Vous êtes sur la page 1sur 34

Dicionrio de Mdia

Prof. Joubert Brito Curso: Publicidade e Propaganda A ABA - Associao Brasileira de Anunciantes. ABAP - Associao Brasileira das Agncias de Propaganda. ABERTURA - Incio de um programa. ABIPEME - Associao Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado. ABORDAGEM - (Approach). Enfoque, tratamento conceitual e/ou criativo de uma campanha. ABP - Associao Brasileira de Propaganda. ACCOUNT - Conta. ACCOUNT DIRECTOR - Diretor de conta. ACCOUNT EXECUTVE - Contato, Executivo de conta. ACCOUNT SUPERVISOR - Supervisor de conta. ADEQUAO EDITORIAL - Adequao de produtos e ou servios ao contedo editorial dos programas exibidos pela emissora levando-se em conta a qualidade do veculo, pblico-alvo, que ambos, produto e veculo, atingem. AD HOC - Pesquisa encomendada em geral por apenas um cliente, com objetivos especficos. AD PAGE EXPOSURE - (APX). Exposio do anncio. AEPAL - Associao das Empresas de Propaganda ao Ar Livre. AFILIADA - Emissora de rdio ou TV, vinculada a outra pela retransmisso de alguns programas ou a totalidade da programao desta, sendo, porm, empresarialmente independente. AGNCIA DE MDIA - Pessoa jurdica independente, especializada em planejamento e compra de espaos publicitrios. Avalia, seleciona e programa os veculos de divulgao mais adequados divulgao de mensagens de natureza comercial e institucional, por ordem e conta de clientes e anunciantes. Podem ser independentes ou ligadas holdings de comunicao.

AGNCIA DE PROPAGANDA - De acordo com definio da ABAP, uma pessoa jurdica independente, especializada na arte e tcnicas publicitrias, que estuda e planeja, concebe e executa publicidade e material promocional, avalia, seleciona e programa os veculos de divulgao necessrios disseminao de mensagens de natureza comercial e institucional, por ordem e conta de clientes e anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e servios, difundir idias, ou informar o pblico a respeito de organizaes ou instituies colocadas a servio desse mesmo pblico. Sua remunerao e relacionamento comercial com anunciantes e veculos so regidos pela Lei n 4.680/65 e Decreto 57.690/66. V. Apndice. AIDED RECALL - Lembrana induzida. ALCANCE - (Reach). Nmero de diferentes domiclios/indivduos, atingidos (por uma programao) pelo menos uma vez, dentro de um determinado perodo de tempo. ALEATRIO - Ao acaso. Processo de amostragem que permite obter uma amostra realmente representativa da populao que se deseja estudar. Isto , cada elemento da populao tem igual probabilidade de ser includo na amostra. Uma das maneiras mais conhecidas de selecionar amostras representativas da populao ou aleatrias a utilizao da tabela dos nmeros equiprovveis, especialmente construda para esse fim. A palavra aleatria refere-se tambm a variveis que no so passveis de controle antecipado durante a realizao de uma pesquisa. AMOSTRA - Subconjunto ou parte representativa de uma populao ou universo, com as mesmas caractersticas dessa populao da qual foi retirada. V. Amostra aleatria. AMOSTRA ALEATRIA - Caracterstica da amostra que foi realmente escolhida ao acaso, ou probabilisticamente. V. Aleatrio. Amostragem. AMOSTRAGEM - Procedimentos por meio dos quais retirada a amostra da populao. ANEP - Associao Nacional das Empresas de Pesquisa. ANTENA PARABLICA - Antena usada, entre outras finalidades, para captao e envio de sinais de satlite. ANUNCIANTE - Aquele que autoriza e assina a propaganda e responsvel pelo seu custo e seu contedo. ANNCIO - Mensagem comercial. ANNCIO CLASSIFICADO - Mensagem de servio ou produto, em geral de pequeno formato. ANNCIO COOPERADO - Mensagem que promove conjuntamente um produto de determinada marca de fabricante e o comerciante que o vende, tendo seu custo dividido entre a indstria e o comrcio. AO VIVO - Transmisso direta de estdio ou de externa de um programa de TV no exato momento de sua realizao.

AP - Abreviatura e apropriao de verba, podendo ser tambm a abreviatura de autorizao de programao. V. Apropriao de verba, Autorizao, Pedido de insero. APOIO - Tipo de patrocnio em que o anunciante se responsabiliza por parte do investimento, usando como chancela apenas sua citao de marca. APP - Associao dos Profissionais de Propaganda. APPROACH - Abordagem, enfoque. APROPRIAO DE VERBA - Oramento detalhado de uma parte ou de toda a programao de veculos num plano de mdia. O termo costuma ser usado tambm para discriminar oramentos de produo, promoo etc. A apropriao de verba AP - o documento por meio do qual o anunciante autoriza a agncia a executar o trabalho. REA GEOGRFICA - 1. rea de cobertura de um determinado veculo de mdia. 2. rea de cobertura de um plano de mdia. V.Regio geogrfica. REA PRIORITRIA - Regio, praa ou mercado que se pretende atingir primordialmente, definida por meio de uma estratgia de mercado e de mdia. ASSISTENTE DE MDIA - Profissional jnior do departamento de mdia de uma agncia de propaganda, que auxilia nos trabalhos de planejamento, compras, execuo, avaliao etc. ATENDIMENTO - Prestao de servio profissional, termo mais aplicado nas agncias que nos veculos de propaganda. Nos veculos, exercido pelos representantes ou contatos e envolve a informao, a promoo e o acompanhamento dos servios dos mesmos. Nas agncias, envolve conceitos que tm evoludo com o tempo e teriam esta sucinta caracterizao: traduz account service ou client service. Num sentido amplo e genrico, atendimento coordenao dos servios que uma agncia presta aos clientes. Conforme a estrutura de cada agncia, o atendimento pode ou no envolver planejamento. AUDIENCE FLOW - Fluxo de audincia. AUDINCIA - Total de pessoas/lares atingidos por um veculo de comunicao, qualquer que seja ele. A audincia expressa em percentagem ( um % em relao ao seu universo). Este ndice ser domiciliar se a base for domiclios com TV, ou individual se a pesquisa for realizada junto a populao. AUDINCIA ACUMULADA - a soma de pessoas atingidas por uma programao num veculo, ou grupo de veculos publicitrios. A audincia acumulada pode ser bruta ou lquida. AUDINCIA ACUMULADA BRUTA - Soma das audincias de uma programao num veculo ou grupo de veculos publicitrios.

AUDINCIA CATIVA - Porcentagem ou total de pessoas que ou vem habitualmente determinada emissora de TV. AUDINCIA LQUIDA - o total de pessoas diferentes que se consegue alcanar/expor quando se considera a audincia de vrios veculos, aps eliminar-se a superposio. AUDINCIA MDIA - Soma das audincias de um veculo ou grupo de veculos/programas, dividida pelo seu nmero. AUDINCIA PRIMRIA - Audincia mais intensamente interessada no contedo e consumo do veculo ou programa. AUDINCIA SECUNDRIA - Parte da audincia no incorporada audincia primria. UDIO - Parte sonora da transmisso de mdia eletrnica (TV, rdio ou cinema), comercial ou no. AUTO-REGULAMENTAO - Conjunto de normas ticas que balizam o processo de criao, produo e veiculao de anncios. A ABERT (Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso) tambm adota um cdigo voluntrio, observado por suas associadas, o qual contm recomendaes destinadas ao balizamento de programao, produo e jornalismo. AUTORIZAO - Documento emitido por anunciante ou agncia de propaganda e que instrui o veculo sobre a insero da mensagem publicitria e sua respectiva cobrana. Utiliza-se, tambm, a expresso ordem de insero ou pedido de insero. AVALIAO - Estimativa, apreciao. A palavra tem vrias reas conceituais 1. Trabalho prvio para seleo da mdia considerada mais adequada ao pblico-alvo do produto/servio em planejamento de campanha, por meio de estimativas de audincia, de custos brutos, lquidos, por mil, por ponto de audincia, etc. 2. Comparao entre planos de mdia de produtos/servios concorrentes ou no, para medir alcance e freqncia, atravs de sistemas de computao. 3. Comparao do desempenho de veiculao, realmente obtido, com o inicialmente desejado ou pressuposto, Tambm chamado ps-anlise (post-analisys). AWARENESS - Conscincia, conhecimento. B BANDA. - Termo que designa uma determinada faixa de freqncia do espectro eletromagntico. A banda alta, faixa de freqncias que vai de 174 a 216 MH; corresponde aos canais 7 a 13 em TV VHF; a banda baixa, faixa de freqncias que vai de 54 a 88 MH, corresponde aos canais 2 a 6, em VHF. BANDA C. - Faixa da freqncia em micro-ondas que vai de 3,4 a 6,4 GHz. utilizada pela maioria dos satlites de comunicao. BANDA KU. - Faixa de freqncia em microondas de 10,7 a 18 GHz, utilizada originalmente em aplicaes espaciais. Mais recentemente, passou a ser usada para a transmisso de sinal de TV,

