Vous êtes sur la page 1sur 14

Orkut Bykkkten (Konya, 6 de fevereiro de 1977) um engenheiro de software, nascido na Turquia, que desenvolveu a rede social orkut como

o um projeto independente enquanto estudava na Universidade de Stanford, e mais tarde tambm enquanto trabalhava no Google.

Entrevista com o criador do Orkut.com


Quando esteve no Brasil, em maro de 2007, Bykkkten concedeu uma entrevista ao jornalista Marcelo Nbrega, do JB Online, que reproduzimos na ntegra:

Com a praia de Copacabana ao fundo, Orkut Buyukkokten abre um sorriso quando perguntado o que sente por estar no Brasil. Ele sabe que uma das pessoas mais famosas do pas por um jeito muito especial. Nos 20% de tempo que cada funcionrio do Google tem para projetos pessoais criou o Orkut, servio de redes sociais onde muitos internautas brasileiros reencontram amigos, se apaixonam, arrumam emprego e tambm encontram pedofilia, venda de drogas e apologia ao crime.

No Brasil para uma visita de trs semanas, o engenheiro de software conversou com o Jornal do Brasil sobre a febre do seu produto no pas e insinuou que uma verso do Orkut para celulares est a caminho, para acesso de qualquer lugar.

O que voc vem fazer no Brasil? - Ficarei trs semanas aqui. Quero conhecer o pas, e vou me encontrar com usurios para avaliar como vem o Orkut. Alm disso, estarei com estudantes e o pblico numa universidade em So Paulo.

Por que o Orkut to popular no Brasil? - Sempre me perguntam isso, e se meus pais me chamaram Orkut por causa do site! Lanamos o servio h trs anos. Trs meses depois, os brasileiros j o invadiam. uma combinao de fatores: os brasileiros gostam de internet e o Orkut fcil de usar, at quando estava apenas em ingls. Quando viram quais pases tinham mais cadastrados, iniciaram a corrida para tornar o Brasil o primeiro em acesso.

possvel fazer do Orkut to usado no resto do mundo como no Brasil? - Claro. Nos EUA, o Friendster era popular e foi dominado pelo MySpace, por exemplo.

O Orkut se integrar mais aos servios do Google, como o Gmail e calendrio? - Trabalhamos para isso. Um ms depois de lanarmos a integrao com o YouTube, o Orkut j era o segundo maior site com vdeos do servio, com 20 milhes de filmes.

Um dos seus interesses, desde a faculdade, o acesso internet pelo celular e outros aparelhos mveis. O Orkut ir para o celular? - Tentei levar a facilidade de uso de um software para o celular para a interface do Orkut. Normalmente no comentamos os futuros projetos mas o que posso dizer : talvez! J temos a funo de envio de scraps pelo celular no Brasil.

E qual seria a novidade do Orkut que voc gostaria de ver implementada? - Seria timo ter uma experincia transparente entre o Orkut e outros servios do Google, como o Gmail ou os lbuns de fotos do Picasa.

O Orkut foi um projeto do seu tempo livre no Google. Como ele surgiu?

- Os 20% de tempo para iniciativas pessoais no precisam ser um dia na semana. Pedi ao meu chefe se podia me dedicar alguns meses a um servio de redes sociais, e assim nasceu o Orkut. J tinha projetos parecidos na Universidade de Stanford, na Califrnia. Continuo como consultor do Orkut no tempo pessoal.

Como funciona o sistema de projetos pessoais? - muito flexvel. Podemos trabalhar em grupo ou sozinhos, e para melhorar algo que j exista, como o Gmail, por exemplo. E at se empenhar em algum projeto social, numa ONG que nada tenha a ver com o Google. O mesmo acontece nos escritrios ao redor do mundo.

possvel ganhar dinheiro com redes sociais? - Sim. O principal dividir esse ganho com os usurios, como j acontece com blogueiros e o AdSense.

O Orkut comea a mostrar anncios em forma de links patrocinados. Eles so montados com o perfil do usurio e o cruzamento com e-mails, busca e outro contedo das ferramentas do Google? - S so exibidos nas comunidades. No cruzamos os dados por questes de privacidade.

Como as redes sociais vo evoluir? - O ideal juntar tudo sob um mesmo login, com conexes fceis entre servios e de acesso de qualquer lugar. Com opes para que o usurio possa controlar o que quer mostrar para quem e em qual ferramenta.

