Vous êtes sur la page 1sur 16

Medidas Cautelares - Preparatrias e Incidentes Medida cautelar o procedimento judicial que visa prevenir, conservar, defender ou assegurar a eficcia

a de um direito. um ato de precauo ou um ato de preveno promovido no judicirio, onde o juiz pode autorizar quando for manifesta a gravidade, quando for claramente comprovado um risco de leso de qualquer natureza, ou na hiptese de ser demonstrada a existncia de motivo justo, amparado legalmente. As Medidas Cautelares podero ser "Preparatrias", quando so requeridas antes da propositura do processo principal, ou ainda "Incidentes", quando so requeridas depois de proposto o processo principal. Quando a Medida de Ao Cautelar proposta em carter preparatrio haver um prazo para que o Autor promova a ao principal, sob pena de ficar sem efeito a providncia deferida pelo Juiz. Cdigo de Processo Civil Art. 806. Cabe parte propor a ao, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da efetivao da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatrio. Art. 807. As medidas cautelares conservam a sua eficcia no prazo do artigo antecedente e na pendncia do processo principal; mas podem, a qualquer tempo, ser revogadas ou modificadas. Pargrafo nico. Salvo deciso judicial em contrrio, a medida cautelar conservar a eficcia durante o perodo de suspenso do processo. Art. 808. Cessa a eficcia da medida cautelar: I - se a parte no intentar a ao no prazo estabelecido no art. 806; II - se no for executada dentro de 30 (trinta) dias; III - se o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem julgamento do mrito.

Pargrafo nico. Se por qualquer motivo cessar a medida, defeso parte repetir o pedido, salvo por novo fundamento.

Deciso Vinculada ao Processo Principal No se pode esquecer que a Medida Cautelar, pela sua prpria natureza, est vinculada deciso do processo principal e, por isso, tem carter de provisoriedade, ou seja, s manter seus efeitos se, ao final da demanda, o juiz acolher na sentena do processo principal o reconhecimento da legalidade e legitimidade do pedido que lhe deu origem e fundamentao. Cdigo de Processo Civil Art. 796. 0 procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste sempre dependente. Art. 809. Os autos do procedimento cautelar sero apensados aos do processo principal.

Deferimento Liminar da Medida Cautelar A Medida Cautelar pode ser deferida pelo juiz antes que a outra parte possa apresentar defesa, ou mesmo antes que a outra parte sequer saiba da existncia do processo em juzo. Estas situaes, por bvio especiais, sempre autorizadas por lei, visam garantir a eficcia da medida quando o simples fato de se permitir que a outra parte dela tome conhecimento, puder frustrar seu objetivo ou colocar em risco sua execuo. Cdigo de Processo Civil Art. 797. S em casos excepcionais. expressamente autorizados por lei, determinar o juiz medidas cautelares sem a audincia das partes. Art. 804. lcito ao juiz conceder liminarmente ou aps justificao prvia a medida cautelar, sem ouvir o ru, quando verificar que este, sendo citado, poder torn-la ineficaz; caso em que poder determinar que o requerente

preste cauo real ou fidejussria de ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer.

Medidas Cautelares Atpicas As Medidas Cautelares podem ser tpicas, por exemplo aquelas que o Cdigo de Processo Civil nos artigos 852 a 854, e podero tambm ser atpicas, ou seja, aquelas que no foram especificamente previstas na lei, mas que, por uma ou outra razo, justificam medidas provisrias imediatas. Cdigo de Processo Civil Art. 798. Alm dos procedimentos cautelares especficos, que este Cdigo regula no Captulo II deste Livro, poder o juiz determinar as medidas provisrias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra leso grave e de difcil reparao. Art. 799. No caso do artigo anterior, poder o juiz, para evitar o dano, autorizar ou vedar a prtica de determinados atos, ordenar a guarda judicial de pessoas e depsito de bens e impor a prestao de cauo.