exigindo satlite e equipamento de recepo prprios. A antena parablica para recepo de transmisses em banda KU, ao contrrio das da banda C, so pequenas e facilmente transportveis. BANDA SONORA. - A faixa onde, no filme ou no comercial, est gravado o som. A parte falada e/ou musical do filme ou comercial. BASE. - Nmero sobre o qual est calculada a porcentagem de uma tabela, em geral relativa a resultados de tabulao de pesquisa quantitativa. BETACAM. - Cmara ou videoteipe em formato Beta, podendo ser analgica ou digital. Tornou-se o material predominante para a gravao de comerciais para a TV. BILLING. - 1. Faturamento, volume de negcios. 2. Crditos, lista de nomes de talentos de um programa de TV. BIR DE MDIA. - Entidade prestadora de servios de planejamento e/ou compra de espaos publicitrios, que representa o anunciante e/ou a agncia de propaganda nas negociaes com os veculos de comunicao. Podem ser de quatro espcies: 1. os independentes no associados a agncias (post-analisys), ou anunciantes (brokers); 2. os vinculados agncia ou anunciante - neste ltimo caso, tambm chamados in house-media buying; 3. as centrais ou consrcios de agncias; 4. as centrais de mais de um anunciante. BLOCO. - Segmento de um programa, entre intervalos comerciais. BONIFCAO. - Inseres adicionais sem custo para o anunciante, obtidas por meio de negociao com os veculos. BONIFICAO DE VOLUME. - O mesmo que BV. Bnus na forma de desconto ou crdito concedido em favor da agncia, por ato de liberalidade do veculo, em funo dos investimentos publicitrios por ela carreados ao longo de determinado perodo. Pode combinar critrios quantitativos (investimento e crescimento) e qualitativos (diversificao da carteira, pontualidade na entrega das autorizaes e dos pagamentos, entre outros). Destinado a estimular o desenvolvimento da agncia, em regra no pode ser transferido aos clientes. BRAINSTORMNG. - Exerccio para estimular um grupo de pessoas a discutir sobre determinado assunto, com liberdade e desordenadamente, porm com a finalidade de se chegar a um consenso e sistematizar as idias. BRAND EQUITY. - Valor agregado resultante da transformao de um produto numa marca. O conceito de brand equity atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem. BRAND IMAGE. - V. Imagem de marca. BRAND LOYALTY. - Lealdade ou fidelidade marca. BRAND NAME. - Nome da marca, sua parte verbal.

BREAK. - Intervalo comercial em rdio e TV. V. Intervalo comercial. BREAKDOWN. - Detalhamento, subdiviso. BREAK-EVEN, BREAK EVEN POINT. - Ponto de equilbrio (entre receita e despesa). BRIEFING. - Documento que sintetiza diretriz e metas do anunciante para uma campanha publicitria. a partir do Briefing que as diferentes reas das empresas de comunicao (agncia, instituto de pesquisa, produtora, etc.) comeam o seu trabalho. BROADCAST. - Radiodifuso em canais abertos, de livre acesso ao pblico. Termo indicativo de rede de rdio ou TV. BROADSIDE. - Pea publicitria, impressa ou eletrnica, utilizada para divulgar produtos e campanhas como auxlio a vendas. BUDGET. - Oramento, verba. BUSINESS TO BUSINESS. - Diz-se da comunicao entre empresas, em que no entra o consumidor final. O processo de comunicao entre anunciante, agncia e veculo , tipicamente, business to business. C CABLE TELEVISION. - V. TV a cabo. CADEIA. - 1. O mesmo que rede. 2. Reunio de emissoras de rdio e TV para a transmisso de uma dada programao em mbito nacional ou regional. Normalmente formada para o pronunciamento de autoridades de carter poltico ou de interesse pblico. Tambm neste caso se usa o termo Rede. V. Rede. CALHAU. - Anncio geralmente usado para preencher espao destinado publicidade. CAMPANHA. - Srie de peas de propaganda, anncios, comerciais, cartazes, etc. de um produto, servio, marca ou empresa, para um ou mais meios. CANAIS BASIC. - (ou pacote bsico) Canais oferecidos pela operadora de TV por assinatura para toda a sua base de assinantes. Geralmente, o pacote constitudo por canais abertos e outros, exclusivos para os assinantes. CANAIS PREMIUM. - (ou pacote Premium). Canais opcionais agregados ao pacote bsico oferecido por uma operadora de TV por assinatura, pelos quais o cliente paga uma taxa adicional. CANAL. - Em rdio e TV, a faixa de freqncia reservada para uma determinada estao e dentro da qual deve manter seus sinais para evitar interferncias com os canais adjacentes. As faixas de freqncia so subdivididas em canais numerados; a amplitude do canal determina o nmero de canais que a banda pode admitir V. Emissora.

CANCELAMENTO. - Suspenso da programao ou da ordem de insero da mensagem comercial, regulamentada por contrato e/ou normas do veculo. CARACTERES. - Texto corrido sobre a imagem, com mensagem comercial ou informativa. CASE HISTORY, CASE. - Relato de um caso de marketing, propaganda ou mdia, com exposio de situao, problemas, providncias, solues e resultados que o tornam significativo. CD-ROM. - (Compact Disc Read-Only Memory - ou CD com memria somente para leitura). Disco com leitura a laser que possibilita o armazenamento e a utilizao de grandes volumes de dados. Tem a capacidade de armazenar 650 MB de informaes, o equivalente a 250 mil pginas de texto impresso ou 75 minutos de filme digital full-motion. CENSURA. - Ato ou efeito de cercear a liberdade de expresso e de manifestao do pensamento. A Constituio Federal de 5101888, em seus artigos 5, ns IV e IX, e 220, no ttulo dedicado aos direitos e garantias fundamentais, estabelece que livre a manifestao do pensamento e a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. As mesmas garantias prevalecem em relao liberdade de informao jornalstica e de criao publicitria. CENTRAL DE MDIA. - Grupo de trabalho de agncias, de um consrcio de agncias ou de um grande anunciante, com vistas ao exerccio centralizado das funes de mdia deste anunciante. Os benefcios de uma central, pressuposto o volume de atividades diversificadas de mdia e/ou sua distribuio por mais de uma agncia, so: a uniformidade de critrios de informao e de planejamento e as vantagens de compra em volume. Em sntese, os benefcios de uma operao de escala com critrios uniformizados. Aplica-se tambm o termo como traduo de central media buying. CHAMADA. - Diz-se da mensagem publicitria que promove programas ou eventos especiais, no meio em que veiculada ou em outro meio. Caracteriza especialmente a autopromoo de um veculo, quando instrumento de mdia interna. Exemplo: anncios de programas de TV no prprio canal, com ou sem crdito a um patrocinador. CHANCELA. - Crdito do patrocinador na abertura e/ou encerramento de um programa ou evento, em geral uma meno curta de cinco a dez segundos, composta por uma breve imagem, slogan e marca. CHAIN BREAK. - Identificao de emissora, em geral nos intervalos da programao. CHECKING. - Fiscalizao da exibio de propaganda (veiculada nos meios de comunicao). V. Departamento de mdia, Fiscalizao. CICLO DE VIDA. - (de um produto). Fase de desenvolvimento de um determinado produto no mercado, que vai de sua introduo at seu declnio. CLAQUETE. - Termo originado no cinema, em mdia designa a tela de identificao do comercial de TV.

CLASSE SCIO-ECONMICA. - Faixa da populao/ mercado com caractersticas afins em termos de grau de escolaridade do chefe de famlia e itens de conforto e posse familiar. Atualmente existem dois critrios de pontuao usados pelo mercado: o critrio ABA e o critrio ABIPEME. V. Critrio ABA, Critrio ABIPEME. CLASSIFICAO INDICATIVA. - Ato pelo qual o poder pblico, em funo da natureza, locais e horrios, exerce critrios de classificao de espetculos pblicos, filmes, programas de rdio e TV, e recomenda a faixa etria considerada adequada. A classificao indicativa destina-se orientao do pblico e deve constar dos anncios. Cf. Constituio Federal Art. 21, n XVI, e 220, par. 3, n I; Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei Federal n 8.069, de 13/7/1990); Art. 74, par. nico. CLIENTE. - A empresa anunciante. CLIPPING. - Reunio de artigos, comentrios e reportagens sobre um dado assunto. Originalmente em papel, atualmente podem usar os recursos de udio, vdeo e informtica. CLUTTER. - Sobrecarga de propaganda. Congestionamento, excesso. COBERTURA. - Distncia mxima a que pode chegar a emisso de um determinado meio de comunicao (geograficamente falando).No passado, esse conceito foi usado como a efetivao do alcance, em termos de audincia. V. Alcance, rea geogrfica, Reach, Regio geogrfica. CODIFICAO. - (Scrambling). Forma de transmisso de TV em que o sinal propositadamente descaracterizado pelo emissor, para torn-Io ininteligvel, de forma que programas s sejam acessveis nos receptores que dispuserem do decodificador apropriado. Inicialmente usado pelas emissoras por assinatura que difundiam seu sinal por meios terrestres, hoje, as grandes redes de TV estudam a viabilidade de codificarem seus sinais de satlite, de forma a inibir o acesso de possuidores de antenas parablicas aos chamados sinais NET. CDIGO DE TICA DOS PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA. - Institudo pelo I Congresso Brasileiro de Propaganda, realizado em outubro de 1957, no Rio de Janeiro. Seus princpios foram incorporados legislao que rege a atividade publicitria nacional. Alm deste Cdigo de tica, que disciplina relaes entre profissionais e entre empresas, a propaganda comercial brasileira baliza suas atividades pelas normas ticas voluntrias dispostas no Cdigo Brasileiro de Autoregulamentao Publicitria. V. Auto-regulamentao, Lei Federal n 4.680, de 18/6/1965 (Art. 17) e Decreto Federal n 57.690, de 1/2/1966 (Art. 17). COLADO. - Diz-se do comercial que sucede a outro do mesmo anunciante ou no. COMERCIAL. - Pea publicitria utilizada para expor a mensagem do anunciante na mdia eletrnica. COMERCIAL AVULSO. - Insero publicitria dentro de determinada programao de TV ou rdio, por livre escolha do profissional de mdia. Trata-se de compra independente da negociao de patrocnio.

