Vous êtes sur la page 1sur 65

PROCESSO PENAL I P-2 Competncia 1.

. Conceito Competncia a delimitao do poder jurisdicional (fixa os limites dentro dos quais o juiz pode prestar a jurisdio). Aponta quais os casos que podem ser julgados pelo rgo do Poder Judicirio. , portanto, uma verdadeira medida da extenso do poder de julgar. 2. Critrios de Fixao O artigo 69 do Cdigo de Processo Penal estabelece os critrios de competncia. So eles: I o lugar da infrao; o domiclio ou residncia do ru; Observao: Os dois primeiros incisos determinam a competncia territorial ou foro competente. III a natureza da infrao; IV a distribuio; V a conexo ou continncia; VI a preveno; VII a prerrogativa de funo. Observao: a conexo e a continncia no so critrios de fixao de competncia, so critrios de modificao de competncia FIXAO DO JUZO COMPETENTE Preveno Concorrendo dois juzes ou mais, igualmente competentes, fixa-se a competncia pela preveno. Ocorre a preveno quando um dos juzes anteceder aos outros na prtica de algum ato do processo ou medida referente a esse, ainda que anterior ao oferecimento da denncia ou queixa. Geram preveno: Concesso de fiana; Decretao de Priso Preventiva; Decretao de Busca e Apreenso; Pedido de explicao em juzo nos crimes contra a honra.

Distribuio Se for constatado que no houve preveno, a fixao do juzo competente se dar por distribuio, que o sorteio para a fixao do juiz para a causa Conexo e Continncia A conexo e a continncia (artigo 69, inciso V, do Cdigo de Processo Penal) so critrios de modificao, de prorrogao da competncia e no de fixao. Conexo O artigo 76 do Cdigo de Processo Penal estabelece quando a competncia ser determinada pela conexo. A conexo existe quando duas ou mais infraes estiverem entrelaadas por um vnculo, um nexo, um liame que aconselha a juno dos processos. Nesse caso, as aes sero reunidas e julgadas em conjunto, simultaneus processus, a fim de se evitar o inconveniente de decises conflitantes na rea penal, bem como possibilitar ao juiz uma viso mais ampla do quadro probatrio. A conexo pode ser: Intersubjetiva por simultaneidade: quando as infraes houverem sido praticadas por vrias pessoas, sem vnculo subjetivo, ao mesmo tempo (exemplo: um caminho carregado de laranjas tomba, e vrios moradores da regio apanham as laranjas); por concurso: quando as infraes houverem sido praticadas por vrias pessoas, com vnculo subjetivo, embora diverso o tempo e o lugar; por reciprocidade: quando as infraes houverem sido praticadas por vrias pessoas, umas contra as outras. Objetiva teleolgica: quando as infraes houverem sido praticadas para assegurar a execuo de outra (exemplo: mata-se o segurana para seqestrar o empresrio); conseqencial: quando as infraes houverem sido praticadas para garantir a ocultao de outra (garantir que a existncia da infrao permanea desconhecida), para garantir a impunidade (garantir que a autoria da infrao permanea desconhecida), ou para assegurar a vantagem (produto do crime). Instrumental ou probatria quando a prova de uma infrao ou qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao (exemplo: prova de um crime de furto em relao receptao).

Continncia O artigo 77 do Cdigo de Processo Penal estabelece quando a competncia ser determinada pela continncia. A continncia pode ser: Subjetiva: quando duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infrao, configurando-se concurso de agentes. Ateno! Na conexo intersubjetiva so duas ou mais infraes, na continncia subjetiva h apenas uma infrao. Objetiva concurso formal (artigo 70, 1. parte, do Cdigo Penal); aberratio ictus erro na execuo com resultado duplo (artigo 73, parte final, do Cdigo Penal); aberratio criminis resultado diverso do pretendido com resultado duplo (artigo 74, parte final, do Cdigo Penal). O artigo 78 do Cdigo de Processo Penal determina qual o foro deve prevalecer em caso de conexo e continncia: I Concurso entre jurisdies de categorias diversas (instncias diferentes): prevalece a mais graduada. Exemplo: Tribunal de Justia e juiz singular prevalece o Tribunal de Justia. Se a conexo for entre crime de competncia da Justia Estadual e da Justia Federal, para o Prof. Tourinho, so jurisdies de mesma categoria; para a jurisprudncia, a Justia Federal especial em relao Justia Estadual. A Smula n. 122 do Superior Tribunal de Justia decidiu a questo, determinando que: Compete Justia Federal o processo e julgamento unificado dos crimes conexos de competncia federal e estadual, no se aplicando a regra do artigo 78, inciso II, a, do Cdigo de Processo Penal II Concurso de jurisdies de mesma categoria: prepondera o local da infrao mais grave, isto , qual for cominada pena mais grave (a pena de recluso mais grave que a de deteno que mais grave que a priso simples). Se a pena mxima for igual, compara-se a pena mnima; sendo iguais as penas (mxima e mnima), prevalece o local onde foi praticado o maior nmero de crimes; se nenhum desses casos fixar a competncia, utiliza-se o critrio da preveno. III Competncia do Jri e de outro rgo da jurisdio comum: prevalecer a competncia do Jri. Observao: se o crime for eleitoral e doloso contra a vida, os processos sero julgados separadamente, no haver a reunio de processos, pois a competncia de ambos fixada na Constituio Federal/88. IV Concurso entre Jurisdio Comum e Jurisdio Especial: prevalecer a Especial. V Concurso entre Jurisdio Eleitoral e Jurisdio Comum, prevalecer a Jurisdio Eleitoral.

No sero reunidos os processos para julgamento em conjunto nos casos do artigo 79 do Cdigo de Processo Penal: I concurso entre jurisdio comum e militar Smula n. 90 do Superior Tribunal de Justia Compete Justia Estadual Militar processar e julgar o policial militar pela prtica de crime militar, e Comum pela prtica do crime comum simultneo quele. II concurso entre Justia Comum e Justia da Infncia e Juventude. 1. Supervenincia de doena mental a um dos co-rus (suspende-se o processo do enfermo); 2. Co-ru revel que no possa ser julgado revelia (infrao inafianvel, no comparece no Tribunal do Jri, citao por edital) e na ciso do julgamento durante a sesso plenria do Jri (artigo 461 do Cdigo de Processo Penal). O artigo 80 do Cdigo de Processo Penal determina os casos em que a separao dos processos facultativa, apesar da conexo e continncia: se as vrias infraes forem praticadas em diferentes condies de tempo e lugar; se excessivo o nmero de acusados; se, por outro motivo relevante, o juiz julgar conveniente a separao (o juiz tem discricionariedade para determinar isso). Perpetuao da Competncia (Perpetuatio Jurisdicionis) A vis atractiva, efeito principal da conexo e continncia, desloca para a competncia de um mesmo julgador os crimes conexos aos de sua competncia. Se o juiz ou o Tribunal absolver ou desclassificar o crime de sua competncia, continuar competente para o julgamento das demais infraes (artigo 81 do Cdigo de Processo Penal). Exemplo: concurso de agentes juiz e escrivo cometem crime de furto. Os dois sero julgados pelo Tribunal de Justia vis atractiva. Se o juiz for absolvido, o escrivo continua a ser julgado pelo Tribunal de Justia. Exceo: no Jri, se o juiz monocrtico desclassificar, impronunciar ou absolver sumariamente o acusado, de maneira que exclua a competncia do Jri, remeter o processo ao juiz competente (artigo 81, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal). O juiz aguarda o trnsito em julgado e remete os autos ao juiz competente (que pode ser ele mesmo se a comarca for pequena, devendo aguardar o trnsito em julgado). Se os jurados desclassificam o crime, a competncia para o julgamento da infrao passa para o juiz-presidente, que ter de proferir a deciso naquela mesma sesso. Caso haja crimes conexos, a desclassificao tambm desloca para o juiz-presidente a competncia para seu julgamento, diante da clara redao do artigo 492, 2., do Cdigo de Processo Penal. tambm o entendimento do Supremo Tribunal Federal. Se, no entanto, o Jri absolver o acusado da imputao por crime doloso contra a vida, continuar competente para a apreciao dos conexos, pois s pode proferir absolvio quem se julga competente para analisar o fato.

Avocao de Processos (Artigo 82 do Cdigo de Processo Penal) Se, mesmo ocorrendo conexo ou continncia, foram instaurados vrios processos, a autoridade prevalente deve avocar para si os processos que corram perante outros juzes, se ainda no foram julgados em sentena definitiva. Se j houver sentena definitiva, isto , julgamento de mrito, a unificao dos processos se dar posteriormente, na execuo, para efeitos de soma ou unificao das penas. 3. COMPETNCIA EM RAZO DO LOCAL DA INFRAO 3.1. Foro Foro o territrio dentro do qual determinado rgo judicial exerce sua parcela de jurisdio. Foro da Justia Estadual: 1. instncia comarca 2. instncia Estado Foro da Justia Federal: 1. instncia seo judiciria 2. instncia Regio Teorias Adotadas A competncia ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo (artigo 70 do Cdigo de Processo Penal). No caso de um crime ser praticado em territrio nacional e o resultado ser produzido no estrangeiro (crimes a distncia ou de espao mximo), aplica-se a teoria da ubiqidade, prevista no artigo 6. do Cdigo Penal: o foro competente ser tanto o do lugar em que ocorreu a ao ou omisso, quanto o do local onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. No caso da conduta e do resultado ocorrerem dentro do territrio nacional, mas em locais diferentes (delito plurilocal) aplica-se a teoria do resultado prevista no artigo 70 do Cdigo de Processo Penal: a competncia ser determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo. No caso dos crimes de menor potencial ofensivo, sujeitos ao procedimento da Lei n. 9.099/95, adotou-se a teoria da atividade. Esta a redao do artigo 63 da lei: A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal. Assim, entendemos que a infrao praticada no local da ao ou omisso. Esse o entendimento da Prof. Ada Pellegrini Grinover. H na doutrina, entretanto, pensamento diverso: para o Prof. Mirabete, o foro competente ser o local da ao ou do resultado (teoria da ubiqidade); para o Prof. Tourinho, o foro competente ser o local do resultado (teoria do resultado

Regras Especiais a) Fraude no pagamento por meio de cheque (artigo 171, 2., inciso VI, do Cdigo Penal) Trata-se do crime de estelionato, sob a modalidade da emisso dolosa de cheque sem proviso de fundos. O crime se consuma quando o banco sacado recusa o pagamento. O foro competente ser o do local onde se deu a recusa do pagamento pelo sacado. Esse o entendimento consubstanciado nas Smulas n. 521 do Supremo Tribunal Federal e n. 244 do Superior Tribunal de Justia Estelionato cometido mediante falsificao de cheque O foro competente o local da obteno da vantagem ilcita, conforme entendimento da Smula n. 48 do Superior Tribunal de Justia. Exemplo: Adonilza encontra uma folha de cheque na rua, vai at uma loja e faz uma compra, fazendo-se passar por titular do cheque. O lojista enganado entrega a mercadoria. O foro competente o local da loja Homicdio No homicdio, quando a morte produzida em local diverso daquele em que foi realizada a conduta, a jurisprudncia entende que o foro competente o da ao ou omisso, e no o do resultado (Superior Tribunal de Justia, 5. T., RHC 793, DJU, 5 nov. 1990, p. 12435). Esta posio majoritria na jurisprudncia, e tem por fundamento a maior facilidade que as partes tm de produzir provas no local em que ocorreu a conduta. Contudo, ela contrria letra expressa da lei, que dispe competente o foro do local do resultado. Crime de falso testemunho praticado mediante precatria A jurisprudncia entende que o foro competente ser o juzo deprecado. Assim, o local onde ocorreu a oitiva da testemunha ser o competente. Crime permanente Crime permanente aquele cuja consumao se prolonga no tempo. Exemplo: um empresrio seqestrado em So Paulo levado para cativeiro em Campinas; depois o cativeiro mudado para Americana. A consumao desse crime ocorreu em todos esse lugares. A competncia, nesse caso, fixa-se pela preveno (artigo 71 do Cdigo de Processo Penal). Crime que se consuma na divisa entre duas comarcas A competncia ser firmada pela preveno (artigo 70, 3., do Cdigo de Processo Penal). Crime a distncia (ou de espao mximo) aquele cujo iter criminis envolve o territrio de dois ou mais pases. Se a execuo se inicia no Brasil, ser competente o local do ltimo ato executrio no territrio nacional. Se a execuo se inicia no exterior, ser competente o local em que ocorreu ou deveria ocorrer a consumao em territrio nacional. Exemplo: terrorista envia carta-bomba da Argentina para

explodir em So Paulo, sendo que a exploso no vem a acontecer. O foro competente para propor a ao ser So Paulo. Crime praticado no exterior Crime cometido por brasileiro no exterior. A execuo e a consumao do crime ocorreram no exterior, entretanto, ser julgado pelas leis brasileiras em razo da extraterritorialidade da lei penal. O foro competente para julgar o acusado ser o da capital do Estado do seu ltimo domiclio. Se o ru nunca teve domiclio no Brasil, ser competente o juzo do Distrito Federal (artigo 88 do Cdigo de Processo Penal Crime praticado a bordo de embarcao O foro competente ser o local do porto nacional onde ocorreu o primeiro atracamento aps o crime ou o porto de onde a embarcao saiu do Brasil para o exterior. Para os crimes cometidos a bordo de aeronave, utiliza-se a mesma regra: o foro competente ser o local do aeroporto onde ocorreu o primeiro pouso aps o crime ou o aeroporto de onde decolou a aeronave antes do crime. Observao: Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar ( 1. do artigo 5. do Cdigo Penal). Domiclio ou Residncia Critrio Subsidirio Conforme o artigo 72 do Cdigo de Processo Penal, no sendo conhecido o lugar da infrao, a competncia regular-se- pelo domiclio ou residncia do ru. Exemplo: uma passageira de um nibus que fazia o percurso So Paulo/Bahia, ao desembarcar, percebe que teve sua carteira furtada. O nibus esteve o tempo todo em trnsito, no havendo como precisar o local da infrao. A ao ser proposta no local do domiclio ou residncia do ru. Se o ru tiver mais de um domiclio, conforme o artigo 72, 1., do Cdigo de Processo Penal, a competncia firmar-se- pela preveno. Caso o ru no tenha domiclio certo, ou seja, ignorado seu paradeiro, ser competente o juiz que primeiro tomou conhecimento do fato. Na ao penal privada, o ofendido poder preferir o foro do domiclio ou residncia do ru, mesmo quando conhecido o lugar da infrao. O critrio optativo, de acordo com o artigo 73 do Cdigo de Processo Penal. COMPETNCIA EM RAZO DA MATRIA Conforme a natureza da infrao, a ao ser julgada por uma determinada justia competente. Organizao da Justia Penal: Comum Federal e Estadual (a Justia Estadual tambm conhecida como residual; sua competncia compreende o que no for da competncia das Justias Eleitoral, Militar e Federal).

Especial Eleitoral (artigo 121 da Constituio Federal/88) e Militar (artigo 124 da Constituio Federal/88). Justia Eleitoral estruturada em trs nveis: Tribunal Superior Eleitoral (Braslia) Tribunal Regional Eleitoral (capital do Estado) Juiz Eleitoral (Juzes de Direito da Justia Estadual) Tem competncia para julgar: crimes eleitorais definidos no Cdigo Eleitoral; crimes eleitorais previstos nas leis extravagantes. Justia Militar a) Justia Militar Federal Superior Tribunal Militar (Braslia 2. instncia) Auditorias Militares compostas por um juiz togado e quatro oficiais (1. instncia). b) Justia Militar Estadual Tribunal de Justia Militar ou Tribunal de Justia (para os Estados que no possuem TJM 2. instncia) Auditorias Militares compostas por um juiz togado e quatro oficiais (1. instncia). Sero Julgados pela Justia Militar Federal: Integrantes das foras armadas (Exrcito, Marinha e Aeronutica) que pratiquem crime definido como militar. Civil que pratique crime contra instituio militar federal. Observao: assim dispe a Smula n. 53 do Superior Tribunal de Justia: Compete Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais. Assim, se o civil cometer crime contra instituio militar federal ser julgado pela justia militar federal; se o civil cometer crime contra instituio militar estadual, ser julgado pela justia comum estadual. Sero julgados pela Justia Militar Estadual (artigo 125, 4., da Constituio Federal/88): policiais militares e bombeiros militares, nos crimes definidos em lei como militares.

