Vous êtes sur la page 1sur 96

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

Resumo de Direito Penal Assunto:

DIREITO PENAL CRIME e CAUSALIDADE

Autor:

PROF MARIA HELENA DA FONTE

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CRIME

INTRODUO

O Direito Penal pode ser conceituado como o conjunto de normas jurdicas que tem por finalidade combater o crime. No h, portanto, como se falar em Direito Penal sem que, de logo, venha nossa mente a idia de crime, e conseqentemente de violncia. Modernamente sustenta-se que a criminalidade um fenmeno social normal. Afirma Durkheim que o delito no ocorre somente na maioria das sociedades de uma ou outra espcie, mas sim em todas as sociedades constitudas pelo ser humano. Assim, para ele, o delito no apenas um fenmeno social normal, mas, sobretudo, lhe cumpre uma funo de suma importncia, que a de manter aberto o canal de informaes de que a sociedade precisa. CONCEITO De conformidade com os ensinamentos de Muoz Conde, tanto o Direito Penal como a Criminologia versam sobre a criminalidade, todavia o primeiro consiste num saber normativo (dever-ser), ao passo que esta ltima um saber emprico (ser). O conceito de crime constitui o marco inicial da Teoria Jurdica do Delito. Porm, antes de analisarmos o seu conceito jurdico, se faz relevante mencionar o conceito criminolgico, posto que este ltimo se perfaz antes mesmo da consolidao do conceito jurdico. 1. CONCEITO CRIMINOLGICO DO CRIME Apesar de Lombroso, criador da Teoria do Atavismo, haver desenvolvido incessantes estudos sobre o criminoso (traando-lhe um perfil), no se preocupou com o estudo do crime em si. A tarefa de estudar o crime luz da Criminologia foi realizada por Garofalo, que afirmava ser o crime um atentado aos sentimentos de piedade e probidade. Embora sejam o homicdio e o furto exemplos de atentado aos sentimentos de piedade e probidade, respectivamente, peca o autor ao associar a idia de crimes a de sentimentos, j que nem todos os crimes constituem atentado a tais sentimentos. Exemplo: O Cdigo Penal, em seu art. 242 (registrar como seu filho de outrem) prev a possibilidade desse crime haver sido praticado por motivo de reconhecida nobreza, ensejando diminuio de pena ou perdo judicial. Tal hiptese colide frontalmente com a ofensa aos sentimentos de piedade e probidade, invocados por Garofalo.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Por seu turno, Ferri tambm tentou elaborar um conceito de crime. Dizia: o crime uma ao movida por motivos egosticos e anti-sociais que viola a moralidade mdia de um povo em um dado momento. Este conceito insustentvel. A uma, devido sua vacncia, j que ningum pode definir, a rigor, o que moralidade mdia. A duas, porque nem sempre os delitos so movidos por motivos egosticos ou anti-sociais. A eutansia (homicdio piedoso), por exemplo, tem uma causa especial de diminuio de pena por ser uma ao cometida com relevante valor moral (art. 121, 1, CP). Como dizer que um valor moralmente relevante egostico? A referida norma prev, outrossim, uma diminuio de pena se o crime de homicdio for praticado por relevante valor social. Como possvel considerar um motivo socialmente relevante como anti-social? Como se v, tanto Garofalo como Ferri, tentaram explicar o conceito de crime luz do ser, em desconformidade, portanto, com o Direito Penal, que utiliza-se do mtodo normativo, ou seja, busca a compreenso luz das normas jurdicas. No se pode, verdade, negar a relevncia histrica de tais conceitos, todavia, sem sombra de dvida, de pouco valor prtico, inclusive, luz dos crimes em espcie, vemos que estas definies so inadequadas. 2. CONCEITO JURDICO DE CRIME

Para chegarmos ao conceito jurdico do delito, devemos faz-lo luz da norma, ou seja, do dever ser. Para tanto, primeiramente devemos saber o que compe uma norma. Ensina Everardo Luna a norma a unidade dialtica entre preceito e contedo. Assim, preceito a conduta descrita no tipo e contedo o bem jurdico tutelado pela norma. Toda norma tem uma frmula que a expressa. Vejamos: No homicdio, por exemplo, a frmula : Matar algum. Pena Recluso de 6 a 20 anos. Decompondo tal frmula, constatamos que nela est presente uma conduta (matar algum), que chamada de preceito e uma sano. O contedo, neste caso, a preservao da vida humana. Quando definimos o crime, sob a tica das normas jurdicas, podemos faz-lo dando nfase ao preceito ou ao contedo da norma. O conceito do crime que d nfase ao contedo da norma chamado de conceito material, onde crime seria assim, a ao que lesa, viola ou pe em risco o bem jurdico tutelado pela norma; o que d nfase ao preceito chamado conceito formal do crime, que leva em conta os elementos formadores do delito e os seus atributos, ou seja, a tipicidade, a antijuridicidade e a culpabilidade. A Lei de Introduo ao Cdigo Penal Brasileiro (Dec.Lei n 3914/41), em seu art. 1, procura definir o crime sem qualquer preocupao cientfico-doutrinria, limitando-se apenas a destacar as caractersticas que o distingue das contravenes penais, e to-s no que tange natureza da pena cominada.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte No mesmo diapaso, o nosso Cdigo Penal trata do crime no seu Ttulo II, iniciando suas disposies normativas com o estudo do Nexo de Causalidade (art. 13), deixando, pois, a elaborao de seu conceito a cargo da doutrina. 2. A) CONCEITO MATERIAL DE CRIME Toda norma penal incriminadora tutela um valor, poltico e tico, que justifica as regras e as sanes nela prescritas. Este valor chamado de bem jurdico. A norma que incrimina a corrupo passiva, por exemplo, dispe: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumiu-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Pena- Recluso de um a oito anos, e multa (art. 317, do CP). Tutela-se com esta norma a administrao pblica, especialmente a sua moralidade. No crime de injria (art. 140): a honra subjetiva; no furto (art. 155): o patrimnio; no estupro (art. 213): a liberdade sexual da mulher. Embora o Cdigo Penal no defina o que seja crime, materialmente, o crime definido como a violao ou exposio a perigo de um bem jurdico protegido penalmente.

2. B) CONCEITO FORMAL DE CRIME: toda conduta proibida por lei sob a ameaa de uma pena. Analiticamente, duas correntes estudam tal conceito: Definio Bipartida:

CRIME O FATO TPICO E ANTIJURDICO


Definio Tripartida:

CRIME O FATO TPICO, ANTIJURDICO E CULPVEL


ELEMENTOS DO CRIME FATO TPICO - o comportamento humano (ao ou omisso) que provoca um resultado (no sentido normativo do termo), e previsto como infrao penal. constitudo, pois, pela Conduta + Resultado + Nexo Causal + Tipicidade.

A)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

CONDUTA (ao ou omisso)

RESULTADO (dano efetivo ou perigo)

TIPICIDADE (Adequao da conduta lei)

NEXO CAUSAL (liame) Para Teoria Finalista da ao, adotada pelo nosso Cdigo Penal, a conduta (ao ou omisso) o comportamento humano dirigido a determinada finalidade. O resultado (inerente maioria dos crimes), , no sentido natural: a alterao do mundo exterior provocada pelo agente; e no sentido normativo: a leso ou perigo de leso do bem jurdico. A relao de causalidade o liame entre a conduta e o resultado, no sentido de causa e efeito. Tipicidade a adequao perfeita entre o fato concreto e a descrio abstrata contida na lei penal. Assim sendo, a tipicidade tem duas funes, quais sejam: a de garantia (como aperfeioamento e sustentao do Princpio da Legalidade); e de indicar a antijuridicidade (presuno que cessa quando existir uma causa que exclusa a ilicitude). FATO ANTIJURDICO a conduta contrria ao ordenamento jurdico (por no estar protegida pela lei penal com a excluso da ilicitude). um juzo de valor negativo ou desvalor que qualifica o fato como contrrio ao Direito. Em regra, onde h tipicidade h antijuridicidade. Entretanto, a tipicidade, por si s, no suficiente para constituir o delito. O art. 121 do CP, por exemplo, tipifica a conduta de matar algum. Todavia, nem sempre que um ser humano mata outro pratica um crime. A ao tpica no ser ilcita se o agente estiver amparado por quaisquer das causas excludentes da antijuridicidade (ou ilicitude) previstas no art. 23, CP. Tanto a tipicidade como a antijuridicidade so juzos sobre a conduta humana. CULPABILIDADE a contrariedade entre a vontade do agente e a vontade da norma penal, considerada como a reprovao da ordem jurdica em face de estar ligado o homem a um fato tpico e antijurdico, em suma. Consiste, pois, um juzo sobre o autor da conduta. Obs: excluda, segundo o Direito Moderno, pelo Princpio da Insignificncia (ou da Bagatela). P- Culpabilidade elemento do crime ou pressuposto de pena? No Direito Brasileiro no h um acordo com relao incluso da culpabilidade no conceito de crime. Para os defensores da corrente bipartida, o delito j se perfaz com a tipicidade e antijuridicidade da ao, sendo a culpabilidade mero pressuposto para a aplicao da pena. Os seguidores da corrente tripartida, entendem pela incluso da culpabilidade no conceito de crime, argumentando que a conceituao com os trs

B)

C)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte elementos conduz a um grau maior de racionalismo e segurana jurdica, haja vista que um se apresenta sempre como pressuposto do outro, ou seja, os elementos se sucedem. Assim, somente se far um juzo de antijuridicidade, se antes j estiver perfeito o juzo de tipicidade e somente se pode fazer um juzo de culpabilidade se j estiverem perfeitos os juzos de tipicidade e antijuridicidade. Sustentam, que no se pode dizer que a culpabilidade um pressuposto de pena, porque a pena a conseqncia jurdica do crime. Segundo estes, a culpabilidade o nico elemento do crime voltado para a reprovao do homem, pois os demais se voltam para o fato. Um DP s liberal se incluir o elemento que possibilita a reprovao do homem, isto , a culpabilidade no conceito de crime. Por tal razo, alguns doutrinadores seguidores de tal corrente, j proclamam o princpio nullum crimen sine culpa, no reconhecendo a existncia de crime sem culpabilidade. Enfim, saliente-se que, sendo bipartido ou tripartido o conceito de crime, seja a culpabilidade elemento ou pressuposto de pena, alm dos caracteres de tipicidade, antijuridicidade, no podemos negar que o estudo do crime sob o aspecto formal, necessariamente enfoca a culpabilidade. SUJEITOS a) Sujeito Ativo do Crime - o ser humano que pratica a conduta descrita na lei e o que, de qualquer forma, com ele colabora. Algumas vezes, a lei exige do sujeito ativo uma capacidade especial, ou seja, uma posio jurdica ou de fato inserida no tipo penal (ser funcionrio, mdico, gestante, etc). Ex: No peculato (art.312), na corrupo passiva (art. 317), na prevaricao (art. 319), s o funcionrio pblico pode ser sujeito ativo do crime, entretanto, pode haver participao de terceiros desprovidos desta qualidade; no infanticdio (art.123) s a me, etc. P- A pessoa jurdica pode ser sujeito ativo do crime? Diante da Teoria do Crime, a pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo do crime, mas a nossa Constituio Federal prev esta possibilidade no caso de crimes praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular (arts. 173, 5) e contra o meio ambiente (art. 225, 3). b) Sujeito Passivo do Crime o titular do bem jurdico lesado ou posto em risco pela conduta criminosa. Pode ser, conforme o tipo penal, o ser humano, o Estado, a pessoa jurdica e mesmo uma coletividade destituda de personalidade jurdica. Ex: No peculato (art.312) e na concusso (art.317) podem ser sujeito passivo o Estado e a entidade de direito pblico; secundria e eventualmente, tambm, o particular interessado; na prevaricao (art.319), o Estado, etc. OBJETOS a) Objeto Jurdico do Crime o bem-interesse protegido pela lei penal. Quer dizer: o atributo do titular sobre tudo o que indispensvel ou satisfaz necessidade humana (vida, integridade corporal, honra, patrimnio, etc), incluindo-se os interesses sociais cujo titular o Estado (sade pblica, paz pblica, administrao pblica). No 6

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte homicdio, por exemplo, o objeto jurdico a vida. No furto, o patrimnio; no roubo, complexo, incluindo o patrimnio, posse, liberdade individual e integridade fsica. b) Objeto Material do Crime (ou Substancial) a coisa ou pessoa sobre a qual recai a conduta criminosa. Exemplo: O objeto material do crime de furto a coisa mvel (equiparando-se a esta, a energia eltrica ou outras de valor econmico). Ressalte-se que, os direitos no podem ser objeto do crime de furto, embora possam s-lo os ttulos que os representam. CLASSIFICAO Dentre a extensa gama de classificaes existentes, analisaremos, sucintamente, aquelas que apresentam maior interesse prtico.

a) Crime - fato tpico e antijurdico a que a lei comina pena de recluso ou de deteno e multa, esta ltima sempre alternativa ou cumulativa com pena privativa de liberdade. Ex: Os elencados na parte especial do CP. b) Contraveno - (crimes-anes) fato tpico e antijurdico a que a lei comina pena de priso simples e/ou multa, ou apenas esta.

1.QUANTO GRAVIDADE DO FATO:

2. QUANTO AO RESULTADO: (ou de resultado) tambm descreve a conduta cujo resultado integra a) Material
o prprio tipo penal, isto , para a sua consumao indispensvel a produo de um dano efetivo. A no-ocorrncia do resultado caracteriza a tentativa. A ao e o resultado so cronologicamente distintos. Ex: Homicdio (ao: matar/ resultado: morte); b) Formal tambm descreve um resultado, que, contudo, no precisa verificar-se para ocorrer a consumao. Consuma-se antecipadamente: basta a ao do agente e a vontade de concretiz-lo, configuradoras do dano potencial. Ex: Injria verbal - art.140 (se consuma com a simples comunicao a outra pessoa, independentemente de a reputao do ofendido ficar ou no abalada); Ameaa - art. 147; c) De mera conduta (ou de simples atividade) aquele em que a lei s descreve a conduta do agente, no aludindo a qualquer resultado, de modo que se consumam com o mero comportamento. So crimes de perigo abstrato ou presumido. Ex: Invaso de domiclio (Art. 150), Ato Obsceno (Art. 233).

a) Doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo (art. 18, I). b) Culposo quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia (art. 18, II).

3 .QUANTO AO ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO:

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

c) Preterdoloso (ou preterintencional)- cujo resultado total mais grave do que a pretenso do agente. H uma conjugao de dolo (no antecedente) e culpa (no subseqente): o agente quer um minus e produz um majus. Ex: Leso Corporal seguida de Morte (art. 129, 3)

4. QUANTO SUA COMPLETA REALIZAO:


a) Consumado aquele em que o agente realiza todos os elementos que compe a descrio do tipo legal (art. 14, I). Ex: Homicdio ( art. 121- este s se consuma se houver uma conduta hbil para matar e o resultado morte). b) Tentado aquele em que o agente d inicio execuo , mas o resultado no se consuma por motivos alheios sua vontade, ou seja; o tipo penal interrompido durante seu desenvolvimento (Art. 14, II). Ex: Tentativa de homicdio (art. 121 c/c art. 14, II)

5. QUANTO DURAO DO MOMENTO CONSUMATIVO:


a) Instantneo o que se d em um momento, nico ou determinado. Esgota-se com a ocorrncia do resultado. Ex: Leso corporal (art. 129), Abandono de incapaz (art. 133), Injria (140) b) Permanente aquele cuja consumao se alonga no tempo, dependente da atividade do agente, que poder cessar quando este quiser Ex: Extorso mediante seqestro (art. 159), Crcere Privado (148) c) Instantneo de efeitos permanentes aquele, cuja permanncia no depende da continuidade da ao do agente. Ex: Homicdio (art. 121), Furto (art. 155).

6. QUANTO AO FRACIONAMENTO DA CONDUTA:


a) Unissubsistente constitui-se de ato nico, no podendo, sua execuo ser fracionada em vrios atos. De regra, os delitos formais e de mera conduta so unissubsistentes. Ex: injria verbal b) Plurissubsistente sua execuo pode desdobrar-se em vrios atos sucessivos, de tal sorte que a ao e o resultado tpico separam-se espacialmente. A maioria dos crimes materiais so plurissubsistentes.

7. QUANTO AO SUJEITO QUE PRATICA A AO:


a) Comum aquele que pode ser praticado por qualquer pessoa. Ex: Leso Corporal (art. 129), Estelionato (art. 171), Furto (art. 155).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte b) Prprio (ou especial) aquele exige determinada qualidade ou condio pessoal do agente, seja ela jurdica (acionista), profissional ou social (comerciante) natural (gestante, me), parentesco (descendente). condio de funcionrio pblico, de comerciante, me). Ex: Peculato (art. 312). c) De mo prpria aquele que s pode ser praticado pelo agente pessoalmente, no podendo utilizar-se de interposta pessoa. Ex: Falso Testemunho ou Falsa Percia (art. 342), Prevaricao (319), Adultrio (240) este ltimo tende a desaparecer do CP.

8. QUANTO FORMA DE AO:


a) Comissivo consiste na realizao de uma ao positiva visando um resultado tipicamente ilcito (fazer o que a lei proibe). Ex: A maioria dos delitos b)Omissivo prprio consiste no fato de o agente deixar de realizar determinada conduta, tendo a obrigao jurdica de faz-lo (comportamento negativo). Configura-se com a simples absteno da conduta devida, quando podia e devia realiz-la, independentemente do resultado. Ex: Omisso de Socorro simples (art. 135) c) Comissivo por Omisso (ou omissivo imprprio) aquele em que a omisso o meio atravs do qual o agente produz um resultado. Neste, o agente responde no pela omisso simplesmente, mas pelo resultado decorrente desta, a que estava, juridicamente , obrigado a impedir (art. 13, 2). Ex: A me que deixa de alimentar o filho recm- nascido, causando-lhe a morte (art.133, 2) OUTROS: De dano - aquele cuja consumao necessria a supervenincia da leso efetiva ao bem jurdico. Ex: Homicdio (121), Dano (163), leso corporal (129)

De perigo - pode ser de perigo concreto (quando o perigo precisa ser comprovado) ou

de perigo abstrato (quando o perigo presumido juris et de jure). Ex: Incndio (250); Perigo de Contgio Venreo (130).

Unissubjetivo - aquele que pode ser praticado pelo agente individualmente. (admite
concurso eventual). Ex: Estelionato (171),

Plurissubjetivo - o de concurso necessrio, ou seja, aquele que, por sua estrutura

tpica, exige o concurso, no mnimo, de duas pessoas. Ex; Quadrilha ou Bando (288); Rixa (137); Adultrio.(240)

De ao nica - aquele que contm uma s modalidade de conduta, expressa pelo

verbo ncleo do tipo. Ex:(Abandono cargo pblico: abandonar - Art. 323 ; Violncia Arbitrria - Art. 322: praticar).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

De ao mltipla - aquele cujo tipo penal contm vrias modalidades de condutas e,

ainda que seja praticada mais de uma, constitui um s crime. Ex: Corrupo Passiva (art. 317: Solicitar ou receber); Prevaricao (art. 319); ainda: arts.122, 180, etc; Art. 10 da Lei de Porte Ilegal de Armas.

De dupla subjetividade passiva - quando so vtimas, ao mesmo tempo, dois

indivduos. Ex: A violao de correspondncia (Art. 151 -no qual so sujeitos passivos o remetente e o destinatrio).

Subsidirio - aquele que fica excludo se o comportamento configurar crime mais


grave ou constituir elemento deste ltimo. Tal circunstncia vem expressa na pena do tipo. Ex. Art. 314 Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento.

Exaurido (ou esgotado) o j consumado nos termos da lei, com desdobramentos posteriores, que no mais alteram o fato tpico. Ex: O crime do art. 159, se consuma com o seqestro da vtima. A obteno eventual do resgate apenas o exaurimento do crime que j estava consumado. O fato posterior complementar indiferente, ou apenas motivo para aumento de pena; outro exemplo de crime exaurido a concusso (art.316), posto que, tal crime se consuma com a simples exigncia da vantagem indevida independentemente do recebimento desta, que, se porventura ocorrer, ser mero exaurimento.

Complexo - o que contm em si duas ou mais figuras penais. Ex: roubo (art. 157)

composto pelo furto+ ameaa ou violncia a pessoa; estupro (art.213) composto pelo constrangimento manuteno de conjuno carnal+ grave ameaa ou violncia a pessoa. Falho corresponde tentativa perfeita, em que o agente pratica todos os atos necessrios para o resultado, mas a consumao no sobrevm, por circunstncias alheias vontade do agente. (Art. 14,II) Impossvel aquele onde h uma ineficcia absoluta do meio ou uma impropriedade absoluta do objeto. Doutrinariamente, estas hipteses so chamadas de tentativa inidnea (Art. 17)

CONDUTA HUMANA

10

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A conduta humana o ponto central do estudo do crime, porque em torno dela que se estabelecem todos os juzos que compem o conceito de crime: tipicidade e antijuridicidade (+ culpabilidade, para alguns autores). Assim, quando eu digo que esta conduta tpica, estou dizendo, em outras palavras , que tal conduta se adequa ao estabelecido na norma; quando eu digo que aquela conduta antijurdica, estou dizendo que ela alm de se adequar norma, contrria ao Direito (juzo de reprovao); quando eu digo, entretanto, que aquela conduta alm de tpica e antijurdica culpvel estou fazendo um juzo de valor sobre o autor. Autor de qu? Autor da conduta. CONCEITO O Direito Penal no cria o conceito de conduta, ele retira do mundo fenomnico dos fatos. Tal afirmativa encontra respaldo no fato de que ainda que no houvesse o Direito, bvio que se realizariam aes, pois, no se pode pensar em vida humana sem o agir. Assim, poderamos dizer que Conduta o comportamento humano, avaliado pelo Direito. Mas, no podemos falar em conduta como elemento do crime, sem abordarmos as teorias que tentam explic-las. Vejamos: 1) Teoria Causalista da ao (Naturalista ou Mecanicista) a teoria tradicional que teve seus maiores expoentes nas pessoas de Beling e Von Liszt.. Para seus defensores, a ao nada mais do que um comportamento corporal voluntrio, que causa um resultado. No constitui ao os atos no voluntrios, como os atos reflexos ou os cometidos sob coao fsica. Reconhecia-se que o crime um todo indivisvel. Mas, num primeiro momento, no exame da tipicidade, examinava-se apenas se determinada conduta era voluntria e se a mesma tinha ou no causado o resultado. O contedo da vontade (dolo e culpa) era deixado para um exame posterior, a ser feito na verificao da culpabilidade. Assim sendo, a caracterstica da Teoria Causalista da ao a colocao do dolo e da culpa na culpabilidade e no no conceito de ao. 2) Teoria Finalista da ao foi elaborada por Welzel. Nasceu de uma reao crtica tradicional teoria da Causalidade. De acordo com o finalismo, a ao a atividade psiquicamente dirigida para o resultado (a ser examinada desde logo). As atitudes objetivas, ainda que espontneas ou voluntrias, nada significam sem o elemento psquico. Para que a ao seja algo compreensvel, necessrio ver o propsito com que foi praticada, ou seja, preciso verificar desde logo se a ao tinha ou no, como fim, a

11

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte realizao do fato tpico. Da a mxima finalista de que a causalidade cega, a finalidade enxerga. A idia do finalismo foi a de trazer todo o elemento psquico para a ao. Com esse objetivo, o dolo foi retirado da culpabilidade e colocado na ao e, por via de conseqncia, no tipo, j que a ao constitui o primeiro elemento do tipo. A culpa tambm passou a fazer parte da ao. Na culpa, a finalidade da ao atpica, indiferente ao Direito, dando-se, porm, o fato tpico por ausncia das cautelas legais. Com isso, esvaziou-se a culpabilidade do dolo e da culpa, que migraram para a ao. Em troca, passou-se a entender que a culpabilidade um juzo de censurabilidade, de reprovao ou desvalor da conduta, passando a ter como requisitos: a imputabilidade, a conscincia da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa. Caracterstica da teoria finalista da ao: colocao do dolo e da culpa na ao e, em conseqncia, no tipo. Esta a teoria adotada pelo nosso Cdigo Penal. 3) Teoria Social da ao Tem como mestres Jescheck e Wesseis. uma teoria ps-finalista, constituindo-se numa sntese das duas anteriores, vez que incorpora conceitos em ambas. Para esta teoria, ao a conduta socialmente relevante, dominada ou dominvel pela vontade humana; Atribui ao dolo e culpa uma funo dupla, inserindo-se no s na ao (e no tipo), mas tambm na culpabilidade, a qual corresponde censurabilidade, sendo detentora esta dos seguintes requisitos (ou elementos): o dolo ou a culpa, a imputabilidade, a conscincia potencial da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa, resultante de uma verdadeira simbiose entre causalismo e finalismo. Caracterstica da teoria social da ao: colocao do dolo e da culpa na ao (e, em conseqncia no tipo) bem como na culpabilidade.