H a impresso de que o Orkut um produto de segunda escala no Google, porque no vemos muitas evolues e seus limites continuam, como o mximo de 12 fotos em cada perfil. O que voc acha disso?

- No vejo assim. O Orkut nasceu como um projeto pessoal e por isso no tem a cara do Google. Tivemos de cri-lo sem a estrutura tecnolgica da empresa e agora questo de ampliar as funes. O Brasil continua sendo uma prioridade, por ter muitos usurios.

Qual a soluo para a explorao do Orkut para a pornografia, pedofilia, comrcio de drogas ou remdios sem prescries? - J temos vrias medidas no ar para manter o contedo limpo e trabalhamos com a Justia para responder rapidamente s denncias feitas pela imprensa ou usurios.

Histria do Orkut O orkut uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome originado no projetista chefe, Orkut Bykkokten, engenheiro do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, tambm so chamados de rede social. O Sistema Cada usurio do orkut possui uma conta e um perfil. Apenas pode criar uma conta aquele que convidado por um usurio. No perfil esto algumas caractersticas pessoais, como descries fsicas, listas de livros e msicas, um texto de apresentao, etc. Alm disso, cada usurio pode colocar como seus "amigos" outros usurios. Neste aspecto, o orkut um grande banco de dados sobre quem amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades. Tambm existem no orkut "comunidades", que so formadas por grupos de pessoas que dispem de uma pgina exclusiva da comunidade para iniciar tpicos de discusso. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta legal, ou porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade. Outras Informaes Os crticos afirmam que o orkut e sites similares (como o Universe, da empresa Mirabilis, fabricante do ICQ) tm o objetivo comercial aparente de encorajar o fornecimento de informaes pessoais de seus usurios, facilitando o direcionamento de marketing.

O Brasil o pas com o maior nmero de membros, superando inclusive os EUA. Em Abril de 2005 finalmente o Orkut ganha verso brasileira em lngua portuguesa.

Mark Zuckerberg
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Mark Zuckerberg

Zuckerberg em 2011

Nome completo Nascimento

Mark Elliot Zuckerberg 14 de maio de 1984 (27 anos) White Plains, Westchester, NY, Estados Unidos Palo Alto, Santa Clara, Califrnia, Unidos Norte-americano Judaico Estados

Residncia Nacionalidade Etnia Fortuna Progenitores

US$17.5 bilhes (2011)[1]


Me:

Karen Zuckerberg

Pai:

Edward Zuckerberg

Parentesco Ocupao Principais trabalhos Prmios Cargo Salrio Pgina oficial

Randi, Donna e Arielle (Irms)[2] Empresrio e Programador Facebook Pessoa do Ano (2010)[3]
Diretor executivo do

Facebook

US$1.000.000,00[1] Mark Zuckerberg - Facebook

Mark Elliot Zuckerberg (White Plains, 14 de maio de 1984) um programador, empresrio e filantropo norte-americano, que ficou conhecido mundialmente por ser um dos fundadores do Facebook,[4] a maior rede social do mundo.[5][6] Zuckerberg fundou o Facebook em 2004, junto com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade Harvard.[7][8] No ano de 2010, Zuckerberg foi nomeado pela revista Time como a Pessoa do Ano.[3] Em maro de 2011, a revista Forbes colocou Zuckerberg na 36 posio da lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 17.5 bilhes de dlares.[1] Zuckerberg comeou a usar computadores e a escrever softwares ainda criana no ensino mdio. Seu pai lhe ensinou Atari Programao Bsica em 1990 e, posteriormente, contratou o desenvolvedor de software David Newman para lhe dar aulas particulares. Newman no hesitava em cham-lo de "prodgio", acrescentando que era "duro para ficar frente dele." Zuckerberg tambm fez um curso de ps-graduao no assunto no Mercy College perto de sua casa enquanto ele ainda estava no colgio.[2] Ele gostava de criar programas de computador, especialmente as ferramentas de comunicao e jogos. Em um desses programas que criou, surgiu o ZuckNet, a qual permitia que todos os computadores entre a casa e o consultrio odontolgico do seu pai pudessem se comunicar usando o ping para o outro. No que pode ser considerado uma verso simplificada do AOL Instant Messenger, que foi lanado no ano seguinte.[2] Algumas crianas brincavam com jogos de computador que Mark criou.[2] Ele Zuckerberg recorda esse perodo. "Eu tinha um monte de amigos que eram artistas. Eles desenhavam coisas, e eu criava os jogos depois.". Mais tarde ele havia se tornado o capito da sua escola de preparao de esgrima e obteve um diploma clssicos.[2] O cofundador da Napster, Sean Parker, um amigo prximo, observa que Zuckerberg realmente aprendeu clssicos "de odissias gregas e todas essas coisas", lembrando que ele j citou as linhas em latim da poesia pica Eneida, de Virglio, durante uma conferncia do Facebook.[2] Durante alguns anos Zuckerberg, trabalhou em uma empresa chamada Intelligent Media Group, onde ele construiu um leitor de msica chamado Synapse Media Player que usa