Crimes Militares: Propriamente militar ou prprio: so aqueles definidos no Cdigo Penal Militar (Decreto-lei n. 1.001/69), sem equivalente na justia penal comum. Exemplo: motim, dormir em servio, desero, insubordinao. Impropriamente militar ou imprprio: so aqueles crimes definidos na legislao militar com equivalente na lei penal comum. Exemplo: leses corporais. Os crimes militares prprios so julgados pela justia militar. Com relao aos crimes militares imprprios, o Cdigo Penal Militar estabelece em seu artigo 9., inciso II, as situaes em que o crime praticado em situao de servio. Nesse caso, ou seja, se o crime for praticado pelo militar em servio, ser crime militar. Se o militar no estiver em servio, ser julgado pela justia comum. Se o militar em servio pratica crime no definido no Cdigo Penal Militar, ser julgado pela Justia Comum. Exemplo: crime de abuso de autoridade Lei n. 4.898/65. Smula n. 6 do Superior Tribunal de Justia: Compete Justia Comum Estadual processar e julgar delito decorrente de acidentes de trnsito envolvendo viatura militar, salvo se autor e vtima forem policiais militares em situao de atividade. Smula n. 75 do Superior Tribunal de Justia: Compete Justia Comum Estadual processar e julgar o policial militar acusado de facilitao de fuga de preso em estabelecimento penitencirio. Smula n. 78 do Superior Tribunal de Justia: O policial militar ser julgado pela Justia Militar Estadual de seu Estado, ainda que o crime seja praticado em outro Estado. Smula n. 172 do Superior Tribunal de Justia: Compete Justia Comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. Justia Comum Federal O artigo 109 da Constituio Federal estabelece os crimes de competncia da Justia Federal: Crimes polticos A lei no define o que crime poltico. Os doutrinadores estabelecem dois critrios: subjetivo: leva em conta a finalidade, que deve ser poltica; objetivo: leva em conta o bem jurdico violado (crimes que violem o Regime Democrtico ou praticado contra as Instituies Polticas); crimes enquadrados na Lei de Segurana Nacional. Crimes praticados em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas autarquias ou empresas pblicas Crimes praticados contra funcionrio pblico federal, quando relacionados com o exerccio da funo, so julgados pela Justia Federal, conforme a Smula n. 147 do Superior Tribunal de Justia. Tambm so de competncia da Justia Federal os crimes praticados por servidor pblico federal no exerccio de suas funes.

Conforme a Smula n. 38 do Superior Tribunal de Justia, as contravenes praticadas em detrimento de bens ou interesses da Unio sero julgadas pela Justia Comum Estadual. So de competncia da Justia Comum Estadual os crimes praticados contra sociedade de economia mista (Smula n. 42 do Superior Tribunal de Justia). So de competncia da Justia Comum Estadual os crimes praticados por indgena ou contra ele (Smula n. 140 do Superior Tribunal de Justia). Crimes a Distncia previstos em tratado ou conveno internacional A exemplo dos crimes de trfico internacional de entorpecentes, trfico internacional de crianas e trfico internacional de mulheres. d) Crimes praticados a bordo de navio ou aeronave, ressalvada a competncia da Justia Militar As embarcaes de pequeno porte so de competncia da Justia Comum Estadual. Crimes contra a organizao do trabalho Trata-se de crimes contra a organizao coletiva do trabalho. Crimes de ingresso ou permanncia irregular de estrangeiro Fatos definidos no Estatuto do Estrangeiro (Lei n. 6.815/80). Justia Comum Estadual Tem competncia residual. Sua competncia encontrada por excluso. Assim, se o crime no for militar, eleitoral e no estiver inserido na competncia da Justia Comum Federal, ser julgado pela Justia Comum Estadual. COMPETNCIA PELA PRERROGATIVA DE FUNO O foro por prerrogativa de funo no privilgio pessoal, mas sim garantia inerente a cargo ou funo. A razo do legislador, ao atribuir o julgamento a um rgo colegiado, evitar que um juiz monocrtico pudesse ceder a eventuais presses, comprometendo sua imparcialidade. Assim, trata-se de uma garantia sociedade, pois o que se busca a imparcialidade do julgador. A Lei n. 8.038/90 dispe sobre o procedimento para os processos perante o Superior Tribunal de Justia e Supremo Tribunal Federal. Antes de receber a denncia ou a queixa, o Tribunal deve notificar a autoridade para apresentar, em 15 dias, a defesa preliminar. oportunidade de defesa para a autoridade. O Tribunal pode, alm de receber ou rejeitar a inicial, julgar improcedente a acusao. No possvel interposio de recurso visando ao reexame de prova. Fases do procedimento no Tribunal: 1) oferecimento da denncia ou queixa; 2) defesa preliminar; 3) recebimento da denncia ou queixa, com fundamentao; 4) citao; 5) interrogatrio; 6) depoimento; 7) audincia de instruo; 8) diligncias; 9) alegaes finais; 10) sentena. Se a infrao for cometida:

Por quem tem prerrogativa de funo (exemplo: prefeito) e uma pessoa sem prerrogativa, ambos sero julgados pelo Tribunal de Justia, pela continncia. Por duas pessoas que tm prerrogativa de funo, por exemplo, prefeito (Tribunal de Justia) e senador (Supremo Tribunal Federal). So competncias fixadas pela Constituio Federal/88, no podendo ser reunidas para o julgamento em conjunto, pois a continncia prevista no Cdigo de Processo Penal infraconstitucional; ocorrer, portanto, a disjuno A competncia para oferecer a denncia do Procurador-Geral da Repblica (PGR), quando for competente o Supremo Tribunal Federal, e do Procurador-Geral da Justia (PGJ), quando for competente o Tribunal de Justia. Se um deputado estadual comete crime doloso contra a vida, a quem competir o julgamento? H duas posies. Para uma primeira corrente, o deputado estadual dever ser julgado pelo jri popular, ante a falta de previso expressa de foro especial na Lei Maior, a qual manda aplicar-lhe apenas suas regras sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remunerao, perda de mandato, licena, impedimentos e incorporao s Foras Armadas (artigo 27, 1.). certo que nada impede venham as constituies estaduais a adotar o foro especial, mas, no o tendo feito a Carta Federal, esta competncia no poderia prevalecer sobre a constitucional do Jri (artigo 5., inciso XXXVIII, alnea d). O entendimento que nos parece mais correto, no entanto, o de que, tendo a Carta Magna estabelecido foro especial para os membros do Poder Legislativo da Unio, os Estados, ao repetir em suas constituies idntica garantia para seus parlamentares, esto refletindo em seus textos o dispositivo da Lei Maior. No h qualquer tipo de inovao porque o foro por prerrogativa de funo para deputados estaduais est em perfeita sincronia com a Constituio Federal. Esse paralelismo significa que o privilgio estadual consta tambm da Carta Federal e, por esta razo, sobrepe-se competncia do Jri. A prerrogativa de funo vigora enquanto durar o exerccio do cargo ou funo, independentemente do momento em que foi praticado o delito (a Smula 394 do Supremo Tribunal Federal, que dispunha em sentido contrrio, foi cancelada em 25 de agosto de 1999). Exemplo: uma pessoa pratica um crime, o processo se inicia perante juiz comum. O infrator, ento, eleito deputado federal. O processo, j em andamento, ser remetido para o Supremo Tribunal Federal. Se o processo no alcana seu fim, e acaba o mandato, retorna para o juiz comum. Outro exemplo: se um deputado federal, durante o exerccio do mandato, comete um crime, ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Se o processo no alcana seu fim e o mandato acaba, ser remetido para o juiz comum. Ainda que o crime seja praticado em outra unidade da Federao, a competncia continua sendo a do Tribunal que tem competncia para julg-lo. Competncia Para Julgar Crimes Comuns O Supremo Tribunal Federal tem competncia para julgar por crimes comuns (crimes e contravenes) e por crimes eleitorais:

Prprios Ministros do Supremo Tribunal Federal; Presidente e Vice-Presidente da Repblica; Ministros de Estado; Ministros de Tribunais Superiores e Tribunal de Contas da Unio; Comandantes da Marinha, Exrcito e Aeronutica; Parlamentares federais; Agentes diplomticos; Procurador-Geral da Repblica. O Superior Tribunal de Justia tem competncia para julgar todas as infraes penais, salvo crimes eleitorais (neste caso, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral apreciar a questo), cometidas por: Governador; Desembargadores dos Tribunais de Justias dos Estados; Membros do Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas do Municpio e do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante Tribunais. O Tribunal Regional Federal tem competncia para julgar todas as infraes penais, salvo nos crimes eleitorais, cometidas por: Juzes federais da rea de sua jurisdio; Juzes do Trabalho; Juzes militares; Prefeito Municipal, nos crimes de competncia da Justia Federal; Membros do Ministrio Pblico da Unio. Ao Tribunal Regional Eleitoral compete julgar os crimes eleitorais cometidos por: Juzes federais e estaduais; Membros do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados; Prefeitos, nos crimes eleitorais. O Tribunal de Justia tem competncia para julgar as infraes penais comuns cometidas por: Juzes de Direito; Juzes da Justia Militar estadual e juzes de Alada;

Membros do Ministrio Pblico estadual; Prefeitos municipais Prefeito Municipal: Tribunal de Justia crime comum e doloso contra a vida; Tribunal Regional Eleitoral crime eleitoral; Tribunal Regional Federal crimes de competncia da Justia Federal. Juiz de Direito e Membro do Ministrio Pblico estadual: Tribunal de Justia crime comum; Tribunal Regional Eleitoral crime eleitoral. Juiz federal: Tribunal Regional Federal crime comum; Tribunal Regional Eleitoral crime eleitoral. A Constituio Estadual de So Paulo estabelece foro especial no Tribunal de Justia para julgar os crimes comuns cometidos por: Vice-Governador; Deputado estadual; Secretrio de Estado; Procurador-Geral de Justia; Procurador-Geral do Estado; Defensor Pblico Geral; Prefeitos municipais; Juzes dos Tribunais de Alada e da Justia Militar; Juzes de Direito e os auditores da Justia Militar; Membros do Ministrio Pblico; Comandante-Geral da Polcia Militar; Delegado-Geral de Polcia. Todas essas autoridades, se cometerem crime federal, sero processadas no Tribunal Regional Federal. o entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Tribunal de Justia Militar tem competncia para julgar crimes militares Constituio Estadual de So Paulo: Comandante-Geral da Polcia Militar; Chefe da Casa Militar. O Ministrio Pblico do Distrito Federal atua perante a Justia Distrital. Se um de seus membros comete um crime, ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1. Regio; isso porque ramo do Ministrio Pblico da Unio, apesar de atuar na Justia Distrital. Exceo da Verdade Nos termos do artigo 85 do Cdigo de Processo Penal, nos processos por crime contra a honra, em que o querelante tiver foro especial no Supremo Tribunal Federal ou no Tribunal de Apelao, a esses caber o julgamento da exceo da verdade. No cabe a oposio de exceo da verdade: Na calnia: se o fato imputado a algum for crime de ao penal privada, e ele no for condenado; se o fato imputado ao Presidente da Repblica ou a Chefe de Governo estrangeiro; se, do crime imputado, embora de ao penal pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel A exceo da verdade questo prejudicial homognea, pois anterior ao mrito e pode ser objeto de processo autnomo. Deve ser oposta quando da defesa prvia; mas para alguns esse prazo no fatal, pois questo de mrito, e o prazo fatal caracterizaria o cerceamento de defesa. H posicionamentos contrrios. Oposta a exceo, o querelante tem dois dias para contest-la. Poder arrolar no mximo oito testemunhas. Se na queixa j tiver arrolado quatro testemunhas, poder arrolar mais quatro na contestao da exceo, at completar o nmero legal. Isso porque, embora o crime seja punido com deteno, o rito ordinrio. Conforme o artigo 85, do Cdigo de Processo Penal, a exceo ser julgada pelo Tribunal competente. Se o Tribunal julga procedente a exceo, o mrito ser julgado improcedente. Se julga improcedente a exceo, o mrito ser julgado procedente ou improcedente. Observao: o Tribunal s faz o julgamento da exceo, as testemunhas so ouvidas em 1. instncia. Depois de julgar a exceo, o Tribunal devolve o processo para ser julgado, em 1. instncia, o mrito.

Processo Penal Cautelar


As novas regras das prises e da liberdade provisria: medidas cautelares pessoais Lei 12403/11 Natureza cautelar de toda priso antes do transito em julgado Ampliadas alternativas para proteo do processo com a instituio de outras medidas cautelares Crticas

Provisria priso sempre! Liberdade regra Priso pena aps trnsito em julgado - no perptua.... Todas as prises so provisrias! Snteses conclusivas 1 Distino conceitual: priso, medida cautelar e liberdade provisria igual funo acautelamento da jurisdio; 2 Medidas cautelares - independente de priso prvia admitidas na fase de inqurito e na fase processual 3 As medidas cautelares diversas da priso podem substituir o flagrante quando no couber a preventiva 4 Liberdade provisria uma modalidade de restituio da liberdade aps o flagrante 5 Decretao da preventiva autonomamente ou em substituio a alguma medida previamente imposta mas que fora descumprida 6 Preventiva decretada como converso da priso em flagrante e insuficiente as demais cautelares; 7 Substituio da preventiva por uma cautelar menos gravosa, se mais adequada e suficiente; 8 Autonomamente ou em substituio a preventiva segue os requisitos do art 312 CPP 9 Nenhuma medida cautelar pode ser imposta se no for cominada a infrao pena privativa de liberdade, tampouco para os crimes em que se admite transao penal ou suspenso condicional do processo; 10 Crimes culposos, via de regra no se admite a imposio de qualquer medida cautelar, somente excepcionalmente Princpio da Inocncia Art. 5 CF/88 LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. LXI ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

Priso
Fundamentao :Necessidade + Indispensabilidade + Ordem escrita de autoridade judiciria competente

Finalidade: preservao da efetividade do processo Art. 283 CPP Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, em decorrncia de sentena penal condenatria transitada em julgado ou, no curso da investigao ou do processo, em virtude de priso temporria e priso preventiva. Art.387 CPP Pargrafo nico . O juiz decidir, fundamentadamente, sobre a manuteno ou, se for o caso, imposio de priso preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuzo do conhecimento da apelao que vier a ser interposta. Smula 347 STF O conhecimento de recurso de apelao do ru independe de sua priso Priso cautelar - depende de ordem judicial fundamentada. - pode ser decretada at a sentena condenatria - fundamenta-se nas razes da preventiva Outras medidas cautelares: fundamentao, necessidade e adequao Medidas Cautelares Fumus boni iuris Periculum in mora Fumus comissi delicti Lei 12.403/11 Prises Medidas cautelares diversas (ex. fiana, comparecimento...) Art.282 . As medidas cautelares previstas neste Ttulo devero ser aplicadas observando-se a: I necessidade para aplicao da Lei penal, par investigao ou a instruo criminal e, nos casos, expressamente previstos, para evitar a prtica de infraes penais; II adequao da medida gravidade do crime, circunstncias do fato e condies pessoais do indiciado e do acusado

Priso Preventiva
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada para garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por foras das outras medidas cautelaresv(art.282, 4, CPP) Necessidade + Adequao Garantia da aplicao da Lei penal Conveninica da investigao ou da instruo criminal Gravidade + condies pessoais Proporcionalidade Proibio de excesso mxima efetividade das normas constitucionais validade e alcance Ponderao Preventiva Gravidade do fato Natureza da ao Priso em flagrante convertida... Nenhuma providncia cautelar pode ser superior ao resultado final do processo a que se destina tutelar Medidas Cautelares, diversas das prises Art. 319 So medidas cautelares diversas da priso: I - comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; II - proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infraes; III - proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; IV - proibio de ausentar-se da Comarca quando a permanncia seja conveniente ou necessria para a investigao ou instruo; V - recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residncia e trabalho fixos;

VI - suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais; VII - internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao; VIII - fiana, nas infraes que a admitem, para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstruo do seu andamento ou em caso de resistncia injustificada ordem judicial; IX - monitorao eletrnica. Priso em Flagrante Priso Temporria

Flagrante
A palavra flagrante vem do latim, significando queimar. Flagrante delito o crime que ainda queima, isto , que est sendo cometido ou acabou de s-lo. A priso em flagrante uma medida restritiva da liberdade de natureza processual e cautelar. Consiste na priso independente de ordem escrita e fundamentada de juiz competente de quem surpreendido enquanto comete ou acaba de cometer a infrao penal. Aplica-se tambm contraveno. Espcies de flagrante Flagrante prprio: o flagrante propriamente dito, real ou verdadeiro. O agente preso enquanto est cometendo a infrao penal ou assim que acaba de comet-la art. 302, incs. I e II, do Cdigo de Processo Penal. Flagrante imprprio: o flagrante irreal ou quase-flagrante. O agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao art. 302, inc. III, do Cdigo Penal. Flagrante presumido: o flagrante ficto ou assimilado. O agente do delito encontrado, logo depois, com papis, instrumentos, armas ou objetos que fazem presumir ser ele o autor do delito art. 302, inc. IV, do Cdigo de Processo Penal. Flagrante compulsrio: as autoridades policiais e seus agentes tm o dever de efetuar a priso em flagrante, no possuindo qualquer discricionariedade. Flagrante facultativo: a faculdade que qualquer um do povo tem de efetuar ou no a priso em flagrante, conforme os critrios de convenincia e oportunidade. Flagrante preparado ou provocado: o delito de ensaio, delito de experincia, delito putativo por obra do agente provocador. Ocorre quando algum, de forma insidiosa, provoca o agente prtica de um crime e, ao mesmo tempo, toma providncias para que ele no se consume. No flagrante preparado, o policial ou terceiro induz o agente a praticar o delito e o prende logo em seguida, em flagrante. O Supremo Tribunal Federal considera atpica a conduta, conforme a Smula n. 145.