MODALIDADES DE CONDUTA Muitas vezes, emprega-se o termo ao como sinnimo de conduta., alegando que a ao envolveria a comisso (ao positiva) e a omisso (ao negativa). Todavia, a ao e a omisso so, na verdade, modalidades da conduta humana, que o conceito geral que abarca estas espcies.

12

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

CRIMES COMISSIVOS

CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS

CRIMES COMISSIVOS POR OMISSO (Omissivos Imprprios)

Tipo incrimina a atividade positiva do agente: O FAZER.

Tipo incrimina a atividade Tipo incrimina a atividade negativa do agente: O NO positiva do agente: O FAZER, FAZER (deixar de fazer o a qual se alia a omisso do que a lei manda) agente que tinha o dever legal de agir e no agiu (imposio por lei, garantidor, criador do risco art. 13, 2) Ex: Arts. 269 (omisso de notificao de doena); 135, 236, 257, 299, 305

Ex: Arts. 121 (o matar) 155 (o furtar) Independe de resultado

Ex: Art. 134, 2 (me que deixa de amamentar o filho) Produz resultado

A) CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS se perfazem com a simples conduta negativa do agente. Nesses delitos o tipo impe ou determina um comportamento positivo por parte do sujeito. Ela descreve implicitamente o que ele deve fazer. Ex: Omisso de Socorro (art. 135 - simples); arts. 236, 144, 246, 257, 269, 299, 305. Pergunta-se: H crimes omissivos prprios que pode ser iniciado com uma conduta positiva por parte do sujeito? R- Sim, a apropriao indbita de coisa achada, consumando-se quando o sujeito deixa, no prazo legal (15 dias) de entregar a coisa autoridade competente. Independem de resultado para consumarem-se. B) COMISSIVOS POR OMISSO (ou OMISSIVOS IMPRPRIOS): Certas vezes, porm, embora o verbo indique um modo positivo, h possibilidade de o agente praticar o crime por omisso, sempre que tiver o dever de agir (por imposio de lei), esteja na posio de garante ou tenha criado o risco. Quando isso ocorre nos deparamos com um crime comissivo por omisso (ou omissivo imprprio). Ex: A me que deixa de alimentar o filho recm-nascido e este falece. Tais crimes produzem resultado. 13

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A diferena entre ambos, reside no fato de que o crime omissivo prprio a conduta negativa j vem descrita no tipo. Ex: Art. 135. J o crime comissivo por omisso (omissivo imprprio) a figura tpica no define, no descreve a omisso, o tipo no descreve a conduta proibida. Para algum responder por crime comissivo por omisso, necessrio que tenha o dever jurdico de impedir o resultado. Segundo o art. 13, 2, o dever de agir incumbe a quem tem: a) Dever legal: imposta por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. Tais obrigaes advm das relaes de ptrio poder, casamento, famlia, tutela, adoo e curatela. Ex: Me que deixa de amamentar o filho de meses (art. 134); b) Situao de garantidor (garante) aquele que, em razo de contrato ou de situao de fato, se colocaram, efetivamente, na posio de garantidores da noocorrncia do resultado. Ex: tanto garantidor a enfermeira paga, o guia profissional contratado, como o a vizinha que, voluntariamente, se ofereceu para olhar o recmnascido. Todos eles podero ser responsveis pela morte ou leso das pessoas de quem devia cuidar, caso as abandonem; c) O criador do risco da ocorrncia do resultado Aqui, o sujeito cria um fato provocador do perigo de dano, tendo por isso a obrigao de impedir o resultado. Ex. clssico o do nadador profissional, que convida o banhista bisonho para uma travessia e no o socorre quando este est se afogando. NEXO DE CAUSALIDADE

O que nexo de causalidade?

R- NEXO CAUSAL o liame que une a conduta ao resultado, o que possibilita a imputao de um fato a algum. A imputao no pode passar da pessoa que efetivou a conduta. No se pode efetivar nenhum juzo de responsabilidade a uma pessoa se o evento no for causado por ele. Portanto, a averiguao do liame, do nexo causal entre a conduta e o resultado, como pressuposto primeiro para a imputao, impede, assim, a responsabilidade objetiva, princpio tpico de um Direito Penal Liberal.

14

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte TEORIAS

1. TEORIA DA EQUIVALNCIA DAS CONDIES O Cdigo Penal Brasileiro adotou a Teoria da Equivalncia dos Antecedentes Causais, tambm chamada de CONDITIO SINE QUA NON, que teve como precursores: Von Buri e John Stuart Mill. Considerava como causa toda ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido (Art. 13, 2 parte).

Dispe o art. 13, caput: O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido Na 1 parte: afirma que a Relao de Causalidade limita-se aos crimes de resultado (materiais); Na 2 parte: consagra a adoo da Teoria da Conditio Sine Qua Non para determinar a causalidade. Para seus defensores: No h distino entre causas e condies. Resultado o produto de uma multiplicidade de causas e condies, sendo todas elas necessrias e equivalentes. Causa - a soma de todas as condies consideradas no seu conjunto, produtoras de um resultado.

MTODO DE ELIMINAO MENTAL De conformidade com a Teoria da Conditio a prova do nexo causal feita atravs da busca da causa a partir do resultado. P- Ento, como fazemos para saber se um fato causa do resultado? R- Recorrendo ao Mtodo da Eliminao Mental. Vejamos:

15

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Ex: A quer matar B. Para tanto, se dirige loja X, onde compra uma pistola. Em seguida, vai at a sua residncia, toma um copo dgua e, afinal, e dirige-se ao local em que B se encontra, disparando a arma e matando-o. Para sabermos os atos que devem ser considerados causa do resultado, devemos proceder ao seguinte processo de eliminao mental: O resultado morte ocorreria: Se A no tivesse comprado a arma? No. E se no tivesse bebido gua? Sim E se no tivesse se dirigido ao local ? No E se no tivesse disparado contra B? No

Ento, s na 2 hiptese indagada que a conduta de A no causa do resultado. CRTICA Esta teoria tem a desvantagem de levar ao regressum ad inifinitum. A pesquisa do que seja causa: todos os agentes da condies anteriores responderiam pelo crime? Na verdade, se remontarmos o processo causal, vamos descobrir que uma srie de antecedentes bastante remotos foram condies indispensveis para a ocorrncia do resultado. No exemplo dado, evidentemente que a conduta de A foi indispensvel produo do evento; logo causa. Mas, o comerciante que lhe vendeu a arma tambm foi indispensvel na ocorrncia da morte; ento, tambm causa. Se remontarmos ainda mais, teramos que considerar causa a fabricao da arma e at os pais de A, que o geraram, sendo causadores.

LIMITAES AO ALCANCE DA TEORIA; (evitar o regresso remoto) Dispe o art. 13: O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. 1: A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado... De tal dispositivo legal, infere-se que todo evento, de uma maneira ou de outra, que contribua para o resultado considerado CAUSA. Todavia, o 1 limita a extenso da regra da equivalncia dos antecedentes causais, enunciada no caput, retirando dela a CONCAUSA RELATIVAMENTE INDEPENDENTE, pois a absolutamente independente Em virtude de tais fatos, se procurou limitar o alcance dessa teoria, utilizando-se outros institutos do estudo dogmtico-penal, como por exemplo a localizao do dolo e da culpa no tipo penal, as concausas absolutamente independentes, alm da supervenincia de de causas relativamente independentes. Vejamos:

16

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

A) Localizao do Dolo e da Culpa no Tipo Penal (Finalismo)


Toda conduta que no for orientada pelo dolo ou pela culpa estar na seara do acidental, do fortuito, da fora maior, onde no poder configurar crime.

B) Concausas Absolutamente independentes - EXCLUEM A RELAO CAUSAL.


causalidade da conduta excluda pela disposio do art. 13, caput. As causas ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES sejam elas preexistentes, concomitantes ou supervenientes, excluem o nexo causal, dando ensejo a outro que no pode ser imputado ao agente. Tais concausas podem ser:

1.Preexistente - aquela que ocorre antes da existncia da conduta; Ex: A, pretendendo suicidar-se, ingere uma substncia venenosa, e, quando j se encontra em estado agonizante, recebe um ferimento, que no apressa sua morte, no a determina e nem a teria causado, Essa 2 conduta (do ferimento), portanto, no causa do resultado morte, porque se a eliminssemos, hipoteticamente, o resultado morte teria ocorrido da mesma forma e nas mesmas circunstncias, e por uma condio estranha e independente dessa 2 condio. Obs: O mesmo raciocnio deve ser usado com relao s concausas seguintes (concomitantes e supervenientes) 2. Concomitante - quando ocorre simultaneamente com a conduta; 3. Superveniente quando se manifesta depois da conduta. Ex: A ministra veneno na comida de B. Quando este vai dar incio ingesto do alimento fulminado por um raio, tendo morte imediata. - Se exclussemos a 1 conduta a morte teria ocorreria. Logo, a conduta de A no foi causa da morte de B. Na hiptese, verificou-se uma causa absolutamente independente (caso fortuito) que por si s, produziu a morte de B.

Em sntese, as causas ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES, sejam elas preexistentes, concomitantes ou supervenientes, excluem o nexo causal, dando ensejo a outro que no pode ser imputado ao agente.
C) Causas Relativamente Independentes ( 1 do art. 13) Estas, assim como as absolutamente independentes, podem ser preexistentes, concomitantes ou supervenientes. Quaisquer delas podem atuar de tal forma que auxiliem ou reforcem o processo causal iniciado pelo comportamento do agente.

17

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 1.Condies Preexistentes No excluem o nexo causal, respondendo o agente pelo resultado. Ex: A, vtima de um determinado ferimento no mortal, portador de hemofilia. Socorrido ao hospital, falece em conseqncia de hemorragia. Pergunta-se: Na hiptese, o ferimento foi condio indispensvel ocorrncia do resultado? R- SIM. bvio que, esse resultado foi facilitado, naturalmente, pela deficincia da vtima. A condio preexistente (hemofilia) se alia conduta do sujeito e, ambas juntas, vo determinar o evento. 2. Condies Concomitantes: No excluem o nexo causal. O agente responde pelo resultado. Ex: A e B, um ignorando a conduta do outro, com a inteno de matar, ministram, separadamente, quantidade de veneno insuficiente para produzir a morte de C. Todavia, em razo do efeito produzido pela soma das doses ministradas C vem a morrer. P- Qual seria a soluo recomendada pela Teoria da equivalncia das Condies? Responderiam ambos por tentativa, desprezando-se o resultado morte? Ou responderia cada um, isoladamente, pelo homicdio doloso? R- Usando o juzo hipottico de eliminao: se A ou B no tivesse ministrado a sua dose de veneno, a morte no teria ocorrido como ocorreu, j que uma dose isoladamente no era suficiente para produzir o resultado morte. Cada uma das doses foi condio indispensvel ocorrncia do resultado, ainda que, isoladamente, no pudessem produzilo. H, na hiptese, uma soma de energias, que culminou por produzir o resultado morte de C. As duas doses de veneno auxiliaram-se na formao do processo causal, produtor do resultado, unilateralmente pretendido e, conjuntamente, produzido. Assim sendo, configuram-se causas (concausas) relativamente independentes, e A e B devem responder por homicdio doloso consumado. 3. Supervenientes: Esta terceira alternativa exatamente a que vem disciplinada pelo 1 do art. 13 do CP, o qual exclui, desde logo, as causas preexistentes e concomitantes.

Quando uma ocorrerem causas preexistentes ou concomitantes, s haver as duas alternativas: ou so absolutamente independentes e excluem a relao causal ou so relativamente independentes e se aliam conduta, no excluindo o nexo de causalidade
Assim sendo, de concluir-se que, tratando-se de Causas Supervenientes, temos as duas alternativas acima referidas e a que vem disciplinada no 1 que estabelece:

18

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Tratando-se de causa superveniente duas so as hipteses:

Exclui o nexo causal Agente Responde


Ex: A foi ferida por B e levada ao hospital em uma ambulncia. No percurso, a ambulncia se envolve em um acidente de trnsito, projetando A para fora do veculo, que bate com a cabea no meio-fio e morre de traumatismo craniano. P- Excluindo-se o ferimento teria ocorrido a morte? NO P- Se A no tivesse sido ferida, teria morrido naquele local e daquela maneira? NO P- Essa causa ltima causa aliou-se ao ferimento, somando energias na produo do resultado morte ou a vtima morreu exclusivamente em virtude da 2 causa? -Nesse caso no houve soma de energias entre as causas, anterior e posterior. A 2 causa- superveniente e relativamente independente- produziu, por si s o resultado. SOLUO: B responde pelos atos praticados. Alem da Teoria estudada (adotad

No exclui o nexo causal Agente no responde


Ex: A esfaqueada por B na perna, levada ao hospital, onde morre em virtude de complicaes cirrgicas. P- Suprimindo-se o ferimento a morte de A teria ocorrido? NO, pois sem os ferimentos no haveria o que complicar. P- Essa 2 causa (complicao cirrgica) somou-se aos ferimentos provocados por B para produzir a morte de A? SEM DVIDA. o que se chama soma de energias (esforos), no excluindo o nexo causal

SOLUO: resultado.

responde

pelo

a pelo nosso Cdigo Penal), outra teoria, denominada da Causalidade Adequada foi elaborada, porm sem qualquer aplicao no Direito Penal ptrio. 2. TEORIA DA CAUSALIDADE ADEQUADA Precussor: Johannes von Kries Adotada pelo Cdigo Portugus de 1982. S causal a conduta que possui uma tendncia geral provocao do resultado. Necessidade de diferenciar Causa do Resultado e Condio do Resultado, somente havendo causalidade quando existir uma causa.

19

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Em sntese: Uma ao adequada ao resultado quando este for objetivamente previsvel Enfim, o assunto tratado pelo 2 do art. 13, j foi objeto de aula, no tocante ao estudo da conduta, especialmente no que tange crimes omissivos.

TIPO E TIPICIDADE Podemos pensar em vida humana sem conduta ? A conduta , na verdade, uma realidade presente na vida do ser humano. Sendo o Direito uma cincia voltada para o homem, a conduta tem que ser necessariamente relevante para ele. Contudo, merece que se destaque que, para o Direito Penal nem todas as formas de comportamento humano possui relevncia. Para que a referida conduta seja penalmente relevante, o legislador precisa reduzi-la a um tipo. O que tipo penal? Tipo o conjunto dos elementos do fato punvel descrito na lei penal. Melhor dizendo: um modelo abstrato que descreve um comportamento. O que no se ajusta ao tipo no crime. So exemplos de tipos penais: art. 121.Matar algum: ...; art.312.Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, de que tem posse ou deteno... E tipicidade? Tipicidade uma relao de adequao da conduta humana e o tipo penal. por assim dizer, a correspondncia entre o fato praticado pelo agente (concreto) e a descrio de cada espcie de infrao contida na lei penal incriminadora (abstrato). Assim, as condutas que no forem adequadas a um tipo so penalmente irrelevantes. Por isso, costuma-se dizer que a tipicidade determina a liberdade de ao.

20

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Esta tem duas funes: a) funo indiciria: o tipo circunscreve e delimita a conduta penalmente ilcita. Tal circunstncia indica que, provavelmente, ser tambm antijurdica, salvo se amparada por uma das causas de excluso contidas no art. 23, como veremos adiante; b) funo de garantia existente como uma decorrncia natural do princpio da legalidade: nullum crimen nulla poena sine lege . ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TIPO PENAL Como o tipo penal abrange todos os elementos que fundamentam o injusto, na descrio da ao tpica est implcito um juzo de valor. Assim, o tipo penal, contrariamente ao que imaginou Beling em sua concepo inicial, no se compe somente de elementos puramente objetivos, mas integrado, por vezes, tambm de elementos normativos e subjetivos. Vejamos: Elementos Objetivos: so identificados pela simples constatao sensorial, isto , podem facilmente ser compreendidos somente com a percepo dos sentidos. Referem-se a objetos, seres, animais, coisas ou atos perceptveis pelos sentidos. Tais elementos so facilmente visualizveis, porque o tipo um modelo de conduta, logo o ncleo do tipo penal um verbo (ao), aliando-se aquela tudo mais que se caracteriza no mundo exterior. Elementos Subjetivos: o dolo e a culpa por excelncia. Esto presentes em todos os tipos. So aqueles elementos psquicos implcitos relacionados com a conscincia e a vontade. Foi mrito da teoria finalista da ao deslocar o dolo e a culpa da culpabilidade para a ao, por conseguinte, como o tipo penal a descrio da ao, pode-se afirmar que o dolo e a culpa esto presentes no tipo. Contudo, em alguns tipos penais existem outros elementos alm do dolo e da culpa, a exemplo do que reza o art. 159 do Cdigo Penal: Seqestrar pessoa, com o fim de obter qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate. Neste tipo penal, o dolo a vontade livre e consciente de seqestrar. Todavia, alm deste elemento subjetivo, o tipo penal descreve outro denominado pela doutrina moderna elemento subjetivo do injusto (tradicionalmente conhecido por dolo especfico), os quais diferem do dolo (genrico) por no virem expressos no tipo, mas vem colocados de modo implcito.

Elementos Normativos: so aqueles para cuja compreenso insuficiente desenvolver uma atividade meramente cognitiva, devendo-se realizar uma atividade valorativa (circunstncias que no se limitam a descrever o natural, mas implicam um juzo de valor). Estes se apresentam em alguns tipos e exige que o agente efetive uma conduta valorativa. uais os elementos que estruturam o tipo abaixo? Art. 219, CP:Raptar mulher honesta, mediante violncia, grave ameaa ou fraude, para fim libidinoso: Pena: recluso de 2 a 4 anos

21

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte O primeiro elemento objetivo o ncleo do tipo: o verbo raptar; porm, alm deste, esta conduta se realiza no mundo exterior atravs da violncia, da grave ameaa ou da fraude, os quais tambm so elementos objetivos. Quanto aos elementos subjetivos, sabemos que o dolo est no tipo, logo elemento subjetivo: a vontade de raptar + o fim libidinoso (parte integrante da conduta do agente). Este tipo penal tambm apresenta um elemento normativo, qual seja: mulher honesta. Ora, somente pode-se saber o que mulher honesta atravs de uma valorao.

TIPO DOLOSO CONCEITO DOLO a conscincia e vontade de realizar os elementos objetivos do tipo. ELEMENTOS DO DOLO 1. Intelectivo - consubstanciado na conscincia da conduta e do resultado. 2. Volitivo consubstanciado na vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. O dolo elemento do tipo ou da culpabilidade? No existe uma unanimidade na doutrina acerca da localizao do dolo na teoria do delito. Para TEORIA FINALISTA (hoje dominante), o dolo natural, representado pela vontade e conscincia de realizar o comportamento tpico que a lei prev, mas sem a conscincia da ilicitude (ou antijuridicidade). Assim, o dolo persiste ainda quando o agente atua sem conscincia da ilicitude de seu comportamento; neste caso, continua havendo o dolo e apenas a culpabilidade do agente ficar atenuada ou excluda. Para a TEORIA CLSSICA (ora em desuso) o dolo no natural, mas normativo, pois contm a conscincia da ilicitude (ou antijuridicidade). Hodiernamente fala-se at na dupla localizao do dolo: no tipo, como forma de comportamento; na culpabilidade, como forma de motivao. Diferena: 1. A Teoria Finalista entende que o dolo elemento subjetivo do tipo ou do injusto, integrando o prprio comportamento. Para a Teoria Clssica o dolo diz respeito culpabilidade e no integra a conduta. Ao nosso ver o dolo faz parte do tipo penal. que toda ao tem em sua estrutura essencial a vontade dirigida a um fim, assim toda ao finalista. Ora, a vontade dirigida a um fim precisamente o dolo. Como quem descreve a ao o tipo penal , pode-se dizer que este ltimo abrange o dolo. Ex: Na descrio tpica do furto (art. 155), est

22

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte implcita a vontade livre e consciente de furtar, isto o dolo do furto; no tipo do homicdio (art. 121) est implcita a vontade livre e consciente de matar, isto o dolo do homicdio. TEORIAS DO DOLO: A) Teoria da Vontade: encabeada por Carrara, para quem o DOLO a inteno mais ou menos perfeita de praticar um fato contrrio lei. O referido autor define o dolo, como a vontade de realizar um ato. A vontade inclui no s a realizao da conduta, mas a realizao do resultado. B) Teoria da Representao: formulada por Fran von Liszt. Para este autor o dolo se configura com a simples previso do resultado, sendo suficiente o elemento intelectivo (conscincia). C) Teoria do Assentimento ou do Consentimento: Surgiu a partir das crticas tecidas por Beling Teoria da Representao Enfatiza no ser o elemento intelectivo suficiente para a configurao do dolo, se exigindo o assentimento do sujeito ao que ele representou para assim, ocasionar o delito. NORMATIZAO DO DOLO: No Direito brasileiro, a regra que s se pune um crime se ele for doloso; para que exista a punio por culpa necessria a expressa previso legal (art. 18, pargrafo nico, do Cdigo Penal). MODALIDADES DO DOLO: Art. 18. Diz-se o crime: I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo A) Dolo Direto (ou determinado)quando o agente quis determinado resultado, teve a inteno de provoca-lo (art. 18, I, 1 parte) B) Dolo Indireto (ou indeterminado) quando a vontade do sujeito no visa a um resultado preciso e determinado (art. 18, I, 2 parte). Compreende duas formas: B. 1. Dolo Eventual - quando o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado. B. 2. Dolo Alternativo quando a vontade do agente visa a um ou outro resultado (exemplo: matar ou ferir). Alm destas espcies de dolo que o art. 18, I indica (dolo direto e indireto), h outros consagrados pela doutrina, quais sejam: Dolo de dano o elemento subjetivo relacionado com o dano (quis ou assumiu o risco de produzi-lo) Dolo de perigo refere-se ao perigo (quis ou assumiu o risco de produzir o perigo)

23

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Dolo genrico e especfico para a Doutrina Finalista no h essa diviso, pois o dolo considerado nico, sendo o fim especial (que a doutrina chama de dolo especfico) elemento subjetivo do tipo ou do injusto. A antiga Escola Clssica, porm, faz uma diviso do dolo, entendendo que, no dolo genrico h a vontade de praticar o fato descrito na lei, e, no dolo especfico, tambm existe a vontade de produzir um fim especial. Dolo de mpeto a ao executada de imediato. Ao contrrio, premeditao indica uma atitude calculista anterior, mais ou menos prolongada.

TIPO PRETERDOLOSO Crime preterdoloso aquele em que a conduta ocasiona um resultado mais grave que o pretendido pelo agente. Nesse crime, o resultado extrapola a vontade do agente. uma das modalidades do crime qualificado pelo resultado Apesar de no estar expressamente previsto no art. 18 do Cdigo Penal, podemos deduzi-lo de alguns tipos da parte especial. Vejamos: Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: 3: Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo. Neste caso, v-se que o dolo do agente o de provocar o resultado leso corporal; todavia, o resultado vai alm de sua inteno e abrange a morte da vtima. O resultado morte dever ser imputado ao agente a ttulo de culpa, isto , o agente tem que ter a previsibilidade do resultado, causando-o por imprudncia, negligncia ou impercia. Em sntese, o crime preterdoloso um misto de dolo e culpa. Dolo no resultado antecedente e culpa no resultado conseqente. Assim, embora exista dolo no resultado antecedente, mas no houver culpa no conseqente no existe crime preterdoloso. Exemplo: A atira no p de B, com a inteno de feri-lo. Ocorre que B era hemoflico e morre em conseqncia da leso, fato este que A desconhecia e no tinha condies de prever. Neste caso, houve, indiscutivelmente, o dolo da leso corporal; todavia, para que existisse a culpa com relao ao resultado morte seria necessrio haver a previsibilidade do resultado, como a previsibilidade no ocorreu, exclui-se a imputao da culpa. Portanto, A no ser responsabilizado pelo crime de leso corporal seguida de morte, mas por crime de leso corporal. Saliente-se que, se no houver culpa, no h que se falar em crime preterdoloso. Neste sentido, expressa a norma do art. 19: Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que o houver causado ao menos culposamente

24

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Art. 19 do CP exclui o caso fortuito e a fora maior.