inteligncia artificial para aprender hbitos de escuta do usurio, que foi postada no Slashdot,[26] e recebeu a classificao de 3 de 5 da PC Magazine.[27] A Microsoft e AOL tentaram comprar o Synapse e contratar Zuckerberg, porm ele preferiu se matricular na Universidade Harvard em setembro de 2002.

Histria do Linux
Por Gabriel Andrade Antes de falar sobre a histria do Sistema Operacinal Linux preciso saber o que um sistema operacional. um programa responsvel por controlar o computador, fazendo com que o computador execute as ordens do usurio, sem o sistema operacional o computador vira um monte de componentes eletrnicos sem muita utilidade. O Linux foi criado como um projeto de um estudante finlands chamado Linus Torvalds. Naquela poca os sistemas operacionais mais populares eram o Unix, que era muito usado em empresas, o Mac OS, da Apple, muito popular entre os usurios domsticos que tinha uma interface muito amigvel e superior ao do Windows em muitos aspectos, mas muito caro tambm. O Windows, que na verdade era a opo pra quem no podia comprar um computador da Apple.

Tux, mascote do Linux Por volta de 1983, Richard Stallman criava a Free Software Foundation (FSF), uma fundao sem fins lucrativos, que lutava contra as restries de cpia e alteraes de software, em outras palavras, incentivava a criao de programas livres para cpia e alterao, para isso a FSF criou a licena GNU e um conjunto de ferramentas prprias para esse fim. Em 1991, a FSF estava criando um sistema operacional chamado Hurd, mas ainda em fase inicial. Por volta dessa mesma poca Linus Torvalds resolveu disponibilizar o cdigo-fonte do Linux sob a licena GNU a fim de conseguir ajuda de outros desenvolvedores. Muitos desenvolvedores se interessaram e comearam a adicionar novos recursos rapidamente mas ficou limitado a este crculo tcnico pois ainda estava em fase embrionria no sendo possvel a utilizao em larga escala. Em 5 de outrubro de 1991, a primeira verso oficial do Linux foi divulgada, a verso 0.02, desde ento o nmero de desenvolvedores cresceu rpidamente.

At ento o linux funcionava totalmente em modo texto mas por volta de 1994, foi lanada uma verso para linux do programa XFree, programa que cria interfaces grficas, desde ento muitas outras interfaces foram criadas com base no XFree fazendo com que o Linux ganhasse uma interface muito mais amigvel, como o GNOME e KDE. Ainda nesta mesma poca, comearam a aparecer as primeiras distribuies Linux, o que diferenciava uma distribuio da outra eram os softwares que eram inclusos nas intalaes e a facilidade na instalao do mesmo. Em 1997 surgiram diversas distribuies, com uma intalao mais simples do que as outras disponveis. Esta poca tambm marcada pela entrada do sistema Linux em computadores desktop, muitas empresas migraram para o Linux a fim de reduzirem custos com licenas e manuteno. O que chamava a ateno de empresas e pessoas, e at hoje chama, o fato de o Linux ser livre, ou seja, voc pode personaliz-lo e adapt-lo as suas necessidades sem ter que pagar nada por isso. A distribuio Ubuntu a mais recomendada para usurios domsticos, por ser a mais simples de usar, sem necessitar muito conhecimento tcnico do sistema.
Conceito de Histria Histria uma cincia humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A Histria analisa os processos histricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado perodo histrico, cultura ou civilizao.

Objetivos Um dos principais objetivos da Histria resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou regio para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado tambm importante para a compreenso do presente. Fontes O estudo da Histria foi dividido em dois perodos: a Pr-Histria (antes do surgimento da escrita) e a Histria (aps o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C). Para analisar a Pr-Histria, os historiadores e arquelogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cermica, objetos de pedra e fsseis) e artsticas (arte rupestre, esculturas, adornos). J o estudo da Histria conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravaes, etc.