Juiz Competente para Exame das Medidas Cautelares As Medidas Cautelares quando forem de carter preparatrio sero propostas perante o juiz competente para decidir a questo principal. Se o objetivo da cautela estiver vinculado a uma futura ao de divrcio a medida dever ser endereada ao juiz da vara de famlia, se tem relao com uma demanda a ser ajuizada contra uma autarquia federal, a medida dever ser proposta na Justia Federal, que o rgo judicial competente para apreciar questes que envolvam interesses da Unio Federal. Entretanto, quando a necessidade de cautela se apresentar no decurso de uma demanda, a medida deve ser requerida diretamente ao juiz da causa e, no caso de recurso, diretamente ao Tribunal. Cdigo de Processo Civil

Art. 800. As medidas cautelares sero requeridas ao juiz da causa; e, quando preparatrias, ao juiz competente para conhecer da ao principal. Pargrafo nico. Interposto o recurso, a medida cautelar ser requerida diretamente ao tribunal . Requisitos Processuais na Medida Cautelar Existem algumas formalidades que devem ser atendidas quando da propositura de Medidas Cautelares, entre elas dever o requerente informar ao juiz qual ser a ao principal e os seus fundamentos. Isto porque quando o juiz deferir a Medida Cautelar estar tambm tornando-se prevento para julgar a causa principal, ou seja, o juzo que concede a Medida Liminar fica vinculado deciso do processo principal e, por isso, deve estar claro que ser competente para o exame desta. Cdigo de Processo Civil Art. 801. 0 requerente pleitear a medida cautelar em petio escrita, que indicar: I - a autoridade judiciria, a que for dirigida; II - o nome, o estado civil, a profisso e a residncia do requerente e do requerido; III - a lide e seu fundamento; IV - a exposio sumria do direito ameaado e o receio da leso; V - as provas que sero produzidas. Pargrafo nico. No se exigir o requisito no n III seno quando a medida cautelar for requerida em procedimento preparatrio.

Prazo para Defesa em Medidas Cautelares

Os prazos para defesa nas Medidas Cautelares menor que nas Aes Ordinrias, no caso de Medida Cautelar o prazo para contestar de apenas cinco dias, quando na Ao Ordinria o prazo, normalmente, de quinze dias. Quando no for possvel comprovar com documentos os fatos alegados, poder o juiz, antes de deferir a Medida Cautelar, determinar uma audincia para que o Requerente promova a Justificao Prvia.

Justificao Prvia A Justificao consiste na oportunidade do Requerente apresentar testemunhas para corroborar as suas alegaes. Cdigo de Processo Civil Art. 802. 0 requerido ser citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir. Pargrafo nico. Conta-se o prazo, da juntada aos autos do mandado: I - de citao devidamente cumprido; II - da execuo da medida cautelar, quando concedida liminarmente ou aps justificao prvia. Art. 815. A justificao prvia, quando ao juiz parecer indispensvel, far-se- em segredo e de plano, reduzindose a termo o depoimento das testemunhas.

Rito Processual Especial O rito processual das medidas cautelares sempre especial, isso porque a prpria norma j estabelece o andamento do processo ao contrrio dos ritos ordinrios e sumrio, que a lei contempla de forma geral para todos os demais processos. A Medida Cautelar segue o mesmo padro das aes comuns para o seu julgamento. Havendo provas a serem produzidas, por qualquer das

partes, o juiz designar audincia de Instruo e Julgamento. Deve ficar claro que esta audincia nada tem a ver com a audincia de Justificao Prvia. Cdigo de Processo Civil Art. 803. No sendo contestado o pedido, presumir-se-o aceitos pelo requerido, como verdadeiros, os fatos alegados pelo requerente (arts. 285 e 319); caso em que o juiz decidir dentro em 5 (cinco) dias. Pargrafo nico. Se o requerido contestar no prazo legal, o juiz designar audincia de instruo e julgamento, havendo prova a ser nela produzida.