TIPO CULPOSO

Enquanto o dolo gira em torno da vontade e finalidade do comportamento do sujeito, a culpa no cuida da finalidade da conduta (que quase sempre lcita), mas da no observncia do dever de cuidado pelo sujeito, causando o resultado e tornando punvel o seu comportamento. CONCEITO Dispe o art. 18, inc. II do Cdigo Penal: Diz-se o crime culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia A definio acima no expressa a essncia da culpa, limita-se apenas a elencar as suas formas de cometimento (imprudncia, negligncia ou impercia), mas no diz o que crime culposo CULPA a falta de previso do resultado, quando o Direito exigia do agente essa previso ou aquele onde, havendo a efetiva previso do resultado, o agente confia que ele no se configurar. um defeito inescusvel de diligncia. A culpa elemento do tipo ou da culpabilidade? LOCALIZAO DA CULPA: A exemplo do dolo, de acordo com a Teoria Finalista da ao, a culpa tambm faz parte do tipo penal.

TEORIAS Ao longo da histria do Direito penal vrias teorias foram desenvolvidas para explicar a natureza da culpa, dentre as quais destacaram-se:

25

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A) TEORIA DO DEFEITO INTELECTUAL - Culpa um defeito ou vcio intelectual, originada da falta de reflexo do sujeito. B)TEORIA DO VCIO DA VONTADE Culpa a omisso voluntria de diligncia em calcular as conseqncias possveis do prprio fato Falta de previso previsvel. C) TEORIA FINALISTA DA AO Culpa a atividade dirigida ao fim, s que o fim irrelevante para o Direito Penal, sendo os meios eleitos reprovveis. A culpa seria ento, a inobservncia de um dever de cuidado erigido pelo Ordenamento Jurdico. MODALIDADES: 1. Imprudncia (conduta positiva - prtica de ato perigoso) a prtica de uma conduta arriscada ou perigosa e tem carter comissivo. Se caracteriza pela intempestividade, precipitao, insensatez ou imoderao. Exemplo: A dirige o seu veculo acima da velocidade permitida, confiando que sua percia no volante evitar qualquer resultado de leso, mas causa um acidente que acarreta leso integridade corporal de B (Art. 303 da Lei n 9503/97-CT). Sua conduta qualificada como imprudente. 2. Negligncia (conduta negativa - falta de precauo) a displicncia no agir, a falta de precauo, a indiferena do agente, que, podendo adotar as cautelas necessrias no o faz.Exemplo: A no verifica os pneus de seu veculo, abstendo-se, assim, de praticar uma conduta exigida pelo dever jurdico de cuidado e no trfego virio causa o resultado morte de algum (art. 302, da Lei n 9503/97 CT). Esta conduta ser qualificada como negligente. 3. Impercia (falta de aptido tcnica, terica ou prtica) a falta de capacidade, despreparo ou insuficincia de conhecimentos tcnicos para o exerccio de arte, profisso ou ofcio.Se o evento danoso ocorrer fora do mbito referido, o fato ser imprudente ou negligente. Aquele que possui capacidade tcnica no pode agir com impercia. O erro profissional no se confunde com impercia?

No h como se confundir. No erro profissional, o sujeito tem condies de exercer determinadas atividades, mas causa um resultado de dano. Tal erro poder ser escusvel (quando invencvel mdia dos profissionais e atendidas as circunstncias do fato e a situao pessoal do agente). Se inescusvel, o agente agir com imprudncia ou negligncia, jamais impercia). ESPCIES DE CULPA: 1. Inconsciente existe quando o sujeito no prev o resultado, embora fosse previsvel. Esta a modalidade clssica de culpa. 2. Consciente - (ou culpa com previso) nesta, o sujeito prev a possibilidade do resultado, mas acredita que conseguir evit-lo por sua habilidade.

26

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 3. Culpa prpria - o sujeito no quer o resultado, nem assume o risco de provoc-lo. 4. Culpa imprpria (ou culpa por assimilao, extenso ou equiparao) o sujeito prev e quer o resultado, mas sua vontade baseia-se em erro de tipo inescusvel ou vencvel (art. 20, 1, fim ; 23, pargrafo nico, fim, etc). H na verdade, dolo, porque o agente quer o resultado, mas o fato punvel, por fora de lei, por crime culposo. Obs: A culpa presumida no aceita em nossa legislao. CULPA CONSCIENTE E CULPA INCONSCIENTE: Conforme se pode denotar, tanto na culpa consciente como na culpa inconsciente h um elemento comum: em ambas existe a possibilidade de previso do resultado, s que, enquanto na culpa consciente o resultado foi efetivamente previsto, na culpa inconsciente o sujeito no realizou essa previso, embora pudesse t-la realizado. Da conclui-se que a previsibilidade do resultado elemento indispensvel configurao da culpa. CULPA CONSCIENTE E DOLO EVENTUAL: Estas espcies, apesar de se avizinharem, no se confundem. Na culpa o agente, embora prevendo o resultado, no o aceita como possvel, e no dolo, prevendo o resultado, no se importa que venha ele a ocorrer. Melhor dizendo: Em ambos o agente prev a ocorrncia do resultado, mas somente no dolo o agente admite a possibilidade do evento acontecer. GRAUS DA CULPA: um dos ndices de maior ou menor culpabilidade no crime culposo (art. 59). Divide-se em: grave, leve e levssima, de acordo com a maior ou menor possibilidade de previso do resultado e da maior ou menor inobservncia do dever de cuidado objetivo atribuda ao agente. COMPENSAO E CONCORRNCIA DE CULPAS: Ao contrrio do que ocorre no Direito Civil, as culpas no se compensam na rea penal. Havendo culpa do agente e da vtima, aquele no se escusa da responsabilidade pelo resultado lesivo causado a esta. S se exclui a responsabilidade do causador do evento quando h culpa exclusiva da vtima. EXCEPCIONALIDADE DO CRIME CULPOSO: Em princpio, a lei tipifica os crimes dolosos e, assim, o agente s responde pelos fatos que praticar se quis realizar a conduta tpica. Mas a lei pode prever, excepcionalmente, a punio por crime por culpa em sentido estrito. Responder o agente por crime culposo quando o fato for expressamente previsto na lei.

27

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

ANTIJURIDICIDADE

Sendo o crime um fato tpico e antijurdico, necessrio para a existncia do ilcito penal que a conduta seja antijurdica. A ilicitude decorre da contradio entre uma conduta e o ordenamento jurdico. Nesse sentido formal, o fato tpico, em princpio antijurdico, dizendo-se, assim, que a tipicidade o indcio da antijuridicidade. Pode ocorrer, porm, que o agente pratique uma ao tpica em uma das situaes em que a lei a considera como lcita, excluindo-se a ilicitude e, portanto, a criminalidade da conduta. Assim, a antijuridicidade, como elemento da anlise conceitual do crime, assume o significado de ausncia de causas excludentes da ilicitude. Em distino doutrinria se afirma que a contradio entre a conduta e a norma a antijuridicidade e que a conduta ilcita em si mesma, a ao valorada como antijurdica, o injusto. No direito brasileiro, a maioria da doutrina considera a antijuridicidade como elemento do crime. A antijuridicidade pode ser: a) FORMAL a que reside na simples realizao do tipo. b) MATERIAL a que reside na realizao do tipo acrescida da ausncia de justificativa.. c) SUBJETIVA se apresenta como parte da conduta interna do agente. S existe em relao aos imputveis, que possam compreender e orientar-se com a norma. d) OBJETIVA Alheia a qualquer valorao de ordem tica ou social. Somente se observa a ocorrncia do dano, desprezando qualquer elemento ou circunstncia de cunho subjetivo (qualidade do sujeito e manifestao da vontade do agente), j que Independe do fato de ser o agente imputvel ou no. EXCLUSO DA ANTIJURIDICIDADE

28

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Como estudamos inicialmente na noo de crime, para que o comportamento seja considerado criminoso necessrio que ele seja um fato tpico (descrito por lei como crime) e antijurdico (contrrio ordem jurdica como um todo). Nos referimos, ainda, naquela noo de crime, que a antijuridicidade ou ilicitude pode ser excluda por determinadas causas chamadas de causas excludentes da criminalidade, ou excludentes da antijuridicidade, ou excludentes da ilicitude, ou descriminantes, ou justificativas.

NATUREZA A esse respeito, dispe o art. 23 do CP: No h crime quando o agente pratica o fato: I- Em estado de necessidade; II- Em legtima defesa; III- Em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular de um direito So causas excluem a prpria ilicitude ou antijuridicidade. Por tal razo o referido dispositivo diz que: no h crime. Alm dessas normas permissivas da Parte Geral do CP, existem algumas justificativas na Parte Especial (art. 128 aborto necessrio e aborto sentimental impunveis; art. 142 elenca comportamentos que no constitui crime de injria ou difamao, etc). Tais hipteses, ao nosso ver, no constituem causa de excluso de antijuridicidade. A primeira delas (aborto) refere-se punibilidade, enquanto que a ltima refere-se atipicidade do fato. CAUSAS SUPRALEGAIS - ADMISSIBILIDADE Tem se sustentado que no se deve apreciar o antijurdico apenas diante do direito legislado, mas tambm das normas de cultura que vigem na vida social. Assim, alm das causas previstas em lei, existiriam as causas supralegais de excluso da ilicitude, como ocorre nos esportes violentos, nas intervenes cirrgicas, etc. Reinam entendimentos no sentido contrrio, considerando que as causas de excluso da criminalidade ou as dirimentes da punibilidade so exaustivamente enunciadas pelo legislador, no comportando dilaes hermenuticas, jurisprudenciais ou doutrinrias.

EXCESSO PUNVEL Art. 23: ( ...)

29

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Pargrafo nico: O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo Expressamente, a lei prev para as descriminantes a possibilidade de punir-se o agente pelo excesso doloso (intencional, claro, indiscutvel) e pelo excesso culposo (derivado de imprudncia, negligncia ou impercia). Pelo que exceder dos limites da justificativa, o agente ser punido por crime doloso ou culposo, se previsto em lei. O excesso, porm, pode derivar de erro, que, se versar sobre os pressupostos fticos da justificativa, erro regido pelo art. 20, 1, e se incidir sobre os limites legais da descriminante, disciplinado pelo art. 21, caput. CAUSAS EXCLUDENTES De conformidade com o art. 23, quatro so as causas que excluem a antijuridicidade. Examinemos, sucintamente, cada uma delas. ESTADO DE NECESSIDADE

NOO Art. 24: Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo 2 Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros.

TEORIAS a) Teoria Diferenciadora Baseada na interpretao sistemtica do CC e do CP. Pode excluir a culpabilidade ou a antijuridicidade. Se o bem sacrificado for do mesmo valor do bem preservado haver excluso da culpabilidade; Se o bem sacrificado for de menor valor que o bem preservado haver excluso da antijuridicidade. 30

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte b) Teoria Unitria Adotada pelo CP o estado de necessidade excluir sempre a antijuridicidade independentemente do valor dos bens em conflito. REQUISITOS 1. SITUAO DE PERIGO ou seja, uma ameaa a direito prprio ou alheio, que um bem jurdico esteja em risco, praticando o sujeito o fato tpico para salv-lo. O perigo pode ter sido criado por fora da natureza, por caso fortuito, por ataques de animais, etc, ou por ao do homem. a) Existncia de perigo atual Ao contrrio da previso para a legtima defesa, para o estado de necessidade, a lei fala somente em perigo atual. Somente este justifica o ataque. Perigo atual o que presente, subsiste e persiste. a existncia da probabilidade do dano, presente ou imediata, ao bem jurdico. Inexiste a descriminante se o risco ainda no se instalou, apenas possvel ou mesmo provvel em um futuro, remoto, ou j tenha sido ultrapassado; b) Inevitabilidade do perigo por outro meio- Havendo outra possibilidade razovel de afastar o perigo, essa excludente no se justifica, mesmo que essa possibilidade seja a fuga, ao contrrio da legtima defesa, que no a exige. indiferente que a situao de perigo tenha sido causada por conduta humana ou decorra de fato natural. c) No-provocao voluntria do perigo significa que no tenha sido provocada pelo agente intencionalmente. d) Inexigibilidade de sacrifcio do bem ameaado a ponderao dos bens est insculpida no final do art. 24, ao admitir o estado de necessidade, para proteger direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. A admissibilidade do estado de necessidade orientado pelo princpio da razoabilidade. e) Direito prprio ou alheio a concepo sobre a expresso direito deve ser a mais ampla possvel, capaz de compreender qualquer bem ou interesse juridicamente protegido. Como a ordem jurdica protege bens jurdicos sem se preocupar com quem seja seu titular, admite a invocao de estado de necessidade para salvar direito prprio ou alheio. f) Ausncia de dever legal de enfrentar o perigo a essncia de determinadas funes ou profisses o dever de enfrentar determinado grau de perigo, impondo obrigao do sacrifcio, como so exemplos o policial, o bombeiro, o segurana, etc.Esse dever, entretanto, alm de limitar-se ao perodo em que se encontra no exerccio da atividade respectiva, esse dever no tem carter absoluto, a ponto de negar-se qualquer possibilidade de ser invocado o estado de necessidade. A exigncia de sacrifcio no exerccio dessas atividades perigosas no pode atingir o nvel do herosmo. O princpio da razoabilidade tambm vige aqui. g) Elemento Subjetivo: finalidade de salvar o bem do perigo Para caracterizar o estado de necessidade insuficiente o conhecimento objetivo da situao de perigo.

31

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte necessrio que o agente aja com o objetivo de salvar o bem do perigo. Se faltar essa finalidade especfica, a ao no estar justificada. 2. CONDUTA LESIVA constituda pelos seguintes requisitos: a) b) Inevitabilidade da conduta lesiva ou agressiva; Razoabilidade do sacrifcio do bem (proporcionalidade); c) nimo de conservao do bem jurdico

CAUSA DE DIMINUIO DE PENA ( 2 do art. 24) Exemplo: Se o juiz, apreciando o caso concreto e o valor preponderante entre os dois bens, entender que era razoavelmente exigvel o sacrifcio, negar a descriminante, mas reduzir a pena dentro dos limites impostos pelo 2. FORMAS Quanto ao interesse protegido: 1. Estado de Necessidade prprio 2.Estado de Necessidade de terceiro Quanto ao aspecto subjetivo do agente: 1. Estado de Necessidade Real 2. Estado de Necessidade Putativo Art. 24; 20, 1, 1 parte; e 21, caput, CP Quanto ao terceiro que sofre a ameaa: 1.Estado de Necessidade Defensivo 2. Estado de Necessidade Agressivo

EXCESSO PUNVEL- (Art. 23, pargrafo nico) ocorre quando desnecessria a


conduta inicialmente justificada. Tipos de Excesso: 1. Doloso; 2. Culposo (no intencional)

LEGTIMA DEFESA

32

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte NOO Art. 25: Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Fundada na teoria objetiva, que considera a legtima defesa como um direito primrio do homem de se defender de uma agresso, prev a lei essa causa de justificativa desde que preenchidos seus requisitos legais. REQUISITOS *Elementos objetivos: a) Repulsa a uma agresso injusta (no merecida), atual (presente) ou iminente (prestes a acontecer); b) Preservao de direito (qualquer bem jurdico), prprio ou de outrem; c) Uso moderado dos meios necessrios; * Elemento subjetivo: animus defendendi - Discutvel Anlise dos requisitos: a) Agresso injusta - aquela que no se encontra protegida por uma norma jurdica, isto , no for autorizada pelo ordenamento jurdico. A reao a uma agresso justa no caracteriza legtima defesa, como por exemplo, reagir regular priso em flagrante ou a ordem legal de funcionrio pblico, etc. O raciocnio lgico: se a agresso (ao) lcita, a defesa (reao) no pode ser legtima. A injustia da agresso deve ser considerada objetivamente, sem relacion-la com o seu autor, uma vez que o inimputvel tambm pode praticar condutas ilcitas, ainda que seja inculpvel. Alm de injusta a agresso deve ser atual ou iminente. Atual a agresso que est acontecendo, isto , que ainda no foi concluda; iminente aquela que est prestes a acontecer, que no admite nenhuma demora para a repulsa. Agresso iminente no se confunde com agresso futura.

33

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A reao deve ser imediata agresso, pois a demora na repulsa descaracteriza o instituto da legtima defesa. b) Direito prprio ou alheio Qualquer bem jurdico pode ser protegido pelo instituto da legtima defesa, para repelir agresso injusta, sendo irrelevante a distino entre bens pessoais e impessoais. Considerando, porm, a titularidade do bem jurdico protegido, a legtima defesa classifica-se em: Legitima defesa prpria - ocorre quando o repelente da agresso o prprio titular do bem jurdico ameaado ou atacado, e legtima defesa de terceiro, quando objetiva proteger interesses de outrem. c)Meios necessrios, usados moderadamente (proporcionalidade) todos os bens protegidos pelo ordenamento jurdico so, em tese, defensveis pela legtima defesa. Importa, evidentemente, analisar, nesse caso, a necessidade, moderao e proporcionalidade dos meios utilizados na defesa desses bens. Necessrios so os meios suficientes e indispensveis para o exerccio eficaz da defesa. Se no houver outros meios, poder ser considerado necessrio o nico meio disponvel. Mas, nessa hiptese, a anlise da moderao dever ser mais exigente. Mas, alm de o meio utilizado ser o necessrio para a repulsa eficaz, exige-se que o seu uso seja moderado. Essa circunstncia deve ser determinada pela intensidade real da agresso e pela forma do emprego e uso dos meios utilizados. Elemento subjetivo: animus defendendi Embora no se exija a conscincia da ilicitude, necessrio que se tenha conhecimento da ao agressiva, alm do propsito de defender-se. A legtima defesa deve ser objetivamente necessria e subjetivamente orientada pela vontade de defender-se. EXCESSO E EXCLUSO DA LEGTIMA DEFESA Estar excluda a legitimidade da defesa quando no estiverem presentes todos os requisitos previstos em lei. Assim, exigindo a lei o uso dos meios necessrios e a moderao, no se configura a legtima defesa se houver excesso doloso ou culposo. Descaracteriza-se a legtima defesa quando a leso ao bem jurdico do agressor desproporcional ou desnecessria defesa do beneficirio. No excesso, como sempre, poder haver erro sobre o fato (art. 20, 1 ) ou erro sobre a norma (art. 21). MODALIDADES DA LEGTIMA DEFESA A) LEGTIMA DEFESA REAL OU PRPRIA a tradicional defesa legtima contra agresso injusta, atual ou iminente, onde esto presentes todos os requisitos da sua configurao; 34

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte B) LEGTIMA DEFESA PUTATIVA (hiptese de erro- arts. 20, 1, e 21) ocorre quando algum se julga, erroneamente, diante de uma agresso injusta, atual ou iminente, encontrando-se, portanto, legalmente autorizado a repeli-la. Para que se configure a legtima defesa putativa necessrio que, excludo o erro, sejam respeitados os requisitos da legtima defesa. Esta modalidade de legtima defesa s existe na representao do agente, pois, objetivamente, no existe.

C) LEGTIMA DEFESA SUCESSIVA esta ocorre na hiptese de excesso, que permite a defesa legtima do agressor inicial. Verifica-se quando, por exemplo, o agredido, exercendo a defesa legtima, excede-se na repulsa. Nessa hiptese, o agressor inicial, contra o qual se realiza a legtima defesa, tem o direito de defender-se do excesso, uma vez que o agredido, pelo excesso, transforma-se em agressor injusto.
D) LEGTIMA DEFESA RECPROCA - inadmissvel legtima defesa contra legtima defesa, ante a impossibilidade de defesa lcita em relao a ambos os contendores, como o caso tpico do duelo. DIFERENAS ENTRE LEGTIMA DEFESA E ESTADO DE NECESSIDADE: Estado de necessidade Legtima Defesa

1. H um conflito interesses legtimos;

de

1. O conflito, ocorre entre interesses lcitos, de um lado, e ilcitos, de outro; 2. A preservao do interesse ameaado se faz atravs de defesa; 3. Existe reao agresso; contra

2. A preservao do interesse ameaado se faz atravs de um ataque; 3. Existe ao em razo de um perigo e no de uma agresso; 4. A situao necessidade ode advir fora de natureza, ataque de animais, de de de da

4. S h legtima defesa contra agresso humana

Estrito Cumprimento do Dever Legal

Quem pratica uma ao em cumprimento de um dever imposto por lei no comete crime. Ocorrem situaes em que a lei impe determinada conduta e, em face da qual, embora tpica, no ser ilcita, ainda que cause leso a um bem juridicamente tutelado. Nessas circunstncias, isto , no estrito cumprimento de dever legal, no constituem crimes a ao do carrasco que executa a sentena de morte, do carcereiro que encarcera o criminoso, etc.

35

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Para configurao dessa excludente, dois requisitos devem ser estritamente observados: a) estrito cumprimento somente os atos rigorosamente necessrios justificam o comportamento permitido; b) de dever legal indispensvel que o dever seja legal, isto , decorra de lei, no o caracterizando obrigaes de natureza social, moral ou religiosa. Exerccio Regular de um direito Qualquer direito, pblico ou privado, penal ou extrapenal, regularmente exercido, afasta a antijuridicidade. Mas, o exerccio deve ser regular, isto , deve obedecer a todos os requisitos objetivos exigidos pela ordem jurdica. A violncia esportiva, quando o esporte exercido nos estritos termos da disciplina que o regulamenta, no constitui crime. E: o resultado danoso que decorre do boxe, da luta livre, do futebol, etc. Se, no entanto, o desportista afastar-se das regras que disciplinam a modalidade esportiva que desenvolve, responder pelo resultado lesivo que produzir, segundo seu dolo ou sua culpa. *OFFENDICULAS so as chamadas defesas predispostas, que, de regra, constituem-se de dispositivos ou instrumentos objetivando impedir ou dificultar a ofensa ao bem jurdico protegido, seja patrimnio, domiclio ou qualquer outro bem jurdico. H, no entanto, autores que distinguem os ofendculos da defesa mecnica predisposta. Os primeiros seriam percebidos com facilidade pelo agressor (ex; fragmentos de vidro sobre o muro), enquanto que as defesas mecnicas predispostas, encontrar-se-iam ocultas, ignoradas pelo suposto agressor (ex: armas automticas predispostas, cercas eletrificadas ou qualquer tipo de armadilha pronta para disparar no momento da agresso). Alguns autores incluem as offendiculas na excludente do exerccio regular de um direito; outros, entendem que melhor seria localiz-las no instituto da legtima defesa, onde a potencialidade lesiva de certos recursos, ces ou engenhos ser tolerada quando atingir o agressor e censurada quando o atingido for inocente. O uso das chamadas offendiculas exige redobrada cautela, pois o risco da sua utilizao inadequada corre por conta de quem as utiliza. CULPABILIDADE

CONCEITO Conforme vimos anteriormente, sob o aspecto analtico, duas correntes conceituam o crime, divergindo, to-s, quanto aos elementos que o compem. Para a corrente bipartida: crime um fato tpico e antijurdico, ao passo que para a corrente tripartida: crime uma ao tpica, antijurdica e culpvel.