COMERCIAL LOCALIZAO. - Orientao e procedimentos na promoo e na venda de espaos de um veculo. COMERCIAL 2003 DETERMINADO. - Como o nome indica, a mensagem com posio determinada e fixa, dentro de um programa. Em geral, tem preo mais alto e utilizado para medies ou testes de recall. COMERCIAL MLTIPLO. - comercial que, em udio e/ou vdeo, faz aluso a mais de um anunciante, marca, produto ou servio de categorias diferentes, mediante, por exemplo, a explicitao de atributos, caractersticas, demonstrao de desempenho etc. Os veculos costumam cobrar preo adicional para esse tipo de propaganda. A propaganda comparativa no se inclui nessa categoria. COMISSO DE AGNCIA. - Paga pelo veculo, remunera a agncia pelos servios prestados ao anunciante: atendimento, planejamento, criao, veiculao, administrao etc. COMPENSAO. - Repetio de anncio ou comercial que, por qualquer razo, no foi divulgado de acordo com as caractersticas especificadas ao veculo: colocao, durao, qualidade da reproduo etc. Por extenso diz-se da reprogramao de verbas correspondentes a anncios ou comerciais no veiculados. COMPOSIO DE AUDINCIA. - Descrio do grupo de pessoas atingidas por um veculo publicitrio, definido em termos de sexo, idade, classe scio-econmica, grau de escolaridade, tipo de ocupao, ou a outras caractersticas de agrupamento ou classificao. COMPRA. - Ato de aquisio de espao ou tempo nos veculos para a divulgao da mensagem comercial. COMPRADOR DE MDIA. - Nas agncias, o(s) responsvel(eis) , nos departamentos de mdia, pela negociao e compra de espao e tempo nos veculos. COMPRESSO DIGITAL. - Tcnica de transmisso de sinal para TV ou para qualquer equipamento relacionado a vdeo, de forma que se consegue passar at dez vezes mais informao por um canal. A compresso digital um dos fatores bsicos para a renovao tecnolgica da TV, viabilizando a TV de alta definio. COMPROVANTE DE VEICULAO. - Recorte de anncio ou gravao, documentao comprobatria de insero da mensagem comercial autorizada. COMUNICAO. - Disciplina que estuda os fundamentos, processos, mtodos e tcnicas de informao, divulgao, formao de opinio pblica e persuaso coletiva. Numa definio clssica, em uso por vrias escolas especializadas e adotadas por alguns autores, o processo pelo qual o emissor de uma informao atinge o receptor atravs de um veculo dentro de um contexto do entendimento de ambas as partes. COMUNICAO DE MASSA. - Refere-se exposio simultnea, ou em um curto perodo de tempo, de audincia ampla e heterognea, mensagens transmitidas por sistema industrial de

meios. A comunicao de massa caracteriza-se por recepo ou audincia em massa, embora a produo das mensagens se faa por segmentos minoritrios da sociedade. CONAR. - Conselho Nacional de Auto-regulamentao Publicitria. Entidade privada, sem fins lucrativos, instituda com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade da propaganda comercial veiculada no pas, em todas as suas formas, e promover a defesa da liberdade de expresso comercial com base em valores ticos estabelecidos pela prpria comunidade publicitria. CONCEITO. - Idia que traduz a forma como o consumidor deve compreender os benefcios de um determinado produto/servio. CONCENTRAO. - Estratgia que reside na centralizao de recursos e/ou atividades visando seu maior rendimento, sua otimizao. 1. Utilizao da verba num s veculo, grupo de veculos ou meio, numa dada campanha. 2. Utilizao da verba de uma campanha num perodo relativamente curto. 3. Veiculao de uma campanha em poucas ou somente numa rea geogrfica. CONCORRNCIA. - Em sentido restrito, os produtos ou servios similares que disputam o mesmo pblico-alvo. Em sentido amplo, toda atividade publicitria que uma campanha deve enfrentar para destacar-se. CONSRCIO. - Associao de agncias para atendimento de um ou mais clientes comuns, quase sempre da rea oficial. Tambm veculos que se associam para explorao de uma dada oportunidade de mercado. CONSUMIDOR. - Toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. CONSUMIDOR PRIMRIO. - (ou principal). Segmento da populao que, independente de sua representatividade numrica, consome a maior parte de um produto/servio, tornando-se, portanto, o pblico-alvo ao qual so, em geral, dirigidas as mensagens publicitrias. CONSUMIDOR SECUNDRIO. - Segmento do mercado de importncia relativamente menor para o consumo de determinado produto ou servio. CONTA. - A empresa anunciante. CONTATO. - V. Atendimento. CONTATO DE VECULO. - Representante de veculo de propaganda junto s agncias e anunciantes, com as funes de informar sobre o mesmo, promov-lo e contratar programao. CONTEDO. - Editorial, do veculo; comercial, do anncio. Linha ou tipo de assunto que predomina em determinado veculo ou grupo de veculos, pea publicitria etc. O conhecimento de ambos fator importante no planejamento de mdia. CONTEXTO. - (editorial). A adequao entre a campanha e o estilo, o clima, o tipo de informao ou entretenimento que o veculo, ou parte dele, transmite, um aspecto importante no planejamento e na compra da mdia.

CONTINUIDADE. - Pode ser definida como conceito, objetivo e/ou estratgia. Na prtica, programao ininterrupta de uma campanha por um longo perodo de tempo. Expressa um conceito terico da vantagem, no processo informativo da permanncia de exposio da mensagem, por oposio a impactos concentrados a intervalos regulares. Em termos de objetivos de um planejamento, a continuidade de uma campanha atenderia a propsitos de vendas de produtos sem sazonalidade acentuada, ou de compra por impulso, ou a uma preocupao permanente de formao de imagem. , portanto, uma deciso estratgica de planejamento de mdia. CONTRAPROPAGANDA. - Sano prevista na legislao de defesa do consumidor pela prtica de publicidade enganosa ou abusiva. CONTROLE. - O mesmo que fiscalizao e checking. COORDENADOR DE MDIA. - Em departamento de mdia de agncia, profissional responsvel por um grupo de contas, ora em termos de planejamento, ora de compra e execuo, ora pela totalidade dos servios dos clientes. COPYRIGHT. - Direitos autorais. CORTE LOCAL. - Numa transmisso em rede, a possibilidade ou permisso de insero de propaganda local. Diz-se tambm janela. COTA DE PATROCNIO. - Frao devida a marcas ou produtos patrocinadores de um evento ou programa. COVERAGE. - Literalmente, cobertura. Conceitualmente, alcance. CPM. - (Custo Por Mil). o valor que se obtm da diviso do preo de uma insero em uma publicao ou emissora pelo total de sua audincia expressa em nmeros absolutos, em milhares. CPP. - Custo por ponto de audincia. CRIAO. - rea das agncias de propaganda responsvel pela elaborao das peas publicitrias, de acordo com uma estratgia de comunicao preestabelecida. CRITRIO. - Ou padro. Em mdia, uma norma (ou mais) adotada ao planejar-se uma campanha e que servir como parmetro para a seleo de veculos ou programas ou unidades de veiculao. CRONOGRAMA. - Resumo de um plano de mdia, indicando perodo de veiculao, volume de propaganda, resultados estimados e durao das mensagens. CUSTO. - Valor em dinheiro da unidade de tempo ou espao de um veculo. Medida para decises de planejamento, compra, avaliao, no somente no formato bruto (custo de tabela) mas principalmente no relativo, como custo por mil, custo GRP (ou por impacto), custo por pontos de freqncia, custo alcance etc.

CUSTO ALCANCE. - Valor que se obtm da diviso do preo total da propaganda pelo nmero de pessoas diferentes (expressas em milhares) que se consegue atingir com ela (ou sua porcentagem). CUSTO DE VAREJO. - Diz-se das condies diferenciadas de preo que veculos do aos estabelecimentos varejistas. CUSTO GRP. - a relao custo benefcio de uma determinada programao. Se obtm atravs da diviso do custo total da programao pelo volume de GRP atingido, ou seja, pela soma das audincias brutas acumuladas. CUSTO POR MIL. - uma medida padro de anlise de rentabilidade de mdia. Coloca na mesma base, veculos/programas com audincia e custos diferentes. obtido atravs da diviso do custo absoluto de um programa ou programao, pelo total de sua audincia expressa em nmeros absolutos, multiplicados por mil. D DATAFOLHA. - Instituto que realiza pesquisas regulares contnuas de mdia para alguns meios. DATAIBOPE. - Nome dado ao meter desenvolvido pelo Ibope e que constitui um sistema de coleta de dados de audincia de TV. Esse aparelho registra eletronicamente a audincia domiciliar e individual, minuto a minuto, de at quatro televisores por domiclio. DAY AFTER RECALL. - Pesquisa que visa medir a potencialidade de uma campanha no dia seguinte que ela exibida, podendo assim que desvios sejam corrigidos. DBS. - (Direct Broadcast Satellite). Sistema de transmisso de TV por assinatura via satlite diretamente para a casa do usurio, que recebe o sinal por meio de uma antena parablica de aproximadamente 60 cm de dimetro, porttil e facilmente instalvel. uma alternativa direta transmisso de TV a cabo. Exige um tipo especfico de satlite de alta potncia de transmisso. Tambm chamado Direct TV (DTV) ou Direct to Home (DTH). DEADLINE. - Data ou prazo final. DEPARTAMENTO DE MDIA. - Setor da agncia responsvel pelas tarefas relativas veiculao da propaganda. A posio, o status profissional, a estrutura, as funes e a nomenclatura dos cargos variam bastante de agncia para agncia. O principal executivo de mdia de uma agncia , em geral, membro de sua diretoria, e seu ttulo, com algumas variaes adjetivas, de diretor de mdia. DESLIGADOS. - ndice ou total dos aparelhos de TV e de rdio no sintonizados num dado momento. V. Ligados, Sintonia. DETERMINADO. - Diz-se do anncio colocado numa posio privilegiada do veculo, especificada por quem o autoriza. Capa, pgina editorial etc.