Flagrante esperado: essa hiptese vlida. O policial ou terceiro esperam a prtica do delito para prender o agente em flagrante. No h qualquer induzimento. Flagrante prorrogado: o flagrante previsto no art. 2., inc. II, da Lei n. 9.034/95, que trata das organizaes criminosas. O policial tem a discricionariedade para deixar de efetuar a priso em flagrante no momento da prtica delituosa, tendo em vista um momento mais importante para a investigao criminal e para a colheita de provas. S possvel nesses crimes. Flagrante forjado: o flagrante maquinado, fabricado ou urdido. Policiais ou terceiros criam provas de um crime inexistente para prender em flagrante. Exemplo: o policial, ao revistar o carro, afirma ter encontrado drogas, quando na verdade foi ele quem colocou a droga dentro do carro, visando a incriminao. Apesar da dificuldade de sua prova, quando ela se d considerado crime inexistente, e o policial responde por abuso de autoridade. A ao penal privada no impede a priso em flagrante, desde que o ofendido autorize a lavratura do auto ou a ratifique no prazo da entrega da nota de culpa, ou seja, em 24h. No podem ser presos em flagrante: Menor de 18 anos (menor apreendido). Diplomatas estrangeiros. Presidente da Repblica. Agente que socorre a vtima de trnsito art. 301 da Lei n. 9.503/97. Aquele que se apresenta espontaneamente autoridade aps o cometimento do delito. Nada impede, entretanto, que lhe seja decretada a priso preventiva, se necessrio. Podem ser presos em flagrante apenas nos crimes inafianveis: membros do Congresso Nacional; deputados estaduais; magistrados; membros do Ministrio Pblico; advogados no exerccio da profisso. Priso Temporria A priso temporria no est prevista no Cdigo de Processo Penal, mas na Lei n. 7.960/89. Suas principais caractersticas so: Somente decretada durante o inqurito policial. Nunca pode ser decretada de ofcio, somente por requerimento do Ministrio Pblico ou representao da autoridade policial.

Tem prazo determinado. Esgotado o prazo, o acusado deve ser solto. Em regra, o prazo de 5 dias, prorrogveis por mais 5 em caso de extrema e comprovada necessidade. Nos crimes hediondos e assemelhados (Lei n. 8.072/90), o prazo de 30 dias prorrogveis. Apesar de ter prazo predeterminado, pode ser revogada antes disso. uma priso de natureza cautelar, s tem razo de ser quando necessria. Aps esgotado o prazo, o acusado pode continuar preso, se houver a converso da priso temporria em priso preventiva. Priso Temporria O art. 1. da Lei n. 7.960/89 determina os requisitos necessrios para a decretao da priso temporria. So eles: quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial; quando o indiciado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos suficientes para sua identificao; quando houver fundadas razes provas de o agente ser autor ou ter participado dos seguintes crimes:

atentado violento ao pudor; crimes contra o sistema financeiro nacional; extorso; extorso mediante seqestro; estupro; epidemia com resultado morte; envenenamento de gua potvel ou de substncia alimentcia ou medicinal, qualificados por morte; genocdio; homicdio doloso; quadrilha ou bando; roubo; rapto violento; seqestro ou crcere privado; trfico de drogas. O rol do art. 1., inc. III, da Lei n. 7.960/89 taxativo, mas no se esgota ali; a Lei n. 8.072/90 o complementa.

Os requisitos do art. 1., incs. I a III, so alternativos ou cumulativos? Uma primeira corrente, sustentada pelos Profs. Tourinho e Mirabete, afirma que os requisitos so alternativos. Uma segunda, sustentada pelo Prof. Scarance, estabelece que os requisitos so cumulativos e que todos devem estar presentes para que seja decretada a temporria. Inviabiliza, na prtica, a aplicao da lei.. Uma terceira corrente, sustentada pelo Prof. Vicente Greco Filho, entende que os requisitos so alternativos, porm, o juiz s poder decretar a priso temporria se presentes os fundamentos da preventiva (GOP, GOE, GALP, CIC). Uma quarta, sustentada pelos Profs. Damsio De Jesus e Magalhes Gomes Filho, sustenta que, como em toda priso cautelar, devem estar presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora. Na temporria, o periculum in mora o requisito do art. 1., incs. I ou II, da Lei n. 7.960/89; e o fumus boni iuris o requisito do art. 1., inc. III, da Lei 7.960/89. O juiz, portanto, no caso concreto, vai decretar a temporria se estiverem presentes: o inc. III combinado com o inc. I; o inc. III combinado com o inc. II. a posio dominante e acolhida pela jurisprudncia.

DOS ATOS DE COMUNICAO PROCESSUAL CITAO E INTIMAO


Fato: acontecimento da vida Fato jurdico: qualquer fato considerado pelo direito objetivo Fato processual penal: fato jurdico com efeito processual penal. Atos processuais so condutas humanas realizadas no processo. Os atos processuais possuem determinada forma, um modelo prescrito pela lei, sob pena de invalidade. Entretanto, em virtude dos princpios da economia processual e da instrumentalidade das formas, o ato ser aproveitado, sem prejuzo da forma desde que atinja a finalidade preconizada pelo legislador. A lei a potncia do ato. O ato a realizao do que indica a lei.

Atos processuais:
a) objetivos funo, estrutura, finalidade e natureza dos atos b) subjetivos - pessoas - das partes ou do juiz

Atos das partes:


a) postulatrios proposies; b) de instruo convencimento; c) reais documento; d) dispositivos (negcios jurdicos processuais) voluntrios (no comparece), volitivos (visa criar uma situao jurdica), intencionais (renncia);

Atos judiciais:
a) Despachos: so os atos judiciais sem carga decisria, incapazes de trazer prejuzo s partes e que determinam a marcha do processo. Os despachos, em regra, so irrecorrveis; excepcionalmente admite-se correio parcial ou mesmo habeas corpus. b) Decises meramente interlocutrias:

simples: resolvem questes incidentes no processo sem ingressar no mrito da causa, como, por exemplo, concesso de liberdade provisria e relaxamento da priso em flagrante. As decises interlocutrias simples so, via de regra, irrecorrveis; porm, se houver previso no art. 581 do Cdigo de Processo Penal, caber recurso em sentido estrito.

mistas: no-terminativas: encerram uma fase, uma etapa processual, sem pr fim ao processo. Ex.: deciso de pronncia.

terminativas: encerram o processo sem julgamento do mrito. Ex.: deciso de impronncia.

As decises interlocutrias mistas (assim como as sentenas terminativas de mrito) so recorrveis. cabvel o recurso em sentido estrito se estiver previsto no rol do art. 581 do Cdigo de Processo Penal, ou apelao, caso prevista no art. 593 do Cdigo de Processo Penal. c) Sentenas:

terminativa de mrito: a deciso que julga o mrito sem condenar ou absolver o ru, como, por exemplo, extino da punibilidade. recorrvel via recurso em sentido estrito, ou apelao;

absolutria: prpria: julga improcedente a pretenso punitiva e no impe qualquer sano penal;

imprpria: proferida para o ru inimputvel, no acolhe a pretenso punitiva, mas reconhece o cometimento da infrao penal e impe medida de segurana (art. 386, par. n., inc. III).

Atos instrutrios
Atos dos auxiliares da justia a) de movimentao do processo vista; b) de execuo cumpre ordem; c) de documentao certido;

Atos de terceiros
Audincias sesses Forma dos atos processuais: tempo, lugar, modo de execuo em lngua verncula , sendo a maioria por meio escrito (possvel fita magntica, computador carimbos, formulas impressas). Forma livre/autorizada/vinculada. Prazo: espao de tempo para a prtica do ato, o termo a quo o termo inicial, o termo ad quem termo final(caindo em dia de domingo ou feriado, prorroga-se at o dia til imediato), em processo penal no se computa o dia do comeo, mas se inclui o ultimo dia art.798, 1 CPP Classificao dos prazos: a) comum b) particular c) prprio d) imprprio e) legais f)judiciais

Caractersticas: a) peremptrios b) contnuos

Casos de suspenso de prazo: a)fora maior; b) impedimento do juiz; c) obstculo criado pela parte contrria Prazos do juiz (art.800, CPP): 10 dias deciso interlocutria mista ou definitiva; 5 dias deciso interlocutria simples; 1 dia despacho de expediente. Outros prazos: MP 5 dias para denncia de ru preso, Querelante at 6 meses Ru 5 dias para citao por edital S o defensor nomeado tem prazo em dobro no prevalece para o MP os do processo civil Sano pelo no cumprimento dos prazos: precluso Documentao : termos(na justia), assentadas, atas, autos (fora do processo/cartrio), laudos (peritos); certides.

1. CITAO 1.1. Conceito A citao o ato processual formal por meio do qual oferecido ao acusado conhecimento (cincia) oficial acerca do teor da acusao contra ele intentada, abrindo-se oportunidade para que ele produza sua defesa (chamamento), triangularizando-se, integrando assim, a relao jurdico-processual. At o momento anterior citao, a relao era angular (autor e juiz). determinada pelo juiz e cumprida pelo Oficial de Justia. A falta de citao no processo penal causa nulidade absoluta do processo (art. 564, III e IV, do CPP), pois contraria os princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa. Exceo: o art. 570 do Cdigo de Processo Penal dispe que se o ru comparece em juzo antes de consumado o ato, ainda que para argir a ausncia de citao, sana a sua falta ou a nulidade. Nesse caso, o juiz ordenar a suspenso ou o adiamento do ato O Cdigo de Processo Penal tratou da citao em um ttulo prprio, compreendendo os arts. 351 ao 369. A citao pode ser de duas espcies: citao pessoal/real; citao ficta (por edital) e citao por hora certa Introduzida pela Lei 11719/08. A falta de intimao gera nulidade absoluta se ela for anulada diz se que ocorreu a circunduo , que ela circunduta(Manzano)

1.2. Diferena entre Citao, Intimao e Notificao Citao o ato processual por meio do qual se chama a juzo o ru para comparecer e defender-se. Intimao, segundo o Prof. Mirabete, a cincia dada parte, no processo, da prtica de um ato, despacho ou sentena. Notificao a convocao para o comparecimento ou a prtica de ato futuro. O Cdigo de Processo Penal no diferencia intimao e notificao, referindo-se a uma quando deveria aludir a outra. 1.3. Quem Deve Ser Citado Somente o acusado pode ser citado, ainda que seja mentalmente enfermo, a citao no poder ser feita na pessoa do representante legal. Exceo: se j houver sido instaurado incidente de insanidade mental e a perturbao for conhecida do juzo, a citao se far na pessoa do curador do acusado.

Se a perturbao mental ainda no for conhecida do juzo, mas o Oficial de Justia a constata por ser aparente, dever certificar a ocorrncia no verso do mandado, a fim de que o juiz possa determinar a instaurao do incidente de insanidade mental. As pessoas jurdicas devero ser citadas na pessoa de seu representante legal. 1.4. Conseqncias do No-atendimento Citao O ru regularmente citado, pessoalmente ou por edital, mas com defensor constitudo que no comparece, permanecendo inerte ao chamado, pratica a contumcia, ausncia injustificada. O efeito da contumcia a revelia. O processo prosseguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado, deixou de comparecer ou, no caso de mudana de endereo, no comunicou o novo endereo ao juzo (art. 367 do CPP). Em virtude do princpio da verdade real, sobre ele no recair a presuno de veracidade quanto aos fatos que lhe forem imputados. O ru poder retornar ao processo a qualquer momento, independente da fase em que esteja. Conduo coercitiva. Julgamento de quebrada a fiana. No comparece e nem constitui advogado suspende o processo e o prazo prescricional 366 CPP 1.5. Efeitos da Citao Vlida No processo penal, o nico efeito da citao vlida o de completar a relao jurdica processual. Com ela se instaura o processo e passam a vigorar todos os direitos, deveres, nus e princpios que regem o processo penal. A citao vlida no processo penal no torna prevento o juzo, no interrompe a prescrio e no induz litispendncia, constitui em mora o devedor. 1.6. Citao Real ou Pessoal (espcies e comentrios) 1.6.1. Citao pessoal A citao pessoal aquela realizada na prpria pessoa do ru por meio de mandado citatrio, carta precatria, carta rogatria, carta de ordem e ofcio requisitrio. H a certeza da realizao da citao. A citao por mandado (prevista nos arts. 352 ao 357 do CPP) cumprida por Oficial de Justia. Destina-se citao do ru em local certo e sabido dentro do territrio do juiz processante. O mandado de citao indicar o nome do juiz, do qual emanou a ordem; o nome do ru ou querelante; sua residncia, se for conhecida; o fim para que feita a citao; o juzo; o lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer; a subscrio do escrivo e a rubrica do juiz.

O Oficial de Justia dever ler ao citando o mandado e entregar-lhe a contraf, na qual so mencionados dia e hora da citao, ato que o Oficial dever declarar na certido, bem como a aceitao ou recusa do ru. A citao pode ser realizada em qualquer tempo, dia e hora, inclusive domingos e feriados, durante o dia ou noite. No se deve, todavia, proceder citao: de doente, enquanto grave o seu estado; de noivos, nos trs primeiros dias de bodas; de quem estiver assistindo ato de culto religioso; de cnjuge ou outro parente de morto (consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, em segundo grau) no dia do falecimento e nos sete dias seguintes. 1.6.2. Citao por ofcio requisitrio do chefe do respectivo servio A citao por requisio destinada citao do militar. feita mediante ofcio requisitrio expedido pelo juiz ao comandante (chefe de servio), no caso da citao do militar, ou ao diretor do estabelecimento prisional. O ofcio requisitrio deve conter os mesmos requisitos do mandado de citao. Se o militar se encontrar em outra comarca, o juiz processante expedir carta precatria, cabendo ao juiz deprecado a expedio do ofcio requisitrio. 1.6.3. Citao por carta precatria A citao por precatria destina-se citao do ru que est em lugar certo e sabido, porm fora da jurisdio do juiz processante (art. 354 do CPP). A precatria indicar o juiz deprecante e o deprecado, suas respectivas sedes, o fim da citao e o juzo do lugar, dia e hora em que o ru dever comparecer. A principal caracterstica da citao por precatria no processo penal o seu carter itinerante. Se o juiz deprecado verificar que o ru se encontra em territrio sujeito jurisdio de um terceiro juiz, a este remeter os autos para a efetivao da citao, desde que haja tempo. 1.6.4. Citao por carta rogatria A citao por carta rogatria destina-se citao do ru que se encontra em lugar certo e sabido, mas no estrangeiro ou em legaes estrangeiras (embaixadas). Anteriormente, o ru que estava no estrangeiro era citado por edital. Hoje, com a Lei n. 9.271/96, a citao pessoal, atravs de rogatria. Exceo: se o Estado estrangeiro se recusar a cumprir a rogatria do Brasil, o ru ser citado por edital. Nesse caso, considera-se que ele est em local inacessvel (art. 363, I, do CPP). Como o trmite da rogatria demorado, o Cdigo de Processo Penal autoriza a suspenso do processo e do curso do prazo prescricional at a efetivao da citao (art. 368 do CPP). 1.6.5. Citao por carta de ordem A citao por carta de ordem tem disciplina idntica da citao por precatria. expedida por um rgo superior para ser cumprida por rgo inferior. Em geral so determinadas pelos tribunais nos processos de sua competncia originria. Ex.: o TJ pede para o juiz de primeira

