Vous êtes sur la page 1sur 9

Estrutura atmica

Cronologia
400 a.C. - Demcrito Denominao tomo para a menor partcula de matria. 1808 - Dalton O tomo uma partcula macia e indivisvel. O modelo vingou at 1897. 1834 - Faraday Estudo quantitativo de eletrlise, atravs do qual surgiu a idia da eletricidade associada aos tomos. 1891 - Stoney Deu o nome de eltron para a unidade de carga eltrica negativa. 1897 - Thomson O tomo seria uma partcula macia, mas no indivisvel. Seria formado por uma gelia com carga positiva, na qual estariam incrustados os eltrons (modelo do pudim de passas). 1905 - Einstein Teoria da relatividade. Relao entre massa e energia (e = mc2). 1911 - Rutherford O tomo no macio nem indivisvel. O tomo seria formado por um ncleo muito pequeno, com carga positiva, onde estaria concentrada praticamente toda a sua massa. Ao redor do ncleo ficariam os eltrons, neutralizando sua carga. Este o modelo do tomo nucleado, um modelo que foi comparado ao sistema planetrio, onde o Sol seria o ncleo e os planetas seriam os eltrons. 1913 - Bohr Modelo atmico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuio eletrnica em nveis de energia. Quando um eltron do tomo recebe energia, ele salta para outro nvel de maior energia, portanto mais distante do ncleo. Quando o eltron volta para o seu nvel de energia primitivo (mais prximo do ncleo), ele cede a energia anteriormente recebida sob forma de uma onda eletromagntica (luz). 1920 - Rutherford Caracterizao do prton como sendo o ncleo do tomo de hidrognio e a unidade de carga positiva. Previso de existncia do nutron. 1932 - Chadwick Descoberta do nutron.

Carga eltrica
Natureza Prton Positiva Valor relativo +1 Massa relativa 1

Nutron Eltron

No existe Negativa

0 -1

1 1/1836

Camadas eletrnicas
Os eltrons esto distribudos em camadas ou nveis de energia: Camada

Ncleo

K 1

L 2

M 3

N 4 Nvel

O 5

P 6

Q 7

Nmero mximo de eltrons nas camadas ou nveis de energia: K 2 L 8 M 18 N 32 O 32 P 18 Q 2

tomo

O tomo a menor partcula que ainda caracteriza um elemento qumico. Ele apresenta um ncleo com carga positiva (Z a quantidade de prtons e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z eltrons determinando o seu tamanho.[1]

O modelo atmico de Thomson


Entre 1813 e 1834, um cientista chamado Michael Faraday estudou a relao entre as quantidades de materiais em transformaes qumicas e de eletricidade necessria para realizar essas transformaes. Esses estudos evoluram at que, em 1891, a unidade mais simples de eletricidade foi determinada e denominada eltron. A descoberta de partculas com carga eltrica fez com que o modelo atmico de Dalton ficasse superado. Em 1897, Thomson idealizou um experimento para medir a carga eltrica do eltron. Com base em seu experimento, e considerando o tomo eletricamente neutro (com quantidades iguais de partculas positivas e negativas), ele representou o tomo como uma esfera uniforme, de carga positiva, incrustada de eltrons (partculas negativas). Da vem o nome do modelo:"pudim de passas".

O modelo atmico de Rutherford


Em 1908, realizando experincias de bombardeio de lminas de ouro com partculas alfa (partculas de carga positiva, liberadas por elementos radioativos), Rutherford fez uma importante constatao: a grande maioria das partculas atravessava diretamente a lmina, algumas sofriam pequenos desvios e outras, em nmero muito pequeno (uma em cem mil), sofriam grandes desvios em sentido contrrio. A partir dessas observaes, Rutherford chegou s seguintes concluses:

No tomo existem espaos vazios; a maioria das partculas o atravessava sem sofrer nenhum desvio. No centro do tomo existe um ncleo muito pequeno e denso; algumas partculas alfa colidiam com esse ncleo e voltavam, sem atravessar a lmina. O ncleo tem carga eltrica positiva; as partculas alfa que passavam perto dele eram repelidas e, por isso, sofriam desvio em sua trajetria.

Pelo modelo atmico de Rutherford, o tomo constitudo por um ncleo central, dotado de cargas eltricas positivas (prtons), envolvido por uma nuvem de cargas eltricas negativas (eltrons). Rutherford demonstrou, ainda, que praticamente toda a massa do tomo fica concentrada na pequena regio do ncleo. Dois anos depois de Rutherford ter criado o seu modelo, o cientista dinamarqus Niels Bohr o completou, criando o que hoje chamado modelo planetrio. Para Bohr, os eltrons giravam em rbitas circulares, ao redor do ncleo. Depois desses, novos estudos foram feitos e novos modelos atmicos foram criados. O modelo que representa o tomo como tendo uma parte central chamado ncleo, contendo prtons e nutrons, serve para explicar um grande nmero de observaes sobre os materiais.