DIREITO IMAGEM. - A imagem emanao da prpria pessoa e dos elementos perceptveis que integram a personalidade humana. A Constituio Federal de 5/10/1988, no ttulo dedicado aos Direitos e Garantias Fundamentais (Art 5, ns V. e X), estabelece a inviolabilidade da imagem e assegura o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. DIREITO DE RECUSA. - Prerrogativa que assiste ao meio de comunicao de recusar ou suspender a veiculao de um anncio, por motivos de ordem legal, tica, editorial, operacional ou empresarial. V. No Apndice Art. 45 do Cdigo Brasileiro de Auto-regulamentao Publicitria. DISPONIBILIDADE. - Num veculo, vaga para compra de tempo/espao para veiculao avulsa ou de patrocnio. DISTRIBUIO DE FREQUNCIA. - Distribuio do nmero de vezes que os domiclios/indivduos foram expostos a uma programao. DIVULGAO. Ato de divulgar, tornar pblico, informar. V. Propaganda, Publicidade.

DOMICLIO. - Local de residncia. Em propaganda, unidade de moradia receptora de mensagens publicitrias. DUPLA DE CRIAO. - O redator e o diretor de arte que criam um anncio ou comercial. V. Criao. DURAO. - Em comerciais de TV, rdio e cinema, o tempo do comercial, medido em segundos. E EFEITO CUMULATIVO. - Diz-se da ao causada, sobre a audincia, pela repetio de uma mensagem ou mensagem de um produto, servio, marca. EFEITO DE ONDA. - (Wave effect). Modalidade de programao que, por razes de estratgia de comunicao, distribui a campanha em fases de maior intensidade, intercaladas por outras de menor intensidade ou ausncia. EFEITO RESIDUAL. - Diz-se da lembrana de uma mensagem ou campanha registrada algum tempo aps sua veiculao. EMBRATEL. - (Empresa Brasileira de Telecomunicaes). a responsvel pela transmisso em rede dos programas das geradoras de rdio e TV dentro do pas, pela recepo, para retransmisso interna dos programas estrangeiros via satlite, pela emisso para o exterior, via satlite, dos programas originados no Brasil. EMISSORA. - Empresa e/ou unidade transmissora de rdio ou TV. ENCAIXE. - Disponibilidade de tempo ou de espao num veculo, brecha, vaga numa programao.

ENCERRAMENTO. - Final de um programa. ESPAO. - Unidade de medida de mdia reservada pelos veculos, para insero de mensagens publicitrias. EXCLUSIVIDADE. - Forma de programao que procura eliminar a possibilidade de propaganda concorrente numa dada situao. EXIBIO. - Transmisso de um programa ou um comercial de TV, rdio ou cinema; tempo dessa transmisso. EXIBIDORA. F FADE. - Espao deixado livre na transmisso por satlite e, por conseqncia, em todas as emissoras de TV que retransmitem programao das redes, pela no gerao de programao ou intervalo comercial. FAIXA HORRIA. - Perodo em que a programao ou o comercial vo ao ar pela TV. FALHA. - comercial/anncio no exibido,sujeito deduo de fatura ou compensao. (V.Compensao) FASE. - Perodo de uma campanha, sua durao. FATOR DE EXPOSIO. - Estimativa da proporo de teIespectadores de um programa, ou Ieitores de uma publicao, que tm a oportunidade fsica de estar expostos mensagem. FATURAMENTO. - Volume de negcios de uma agncia, ou veculo, expresso em nmero bruto dos valores autorizados. FEE. - Honorrios. Forma de remunerao pela qual o prestador de servios recebe regularmente uma quantia fixa. FEEDBACK. - Realimentao. FENAPRO. - Federao Nacional das Agncias de Propaganda. FIDELIDADE DE AUDINCIA. - a audincia que se mantm constante numa determinada emissora de TV. FIDELIDADE DE MARCA. - O mesmo que lealdade de marca. Preferncia que o consumidor tem por determinadas marcas de produtos ou servios, medida em termos de regularidade de compra ou uso. Emissora de TV que retransmite a programao de uma rede.

FLAGRANTE. - Mtodo de pesquisa caracterizado pela observao do fenmeno no momento em que ele ocorre. Foi, durante muitos anos, o mtodo utilizado em mdia para pesquisas de audincia de TV. FLIGHT. - Perodo durante o qual um determinado anunciante leva ao ar uma campanha, alternando fases de propaganda relativamente freqente com outras de ausncia de propaganda. FLUXOGRAMA. - Representao grfica das atividades de comunicao apontando as diferentes e sucessivas etapas de um planejamento de campanha. FOLLOW-UP. - Acompanhamento em propaganda, campanha de sustentao. FORA DO AR. - Diz-se da emissora de rdio ou TV que, por qualquer motivo, interrompe as suas transmisses. FORECAST. - Previso. FORMADOR DE OPINIO. - Diz-se do segmento de uma populao que, por razes de posio social, ocupao, pode influenciar o mercado, multiplicando o efeito da comunicao, exercendo uma liderana de opinio. FORMATO. - Dimenses da pea de propaganda. FREE LANCE. - Trabalho avulso. FREE LANCER. - Autnomo, avulso. FREQNCIA. - Nmero de vezes em que uma pessoa exposta mdia dentro de um determinado perodo de tempo, ou tem oportunidade de ser atingida pela mensagem publicitria. FREQNCIA EFICAZ. - Nmero de exposies propaganda julgado necessrio para produzir uma mudana positiva em conhecimento, atitudes ou ao de compra. FREQNCIA MDIA. - Nmero mdio de vezes em que um domiclio e/ou pessoas so expostas mensagem publicitria em um determinado perodo de tempo. FUNO-RESPOSTA. - Valores que so atribudos aos sucessivos impactos sobre cada membro da audincia da propaganda. G GNERO. - Tipos de programas com caractersticas semelhantes que compem o repertrio de uma emissora ou rede de TV ou rdio (shows, novelas, jornalismo, esporte, femininas, etc.). GERADORA. - Emissora de TV que, detendo outorga oficial, transmite programao prpria ou de terceiros dentro de uma regio, podendo explorar o sinal comercial 2003mente.

GRADE DE PROGRAMAO. - Mapa com programas e horrios de uma emissora de TV. GRP. - (Gross Rating Points). Soma dos pontos brutos de audincia. Considera-se o GRP como a soma das audincias, em porcentagens. GRUPO DE MDIA. - Entidade que rene profissionais de mdia das agncias de publicidade, destinada a promover a evoluo tcnica da mdia no Brasil, gerando e estimulando pesquisas especiais, somando esforos e apontando caminhos para a soluo de problemas comuns s agncias. Incentiva a ampliao e o refinamento de recursos tcnicos de institutos, veculos, representantes, fiscalizadoras associaes, realizando cursos, seminrios e congressos. Edita anualmente o Mdia Dados, publicao que traz informaes relativas ao mercado de mdia brasileira. H HDTV. - (High Definition Television). TV de alta definio. HEADEND. - Centro onde os sinais das TVs por assinatura so captados, processados e retransmitidos para os assinantes. Equivale s emissoras afiliadas de uma rede de TV aberta. Como estas, pode simplesmente retransmitir o sinal captado da geradora ou inserir programao e comerciais locais. HEADLINE. - Ttulo. HEAVY USER. - O usurio/consumidor com maior nvel de intensidade de consumo. HEAVY VIEWER. - Telespectador mais freqente, telespectador habitual. HI.FI. - (High Fidelity) Alta fidelidade. HORRIO COMERCIAL. - Perodo da programao de TV, comercial localizado para colocao de peas publicitrias. Os preos variam em funo do maior ou menor nvel de audincia, demanda do horrio e o custo industrial do programa. HORRIO INFANTIL. - Caracteriza-se pela programao na TV voltada para a audincia infantil, com desenhos curtos, seriados, jogos etc. HORRIO MATUTINO. - Caracteriza-se pela programao veiculada desde manh cedo at o horrio do almoo. HORRIO NOBRE. - Faixa horria nas emissoras de TV onde incide o maior nmero de TVs ligadas, em geral, entre 20 e 23 horas. HORRIO NOTURNO. - Programao exibida do incio da noite at o fechamento da emissora. HORRIO VESPERTINO. - Programao exibida na TV entre o horrio do almoo e final da tarde.

HOUSE AGENCY. - Departamento prprio de um anunciante que funciona como uma unidade de propaganda, para aqueles que no se utilizam do servio de uma agncia. I IBOPE. - Instituto de Pesquisa fundado em 1942, que opera no campo da pesquisa de mdia, cobrindo os principais mercados do pas e os meios TV, rdio e jornal. Realiza pesquisas de audincia e fornece dados de sua qualificao. IMAGEM DE MARCA. - o conjunto de atributos e/ou expectativas, vivncias, percepes, que o mercado tem da marca de um produto ou servio. IMPACTOS. - Total de GRPs em nmeros absolutos, ou seja, a quantificao dos contatos que um veculo de qualquer meio estabelece com o pblico-alvo, ao longo de uma programao. INDETERMINADO. - Mensagem publicitria cuja posio no especificada, ficando a critrio do veculo sua colocao. NDICE DE AFINIDADE. - um coeficiente que nos permite avaliar o nvel de aproveitamento dos programas em relao ao target objetivado. NDICE DE AUDINCIA. - Nmero indicativo da audincia de um veculo, no caso de mdia eletrnica numa certa faixa horria ou num programa determinado, expresso em porcentagem do mercado pesquisado, quer sobre o total de pessoas, quer sobre determinado pblico-alvo. INFOMERCIAL. - Mensagem comercial para a TV, em geral de longa durao, e que explicita exausto os benefcios do produto que est sendo veiculado e as vantagens de seu uso. INFORME PUBLICITRIO. - Mensagem comercial sem as caractersticas usuais das mensagens publicitrias. Tem estilo e aparncia editoriais, e a publicao/emissora identifica como tal, para distingui-Io da matria no-comercial. INSERO. - Ato fsico da veiculao da publicidade. Diz-se da unidade divulgada - anncio comercial. Uma pea pode ter uma ou mais inseres. INSERT. - Tipo de insero em que o logotipo do patrocinador, a marca ou ambos so colocados no vdeo por alguns segundos. INSTITUCIONAL. - Diz-se da propaganda cujo objetivo imediato no a venda, mas a criao de uma atitude, um clima, uma opinio, um comportamento positivo empresa que a assina. INSTITUTOS. - Designao dada s empresas de pesquisa e controle. INTELSAT. - (International Telecommunications Satellite Organization). Organizao internacional controladora de um sistema de satlites, da qual o Brasil membro.