Cauo na Medida Cautelar Nas Medidas Cautelares o juiz deve manter um certo equilbrio no atendimento dos interesses das partes, cuidando para que com sua deciso no ocorra grande prejuzo outra parte, ou ento, estabelecer uma forma de garantia de ressarcimento parte prejudicada se, ao fim da lide, a razo no estiver como requerente. Por isso a norma admite a substituio da Medida Cautelar pela prestao de cauo ou outra garantia que seja menos lesiva aos direitos e interesses da outra parte. Esta substituio, contudo, tem mais chance de ser admitida quando o objeto da demanda tem natureza patrimonial. Cdigo de Processo Civil Art. 805. A medida cautelar poder ser substituda, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, pela prestao de cauo ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a leso ou repar-la integralmente.

Indeferimento da Medida Cautelar Nem sempre o juiz fica convencido da necessidade do deferimento de Medida Cautelar e a indefere. Este indeferimento nada tem a ver com o mrito ou direito da parte na demanda, apenas significa que o juiz no

se convenceu que a situao comportaria uma deciso provisria antes do exame da demanda com amplo direito de defesa. Cdigo de Processo Civil Art. 810. 0 indeferimento da medida no obsta a que a parte intente a ao, nem influi no julgamento desta, salvo se o juiz, no procedimento cautelar, acolher a alegao de decadncia ou de prescrio do direito do autor.

Indenizao pelos Danos Causados pela Medida Cautelar O requerente deve examinar com cuidado se a Medida Cautelar realmente necessria e se no h risco de, no final da demanda, o juiz julgar improcedente a ao principal. que a lei tambm impe ao Requerente o pagamento de indenizao correspondente quando a execuo da Medida Cautelar, indevida, injurdica ou improcedente, causar dano ao Requerido. Cdigo de Processo Civil Art. 811. Sem prejuzo do disposto no art. 16, o requerente do procedimento cautelar responde ao requerido pelo prejuzo que lhe causar a execuo da medida: I - se a sentena no processo principal lhe for desfavorvel; II - se, obtida liminarmente a medida no caso do art. 804 deste Cdigo, no promover a citao do requerido dentro em 5 (cinco) dias; III - se ocorrer a cessao da eficcia da medida, em qualquer dos casos previstos no art. 808, deste Cdigo; IV - se o juiz acolher, no procedimento cautelar, a alegao de decadncia ou de prescrio do direito do autor (art. 810). Pargrafo nico. A indenizao ser liquidada nos autos do procedimento cautelar.

Medidas Cautelares no Direito de Famlia Para estudo deste mdulo devemos examinar alguns tipos de Medidas Cautelares que esto mais ligados ao tema do direito de famlia. Entre as Medidas Cautelares mais comuns, no mbito do direito de famlia, devem ser destacadas as seguintes: a "Separao de Corpos", a "Guarda Provisria dos Filhos", os "Alimentos Provisionais" e algumas "Medidas Cautelares de Natureza Patrimonial".

Separao de Corpos A Separao de Corpos uma Medida Cautelar largamente usada no direito brasileiro e tem como objetivo a retirada de um dos cnjuges da residncia conjugal, como procedimento preliminar, quando iminente e traumtica a separao. O embasamento para sua concesso quase sempre est ligado ao risco de desentendimentos graves quando, em litgio, os cnjuges continuam a viver sob o mesmo teto. Em algumas situaes no apenas constrangedora a situao de convvio diuturno com o cnjuge, enquanto tramita uma Ao de Separao litigiosa. No raro podem ocorrer agresses morais, ou mesmo fsicas, que legitimam a imediata concesso da Medida Cautelar. No momento em que o Juiz defere a Medida Cautelar cessa para os Cnjuges o dever de coabitao e d inicio ao prazo de trinta dias que a lei exige para a propositura da Ao de Separao, e mais, desde aquela data comea a fluir o prazo de um ano para a propositura da Ao de Divrcio. Mas bom observar que este prazo s ter valor se a separao judicial j houver sido decretada. Caso contrrio, o direito de requerer o divrcio direto, em razo da separao de fato e no da separao judicial, ser de dois anos. Lei 6.515/77 Art.7 ... 1 A separao de corpos poder ser determinada como medida cautelar (art. 796 do CPC).

Artigo 25 - A converso em divrcio da Separao Judicial dos Cnjuges existente a mais de um ano, contada da data da deciso ou da que concedeu a medida cautelar correspondente, (art. 8), ser decretada por sentena, da qual no constar referncia causa que determinou. Artigo 8 - A sentena que julgar a separao judicial produz seus efeitos data de seu trnsito em julgado, ou da deciso que tiver concedido separao cautelar.