instncia cumprir um mandado citatrio de um ru residente em sua comarca e que goze de prerrogativa de foro. 1.6.6. Citao do funcionrio pblico O funcionrio pblico ser citado por mandado sendo necessria a expedio de um ofcio ao chefe da repartio onde o citando trabalha, notificando-o do dia, hora e lugar em que o funcionrio dever comparecer (art. 359 do CPP). Visa possibilitar a continuidade do servio pblico, providenciando-se a substituio do funcionrio. A falta da expedio desse ofcio no invalida a citao. Se o citando for magistrado, dever ser comunicado ao Presidente do Tribunal de Justia; se for membro do Ministrio Pblico, dever ser comunicado ao Procurador-Geral de Justia. 1.7. Citao por Edital ou Ficta e a Lei n. 9.271/96 A citao por edital medida excepcional, s sendo utilizada quando frustradas as possibilidades de citao pessoal, por ser impossvel localizar o ru. Requisitos do edital: art. 365 CPP O edital ser afixado na porta do juzo e ser publicado na imprensa, onde houver. A Lei n. 9.271/96 trouxe grandes inovaes para a citao editalcia. Anteriormente, se o ru citado por edital no comparecesse nem constitusse advogado, o processo tinha prosseguimento normal. Muitas vezes, o ru nem tomava conhecimento de que fora processado e condenado revelia. A lei alterou o art. 366 do Cdigo de Processo Penal e determinou que se o ru citado por edital no comparecer nem constituir advogado, o processo ficar suspenso e tambm ser suspenso o prazo prescricional (ateno: se o ru foi citado pessoalmente e no comparecer nem constituir advogado, ser decretada sua revelia). O juiz, mesmo aplicando o art. 366 do Cdigo de Processo Penal, se presente os motivos, poder decretar a priso preventiva do acusado. Poder tambm determinar a produo das provas consideradas urgentes. Se o fizer, nomear um defensor dativo. O processo e o prazo prescricional ficaro suspensos por prazo indeterminado at que o ru seja encontrado. Como a Lei n. 9.271/96 no estabeleceu um limite mximo para a suspenso do prazo prescricional, poderia ser criado no caso concreto um crime imprescritvel. Somente a CF pode, no entanto, prever crimes imprescritveis (que so o racismo e a ao de grupos armados civis ou militares contra o Estado Democrtico de Direito e a Ordem Constitucional art. 5., incs. XLII e XLIV). Para compatibilizar a Lei n. 9.271/96 com a Constituio Federal, a doutrina concluiu que o juiz dever, nos processos em que aplicar o art. 366 do Cdigo de Processo Penal, estabelecer um prazo mximo para a suspenso da prescrio, que dever corresponder ao prazo da prescrio da pretenso punitiva em abstrato, conforme a tabela do art. 109 do Cdigo Penal. Essa posio a predominante na jurisprudncia e tem com o um de seus expoentes o Prof. Damsio de Jesus. Essa regra do art. 366 do Cdigo de Processo Penal hbrida, isto , tem dispositivos de direito processual (quando trata da suspenso do processo) e dispositivos de direito penal (quando trata da suspenso do prazo prescricional). Em normas hbridas, a parte que trata de direito material comanda a retroatividade ou no da norma, pois afeta o direito do Estado de

punir. Nesse caso, como a norma estabelece uma situao pior para o ru, ela no se aplica aos processos existentes antes de sua publicao, pela proibio da reformatio in pejus. Da deciso que aplica o art. 366 do Cdigo de Processo Penal cabe recurso em sentido estrito por analogia ao art. 581, inc. XVI, do Cdigo de Processo Penal. H acrdos entendendo que interposta a apelao, essa poder ser recebida em razo do princpio da fungibilidade. 1.8 Citao ficta por hora certa art.362 CPP No existem no processo penal as vedaes de citar se a pessoa est em culto religioso. A pessoa procurada por 3 (trs) vezes no domiclio, se no for encontrada, intima-se algum da famlia de que voltar em determinado horrio. Caso a pessoa no seja encontrada, o oficial de justia far tal certificao e dar por citada e deixa a contraf com o familiar ou um vizinho, juntar a certido com as datas e horas. A deciso de citar por hora certa do oficial de justia, mas o juiz pode assim determinar a pedido do MP. o ru no pode valer-se de sua prpria torpeza para no ser citado 565CPP Norma hbrida no retroage, norma processual retroage. * Nos Juizados especiais a citao ser sempre pessoal 1.9. Intimao Intimao o conhecimento dado parte de um ato j praticado no processo. Conforme o art. 370 do Cdigo de Processo Penal, nas intimaes dos acusados, testemunhas e demais pessoas que devam tomar conhecimento de qualquer ato, sero observadas as regras previstas para as citaes. A intimao tambm pode ser feita pelo escrivo o que no permitido nas citaes por despacho em petio que servir de mandado, por termos nos autos, pela publicao no rgo oficial e pelo correio. As intimaes judiciais so duplas, ou seja, necessria a citao do ru e de seu defensor dativo ou constitudo, permitindo-se a intimao dos advogados pela imprensa oficial. A intimao do defensor nomeado, do ru, das testemunhas e do Ministrio Pblico ser pessoal (art. 370, 4., do CPP). As intimaes podero ser realizadas no curso das frias forenses, pois os prazos correm da data da intimao. Conforme a Smula n. 310 do Supremo Tribunal Federal, quando a intimao tiver lugar na sexta-feira ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ter incio na segunda-feira imediata, salvo se no houver expediente, caso em que comear no primeiro dia til que se seguir. _ eletrnica - da sentena - MP pessoalmente; ru e seu defensor pessoal ou fictamente; querelante pessoalmente ou por seu advogado. - deciso de pronncia pessoalmente ao acusado, ao defensor nomeado, ao querelante e ao MP; na forma do 370, 1

1.6. Priso em Flagrante A palavra flagrante vem do latim, significando queimar. Flagrante delito o crime que ainda queima, isto , que est sendo cometido ou acabou de s-lo. A priso em flagrante uma medida restritiva da liberdade de natureza processual e cautelar. Consiste na priso independente de ordem escrita e fundamentada de juiz competente de quem surpreendido enquanto comete ou acaba de cometer a infrao penal. Aplica-se tambm contraveno. 1.6.1.

Espcies de flagrante Flagrante prprio: o flagrante propriamente dito, real ou verdadeiro. O agente preso enquanto est cometendo a infrao penal ou assim que acaba de comet-la art. 302, incs. I e II, do Cdigo de Processo Penal.

Flagrante imprprio: o flagrante irreal ou quase-flagrante. O agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao art. 302, inc. III, do Cdigo Penal.

Flagrante presumido: o flagrante ficto ou assimilado. O agente do delito encontrado, logo depois, com papis, instrumentos, armas ou objetos que fazem presumir ser ele o autor do delito art. 302, inc. IV, do Cdigo de Processo Penal.

Flagrante compulsrio: as autoridades policiais e seus agentes tm o dever de efetuar a priso em flagrante, no possuindo qualquer discricionariedade.

Flagrante facultativo: a faculdade que qualquer um do povo tem de efetuar ou no a priso em flagrante, conforme os critrios de convenincia e oportunidade.

Flagrante preparado ou provocado: o delito de ensaio, delito de experincia, delito putativo por obra do agente provocador. Ocorre quando algum, de forma insidiosa, provoca o agente prtica de um crime e, ao mesmo tempo, toma providncias para que ele no se consume. No flagrante preparado, o policial ou terceiro induz o agente a praticar o delito e o prende logo em seguida, em flagrante. O Supremo Tribunal Federal considera atpica a conduta, conforme a Smula n. 145.

Flagrante esperado: essa hiptese vlida. O policial ou terceiro esperam a prtica do delito para prender o agente em flagrante. No h qualquer induzimento.

Flagrante prorrogado: o flagrante previsto no art. 2., inc. II, da Lei n. 9.034/95, que trata das organizaes criminosas. O policial tem a discricionariedade para deixar de efetuar a priso em flagrante no momento da prtica delituosa, tendo em vista um momento mais importante para a investigao criminal e para a colheita de provas. S possvel nesses crimes.

Flagrante forjado: o flagrante maquinado, fabricado ou urdido. Policiais ou terceiros criam provas de um crime inexistente para prender em flagrante. Exemplo: o policial, ao revistar o carro, afirma ter encontrado drogas, quando na verdade foi ele quem colocou a droga dentro do carro, visando a incriminao. Apesar da dificuldade de sua prova, quando ela se d considerado crime inexistente, e o policial responde por abuso de autoridade.

O flagrante em crime permanente pode ocorrer enquanto no cessar a permanncia do delito. No tocante ao flagrante em crime habitual, surgiram duas correntes:

A primeira entende que o crime habitual exige a reiterao de condutas, logo, no cabe a priso em flagrante.

A segunda afirma que, se j existe prova da habitualidade, pode ocorrer a priso em flagrante.

A ao penal privada no impede a priso em flagrante, desde que o ofendido autorize a lavratura do auto ou a ratifique no prazo da entrega da nota de culpa, ou seja, em 24h. No podem ser presos em flagrante:

Menor de 18 anos (menor apreendido). Diplomatas estrangeiros. Presidente da Repblica. Agente que socorre a vtima de trnsito art. 301 da Lei n. 9.503/97. Aquele que se apresenta espontaneamente autoridade aps o cometimento do delito. Nada impede, entretanto, que lhe seja decretada a priso preventiva, se necessrio.

Podem ser presos em flagrante apenas nos crimes inafianveis:


membros do Congresso Nacional; deputados estaduais; magistrados; membros do Ministrio Pblico; advogados no exerccio da profisso.

A autoridade policial competente, para lavrar o auto de priso, ser aquela do local onde se efetivou a priso. Se for local diferente de onde ocorreu o delito, os autos devem ser posteriormente para l remetidos a fim de instaurao do inqurito policial e propositura da ao penal. Se se desrespeitar essa regra, o auto ser vlido, haver mera irregularidade.

No caso de infrao militar, o auto de priso em flagrante lavrado pela autoridade oficial militar. Nos crimes cometidos no interior da Cmara ou do Senado, a Mesa da Cmara ou outra autoridade competente, designada no regimento interno, lavrar o auto. Se o fato foi praticado contra autoridade ou em sua presena, ela prpria, desde que investida de suas funes, poder lavrar o auto. Como o prazo para a entrega da nota de culpa ao preso de 24 horas, por deduo lgica, o prazo para lavratura do auto tambm de 24 horas. 1.6.2. Etapas da priso em flagrante

Comunicao ao preso de seus direitos, dentre eles os de permanecer em silncio no interrogatrio. Deve-se tambm comunicar sua famlia ou seu advogado sobre a priso. O direito do preso o de comunicar e no o de ser assistido.

Iniciam-se as oitivas do condutor do preso e depois, no mnimo, de duas testemunhas. Na falta de uma testemunha, o prprio condutor poder ser a testemunha. No havendo testemunhas, devem ser ouvidas duas testemunhas que presenciaram a apresentao do preso autoridade policial so as testemunhas instrumentrias. Se for possvel, ouvese tambm a vtima.

Interrogatrio do preso. Segue os mesmos requisitos do interrogatrio judicial. At a entrada em vigor do novo Cdigo Civil, se o acusado era menor de 21 anos, havia nomeao de curador, sob pena de relaxamento do flagrante.

Aps 24 horas, deve ser entregue ao preso a nota de culpa, que o instrumento que informa ao preso os motivos da priso. Deve ser assinado pelas testemunhas. A falta da nota de culpa tambm acarreta o relaxamento da priso.

Encerrada a lavratura do auto, a priso comunicada ao juiz, que dar vistas ao Ministrio Pblico. Com essa comunicao, a autoridade policial se desincumbe da sua obrigao.

1.7.

Priso Preventiva A priso preventiva uma priso processual de natureza cautelar. Pode ser decretada

desde o inqurito policial at antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Como exceo, s pode ser decretada quando demonstrado o fumus boni iuris e o periculum in mora. Ser decretada a requerimento do Ministrio Pblico, por representao da autoridade policial, ou de ofcio pela autoridade judicial, tanto em ao penal pblica como em ao penal privada.

Se o Ministrio Pblico, ao invs de oferecer a denncia, devolver os autos para diligncias complementares, no poder ser decretada a preventiva, pois no esto caracterizados os indcios da autoria falta o fumus boni iuris. A apresentao espontnea do acusado no impede a decretao da preventiva. A deciso que denega o pedido de priso preventiva comporta recurso em sentido estrito, conforme art. 581, inc. V, do Cdigo de Processo Penal. A deciso que concede pedido de priso preventiva comporta o pedido de habeas corpus. A priso preventiva no pode ser decretada nas infraes penais em que o ru se livra solto. Pressupostos para decretao da priso preventiva:

Fumus boni iuris: Prova da materialidade e indcios de autoria. Periculum in mora:

Garantia da Ordem Pblica (GOP): Visa impedir que o agente, solto, continue a delinqir ou acautelar o meio social. Maus antecedentes e reincidncia evidenciam provvel prtica de novos delitos. Tambm cabvel quando o crime se reveste de grande violncia e crueldade.

Convenincia da Instruo Criminal (CIC): Visa impedir que o agente perturbe ou impea a produo de provas.

Garantia da Aplicao da Lei Penal (GALP): H iminente risco de o acusado fugir, inviabilizando a aplicao da lei penal. Cabvel principalmente nos casos do agente no ter residncia fixa ou ocupao lcita.

Garantia da Ordem Econmica (GOE): Foi introduzida pela lei antitruste (Lei n. 8.884/94), visando coibir graves crimes contra a ordem econmica, ordem tributria e o sistema financeiro.

S se admite a decretao da preventiva nos crimes dolosos:


punidos com recluso; punidos com deteno, se o acusado for vadio ou de identidade duvidosa; se o ru foi condenado por outro crime doloso em sentena transitada em julgado.

1.8.

Priso Temporria

A priso temporria no est prevista no Cdigo de Processo Penal, mas na Lei n. 7.960/89. Suas principais caractersticas so:

Somente decretada durante o inqurito policial. Nunca pode ser decretada de ofcio, somente por requerimento do Ministrio Pblico ou representao da autoridade policial.

Tem prazo determinado. Esgotado o prazo, o acusado deve ser solto. Em regra, o prazo de 5 dias, prorrogveis por mais 5 em caso de extrema e comprovada necessidade. Nos crimes hediondos e assemelhados (Lei n. 8.072/90), o prazo de 30 dias prorrogveis. Apesar de ter prazo predeterminado, pode ser revogada antes disso.

uma priso de natureza cautelar, s tem razo de ser quando necessria. Aps esgotado o prazo, o acusado pode continuar preso, se houver a converso da priso temporria em priso preventiva.

O art. 1. da Lei n. 7.960/89 determina os requisitos necessrios para a decretao da priso temporria. So eles:

quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial; quando o indiciado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos suficientes para sua identificao;

quando houver fundadas razes provas de o agente ser autor ou ter participado dos seguintes crimes:

atentado violento ao pudor; crimes contra o sistema financeiro nacional; extorso; extorso mediante seqestro; estupro; epidemia com resultado morte; envenenamento de gua potvel ou de substncia alimentcia ou medicinal, qualificados por morte;

genocdio; homicdio doloso; quadrilha ou bando; roubo; rapto violento; seqestro ou crcere privado; trfico de drogas.

O rol do art. 1., inc. III, da Lei n. 7.960/89 taxativo, mas no se esgota ali; a Lei n. 8.072/90 o complementa.

Os requisitos do art. 1., incs. I a III, so alternativos ou cumulativos? Posies:

Uma primeira corrente, sustentada pelos Profs. TOURINHO e MIRABETE, afirma que os requisitos so alternativos.

Uma segunda, sustentada pelo Prof. SCARANCE, estabelece que os requisitos so cumulativos e que todos devem estar presentes para que seja decretada a temporria. Inviabiliza, na prtica, a aplicao da lei..

Uma terceira corrente, sustentada pelo Prof. VICENTE GRECO FILHO, entende que os requisitos so alternativos, porm, o juiz s poder decretar a priso temporria se presentes os fundamentos da preventiva (GOP, GOE, GALP, CIC).

Uma quarta, sustentada pelos Profs. DAMSIO DE JESUS e MAGALHES GOMES FILHO, sustenta que, como em toda priso cautelar, devem estar presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora. Na temporria, o periculum in mora o requisito do art. 1., incs. I ou II, da Lei n. 7.960/89; e o fumus boni iuris o requisito do art. 1., inc. III, da Lei 7.960/89. O juiz, portanto, no caso concreto, vai decretar a temporria se estiverem presentes:

o inc. III combinado com o inc. I; o inc. III combinado com o inc. II.

a posio dominante e acolhida pela jurisprudncia.