INTERPROGRAMA. - Espao comercial entre o final de um programa e o comeo de outro. INTERVALO COMERCIAL. - Perodo entre programas de TV ou rdio ou entre partes do programa. Os intervalos caracterizam-se por divulgar mensagens publicitrias, pequenas notcias, identificao de emissora, hora certa, etc. Sua durao limitada por lei. IPSOS-MARPLAN. - Instituto fundado em 1958 e que desde 2001 faz parte do grupo IPSOS, fundado na Frana em 1975. Opera no campo de pesquisa de mdia sindicalizada e ad'hoc, pesquisando os principais meios (TV, Revista, Jornal, Rdio, Cinema, Internet) e os principais mercados do pas. Fornece dados de audincia, qualificao, posse e consumo, hbitos e atitudes, entre outros. IVC. - Instituto Verificador de Circulao JK JOB. - Trabalho, tarefa. JINGLE. - Modalidade de publicidade radiofnica, gravada, usando msica e texto. KNOW-HOW. - Saber, saber fazer, experincia tcnica, tecnologia. L LANAMENTO. - Perodo inicial da campanha de propaganda. Em geral, um lanamento de campanha se caracteriza por maior presso publicitria para cobrir um grande volume de pblicoalvo. LAR. - Domiclio. LATE NIGHT. - Termo usado nos Estados Unidos para a faixa horria de fim de noite. LEI N 4.680. - Lei que regula as relaes entre anunciantes, agncias de propaganda e veculos de comunicao. LETTERING. - O mesmo que letreiro. Aplica-se tambm s inseres de texto no vdeo. LIBERDADE DE EXPRESSO. - Consagrada pela Declarao Universal dos Direitos do Homem, foi ratificada pela Constituio Federal de 5/10/1988 no ttulo dedicado aos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 5, n IV): " livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao independentemente de censura ou licena". LIGADOS. - ndice ou total de aparelhos de TV sintonizados numa determinada emissora ou faixa horria. LIGHT USER. - Consumidor menos freqente.

LIGHT VIEWER. - Telespectador menos freqente, telespectador eventual, espordico. LINHA DE PROGRAMAO. - Repertrio dos programas de uma emissora ou rede numa temporada, ou numa faixa horria, ou numa rea geogrfica. LINK. - Conexo. LIVE. - Ao vivo. LOBBY. - Na definio do publicitrio Said Farhat, " o conjunto de atividades, exercidas dentro da lei e da tica, por um grupo de interesses legtimos, com o fim de obter determinadas medidas ou atitudes por parte do poder pblico. Sendo uma forma de comunicao social - pois destinado a reunir e usar informaes - o lobby constitui pelo menos um gnero prprio da famlia das comunicaes. Distingue-se delas em pelo menos dois pontos importantes, no seu objeto, sempre eminentemente poltico, e s secundariamente comercial; e na sua forma de atuao, sempre pessoal e direta". A palavra lobby vem do ingls e significa saguo - recinto aberto ao pblico, situado processo junto ao plenrio das casas legislativas, no qual pessoas interessadas em manter contato aguardavam os polticos. LOCAL. - Transmisso de rdio ou TV restrita a uma determinada rea geogrfica. O oposto de network ou rede. M MAPA DE PROGRAMAO. - Documento do planejamento de uma campanha, que indica, de forma visual de fcil compreenso, as inseres, horrios, publicaes etc, num determinado perodo de tempo. MARCA. - Palavra ou signo indicador da origem, do fabricante ou comerciante de um produto, ou responsvel por um servio. MARKETING. - Execuo das atividades que conduzem o fluxo de mercadorias e servios do produtor ao consumidor final. MASS MEDIA. - Mdia de massa. MATERIAL. - Cpias de filmes. MEDIA. - Plural do latim medium, meios. MEDIA BUYER. - O comprador de mdia. MEDIA BUYING SERVICE. - Servio de compra de mdia. MEDIA MIX. - V. Mix de mdia. MEDIA PLAN. - Plano de mdia.

MEDIA STRATEGY. - Estratgia de mdia. MEDIUM. - Do latim meio, veculo. No plural, media, de onde vem o uso internacional do termo. MEDIUM USER. - Consumidor mdio. MEDIUM VIEWER. - Telespectador mdio. MENSURAO DE AUDINCIA. - Pesquisa por meio da qual se determinam o nmero e as caractersticas das pessoas que constituem a audincia de um meio de comunicao. MERCADO. - Pode ser definido em termos de praa, populao, ramo industrial, zona geogrfica, ou seus segmentos, entre outros. Num planejamento de mdia definido na maioria das vezes como a praa de veiculao. MERCADO-ALVO. - Pblico-alvo. MERCADO PRIORITRIO. - rea geogrfica cujas caractersticas solicitam maior ateno por parte de uma empresa, segundo seus objetivos. Sua demarcao, sua definio, possibilitam maior preciso das atividades de mdia. MERCADO SECUNDRIO. - rea geogrfica cuja importncia para uma empresa menor que outra em funo de seus objetivos. MERCADO TESTE. - rea geogrfica utilizada para avaliao do potencial de um produto em termos mais amplos. A limitao da cobertura da mdia, seu preo e as caractersticas da rea teste so fatores importantes na seleo. MERCHANDISING. - 1. Atividade de marketing, incluindo venda e promoo, destinada a fazer com que o produto esteja disponvel, de forma atraente e destacada, no ponto de venda. Diferencia-se da propaganda, cuja funo principal a comunicao persuasiva, levar o pblico ao produto. 2. Numa agncia de propaganda, as funes que no so especificamente de propaganda. 3. A promoo da propaganda de uma empresa para seus canais de distribuio. 4. Em mdia, merchandising designa a comercial localizao de menes e aparies de produtos em TV, cinema, rdio etc., segundo critrios editoriais de "naturalidade", e inseridas no "contexto" do programa. Nos Estados Unidos, as aes de merchandising so conhecidas como "in script advertising" ou product placement. META. - Objetivo. METER. - Designao genrica de aparelho eletroeletrnico utilizado na mensurao de audincia de TV. MDIA. - Forma adaptada de mdia, que significa meio de comunicao, em latim e ingls. um termo utilizado para designar os veculos de comunicao, assim como uma tcnica que indica os melhores meios, veculos, volumes, formatos e posies para veicular as mensagens publicitrias. Designa tambm, tanto a rea como o profissional especializados nas tcnicas de mdia. Tambm

a rea especializada nas agncias de propaganda e designa o profissional especializado nas tcnicas de mdia. MDIA BSICA. - O meio escolhido como principal num plano de mdia, por razes estratgicas do planejamento da campanha. MDIA DADOS. - Anurio publicado pelo Grupo de Mdia com informaes estatsticas sobre todos os meios de comunicao. MDIA DE APOIO. - O meio escolhido para complementar o meio bsico num plano de mdia, ampliando ou reforando variveis requeridas no planejamento. MDIA DE MASSA. - Diz-se do veculo capaz de atingir o maior nmero de pessoas possvel, indistintamente de sexo, idade ou classe social. Ope-se ao conceito de mdia segmentada. MDIA ELETRNICA. - V. Cinema, Rdio, TV. MDIA MIX. - Ou combinao de mdia, composto de mdia. Refere-se ao uso por razes de objetivo e estratgia de mais de um meio numa campanha. o oposto das noes de concentrao e exclusividade, neste contexto. As razes mais comuns para se planejar mdia mix so: aumentar o alcance; segmentar a audincia, aumentar o nmero de vezes que a propaganda ser exposta para cada pessoa, garantindo maior captao da mensagem publicitria. MDIA SEGMENTADA. - Veculo ou campanha publicitria dirigida a determinado pblico definido por critrios de sexo, idade, classe social ou uma combinao destes. Pode-se tambm definir a segmentao por meio de fatores comportamentais ou posse de bens. MONITOR. - Monitoramento do Investimento Publicitrio, realizado pelo Ibope, com aes estratgias e tticas dos anunciantes e agncias, por segmento, setor econmico, gnero em 28 praas do Brasil. MULTIPLICIDADE. - Qualidade do comercial de TV que faz aluso, em udio ou vdeo, a mais de um produto, servio, marca ou empresa. N NEAR VIDEO-ON-DEMAND. - Forma de transmisso de um mesmo programa em exibio em canais diferentes em horrios prximos. NEGOCIAO. - Entendimento entre agncias, clientes e veculos, mediante o qual se estabelecem preos de compra e venda de tempo e espao publicitrios, que no constam das tabelas impressas, mas que as tomam como referncia. Em geral, uma negociao envolve utilizao de tempo ou espao especiais (volume ou freqncia), posies privilegiadas etc. Pode envolver tambm vrias agncias quando o anunciante usa mais de uma NET. - 1. Abreviao de Network. O mesmo que rede ou cadeia. 2. Sistema global de redes de