Medida Cautelar de Seqestro Uma das Medidas Cautelares mais violentas a de seqestro. Quando uma das parte requer, e havendo fundado receio de que, no sendo deferida a Medida Cautelar, a sentena final poder ser ineficaz em alcanar o objeto da demanda, o Juiz deferir a Medida Cautelar de Seqestro. A medida consiste em retirar da administrao ou posse do Requerido, os bens ou direitos em litgio, depositando-os em mos de um terceiro, ou do prprio requerente, at deciso final que defina o direito e a posse de cada qual dos demandantes. Cdigo de Processo Civil Art. 822. O juiz, a requerimento da parte, pode decretar o seqestro: I - de bens mveis, semoventes ou imveis, quando lhes for disputada a propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas ou danificaes; II - dos frutos e rendimentos do imvel reivindicando, se o ru, depois de condenado por sentena ainda sujeita a recurso, os dissipar; III - dos bens do casal, nas aes de separao judicial e de anulao de casamento, se o cnjuge os estiver dilapidando; IV - nos demais casos expressos em lei.

O Requerido poder livrar-se do seqestro oferecendo ao Juzo uma cauo em dinheiro ou fiana de terceiros que garanta os eventuais direitos reclamados pelo Requerente. Da mesma forma poder o prprio Requerente ficar com a posse e administrao dos bens e dos direitos seqestrados se oferecer efetiva garantia que satisfaa ao Juzo. Cdigo de Processo Civil Art. 824. Incumbe ao juiz nomear o depositrio dos bens seqestrados. A escolha poder, todavia, recair: I - em pessoa indicada, de comum acordo, pelas partes; II - em uma das partes, desde que oferea maiores garantias e preste cauo idnea. Uma vez deferido o seqestro e prestado o compromisso legal o depositrio assume a administrao e posse dos bens e direitos seqestrados, e os defender, inclusive dos demandantes, solicitando fora policial se necessrio. Cdigo de Processo Civil Art. 825. A entrega dos bens ao depositrio far-se- logo depois que este assinar o compromisso. Pargrafo nico. Se houver resistncia, o depositrio solicitar ao juiz a requisio de fora policial

Arrolamento e Descrio de Bens do Casal O Arrolamento de Bens do casal o ato judicial onde se apura com critrio, todo o patrimnio do casal, mediante apresentao de documentos, percia, ou at mesmo por constatao do oficial de justia. O Arrolamento necessrio quando, pretendendo propor a separao, o requerente no tem como provar a existncia de todos os bens do casal, ou poder ter dificuldade em prov-los se acaso extraviados. certo que esta Medida Cautelar, de natureza patrimonial, s se justifica se houver fundado receio de extravio ou dissipao de bens.

Portanto, para fundamentar o pedido de arrolamento de bens deve o requerente tentar demonstrar com documentos, ou at com testemunhas, em Audincia de Justificao, que existe efetivamente risco patrimonial.

Busca e Apreenso Avaliada a possibilidade da ilegalidade da posse, risco incolumidade fsica ou moral de pessoas, geralmente menores ou incapazes, ou ainda indefinio do direito posse de bens, direitos ou objetos, poder o Juiz, a pedido da parte, determinar a Busca e Apreenso de objetos ou pessoas. Cdigo de Processo Civil Art. 839. O juiz pode decretar a busca e apreenso de pessoas ou de coisas. Quando se trata de medidas acautelatrias o pedido dirigido ao juiz deve conter todas as informaes e provas possveis, para que sejam suficientes a formar a convico do julgador de que a matria pacfica. que o deferimento liminar de qualquer pedido obriga o juiz a examinar com especial cuidado se todos os requisitos mnimos para comprovao do alegado esto presentes, havendo dvida, poder e dever o juiz designar uma audincia de justificao prvia. Cdigo de Processo Civil Art. 840. Na petio inicial expor o requerente as razes justificativas da medida e da cincia de estar a pessoa ou a coisa no lugar designado. A justificao prvia, em se exigindo a situao dos fatos, ser realizada em audincia, a portas fechadas, sob segredo de justia. Importa salientar, por outro lado, que os processos cujas demandas versam em direito de famlia, por sua prpria natureza, tramitam em segredo de famlia, de forma que somente os advogados e as partes tero acesso s audincias e aos autos respectivos. Cdigo de Processo Civil