As fontes histricas

O trabalho do historiador com as fontes sofreu grandes mudanas ao longo do tempo.

Quando observamos a organizao do tempo e das informaes histricas em um livro didtico, mal pensamos sobre todo o processo que envolveu a fabricao daquele material disponvel para estudo. O passado, enquanto objeto de estudo, no est devidamente organizado e analisado em todas as suas dimenses. Para que seja possvel conhec-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestgios que possam fornecer informaes e respostas ao seu exerccio de investigao. Sob tal aspecto, notamos que o historiador deve estar procura constante e regular de fontes que viabilizem o seu contato com as experincias que j se consumaram ao longo do tempo. Fora desse tipo de ao, a pesquisa histrica fica sujeita produo de suposies e julgamentos que fogem ao compromisso do historiador em conferir voz ao tempo que ele observa e pesquisa. Sendo assim, as fontes histricas aparecem como elementos de suma importncia em tal caminhada. Ao contrrio do que possa parecer, o reconhecimento e uso de uma determinada fonte histrica no naturalmente realizado por aqueles que se colocam em busca do passado. Dependendo dos interesses e influncias que marcam a trajetria do historiador, notamos que as fontes histricas podem ser empregadas ou no em seu trabalho. Desse modo, entendemos que nenhum historiador ter a capacidade ou disposio de esgotar o uso de todas as possveis fontes relacionadas a um determinado evento ou tema. Durante muito tempo, os historiadores acreditavam que o passado no poderia ser reconhecido para fora das fontes escritas oficiais. Tal critrio, que perdurou at o sculo XIX, chegou a determinar que o tempo em que a escrita no fora dominada pelo homem ou as sociedades que no dominavam tal tcnica no poderiam ter o seu passado escrito. Sendo assim, o trabalho de vrios historiadores esteve preso aos documentos ou fontes escritas. No sculo passado, a ao de outros historiadores e o desenvolvimento de novas formas de estudo foi gradativamente revelando que o conjunto de fontes a serem trabalhadas pelo historiador pode muito bem extrapolar o mundo letrado. A partir de ento, fontes de natureza, visual, oral e sonora foram incorporadas ao conjunto de compreenso do passado. Com isso, observamos que determinados temas histricos tiveram a sua discusso renovada e ampliada para outros patamares. Logicamente, no podemos deixar de frisar que o uso de diferentes fontes empreendeu o reconhecimento de novos desafios ao ofcio do historiador. Em contrapartida, ofereceu ao

historiador e ao pblico interessado uma oportunidade de renovar e determinar o crescimento da produo tcnica, cientfica e didtica sobre o assunto. De fato, o sculo XX foi marcado por um volume de publicaes de temas histricos nunca antes observados em qualquer outro tempo. Por Mestre Equipe Mundo Educao Rainer em Sousa Histria

CALENDRIOS ANTIGOS

As formas de organizar o tempo variaram em funo das demandas de cada civilizao.

Desde muito tempo, os homens buscam formas para estabelecer a passagem do tempo. J no Paleoltico, os grupos humanos realizavam suas medies de tempo olhando atentamente as variaes regulares ocorridas com o Sol, a Lua e as estrelas. Em um primeiro momento, o ciclo do Sol marcado pelas variaes entre a claridade e a escurido foi empregado na contagem dos dias e das noites. Tempos depois, as variaes da Lua com suas respectivas fases determinaram a concepo de perodos maiores. Com a observao dos movimentos lunares, foi possvel estipular a criao dos meses e, com base na variao das estaes, tnhamos a consolidao dos anos. Nesse primeiro tipo de calendrio, vemos que a contagem do ano se tornava um grande problema, tendo em vista que o ciclo da Lua durava apenas 28 dias. De tal modo, diversos povos realizavam o acrscimo intencional de alguns dias para que as estaes estivessem prximas das medidas de tempo empregadas. Ao longo da Antiguidade, o interesse em se aprimorar os primeiros calendrios teve ligao prxima ao desenvolvimento das atividades agrcolas. Afinal de contas, era necessria a constituio de uma medio de tempo precisa e adequada para o planejamento das vrias atividades que envolviam o plantio, a colheita e o armazenamento dos gros. Ao mesmo tempo, os calendrios eram teis na programao da caa, dos ciclos de migrao e na promoo de festividades religiosas. Os egpcios organizavam seu calendrio a partir de um ano dividido em trs diferentes estaes, que eram formuladas a partir da variao das guas do Nilo. Eles trabalhavam