informao e comunicao interligadas. 3. Mais raramente, usado para expressar o valor lquido de uma transao. NET REACH. - Cobertura lquida. NETWORK. - 1. A programao gerada pela cabea de rede distribuda geralmente por satlite para as emissoras afiliadas. NEW BUSINESS. - Novos negcios. Algumas agncias e veculos mantm reas com este ttulo, com a finalidade de prospectar novos clientes. NORMAS-PADRO PARA PRESTAO DE SERVIOS PELAS AGNCIAS. - Disciplinam as relaes entre agncias e anunciantes e definem os servios bsicos, inclusive a forma de remunerao. Foram editadas em 1960 pela ABAP (Associao Brasileira das Agncias de Propaganda) por recomendao do I Congresso Brasileiro de Propaganda (1957) e mais tarde incorporadas legislao em vigor. V. Art. 7 do Decreto Federal n 57.690, de 1/2/1966, Lei Federal n 4.680/65, Remunerao de agncia. NTSC. - (National Television System of Color). Primeiro sistema de transmisso de imagens em cores lanado nos Estados Unidos no incio dos anos 50. Nos anos seguintes, surgiram dois outros sistemas, o PAL e o SECAM. Atualmente, a sigla NTSC significa National Television Standard Committee - comit de regulamentao dos padres para a televiso dos EUA. V. PAL Color. O OBJETIVO. - Um propsito amplo, um fim a ser cumprido. Objetivo geral, refere-se a uma estratgia. Meta especifica, requer uma ttica. Em mdia, os objetivos (e metas) se referem aos de propaganda - comunicar algo num dado perodo num dado mercado. OFF CAMERA. - Fora de cmara. Refere-se a som de algum ou de algo que a imagem no revela. Atualmente, se diz "em off". OMNIBUS. - Em pesquisa, investigao coletiva, de um dado universo em termos amplos, no especificamente voltado para os problemas de um setor ou, quando focalizando um s setor, no de interesse de uma s empresa. ON CAMERA. - Em cmara. Refere-se ao som de algum, ou de algo, ouvido em sincronia com sua imagem. ONLINE. - Comunicao ou acesso a dados em tempo real. Atravs do computador, o usurio pode acessar e interagir com bases de dados distncia de maneira instantnea. NUS DA PROVA. - Consagrado princpio de direito, estabelece que o nus da prova sempre de quem alega. No Direito do Consumidor este princpio no prevalece: inverte-se o nus, cabendo ao anunciante provar a veracidade e correo das informaes que veicula em sua publicidade. Cf. Art. 38 do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor (DDC) (Lei Federal n 8.078 de 11/9/90).

OPO DE COMPRA. - Demonstrao de interesse e/ou garantia de reserva de lugar para posies preferenciais num veculo. OPERADORA DE CABO. - Proprietria do Headend recebendo, processando e retransmitindo os sinais aos assinantes. OPINIO PBLICA. - Soma das opinies individuais acumuladas, a respeito de um assunto em debate pblico, e que afeta um grupo de pessoas. ORAMENTO. - Recursos financeiros destinados a uma campanha de propaganda, para um ou mais produtos/servios de uma mesma empresa. OTIMIZAO. - Prtica para obter o melhor plano de mdia, resultante de um trabalho de simulao de programas de mdia. OTS. - (Opportunity to see). Literalmente, oportunidade de ver. Constitui-se na probabilidade de contato proporcionada pela veiculao de um comercial. P PACOTE. - Compra de um conjunto de veculos, em geral de uma mesma empresa, para um mesmo anunciante, quase sempre com reduo de preo. PARTICIPAO. - 1. Parte que uma empresa, produto ou servio tem num mercado ou segmento dele. Em geral, expressa em porcentagem. 2. Parte ou quota que um anunciante compra num programa. 3. Parte que um veculo ou poro dele tem de uma audincia. PARTICIPAO DE AUDINCIA. - Consiste na relao percentual entre a audincia de determinada emissora/programa sobre o total de ligados. PATROCINADOR. - Empresa, marca ou produto anunciante que se associa a um programa de TV ou rdio, seo de revista ou jornal, para veicular suas mensagens, ou que se responsabiliza pelas despesas parciais ou totais de um evento, beneficiando-se com a exposio de suas mensagens publicitrias. PATROCNIO. - Forma de comercial localizao, exclusiva ou no, de um programa de TV. Em geral, o anunciante tem como direitos veicular seu produto servio ou marca na abertura e encerramento, chamadas, vinhetas de passagem, textos foguete e comerciais nos intervalos. PAUTA. - Assuntos de uma edio de veculo impresso ou de um programa de TV. PAY-PER-VIEW. - Sistema de audincia de televiso no qual o telespectador solicita o acesso a determinada programao, pagando uma taxa pelo que vai assistir (ou assistiu). PAY TV. - TV por assinatura. PEA. - Unidade de uma campanha. Anncio, comercial, cartaz, filme, jingle etc.

PENETRAO. - a quantidade, geralmente expressa em percentual, de pessoas ou lares que so atingidos por qualquer veculo. Pode-se considerar a penetrao para o total da populao ou por classe scio-econmica, idade, sexo, ou qualquer outra caracterstica. PERFIL DA AUDINCIA. - Composio da audincia. Descrio bsica, retrato numrico e nominal do pblico-alvo segundo dados demogrficos, scio-econmicos, culturais, psicogrficos. PERFORMANCE. - Desempenho. PERIODICIDADE. - Regularidade com que veiculada uma campanha. PERMUTA. - Em mdia, ocorre quando o tempo ou espao de um veculo negociado, base de troca, por produto ou servio do anunciante; o valor estabelecido em geral pelos preos brutos da mdia e sem as margens de comrcio do fabricante. PESQUISA DE MDIA. - Engloba-se sob o termo a grande variedade de estudos que visam levantar informaes sobre o consumo dos meios de comunicao. PESQUISA SINDICALIZADA. - Pesquisa regular. PICO DE AUDINCIA. - O nvel mais alto dos ndices de um programa, da programao de uma emissora, das faixas horrias, dos hbitos de sintonia. PILOTO. - Diz-se da demonstrao de uma srie de programas de TV, ou do roteiro bsico que a srie seguir. PLANEJADOR DE MDIA. - Profissional do departamento de mdia de uma agncia de propaganda que elabora a estratgia de mdia, selecionando os meios e veculos serem utilizados numa campanha de propaganda, segundo os objetivos de mercado e de comunicao estabelecidos. PLANEJAMENTO. - Em mdia, como qualquer atividade tcnica e num sentido amplo, planejar , formular poltica estabelecendo fins e meios, recursos instrumentos, definir propsitos... dentro destes, objetivos...a partir destes, metas, desenvolver estratgia, estudando-se diferentes alternativas, para execut-las atravs de atravs de tticas predeterminadas; prover critrios de avaliao de desempenho. PLANO DE MDIA. - Usualmente o termo se emprega para designar a conseqncia do trabalho de planejamento, aps a definio de objetivos, metas, estratgias e tticas. POSIO. - Colocao da mensagem no veculo: um comercial de TV ou rdio numa determinada ordem, entre outros comerciais, dentro de um programa ou entre programas, um anncio impresso numa pgina par ou mpar, etc. POSICIONAMENTO. - O termo de marketing, transferido para a rea de planejamento de propaganda e mesmo para uma teoria de criatividade.

PS-TESTE. - Tcnica de pesquisa, quantitativa ou qualitativa, para avaliar o impacto buscando-se uma mensagem publicitria, junto a seu pblico-alvo, depois de sua veiculao. POTNCIA. - Capacidade geradora do sinal de uma emissora, expressa em watts ou quilohertz de sua antena transmissora, e fator bsico para a sua cobertura. PREO. - o valor monetrio atribudo a diferentes unidades de tempo ou espao dos veculos. PREO BRUTO. - Preo de insero, includa a comisso da agncia. PREFIXO. - Combinao de letras e algarismos que, por convnio internacional, identificam uma emissora, parte de seu nome. Prtica de identificao legalmente obrigatria numa dada periodicidade. PREMIUM. - Vantagem especial numa compra ou numa colocao da mensagem. PR-TESTE. - Tcnica de pesquisa, quantitativa ou qualitativa, para avaliar o impacto de uma mensagem publicitria, junto a seu pblico-alvo, antes de ir ao ar, portanto, em condies de laboratrio. PRIMEIRA POSIO. - O primeiro comercial de um intervalo de TV ou rdio. PRIME TIME. - Horrio nobre. PROBABILIDADE DE CONTATO. - Oportunidade que o consumidor tem de ver ou ouvir uma mensagem publicitria a partir de sua veiculao. O mesmo que OTS. PROGRAMA. - Termo genrico relativo a TV e rdio, designando transmisses, regulares ou no, de shows, novelas, filmes, noticirios etc., e que compem a programao de uma determinada emissora. PROGRAMAO. - 1.Relao dos veculos de comunicao selecionados para utilizao em determinada campanha de propaganda. 2. Conjunto de programas que compe a grade de uma emissora de TV ou rdio. PROJEO. - Em estatstica, a palavra significa a possibilidade de estender os resultados de uma amostra ao universo de onde os dados foram coletados, ou processo de se inferir, para o universo, os resultados de uma amostra representativa. PROMOO. - Ferramenta de marketing que serve como reforo temporrio para criar interesse extra na aquisio de um produto ou servio por meio de oferta de valores superiores aos normalmente envolvidos nesse tipo de aquisio; inclui descontos e ofertas especiais, concursos , sorteios etc. PROPAGANDA. - O termo usado em mais de um sentido. Falando somente de Propaganda comercial, advetising ou publicidade, segundo a American Marketing Association: Qualquer forma impessoal (non personal) de apresentao e promoo de idias, bens e servios, cujo patrocinador