Art. 841. A justificao prvia far-se- em segredo de justia, se for indispensvel. Provado quanto baste o alegado, expedir-se- o mandado que conter: I - a indicao da casa ou do lugar em que deve efetuar-se a diligncia; II - a descrio da pessoa ou da coisa procurada e o destino a lhe dar; III - a assinatura do juiz, de quem emanar a ordem.

Cumprimento das Ordens Judiciais O cumprimento dos mandados judiciais, expedidos nos processos de Medidas Cautelares, so dotados de uma fora especial, posto que o Oficial de Justia no poder vacilar, sob pena de causar grave transtorno expectativa de soluo temporria imediata procurada pelo Autor. Uma vez deferida a Medida a responsabilidade e a celeridade do oficial fator decisivo na eficcia da medida, por isso, o oficial dever cumprir o mandado expedido pelo Juiz, ainda que tenha de recorrer ao arrombamento ou a solicitao de apoio policial. Cdigo de Processo Civil Art. 842. 0 mandado ser cumprido por dois oficiais de justia. um dos quais o ler ao morador. intimando-o a abrir as portas. 1 No atendidos, os oficiais de justia arrombaro as portas externas, bem como as internas e quaisquer mveis onde presumam que esteja oculta a pessoa ou a coisa procurada. 2 Os oficiais de justia far-se-o acompanhar de duas testemunhas. 3 Tratando-se de direito autoral ou direito conexo do artista, intrprete ou executante, produtores de fonogramas e organismos de radiodifuso, o juiz designar, para acompanharem os oficiais de justia. dois peritos aos quais incumbir confirmar a ocorrncia da violao antes de ser efetivada a apreenso.

Art. 843. Finda a diligncia, lavraro os oficiais de justia auto circunstanciado, assinando-o com as testemunhas.

Exibio Judicial A Medida Preparatria, que tem como objeto a Exibio Judicial, da mesma forma acautelatria e se insere no contexto de providncias que a parte tem a seu dispor para resguardo de seus direitos e interesses, quando e se ameaados. Na rea do Direito de Famlia sua aplicao grande. Comporta us-la para a exibio de documentos que tratam dos interesses do casal ou dos filhos, relativamente ao estado civil, filiao, disposio de ltima vontade etc,. Tambm pode ser usada para que se obtenha conhecimento de disposies testamentrias patrimoniais, documentos de transaes imobilirias, movimentao financeira em estabelecimentos de crdito, etc. Cdigo de Processo Civil Art. 844. Tem lugar, como procedimento preparatrio, a exibio judicial: I - de coisa mvel em poder de outrem e que o requerente repute sua ou tenha interesse em conhecer; II - de documento prprio ou comum, em poder de cointeressado, scio, condmino, credor ou devedor; ou em poder de terceiro que o tenha em sua guarda, como inventariante, testamenteiro, depositrio ou administrador de bens alheios; III - da escriturao comercial por inteiro, balanos e documentos de arquivo, nos casos expressos em lei. A Medida Cautelar de Exibio Judicial tem rito prprio e especialmente destacado no Cdigo de Processo Civil, contudo mantm-se na mesma linha dos demais procedimentos cautelares. Cdigo de Processo Civil

Art. 845. Observar-se-, quanto ao procedimento, no que couber, o disposto nos arts. 355 a 363, e 381 e 382.