Priso Processual (Cautelar), Uma Regra ou Uma Exceo? Introduo Para melhor situar o amigo leitor, farei uma breve introduo sobre o instituto da Priso. Partindo do conceito de que Priso a supresso da liberdade individual de uma pessoa humana, temos por regra geral que toda a priso deve ser precedida por ordem escrita e fundamentada pelo juiz competente, sendo as excees, aqueles casos em que possvel a ocorrncia da priso sem mandado, desde que, por flagrante delito, por transgresso militar ou nos casos de crimes propriamente militares. Fundamento constitucional, artigo 5, LXI, C.F. No artigo 684 do CPP encontramos outra espcie de priso, porm, por se tratar de ru preso que foge, este tipo de priso pode ser efetuada por qualquer pessoa. Pode ocorrer ainda, uma situao onde se faz necessrio a priso sem exibio de mandado, sempre quando o crime for inafianvel, e com posterior apresentao do preso ao juiz que expediu o mandado, conforme prescreve o artigo 287 do CPP. So espcies de Priso 1 Priso Pena ou Penal, que aquela resultante de uma sentena condenatria definitiva. (art. 387 CPP);

2 - Priso Processual (cautelar) objeto deste estudo que so as seguintes: Priso em Flagrante; Priso Preventiva; Priso Temporria; Priso Resultante de Pronncia; Priso por Sentena No Definitiva. 3 Priso para Averiguao INCONSTITUCIONAL, se ocorrer, deve ser considerada Abuso de Autoridade (Lei 4.898/65, artigo 3, alneas a, e i.). Alguns autores, como o Ilustre Mestre e Doutor em Processo Penal, Guilherme de Souza Nucci, acrescentam ainda como espcie de priso cautelar, a conduo coercitiva de ru, vtima, testemunha, perito ou de outra pessoa que se recuse, injustificadamente, a comparecer em juzo ou na polcia, sob o argumento de que o conduzido coercitivamente pode ser algemado e colocado em cela at que seja ouvido pela autoridade competente, o que s poderia ocorrer atravs de autorizao do juiz. Em que pese o notrio saber do Mestre e Doutor Nucci, entendo que nos dias de hoje, tal priso seria considerada Ilegal ou mesmo um Abuso de Autoridade, pois aps a 11 Smula Vinculante do STF, que limita o uso de algemas a casos excepcionais, possvel extrair o entendimento que no se justifica tal priso. Diz a 11 smula do STF: S lcito o uso de algemas em caso de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado. Mutatis mutandis, se nossos Ilustres Ministros do STF so corretamente conservadores sobre o uso de algemas naqueles indiciados ou acusados pela prtica de algum crime, o que diriam sobre algemar ou prender uma pessoa conduzida, ainda que coercitivamente a comparecer em juzo somente para prestar declaraes??? Deveria ser dado a esta pessoa o mesmo tratamento dado a um acusado de homicdio por exemplo? bvio que no, seria totalmente INJUSTO. Priso Processual (Cautelar) Neste tipo de priso, que uma espcie de medida cautelar-pessoal, o juiz que a decretar deve atuar com um juzo de cautelaridade processual, tendo em vista que a finalidade de tal medida resguardar o desenvolvimento do processo. (urgncia da pretenso cautelar). So Caractersticas desta espcie de priso JURISDICIONALIDADE: sempre antes ou depois da priso, o juiz competente tem que se pronunciar. Deve haver sempre uma deciso judicial. ACESSORIEDADE: no pode a priso cautelar ser o objeto principal. Esta deve sempre seguir a sorte da medida principal. Priso cautelar deve ser sempre acessria. PROVISORIEDADE: esta espcie de priso deve durar enquanto estiverem presentes os requisitos que a sustentam, ou at que venha a medida principal. PROPORCIONALIDADE (homogeneidade): a princpio, a priso cautelar no pode ser mais gravosa que a medida principal almejada. (Ler o H.C. n. 19693-SP/STJ). INSTRUMENTALIDADE: diz respeito ao instrumento utilizado para atingir a medida principal. NECESSIDADE: diz respeito a necessidade para o processo. Tal medida deve sempre ser necessria para o processo.

Aps esta breve introduo, partimos ao estudo da questo: Priso Processual (cautelar), uma regra ou uma exceo? Bem, um leigo responderia dizendo que este tipo de priso seria a soluo para o problema da crescente violncia e do aumento da criminalidade, e que esta segregao provisria seria a resposta imediata exigida pela sociedade como um todo. Tal entendimento do povo ocorre, pois nos dias de hoje quando um crime gera um clamor pblico e/ou indignao social, comum vermos aqueles acusados pela possvel autoria, sendo privados de sua Liberdade. Entretanto, ainda que relutem em primeira e segunda instncia, este no tem sido o entendimento do STJ, o qual no tem aceitado estes argumentos como razo ou motivo para manter algum preso. O ministro Francisco Peanha Martins (aposentado do cargo de Ministro do STJ a partir de 13/2/2008), enquanto presidia o STJ, concedeu o pedido de liminar em Habeas Corpus para o professor de educao fsica Paulo Csar Timponi, denunciado por participar de um racha e matar trs pessoas na Ponte JK, em Braslia. Tal priso tinha por base resguardar a ordem pblica, todavia esta, segundo jurisprudncia dominante do STJ, no deve ser confundida com a vontade popular ou com uma possvel repercusso social. Pelo preceituado em norma constitucional (art. 5, LVII, C.F.-1988): ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, (Princpio do Estado de Inocncia ou da No Culpabilidade), resta claro que a regra de que todas as espcies de prises provisrias so de NATUREZA CAUTELAR e EXCEPCIONAL. Neste ponto, vale lembrar as palavras do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF: "O Direito deve ser achado na lei e no na rua". Destarte, quando necessrio a decretao de medida cautelar de priso, deve-se atentar para o fato de que toda a pessoa humana, tem como direito fundamental e constitucional, o direito a sua Liberdade Fsica. Na ordem constitucional ptria, os direitos fundamentais devem apresentar aplicabilidade imediata (CF, art. 5, 1). Tal interpretao deve ser feita no sentido de exaltar a preferncia do constituinte pela liberdade fsica do agente, enaltecendo assim, o ordenamento constitucional sobre os demais ordenamentos jurdicos, afinal, a humanidade no ganha coisa alguma com a condenao de um inocente. (Beccaria ). (...) Por conseqncia, necessrio ter muita cautela para que esse instrumento excepcional de constrio da liberdade no seja utilizado como pretexto para a massificao de prises provisrias. (Ministro Gilmar Mendes H.C. 95.009-4 / SP). Por isso a fundamentao que decrete qualquer espcie de priso provisria, includa aqui a homologao do flagrante delito, deve ser obrigatria, demonstrando sempre as circunstncias e destacando os motivos justificadores de tal medida. Portanto, ns advogados enquanto operadores do direito, devemos lutar sempre pela Liberdade da pessoa e pelo respeito a dignidade humana, pois esta uma questo que trata de uma garantia constitucional importante para a sociedade. Infelizmente o que temos visto na prtica, ao menos em primeira instncia a indiscriminada

aplicao do Princpio doin dubio pro societate, quando na verdade, deveria prevalecer o Princpio do Estado de Inocncia ou da No Culpabilidade, e isto inadmissvel, pois apenas em caso de dvida consistente o juiz pode aplicar aquele principio, havendo dvidas a respeito da existncia do dolo, da inteno do agente, esta deve ser sempre dirimida em favor do acusado. O Princpio do Estado de Inocncia ou da No Culpabilidade deve existir, prevalecer e sempre ser aplicado, desde uma possvel priso cautelar at ao final, quando uma ao judicial transita em julgado. Porm, este no tem sido o entendimento aplicado pelos magistrados, pelo contrrio, em havendo dvida sobre a existncia ou no do mnimo a indicar a autoria e materialidade, o entendimento que deve-se manter o acusado preso. A manuteno de um inocente preso seja sob quais motivos forem, no justifica tal medida, pois trs inmeros prejuzos aquele cidado. Tendo em mente que inocente toda pessoa que no teve contra si uma sentena penal condenatria transitada em julgado, condenando-o pela prtica de um crime, a medida cautelar somente se justificar, se do fato concreto for possvel extrair REAIS e IRREFUTVEIS concluses de ter sido aquele agente o autor daquele crime, no bastando apenas indcios de autoria e materialidade duvidosos. O que est acontecendo na atualidade, que o Estado est colocando sobre as pessoas um fardo desnecessrio e injusto, pois ainda que adiante seja demonstrada a inocncia daquele cidado, ele j estar marcado pela sociedade como sendo um criminoso. Pesar sobre ele, a mancha de ter sido preso um dia sob alegao de ter sido autor de um crime. Tanto assim que os Ministros do STF j demonstram preocupaes sobre a aplicao indiscriminada das diversas espcies de prises cautelares. Em diversos julgados, o entendimento tem sido de que esta medida cautelar em estudo, s deve ser aplicada quando extremamente necessria, pois como escreveu o Ministro Cezar Peluso, a pecha de criminalidade a mcula mais grave que se pode imputar a uma pessoa, todas as outras so tolerveis em certos limites. Em nosso Estado de Direito, a priso provisria uma medida excepcional e, por essa razo, no pode ser utilizada como meio generalizado de limitao das liberdades dos cidados. (Ministro Gilmar Mendes H.C. 95.009-4 / SP). E segundo o Ministro Eros Grau, o que caracteriza o direito moderno a substituio do subjetivismo pela objetividade, dos valores pelos princpios. A tica do direito moderno a tica da legalidade. Ele explicou que essa legalidade garantida pelo direito de as pessoas serem julgadas pela Justia com iseno. Tal iseno deve ser aplicada sempre, e at que ocorra uma deciso final. Em que pese outros entendimentos, no momento no vejo outra natureza desse tipo de priso que no a CAUTELARIDADE e EXCEPCIONALIDADE. Deste modo, lutemos sempre pela aplicao das prises cautelares quando inequvoco os indcios de autoria e materialidade do delito. Pois de outro modo, o que ocorrer a EXTINTA e INCONSTITUCIONAL Priso para Averiguao.

Texto confeccionado por (1) Clvis Alessandro de Souza Telles Atuaes e qualificaes (1) Advogado. Ps-Graduando em Direito Pblico com nfase em Direito Penal pela UNP em parceria com o Curso do Professor Damsio de Jesus. Nas questes a seguir marque o que se pede e aps justifique a opo feita. 1. Assinale a opo correta acerca da citao. A So formas de citao do ru no processo penal e no civil: por mandado, por edital e por hora certa. B O processo e o curso do prazo prescricional ficaro suspensos no caso do ru que, citado por edital, no comparecer ao interrogatrio nem constituir advogado. C O processo prosseguir sem a presena do ru que se oculta para no ser citado, desde que certificado pelo oficial de justia. D Nos processos penal e civil, efeito da citao vlida a interrupo da prescrio. 2. O Juiz que, ao proferir a sentena, constata que o fato delituoso descrito na denncia foi incorretamente capitulado: A) poder dar ao fato definio jurdica diversa da que constar da denncia, ainda que, em conseqncia, tenha de aplicar pena mais grave. B) no poder dar ao fato definio jurdica diversa da que constar da denncia, por implicar violao ao princpio do contraditrio. C) se reconhecer a possibilidade de nova definio jurdica do fato, em conseqncia de prova existente nos autos de circunstncia elementar, no contida, explcita ou implicitamente, na denncia, remeter os autos ao Ministrio Pblico ou cpia das peas a ela relativas, a fim de que oferea nova denncia. D) poder dar ao fato definio jurdica diversa da que constar da denncia, desde que isso no importe em aplicao de pena mais grave. 3.Marque a alternativa CORRETA. A intimao da testemunha funcionria pblica, para fins de audincia, ser efetivada: A) Atravs de requisio ao seu superior hierrquico. B) Pessoalmente, via mandado. C) Pelo correio, via AR (aviso de recebimento). D) Pessoalmente, via mandado, com comunicao ao chefe da repartio em que servir. 4. Marque a opo CORRETA. Entendendo o Juiz sentenciante ser possvel dar nova definio jurdica ao fato criminoso da qual resultar pena mais grave, ainda que no modifique a descrio do fato contido na denncia, dever: A) Baixar os autos em cartrio para as partes se manifestarem. B) Abrir vista o Ministrio Pblico para aditamento da denncia, no prazo de 5 (cinco) dias. C) Proceder a emendatio libelli. D) Reabrir a instruo criminal. 5. Marque a alternativa CORRETA. A liberdade provisria pode ser concedida no caso de: A) Priso em flagrante. B) Priso preventiva. C) Priso em flagrante viciado.

D) Priso temporria. 6. Considerando os fundamentos constitucionais da priso (art. 5, LXI) e da liberdade provisria (art. 5, LXVI), pode-se concluir que a priso, no Brasil, a exceo, e a liberdade, enquanto o processo no atinge o seu pice, com a condenao com trnsito em julgado, a regra. Nesse contexto, assinale a alternativa correta. (A) A falta de exibio do mandado pelos agentes policiais obstar a priso se a infrao for inafianvel. (B) Qualquer do povo poder e as autoridades judiciais e policiais devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. (C) No se admite a priso em flagrante nos crimes sujeitos ao penal privada. (D) A liberdade provisria dar-se- somente com o pagamento de fiana. (E) A proibio de liberdade provisria nos processos por crimes hediondos no veda o relaxamento da priso processual por excesso de prazo. 7. Com relao a sentena judicial, julgue o item a seguir justificando sua resposta. Considere que, ao sentenciar determinado feito criminal, o juiz, sem modificar a descrio do fato referido na denncia, atribui-lhe definio jurdica diversa, verificando, em consequncia disso, que a competncia de outro juzo. Nessa situao, ocorre a perpetuatio jurisdicionis, devendo o juiz sentenciar, desde logo, o feito, sem necessidade de remessa a outro juzo. 8. A respeito de sentena penal, julgue os itens seguintes. A Sem necessidade de aditamento, o juiz poder dar ao fato definio jurdica diversa da que constar da queixa ou da denncia, ainda que, em conseqncia disso, tenha de aplicar pena mais grave. B denominada absolutria imprpria a sentena em que o juiz absolve o acusado, mas impe-lhe medida de segurana. 9. O que sentena? 10. Como se classificam as decises no processo penal? 11. Fale sobre os requisitos intrnsecos da sentena. 12. Fale sobre os requisitos extrnsecos da sentena. 13. Fale sobre o princpio da correlao. 14. Fale sobre a mutatio libeli. 15. Fale sobre a emendatio libeli. 16. Diferencie emendatio e mutatio libeli. 17. Quais so os efeitos da sentena penal absolutria? 18. Quais so os efeitos da sentena penal condenatria? 19. Ao receber uma denncia por crime de furto lastreada em inqurito policial, o juiz entendeu que os fatos apurados no procedimento inquisitrio no configuravam o crime de furto, mas o crime de roubo, razo pela qual recebeu a denncia com a capitulao que entendia acertada. A respeito desse caso, a deciso judicial foi A) acertada, pois a denncia expressa mero juzo provisrio de culpa (lato sensu), cabendo, tanto ao Ministrio Pblico, no momento de ofert-la, quanto ao juiz, no momento de receb-la, a correta adaptao legal da conduta delituosa. B) incorreta, pois, verificando a inadequao da pea acusatria aos fatos apurados, cumpria-lhe determinar a devoluo dos autos ao Ministrio Pblico para que este providenciasse denncia substitutiva. C) correta, porm, se dela discordar o Ministrio Pblico, poder interpor recurso em sentido estrito. D) incorreta, pois no cabe ao juiz, ao receber a denncia, atribuir-lhe nova classificao do crime.

20. A intimao do ru da sentena de pronncia ser feita sempre (A) pessoalmente, se estiver preso. (B) pessoalmente e a seu defensor. (C) pessoalmente, esteja o ru preso ou solto. (D) mediante edital, se o ru no for encontrado 21. A sentena penal absolutria transitada em julgado, proferida por juiz incompetente, (A) nula. (B) vlida. (C) anulvel. (D) inexistente. 22. No que se refere a citaes e intimaes, assinale a opo correta. A Tratando-se de processo penal, a citao inicial deve ser feita pelo correio. B Tratando-se de processo penal, no se admite a citao de acusado por edital. C O ru preso deve ser citado pessoalmente. D admissvel no processo penal a citao por hora certa. 23. O art. 366 do CPP dispe que, se o acusado, citado por edital, no comparecer a audincia nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312. Com base nesse dispositivo e no entendimento sobre ele firmado pelo STF, julgue os itens subseqentes. A O disposto no art. 366 do CPC norma processual, de aplicao imediata aos processos que estavam em andamento desde sua entrada em vigor, independentemente da data do fato. B O perodo mximo de suspenso da fluncia do prazo de prescrio corresponde ao que est fixado no Cdigo Penal, observada a pena mxima abstratamente cominada para a infrao penal, haja vista que a Constituio veda a imprescritibilidade, fora dos casos ali expressamente previstos. C A decretao da priso preventiva do acusado fundamentada apenas na incidncia da situao prevista no referido artigo no vlida, pois a priso preventiva do acusado uma exceo, sempre a depender da observncia da incidncia dos requisitos para a priso preventiva 24.O magistrado, no ato de recebimento de denncia, quando faz o juzo de admissibilidade da acusao, pode conferir definio jurdica diversa aos fatos narrados na pea acusatria? Fundamente sua resposta de acordo com a doutrina majoritria. 25. Diferencie Citao e Intimao. 26. Fale sobre as modalidades de citao ficta. 27. O que citao? Qual a sua finalidade? 28. Qual o principal efeito da citao vlida? 29. Fale sobre os efeitos da revelia no processo penal. 30. Fale sobre as hipteses da sentena absolutria (art.386, CPP).