36

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A tipicidade um juzo de adequao do fato humano com a norma de direito. Por seu turno, a antijuridicidade um juzo de contrariedade do fato humano com o direito. Como v-se, tanto a tipicidade quanto a antijuridicidade so juzos de reprovao sobre o fato. A culpabilidade, por sua vez, no , a exemplo dos demais elementos do crime, um juzo sobre o fato, mas um juzo sobre o autor do fato. CULPABILIDADE - o juzo de reprovao do autor de um fato tpico e antijurdico, porque, podendo se comportar conforme o direito, o autor do referido fato optou livremente por se comportar contrrio ao direito. Quando se diz que a culpabilidade um juzo de reprovao pessoal, diz-se que a mesma um juzo que recai sobre a pessoa. Por isso diz-se que a culpabilidade o elemento mais importante do crime, porque o Direito Penal h muito abandonou a responsabilidade pelo resultado (responsabilidade objetiva), para debruar-se sobre a responsabilidade pessoal. ponto acorde entre a maioria dos autores de Direito Penal, que a culpabilidade um conceito normativo, posto que a mesma um juzo de reprovao, que censura o autor de um fato criminoso. Em seguida, quando se diz que tal reprovao recai sobre o autor de um fato tpico e antijurdico, diz-se que a culpabilidade um juzo derivado.Primeiro necessrio que exista uma conduta tpica e antijurdica, para depois haver o juzo de culpabilidade. Na ltima parte do conceito de culpabilidade vemos que, para que a mesma se perfaa, necessrio que o autor tenha optado livremente para se comportar contrrio ao direito. Por conta da relevncia da culpabilidade, atravs dela que se atribui a conseqncia do crime, ou seja, a pena.

EVOLUO DO CONCEITO O conceito de culpabilidade foi se modificando atravs dos tempos, destacando-se trs teorias sobre o assunto, a saber: a) TEORIA PSICOLGICA DA CULPABILIDADE - Culpabilidade a relao psicolgica do autor com seu fato. Para tal doutrina a culpabilidade possui os seguintes elementos: 1.Dolo e Culpa como espcie de culpabilidade, abrangendo a conscincia do nexo de causalidade, conscincia da antijuridicidade e a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado;

37

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 2.Imputabilidade (compreenso e autodeterminao) - como pressuposto do dolo e da culpa; 3.Exigibilidade de Conduta Diversa (este ltimo acrescentado por alguns autores). Saliente-se que, tal corrente, entende que o dolo elemento da culpabilidade e isento de qualquer juzo de valor, no porta, destarte, a conscincia da antijuridicidade, mas to somente o elemento naturalstico, qual seja, a vontade. Assim sendo, inspirada nas cincias da natureza, despe a culpabilidade dos elementos normativos e, ao renunciar a estes, retira-se a conscincia da antijuridicidade do dolo, que passa a ser concebido como pura previsibilidade aliado vontade da realizao do fato. Abandona-se, assim, o conceito de dolo formulado pelos romanos. b) TEORIA PSICOLGICO-NORMATIVA - Criada por Frank, em 1907, j no via a culpabilidade como to somente um vnculo psquico entre o autor e o fato. Para esta teoria, o dolo um elemento da culpabilidade ao lado da culpa, e considerado como vontade e previsibilidade aliadas ao elemento normativo, qual seja a conscincia da antijuridicidade. Aqui, o dolo e a culpa deixam de ser espcies da culpabilidade e passam a ser elementos da mesma. Com o acrscimo de mais um elemento, a censurabilidade (ou reprovabilidade), que consiste num juzo de desvalor da conduta, tendo esta ltima como requisitos: a imputabilidade, a conscincia potencial da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa, fatores sem os quais a conduta no considerada reprovvel. A Escola Social identifica-se at certo ponto com esta teoria, porm a dupla funo do dolo e da culpa, no tipo e na culpabilidade, pertence apenas quela. c) TEORIA NORMATIVA PURA (ou teoria da Culpabilidade) Para esta, o dolo e culpa migram da culpabilidade para o tipo, atravs da conduta. E o contedo da culpabilidade, assim esvaziada, passa a ser apenas a Censurabilidade, cujos requisitos so a imputabilidade, a conscincia potencial da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa. Adotada pela Escola Finalista. Feitas tais consideraes, conforme foi assinalado quando estudamos a noo de crime, no basta a prtica de um fato tpico e antijurdico para impor a pena, sendo necessrio, ainda, que fique provada a culpabilidade, ou seja, a reprovabilidade da conduta. Para que haja essa culpabilidade necessrio: A inimputabilidade, a possibilidade de conhecer a ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa, elementos que sero examinados logo adiante. ELEMENTOS DA CULPABILIDADE

1. IMPUTABILI
38

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Admitindo-se que a culpabilidade um juzo de reprovao e assentado que somente se pode responsabilizar o sujeito pela prtica de um fato ilcito quando poderia ter agido em conformidade com a norma penal, a imputao exige que o agente seja capaz de compreender a ilicitude de sua conduta e de agir de acordo com esse entendimento. Essa capacidade s existe quando tiver ele uma estrutura psquica suficiente para querer e entender, de modo que a lei considera inimputvel quem no a tem. CONCEITO IMPUTABILIDADE o conjunto de qualidades pessoais que possibilitam a censura pessoal, ou seja, caracterstica que possibilitam ser juridicamente imputada ao sujeito a prtica de um fato punvel. a aptido para ser culpvel, pressuposto da culpabilidade, j que esta no existe se falta a capacidade psquica de compreender-se a ilicitude. IMPUTVEL assim, o sujeito que tem capacidade de entendimento e autodeterminao. Melhor dizendo: aquele que, no momento da ao, capaz de entender o carter ilcito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. O Cdigo Penal no define o que imputabilidade, todavia, chega-se a esse conceito por via negativa. que o citado diploma, nos artigos 26, 27 e 28, trata da inimputabilidade. Assim, sempre que no se configurar inimputabilidade do sujeito, ele ser considerado imputvel.

SISTEMAS PARA DETERMINAR A IMPUTABILIDADE:

1) SISTEMA BIOLGICO (ou Psiquitrico) - Haver inimputabilidade sempre que se


verificar certos estados de patologia mental, de desenvolvimento mental deficiente ou de transtornos mentais transitrios, patolgicos ou no. Nesse sistema, leva-se em considerao a causa e no efeito. 2) SISTEMA PSICOLGICO a imputabilidade ser atestada de acordo com o psiquismo do agente na hora da conduta. Aqui, leva-se em considerao o efeito. 3) SISTEMA BIOPSICOLGICO (ou misto) - une o critrio biolgico e o psicolgico. Para este a inimputabilidade pressupe a existncia de um fato biolgico (ex: doena mental) aliada a um fato psicolgico, traduzido na situao de o agente no conseguir compreender o carter ilcito do fato, ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

39

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte O Cdigo Penal Brasileiro adota o Sistema Biopsicolgico, salvo em relao aos menores de 18 anos, para os quais foi adotado o sistema o Sistema Biolgico.

CAUSAS EXCLUDENTES DA IMPUTABILIDADE Nos termos do Cdigo, excluem a imputabilidade e, em conseqncia, a culpabilidade, a doena mental e o desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26), a menoridade (art. 27) e a embriaguez fortuita completa (art. 28, 1).

1. INIMPUTABILIDADE Inimputveis Art. 26: isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinarse de acordo com esse entendimento.

NATUREZA:

A INIMPUTABILIDADE uma das imputabilidade e, em conseqncia, da culpabilidade. caput, declara que isento de pena em vez de no crime persiste, apenas seu autor no recebe pena, por pressuposto da culpabilidade.

causas de excluso da Observe-se que o art. 26, h crime, indicando que o falta de imputabilidade que

EFEITO: Declarada a inimputabilidade o agente no condenado: absolvido,


mas fica sujeito medida de segurana - arts. 96 e 97, CP (internao em hospital de custdia e tratamento = casos apenados com recluso; ou tratamento ambulatorial = casos apenados com deteno).

REQUISITOS: So trs os requisitos necessrios para que se afirme a


inimputabilidade prevista no caput deste art. 26, a saber: CAUSAS: 1.a) Doena mental: todas as perturbaes do psiquismo que fundamentam a incapacidade de inteligncia e de querer determinantes da inimputabilidade. pacfico que a expresso inclui todas as molstias que causam alteraes mrbidas sade mental, sejam elas orgnicas (paralisia progressiva, sfilis e tumores cerebrais, arteriosclerose, etc), txicas (psicose alcolica ou por medicamentos) ou funcionais (esquizofrenia, psicose manaco-depressiva, etc). as molstias mentais de qualquer origem, a exemplo de Psicoses manaco-depressivas, esquizofrenias, paranias, etc.

40

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 1.b) Desenvolvimento mental incompleto e desenvolvimento mental retardado: ambos podem ser causa de inimputabilidade. O primeiro, ou seja, desenvolvimento mental incompleto aquele desenvolvimento mental ainda no atingido pelo agente, a exemplo dos silvcolas no adaptados civilizao, surdos-mudos que no receberam instruo adequada, etc). . Os menores de 18 anos esto sujeitos regra especial (art. 27), como veremos adiante. O segundo, desenvolvimento mental retardado (estado mental dos oligofrnicos, nos graus de debilidade mental (mentalidade de 7 a 10 anos), imbecilidade ( de 3 a 7 anos) e idiotia (at 3anos), equiparados aos portadores de doena mental pela capacidade de entendimento. 2. CONSEQNCIAS: Incapacidade completa de entender a ilicitude do fato ou de determinar-se de acordo com essa compreenso; 3. TEMPO: Os dois primeiros requisitos devem existir ao tempo da conduta. Assim, no basta a presena de um s dos requisitos, isoladamente. Necessrio se faz que, em razo de uma das causas (requisito 1), houvesse uma das duas conseqncias (requisito 2), poca do comportamento do agente (requisito 3). EXAME MDICO-LEGAL: o ru deve ser submetido a exame. CULPABILIDADE DIMINUDA (SEMI-IMPUTABILIDADE) Reduo de Pena Art. 26: (...) Pargrafo nico: A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. O pargrafo acima referido trata da SEMI-IMPUTABILIDADE (semiresponsabilidade ou responsabilidade diminuda), versando sobre hiptese similar a do caput, contudo refere-se capacidade ou entendimento apenas reduzidos. Aqui, o agente possui meia capacidade. Neste caso, o agente no era inteiramente capaz, enquanto na hiptese do caput, ele era inteiramente incapaz.

Natureza: causa especial de diminuio de pena. Neste caso a


culpabilidade no excluda.

Efeitos:
1) Diminuio da pena (de 1/3 a 2/3) ou

41

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 2) Substituio da pena privativa de liberdade por medida de segurana (internao em hospital de custdia e tratamento = casos apenados com recluso; tratamento ambulatorial = casos apenados com deteno). Obs: No admissvel o sistema do duplo binrio (pena cumulada medida de segurana). Atualmente o sistema adotado o unitrio ou vicariante, admitindo a substituio da pena por medida de segurana. Requisitos: So trs: 1. CAUSAS: Perturbao da sade mental ou desenvolvimento incompleto ou retardado Toda doena mental perturbao, mas esta nem sempre doena mental. Exemplos: fronteirios, oligofrnicos, etc; 2. CONSEQNCIAS: Falta de inteira capacidade de entender a ilicitude do fato ou de orientar-se de acordo com esse entendimento; 3. TEMPO: Existncia dos dois requisitos anteriores no momento do crime.

Exame Mdico-Legal: A percia mdica preponderante na avaliao da


responsabilidade diminuda. . MENORIDADE

CF/88: O art. 228 da Constituio federal prev a inimputabilidade dos


menores de 18 anos e a sua sujeio s normas da legislao especial (E.C.A)

CP: Dispe o art. 27: Os menores de dezoito anos so penalmente inimputveis,


ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial

SISTEMA BIOLGICO: o art. 27 do CP, estabelece a presuno absoluta da

inimputabilidade para os menores de 18 anos. Tal presuno obedece a critrio puramente biolgico, nele no interferindo maior ou menor grau de discernimento.

EFEITOS: A maioridade penal independe da civil. Ainda que o jovem com idade

inferior a 18 anos seja emancipado ou casado, ou mesmo que se trate de um superdotado, a presuno persiste pelo seu carter absoluto. Assim, ainda que o menor pratique um fato tpico e ilcito, jamais poder ser responsabilizado na esfera penal, pois lhe falta a imputabilidade, que pressuposto da culpabilidade. Apenas ficar sujeito providncias previstas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (E.C.A)

CONTAGEM DA MENORIDADE:

42

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

a) Quanto idade: considera-se alcanada a maioridade a partir do primeiro minuto


do dia em que o jovem completa 18 anos, independente da hora do nascimento (art. 10,CP); b) Quanto data do crime: considera-se praticado o crime no momento da conduta (ao ou omisso), mesmo que outro seja o momento do resultado. Ex: Um menor de 18 anos, na vspera de seu aniversrio, atira em algum, e este entra em estado de coma, vindo a falecer dois meses depois. O citado jovem no poder ser processado criminalmente, ainda que o resultado tenha ocorrido aps sua maioridade PROVA DA MENORIDADE: Registro Civil. H jurisprudncia admitindo carteira de identidade como meio hbil. 3. EMBRIAGUEZ COMPLETA PROVENIENTE DE CASO FORTUITO ou FORA MAIOR

CP: Art. 28, 1: isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior, era, ao tempo da ao ou omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento

Noo: Tal dispositivo trata da chamada embriaguez acidental, decorrente da


intoxicao aguda e transitria, provocada por lcool ou outra substncia de efeitos anlogos. fortuita quando o agente ignora que est se embriagando, seja por desconhecer que h lcool na bebida, seja por ignorar especial condio fisiolgica sua. proveniente de fora maior quando se d a impossibilidade de resistir a uma fora externa, sendo o agente forado a ingeri-la. Ex. Tcio amarra Mvio e o fora, irresistivelmente, a ingerir substncia alcolica; ou no caso de queda em um reservatrio de vinho ou aguardente. Conseqncias: a) Seja a embriaguez fortuita ou acidental, sendo completa (agente inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato, no momento da ao) excluso da imputabilidade. b)Tratando-se de embriaguez fortuita incompleta (em que o agente no perde inteiramente capacidade de entendimento ou autodeterminao) culpabilidade reduzida, com a diminuio da pena de 1/3 a 2/3 (Na opinio da maioria dos autores esta reduo da pena obrigatria (art. 28, II, 2). OBS: Embriaguez patolgica: assemelha-se a uma psicose e tratada como um transtorno mental. So casos de alcoolismo crnico, como doena e perturbao mental, que podem chegar a inimputabilidade ou a responsabilidade diminuda do art. 26 e seu pargrafo nico.

43

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

PROVA DE EMBRIAGUEZ: Pelo exame de dosagem alcolica no sangue. A


jurisprudncia tem entendido que, o exame pericial, quando no for possvel sua realizao, pode ser suprido pelo exame clnico e at por testemunhas.

No exime a responsabilidade penal: a embriaguez no-acidental, seja ela


voluntria ou culposa, completa ou incompleta (art. 28, inc. II). Embriaguez voluntria quando o agente quis embriagar-se; * Embriaguez preordenada: embriaguez voluntria + um plus ( o sujeito se embriaga para cometer o crime - art. 61, II, i, CP) Embriaguez culposa - embora no desejando embriagar-se, o agente bebe de forma imprudente e chega ebriedade. OBS: Fases da Embriaguez: a) da Excitao; b) da Depresso (nesta, a embriaguez considerada completa); c) Comatosa.

ACTIO LIBERA IN CAUSA (ao livre na causa): a teoria adotada pelo CP, no

seu art. 28, II, e se refere situao de embriaguez preordenada, em que o agente coloca-se, propositadamente, em situao de inimputabilidade para praticar o crime. Como sabido, a regra que a imputabilidade seja aferida no momento da prtica da ao ou omisso, todavia, a actio libera in causa prope que o momento desta verificao seja antecipado at o momento anterior da embriaguez. Segundo esta teoria, se o sujeito imputvel decide se embriagar ou culposamente se embriaga, dever responder pelos atos praticados em estado de ebriedade.

Obs: EMOO ou PAIXO- no excluem a imputabilidade penal (art. 28, inc. I, CP) Se estas tm cunho patolgico, o agente deve ser examinado luz do art. 26.

2. POTENCIAL CONSCINCIA DA ILICITUDE


a possibilidade de o sujeito conhecer o carter ilcito do fato, ou seja, depende das condies do sujeito de perceber a ilicitude. Quando no h essa possibilidade de conhecimento da ilicitude do fato, ou seja, falta de conhecimento da regra de proibio, a culpabilidade ficar afastada, se inevitvel o

44

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte erro, surgindo assim, o chamado erro sobre a ilicitude do fato (erro de proibio), que ocorre quando o sujeito, embora agindo com vontade (dolosamente), atua por erro quanto ilicitude do seu comportamento (art. 21, e pargrafo nico, CP). Dispe o art. 21: O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de 1/6 a 1/3 Pargrafo nico: Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia

CONSEQNCIAS: 1. Desconhecimento da lei -no isenta de pena nem causa de

sua diminuio, embora sirva de atenuante (art. 65, II); 2) Erro sobre a ilicitude do fato (erro da proibio, consistente na falta de conscincia de antijuridicidade); a) Se inevitvel o erro (invencvel, escusvel - quando nele incidiria qualquer homem prudente e de discernimento), h iseno de pena; b) Se, porm, o erro for evitvel (vencvel, inescusvel - quando nele o sujeito incide por leviandade, imprudncia ou descuido), a pena poder ser diminuda de 1/6 a 1/3.

OBS: O erro de proibio pode ser:

a)ERRO DE PROIBIO DIRETO - Ignorncia ou errnea compreenso da Lei Aqui o agente atua sem saber que sua conduta ilcita, por no compreender o contedo da proibio da norma ou compreend-la mal. Afeta a compreenso da norma seja em relao sua existncia, seu alcance, seja em relao sua validade. EX: Age por erro quanto a ilicitude de seu comportamento o agente pobre, semi-analfabeto, que requer, enganado por outrem, o seguro desemprego, acreditando ter direito, por se achar desempregado. b)ERRO DE PROIBIO INDIRETO - O agente conhece o contedo da proibio da norma, porm, pensa que sua conduta est sendo acobertada por uma causa de excluso da antijuridicidade ou por supor o agente a existncia de uma causa justificadora ou ainda, pelo fato de desconhecer os limites de uma causa de justificao. EX: Caio, em um grupo de amigos, para mostrar coragem, resolve, em traje esportivo, visivelmente desarmado, desferir um tapa no desafeto Tcio que, na ocasio, passava pelas proximidades. Este, em defesa, agride Caio a facadas, ou a tiros (erro sobre os limites de uma causa justificadora); EX: Um mdico cr que pode operar sem o consentimento do paciente, bastando-lhe um suposto direito de sua profisso (erro sobre a existncia de uma causa de justificao).

45

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte c) ERRO MANDAMENTAL: falta de conscincia de ilicitude de uma norma imperativa, as quais impem ao agente um dever de agir. EX: Art. 269, CP. EX: Maria pede a sua vizinha Mata que tome conta de sua filha Joana. Marta aceita o encargo (posio de garantidora). Joana toma uma substncia que lhe causa leso corporal e grita por ajuda. Marta se abstm de ajudar porque tambm est presente em sua casa a prima de Maria e tem convico que j est tendo trabalho demais em cuidar de Joana. Neste caso h um erro mandamental.

3.INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA


Exigibilidade de conduta diversa a possibilidade de nas circunstncias, o sujeito imputvel e com possibilidade do conhecimento da ilicitude, agir conforme o ordenamento jurdico, isto , se alm de saber que tinha a obrigao de agir conforme o direito, se podia assim agir. Ocorre que, certas vezes no se pode exigir do sujeito, nas circunstncias do fato, outra conduta diferente da que teve . Quando tal situao ocorre se caracteriza a INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA. Vejamos:

CP: Dispe o art. 22, CP: Se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita

obedincia a ordem, no manifestamente legal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem

COAO MORAL IRRESISTVEL - emprego de grave ameaa contra algum no sentido de que realize um ato ou no. EX: Maria ao chegar em sua residncia, depara-se com Paulo, seu colega de trabalho, que est com uma arma de fogo apontada para a sua filha. Paulo ordena a Maria que dirija-se ao local de trabalho e subtraia determinado documentos da empresa, afirmando que se assim no proceder, matar sua filha. Maria consuma o furto.

NOO: o art. 22 cuida de a coao moral (grave ameaa) . NATUREZA: causa de excluso da culpabilidade. EFEITOS PARA O COAGIDO: a) Se a coao moral era irresistvel, como na
hiptese acima haver excluso da culpabilidade; b) se era resistvel , o coato apenas contar com a circunstncia atenuante do art. 65, III, c, CP;

EFEITOS PARA O COATOR: Esse responde pelo crime, de forma especialmente


agravada (art. 62, II,CP).

46

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

OBEDINCIA HIERRQUICA relaes regidas pelo binmio hierarquia/subordinao de Direito Pblico, da qual decorre o poder disciplinar da Administrao Pblica.

NATUREZA: causa de excluso da culpabilidade.


Para que haja a excluso so necessrios certos pressupostos, tanto em relao ordem como a obedincia. Vejamos: Da ordem: a)Subordinao hierrquica: subordinao administrativa entre quem d e quem recebe a ordem. Sempre emanada por uma autoridade ou funcionrio pblico que lhe inferior; b) Formalidades legais: a ordem deve provir de funcionrio competente para determin-la; c) ordem no manifestamente ilegal: ela no pode ser flagrantemente, visivelmente ilegal. Da obedincia: deve ser estrita, pois se o agente se excede, no obedecendo rigorosamente a ordem, responder pelo seu excesso.

EFEITOS: a) Para quem recebe a ordem: Se ela preenche os requisitos acima e

estritamente cumprida Excluso da culpabilidade; b) Para quem d a ordem: Ser este que sofrer a punio pelo fato cometido em sua obedincia.

CRIME CONSUMADO E CRIME TENTADO

ITER CRIMINIS o conjunto de fases pelas quais passa o delito FASES DO ITER CRIMINIS: COGITATIO CONACTUS REMOTUS (cogitao ) (atos preparatrios) Fase Interna Fase Externa CONACTUS PROXIMUS (atos executrios) Fase Externa 47 CONSUMATIO (consumao) Fase Externa

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Elaborao intelectual Atos materiais externos Atos materiais Reunio de todos ao agente dirigidos os elementos da prtica do crime definio legal do crime Em regra:No punvel Exceo: Art.291. EX: A desejando cometer uma falsidade, fabrica aparelho prprio para isso, responde pelo crime do art. 291. punido no porque realizou ato preparatrio (fabricao do instrumento) da falsidade futura, mas porque realizou a conduta descrita no dispositivo citado. Punvel Punvel

No punvel

Vejamos cada uma das fases referidas: COGITAO (1 etapa - fase interna) - Corresponde elaborao intelectual da resoluo criminosa. Como se sabe, a ao a unidade dialtica entre o querer e o fazer. Portanto, se s h o querer, que a cogitao no h ao, e por isso no h crime. A muda cogitatio, ou seja, o simples querer o crime, no punido. Nem mesmo se externada a terceiro, salvo quando ela constitui, de per si, um fato tpico. Nesse momento puramente de elaborao mental do fato criminoso, a lei penal no pode alcan-lo, e, se no houvesse outras razes, at pela dificuldade da produo de provas, j estaria justificada a impunidade da muda cogitatio.