identificado. Segundo o Cdigo de tica dos Profissionais de Propaganda do Brasil: Tcnica de criar opinio pblica favorvel a um determinado produto, servio, instituio ou idia, visando orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido. PROSPECO. - Tentativa de conquistar o cliente potencial, por meio de apresentao de propostas de trabalho ou negcios. PROSPECT. - Consumidor ou cliente em potencial. PSICOGRAFIA. - Estudo do comportamento psicolgico, de valores e atitudes do mercado, seu estilo de vida. PUBLICIDADE. - 1. Divulgao, ato de tornar pblica alguma coisa, notcia, fato. Informao pblica. 2. Propaganda comercial. 3. Tcnica de informao (paga ou no) sobre idias e fatos do interesse de empresas, governos ou outras instituies, sem que necessariamente se identifique o patrocinador. PUBLICIDADE ABUSIVA. - Aquela que promove discriminao de qualquer natureza, que incita violncia, explora o medo ou a superstio, se aproveita da deficincia de julgamento e experincia da criana, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana. V. Art. 37, par. 2 do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor. (Lei Federal n 8.078, de 11/9/1990), Contrapropaganda, Sustao. PUBLICIDADE ENGANOSA. - Qualquer modalidade de informao ou comunicao de carter publicitrio, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omisso, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, caractersticas, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preo e quaisquer outros dados sobre produtos e servios. V. Art. 37, par. 1 do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor (Lei Federal n 8.078, de 11/9/1990), Contrapropaganda, Sustao. PUBLICIDADE LEGAL. - Comunicao publicitria exigida e regulada por lei. Inclui balanos de empresas, atas de assemblias, editais a pblicos, licitaes etc. PUBLICITRIO. - Profissional que exerce a atividade publicitria. PBLICO-ALVO. - Segmento de mercado que se objetiva atingir com um plano de comunicao. Q QUALIFICAO. - Descrio bsica do grupo de pessoas ou lares que so atingidos por um veculo/programa definido em termos de sexo, classe, idade e outras caractersticas de segmentao. QUALITATIVA. - Tcnica de pesquisa (opinio, atitudes, perfil, comportamento, estilo de vida etc.) que, em geral, no se quantifica, mas que, ao contrrio, tem sua validade na profundidade e

explorao das entrevistas. Um estudo qualitativo pode preceder uma pesquisa quantitativa. Em mdia mais freqente o uso de pesquisas quantitativas. QUANTITATIVA. - Diz-se da pesquisa cujo campo de investigao e resultados est baseado em nmero suficiente de respostas, que permitam significativos ndices de segurana nos seus resultados. Geralmente a tcnica de utilizao deste tipo de pesquisa pressupe questionrios prelaborados, com perguntas geralmente fechadas, isto , que admitem respostas alternativas preestabelecidas, ou abertas, ou seja, que pode ser codificada posteriormente. R RATE CARD. - Tabela de preos. RATEIO. - A palavra utilizada como sinnimo de participao (de verba, de audincia etc.). RATING. - Audincia. RATING POINT. - Ponto de audincia. REACH. - Alcance. REAPLICAO. - Vantagem ou bonificao concedida por um veculo pelo patrocnio de um programa ou por negociao especial de volume. Tambm conhecido como retorno. RECALL. - Lembrana. REDE. - (Network). Grupo de emissoras de TV ou rdio pertencentes a uma mesma empresa ou afiliadas a uma estao emissora central, que transmitem no todo ou em grande parte uma programao comum nas vrias praas em que esto sediadas. Tambm se aplica a grupos de veculos de imprensa. V. Net, Network. REGIO GEOGRFICA. - Diviso do Brasil em partes, constituda por um grupo de estados. O Brasil possui 5 regies geogrficas, com diferentes nveis de potencial de mercado. RELAES PBLICAS. - Definio da International Public Relations Association - Genebra uma atividade de direo, de carter permanente e organizado, mediante a qual uma empresa ou entidade privada ou pblica procura obter e manter a compreenso, a simpatia e o apoio daqueles com os quais ela se relaciona ou pode vir a relacionar-se. RELEASE. - Comunicado para a imprensa. RENTABILIDADE. - um conceito fundamental de planejamento e compra de mdia. O propsito da mdia obter o mximo resultado ao mnimo possvel. O recurso indicado para avaliar a rentabilidade de um plano, quantitativamente, submet-Io a estudos de otimizao.

REPETIO. - Conceito fundamental em propaganda, no que se refere apreenso, aprendizado e mudana de atitude, por parte do consumidor, em relao ao que oferecido por meio da mensagem publicitria. REPLAY. - Repetio. Em mdia, muito utilizado nas transmisses esportivas, que pode ser comercial localizado, como no momento do gol. REPRESENTAO. - Contrato entre uma empresa de comunicao e outra, para que esta promova a sua venda de espao e/ou tempo, efetuando negociao em nome da empresa de comunicao, agenciando anunciantes. REPRESENTANTE. - Pessoa ou empresa que exerce a funo de contato entre o cliente potencial de uma emissora de rdio ou TV, publicao ou qualquer outro tipo de meio de comunicao, e seu representado, negociando o produto (espao/tempo) que este tem venda. RESEARCH. - Pesquisa. REVISO. - Reavaliao peridica do plano de mdia para adequao e acompanhamento dos objetivos. ROTATIVIDADE DE AUDINCIA. - Ocorre quando a audincia de um veculo no permanente ou cativa, variando com o horrio ou a periodicidade do veculo. ROTATIVO. - Tipo de programao de comerciais que percorrem vrias faixas horrias preestabelecidas pelas emissoras. ROYALTY. - Regalia, direitos de uso. RUDO. - 1. Em teoria da informao, a mensagem que no comunicada, por insuficincia intrnseca ou ambigidade de conceito, no atingindo seu pblico. 2. O nvel ou volume de comunicao que interfere no recebimento da mensagem. S SAMPLE. - Amostra. SAMPLING. - Amostragem. SAP. - (Second Audio Program). Conforme a traduo, segunda programao de udio, transmitida pelas emissoras de TV, que geralmente a usam para difundir o som original do filme ou programa apresentado. acessada por uma tecla do televisor. SATURAO. - Programao intensa, com alto nvel de freqncia, e que tende a levar o consumidor a cansar-se da mensagem exibida, prejudicando a eficincia da campanha.

SAZONALIDADE. - Caracterstica de consumo de certos produtos, cuja venda afetada basicamente pelas diferentes condies das estaes do ano e datas do varejo. SCHEDULE. - Pauta, programao. SCORE. - Resultado. SCRIPT. - Roteiro. SECUNDAGEM. - 1. Tempo gasto na exposio de um comercial 2003 de mdia eletrnica. No Brasil, a grande maioria dos comerciais tem 30 segundos de durao. Outras secundagens padronizadas so 5, 10, 15, 45 e 60 segundos. 2. Volume de tempo vendido pela emissora. SEGMENTAO. - Subdiviso de um mercado em subconjuntos distintos de clientes, em que qualquer um deles pode ser selecionado como um objetivo de mercado, para ser alcanado com um composto de marketing distinto. SEGMENTO. - 1. Parte de um mercado que pode ser desenvolvido por um produto ou servio. 2. Porcentagem da populao que se pretende atingir com determinada mensagem publicitria, caracterizada em termos de classe scio-econmica, sexo, idade, nvel de ocupao etc. SELEO DE VECULOS. - Escolha de veculos para compor um plano de mdia buscando a identificao entre a mdia, o servio que se deseja anunciar e o pblico do produto. Tal seleo deve considerar alguns requisitos bsicos, como rentabilidade, em relao audincia, mdia, alcance, custo por mil e maior rentabilidade comparativa a outros veculos ou a veiculaes de produtos/servios concorrentes etc. SELETIVIDADE. - 1. Um dos critrios de planejamento. 2. Diz-se do veculo ou grupo de veculos que, atingindo especificamente um grupo homogneo de pessoas, em termos de sexo, classe scioeconmica, idade etc, possibilita melhor adequao a certos produtos. SHARE. - Participao. SHARE DE AUDINCIA. - Participao de audincia. SHARE OF MARKET. - Participao de mercado percentual de vendas da marca em relao ao total de vendas da categoria. SHARE OF MIND. - Participao do recall da marca sobre o total de recall de um segmento. SHARE OF SPENDING. - Participao do total de investimento publicitrio da marca num determinado perodo sobre o total de investimento despendido pelo segmento. SHARE OF VOICE. - Participao do total de GRP da marca, num determinado perodo e praa sobre o total de GRP despendido pelo segmento.

SIMULAO. - Processo de anlise por computador com base em informaes simuladas para uma dada amostra. Pr-avaliao de planos alternativos atravs de uso de modelos buscando a escolha do melhor plano de mdia. SINAL. - Comunicao de uma emissora de TV recebida eletronicamente; forte ou fraco, segundo a potncia da emisso, o sinal determina a cobertura geogrfica da emissora. SINTONIA. - Ajuste no aparelho de TV para receber o sinal de uma determinada emissora. SLOGAN. - Assinatura qualificativa de produto ou servio. SOAP OPERA. - Novela. SOBRECARGA. - Literalmente congestionamento, confuso, desordem. O sentido, em propaganda e mdia, o uso excessivo de comerciais por intervalo em TV. SOUND EFFECTS. - Efeito sonoro. SOUND TRACK. - Trilha sonora. SPLIT RUN. - Reparte. SPONSOR. - Patrocinador. SPOT. - Texto gravado, sem msica, utilizado para designar o comercial normalmente do meio Rdio. STATION BREAK. - Intervalo comercial da emissora, ou da estao. STORYBOARD. - Roteiro desenhado de um filme, decupado em suas tomadas principais. STRIP. - Faixa. SUPERINFOVIA. - Superestrada da informao ou Information Superhighway. Termo que designa o projeto de uma grande rede global de comunicao. Utilizar cabos de fibra ptica e transmisses de dados sem fios, para ligar todos os aparelhos de comunicao e uma enorme cadeia de servios digitais em cujo centro est a interatividade. Essa tecnologia permitir que o consumidor adquira produtos, bens ou servios, acesse filmes, use sistemas de telefone com imagens, monte e receba jornais, tudo via TV/computador, sem precisar sair de sua casa ou de seu escritrio. SUPERPOSIO DE AUDINCIA. - Tambm chamada audincia duplicada. Nmero ou porcentagem de pessoas expostas a uma mesma mensagem publicitria mais de uma vez, em dois ou mais veculos, que podem ou no pertencer ao mesmo meio de comunicao, ou num mesmo veculo, porm em situaes diferentes. SUSTENTAO. - Fase de uma campanha que mantm presente nos veculos de mdia a comunicao de um produto ou servio j existente no mercado.