Sobre a priso temporria (Lei n 7.960 /89), assinale a alternativa correta. A) O prazo para a priso temporria, em regra, de 5 (cinco) dias, podendo ser prorrogado por mais 5 (cinco), a critrio do juiz.

B) O prazo para priso temporria, em regra, de 5 (cinco) dias, podendo ser prorrogado pelo juiz por mais 5 (cinco), demonstrada extrema e comprovada necessidade. C) Quando for imprescindvel para a investigao criminal, o juiz pode decretar de ofcio a priso temporria pelo prazo de 5 (cinco) dias, podendo ser prorrogado por mais 5 (cinco), demonstrada extrema e comprovada necessidade. D) Caber priso temporria quando o indiciado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade, seja qual for o crime investigado. E) Quando se tratar de priso temporria para fins meramente investigativos, torna-se desnecessria a fundamentao da deciso judicial que a determina. TJSP/06-56. Leia o registro que se segue. Mvio, motorista de txi, dirigia seu auto por via estreita, que impedia ultrapassagem de autos. Tlio, septuagenrio, seguia com seu veculo frente do de Mvio, em baixssima velocidade, causando enorme congestionamento na via. Quando Tlio parou em semforo, Mvio desceu de seu txi e passou a desferir chutes e socos contra a lataria do auto de Tlio, danificando-a. Policiais se acercaram do local e detiveram Mvio, que foi conduzido Delegacia de Polcia. L, o Delegado entendeu que o crime era de dano, com pena de deteno de 01 a 06 meses ou multa. Iniciou a lavratura do Termo Circunstanciado, previsto na Lei n. 9.099/95. Ao finaliz-lo, entregou a Mvio para que assinasse o Termo de Comparecimento ao Juizado Especial Criminal, o que foi por ele recusado. Indique o procedimento a ser adotado. (A) Registro apenas em Boletim de Ocorrncia para futuras providncias. (B) Considerando que ocorrera priso em flagrante, ante a no assinatura do Termo de Comparecimento ao JECRIM, deve o Delegado de Polcia lavrar auto de priso em flagrante, fixando fiana. (C) Deve o Delegado lavrar o auto de priso em flagrante e permitir que Mvio se livre solto. (D) O Termo Circunstanciado deve ser remetido ao Juzo, mesmo que Mvio no tenha assinado o Termo de Comparecimento, para que o Magistrado, ouvido o Ministrio Pblico, tome as providncias que julgar cabveis, podendo at decretar eventual priso temporria. Resposta: B CARNELLUTI, Francesco. As misrias do processo penal. Traduo de Ricardo Rodrigues Gama. Campinas: Russel Editores, 2007. 89p.

SNTESE DE AS MISRIAS DO PROCESSO PENAL As pessoas creem que o processo penal termina com a condenao, mas, no verdade; as pessoas creem que a pena termina com a sada da priso, e no verdade; as pessoas creem que a priso perptua seja nica pena perptua, e no verdade. A pena, para no dizer sempre, em nove de cada dez casos, no termina jamais. Quem pecou est perdido. Cristo perdoa, os homens, no. (p. 82).

Ao prefaciar a obra As Misrias do Processo Penal, Francesco Carnelutti reflete sobre qual seria o verdadeiro papel do conhecimento para a sociedade: promover o bem e a unio entre os homens, servir bondade. No entanto, como redargue, o saber tanto pode ser usado para o bem quanto para o mal, para enobrecer o homem ou para envaidec-lo. Nessa vertente, aponta o crescente interesse da opinio pblica no que concerne aos processos penais. Aqui ou alhures, ouvem-se discusses acerca de certos casos dos quais se tomou conhecimento por meio dos veculos de comunicao de massa e que se transformaram em meios de diverso para aqueles que nada mais querem seno uma fuga da monotonia da prpria vida. Essa espetacularizao dos fatos aflige sociedade, contribui para a manuteno da ideia de que as ms aes sobrepem-se s boas neste mundo e, conseqentemente, afeta em muito a civilidade, reduzindo o homem condio de coisa. A publicidade que se d aos grandes processos permite, enfim, que a vontade popular administre a justia, pondo-a em desordem. sobre essa relevncia do processo penal para a civilidade de um povo que Carnelutti se dispe a discutir em A Toga, capitulo primeiro da referida obra. Na perspectiva de ilustrar o valor que este tem e que deveria ser, de fato, respeitado imprime sobre a solenidade predominante na realizao de cada procedimento que o compe, frisando que a toga a pea caricatura membros do Poder Judicirio. A primeira observao que estabelece pertine ao tradicional significado de que essa vestimenta se imbui, qual seja o de distinguir tais personalidades em face dos demais membros da sociedade. , indubitavelmente, smbolo de autoridade e sobreposio desses homens em relao aos demais, de unio - quando se forma um jri, por exemplo e, paradoxalmente, de diviso entre acusado e defensor. Significa que aquilo que se faz, faz-se a servio da autoridade, divididos aparentemente, mas unidos na persecuo da justia. A distino entre as posies ocupadas pelos togados e pelos encarcerados o assunto contemplado no capitulo O Preso. Inicialmente, coloca-se que a idia de encarcerado, inclusive pelo contexto histrico no qual est inserto, extrapola a noo comum que se d ao termo: engloba da idia humanstica da priso s mazelas, ao exlio, aos entregues ao ostracismo, queles que vivem merc dos mnimos benefcios sociais, aos sedentos e famintos de justia e de po. Em seguida, fala-se dos encarcerados pela Justia, enquadrados nos fatos tpicos, divisores de homens em bons e maus, onde o delinqente tratado como uma coisa, no como homem, e o germe de bem existente em cada ser humano ignorado. Por fim, considera que todos os homens vivem numa priso que no se v, mas que no se sente. Quando Carnelutti explana sobre a condio do preso, afirma que as necessidades deste alm de fsicas so, tambm e preponderantemente, espirituais. Uma vez nessa nfima e

lastimvel condio, clama por amizade. Consideraes nesse sentido introduzem o capitulo O Advogado, puramente para elucidar que a amizade pela qual grita o preso adviria do advogado, sobrecarregado de luz e esperana para aquele. Para Carnelutti, a dialtica da vida se compe de paroxismos: para a guerra, a aliana, para a inimizade, a amizade. Sobre o acusado recai toda a averso popular que, no raras vezes, implica em imprecaes, insultos e violncias. Esse sentimento de repulsa social gera no acusado o sentimento de solido que s se desvanece com a companhia, que se concretiza na figura do advogado, que embora possa ser achincalhado pela sociedade no deve denegar a nobre funo a que se disps ao optar pela advocacia, a de perseguir o beneficio acreditado por seu cliente. dever daquele conhecer este. Mas que esse conhecimento exceda aos fatos que construram a relao profissional-cliente, transponha os patamares da temporalidade e alcance sua histria de vida, de modo que se possa construir um todo-lgico que explicite os motivos que levaram individuo a delinqir. No ingenuamente, Carnelutti reconhece ser essa uma tarefa rdua e difcil, precisamente quando a maioria dos acusados se encontre fechada e desconfiadamente. J se disse que o juiz ocupa a posio suprema do instituto Justia e que diante dele prostram as partes. Como o prprio nome sugere, as partes originam-se de uma diviso, constituindo os sujeitos de um litgio, que podem ser o Ministrio Pblico e os defensores nos processos penais, dois defensores nos processos civis, ou as partes de um contrato. Clama unssona a voz dos juristas quando afirmam que as partes esto abaixo do juiz. A ponderao que Carnelutti faz em O Juiz e as Partes que se o juiz nada mais que um homem, no pode elevarse aos demais, entendimento que deve ser revisto, vez que aquele tambm constitui parte. Aqui, lembra que ningum est desprovido ou imune a erros e pecados e que necessrio perdoar. E assim o sendo, deveria o juiz deveria conscientizar-se de suas limitaes e de sua indignidade ao julgar. Afirma, outrossim, que s possvel amenizar a deficincia das decises tomadas pelo juiz singular graas existncia do jri, onde se tem uma unidade obtida das diferentes opinies dos membros que a compem e que, embora no encontre, aproxima-se mais da verdade e da justia, ainda que parciais. Francesco Carnelutti, no capitulo Da Imparcialidade do Defensor, discorre sobre a verdade que se almeja no processo penal. Para ele, a verdade em sua plenitude inatingvel, portanto, no se pode ambicionar alcan-la. Isto posto, o autor passa a considerar acerca das razes exibidas no processo. Se a verdade nica, como explicar tais razes? Frente a diversos posicionamentos, o juiz se encontra diante da difcil misso de julgar. Defronte a essa realidade batalham o defensor e o acusador no intuito de, em circunstncias muito limitadas, estabelecer

premissas que levem a concluses convincentes. Aqui, Carnelutti reflete e nos faz refletir sobre a imparcialidade do defensor e, por conseguinte, do acusador, vez que cada um deles visam, enfim, a persuadir o juiz de sua verdade. E, imprime que, embora isso parea absurdo, esta a chave do processo; a garantia do contraditrio no processo que auxilia o juiz na fixao da sentena. Exatamente por que se espera imparcialidade e pela criao de sofismas, gera-se a imagem deturpada e de pouca credibilidade em torno dos advogados. As pessoas no compreendem que agindo de modo contrrio, o profissional estaria traindo o prprio dever e razo de ser no processo, quando haveria um desequilbrio. Em virtude disso, os advogados, pessoas carregadoras de problemas alheios, so atormentados pela sociedade. As verdades da defesa e da acusao so escndalos necessrios. O captulo As Provas cuida do fim maior do processo penal: a elaborao de uma sentena que verse sobre a culpa ou inocncia do ru em determinado delito. Para que se chegue a este ltimo procedimento do processo, so necessrias provas, s quais, a uma das partes interessa a destruio e outra, a conservao. Isto por que elas reconstruiro a histria e permitiro elucidaes sobre o fato delitivo. As provas so possveis graas colaborao do Ministrio Pblico, da policia, dos defensores, dos juizes de audincia e dos peritos. O inqurito emprico prescinde dos fantasiados nas pginas de literatura policial e de jornais, inclusive pela falibilidade das provas. Cada nova descoberta, cada ato de advogados e at mesmo de juizes passa a ser minuciosamente investigado por jornalistas, ora sedentos de noticiar nos principais veculos de comunicao, a uma massa que ansiosa assistem cada etapa do processo como a um filme. Essa publicidade demasiada que se d dos processos criminais prejudicam sorrateiramente a qualidade desses e os jornalistas terminam por fazer o trabalho da Justia. Isto, para Carnelutti, um dos sintomas mais graves da civilidade em crise, exaurindo-se o respeito ao acusado, o qual no deveria ser considerado culpado at a existncia de uma sentena transitada em julgado, preceito, enfim, que se transformou numa pretenso ilusria dos legisladores. Enquanto, se probe, em tese, a tortura (art. 5, III, Constituio Federal) na realidade ela constante no processo penal, pois apenas surge a suspeita, o acusado e a famlia so inquiridos de forma pblica, o que os fazem muito sofrer. Sobre testemunha como prova no processo penal, Carnelutti faz ressalta que esta nada mais que uma pessoa que se expe a um turbilho de emoes, medo, coragem, cobranas, interesses e tentaes, presso da mdia, dos prprios valores e princpios, que nem sempre conduz verdade do crime, constituindo prova infiel, falha e corruptvel mais aceita pelo Poder Judicirio.

Em O Juiz e o Acusado, Carnelutti discute a necessidade que tem o juiz de conhecer o acusado. No apenas conhec-lo externamente ou julg-lo ao calor das prprias emoes ou por juzo de reprovao social, mas, sobretudo, auferir se houve realmente a inteno de cometer o delito em voga, decifrando-lhe no o corpo, mas alma. Deve o juiz negar-se a si mesmo, a suas convices, seu querer, seu pensar, e partir em busca do outro, de suas certezas, desejos e pensamentos. Verte-se ao posto anteriormente de que o juiz, mais que conhecer o fato, necessita conhecer a vida inteira do acusado. O juiz precisa levar em conta o passado, o presente e o futuro do ru. No pode se esquecer de que o direito penal se prope a reintegrar o individuo ao convvio social. No pode, enfim, esquecer-se de que tal como se fez o mal, poder-se- fazer o bem; tal como se delinquiu, poder-se- redimir. Novamente se torna preciso o senso de amizade, realidade to onrica, que conseguiria conduzir o juiz ao corao do acusado, mais que a psicologia, ou quaisquer outras cincias. Enquanto isso no se concretiza, as misrias do processo penal se perpetuam. O Passado e o Futuro no Processo Penal nos adverte de que s observando atentamente fatos pretritos podem-se notar as mazelas, falhas e limitaes do processo penal para que, no futuro, se possa faz-lo diferente. Esse passado que se reconstri para refazer o futuro no ter maior expoente que o preso. A administrao ideal da justia se atentaria para esta virtude: para cada delito um peso proporcional. No toa que a balana constitui-se num dos smbolos do direito: que a pena pese tanto quanto o crime. Mas a justia penal firma-se tambm no propsito de prevenir o crime, essa uma de suas funes precpuas, da qual se incubem o juiz (do fato) e o legislador (do tipo). Que o homem conhea as consequncias penais de seus atos! Em meio a um emaranhado de leis, de desentendimentos doutrinrios, de divergncias de interpretao e de lacunas, a justia vai se vituperando, e o povo deixa de crer se algum dia o creu - no direito e em seus profissionais. No se trata de esperar que o direito opere milagres, mas que a legislao seja obedecida, para se garantir, inclusive, a utpica igualdade de todos perante a lei ou, ao menos, menor desigualdade. Sobre este mrito, Carnelutti critica que os juizes tenham que se prender piamente s leis. Ora se o que se almeja apenas a redeno dos acusado, o arrependimento eficaz de seus atos, de forma que no volte a pratic-los, alcanado este objetivo, em desprezo s leis, o juiz deveria dizer: vai e no delinques mais. A Sentena Penal o capitulo em que Carnelutti se dedica a refletir sobre a absolvio ou condenao do acusado, especialmente quando daquela por ausncia ou insuficincia de provas. Neste ltimo caso a impotncia da justia fica veementemente escancarada. Ora, se o processo serve para sanar as dvidas sobre determinado delito, tal absolvio no resolve nada. Tudo fica

como antes, uma vez que imputao subsiste. Ademais, como expor um homem sob suspeita de um delito, se nada se tem que possa incrimin-lo? a prova cabal da falncia da justia, evidenciada pelos erros judicirios que, de resto, contribuem para que a populao d pouca ou nenhuma credibilidade a este importante segmento social. Mais uma vez, reconhece-se a pobreza do processo penal, no apenas pela culpa, mas pela insupervel limitao humana. O fato que os erros judicirios destroem todo um ser humano, separando-o de sua famlia, desmoralizando-o perante a opinio pblica, e deixando consequncias inenarrveis para sua vida. No esta uma critica que se faz legislao, pois ela prev, inclusive, duplo grau de jurisdio na tentativa de no deixar nas mos de um s o poder sobre a sentena. Mas ainda assim no se tem a garantia absoluta contra um erro. Uma vez que se chega coisa julgada, no se pode mais retroceder (art. 5, XXXV, CF). Ainda que esta "coisa julgada" no constitua uma verdade, j que esta uma forma de se garantir que o processo tenha fim. J na Execuo da Sentena, o autor argi que o processo no termina na sentena, mas na absolvio. Isso por que quando h condenao sempre existe possibilidade de reviso, isto , de reabertura do processo. A pena mxima culminada nos cdigos penais a priso, sendo a penitenciria o lcus de execuo. Esta, por sua vez, funciona como um hospital, mas onde h doentes de esprito, no de corpo; objetiva curar o esprito do homem e torn-lo honrado. A diferena est em que na penitenciria agir-se-ia inflexivelmente, ainda que se percebida a ineficcia dos "remdios" utilizados. Neste caso, ao invs de curar a "doena", corre-se o risco de agrav-la. Do pensamento de que a pena deva servir de exemplo tanto para que o condenado no volte a delinquir, quanto para os demais membros da sociedade, infere-se que mesmo redimido o condenado continua a cumprir pena por meros interesses alheios, em nome da pena preventiva, enquanto esta deveria servir, sobretudo, cura do daquele. Com isso, Carnelutti no afirma que o criminoso deva ser castigado, mas que se faa com respeito, no por cega e obstinada vingana, ainda que em nome da sociedade. A Libertao, sim, afirma Carnelutti neste tema-ttulo, o procedimento final do processo no a sentena. Embora advirta que a libertao verdadeira se encontre na liberdade espiritual, limita-se a falar sobre a fsica. Nesse sentido, afirma que a priso perptua s poder devolver ao mundo exterior, um cadver, motivo pelo qual jamais deveria existir em quaisquer legislaes, pondo-a como mais uma misria do processo penal, porque alm do risco que se corre de que o detento falea na priso, dado o extenso tempo de cumprimento da pena, priva-o da esperana do retorno ao convvio humano.