basicamente com as estaes das inundaes, da semeadura e da colheita. Como eles precisavam antecipar a ocorrncia de cada uma dessas pocas, a constante observao das estrelas tambm servia como referencial. J no sculo V a.C., os egpcios adotavam um calendrio com 365 dias e subdividido em 12 meses com 30 dias. H mais de 5000 anos, os sumrios formularam um calendrio de 360 dias e 12 meses inspirado no sistema hexadecimal que ordenava seu sistema numrico. Tendo a variao da lua como referncia, os astrnomos perceberam que o seu calendrio tinha uma defasagem de 11 dias em relao ao ano solar. Com isso, o seu calendrio era acrescido de um ms com trinta e trs dias a cada trs anos. Dessa forma, as estaes alinhavam-se aos ciclos da Lua. Na Grcia Antiga, a questo da autonomia das cidades-Estado acabou gerando uma grande confuso entre os calendrios utilizados por aquele povo. Cada cidade tinha um critrio prprio para adicionar um dcimo terceiro ms regulador do ciclo anual. Por volta de 500 a.C., foi que os astrnomos gregos comearam a se reunir com a inteno de utilizarem um mesmo padro de tempo para a adoo do dcimo terceiro ms. No sculo IV, o Ciclo Calptico ofereceu um dos paradigmas de tempo mais precisos daquela poca. Os romanos foram os primeiros a estudarem medies de tempo que se aplicassem a todo seu extenso territrio. No sculo I a.C., o imperador Jlio Csar requisitou os servios do astrnomo Sosgenes para que toda a civilizao romana utilizasse um mesmo calendrio solar. Para que essa regulao fosse feita, o ano de 46 a.C., contou com 445 dias e, por tal motivo, ficou sendo historicamente conhecido como o ano da confuso. Apesar do alcance desse padro, o calendrio de Jlio Csar convencionado como o calendrio Juliano apresentava uma defasagem de 10 dias em relao ao ano solar, no ano de 1582. Por tal motivo, o papa Gregrio XIII organizou uma comisso de astrnomos e matemticos que resolvessem esse problema de maneira definitiva. Ainda hoje, esse o calendrio de proporo mais exata, gerando uma defasagem de um dia a cada 3532 anos. Mesmo sendo to funcional, devemos nos lembrar de que a adoo universal do calendrio gregoriano nunca chegou a se concretizar. Pases de religio ortodoxa, islmica e oriental ainda mantm antigos calendrios que organizam as suas manifestaes religiosas ao longo do tempo. De fato, vemos que os elementos de ordem cultural ainda resistem mediante os argumentos econmicos e polticos que demandam de calendrios precisos e universais.

Por Rainer Sousa Gradua

Calendrios Romanos
Por Felipe Fantuzzi Em diversas sociedades, a necessidade da mensurao do tempo motivou a construo de calendrios. Nesta perspectiva, os calendrios assumem o formato de regrador e orientador da vida, estabelecendo aos membros da sociedade uma funo para os dias e anos. Sendo

assim, alm de objetos cientficos, eles passam a ganhar tambm um carter cultural, ligado inclusive a crenas e religiosidade.

Os mais primitivos calendrios do velho continente so o hebreu e o egpcio. Ambos tinham um ano civil de 360 dias. Por volta do ano 5000 a.C. e depois de muitas reformas, os egpcios estabeleceram um ano civil invarivel de 365 dias. O atraso de aproximadas 6 horas por ano em relao ao ano trpico fez com que as estaes egpcias fossem atrasando lentamente.

O CALENDRIO ROMANO PRIMITIVO


Na tradio Romana, a origem da construo dos calendrios civis se confunde com as origens da cidade de Roma (753 a.C.), sendo atribuda a Rmulo, fundador lendrio de Roma, a introduo do primeiro calendrio romano. No Calendrio Romano Primitivo, o ano tinha 304 dias distribudos por 10 meses. Os quatro primeiros tinham nomes prprios dedicados aos deuses da mitologia romana, sendo os restantes designados por nmeros ordinais (ver Tabela 1). Tratava-se de um calendrio sem nenhuma base astronmica, pois os perodos que nele eram definidos no possuam quaisquer relaes com movimentos do Sol ou da Lua.