ATOS PREPARATRIOS (2 etapa fase externa) - So atos materiais externos ao agente, que passa da cogitao ao objetiva; arma-se dos instrumentos necessrios prtica da infrao penal, procura o local mais adequado ou a hora mais favorvel para a realizao do crime, etc. De regra, os atos preparatrios tambm no so punveis, a no ser quanto constituem tipos penais autnomos. Ex: A regra encontra-se disposta no art. 31 do cdigo Penal que diz: o ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis, se o crime no chega, pelo menos a ser tentado. Foge regra, por exemplo: petrechos para falsificao de moeda (art. 291); atribuir-se falsamente autoridade para celebrao de casamento (art. 238), que seria apenas a preparao da simulao de casamento (art. 239), etc. De sorte

48

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte que esses atos, que teoricamente seriam preparatrios, constituem por si mesmos, figuras delituosas. ATOS EXECUTRIOS (ou de Execuo 3 etapa fase externa) So atos materiais dirigidos diretamente prtica do crime. Estes atos so aqueles que comeam a realizar o verbo descrito no tipo, como por exemplo: No homicdio: disparar uma arma; no Furto: pegar a coisa no furto, etc. CONSUMAO (4 etapa fase externa) - a reunio de todos os elementos da definio legal do crime. Nos crimes em que se exige um resultado (crimes materiais), a consumao se concretizar com a realizao da conduta e do resultado. Nos crimes onde no se exige um resultado, a consumao se dar com a simples realizao do verbo descrito no tipo. Saliente-se que, nos crimes onde no se exige um resultado, um eventual dano posterior acarretado pela ao ser tido como mero exaurimento do crime. ATOS PREPARATRIOS X ATOS EXECUTRIOS Para tal distino, a lei adotou o critrio do incio da realizao do tipo formal, em que se d o reconhecimento da execuo quando se inicia a realizao da conduta do ncleo do tipo. Por conseguinte, ato preparatrio aquele que ainda no chegou a realizar o verbo descrito no tipo, a contrario sensu, ato de execuo aquele que realiza o verbo-ncleo tpico. Todavia, a dificuldade deste critrio reside nas chamadas situaes fronteirias. Por exemplo: No furto, como o ncleo subtrair, o ato de execuo comea quando o agente tem o contato fsico com a coisa. Entretanto, inegvel a tentativa de furto quando, por exemplo, o agente surpreendido num apartamento noite, sem ainda ter pego a coisa. Para solucionar tais dificuldades Frank elaborou uma frmula da tentativa, que reconhece o incio da execuo em todos os atos que, em virtude de sua necessria correspondncia ao tpica, aparecem como partes integrantes desta, de modo que, se no houvesse a interrupo da ao a realizao do tipo seria concretizada. Assim, o agente surpreendido em um apartamento, antes de ter contato fsico com a coisa, responder por ato de execuo de furto, e por conseguinte, por tentativa de furto, pela necessria correspondncia entre a sua ao e a realizao do tipo.

CRIME CONSUMADO Dispe o art. 14, I, CP: Diz-se o crime consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal. 49

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CONCEITO: aquele em que o agente realiza todos os elementos (objetivos e subjetivos) que compem a descrio do tipo penal. A noo de consumao expressa a total conformidade do fato praticado pelo agente com a hiptese abstrata descrita pela norma penal incriminadora. DETERMINAO DO MOMENTO CONSUMATIVO: Determinar o momento consumativo do crime operao que tem extrema relevncia, pois se reflete no termo inicial da prescrio e na competncia territorial. Destaque-se, pois, o momento em que se consumam as diversas espcies de crime abaixo elencadas: CRIMES MATERIAIS no momento em que o resultado produzido (evento natural). Ex: Homicdio - com a morte da vtima. CRIMES CULPOSOS Nestes, s h consumao quando se verifica o resultado naturalstico. Saliente-se que, se houver inobservncia do dever de cuidado, mas o evento no se realizar, no haver crime. Ex: Leso Corporal Culposa com a leso da vtima. CRIMES FORMAIS com a mera atividade. dispensvel o resultado naturalstico. Ex: Concusso com a exigncia CRIMES DE MERA CONDUTA A exemplo dos crimes formais, estes tambm se consumam com a simples atividade. No h resultado naturalstico, mas apenas o evento no sentido normativo. Ex: Violao de domiclio com a simples entrada. CRIMES PERMANENTES A consumao se protrai no tempo, desde o instante em que se renem os seus elementos, perdurando at que cesse a conduta do agente. Ex: No crcere privado com a privao ou restrio de liberdade da vtima perdurando at que esta recupere a sua liberdade. CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS no local e no momento em que o sujeito ativo deveria agir e no fez. Ex: Ex: Omisso de Socorro com a simples omisso OMISSIVOS IMPRPRIOS e CRIMES QUALIFICADOS PELO RESULTADO na ocasio em que se produz o resultado lesivo. Ex: Deixar a me de alimentar seu filho, recm-nascido, causando-lhe morte com a morte. EXAURIMENTO X CONSUMAO - O iter criminis se encerra com a consumao. Pode-se dizer, portanto, que o exaurimento um plus consumao, que no tem o condo de alterar a situao anterior. mera conseqncia fsica ou moral do delito. No crime exaurido, aps a consumao, outros resultados lesivos ocorrem. O crime pode estar consumado e dele no haver resultado todo o dano que o agente previra e visara. Exs: O crime de Corrupo Passiva, que se consuma com a solicitao, exaurese com o recebimento da vantagem indevida; A Concusso (crime formal) consuma-se 50

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte com a simples exigncia da vantagem indevida e exaure-se com o recebimento; a Extorso mediante Seqestro consuma-se com o arrebatamento da vtima e exaure-se com o recebimento do resgate.

CRIME TENTADO Dispe o Art. 14, II, CP: Diz-se o crime tentado, quando iniciada a execuo, no se consuma, por circunstncias alheias vontade do agente. CONCEITO: a realizao incompleta do tipo penal (atos executrios/ no consumao/ circunstncias alheias) ORIGEM HISTRICA: Os romanos no chegaram a desenvolver o instituto da tentativa. Por seu turno, o Direito Cannico tambm no formulou o conceito de tentativa. O desenvolvimento do mencionado instituto data do sculo XVI, com os Patrcios ou ps-glosadores italianos, mormente com Prspero Farinacius, atravs de sua obra Tratactus Criminalis. Este chamava a tentativa de Conactus. Ele j distinguia entre a conactus proximus (atos de execuo) e conactus remotus (atos preparatrios). Com isso Farinacius deu as bases da doutrina cientfica da tentativa. Essa doutrina somente foi finalizada em 1810, com o advento do Cdigo Penal francs que instituiu a definio de tentativa, em seu art. 2, a qual adotada por quase todos os cdigos atuais. NATUREZA E TIPICIDADE DA TENTATIVA: Muitos doutrinadores consideram a tentativa como um crime autnomo. No tm razo. Na verdade, a tentativa a realizao incompleta da figura tpica. No existe nenhuma norma incriminadora tipificando a conduta de tentar matar algum, tentar subtrair, etc. A tentativa um tipo penal ampliado, um tipo penal aberto, um tipo penal incompleto, mas um tipo penal. A tipicidade da tentativa decorre da conjugao do tipo penal com o dispositivo que a define e prev a sua punio, que tem eficcia extensiva, uma vez que, por fora dele que se amplia a proibio contida nas normas penais incriminadoras a fatos que o agente realiza de forma incompleta. A norma contida no art. 14, II, pargrafo nico, de carter extensivo, cria novos mandamentos proibitivos, transformando em punveis fatos que seriam atpicos. uma regra secundria que se conjuga com a regra principal, a norma incriminadora. Sem tal

51

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte norma de extenso (art. 14, II), a tentativa de furto, por exemplo, seria um fato atpico, por fora do princpio da Reserva Legal. ELEMENTOS DA TENTATIVA: A tentativa a figura truncada de um crime. Deve possuir tudo o que caracteriza o crime, menos a consumao. O art. 14, II, afirma que o crime tentado ocorre quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Seus elementos so, portanto: 1) INCIO DE EXECUO DA FIGURA PENAL J foi visto que antes de iniciada a atividade tpica no h que se falar em tentativa, posto que estamos diante dos atos preparatrios e, enfatize-se, o primeiro elemento da tentativa a existncia de ato de execuo. 2) NO-CONSUMAO DO CRIME POR CIRCUNSTNCIAS ALHEIAS VONTADE DO AGENTE Iniciada a execuo de um crime, ela pode ser interrompida por dois motivos:

a.

Pela prpria vontade do agente - hiptese em que poder haver Desistncia Voluntria ou Arrependimento Eficaz;

b. 3)

Por circunstncias estranhas vontade do agente hiptese em que estar configurada a tentativa. DOLO - O dolo da tentativa o mesmo do delito consumado. Quem mata age com o mesmo dolo de quem tenta matar, mencionado no art. 14, II, como a vontade do agente. com fundamento no elemento subjetivo que se distingue a tentativa de homicdio, que exige ato inequvoco de matar, do crime de leses corporais.

No existe dolo especial de tentativa, diferentemente do elemento subjetivo informador do crime consumado. ESPCIES DE TENTATIVA: Iniciada a fase executria, o movimento criminoso, pode: a) interromper-se no curso da execuo; b) parar na execuo completa; c)chegar consumao. Assim sendo, pode-se dizer que so duas as espcies de tentativa, a saber: a tentativa perfeita e a tentativa imperfeita. A distino entre ambas irrelevante para a tipificao proposta pelo CP, s exercendo influncia no momento da aplicao da pena 52

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte (art. 59). Contudo, ser relevante a distino no campo da desistncia voluntria e do arrependimento eficaz.

1) TENTATIVA IMPERFEITA (ou Tentativa propriamente dita) Se d quando


o sujeito ativo no consegue praticar os atos necessrios consumao por interferncia externa. EX: A segurado por B quando est desferindo golpes em C almejando mat-lo. Nesta espcie, o agente no exaure toda sua potencialidade lesiva, ou seja, no chega a realizar todos os atos executrios necessrios produo do resultado inicialmente pretendido, por circunstncias alheias sua vontade.

2)

TENTATIVA PERFEITA (ou Crime Falho) Ocorre quando o agente realiza todos os atos de execuo, mas a consumao no ocorre, por circunstncias alheias vontade do agente. EX: A descarrega sua arma em B, atingindo-o mortalmente, mas este salvo por interveno mdica; EX: A d vinho envenenado a B durante o jantar. Todavia, B no morre porque, p uma caracterstica biolgica, imune ao veneno.

E o que tentativa branca? aquela que no produz nenhuma leso efetiva ao bem jurdico. EX: A descarrega todos os projteis de seu revlver contra B, no o atingindo.

INADMISSIBILIDADE DA TENTATIVA: A tentativa, como fragmento do crime que , no tem sua presena assegurada em todas as espcies de crimes. Vejamos: No admitem tentativa os crimes: a) CULPOSOS que no tm existncia real sem o resultado. Nestes, o agente no quer e nem assume o risco de produzir o resultado. Na tentativa, o agente quer ou assume o risco; b) PRETERDOLOSOS como a tentativa fica aquem do resultado desejado, conclui-se ser ela impossvel nos delitos preterintencionais; c)OMISSIVOS PRPRIOS porque estes no exigem um resultado naturalstico produzido pela omisso. Se o agente deixa passar o momento em que devia agir, consumou-se o delito; se ainda pode agir, no se pode falar em crime. EX: Omisso de Socorro; d)UNISSUBSISTENTES (ou de ato nico) devido impossibilidade de fracionamento dos atos de execuo. EX: Injria verbal; 53

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte e) de ATENTADO pois inadmissvel tentativa de tentativa; As CONTRAVENES PENAIS embora seja, teoricamente, possvel a ocorrncia da tentativa, ela afastada pelo disposto no art. 4 da Lei de Contravenes Penais (LCP). PUNIBILIDADE DA TENTATIVA: TEORIA OBJETIVA (perigo a que exposto o bem) Pena: tentativa < crime consumado. Adotada pelo CP PUNIBILIDADE DA TENTATIVA TEORIA SUBJETIVA (vontade contraria ao Direito posta em ao). Pena: tentativa = crime consumado

TEORIA SINTOMTICA (atuao da vontade contrria ao Direito). Elementos objetivos + subjetivos PENA Pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros (pargrafo nico do art. 14) CRITRIO DE REDUO DA PENA: Decorre da apreciao do iter criminis percorrido pelo agente. Quanto mais se aproximar da consumao, menor deve ser a diminuio da pena (1/3). Quanto menos se aproximar, maior deve ser a reduo (2/3) CONCEITO DA EXPRESSO Salvo disposio em contrrio (do pargrafo nico): Significa que a tentativa punida com a mesma pena do crime consumado, sem a diminuio legal. EX: Art. 352 (evadir-se ou tentar evadir-se). CAUSAS EXCLUDENTES: Tentativa abandonada 1. Desistncia Voluntria 2. Arrependimento Eficaz

CP: Dispe o art. 15: O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos praticados. Incio da Execuo + No Consumao do delito por conta da prpria vontade do agente. NATUREZA JURDICA: 1)Causas de excluso da tipicidade em relao ao crime pretendido. 2) Causas de excluso da punibilidade DESISTNCIA VOLUNTRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ

54

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Por motivos de poltica criminal, estimulando-se o agente a no consumar o crime, prev tal dispositivo legal, duas hipteses de tentativa abandonada, que na verdade, constituem causas excludentes da tentativa, a saber: a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz. No se trata de caso de iseno de pena ou de extino da punibilidade, pois a desistncia voluntria exclui a prpria tipicidade da tentativa. So causas de atipicidade da conduta. Conforme foi visto, para que exista a figura da tentativa so necessrios dois requisitos: incio da execuo e no-consumao do crime por circunstncias alheias vontade do agente. Todavia, possvel que em determinados casos inicie-se a execuo e o crime no se consume por conta prpria da vontade do agente. Neste caso, no se pode dizer que existir tentativa, porque falta um requisito subjetivo necessrio sua configurao (no-consumao por circunstncias alheias vontade do agente). Os institutos penais que regem estas hipteses de no-consumao do delito pela vontade do sujeito ativo so a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz. DESISTNCIA VOLUNTRIA Ocorre quando, iniciada a execuo, o crime no se consuma por vontade prpria do agente. EX: A tem um revlver com seis projteis e dispara um deles em direo a B, no o atingindo, e, livremente, desiste de efetuar os outros cinco disparos. No h o que se punir. No houve crime de tentativa de homicdio, porque o agente no consumou o crime por circunstncias da sua prpria vontade. Note-se que, a lei exige to-s que a desistncia seja voluntria, dispensando a espontaneidade. EX: Se um terceiro, estranho execuo do delito, convencer o agente a no prosseguir na referida execuo, caracteriza-se a figura da desistncia voluntria. A desistncia voluntria s possvel na tentativa imperfeita, porquanto na perfeita o agente j esgotou toda atividade executria. De acordo com o art. 13, 2, c, o agente responde pelos atos j praticados, quando tpicos, o que a doutrina tem denominado Tentativa Qualificada. Para distinguir a desistncia voluntria da tentativa, Frank sintetizou-as na seguinte frase: Posso, mas no quero (desistncia voluntria); quero, mas no posso (tentativa).

ARREPENDIMENTO EFICAZ

55

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte O arrependimento eficaz ocorre quando j esgotado todos os atos executrios, o agente empreende nova atividade impedindo a produo do resultado. Somente cabvel na tentativa perfeita. O arrependimento eficaz difere da desistncia voluntria porque nele o sujeito pratica todos os atos de execuo concretizando a ao lesiva, todavia, inicia um novo processo causal e evita, com eficcia, que o resultado se produza. o caso, por exemplo, do filho que, para matar o pai e ficar com a herana, coloca veneno em sua comida; se, aps o pai fazer a refeio, o filho se arrepende e ministra antdoto e evita a morte, caracterizase a figura do arrependimento eficaz e, com isto, afasta-se a tentativa do crime de homicdio. Todavia, necessrio que o arrependimento seja eficaz. Caso ele seja ineficaz, ainda que por culpa da vtima, o sujeito responder pelo delito. Assim, neste ltimo exemplo, se o pai, desiludido pela atitude do filho, se recusar a tomar o antdoto haver crime de homicdio consumado ou tentado, conforme ocorra ou no o resultado morte. Obs: Responde o agente pelos atos praticados, se estes, naturalmente, configurarem crime. TENTATIVA QUALIFICADA A doutrina denomina Tentativa Qualificada, quando, na desistncia voluntria ou no arrependimento eficaz, o agente responde pelo atos j praticados que, de per si, configurem crimes. DESISTNCIA VOLUNTRIA 1. Incio da execuo + noconsumao do crime por vontade prpria do agente; ARREPENDIMENTO EFICAZ 1. Incio e trmino da execuo + noconsumao do crime por vontade prpria do agente.

2. o agente interrompe o processo de 2. O agente realiza todo o processo execuo que iniciara; executrio, mas impede que o resultado ocorra; 3. S possvel na tentativa imperfeita; 3. S cabvel na tentativa perfeita.

4. Exigncia to-s de voluntariedade 4. Exigncia de voluntariedade (independente de espontaneidade); (independentemente de espontaneidade) e de eficcia do arrependimento; 5. No h punio; 5. No h punio; 6.Responde pelos atos j praticados, se 6.Responde pelos atos j praticados, se tpicos. (Tentativa Qualificada) tpicos. (Tentativa Qualificada)

56

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte ARREPENDIMENTO POSTERIOR Esta figura penal no se confunde com o arrependimento eficaz. No arrependimento posterior o resultado de dano a um bem jurdico se perfaz, o que no ocorre no arrependimento eficaz. CP: Dispe o art 16, CP: Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. NATUREZA JURDICA: Causa obrigatria de diminuio de pena. A nova parte geral do CP, atravs do citado dispositivo legal, introduziu na legislao ptria a figura do arrependimento posterior e, salvo raras excees, aboliu a reparao do dano ou a restituio da coisa at o recebimento da denncia ou queixa como causa extintiva da punibilidade. Anteriormente, a reparao de dano causado pelo crime, era considerada apenas como uma causa atenuante do crime, porm, face a inovao acima mencionada, passou a constituir-se em causa geral de diminuio de pena, em incentivo ao agente para que procure ressarcir imediatamente os prejuzos que causou ao ofendido. A mitigao s pode ocorrer nos crimes cometidos sem grave ameaa ou violncia pessoa, no abrangendo, apenas os crimes contra o patrimnio, mas qualquer que cause uma leso patrimonial direta. LIMITE TEMPORAL: O art. 16 s aplicvel antes do recebimento da denncia ou da queixa. Caso a reparao se d aps o recebimento, servir apenas como atenuante (art. 65, III, b). APLICAO: A reduo atinge todos os crimes praticados sem violncia ou grave ameaa pessoa: a) crimes dolosos e culposos; b) tentados e consumados; c) simples, qualificados e privilegiados. REQUISITOS: Para que haja a reduo exige-se que: 1. o delito tenha sido cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa - Indiferente, portanto, que no crime ocorra violncia contra a coisa, o que no exclui a causa de diminuio de pena. 2. o sujeito tenha reparado o dano fsico ou moral emergente do crime ou restitudo o objeto material (restituio total); 3. a reparao do dano ou a restituio do bem constituam atos voluntrios do agente - O arrependimento posterior no repousa apenas no ressarcimento do prejuzo, mas deve indicar tambm uma evoluo positiva na vontade do agente, de repensar sobre sua atividade delituosa. Por isso, somente a restituio voluntria caracteriza a diminuio da

57

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte pena, no se prestando a isso a apreenso da res pela polcia, a reparao por deciso judicial, etc. 4. a reparao ou a restituio deve ocorrer at a data do recebimento da denncia ou queixa - A reparao do dano deve abranger tambm todo o prejuzo causado ao sujeito passivo do crime, e a devoluo parcial ou ressarcimento incompleto podero constituir apenas circunstncia atenuante na fixao da pena (art. 66). CONFRONTO: Alm de diminuio de pena a reparao pode ser: d) Mera atenuante (art. 65, III, b)-se a reparao do dano efetivada aps o recebimento da denncia; b) Causa de extino da punibilidade: No peculato culposo art. 312, 3, 1 parte)- se a reparao do dano precede sentena (se a reparao posterior: reduz metade a pena imposta). No crime de no-recolhimento de IR retido na fonte; Na sonegao fiscal; Na apropriao indbita do IPI; Nos danos de pequena monta (crimes de bagatela) entendimento jurisprudencial. c) Causa impeditiva da ao penal por falta de justa causa: a SMULA 554 prev a obstaculao da ao penal, caso seja pago, antes do recebimento da denncia, o cheque emitido sem proviso de fundos. (art. 171, 2, VI).

CRIME IMPOSSVEL DENOMINAES: Tentativa Impossvel, inadequada ou inidnea; Quase-Crime. CP: Dispe o art. 17: No se pune a tentativa quando por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. CONCEITO: Crime Impossvel aquele em que o agente, de forma alguma, seja pela ineficcia absoluta do meio ou pela impropriedade absoluta do objeto, conseguiria chegar consumao. ESPCIES: So de duas: 1. CRIME IMPOSSVEL POR INEFICCIA ABSOLUTA DO MEIO EMPREGADO Ocorre quando o meio utilizado, por sua natureza, inadequado, inidneo, absolutamente ineficaz para produzir o resultado 58

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte criminoso. indispensvel que o meio seja inteiramente ineficaz. Se a ineficcia do meio for relativa, haver tentativa punvel. Ex: Tentativa de Homicdio - por envenenamento com aplicao de farinha em vez de veneno; ou do agente que aciona o gatilho, mas a arma encontra-se descarregada. Nesta ltima hiptese, destaque-se que, se o revlver contm balas velhas que podem ou no disparar, de acordo com a sorte, meio s relativamente ineficaz e seu uso permite configurar a tentativa punvel. 2. CRIME IMPOSSVEL POR ABSOLUTA IMPROPRIEDADE DO OBJETO Este se d quando o objeto absolutamente imprprio para a realizao do crime visado. Aqui, tambm, a inidoneidade tem que ser absoluta. EX: Tentativa de Aborto manobras abortivas em mulher que no est grvida; Tentativa de Homicdio disparos de arma de fogo ou facada (animus necandi) em cadver. RESPONSABILIDADE PELOS ATOS PRATICADOS: no exclui a possibilidade de enquadramento do agente pelos atos praticados. CRIME PUTATIVO No se confunde o Crime Impossvel com o Crime Putativo (ou imaginrio). Este, s existe na imaginao do agente que supe, erroneamente, que est praticando uma conduta tpica, quando na verdade o fato no constitui crime. Como o crime s existe na imaginao do agente, esse conceito equivocado no basta para torn-lo punvel. H no crime putativo um erro de proibio s avessas (o agente imagina proibida uma conduta permitida) ou quando o crime impossvel ocorrer por impropriedade absoluta do objeto espcie de delito putativo por erro de tipo. Dispensa a invocao do art. 17, vez que no crime putativo, a conduta atpica por si prpria.

CRIME PROVOCADO Denominado: Crime de Flagrante Provocado ou Crime de Ensaio. uma espcie de delito putativo por obra de um agente provocador. Ocorre quando algum, de forma insidiosa, provoca o agente prtica de um crime, ao mesmo tempo, toma todas as medidas para que este no se consume. Exemplo comum o do agente policial disfarado que se infiltra numa quadrilha de bandidos, assumindo o planejamento de um desastrado assalto a banco, onde todos so presos pelos policiais que, previamente alertados, j o esperavam. . A Smula 145 do STF prev: No h crime quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel sua consumao.