O modelo atmico de Niels Bohr e a mecnica quntica


O modelo planetrio de Niels Bohr foi um grande avano para a comunidade cientfica, provando que o tomo no era macio. Segundo a Teoria Eletromagntica, toda carga eltrica em movimento em torno de outra, perde energia em forma de ondas

eletromagnticas. E justamente por isso tal modelo gerou certo desconforto, pois os eltrons perderiam energia em forma de ondas eletromagnticas, confinando-se no ncleo, tornando a matria algo instvel. Bohr, que trabalhava com Rutherford, props o seguinte modelo: o ncleo contendo os prtons e nutrons e definiu as rbitas estacionrias, onde o eltron orbitaria o ncleo, sem que perdesse energia. Entre duas rbitas, temos as zonas proibidas de energia, pois s permitido que o eltron esteja em uma das rbitas. Ao receber um quantum, o eltron salta de rbita, no num movimento contnuo, passando pela rea entre as rbitas (da o nome zona proibida), mas simplesmente desaparecendo de uma rbita e reaparecendo com a quantidade exata de energia. Se um pacote com energia insuficiente para mandar o eltron para rbitas superiores encontrar o eltron, nada ocorre. Mas se um fton com a energia exata para que o eltron salte para rbitas superiores, ele certamente o far, depois, devolvendo a energia absorvida em forma de ondas eletromagnticas.

Estrutura

Se o ncleo de um tomo fosse do tamanho de um limo com um raio de 3 cm, os eltrons mais afastados estariam cerca de 3 km de distncia. Os cientistas, por meio de tcnicas avanadas, j perceberam a complexidade do tomo. J comprovaram a presena de inmeras partculas em sua constituio e desvendaram o comportamento dessas partculas. Mas para construir alguns conceitos que ajudam a entender a qumica do dia-a-dia, o modelo de tomo descrito por Rutherford-Bohr suficiente. Na constituio dos tomos predominam os espaos vazios. O ncleo, extremamente pequeno, constitudo por prtons e nutrons. Em torno dele, constituindo a eletrosfera, giram os eltrons. O tomo de hidrognio constitudo por um s prton com um s eltron girando ao seu redor. O hidrognio o nico elemento cujo tomo pode no possuir nutrons. O eltron e o prton possuem a mesma carga, porm no a mesma massa. O prton 1836,11 vezes mais massivo que o eltron. Usando, como exemplo hipottico, um tomo de vinte prtons e vinte nutrons em seu ncleo, e este estando em equilbrio eletrodinmico, ter vinte eltrons orbitando em suas camadas exteriores. Sua carga eltrica estar em perfeito equilbrio eletrodinmico, porm 99,97% de sua massa encontrar-se- no ncleo. Apesar do ncleo conter praticamente toda a massa, seu volume em relao ao tamanho do tomo e de seus orbitais minsculo. O ncleo atmico mede

em torno de 10 - 13 (1 fm) centmetros de dimetro, enquanto que o tomo mede cerca de 10 8 centmetros (100 pms).

Principais caractersticas das partculas fundamentais


Massa
Determinar a massa de um corpo significa comparar a massa deste corpo com outra tomada como padro. Como as partculas que constituem o tomo so extremamente pequenas, uma unidade especial teve que ser criada para facilitar a determinao de suas massas. Essa unidade, denominada unidade de massa atmica, representada pela letra u. 1 u equivale a aproximadamente 1,66 1027 kg (veja artigo Unidade de massa atmica). As massas do prton e do nutron so praticamente iguais: medem cerca de 1 unidade de massa atmica. A massa do eltron 1836 vezes menor que a do prton: essa massa desprezvel, porm errado dizer que o eltron desprovido dela.

Carga eltrica
O eltron uma partcula dotada de carga eltrica negativa. A sua carga, que foi determinada experimentalmente em 1908, equivale a uma unidade de carga eltrica (1 ue). A carga do prton igual do eltron, s que de sinal contrrio. o prton tem carga elctrica positiva. O nutron no possui carga eltrica. Como seu nome indica, ele neutro.