Acresa-se a tanto que, embora o processo termine, o castigo persistir por muito tempo, talvez por toda a vida. O devolvido sociedade, na parte majoritria das vezes, um preso em liberdade. Explique-se a expresso: as dificuldades, a crueldade, desengano social, os rtulos que levar em muito constituiro empecilho no retorno ao convvio social. At mesmo o prprio Estado dificilmente tratar um ex-detento como um cidado de bem. Exemplo disso que em diversas ocasies, como no ingresso no servio pblico, exige-se certido criminal negativa. Por fim, em Alm do Direito, Carnelutti expe que s se superar a to sonhada paz entre os homens, ora to distante, quando no mais persistir a diviso, oriunda do juzo penal, entre homens civilizados e incivilizados, pois se tem a iluso de que dentro da penitenciria existam apenas homens desonestos e fora dela, seres honrados e dignos. No se quer prescindir da necessidade de separao do trigo e do joio ou da legislao, dos tribunais, da penitenciria. O que Carnelutti prope uma desmistificao de que o direito seja realmente suficiente para sanar os problemas sociais e garantir a civilidade e uma reflexo no que diz respeito supervalorizao deste, esclarecendo ao senso comum que apenas bons juizes e legislao so insuficientes para eliminar a diviso entre os homens, pois essa viso errnea acerca de ambos, alm de no influir em mudanas concretas na realidade prtica da justia, contribuem para a perpetuao das misrias do processo penal.

DO PODER JUDICIRIO E DA MAGISTRATURA Do Poder Judicirio A CF/88, art. 2 estabelece: so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. A CF/88 dedica os arts. 92 e seguintes ao Poder Judicirio (leiam tais artigos!) e inscreve, entre os direitos e garantias individuais, o princpio da inafastabilidade da apreciao judiciria, segundo o qual a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso (tutela repressiva) ou ameaa a direito (tutela preventiva) (art. 5, XXXV). O Poder judicirio uno, assim como una sua funo precpua a jurisdio por apresentar sempre o mesmo contedo e a mesma finalidade. FUNO: nem toda a atividade jurisdicional est confiada ao Poder Judicirio e (vide art. 51, I; art. 52, II; art. 55, par. 2, todos da CF/88); nem toda a atividade desenvolvida pelo Judicirio se qualifica como jurisdicional (vide art. 103-A, CF/88). CONTINUAO: DO PODER JUDICIRIO RGOS: (VIDE ART. 92, CF/88)

Art. 92. So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justia; II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. Pargrafo nico. O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo o territrio nacional. 1 O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal. Entre os rgos de primeiro grau das Justias Estaduais, prev a Constituio os juizados especiais cveis e criminais (Art. 98, I da CF/88 e Art. 24, inc. X, Lei n. 9.099/95). Todo esse complexo sistema judicirio coordena-se sob a gide do STF, que constitui a cpula do Poder Judicirio nacional, composto por 11 Ministros escolhidos pelo Presidente da Repblica aps aprovao em sabatina no Senado Federal. DA MAGISTRATURA Magistratura o conjunto dos juzes que integram o Poder Judicirio. Fala-se em magistratura estadual ou federal, em magistratura trabalhista, etc. A magistratura organizada em carreira (CF/88, art. 93, I a III). Isso significa que os juzes iniciam em cargos inferiores (entrncia inicial, intermediria e final), com possibilidade de acesso a cargos mais elevados, segundo determinados critrios de promoo (os critrios so: merecimento e antiguidade). Art. 93 [omissis], I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial ser o de juiz substituto, mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e obedecendo-se, nas nomeaes, ordem de classificao. CONTINUAO: DA MAGISTRATURA O Duplo Grau de Jurisdio: a fim de que eventuais erros dos juzes possam ser corrigidos e tambm no intuito de se atender a natural irresignao da parte vencida na demanda, o ordenamento jurdico consagrou o Princ. do DGJ. Para que possa ser corrigidos os eventuais erros

de procedimento e/ou julgamento, necessrio se faz termos rgo inferiores e superiores no exerccio da jurisdio. Assim vejamos: a) Juzo: rgo de primeiro grau, em regra monocrtico, isto , composto por um nico julgador; b) Tribunais: rgo de segundo grau, colegiado, isto , composto por vrios julgadores. CONTINUAO: DA MAGISTRATURA Art. 95. Os juzes gozam das seguintes garantias: I - VITALICIEDADE, que, no primeiro grau, s ser adquirida aps dois anos de exerccio (chamado estgio probatrio), dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de deliberao do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentena judicial transitada em julgado; II - INAMOVIBILIDADE, salvo por motivo de interesse pblico, na forma do art. 93, VIII; III - IRREDUTIBILIDADE DE SUBSDIO. Pargrafo nico. Aos juzes VEDADO: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; II - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; III - dedicar-se atividade poltico-partidria. IV - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; V - exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. Dos poderes, dos deveres e da responsabilidade do juiz Art. 125. O juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, competindo-lhe: I - assegurar s partes igualdade de tratamento; II - velar pela rpida soluo do litgio; III - prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia; IV - tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes. Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito.

Dos poderes, dos deveres e da responsabilidade do juiz Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta (Princpio da Congruncia Objetiva ou da Adstrio do Juiz ao Pedido), sendo-lhe defeso (proibido) conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte (Princpio da Inrcia). Art. 129. Convencendo-se, pelas circunstncias da causa, de que autor e ru se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir fim proibido por lei, o juiz proferir sentena que obste aos objetivos das partes. Art. 130. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias. (H distino entre juiz imparcial e juiz neutro!). Art. 132. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audincia julgar a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passar os autos ao seu sucessor (Princpio do Juiz Natural). Pargrafo nico. Em qualquer hiptese, o juiz que proferir a sentena, se entender necessrio, poder mandar repetir as provas j produzidas. Dos poderes, dos deveres e da responsabilidade do juiz Art. 133. Responder por perdas e danos o juiz, quando: I - no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude; II - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a requerimento da parte. Pargrafo nico. Reputar-se-o verificadas as hipteses previstas no n. II s depois que a parte, por intermdio do escrivo, requerer ao juiz que determine a providncia e este no lhe atender o pedido dentro de 10 (dez) dias. DO IMPEDIMENTO E DA SUSPEIO Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: (Casos de IMPEDIMENTO). I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau;

V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. DO IMPEDIMENTO E DA SUSPEIO Art. 135. Reputa-se fundada a SUSPEIO de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo. Art. 136. Quando dois ou mais juzes forem parentes, consangneos ou afins, em linha reta e no segundo grau na linha colateral, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento; caso em que o segundo se escusar, remetendo o processo ao seu substituto legal. Art. 137. Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeio aos juzes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de absteno, ou no se declarar suspeito, poder ser recusado por qualquer das partes (art. 304). DO IMPEDIMENTO E DA SUSPEIO Art. 138. Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: I - ao rgo do Ministrio Pblico, quando no for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135; II - ao serventurio de justia; III - ao perito; IV - ao intrprete. 1o A parte interessada dever argir o impedimento ou a suspeio, em petio fundamentada e devidamente instruda, na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos; o juiz

mandar processar o incidente em separado e sem suspenso da causa, ouvindo o argido no prazo de 5 (cinco) dias, facultando a prova quando necessria e julgando o pedido. 2o Nos tribunais caber ao relator processar e julgar o incidente. Das Partes e dos Procuradores Conceito, capacidades, deveres, litigncia de m-f, despesas e multas, honorrios advocatcios de sucumbncia DAS PARTES A identificao das partes do processo importante em face da necessidade de definirmos as pessoas que podem ser atingidas pelos efeitos do pronunciamento judicial, ou seja, quem pode exigir o cumprimento da obrigao imposta na sentena e em face de quem esta se dirige. Art. 472, 1 parte, do CPC. A sentena faz coisa julgada s partes entre as quais dada, no beneficiando, sem prejudicando terceiros (REGRA). Parte quem pede e aquele em face de quem pedida a prestao jurisdicional. Para a doutrina majoritria, parte : autor, ru e o magistrado (pessoa que ocupa posio soberana, sendo o destinatrio da prova e o responsvel pela eliminao do conflito). Lembrem-se que nem sempre os sujeitos da lide coincidem com os sujeitos do processo (legitimao ordinria), ocorre, por vezes, a chamada legitimao extraordinria, onde os sujeitos do processo no so idnticos aos sujeitos do conflito de interesses materiais instaurados. Definio importante a que trata dos TERCEIROS (todos aqueles que, no sendo parte, ingressam no processo por fora de interesse jurdico prprio ex: vide arts. 42, 3, 76 e 80 do CPC). Cuidado! Os representantes e assistentes das partes no so partes (apesar de estarem perto delas). A parte do processo o representado, seus genitores ou tutor so apenas representantes da parte. Capacidades A capacidade a aptido que a pessoa tem de ser titular de direitos e obrigaes (C. de direitos C. de ser parte), bem como a possibilidade de exercer os direitos e de ser chamado responsabilidade pelas obrigaes assumidas (C. de exerccio C. de estar em juzo supre-se pela assistncia e representao). Alm da capacidade de ser parte e de estar em juzo, exige o ordenamento jurdico que os interessados se faam representar por pessoa dotada do direito de postular em juzo: art. 1 da Lei. 8.906/94 Estatuto da Advocacia. A essa capacidade de postular em juzo, denomina-se capacidade postulatria. A capacidade postulatria encontra algumas excees, a saber: a) Falta de advogado no lugar ou havendo recusa ou impedimento dos que houver (art. 36 do CPC);

b) Impetrao de Habeas Corpus; c) Justia do Trabalho; d) Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/01); e) Juizados Especiais Estaduais, nas causas de at vinte salrios mnimos (Lei n. 9.099/95). A perpetuatio legitimationis (estabilizao subjetiva da lide) ocorre com a citao vlida. (Vide CPC, arts. 41 e 42). A substituio processual ocorre quando a lei atribui legitimidade a algum para litigar em juzo, em nome prprio, mas na defesa de direito ou pretenso de outrem. No h se confundir com representao processual, pois que o representante age em nome do representado. Exemplo de substituio processual: o MP para promover ao de investigao de paternidade; entidades legitimadas s aes coletivas; alienante de coisa litigiosa, etc. J a sucesso processual ou substituio das partes ocorre quando outra pessoa assume o lugar do litigante, tornando-se parte na relao jurdica processual. DOS DEVERES DAS PARTES E DOS PROCURADORES Art. 14. So deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo (TERCEIROS E PROCURADORES): I - expor os fatos em juzo conforme a verdade; II - proceder com lealdade e boa-f; III - no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV - no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito. V - cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final. Art. 15. defeso s partes e seus advogados empregar expresses injuriosas nos escritos apresentados no processo, cabendo ao juiz, de ofcio ou a requerimento do ofendido, mandar risc-las. Pargrafo nico. Quando as expresses injuriosas forem proferidas em defesa oral, o juiz advertir o advogado que no as use, sob pena de Ihe ser cassada a palavra. Esclarecimento: na verdade, a grande parte dos deveres processuais volta-se em contundncia aos advogados, no s partes, considerando que, no relacionamento entre estas e os profissionais que as representam, h uma delegao de poderes, com pouca interferncia da parte na conduo da sua defesa, que articulada, do ponto de vista tcnico, quase que exclusivamente pelo seu advogado. DA LITIGNCIA DE M-F

Art. 16. Responde por perdas e danos aquele que pleitear de m-f como autor, ru ou interveniente. Art. 17. Reputa-se litigante de m-f aquele que: I - deduzir pretenso ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso; II - alterar a verdade dos fatos; III - usar do processo para conseguir objetivo ilegal; IV - opuser resistncia injustificada ao andamento do processo; V - proceder de modo temerrio em qualquer incidente ou ato do processo; Vl - provocar incidentes manifestamente infundados. VII - interpuser recurso com intuito manifestamente protelatrio. Art. 18. O juiz ou tribunal, de ofcio ou a requerimento, condenar o litigante de m-f a pagar multa no excedente a um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou. 1o Quando forem dois ou mais os litigantes de m-f, o juiz condenar cada um na proporo do seu respectivo interesse na causa, ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrria. 2o O valor da indenizao ser desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitramento. DAS DESPESAS E DAS MULTAS Art. 19. Salvo as disposies concernentes justia gratuita, cabe s partes prover as despesas dos atos que realizam ou requerem no processo, antecipando-lhes o pagamento desde o incio at sentena final; e bem ainda, na execuo, at a plena satisfao do direito declarado pela sentena. 1o O pagamento de que trata este artigo ser feito por ocasio de cada ato processual. 2o Compete ao autor adiantar as despesas relativas a atos, cuja realizao o juiz determinar de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico. Art. 20. A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Esta verba honorria ser devida, tambm, nos casos em que o advogado funcionar em causa prpria. 3 Os honorrios sero fixados entre o mnimo de dez por cento (10%) e o mximo de vinte por cento (20%) sobre o valor da condenao, atendidos: a) o grau de zelo do profissional; b) o lugar de prestao do servio;

c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio. 4o Nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimvel, naquelas em que no houver condenao ou for vencida a Fazenda Pblica, e nas execues, embargadas ou no, os honorrios sero fixados consoante apreciao eqitativa do juiz, atendidas as normas das alneas a, b e c do pargrafo anterior. Art. 21. Se cada litigante for em parte vencedor e vencido, sero recproca e proporcionalmente distribudos e compensados entre eles os honorrios e as despesas. Pargrafo nico. Se um litigante decair de parte mnima do pedido, o outro responder, por inteiro, pelas despesas e honorrios. Art. 24. Nos procedimentos de jurisdio voluntria, as despesas sero adiantadas pelo requerente, mas rateadas entre os interessados. Art. 27. As despesas dos atos processuais, efetuados a requerimento do Ministrio Pblico ou da Fazenda Pblica, sero pagas a final pelo vencido. Art. 28. Quando, a requerimento do ru, o juiz declarar extinto o processo sem julgar o mrito (art. 267, 2o), o autor no poder intentar de novo a ao, sem pagar ou depositar em cartrio as despesas e os honorrios, em que foi condenado. Art. 35. As sanes impostas s partes em conseqncia de m-f sero contadas como custas e revertero em benefcio da parte contrria; as impostas aos serventurios pertencero ao Estado. DOS PROCURADORES Art. 36. A parte ser representada em juzo por advogado legalmente habilitado. Ser-lhe- lcito, no entanto, postular em causa prpria, quando tiver habilitao legal ou, no a tendo, no caso de falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver. Art. 37. Sem instrumento de mandato, o advogado no ser admitido a procurar em juzo. Poder, todavia, em nome da parte, intentar ao, a fim de evitar decadncia ou prescrio, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes. Nestes casos, o advogado se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogvel at outros 15 (quinze), por despacho do juiz. Pargrafo nico. Os atos, no ratificados no prazo, sero havidos por inexistentes, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos. Art. 38. A procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso. Da substituio das partes e dos procuradores

Art. 41. S permitida, no curso do processo, a substituio voluntria das partes nos casos expressos em lei. (perpetuatio legitimationis) Art. 42. A alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato entre vivos, no altera a legitimidade das partes. 1o O adquirente ou o cessionrio no poder ingressar em juzo, substituindo o alienante, ou o cedente, sem que o consinta a parte contrria. 2o O adquirente ou o cessionrio poder, no entanto, intervir no processo, assistindo o alienante ou o cedente. 3o A sentena, proferida entre as partes originrias, estende os seus efeitos ao adquirente ou ao cessionrio. Art. 43. Ocorrendo a morte de qualquer das partes, dar-se- a substituio pelo seu esplio ou pelos seus sucessores, observado o disposto no art. 265. Art. 44. A parte, que REVOGAR o mandato outorgado ao seu advogado, no mesmo ato constituir outro que assuma o patrocnio da causa. (regra vlida ao AUTOR) Art. 45. O advogado poder, a qualquer tempo, RENUNCIAR ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto. Durante os 10 (dez) dias seguintes, o advogado continuar a representar o mandante, desde que necessrio para Ihe evitar prejuzo.