59

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Vale salientar, que o prprio STF refez o seu equvoco inicial e, em outros julgados, interpretou a Smula 145 dando entendimento de que no h crime quando o fato preparado, mediante provocao ou induzimento, direto ou por concurso, de autoridade policial, que o faz para o fim de aprontar ou arranjar o flagrante. Quanto aplicao de tal smula, h duas correntes: a) EXTENSIVA basta que a consumao seja impossvel, pouco importando a natureza da preparao do flagrante; b) RESTRITIVA exige provocao ou induzimento, diretamente pela autoridade ou mediante concurso de terceiro, de modo a permitir o flagrante e impedir a prtica do crime. Esta a posio vencedora. O crime putativo por a equipara-se ao crime impossvel, mas o agente poder ser incriminado se, apesar das cautelas, o evento acabou ocorrendo assim mesmo, ou se restava alguma possibilidade de que viesse a ocorrer. No se confunde com o flagrante preparado neste a ao espontnea e voluntria do agente. Neste h incio da ao tpica, porm, a presena da fora policial a circunstncia alheia vontade do agente. Ex: A, sabe que vai ser vtima de um delito e avisa a polcia, que pe seus agentes de sentinela, os quais apanham o autor no momento da prtica ilcita. No se trata de crime putativo, pois no h provocao. O sujeito responde pelo crime. O flagrante provocado no se confunde tambm com o flagrante forjado. Neste, os policiais criam provas de um crime que no existe. um dos casos mais tristes da rotina policial. Ex: Agentes policiais colocam no bolso de quem esto revistando substncia entorpecente. evidente a inexistncia de crime; o que h efetivamente o abuso de autoridade. EFEITOS DA CONDENAO

NOO: A sano penal (penas de recluso, deteno, priso simples, restritivas de direitos, multa e, em caso especial, medida de segurana) a conseqncia jurdica direta e imediata da sentena penal condenatria. Mas, alm desse efeito principal, tal condenao produz outros efeitos denominados secundrios ou acessrios, de natureza penal (chamados efeitos penais secundrios) e extrapenal (efeitos civis, administrativos, polticos e at trabalhistas). Os efeitos da condenao no se confundem com as extintas penas acessrias, que eram sanes penais aplicveis, junto com a pena principal, em determinadas hipteses que a lei previa. Eram elas de trs espcies (perda de funo pblica, interdies de direitos e publicao da sentena). A reforma penal de 84, aboliu, por completo as penas acessrias, que agora no mais existem em nossa legislao com a natureza que elas tinham. EFEITOS PENAIS SECUNDRIOS: Os de natureza penal, esto insertos em diversos dispositivos do prprio Cdigo Penal, do Cdigo de Processo Penal e da Lei de

60

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Execues Penais. Assim, passada em julgado a condenao, ela produz vrios efeitos secundrios. EX: Pode revogar, facultativa ou obrigatoriamente, o sursis ou o livramento condicional (CP, arts. 81 e 86); pressuposto para eventual reincidncia futura (CP, art. 63); revoga a reabilitao, se condenado como reincidente (CP, art. 95); impede benefcios vrios (CP, arts. 155, 2, 171, 1, 180, 3, etc); inscreve o nome do condenado no rol de culpados (art. 393, do CPP), dentre outros. EFEITOS EXTRAPENAIS DA CONDENAO: Estes se dividem em genricos (constantes do art. 91, CP) e especficos (constantes do art. 92, CP). Vejamos: A) EFEITOS GENRICOS: As conseqncias extrapenais genricas da condenao passada em julgado indicadas no art. 91 so automticas, dispensando sua declarao expressa na sentena condenatria. CP: Dispe o art. 91: So efeitos da condenao: I- tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime; II- a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou do terceiro de boaf: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito; b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. So eles:

1 Efeito TORNAR CERTA A OBRIGAO DE INDENIZAR (art. 91, I)

A condenao penal, a partir do momento em que se torna irrecorrvel, faz coisa julgada no cvel, para fins de reparao de dano. Tem a natureza de ttulo executrio (nos termos do art. 584, II, do CPC) na esfera cvel, permitindo ao ofendido reclamar a indenizao civil, sem que o condenado pelo delito possa discutir a existncia do crime ou a sua responsabilidade, mas to-s discutir-se- o montante da reparao. No entanto, a vtima ou seus sucessores no esto obrigados a aguardar o desfecho da ao penal, podendo buscar o ressarcimento do dano atravs de ao prpria no juzo cvel. A obrigao de indenizar, como no se trata de pena criminal, mas de efeito da condenao, transmite-se aos herdeiros do delinqente, at os limites da herana. A sentena condenatria s pode ser executada no juzo cvel contra quem foi ru na ao criminal. Para acionar o responsvel civil, que no tenha sido ru na ao penal, ser necessria a ao cvel especfica, servindo a condenao penal apenas como elemento de prova, e no como ttulo executivo. Saliente-se que, se tratando de ofendido pobre, o Ministrio Pblico tem legitimidade para postular a reparao ex delicto.

61

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte A sentena penal absolutria no impede a propositura da competente ao indenizatria no juzo cvel, a menos que o fundamento da absolvio seja o reconhecimento da inexistncia material do fato, de que o acusado no foi o autor do fato ou de que agiu sob excludente da criminalidade. No so condenatrias as sentenas em que se reconhece a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva, seja ela intercorrente ou retroativa. Dever o interessado, como em todas as hipteses em que no houver condenao (arquivamento do inqurito, transao penal prevista na lei n 9099/95, sentena absolutria, deciso que julgar extinta a punibilidade, etc) intentar a competente ao civil ordinria de indenizao por dano causado por ato ilcito. Tratando-se, porm, de extino da punibilidade por causa superveniente ao trnsito em julgado da sentena condenatria, esta no perde o seu valor de ttulo executivo, a no ser que seja rescindida por reviso criminal.

2 EfeitoPERDA, EM FAVOR DA UNIO, DOS INSTRUMENTOS E


DO CRIME (Art. 91, II)

PRODUTOS

Confisco a perda ou privao de bens do particular em favor do Estado. Pois bem, na nossa legislao atual, o confisco no pena, mas simples efeito da condenao, e limita-se aos instrumentos ou produtos do crime (CF, art. 5, XLVI, b). Trata-se de efeito da condenao com o qual o Estado procura evitar que os instrumentos idneos para delinqir caiam em mos de certas pessoas ou que o produto do crime enriquea o patrimnio do delinqente, constituindo-se em medida salutar, saneadora e moralizadora. Instrumentos do crime (instrumenta sceleris - art. 91, II, a) so os objetos usados para cometimento do delito. Quanto a estes, somente podem ser confiscados os que consistam em objetos cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito. No so confiscados, portanto, instrumentos que eventualmente foram utilizados para a prtica do ilcito, mas apenas aqueles que, por sua natureza, tm destinao especfica para a prtica do crime, como punhais, gazuas, petrechos para falsificao de moeda ou documentos, ou cujo porte proibido, como armas de guerra, de uso exclusivo das Foras Armadas, etc. A lei no se refere a instrumentos de contraveno, no se podendo, assim, inclui-las nesta alnea. A perda dos instrumentos do crime automtica, decorrendo do trnsito em julgado da sentena condenatria. No pode ser aplicada, pois, quando celebrada a transao pena homologada na forma da Lei n 9099/95. Alm disso, s atinge bens do autor do ilcito, no podendo o lesado e o terceiro de boa-f, estranho lide penal, ser prejudicado pela medida. Produto do crime (producta sceleris - art. 91, II, b) So as coisas adquiridas diretamente com o crime, assim toda e qualquer vantagem, bem ou valor que represente proveito, direto ou indireto auferido pelo agente com a prtica criminosa. Podem ser confiscados, assim, no s as coisas subtradas por furto ou roubo, como tambm as importncias auferidas pelo autor do crime ao vend-la. Evidentemente, o produto do crime dever ser restitudo ao lesado ou ao terceiro de boa-f, s se efetivando o confisco 62

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte na hiptese de permanecer ignorada a identidade do dono ou no reclamado o bem ou valor. E se os instrumentos forem ilcitos, mantm-se a ressalva? Nessa hiptese, devese agir prudencialmente. possvel que, excepcionalmente, determinadas pessoas obtenham autorizaes especiais para possuir ou utilizar objetos originalmente ilcitos. E, em havendo permisso especial, estar eliminada a natureza ilcita, legitimando o afastamento do confisco. EX: Colecionador de armas de guerra. A perda do produto do crime, nessas hipteses, tambm automtica, no sendo necessria que conste expressamente da deciso. A aplicao de tal efeito restringe-se s infraes que constituam crimes, sendo inadmissvel interpretao extensiva para abranger as contravenes penais. Entretanto, se aplica tambm aos crimes culposos, pois nosso Cdigo no faz qualquer restrio nesse sentido. Saliente-se que, quanto ao confisco em caso de crime de trfico de entorpecentes, a Constituio Federal (art. 243 e pargrafo nico), prev a expropriao, sem indenizao, de glebas usadas para culturas ilegais de plantas psicotrpicas e o confisco de bens apreendidos em decorrncia de trfico.

B) EFEITOS ESPECFICOS: Estes efeitos no se confundem com as penas de


interdio temporria de direitos, subespcies das restritivas de direitos (art. 47); A diferena substancial consiste em que estas so sanes penais, conseqncias diretas do crime, e substituem a pena privativa de liberdade, pelo mesmo tempo de sua durao (art. 55); aqueles so conseqncias reflexas, de natureza extrapenal, e so permanentes. Os efeitos especficos da condenao acima referidos, no automticos, dependem de motivao na sentena: CP: Dispe o art. 92: So tambm efeitos da condenao: I- perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a quatro anos nos demais casos; II- incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; III- a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso.

63

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Pargrafo nico: Os efeitos de que trata este artigo no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena. Vejamos cada um deles:

1 Efeito PERDA DE CARGO, FUNO PBLICA OU MANDATO ELETIVO (art.


92, I) Perda de funo pblica - Essa previso no se destina exclusivamente aos crimes funcionais (arts. 312 a 347 do CP), mas a qualquer crime cometido por funcionrio pblico. Para poder ser declarada se faz necessria uma das duas hipteses seguintes: 1) Condenao pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, por crime praticado com abuso de poder (do cargo ou funo) ou com violao de dever (inerente ao cargo ou funo) contra a Administrao Pblica; 2) Condenao superior a quatro anos, por qualquer outro crime Para aplicao do dispositivo deve considerar-se no s o conceito de funcionrio pblico previsto no art. 327 do CP, como tambm ter sido o ilcito praticado no exerccio das funes do agente, sendo irrelevante, porm, tratar-se de crime funcional prprio ou imprprio. Referindo-se a lei perda de funo pblica e no da funo pblica exercida pelo agente, a perda no se limita quela exercida momentaneamente pelo agente, na ocasio do crime, mas funo pblica in genere. Perda de mandato eletivo Dispe a CF/88 (art. 15, III) que a perda ou a suspenso de direitos polticos se dar no caso de condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. Como vimos, esta tambm poder ser efeito especfico da condenao, e no se confunde com a proibio do exerccio de mandato, que constitui pena restritiva de direitos (art. 47, I). Reabilitado, o condenado poder vir a exercer novo mandato, porm, no aquele que perdeu. 2 Efeito INCAPACIDADE PARA O EXERCCIO DO PTRIO PODER, TUTELA ou CURATELA (CP, art. 92, II) Para que possa ser decretada so exigidas duas condies concomitantes: a) Crimes dolosos, sujeitos pena de recluso (ainda que obtenha sursis); b) Cometidos contra filho, tutelado ou curatelado. Assim sendo, qualquer crime doloso praticado contra filho, tutelado ou curatelado, sujeito recluso, poder acarretar a incapacidade, eis que a lei no a condiciona ao abuso do exerccio ou incompatibilidade do condenado com o exerccio desse munus. Embora a referida incapacidade seja permanente, pode ser eliminada pela reabilitao (art. 93, pargrafo nico, CP). Entretanto, o mesmo dispositivo probe a reintegrao na situao anterior, ou seja, a reabilitao apenas afasta o impedimento de 64

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte o reabilitado, no futuro, exercer o mesmo munus com relao a outros tutelados ou curatelados, bem como em relao a outros filhos, jamais em relao s suas vtima anteriores. Era considerada na lei anterior como pena acessria de interdio de direitos.

3 Efeito INABILITAO PARA DIRIGIR VECULO (CP, art 92, III)


Este efeito extrapenal administrativo, embora tambm de natureza civil, a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso. Refere-se a lei a qualquer crime em que o veculo (automvel, caminho, nibus, motocicleta, etc) utilizado como meio para o cometimento do ilcito. Portanto, a inabilitao no se confunde com a proibio temporria - pena restritiva - aplicvel aos autores dos crimes culposos de trnsito (art. 47, III, CP). Nos crimes culposos, o veculo usado como meio para fins lcitos deslocar-se de um lugar para o outro -, sobrevindo o crime, no desejado. Nos crimes dolosos, ao contrrio, usado para fins ilcitos, isto , como meio para realizar o crime. O efeito pode alcanar inclusive aquele que no era habilitado por ocasio do fato criminoso, j que a lei no se refere suspenso, mas prpria incapacidade legal para dirigir. A inabilitao , em princpio permanente, mas passvel de ser atingida pela reabilitao, podendo o sujeito habilitar-se novamente para a atividade da qual foi privado pela condenao.

CRIMES CONTRA A ADMIMINISTRAO PBLICA

PRINCPIOS GERAIS

1.

OBJETIVIDADE JURDICA GENRICA

Considerando a Administrao Pblica ser, em sentido amplo, o conjunto das funes realizadas pelos rgos do poder pblico, o nosso legislador, no ttulo XI da parte especial do Cdigo Penal, define os crimes cometidos contra a Administrao Pblica, visando, como isto, de forma primria, a proteo do normal desenvolvimento da mquina administrativa em todos os setores de sua atividade. Pela incriminao penal, probe-se, no s a conduta ilcita dos agentes do poder pblico, os funcionrios pblicos (intranei), como a dos estranhos, os particulares (extranei), que venha, de qualquer forma, comissiva ou omissiva, causar ou expor a perigo de dano a funo administrativa (em sentido estrito), legislativa e judiciria.

65

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Contudo, o citado diploma legal, secundariamente, protege interesses particulares, j que h casos em que o objeto material do delito pode pertencer ao particular, e a, a tutela penal se estende ao bem particular lesado pelo funcionrio pblico. Ex: No crime de peculato (art. 312), o objeto material pode pertencer ao Estado ou ao particular.

2.

CLASSIFICAO Os crimes contra a Administrao Pblica so classificados em trs grupos, a saber: a) Crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral (arts. 312/326);

b) Crimes praticados por particular contra a administrao em geral (art. 328/337); c) Crimes contra a administrao da justia (arts. 338/359). 3. CRIMES FUNCIONAIS

Os crimes funcionais pertencem categoria de delitos prprios, j que s podem ser praticados por pessoas que exercem funes pblicas. Denominam-se delicta in officio, ou seja, crimes dos que realizam a atividade estatal, cujo exerccio pode ser efetivado a qualquer ttulo, definitivo ou precrio, ainda que no remunerado, a exemplo do servio de alta relevncia prestados pelos jurados mediante o tribunal do jri popular. Tais delitos classificam-se em: a) Delitos funcionais prprios (tpicos) so aqueles que o CP denomina crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral, os quais encontramse disciplinados nos arts. 312/326, alm de outros espalhados por diversos artigos do referido diploma legal, em que a qualidade de funcionrio pblico do sujeito ativo aparece como elementar ou circunstncia qualificadora do crime. Exs: art. 150, 2, 300, 301, etc. Nestes, a qualidade de funcionrio pblico do sujeito ativo aparece como elementar do tipo e, sem ela, o fato se torna absolutamente atpico. Ex: Prevaricao (art. 319). Constatando-se que o sujeito, ao tempo do fato, no era funcionrio pblico, desaparece a prevaricao, no surgindo nenhum outro crime. b) Delitos funcionais imprprios nestes, excluda a qualidade de funcionrio pblico do sujeito ativo, dois efeitos ocorrem: 1) desaparece o crime de que se trata; 2) opera-se desclassificao para outro delito. Ex: Peculato (art. 312). Excluda a elementar funcionrio pblico, desaparece, por atipicidade relativa, o crime de peculato, subsistindo a apropriao indbita (art. 168). 4. FUNCIONRIO PBLICO

66

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 4.1. CONCEITO Visando evitar controvrsias referentes ao conceito de funcionrio pblico, o CP define a expresso no art. 327, o qual diverso do que lhe d o Direito Administrativo. Art. 327: Considera-se funcionrio pblico, para efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1: Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. 2: A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. Como visto, para o CP, funcionrio pblico quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. Menciona, em primeiro lugar, o cargo pblico que corresponde ao cargo criado por lei, com denominao prpria, , em nmero certo, atribuies especficas e pago pelos cofres pblicos. Em seguida, refere-se ao emprego pblico, correspondente ao emprego para servio temporrio, com contrato em regime especial ou de acordo com a CLT, caso dos diaristas, mensalistas, contratados, etc. Por fim, alude a todo aquele que exerce funo pblica, referindo-se ao conjunto de atribuies que o poder pblico impe aos seus servidores para a realizao de servios no plano do Poder Legislativo, Executivo ou Judicirio. Verifica-se que o funcionrio pblico, diante do Direito Penal, caracteriza-se pelo exerccio da funo pblica. Portanto, o que importa no a qualidade do sujeito, de natureza pblica ou privada, mas sim a natureza da funo por ele exercida. Nesse conceito amplo, para efeitos penais so funcionrios pblicos o Presidente da Repblica, o prefeito municipal, os membros das casas legislativas, o procurador do estado ou da prefeitura, o serventurio de Justia de cartrio no oficializado, o perito judicial, os jurados, o guarda municipal, os diaristas, etc. OBS: Nos casos de crime praticado por funcionrio pblico relacionado com licitao pblica, dever ser aplicado o art. 84, caput, da Lei n 8.666, de 21.6.93, que dispe: Considera-se servidor pblico, para fins desta Lei, aquele que exerce, mesmo que transitoriamente ou sem remunerao, cargo, funo ou emprego pblico. 4.2.FUNCIONRIO PBLICO POR EQUIPARAO ( 1 do art. 327) Por fora de tal dispositivo esto equiparados ao funcionrio pblico, para efeitos penais, quem exerce cargo, emprego ou funo em entidades paraestatais. Na verdade, o legislador, quis se referir a Administrao indireta , composta pelas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas.

67

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Duas correntes discutem se tal equiparao restritiva ou exemplificativa: a)Restritiva: Assim considerada, a equiparao s alcana as autarquias, e no as sociedades de economia mista ou aquelas em que o governo acionista majoritrio. Para esta corrente, o 2, que foi acrescentado ao art. 327, equiparao especial e limitada, que no alarga a interpretao do 1; b) Exemplificativa: Para essa corrente a equiparao do 1 foi dilatada pelo novo 2, e alcana os funcionrios de sociedades de economia mista, empresas pblicas ou fundaes institudas pelo poder pblico. Damsio de Jesus segue a orientao restritiva, entendendo que a norma do art. 327 de extenso, conceituando a elementar funcionrio pblico contida em vrias incriminaes. Por isso tambm norma penal incriminadora. Sua interpretao deve ser restritiva, no podendo ser alargada. J Jlio Fabbrini Mirabete segue a orientao exemplificativa, considerando que a equiparao do 1 alcana os funcionrios de empresas pblicas, de sociedades de economia mista ou fundaes institudas pelo poder pblico e servios autnomos. Assevera o mestre: ...embora na doutrina, e mesmo na jurisprudncia, se tenha contestado tal interpretao. Mas a redao do 2 do art. 327, no deixa margens a dvidas quanto incluso dos servidores paraestatais no conceito de funcionrio pblico para os efeitos penais. 4.3. FUNCIONRIO PBLICO COMO SUJEITO PASSIVO Duas correntes discutem se a equiparao do 1 aplicvel s ao sujeito ativo do delito ou tambm ao passivo: 1) Restritiva: a equiparao s incide sobre a figura do sujeito ativo do delito. De modo que constitui injria e no desacato ofender funcionrio pblico de entidade paraestatal, ainda que o fato tenha relao com sua atividade; 2) Extensiva: a equiparao se estende ao sujeito passivo do crime. Assim, no exemplo dado temos desacato e no simplesmente injria. A maioria da doutrina e jurisprudncia tem firmado posio de que a equiparao daqueles que exercem cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal tem em vista os efeitos penais apenas com relao ao sujeito ativo do crime, e no para assim ser considerado quando sujeito passivo do delito. Entretanto, embora o conceito de funcionrio se encontre no captulo dos crimes praticados por funcionrio pblico, o art. 327 regra geral, aplicando-se inclusive s leis especiais. 4.4.CASOS DE AUMENTO DE PENA ( 2 do art. 327) Duas correntes discutem a respeito da disposio contida no 2 do art. 327: 1) Restritiva entende que o mencionado pargrafo contm uma equiparao e uma causa de aumento de pena, tendo ambas aplicao restrita aos sujeitos que menciona, ou seja, aqueles que ocupam cargos em comisso ou exercem nas entidades indicadas (rgo da Administrao Direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico). Essa a posio dominante.

68

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 2) Ampliativa: para essa orientao, o novo 2 do art. 327 permite interpretao no sentido de que todos os funcionrios das entidades indicadas, exeram posio de comando ou no, so funcionrios pblicos para os efeitos penais. A causa de aumento de pena, contudo, aplica-se somente s pessoas expressamente apontadas (as que ocupam cargos de comando, etc). 4.5. ELEMENTOS SUBJETIVOS DOS TIPOS O elemento subjetivo do tipo dos crimes cometidos por funcionrio pblico contra a administrao em geral o DOLO, vontade livre e consciente de concretizar as elementares objetivas. Como o dolo deve abranger os elementos do tipo, torna-se necessrio, para a adequao tpica do fato, que o sujeito conhea a sua condio de funcionrio pblico. Basta o dolo eventual, no sendo necessrio o direto, isto , pleno conhecimento da qualidade funcional. 4.6. CONCURSO DE PESSOAS H hiptese de concurso de pessoas, a elementar funcionrio pblico, de natureza pessoal ou subjetiva, comunicvel entre os fatos dos participantes (CP, art. 30). A comunicabilidade, entretanto, no incondicional. Para tanto, necessrio que o terceiro, que no apresenta a qualidade funcional, cometa o fato com conhecimento de que o autor principal exerce um servio de natureza pblica. Ex: A convidado por B para cometer um furto. Praticado o fato em concurso verifica-se que B, na verdade era funcionrio pblico, valendo-se dessa condio para cometer o peculato-furto. Ademais, observa-se que A desconhecia a qualidade funcional de B. O crime do particular furto e no peculato-furto. Se, contudo, A tivesse conhecimento que B era funcionrio pblico, responderia por peculato-furto, nos termos do art. 30 do CP. 4.7. AO PENAL H procedimento preliminar especial, previsto nos arts. 513 e seguintes do CPP, para os processos dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos. Esse procedimento cabvel em quase todas as hipteses, exceto quando, em alguns ilcitos, h casos de aumento especial da pena que eleve o limite mnimo a nvel superior a dois anos de deteno ou recluso, diante do disposto no art. 323, I do CPP, com a redao determinada pela Lei n 6416/77.

69

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte

DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL

PECULATO CP: Art. 312. Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo , ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso de 2 a 12 anos, e multa. NOO: uma modalidade especial de apropriao indbita cometida por funcionrio pblico ratione officii. o delito do sujeito que arbitrariamente faz sua ou desvia, em proveito prprio ou de terceiro, a coisa mvel que possui em razo do cargo, seja ela pertencente ao Estado ou ao particular, ou esteja sob sua guarda ou vigilncia. OBJETIVIDADE JURDICA: a Administrao Pblica, em seu aspecto patrimonial (errio pblico) e moral (fidelidade e probidade dos agentes do poder). - peculato apropriao (1 parte) 1. tipo fundamental (art. 312, caput) - peculato desvio (2 parte) FIGURAS TPICAS: 2. peculato-furto ( 1) 3. peculato culposo ( 2) Extino de Punibilidade pela Reparao de Dano

70

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte ( 3)-restrita figura culposa 4. peculato-estelionato (imprprio) - art. 313 SUJEITOS DO DELITO 1. Sujeito ativo s o funcionrio pblico, no amplo conceito previsto no art. 327. Todavia, nada impede, por fora do art. 30, que, havendo concurso de agentes, seja responsabilizado, por tal ilcito quem no se reveste dessa qualidade. Desconhecendo, porm, o particular, a condio do agente, no responde por peculato, mas por outro crime.. 2. Sujeito passivo constante: o Estado. Quanto ao sujeito passivo eventual: Se o objeto material for de natureza pblica, o sujeito passivo ser o Estado ou outra entidade de direito pblico; se o bem for particular, ser o proprietrio ou possuidor. OBJETO MATERIAL - a coisa sobre que recai a conduta do funcionrio pblico: dinheiro, valor (ttulos, aplices, aes, etc) ou qualquer outro bem mvel (toda coisa mvel, fungvel ou no, que possa ser transportada de um lugar para outro. Ex: mveis, computador, aparelhos, etc.). O objeto material do peculato o mesmo do furto, do roubo, da apropriao indbita.