Alimentos Provisionais Os Alimentos provisionais podem ser deferidos em carter provisrio pelo juiz, antes ou durante as demandas de anulao de casamento, separao, divrcio ou penso alimentcia. Sua concesso em favor de cnjuge, companheiro, ou filhos, tem como objetivo possibilitar a continuidade da demanda sem que haja substancial dependncia de uma parte em relao a outra. bvio que, se assim no fosse, poderia ocorrer um natural desnimo do alimentando durante a tramitao do processo, facilitando um acordo fora da realidade e sem embasamento no direito. Cdigo de Processo Civil Art. 852. lcito pedir alimentos provisionais: I - nas aes de desquite e de anulao de casamento, desde que estejam separados os cnjuges; II - nas aes de alimentos, desde o despacho da petio inicial; III - nos demais casos expressos em lei. Pargrafo nico. No caso previsto no n I deste artigo, a prestao alimentcia devida ao requerente abrange, alm do que necessitar para sustento, habitao e vesturio, as despesas para custear a demanda. Art. 853. Ainda que a causa principal penda de julgamento no tribunal. processar-se- no primeiro grau de jurisdio o pedido de alimentos provisionais. Deve ser levado em conta que para que o pedido de Alimentos Provisionais possa prosperar imperioso que o requerente demonstre claramente ao Juiz, de preferncia com documentos, a possibilidade do alimentante em prest-los e a sua necessidade de receb-los.

No se deve confundir o direito de pedir alimentos provisionais, pela via Medida Cautelar e o pedido de Alimentos Provisrios, diretamente, como pedido liminar, na ao de alimentos. Embora com o mesmo objetivo e fundamento jurdico so situaes processuais distintas. Quando pela via da Medida Cautelar, se pede alimentos provisionais sob o argumento de que, em trinta dias, ser proposta a Ao de Separao, na hiptese de no ser ajuizada a ao neste prazo, os alimentos provisionais perdero sua eficcia, pois, como visto, as medidas cautelares carecem das demandas principais. Os alimentos provisrios, deferidos como liminar em ao de alimentos, no podem ser revogados, porque so da essncia da demanda, mas podero ser modificados. J os alimentos provisionais, originrios de Medidas Cautelares preparatrias ou incidentais, podero ser modificados e at mesmo revogados a qualquer momento, alm de estarem sujeitos caducidade se no for proposta a ao principal no prazo de trinta dias. Cdigo de Processo Civil Art. 854. Na petio inicial, expor o requerente as suas necessidades e as possibilidades do alimentante. Pargrafo nico. 0 requerente poder pedir que o juiz, ao despachar a petio inicial e sem audincia do requerido, lhe arbitre desde logo uma mensalidade para mantena.

Outras Medidas Cautelares Muitas so as Medidas Cautelares possveis, ainda que no estejam especificamente detalhadas em lei. que a norma processual admite at mesmo a Medidas Cautelares Inominadas, destinadas a tutelar direitos vrios em que sejam necessrias para evitar-se o prejuzo ou risco iminente. Contudo, no mbito do direito de famlia, pela sua importncia e repercusso social, entendeu o legislador que deveria constar do Cdigo de Processo Civil uma extensa gama de Medidas Cautelares destinadas a fortalecer e facilitar as decises judiciais neste sentido. Cdigo de Processo Civil

Art. 888. O juiz poder ordenar ou autorizar, na pendncia da ao principal ou antes de sua propositura: I - obras de conservao em coisa litigiosa ou judicialmente apreendida; II - a entrega de bens de uso pessoal do cnjuge e dos filhos; III - a posse provisria dos filhos, nos casos de separao judicial ou anulao de casamento; IV - o afastamento do menor autorizado a contrair casamento contra a vontade dos pais; V- o depsito de menores ou incapazes castigados imoderadamente por seus pais, tutores ou curadores, ou por eles induzidos prtica de atos contrrios lei ou moral ; VI - o afastamento temporrio de um dos cnjuges da morada do casal; VII - a guarda e a educao dos filhos, regulado o direito de visita; VIII - a interdio ou a demolio de prdio para resguardar a sade, a segurana ou outro interesse pblico. Art. 889. Na aplicao das medidas enumeradas no artigo antecedente observar-se- o procedimento estabelecido nos arts. 801 a 803. Pargrafo nico. Em caso de urgncia, o juiz poder autorizar ou ordenar as medidas, sem audincia do requerido.

Vous aimerez peut-être aussi