DO MINISTRIO PBLICO Espcies, funes institucionais, garantias, vedaes e hierarquia. Do Ministrio Pblico no CF/88 O MP uma das FUNES ESSENCIAIS JUSTIA, colocando-se ao lado da Advocacia Pblica, a Defensoria Pblica e a Advocacia Privada. Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, INCUMBINDO-LHE a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. 2 Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. Vide Lei n. 8.625/93 LONMP. Unicidade: significa que os membros do MP integram um s rgo sob a direo de um s chefe (s h unicidade dentro de cada MP, ex: MP Federal; MP Estados);

Indivisibilidade: significa que esses membros podem ser substitudos uns pelos outros, no arbitrariamente, porm, mas segunda a forma estabelecida em lei. Independncia Funcional: no h hierarquia funcional entre seus membros, mas mera hierarquia administrativa. Ex: chefe do MPE Procurador Geral de Justia; chefe do MPF Procurar Geral da Repblica. Art. 128. O Ministrio Pblico abrange: I - o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a) o Ministrio Pblico Federal; b) o Ministrio Pblico do Trabalho; c) o Ministrio Pblico Militar; d) o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios; II - os Ministrios Pblicos dos Estados. Art. 128. [omissis]: 1 - O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. 3 - Os Ministrios Pblicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios formaro lista trplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu ProcuradorGeral, que ser nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. Art. 128. [omissis]: 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; c) irredutibilidade de subsdio. Vedaes

Art. 128. [omissis]: II - as seguintes vedaes: a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria; f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei. Art. 128, 6, CF/88, aplica-se ao MP o disposto no art. 95, pargrafo nico, inciso V - exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. Funes

Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei.

O MP E O PROCESSO CIVIL Art. 81. O Ministrio Pblico exercer o direito de ao nos casos previstos em lei, cabendo-lhe, no processo, os mesmos poderes e nus que s partes. (MP como parte - parcial). Art. 82. Compete ao Ministrio Pblico intervir: (MP como fiscal da lei imparcial). I - nas causas em que h interesses de incapazes; II - nas causas concernentes ao estado da pessoa, ptrio poder, tutela, curatela, interdio, casamento, declarao de ausncia e disposies de ltima vontade; III - nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte. Art. 83. Intervindo como fiscal da lei, o Ministrio Pblico: I - ter vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo; II - poder juntar documentos e certides, produzir prova em audincia e requerer medidas ou diligncias necessrias ao descobrimento da verdade. Art. 84. Quando a lei considerar obrigatria a interveno do Ministrio Pblico, a parte promover-lhe- a intimao sob pena de nulidade do processo. Art. 85. O rgo do Ministrio Pblico ser civilmente responsvel quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude. (Vide art. 37, par. 6, CF/88 responsabilidade objetiva).

1. DAS NULIDADES

Conceito Nulidade a sano cominada pelo ordenamento jurdico ao ato praticado em desrespeito s formalidades legais. Ao estabelecer as formalidades, o legislador quer garantir que o ru tenha cincia da acusao, que seja citado regularmente e que esteja sendo a ele oferecida a oportunidade de defesa. So normas de Direito Pblico. O Cdigo de Processo Penal, em seus artigos 563 a 573, trata das nulidades. (Ateno: obrigatria a leitura desses artigos antes da realizao das provas.) O artigo 564 do Cdigo de Processo Penal apresenta o rol das nulidades; todavia, algumas nulidades relativas constantes desse rol, em razo da Constituio Federal de 1988, esto desatualizadas deveriam ser nulidades absolutas. Alm disso, as hipteses de nulidades deveriam ser verificadas, no caso concreto, pelo juiz. As nulidades podem ser absolutas ou relativas. Ao lado delas, existem algumas situaes em que o vcio to grave que gera a inexistncia do ato. Em outras situaes, o desatendimento

da formalidade incapaz de gerar qualquer prejuzo ou anular o ato, pois trata-se de mera irregularidade. Diferenas entre Nulidades Absolutas e Relativas 1.2.1. Quanto ao fundamento A nulidade absoluta ocorre quando a regra violada houver sido instituda para resguardar, predominantemente, o interesse pblico. A nulidade relativa ocorre quando a regra violada houver sido instituda para resguardar, predominantemente, o interesse das partes. Sempre que ocorrer a violao a um princpio constitucional, a nulidade ser absoluta. Para alguns autores, se a ofensa for muito grave, o ato ser inexistente. 1.2.2. Quanto ao prejuzo A nulidade relativa exige demonstrao do prejuzo. Na nulidade absoluta, o prejuzo presumido. Quanto ao momento de argio A nulidade relativa deve ser argida no momento oportuno, sob pena de precluso. Cada procedimento tem um momento ltimo para a argio. Conforme o artigo 571 do Cdigo de Processo Penal, as nulidades devem ser argidas nos seguintes momentos: Procedimento Ordinrio: at as alegaes finais (inciso II). Procedimento do Jri: as que ocorrerem no sumrio da culpa, at as alegaes do Jri (inciso I); as que ocorrerem posteriormente, depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes (inciso V); e as do julgamento em plenrio, logo depois que ocorrerem (inciso VIII). A nulidade absoluta pode ser reconhecida a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio. Exceo: conforme a Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal, nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio. 1.2.4. Quanto ao interesse As nulidades relativas dependem de provocao pela parte interessada, no momento oportuno. As nulidades absolutas no precisam de provocao; o prprio juiz pode reconhecer de ofcio, salvo a exceo da Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal. Inexistncia e Irregularidade

Inexistncia a sano mais grave que pode ser cominada a um ato processual. Para a doutrina, no se trata de ato processual inexistente, mas sim de um no-ato ou ato processual atpico por no se enquadrar no modelo legal. Ocorre quando o ato no rene elementos essenciais para existir. a violao frontal da regra constitucional que gera a inexistncia. Ex.: um processo por crime eleitoral que tramitou na Justia Militar. Para o Professor Tourinho, a violao de qualquer regra constitucional que trate de competncia torna o ato inexistente. J, para a jurisprudncia, trata-se de nulidade absoluta. Caracterstica prpria da inexistncia: se o ato for inexistente, no produz efeitos, independente de declarao judicial. Na nulidade absoluta o ato produz efeitos at que seja declarado nulo. Enquanto isso no ocorrer, produz efeitos. Exemplos: sentena sem relatrio: nulidade absoluta; sentena sem fundamentao: nulidade absoluta; sentena sem dispositivo: inexistente; sentena proferida por juiz em frias ou aposentado: inexistente, por no ter jurisdio; sentena proferida por juiz suspeito: nulidade absoluta; sentena proferida por juiz impedido: inexistente. Ocorre irregularidade sempre que a formalidade desrespeitada for considerada incua. Tal desrespeito incapaz de gerar prejuzo, seja para a acusao, seja para a defesa. O ato produz seus efeitos normalmente. Exemplos: falta de leitura do libelo no incio da fala da acusao; falta de compromisso pelo perito louvado ou particular (o perito oficial funcionrio e, ao tomar posse, j assume esse compromisso); oferecimento de denncia fora do prazo legal (5 dias para o ru preso e 15 para o solto) acarreta o relaxamento da priso em flagrante, mas a denncia em si vlida. 2. PRINCPIOS DAS NULIDADES 2.1. Prejuzo No h nulidade se no houver prejuzo (artigo 563 do CPP). Esse princpio aplica-se nulidade relativa, na qual precisa ser demonstrado o prejuzo, pois, na nulidade absoluta, esse presumido.

No processo penal, a falta de defesa acarreta a nulidade absoluta e a defesa deficiente produz nulidade relativa (ver a Smula n. 523 do Supremo Tribunal Federal). Exemplo: ru no tem defensor constitudo e o juiz no nomeia um defensor dativo, ou esse nomeado e nada faz no processo; ; o ru fica indefeso, acarretando nulidade absoluta. 2.2. Interesse Ningum pode alegar nulidade que s interesse parte contrria (artigo 565 do CPP). Esse princpio s se aplica nulidade relativa, pois a absoluta pode ser alegada por qualquer pessoa. Ningum pode argir nulidade para a qual tenha concorrido ou dado causa. Como exceo o Ministrio Pblico pode argir nulidades que interessem somente defesa. 2.3. Instrumentalidade das Formas No se declara a nulidade de ato que no influiu na apurao da verdade real e na deciso da causa (artigo 566 do CPP) e tambm de ato que, apesar de praticado de forma diversa da prevista, atingiu sua finalidade (artigo 572, inciso II, do CPP). 2.4. Causalidade ou Conseqencialidade Segundo o artigo 573, 1., do Cdigo de Processo Penal: A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia. Todos os atos visam a sentena; os atos processuais so entrelaados entre si. Assim, se um ato nulo, os demais que dele dependam tambm o sero. O juiz deve declarar expressamente quais so os atos contaminados. A Professora Ada Pellegrini Grinover estabelece duas regras teis para saber se h contaminao dos atos subseqentes: A nulidade dos atos da fase postulatria, como regra, anula todo o processo. Exemplo: nulidade na denncia, citao. A nulidade de atos da fase instrutria, via de regra, no contamina os demais atos da mesma fase processual. Exemplo: laudo elaborado por um s perito. Observao: tribunal reconhecer a nulidade relativa, ela deve ser apresentada nas alegaes finais (artigo 500 do CPP). Apenas ser anulada a sentena; a inquirio de testemunhas no precisa ser anulada. 2.5. Convalidao Todas as nulidades no processo penal admitem convalidao, at mesmo as absolutas. Somente as nulidades relativas precluem se no argidas no momento oportuno. Entretanto, existem outras formas de convalidao alm da precluso. O Cdigo de Processo Penal elenca trs formas de convalidao:

Ratificao: prevista no artigo 568 do Cdigo de Processo Penal. uma maneira de se convalidar a nulidade decorrente de ilegitimidade de parte. Se a parte legtima comparecer e ratificar os atos anteriormente praticados, a nulidade se convalida. A ilegitimidade pode ser: ad causae ou ad processum. - Ilegitimidade ad causae: Exemplo: o Ministrio Pblico oferece denncia em crime de ao penal privada. - Ilegitimidade ad processum: Exemplo: a queixa na ao penal privada apresentada pela vtima menor de 18 anos ou por um terceiro que no o representante legal da vtima. A ratificao s possvel na ilegitimidade ad processum tratando-se essa de nulidade relativa. Suprimento: de acordo com o artigo 569 do Cdigo de Processo Penal As omisses da denncia ou da queixa, ... podero ser supridas a todo o tempo, antes da sentena final. a maneira de se convalidar possveis omisses constantes na denncia ou na queixa. Substituio: segundo o artigo 570 do Cdigo de Processo Penal a maneira de convalidar nulidades da citao, intimao ou notificao. Exemplo: ru processado procurado em um dos seus endereos, mas no encontrado. Em vez de procur-lo nos demais endereos, o juiz ordena a citao por edital. No dia do interrogatrio, o ru comparece para argir a nulidade da citao. Convalesce o vcio e aberto novo prazo para apresentao da defesa. A medida deveria ter sido realizada de uma forma, mas foi substituda por outra. 3. NULIDADES EM ESPCIE O artigo 564 do Cdigo de Processo Penal apresenta os seguintes casos de nulidade: I Por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz; Incompetncia Competncia a medida da jurisdio. A competncia em razo da jurisdio (comum ou especializada), da hierarquia e da matria, assim como a competncia recursal, so hipteses de competncia absoluta, imodificveis pelas partes (questes de ordem pblica). A no-observncia dessas regras de competncia acarreta nulidade absoluta do processo; o vcio no se convalida, podendo ser reconhecido a qualquer tempo, de ofcio, independentemente da demonstrao do prejuzo. A competncia em razo do foro territorial, por ser relativa, depende de argio da parte, sob pena de precluso, com a prorrogao da competncia. Nesse caso, o vcio sanvel. Sendo reconhecida a incompetncia relativa, sero anulados apenas os atos em que exista deciso de mrito.

Suspeio e suborno do juiz O impedimento no processo penal gerador de inexistncia e no somente de nulidade dos atos praticados. A suspeio acarreta a nulidade absoluta do ato. O juiz deve declarar-se suspeito ou impedido quando for o caso; se no o fizer, o vcio pode ser argido por qualquer das partes (artigo 112 do CPP). No aceitando a argio, o juiz mandar autuar em apartado a petio; dar a sua resposta dentro de trs dias, podendo instru-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinar sejam os autos da exceo remetidos, dentro de vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento (CPP, artigo 100). Julgada procedente a exceo de suspeio, ficaro nulos todos os atos praticados (CPP, artigo 101)[1]. O suborno ou peita a pratica dos crimes de concusso (artigo 316 do CP), corrupo passiva (artigo 317 do CP) e corrupo ativa (artigo 333 do CP). Tambm causa geradora da nulidade absoluta do ato. II Por ilegitimidade de parte; A ilegitimidade pode ser: Ad Causam: o autor no o titular da ao ajuizada, ou o ru no pode integrar a relao jurdica processual (por ser inimputvel, ou por no ter evidentemente concorrido para a prtica do fato tpico e ilcito). O vcio jamais se convalida nesse caso; trata-se de nulidade absoluta e insanvel. Ad Processum: a falta da capacidade postulatria do querelante (exemplo: o querelante leigo assina sozinho a queixa-crime), ou sua incapacidade para estar em Juzo (exemplo: o ofendido, menor de 18 anos, ajuza a ao privada sem estar representado por seu representante legal). Essa nulidade pode ser sanada pela ratificao dos atos processuais (artigo 568 do CPP). Configura nulidade relativa. III Por falta das frmulas ou dos termos seguintes; Falta do preenchimento dos requisitos no oferecimento da denncia ou queixa (artigo 41 do CPP), na representao do ofendido ou na requisio do Ministro da Justia. Falta de exame de corpo de delito nos delitos no-transeuntes, isto , aqueles que deixam vestgios. A jurisprudncia no tem pronunciado essa nulidade ante a falta do exame de corpo de delito, direto ou indireto, optando por absolver o ru, por insuficincia de provas. Entendemos, contudo, que, mesmo no tendo sido realizado o exame pericial, caso sua elaborao ainda seja possvel, deve o juiz determin-la, nos termos dos artigos 156, parte final, e 502 do Cdigo de Processo Penal, ao invs de simplesmente proferir a deciso absolutria, sob pena de ser nula a sentena, nos termos do artigo 564, III, b. Nesse sentido: STF, RT 672/388[2]. Falta de nomeao de defensor ao ru presente, que no o tiver, ou ao ausente. A alnea c, que tambm cuidava do curador do ru menor de 21 anos foi derrogada, pois a hiptese no subsiste em face do artigo 5. do novo Cdigo Civil. O entendimento dominante era o de que a falta de nomeao de curador causava nulidade relativa; no entanto, o Superior Tribunal de Justia j havia se manifestado

em sentido contrrio (com o novo Cdigo Civil, esta questo est superada). Por fim, a falta de nomeao de defensor configura nulidade absoluta. Falta de interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao penal pblica ou subsidiria. Falta ou nulidade de citao do ru para se ver processar. A falta ou nulidade da citao ficar sanada desde que o interessado comparea antes de o ato consumarse (artigo 570 do CPP). A citao em hora certa, no processo penal, causa de nulidade absoluta. Falta do interrogatrio do acusado. Falta de concesso de prazo para a defesa prvia, para o oferecimento de alegaes finais, ou para a realizao de qualquer ato da acusao ou da defesa. Falta de sentena.

So causas de nulidade no procedimento do Jri: Falta, omisso ou irregularidade na sentena de pronncia, no libelo ou na entrega de cpia do libelo ao ru. Falta de intimao do ru para julgamento no Jri. Falta de intimao de testemunhas arroladas no libelo ou na contrariedade. Presena de pelo menos 15 jurados para a constituio do Jri. Falta ou irregularidade no sorteio dos jurados. Quebra na incomunicabilidade dos jurados. IV Por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato. Formalidade essencial aquela sem a qual o ato no atinge a sua finalidade. Exemplo: a denncia que no descreve o fato com todas as suas circunstncias. Pelo princpio da instrumentalidade das formas, no se anula o processo por falta de formalidade irrelevante. Observao: contra a deciso que anula o processo no todo ou em parte, em virtude de nulidade relativa ou absoluta, cabe recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso XIII, do CPP).

Vous aimerez peut-être aussi