O aproveitamento do trabalho de funcionrio subalterno tipifica a infrao penal ? NO, por no ser coisa mvel. A energia eltrica pode ser objeto material do peculato, como ocorre no furto (art. 155, 3) ? SIM, pois a mesma constitui bem mvel a que faz referncia o tipo incriminador. O fato de o funcionrio pblico utilizar-se de outrem, tambm funcionrio pblico, para realizao de atividade em proveito prprio (peculato-uso) constitui crime de peculato ? NO, porque a prestao de servio no coisa, no integrando a figura tpica. Ressalte-se que, tratando-se de Prefeito Municipal, o fato configura delito (Dec.-lei n 201/67, art. 1, II) TIPO OBJETIVO: No peculato prprio (caput do art. 312), as condutas tpicas podem realizar-se de duas formas: a) Peculato-apropriao (1 parte do caput) - o ncleo apropriar-se. Aqui, opera-se uma inverso do ttulo da posse, o funcionrio age como se a coisa fosse sua (alienandoa, retendo-a, etc).

b) Peculato-desvio (2 parte do caput) o ncleo desviar. Neste, o funcionrio,


embora sem nimo de apossamento definitivo, emprega o objeto material em fim diverso de sua destinao especfica. Tal desvio deve ser, porm, em proveito (patrimonial ou moral) prprio ou alheio. Se o desvio for praticado em benefcio da prpria administrao,

71

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte poder ocorrer outro delito (CP, art. 315), mas no o peculato. O dano material indeclinvel no peculato. TIPO SUBJETIVO: o DOLO, vontade livre e consciente de apropriar-se. necessrio a inteno definitiva de no restituir o objeto material e de obter um proveito, prprio ou de terceiro, de natureza moral ou patrimonial. Assim, alm do dolo, o tipo requer um fim especial fim de agir, o elemento subjetivo contido na expresso: em proveito prprio ou alheio. Esse elemento exigido nas duas modalidades (peculato-apropriao e peculato-desvio). Encontra-se expressamente mencionado na 2 modalidade e implicitamente contido na 1 modalidade. Na doutrina tradicional requer-se o dolo genrico para a primeira e o dolo especfico para a segunda ou para ambas. A figura culposa prevista no 2. ELEMENTO NORMATIVO DO TIPO: Est contido na qualidade exigida do sujeito ativo (funcionrio pblico). CONSUMAO: Na modalidade peculato-apropriao consuma-se quando o agente, efetivamente, passa a dispor do objeto material como se fosse seu. No peculato-desvio com o efetivo desvio, sem dependncia de ser alcanado o fim visado. TENTATIVA: Sendo delito material que , admite a figura da tentativa, apreciando-se as regras pertinentes apropriao indbita. DISTINO: No ocorrendo o fato (apropriao, subtrao, obteno) na funo pblica ou em razo da qualidade do funcionrio, ou no sendo o agente funcionrio pblico, no se caracteriza o crime, mas eventualmente, a apropriao indbita, furto, etc. Tratando-se de Prefeito Municipal, o peculato tambm previsto como crime de responsabilidade (art. 1 do Dec.Lei n 201/67). Tratando-se de crime militar previsto pelo art. 303 do CPM. CONCURSO DE CRIMES: O crime de falsidade ideolgica ou material, como crime-meio para a prtica do peculato, segundo o STJ e outros tribunais, absorvido por este, que o crime-fim. Mantendo sua coerncia com relao questo de falsidade para o estelionato, o STF reconhece no caso de concurso formal de crimes. No caso de peculato com violao de correspondncia pelo funcionrio dos Correios, esta absorvida por aquele. Nada impede a continuidade delitiva de peculato, por condutas praticadas nas mesmas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes. CONCURSO DE PESSOAS: O particular pode ser partcipe do crime (CP, arts. 29 e 30). PENA: Recluso, de 2 a 12 anos, e multa. AO PENAL: Pblica incondicionada. Defesa Preliminar (art. 514, CPP): exige-se sempre que o crime denunciado preencha os requisitos da fiana. PECULATO-FURTO ( 1 do art. 312, CP)

72

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CP: Art. 312, 1: Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. O peculato imprprio, tambm denominado na doutrina de peculato-furto, caracterizado no pela apropriao, mas pela subtrao. o agente no tem a posse da res e o crime no ocorre no exerccio de sua funo, mas pela facilidade que a condio de funcionrio lhe concede para a prtica da conduta de subtrair coisa do ente pblico ou particular sob custdia. Na primeira hiptese inscrita no tipo previsto no 1, o funcionrio subtrai a coisa nas condies que lhe so oferecidas pela sua qualidade. Na segunda, o funcionrio concorre para a subtrao praticada por um terceiro que, ciente das circunstncias do fato, responde por peculato, embora possa no ser funcionrio pblico. O dolo a vontade de praticar uma das condutas incriminadas. PECULATO CULPOSO ( 2 DO ART. 312) CP: 2. Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano. O peculato culposo ocorre quando o funcionrio, por negligncia, imprudncia ou impercia, permite que haja apropriao ou desvio, subtrao ou concurso para esta. H uma oportunidade criada por culpa do funcionrio para a ocorrncia do peculato doloso. Reparao do Dano e Extino da Punibilidade ( 3 do art. 312) CP: 3. No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Tratando-se de peculato culposo, a reparao do dano antes do trnsito em julgado da sentena extingue a punibilidade. O ressarcimento do dano ou a restituio da coisa apropriada, em se tratando de peculato doloso, no exclui o delito, podendo apenas influir na aplicao da pena, ou, se efetuado em data anterior ao recebimento da denncia, constituir arrependimento posterior com reduo da pena de um a dois teros (art. 16). H, porm, decises em sentido contrrio. A extino da punibilidade estende-se ao terceiro que se aproveitou da conduta culposa do funcionrio? No. Aproveita somente ao funcionrio autor do peculato culposo. PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM CP: Art. 313: Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, e multa. DENOMINAO: A espcie denominada pela doutrina peculato-estelionato.

73

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte OBJETIVIDADE JURDICA: Tutela-se a Administrao Pblica. SUJEITOS DO DELITO: Sujeito ativo do crime o funcionrio pblico (art. 327). Nada impede a participao do particular. Sujeito passivo o Estado, uma vez que se trata de crime contra a Administrao Pblica. Tambm ofendido o lesado pela conduta tpica. TIPO OBJETIVO: O ncleo o mesmo apropriar-se da figura principal do peculato (art. 312, caput, CP). necessrio, porm, que o funcionrio se aproprie de objeto que recebeu: a) Por erro de outrem o erro deve ser da vtima que faz a entrega e no pode ter sido causado pelo agente. A pessoa que se engana na entrega tanto pode ser o particular, como outro funcionrio pblico; b) No exerccio do cargo isto , em razo do cargo pblico que o agente exerce. TIPO SUBJETIVO: Igual ao da 1 modalidade do art. 312, caput, CP. CONSUMAO: Quando o agente passa a dispor da coisa recebida, como se fosse sua. TENTATIVA: Admite-se CONCURSO DE PESSOAS: Pode haver co-autoria e participao (art. 29) FIGURA QUALIFICADA: ( 2 do art. 327) VENCIMENTOS PAGOS A MAIS AO FUNCIONRIO: S se consuma quando este, chamado a dar conta, cai em mora e no os devolve. INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES CP: Art. 313-A: Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou banco de dados da Administrao Pblica, com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: Pena - recluso, de 2 a 12 anos, e multa. OBJETIVIDADE JURDICA: Essa incriminao tem por objetividade jurdica a Administrao Pblica, particularmente a segurana do seu conjunto de informaes, inclusive ao meio informatizado, que, para a segurana de toda a coletividade, devem ser modificadas somente nos limites legais. Da se punir o funcionrio que, tendo autorizao para manipulao de tais dados, vem a macul-los pela modificao falsa ou incluso e excluso de dados incorretos. MODIFICAO OU INFORMAES ALTERAO NO AUTORIZADA DE SISTEMA DE

CP: Art.313-B: Modificar ou alterar o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: Pena deteno, de 3 meses a 2 anos, e multa

74

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte nico: As penas so aumentadas de 1/3 at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado. OBJETIVIDADE JURDICA: O objeto da tutela penal a Administrao Pblica, particularmente a incolumidade de seus sistemas de informaes e programas de informtica, que s podem sofrer modificaes ou alteraes quando a autoridade competente solicita ou autoriza a determinado funcionrio. Por tal razo, no havendo tal aquiescncia, a conduta punida, tanto mais por se levar em considerao que tais informaes, muitas vezes, encerram sigilo e interesses estratgicos do prprio Estado. EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO CP: Art. 314: Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; sonega-lo ou inutiliza-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, se o fato no constitui crime mais grave. SUBSIDIARIEDADE: o tipo do art. 314 apresenta um caso de subsidiariedade expressa, j que comina pena, ressalvando se o fato no constituir crime mais grave. Portanto, possvel que o fato constitua crime mais grave: a) se h especial fim de agir art. 305; b) se o agente no tiver a guarda ou no for funcionrio - art. 337; c) se o extravio, sonegao ou inutilizao acarretar pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social, art. 3, inc. I, da lei n 8137/90 EMPREGO IRREGULAR DE VERBAS OU RENDAS PBLICAS (crime de desvio de verbas) CP: Art. 315. Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de 1 a 3 meses, ou multa. TIPO OBJETIVO: O objeto material do delito : a) Verbas (somas de dinheiro reservadas ao pagamento de determinadas despesas); b) Rendas pblicas (valores, em dinheiro, recebidos pelo errio). A conduta que se incrimina a de dar aplicao diversa da estabelecida em lei (no sentido restrito no em mero decreto) s verbas ou rendas pblicas. TIPO SUBJETIVO: o dolo, que consiste na vontade de destinar as verbas ou rendas pblicas em desacordo com o estipulado na legislao, sendo indiferente lei penal a finalidade da conduta. CONCUSSO CP: Art. 316. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de 2 a 8 anos, e multa. CONCEITO: A expresso concusso, derivada do latim, se emprega quando se pretende indicar o ato de sacudir uma rvore para fazer cair os frutos. Segundo o conceito tradicional, trata-se de uma forma especial de extorso cometida pelo funcionrio pblico,

75

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte com abuso de autoridade, contra o particular. Consiste, pois, em um funcionrio pblico exigir de outrem, indevidamente uma vantagem. SUJEITOS: Ativo o funcionrio pblico (art. 317), incluindo aquele que, embora no tenha assumido a funo, atue em razo dela. Como em outros crimes prprios, nada impede que um particular seja co-autor ou partcipe, comunicando-se a ele a circunstncia elementar de ser o agente funcionrio pblico. Ex: O particular induz o funcionrio a comete o delito. Passivo o Estado, titular da regularidade dos atos administrativos. No plano secundrio, aparece tambm o particular vtima da exigncia ou outro funcionrio. ELEMENTOS OBJETIVOS DO TIPO: O ncleo do tipo o verbo exigir (impor como obrigao, ordenar, intimar). A conduta incriminada consiste em o funcionrio pblico exigir do sujeito passivo uma vantagem indevida, direta ou indiretamente, em razo do exerccio da funo. A exigncia pode ser: direta (exigncia formulada pessoalmente pelo agente diante do sujeito passivo) ou indireta (exigncia formulada de maneira capciosa ou aquela feita atravs de interposta pessoa). Para a tipicidade do fato, no necessrio que o executor da exigncia prenuncie ao sujeito passivo a prtica de um mal determinado; basta o temor genrico que a autoridade inspira, que influa na manifestao volitiva do sujeito passivo. H um constrangimento pelo abuso de autoridade por parte do agente. Para que o receio seja sentido pela vtima, no se exige que o autor, no momento da conduta, esteja no exerccio efetivo da funo, podendo este estar licenciado ou ainda no ter assumido o cargo. Imprescindvel que o fato seja cometido em razo da funo, prevalecendo-se o sujeito da autoridade que possui. A vantagem pode ser patrimonial ou econmica, presente ou futura, beneficiando o prprio agente ou terceiro. E se a vantagem beneficia a prpria Administrao ? No h concusso, podendo ocorrer o delito de exao (art. 316, 1) E se no h exigncia, mas mera solicitao ? Inexiste concusso, podendo haver corrupo passiva (art. 317) E se o particular oferece vantagem indevida ao funcionrio para que faa ou deixe de fazer alguma coisa, havendo nexo causal com o exerccio da funo pblica ? O crime por parte do particular ser corrupo ativa (art. 333) ELEMENTO NORMATIVO DO TIPO: Encontra-se na expresso indevida, que qualifica a vantagem Se a vantagem devida o fato se ressente de tipicidade de concusso, podendo haver outro delito, como o abuso de autoridade. ELEMENTOS SUBJETIVOS DO TIPO: o dolo (vontade livre e consciente dirigida exigncia de vantagem que sabe ser indevida) + o elemento subjetivo do tipo contido na

76

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte expresso: para si ou para outrem (dolo especfico na doutrina tradicional). No h modalidade culposa. Nada impede a ocorrncia do erro de tipo, que existe quando o agente desconhece que indevida a vantagem pretendida. TIPO QUALIFICADO: Tratando-se de funcionrio ocupante de funo de direo ou de assessoramento ou de cargo de direo, de aplicar-se a causa de aumento de pena prevista no 2 do art. 327 CONSUMAO: Consuma-se o crime de concusso, que de natureza formal, com a simples exigncia da vantagem. Se sobrevm a efetiva percepo desta, ocorre apenas o exaurimento do crime, circunstncia que no altera o ttulo do delito nem a pena. Ressalte-se que, se a vantagem devolvida ou se no ocorre prejuzo efetivo para a vtima, no se desnatura o crime. TENTATIVA: admissvel desde que a exigncia no seja oral. AO PENAL: Pblica incondicionada. DISTINO: Distingue-se a concusso da extorso porque, na primeira, a ameaa diz respeito funo pblica e as represlias prometidas, expressa ou implicitamente, a ela se referem. Havendo violncia ou ameaa de mal estranho qualidade ou funo do agente, h extorso. EXCESSO DE EXAO:( 1 do art. 316) 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena recluso, de 3 a 8 anos, e multa. CONCEITO: Consiste o crime em exceder-se o funcionrio no desempenho da funo que a de receber tributo ou contribuio social. Exao a cobrana rigorosa de dvida ou imposto, a exatido, pontualidade, correo, punindo-se o seu excesso. OBJETIVIDADE JURDICA: O bem jurdico penalmente protegido a Administrao Pblica. SUJEITOS: No crime de excesso de exao, o sujeito ativo o funcionrio pblico, ainda que no encarregado da arrecadao do tributo ou contribuio social. Admite-se a participao de particular. O sujeito passivo o Estado, e, secundariamente, o particular vtima da conduta (como tambm outro funcionrio). ELEMENTOS OBJETIVOS DO TIPO: A descrio tpica apresenta duas modalidades de infrao: Na primeira parte do dispositivo pune-se a conduta do funcionrio que exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido (no determinados por

77

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte lei). Na 2 parte, incrimina-se o comportamento do funcionrio que, embora devido (o tributo ou a contribuio social) emprega na cobrana meio vexatrio (humilhante, vergonhoso) ou gravoso (que acarreta maiores despesas para o contribuinte) que a lei no autoriza. O objeto do crime o tributo (imposto, taxa, contribuio de melhoria) ou a contribuio social (de interveno do domnio econmico e de interesse de categorias profissionais ou econmicas institudas pela Unio, Estados ou Municpios). ELEMENTOS SUJETIVOS DO TIPO: So trs: a) Na 1 parte do 1 o dolo, vontade livre e consciente de exigir ou cobrar tributos ou contribuies sociais que sabe (dolo direto) ou deveria saber (dolo eventual) indevidos. Na 2 parte apenas o dolo direto (escola tradicional: dolo genrico). O tipo no admite modalidade culposa. CONSUMAO: Na 1 modalidade, com a efetiva exigncia, sem dependncia do recebimento. Na 2 modalidade, com o emprego do meio vexatrio ou gravoso, independentemente do efetivo recebimento. TENTATIVA: Admite-se. FIGURA QUALIFICADA ( 2 do art. 316) 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de 2 a 12 anos, e multa. Tal figura qualificada aplicvel somente ao incidindo sobre a concusso descrita no caput. excesso de exao ( 1), no

Trata-se de um desdobramento da 1 modalidade tpica descrita no 1, apresentando dois momentos: 1) o funcionrio recebe, indevidamente, taxa, imposto ou emolumento para recolher aos cofres pblicos; 2) aps o recebimento, desvia o objeto material em proveito prprio ou alheio. Significa que, ao invs de recolher aos cofres pblicos o que indevidamente recebeu, no o faz, dele se apoderando. E se o apoderamento ocorre depois do recolhimento do tributo aos cofres pblicos? H delito de peculato. O tipo apresenta dois elementos subjetivos: 1) o dolo, que consiste na vontade livre e consciente de desviar a importncia indevidamente recebida; 2) a inteno de locupletao, contida na expresso em proveito prprio ou alheio. Consuma-se com o efetivo desvio e admite a forma tentada.

CORRUPO PASSIVA

78

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CP: Art. 317: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de 1 a 8 anos, e multa. REMISSO: Existem duas espcies de corrupo: a) a ativa, quando se tem em mira a figura do corruptor; b) a passiva, em face da figura do funcionrio pblico corrompido. Nosso CP descreve a corrupo passiva (do funcionrio) no art. 317 e a ativa (de terceiro) que prevista como infrao separada e independente, no art. 333. A corrupo passiva pode ser considerada uma forma de mercancia de atos de ofcio que devem ser realizados pelo funcionrio. um delito que apresenta um contedo torpe, atingindo o Estado no que diz respeito Administrao Pblica. OBJETO JURDICO: A Administrao Pblica, especialmente a sua moralidade. SUJEITOS DO DELITO: Ativo s o funcionrio pblico (art. 327), ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, desde que pratique o crime em razo da funo pblica. Admite-se, entretanto, a participao do particular, mediante induzimento, instigao ou auxlio secundrio. Passivo O Estado, titular do bem jurdico tutelado, e o extraneus quando no pratica o crime de corrupo ativa. TIPO OBJETIVO: So trs as condutas inscritas no tipo: a) solicitar (pedir); b) receber (aceitar entrar na posse); c) aceitar promessa (anuir, concordar com a proposta). A solicitao pode ser direta (pelo prprio funcionrio) ou indireta (mediante interposio de outra pessoa), de forma clara (indubitvel) ou insinuada. imprescindvel para a caracterizao do ilcito em estudo que a prtica do ato tenha relao com a funo do sujeito ativo, ainda que esteja fora da funo ou antes de assumi-la. O que se pune o trfico da funo pblica. Ressalte-se que, no se tipifica a infrao se o pagamento feito ou prometido no feito ratione oficii, podendo nesse caso ocorrer o crime de explorao de prestgio, estelionato, etc. O objeto material a vantagem indevida. A respeito divide-se a doutrina: para alguns autores, seria apenas a vantagem patrimonial, como dinheiro ou qualquer utilidade material; para outros, qualquer espcie de benefcio ou de satisfao de desejo. TIPO SUBJETIVO: O dolo a vontade de praticar uma das modalidades de conduta inscritas no tipo, tendo o agente conscincia de que ela ilcita. O elemento subjetivo do tipo est previsto na expresso para si ou para outrem. CONSUMAO: Crime formal, a corrupo passiva atinge o momento consumativo no instante em que a solicitao chega ao conhecimento do terceiro, ou em que o funcionrio recebe a vantagem ou aceita a promessa de sua entrega.

79

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte TENTATIVA: No tocante solicitao, s atravs de meio escrito possvel a tentativa. Ex: carta contendo a solicitao que, extraviada, no chega ao destinatrio, sendo levada autoridade policial. O funcionrio tentou solicitar. Em relao ao recebimento da vantagem no possvel a figura tentada. Ou o sujeito recebe ou no recebe. Quanto ao verbo aceitar promessa de vantagem no admissvel a tentativa, seja o meio verbal ou por escrito. Ou ele aceita ou no aceita. Se remete ao corruptor uma carta contendo a aceitao, ainda que ela no chegue ao seu conhecimento, o delito est consumado, (consumou-se no momento em que, na carta, fixou a aceitao).

CORRUPO PASSIVA PRPRIA E IMPRPRIA QUALIFICADA ( 1 do ar. 317). 1: A pena aumentada de 1/3, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. So casos em que o exaurimento do delito funciona como condio de imposio de pena de maior severidade.

CORRUPO PASSIVA PRPRIA PRIVILEGIADA ( 2 do art. 317) 2: Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano, ou multa. Nesse caso, a pena abstratamente reduzida. Diferencia-se das outras formas tpicas pelo motivo que determina a conduta do funcionrio. Ele no vende o ato funcional em face de interesse prprio ou alheio, pretendendo receber uma vantagem. Aqui, exige-se que haja pedido ou influncia. a deferncia do sujeito ativo que d origem ao delito.

FACILITAO DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO CP: Art. 318. Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho (art. 334): Pena - recluso, de 3 a 8 anos, e multa. Contrabando o fato de importar ou exportar mercadorias que so total ou parcialmente proibidas de entrar ou sair do pas.

80

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Descaminho a importao ou exportao de mercadorias sem o pagamento do tributo devido. Neste, a importao ou exportao so permitidas, constituindo o delito na fraude tendente a evitar o pagamento do tributo devido TIPO OBJETIVO: Incrimina-se a facilitao da prtica de contrabando ou descaminho. A facilitao precisa ser com infrao do dever funcional do agente, pois, se no houver esta transgresso, poder haver participao no crime do art. 334, mas no a caracterizao do crime do art. 318. TIPO QUALIFICADO: At. 327, 2, CP

PREVARICAO CP: Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. OBJETO JURDICO: A Administrao Pblica SUJEITOS: Ativo s o funcionrio pblico. Admite a participao de terceiro no qualificado. Passivo o Estado (eventualmente, como sujeito passivo secundrio: o particular que vem a sofrer dano ou perigo de dano em face da realizao, omisso ou retardamento da prtica do ato de ofcio. TIPO OBJETIVO: O crime pode ser praticado de trs maneiras: a) Retardando ato de ofcio (no realizao de tal ato dentro de um prazo estabelecido pela lei, pouco importando que a demora venha a tornar sem validade o ato posteriormente praticado; b) Deixando de realiz-lo (nesta forma o sujeito, definitivamente, no realiza o ato); c) Realizando-o de forma ilegal. TIPO SUBJETIVO: o dolo, ou seja, a vontade livre e consciente de praticar as aes ou omisses indicadas, e o elemento subjetivo do tipo expresso pela especial finalidade de agir (para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Na doutrina tradicional o dolo especfico. No h punio a ttulo de culpa. CONSUMAO: com o efetivo retardamento, omisso ou realizao do ato. TENTATIVA: Admite-se na forma comissiva, mas no na omissiva. CONFRONTO COM OUTROS DELITOS:

81

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Prevaricao X Desobedincia Apresentam pontos de semelhana. Diferem, entretanto, em que na desobedincia (art. 330) o sujeito ativo s pode ser o particular ou funcionrio pblico quando no age em razo de sua funo. Prevaricao X Corrupo Passiva nesta h um ajuste entre o corrupto e o corruptor, o que inexiste na prevaricao. FIGURA QUALIFICADA: Art. 327, 2, CP. CONDESCENDNCIA CRIMINOSA CP: Art. 320. Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. O delito ocorre quando o sujeito ativo, funcionrio pblico, levado a agir ou deixar de agir por indulgncia, no denuncia ou no responsabiliza seu subordinado que violou mandamentos de natureza administrativa, no exerccio do cargo. Consuma-se com a omisso e no admite tentativa. No h forma culposa. TIPO QUALIFICADO: Art. 327, 2, CP. ADVOCACIA ADMINISTRATIVA CP: Art. 321. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de 1 a 3 meses, e multa. Pargrafo nico: Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, alm da multa. Patrocinar significa pleitear, advogar, facilitar, etc. O patrocnio pode ser: a) formal e explcito (peties, razes, etc); b) dissimulado (acompanhamento pessoal de processos, pedido a funcionrio encarregado de procedimento, etc) O interesse privado pode ser legtimo ou ilegtimo. Neste ltimo caso, incide a qualificadora do pargrafo nico. CAUSA DE AUMENTO DE PENA: 2 do art. 327, CP. VIOLNCIA ARBITRRIA

82

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CP: Art. 322. Praticar violncia, no exerccio de funo ou a pretexto de exerc-la: Pena - deteno, de 6 meses a 3 anos, alm da pena correspondente violncia. REVOGAO: controvertida a vigncia do transcrito dispositivo legal. Para alguns ele foi revogado pela lei que define os delitos de abuso de autoridade (Lei n 4898/65). Para outros, no. TIPO SUBJETIVO: O primeiro o dolo, vontade livre e consciente de praticar o ato violento. Exige-se outro: conscincia da ilegitimidade da conduta. ABANDONO DE FUNO CP: Art. 323. Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. 1: Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. 2: Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena deteno, de 1 a 3 anos, e multa. TIPO OBJETIVO: Embora a rubrica do delito seja abandono de funo, a conduta que, efetivamente, se pune abandonar o cargo pblico. TIPO SUBJETIVO: O dolo, que consiste na vontade de abandonar, com conscincia de que poder acarretar dano Administrao. Inexiste punio a ttulo de culpa. FIGURA QUALIFICADA PELO PREJUZO: 1, art. 323. FIGURA QUALIFICADA PELO LUGAR DE FRONTEIRA: 2 art.323 FIGURA QUALIFICADA ESPECIAL ART. 327, 2 EXERCCIO FUNCIONAL ILEGALMENTE ANTECIPADO OU PROLONGADO CP: Art. 324. Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. CONSUMAO E TENTATIVA: O momento consumativo do delito ocorre com a realizao do primeiro ato de ofcio indevido. No necessrio que o funcionrio realize indevidamente uma srie de atos funcionais. Basta a prtica de um. A tentativa admissvel. Ex: o agente, j na repartio pblica, aps sua exonerao, tenta realizar ato de ofcio, sendo obstado pelo diretor. VIOLAO DE SIGILO FUNCIONAL CP: Art. 325: Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao:

83

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Pena - deteno, de 6 meses a 2 anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1: INas mesmas penas deste artigo incorre quem: permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; se utiliza, indevidamente, do acesso restrito.

