando grande poder de cobertura, o que evita a aplicao de demos muito espessas.

23

5 CONCLUSO

Os problemas referentes ao da umidade esto presentes em todas as fases da vida de uma edificao, indo desde o projeto at a manuteno da mesma. fato concluir que a preveno a melhor soluo. Corrigir erros na fase de projeto primordial. A escolha de materiais empregados e tipos de sistemas construtivos podem evitar o surgimento de patologias de umidade, assim como uma boa impermeabilizao. A impermeabilizao deve ser muito bem escolhida e estudada, pois reparos e uma nova aplicao so dispendiosos. Tambm tem de ser considerado o micro clima que atua na edificao, o qual de fundamental importncia para se evitar a ao de gua como causador de patologias. A incidncia de chuva e vento pode variar de uma fachada para outra, exigindo caractersticas especiais e cuidados. Prevenir melhor que remediar: seguindo este lema preventivo e aplicando o contra as patologias de umidade, alm de ser mais eficaz e sem gastos econmicos, garante uma maior segurana e durabilidade da estrutura. Deste modo, ser benfico no s para a edificao em si, mas tambm para todas as pessoas que a utilizam.

24

6 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ALUCCI, M. P., FLAUZINO, W. D., MILANO, S. Bolor em edifcios: causas e recomendaes. Tecnologia de Edificaes, So Paulo. Pini, IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo, Coletnea de trabalhos da Div. de Edificaes do IPT. 1988. p.565-70.

SOUZA, V. C. M. RIPPER, T. Patologia, recuperao e reforo de estruturas de concreto. So Paulo, Editora Pini, 2001. 255p.

UEMOTO, K. L. Patologia: Danos causados por eflorescncia. Tecnologia de Edificaes, So Paulo. Pini, IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo, Coletnea de trabalhos da Div. de Edificaes do IPT. 1988. p.561-64.

VEROZA, E. J. Patologia das Edificaes. Porto Alegre, Editora Sagra, 1991. 172p.

Vous aimerez peut-être aussi