T TALENTO. - Diz-se dos artistas de um programa de TV ou rdio, dos figurantes de um comercial. Por extenso, o custo de sua atuao. TAPE. - Fita. TARGET. - Pblico-alvo que o anunciante deseja atingir com sua comunicao, ou seja, para o qual a mensagem est dirigida. Definido atravs de um critrio scio-demogrfico, alm de aspectos comportamentais e de consumo. TARGET GROUP. - Grupo-alvo. Segmento, pblico objetivado, pblico-alvo. TARGET MARKET. - Mercado-alvo. TARIFA. - Custo fixado para a expedio de mala direta, e que segue normas determinadas pelos correios. TTICA. - Ao planejada para o cumprimento de uma meta; especificao pormenorizada de uma estratgia. TEASER. - Literalmente, provocador, estimulador. Em propaganda, o sentido de pequenas e freqentes mensagens de preparao de ateno para um lanamento. TELEPONTO. - (Teleprompter). Rolo com texto para facilitar a leitura, em cmara, do locutor de TV. TELEPROMPTER. - Teleponto. TELESPECTADOR. - Pessoa ou grupo de pessoas que vem um programa ou canal de TV. TESTE DE MERCADO. - Tipo de pesquisa de mercado realizada para avaliar as possibilidades de um produto no mercado total, atravs da observao controlada de seu desempenho numa rea restrita, representativa daquele mercado total. TEXTO FOGUETE. - Diz-se do texto curto de TV, contado por palavras ou segundos. TOP. - Literalmente, em cima, topo. Tipo de insero cuja caracterstica a contagem regressiva do tempo que antecede a abertura de determinado programa, em geral de 5 a 7 segundos. TOP OF MIND. - Literalmente, topo da mente. O equivalente a "na ponta da lngua" para o pensamento, a lembrana, o conhecimento de uma marca, produto ou servio, por segmento. TORNEIRA. - Expresso corrente em engenharia de TV que define o desdobramento do sinal da geradora em mltiplos sinais, com a possibilidade de explorao jornalstica ou comercial de cada um deles.

TRFEGO. - Setor/ departamento de uma agncia de propaganda encarregado de controlar o fluxo do trabalho de uma ou mais reas. Em TV, o trfego de fitas responsvel pelo arquivamento dos comerciais. TRANSMISSO. - Envio de informaes por meio de ondas eletromagnticas. A informao (sonora ou visual) convertida em impulsos eltricos, que so amplificados e lanados numa antena, a partir da qual irradiada para todas ou apenas para determinadas direes de acordo com as caractersticas da antena. TRANSPONDER. - Equipamento do satlite que recebe, amplifica o sinal, muda a sua freqncia e o devolve Terra, onde captado por antenas parablicas. TRP. - a somatria de audincia no Target alcanadas por uma determinada campanha publicitria veiculada em Televiso. O resultado dessa somatria igual a multiplicao do Alcance pela Frequncia Mdia de exposio. TRILHA SONORA. - Todo e qualquer rudo de udio -locuo, msica ou efeito sonoro fundidos por um processo chamado mixagem. TURNOVER. - Rotatividade. TV. - Emissora de radiodifuso de imagens e sons, que produz e transmite programas com a finalidade de entreter e informar a populao. Meio de comunicao e propaganda, as principais caractersticas da TV como meio de propaganda so a cobertura nacional que oferece, as audincias que atrai e o custo relativo baixo. Atualmente, configura-se a tendncia de segmentao na televiso causada pelos avanos tecnolgicos, que permitem uma multiplicidade de programao atravs de canais abertos ou por assinatura. TV A CABO. - Sistema de transmisso de TV por meio de cabo coaxial ou fibra tica, como numa ligao telefnica. Inicialmente usado para melhorar a recepo de TV de sinal aberto, acabou se difundindo como o meio por excelncia de TV por assinatura. TV DE ALTA DEFINIO. - Tecnologia que permite maior resoluo das imagens na transmisso e recepo das imagens na transmisso e recepo de sinais televisivos. Alm de proporcionar maior nitidez, viabiliza o uso de telas de dimenses maiores e emite menos radiao do que os televisores convencionais. TV DIGITAL. - Nova tecnologia utilizada na transmisso de sinal de que at o presente momento utiliza a tecnologia analgica. Associada aos conceitos de Alta Definio, Compresso de sinal, Information Highway, a digitalizao define a TV do futuro. TV INTERATIVA. - Um misto de televiso e computador que utilizar um poderoso software, permitindo ao espectador acessar, por meio de um controle remoto, uma enorme rede de comunicaes. Essa rede utilizar cabos de fibras pticas e transmisses de dados sem fio para interligar residncias, empresas e comunicadores pessoais a uma teia de servios digitais que circularo em uma superinfovia, em alta velocidade. A previso de que essa TV interativa oferea

500 canais diferentes de programao, em que o espectador poder controlar exatamente o que ele quer assistir e quando, atuando como se fosse um editor de TV. O usurio poder tambm interagir diretamente com uma apresentao do produto ou servio que lhe interesse, podendo obter informaes detalhadas, uma demonstrao, se assim desejar, e optar por formas de pagamento, efetuando a compra a distncia. TV POR ASSINATURA. - Emissora de TV cujo sinal s distribudo mediante contrato com o usurio, que paga uma taxa mensal a assinatura conforme o nmero de emissoras recebidas. Nos Estados Unidos, a distribuio das TVs por assinaturas feita predominantemente por meio de cabo coaxial. No Brasil, convivem a distribuio por cabo com meios eletromagnticos codificados. Neste caso, no ato da assinatura, o usurio recebe um decodificador de sinal para ser acoplado ao televisor. U UHF. - (Ultra High Frequency). Literalmente, freqncia ultra-alta: 300 a 3 mil megaciclos, Canais de TV 14 a 83, operando em freqncia de 470 a 890 megaciclos. LTIMA POSIO. - ltima insero num intervalo comercial de TV, ou rdio; a posio imediatamente anterior ao segmento seguinte do programa. U-MATIC. - Formato profissional da fita de gravao para videocassete com trs quartos de polegada. Permite at 1h30 de gravao. Foi at recentemente o material padro para gravao de comerciais de TV, estando, no momento, sendo gradativamente substitudo pelos formatos Betacam. UNETV. - Unio Nacional de Emissoras e Redes de Televiso. UNIVERSO. - Termo de pesquisa e de mdia, indicando a totalidade do mercado que se deseja analisar. V VECULO. - Meio, o condutor da mensagem publicitria. Individualmente, as emissoras de TV ou Rdio. VECULO LOCAL. - Qualquer meio de comunicao cuja cobertura e/ou distribuio limita-se a determinada praa, regio ou mercado. VECULO NACIONAL. - Qualquer meio de comunicao cuja cobertura e/ou distribuio cobre praticamente todos os mercados do Pas. VERBA. - Os recursos disponveis para uma campanha publicitria. O volume de faturamento mensal ou anual de um anunciante. Idem, de um veculo. VHF. - (Very High Frequency). Literalmente, freqncia muito alta. 30 a 300 megaciclos. Canais de TV 2 a 13 no espectro eletromagntico, operando nessa faixa de megaciclos.

VHS. - (Vdeo Home System). 1. Formato mdio da fita de gravao para videocassete, de uso domstico, que se tornou o formato padro do mercado de massa. .Por extenso, a fita nesse formato. VIDEO-ON-DEMAND. - Vdeo por demanda. Servio das redes de TV a cabo ou interativas que permite aos consumidores escolher e determinar os horrios e os programas que desejam assistir, conforme acervo disponvel, podendo manipul-lo aproximadamente como faria com uma fita de vdeo. VIDEOTEIPE. - (VT). Fita gravada com imagem e som. l. Nas emissoras e redes de TV, com exceo de noticiosos, eventos esportivos especiais, toda a programao , de uma maneira geral, previamente gravada em fita. VIS. - (Bias). Desvio existente entre os resultados da amostra pesquisada e o universo do qual ela foi retirada. Existem processos para medir o vis, o que possibilita que a amostra tenha um intervalo de confiana para seus resultados Por isso, quando, na pesquisa, a amostra probabilstica, podese, em geral, estender-se os resultados para o total da populao, mediante clculos do vis. Em mdia, o conceito torna-se Importante porque as pesquisas de audincia so realizadas com base em amostragem. VIEWER. - Telespectador. VINHETA. - 1. Identificao breve do patrocinador de um programa de TV, na abertura e/ou no fechamento de um intervalo. VISIBILIDADE. - Efeito de repercusso pretendido na veiculao de determinada campanha publicitria. VOLUME. - Bonificao de volume, Desconto de volume. W WAVE. - Onda. WEIGHT. - Peso, quociente. WEIGHTING. - Ponderao. WEIGHTING TEST. - Teste de ponderao (dos esforos de mdia). WORD OF MOUTH. - Literalmente, "de boca", verbalmente. Refere-se repercusso de uma campanha em nvel individual, de pessoa a pessoa, de boca a boca. WQA Z ZAPPING. - Designa o hbito de trocar contnua e freqentemente os canais em um televisor com controle remoto.

Vous aimerez peut-être aussi