Tabela 1 - Meses do Calendrio Romano Primitivo

O CALENDRIO DE NUMA POMPLIO


Numa Pomplio, o segundo Rei de Roma (715-673 a.C.), instituiu um calendrio com base astronmica solar, composto de 355 dias distribudos por 12 meses. Por considerar meses com dias pares azarados, diminuiu um dia a cada um dos seis meses de 30 dias. A estes 6 dias juntou mais 50, formando dois novos meses, Januarius e Februarius. Este ltimo, ter 28 dias (nmero par), foi dedicado a Februa, deus da purificao dos mortos, a quem os romanos ofereciam sacrifcios para pagar pelas faltas cometidas durante todo o ano. Por este motivo, passou a ser o ltimo ms (ver Tabela 2).

Tabela 2 - Meses do Calendrio de Numa Pomplio

O CALENDRIO JULIANO
Os romanos cada vez mais sentiam a necessidade de coordenar o seu ano lunar com o ciclo das estaes e estabeleceram um sistema solar-lunar rudimentar, introduzindo no seu calendrio, de dois em dois anos, um novo ms, Mercedonius, cuja durao era de 22 ou 23 dias. Dessa forma, existia um ano de 377 dias e outro de 378 entre dois anos com 355 dias. Ao analisarmos a mdia a cada 4 anos, vemos que ela de 366,25 dias, 1 dia a mais que o ano trpico. Entretanto, as intercalaes de Mercedonius passaram a ser feitas de acordo com interesses polticos os Pontfices alongavam ou encurtavam o ano conforme as suas simpatias com que estava no poder. A desordem foi tanta que chegou ao ponto de o comeo do ano estar adiantado cerca de 3 meses em relao ao ciclo das estaes. Julio Cesar, ao chegar ao poder em Roma, estava decidido a acabar com o problema, chamando o astrnomo grego Sosgenes para que examinasse a situao. que concluiu que o Calendrio Romano estava 67 dias adiantado em relao ao ciclo das estaes. Jlio Csar, ento, ordenou que aquele ano (46 a.C.), alm do Mercedonius, existiriam mais 2 meses um de 33 e outro de 34 dias resultando em um ano civil de 445 dias, o maior de todos os tempos. Ficou conhecido como o Ano da Confuso. Depois disso, foi adotado o calendrio solar, conhecido por Juliano, que comeou a vigorar no ano 45 a.C., mediante um sistema que devia desenrolar-se por ciclos de quatro anos, com trs comuns de 365 dias e um bissexto de 366 dias, a fim de compensar as quase seis horas que havia de diferena para o ano trpico. Suprimiu-se o Mercedonius e Februarius passou a ser o segundo ms do ano. Como homenagem, o ms Quintilis passou a se chamar Julius (ver Tabela 3)

Tabela 3 - Meses do Calendrio Juliano

O CALENDRIO DE AUGUSTO CSAR


No ano 730 de Roma, o Senado romano decretou que Sextilis, passasse a chamar-se Augustus, pois durante este ms o imperador Csar Augusto ps fim guerra civil que desolava o povo romano. E para que o ms dedicado a Csar Augusto no tivesse menos dias que o dedicado a Jlio Csar, Augustus passou a ter 31 dias. Este dia saiu do ms de Februarius, que ficou com 28 dias nos anos comuns e 29 nos bissextos. Tambm para que no houvesse tantos meses seguidos com 31 dias, reduziram-se para 30 dias os meses de September e November, passando a ter 31 dias os de October e December. Assim se chegou a uma distribuio, sem lgica, dos dias pelos meses, que ainda hoje perdura, e que se transcreve com os nomes atuais em lngua portuguesa.

O ALFABETO INGLS
O alfabeto ingls composto por 26 letras, que so baseadas no alfabeto latino, e so: Maisculas: ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Minsculas: abcdefghijklmnopqrstuvwxyz Pronncia das letras: A - ei B - bi C - ci D - di E- i F - ef

G - gi H - eit I - ai J - djei K - quei L - el M - em N - en O - ou P - pi Q - quiu R - r S - s T - ti U - iu V - vi W - dbliu X - cs Y - uai Z - zi

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/1868944-alfabetoingl%C3%AAs/#ixzz1sUKJQC41

Vous aimerez peut-être aussi