Estados fsicos da matria

Observao: Lquido compressvel tambm reconhecido em muitos lugares como Lquido comprimido. Fases ou estados da matria - so conjuntos de configuraes que objetos macroscpicos podem apresentar. O estado fsico tem a relao com a velocidade do movimento das partculas de uma determinada substncia. Canonicamente e segundo o meio em que foram estudados, so trs os estados ou fases considerados: slido, lquido e gasoso. Outros tipos de fases da matria, como o condensado de bose-einstein ou o plasma so estudados em nveis mais avanados de fsica. As caractersticas de estado fsico so diferentes em cada substncia e depende da temperatura e presso na qual ela se encontra.

Os estados fsicos da matria


H muitas discusses sobre quantos estados da matria existem, porm as verses mais populares atualmente so de que a matria somente tem trs estados: slido, lquido e gasoso. Mas h tambm outros que, ou so intermedirios ou pouco conhecidos. Por exemplo: os vapores, que nada mais so uma passagem do estado lquido para o gasoso na mesma fase em que o gs, porm quando est em estado gasoso, no h mais possibilidade de voltar diretamente ao estado lquido; j quando em forma de vapor, pode ir ao estado lquido, desde que exista as trocas de energia necessrias para tal fato.[2] Por isto que diz comumente "vapor dgua". Se colocarmos os estados fsicos da matria em ordem crescente, conforme a quantidade de energia que cada um possui, teremos: Condensado de Bose-Einstein Slido Lquido Gasoso Plasma

O Plasma o estado em que a maioria da matria se encontra no universo. Neste estado h uma certa "pastosidade" da substncia, que permite uma maior e melhor resposta quando recebe informaes decodificadas pelos feixes de luz emitidos pelos componentes da TV. No estado slido considera-se que a matria do corpo mantm a forma macroscpica e as posies relativas das suas partculas. particularmente estudado nas reas da esttica e da dinmica. No estado lquido, o corpo mantm a sua quantidade de matria e aproximadamente o seu volume. A forma e posio relativa das suas partculas varivel. particularmente estudado nas reas da hidrosttica e da hidrodinmica. No estado gasoso, o corpo mantm apenas a quantidade de matria, podendo variar amplamente a forma e o volume. particularmente estudado nas reas da aerosttica e da aerodinmica. O condensado de bose-einstein possui caractersticas, de ambos, estado slido e estado lquido, como supercondutividade e super-fluidez, porm, encontrado em temperaturas extremamente baixas (prximas ao zero absoluto), o que faz com que suas molculas entrem em colapso. particularmente estudado na rea da mecnica quntica.

Nmero atmico
Nmero atmico (portugus europeu) ou nmero atmico (portugus brasileiro) (Z) um termo usado na fsica e na qumica para designar o nmero de prtons (protes em portugus europeu) encontrados no ncleo de um tomo. Num tomo com carga neutra, o nmero de eltrons idntico ao nmero atmico, ou seja, o nmero atmico e a identidade do tomo so iguais.[1] O mesmo no acontece nos ons, tomos com falta ou excesso de eltrons nas ltimas camadas. A descoberta do nmero atmico foi associada ao fsico britnico Henry Moseley, o qual conseguiu determinar a carga do ncleo atmico, e sabendo a carga do mesmo, possvel determinar a quantidade de prtons em qualquer tomo. O nmero atmico o que caracteriza cada elemento qumico, ou seja, no existem tomos de elementos qumicos diferentes com o mesmo nmero atmico, se tm o mesmo nmero atmico so o mesmo elemento. Todos os tomos de clcio possuem 20 prtons, portanto, o nmero atmico igual a 20 e nmero de eltrons tambm, se no estiver fazendo nenhuma ligao. Todos os tomos de magnsio possuem 12 prtons, portanto, nmero atmico igual a 12 e nmero de eltrons tambm, se no estiver fazendo nenhuma ligao. A conveno determina que, na representao do smbolo de um elemento, o nmero atmico deva estar esquerda do smbolo na parte inferior: Para o clcio: 20Ca e, para o magnsio: 12Mg.

Quando o tomo neutro, ou seja, a quantidade de cargas positivas (prtons) igual quantidade de cargas negativas (eltrons), o nmero atmico indica tambm o nmero de eltrons. Algumas convenes so adotadas para manipulao de dados com referncia aos tomos: A = Massa; Z = Nmero Atmico; N = nmero de nutrons. Frmula Geral: A=Z+N ou N=A-Z Exemplo: Um elemento tem 118 nutrons e nmero atmico 79. A = 79 + 118, ou seja, A = 197 N = 197 - 79, ou seja, N = 118

EXERCCIOS DE FIXAO
Caractersticas do tomo. Estrutura, Carga Eltrica, Dimenses. Reaes Nucleares. Estados Fsicos da Matria.

Vous aimerez peut-être aussi