II-

2 Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: Pena recluso, de 2 a 6 anos, e multa. SUBSIDIARIEDADE EXPRESSA: Tal delito subsidirio. O preceito sancionador ressalva a possibilidade de o fato constituir crime mais grave, que pode ser espionagem ou revelao de segredo com ofensa Segurana Nacional (Lei n 7170/83, arts. 13, 14 e 21) ou a violao de sigilo militar (COM, art. 326), transmisso ilcita de informaes sigilosas no mbito da energia nuclear (Lei n 6453/77). TIPO SUBJETIVO: o primeiro o dolo, ou seja, vontade livre de revelar ou facilitar a revelao, com conscincia de que o fato deveria ser mantido em sigilo. O segundo est na expresso de que tem cincia em razo do cargo. Se o sujeito no teve conhecimento do segredo em razo do cargo no h dlito, podendo haver outro (art. 154, CP). A ausncia de um dos elementos subjetivos do tipo conduz atipicidade do fato. No h punio a ttulo de culpa. FIGURA QUALIFICADA: Art. 327, 2, CP. SIGILO FUNCIONAL DE SISTEMA DE INFORMAES: 1, art.325 AUMENTO DE PENA: 2, art. 325 VIOLAO DE SIGILO DE PROPOSTA DE CONCORRNCIA CP: Art. 326. Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. CONSUMAO: Com o efetivo conhecimento do sigilo pelo agente ou por terceiro, sem dependncia de outros resultados. TENTATIVA: Admite-se

84

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL O Cdigo Penal, no Captulo, II, Ttulo XI, descreve delitos comuns praticados por particular contra a Administrao Pblica em geral. A, o legislador tambm protege o normal funcionamento da mquina administrativa contra a conduta de estranhos, procurando conceder prestgio, lisura e seriedade prestao de servios. de observar-se que, o citado diploma legal, nos Captulos I e II do Ttulo XI, empregou as expresses crimes praticados por funcionrio pblico e crimes praticados por particular para indicar que, no primeiro caso o delito prprio, ou seja, tem como sujeito ativo o funcionrio pblico e, no segundo, comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa, no se excluindo o funcionrio pblico quando se despe da qualidade funcional. Os delitos so os seguintes: USURPAO DE FUNO PBLICA CP: Art. 328. Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de 3 meses a 2 anos, e multa. Pargrafo nico. Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - recluso, de 2 a 5 anos, e multa OBJETO JURDICO: a Administrao Pblica, especialmente a regularidade de seus servios. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. Em regra o particular, porm poder o funcionrio pblico ser agente do delito, quando se investir em funo que na verdade no possui (exerccio abusivo de funo alheia). SUJEITO PASSIVO: o Estado. TIPO OBJETIVO: a conduta incriminada usurpar (exercer, indevidamente, apoderarse, tomar) o exerccio da funo pblica. necessrio o efetivo exerccio da funo, no bastando que o agente apenas arrogue a si funo que no tem. TIPO SUBJETIVO: o dolo (genrico), ou seja, a vontade livre e consciente dirigida a usurpar a funo pblica. O sujeito deve ter plena conscincia da ilegitimidade de sua conduta. No h forma culposa. CONSUMAO: Com a efetiva prtica de algum ato de ofcio, independentemente de outro resultado. TENTATIVA: Admite-se. Ex: o sujeito, dizendo-se funcionrio pblico, j na repartio, impedido de realizar ato de ofcio inerente funo alegada.

85

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CONFRONTO: Se o agente apenas simula a qualidade de funcionrio pblico, ou usa uniforme ou distintivo: arts. 45 e 46 da LCP. Tratando-se de exerccio de funo militar, pode se configurar crimes especiais (arts. 167 e 176 do CPM). Havendo o exerccio ilegtimo da funo pblica para auferir o agente vantagem patrimonial indevida, ocorre crime de estelionato. CONCURSO DE CRIMES: o crime de usurpao de funo pblica pode concorrer com outro ilcito, em concurso material ou formal. FIGURA QUALIFICADA: A vantagem pode ser material ou moral, mas tem que ser efetiva. O sujeito pode auferir a vantagem para si prprio ou para terceiro.

RESISTNCIA CP: Art. 329. Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio: Pena - deteno, de 2 meses a 2 anos. 1 Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena: recluso de 1 a 3 anos. 2 As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. OBJETO JURDICO: A Administrao Pblica. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa SUJEITO PASSIVO: o Estado; secundariamente, a pessoa contra a qual a ao praticada (funcionrio ou pessoa que o auxilia) TIPO OBJETIVO: a conduta incriminada a oposio execuo de ato funcional. Os meios empregados so a violncia fsica (exercida contra o executor ou seu auxiliar, no contra a coisa) ou a ameaa verbal ou escrita (independente da gravidade). So pressupostos do delito em estudo: a) Ato legal: indispensvel a legalidade do meio e forma de execuo, posto que a ilegalidade do ato do funcionrio pblico, torna legtima a resistncia e afasta a tipicidade do comportamento. Porm, a injustia do ato no descaracteriza a resistncia, o que se exige a legalidade daquele. Ressalte-se que, o ato funcional deve ser contemporneo resistncia; b) Funcionrio competente: Se incompetente o fato atpico. TIPO SUBJETIVO: o dolo (genrico), que consiste na vontade de empregar violncia ou ameaa, com conscincia da legalidade do ato e da condio de funcionrio do executor + o elemento subjetivo: a fim de opor-se execuo (dolo especfico). Inexiste forma culposa.

86

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte CONSUMAO: Com a prtica da violncia ou ameaa. TENTATIVA: Admite-se. DISTINO: Resistncia X Desacato: naquela h violncia ou ameaa para que a ordem no seja executada. Neste ltimo, h o desejo de menosprezar ou humilhar o funcionrio. As palavras ultrajantes, que no configuram ameaa, no constituem resistncia, podendo haver desacato (art. 331). Resistncia X Desobedincia: distinguem-se por no existir nesta ltima figura violncia ou ameaa pessoa incumbida da prtica do ato legal. Ressalte-se que a resistncia passiva no tipifica o delito de resistncia, porque no h agresso contra o funcionrio. Ex: Dada voz de priso a algum, ele se agarra a um poste para no ser conduzido Delegacia. Na hiptese poder se caracterizar o crime de desobedincia (art. 330). FIGURA QUALIFICADA ( 1): Se o ato, em razo da resistncia, no se executa, o crime torna-se qualificado, com penas mais severas, no s porque deixa de ser cumprida a lei, como tambm desmoralizada a autoridade. O 1 cuida de hiptese de crime exaurido, punido o fato mais severamente pelo resultado obtido pelo agente. Para tanto, necessrio que o funcionrio pblico, realmente, no consiga vencer a resistncia. Se ele, no obstante a resistncia, pode executar o ato, mas no o faz, inexiste a forma qualificada. CONCURSO DE CRIMES ( 2): o legislador prev concurso material entre a resistncia e o delito em que consiste a violncia fsica (leso corporal ou homicdio), determinando a cumulao das penas correspondente a cada um deles. A contraveno de vias de fato absorvida pela elementar violncia, no subsistindo como infrao autnoma. DESOBEDINCIA CP: Art. 330. Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno de 15 dias a 6 meses, e multa OBJETO JURDICO: A Administrao Pblica, especialmente o cumprimento de suas ordens. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. At mesmo o funcionrio pblico, estando fora de suas funes, pode tambm cometer o crime. SUJEITO PASSIVO: o Estado. Ofendido tambm o funcionrio que d ou expede a ordem desde que tenha atribuio ou competncia para tanto. TIPO OBJETIVO: O ncleo do tipo desobedecer, ou seja, no cumprir, no atender, no acatar a ordem legal. Tanto pode ser praticada por omisso, no atuando o agente como deve, quanto por comisso, agindo quando deve se abster. necessrio que: a) trate-se de uma ordem (no bastando um pedido ou solicitao para fazer ou deixar de fazer alguma coisa). Para que se configure o crime de desobedincia, a ordem deve ser transmitida diretamente ao destinatrio, o que se pode fazer por vrias maneiras ou

87

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte modos (verbalmente, por escrito, etc.), e nunca pode ser presumida. Tambm necessrio que a ordem seja individualizada, isto , dirigida inequivocamente a determinada pessoa, que tem o dever jurdico de receb-la ou acat-la; b) seja a ordem legal : indispensvel a sua legalidade, substancial e formal. A ordem pode at ser injusta, todavia no pode ser ilegal; c) seja ordem de funcionrio pblico: necessria a competncia funcional deste para expedir ou executar a ordem. TIPO SUBJETIVO: o dolo (genrico), ou seja, a vontade livre e consciente de desobedecer a ordem legal que tem obrigao ce cumprir. O erro ou o motivo de fora maior exclui o elemento subjetivo. No h forma culposa. CONSUMAO: Na forma comissiva : o crime consuma-se quando pratica o ato de que devia abster-se. Na forma omissiva: quando o sujeito devia agir e no o faz no lapso de tempo determinado. TENTATIVA: possvel apenas na forma comissiva. DISTINO: Desobedincia X Resistncia: neste ltimo h o emprego de violncia ou ameaa ao funcionrio. Desobedincia X Exerccio Arbitrrio das Prprias Razes: neste ltimo o agente desobedece a ordem para satisfazer pretenso, ainda que legtima. Desobedincia X Prevaricao: tratando-se de funcionrio que desobedece a ordem legal no se configura o crime de desobedincia, mas, eventualmente, o de prevaricao. COMINAO DE SANO CIVIL OU ADMINISTRATIVA: Enfim, esto de acordo a doutrina e jurisprudncia de que no se configura o crime de desobedincia quando alguma lei de contedo no penal comina penalidade administrativa, civil ou processual para o fato. No h que se falar, porm, em bis in idem na aplicao cumulativa dessas sanes com a pena quando a prpria lei extrapenal prev, expressamente a possibilidade de cumulao das reprimendas. CONCURSO DE CRIMES: a prtica de outro crime, por si mesma, no pode constituir, ao mesmo tempo, o crime de desobedincia. O crime de resistncia absorve o de desobedincia, que nada mais do que a resistncia passiva.

DESACATO CP: Art. 331: Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela: Pena - deteno, de 6 meses a 2 anos, e multa. OBJETO JURDICO: pblica. A Administrao Pblica, principalmente o respeito funo

SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa SUJEITO PASSIVO: O Estado; secundariamente, o funcionrio ofendido em sua honra profissional (funcional).

88

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte TIPO OBJETIVO: O ncleo desacatar tem o sentido de ofender, menosprezar, humilhar, podendo o desacato consistir em palavras injuriosas, difamatrias ou caluniosas, vias de fato, agresso fsica, ameaas, gestos obscenos, etc. necessrio que o desacato seja contra funcionrio pblico: a) no exerccio da funo; ou b) em razo dela. TIPO SUBJETIVO: o dolo (genrico), consistente na vontade livre e consciente de proferir palavra ou praticar ato injurioso + elemento subjetivo referente ao especial fim de desprestigiar a funo pblica do ofendido (dolo especfico). Inexiste forma culposa. CONSUMAO: Com o ato ou palavra, de que o ofendido tome conhecimento. TENTATIVA: Admite-se, na dependncia do meio empregado pelo agente. Se a ofensa for oral, crime formal, no se admite a tentativa. DISTINO: Quando no se configura o crime de desacato, pela ausncia do ofendido, pela inexistncia de relao com a funo pblica ou de qualquer elemento do tipo, pode configurar-se um dos crimes contra a honra. CONCURSO DE CRIMES: O desacato absorver a infrao cometida em sua execuo. Ex: A injria, infrao mais leve, absorvida pelo desacato por constituir elemento deste. Caso a infrao seja mais grave haver concurso formal. TRFICO DE INFLUNCIA CP: Art. 332: Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo: Pena - recluso, de 2 a 5 anos, e multa. Pargrafo nico: A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. OBJETO JURDICO: A Administrao Pblica. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico. SUJEITO PASSIVO: O Estado. Ofendido , secundariamente, quem pretende obter a suposta influncia do sujeito ativo. TIPO OBJETIVO: O comportamento incriminado consiste em solicitar (pedir, procurar, buscar), exigir (mandar, reclamar, impor), cobrar (pedir pagamento) ou obter (receber, conseguir, adquirir) vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influncia junto a funcionrio pblico. Trata-se de forma de fraude em que o sujeito, alegando ter prestgio junto a funcionrio pblico, faz crer vtima, enganosamente,possuir condies de alterar o comportamento daquele. H, na verdade, uma fraude contra o comprador de influncia.

89

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte TIPO SUBJETIVO: o primeiro o dolo, consistente na vontade livre e consciente dirigida conduta ou ao engano da vtima, fazendo crer a ela que ir influenciar na atitude do funcionrio, abrangendo a pretenso de obteno de vantagem ou a promessa de sua obteno + o elemento subjetivo contido na expresso para si ou para outrem. Inexiste forma culposa. CONSUMAO: Nos verbos solicitar, exigir e cobrar o delito formal, atingindo a consumao com a simples ao do sujeito. No verbo obter, crime material, consuma-se o crime no momento em que o sujeito obtm a vantagem ou sua promessa. TENTATIVA: Admite-se, embora de difcil ocorrncia. Ocorre, por exemplo, quando o agente solicita, exige ou cobra a vantagem por escrito interceptado antes do conhecimento do ofendido. DISTINO: Art. 332 X Art. 357: Tm o mesmo nomen juris, com a diferena de que, enquanto aquele ofende a Administrao pblica, este ltimo ofende a Administrao da Justia. Ademais, quando a vantagem patrimonial e o pretexto influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha, o crime passa a ser o do art. 357. Quando o agente realmente goza de influncia junto a funcionrio e dela se utiliza, poder ocorrer outro crime, como a corrupo ativa, que absorve o trfico de influncia. CONCURSO DE CRIMES: O trfico de influncia absorve o estelionato. Quando, contudo, falta algum elemento tpico do crime do art. 332, subsiste o estelionato. E se o agente corromper o funcionrio ? Ciente o interessado do acordo, haver dois delitos: corrupo passiva por parte do funcionrio; ativa em relao ao interessado e corretor. FIGURA QUALIFICADA: pelo maior dano Administrao Pblica, a pena aumentada de metade se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. CORRUPO ATIVA CP: Art. 333. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena - recluso, e 1 a 8 anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. REMISSO: a CORRUPO PASSIVA prevista no art. 317, como infrao separada e independente.

90

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte OBJETO JURDICO: A Administrao Pblica, especialmente a sua moralidade. SUJEITO ATIVO: qualquer pessoa, inclusive, o funcionrio pblico desde que no aja com essa qualidade. SUJEITO PASSIVO: o Estado. TIPO OBJETIVO: Dois so os ncleos: a) Oferecer (por disposio, exibir, expor a vantagem indevida, etc.); b) Prometer (obrigar-se, comprometer-se, garantir a entrega de alguma coisa). Os meios de execuo do oferecimento ou da promessa so vrios: palavras, gestos, atos, escritos, etc. Exige-se que a oferta ou a promessa sejam feitas atravs de ato inequvoco e que tenham por finalidade que o funcionrio pratique, omita ou retarde ato de ofcio. Inexiste o delito na hiptese de ausncia de oferta ou promessa de vantagem. A vantagem deve enderear-se ao funcionrio, no a terceiro (parente ou amigo). O objeto material a vantagem de qualquer natureza (material ou moral) que se destina ao funcionrio pblico (art. 327, CP). E se o funcionrio pblico repele a conduta do sujeito ? Ainda assim configura-se o delito, uma vez que a lei incrimina o simples oferecer ou prometer vantagem. O funcionrio, porm, no responder por delito algum (no aceitou a promessa e nem recebeu a vantagem). TIPO SUBJETIVO: dolo (genrico), consistente na conscincia e vontade de oferecer ou prometer vantagem + dolo (especfico) referente ao especial fim de agir: para determinlo a praticar, omitir ou retardar. No h modalidade culposa. CONSUMAO: Se d quando o oferecimento ou promessa chegam ao conhecimento do funcionrio. O crime formal, se consumando com a simples oferta ou oferecimento, ainda que o funcionrio pblico rechace o suborno. TENTATIVA: Admite-se teoricamente, dependendo da forma de execuo. Cuidando-se de crime unissubsistente, como a oferta verbal, no admissvel. Tratando-se, entretanto, de crime plurissubsistente, como a oferta por carta, admite-se a tentativa. DISTINO: Art. 333 (trfico de influncia) X Art. 334 (contrabando ou descaminho) Nesse ltimo caso, a promessa se destina ao perito, tradutor, intrprete, testemunha, tratado-o como crime praticado contra a Administrao Pblica. Art. 333 X Art. 309 do CPM (este ltimo diz respeito ao ato funcional militar.) FIGURA QUALIFICADA (pargrafo nico): A pena aumentada de 1/3 se o funcionrio pblico retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. H, no caso, maior leso Administrao Pblica. Esta figura qualificada encontra semelhana no art. 317, 1. OUTROS CRIMES DO CP (praticados por funcionrio contra a AP): CONTRABANDO OU DESCAMINHO - art. 334 IMPEDIMENTO, PERTUBAO OU FRAUDE DE CONCORRNCIA - art. 335

91

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte INUTILIZAO DE EDITAL OU DE SINAL - art. 336 SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO - art. 337 SONEGAO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA - art.337-A

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA DENUNCIAO CALUNIOSA CP: Art. 339. Dar causa a instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil, ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime que o sabe inocente: Pena - recluso de 2 a 8 anos, e multa 1 A pena aumentada da sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto.

92

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte 2 A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno. OBJETO JURDICO: O interesse da justia e, secundariamente, a honra da pessoa acusada SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa SUJEITO PASSIVO: O Estado (principal) e a pessoa acusada caluniosamente (secundrio) TIPO OBJETIVO: O ncleo dar causa tem o sentido de provocar, originar, motivar. Pune-se o agente que d causa a instaurao de investigao policial ou de processo judicial. A causao pode ser direta (o sujeito, diretamente, apresenta a notcia criminal autoridade policial ou judiciria, verbalmente ou por escrito) ou indireta (o sujeito d causa iniciativa da autoridade por qualquer outro meio, como carta e telefonemas annimos, gestos, rdio, televiso, etc.). A ao da autoridade pblica deve Ter sido causada por conduta espontnea do sujeito, isto , a iniciativa de movimentar a autoridade deve ser ato prprio do agente e no de terceiro. Assim, no h denunciao caluniosa no caso de um ru ou uma testemunha acusar algum da prtica de infrao penal durante o interrogatrio ou o depoimento. Nessas hipteses, subsiste a responsabilidade do ru a ttulo de calnia; da testemunha, a ttulo de falso testemunho. A tnica do dispositivo est em sua parte final: o agente d causa aqueles procedimentos, contra algum, imputando-lhe crime de que sabe inocente. Requer-se, pois: a) a imputao de crime (deve tratar de fato previsto como crime. Se trata de contraveno, o caso de reduo de pena: 2); b) pessoa determinada (deve haver individualizao certa do acusado; c) cincia da inocncia ( o agente deve saber que o imputado inocente, seja porque no foi o autor do crime, seja porque o delito no existiu) TIPO SUBJETIVO: o dolo direto, no bastando o dolo eventual, pois o agente precisa saber sem dvida, que o imputado inocente. Se, subjetivamente, o agente acredita na imputao que faz, no haver o crime do art. 339. O dolo superveniente tambm no basta caracterizao da figura. No h punio a ttulo de culpa. CONSUMAO: Com a instaurao da investigao policial ou do processo judicial. TENTATIVA: Admite-se. Ex: a autoridade policial, diante da narrativa do sujeito, no leva a srio a falsa denunciao. DISTINO: A falsa imputao de crime sem a vontade de provocar a investigao policial ou processo criminal constitui calnia. Se a comunicao de crime imaginrio ou atribudo pessoa indeterminada, art. 340 do CP. CONCURSO DE CRIMES: Pode haver concurso com outros crimes, salvo com a calnia que absorvida.

93

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte FIGURAS: QUALIFICADA ( 1- aumento de pena quando o agente se serve de anonimato ou de nome suposto) e PRIVILEGIADA ( 2- diminuio de pena se a imputao s da prtica de contraveno). AO PENAL: Pblica incondicionada COAO NO CURSO DO PROCESSO CP: Art. 344. Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. OBJETO JURDICO: A Administrao da Justia SUJEITOS: ATIVO - qualquer pessoa; PASSIVO - O Estado; secundariamente, a pessoa que sofre a coao. TIPO OBJETIVO: Pune-se quem usar (empregar) de violncia (fsica contra a pessoa) ou grave ameaa (promessa de causar mal futuro, srio e verossmil). A violncia fsica ou ameaa exercida contra a autoridade (juiz, delegado), parte (autor, ru, promotor de justia) ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir (escrivo, perito, tradutor, intrprete, testemunha, jurado) em processo judicial (cvel ou penal), policial (inqurito, TCO) ou administrativo, ou em juzo arbitral (arts. 1072/1102, CPC) TIPO SUBJETIVO: o dolo (genrico), consistente na vontade livre e consciente de usar de violncia ou grave ameaa + o dolo especfico (elemento subjetivo do tipo referente ao especial fim de favorecer interesse prprio ou alheio). Inexiste forma culposa. CONSUMAO: Com o uso da violncia ou grave ameaa, independentemente do resultado alcanado. TENTATIVA: Admite-se,. CONCURSO DE CRIMES: Haver concurso material com o crime de violncia (leses corporais, homicdio), mas a contraveno de vias de fato fica absorvida. AO PENAL: Pblica incondicionada EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES CP: Art. 345. Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena violncia deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa, alm da pena correspondente

94

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte Pargrafo nico. Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. OBJETO JURDICO: A Administrao da Justia. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa SUJEITO PASSIVO: O Estado e a pessoa prejudicada. TIPO OBJETIVO: O art. 345 um tipo de conduta livre em que o agente faz justia pelas prprias mos, para satisfazer uma pretenso. Esta se apresenta como um direito que o agente tem ou julga ter, isto , pensa de boa-f possui-lo e, em vez de recorrer justia, arbitrariamente satisfaz sua pretenso. Qualquer meio de execuo pode ser empregado: violncia, ameaa, fraude, subtrao, etc. pressuposto do delito, porm, que o comportamento seja para satisfazer pretenso embora legtima. Mesmo que a pretenso seja ilegtima configura-se o delito se o agente est convencido de ser titular do direito, que pode ser qualquer um: real, pessoal, de famlia, etc. Essa pretenso o pressuposto do crime. EXCLUSO DA ILICITUDE: Prev a lei elemento normativo ao excluir do tipo penal a prtica do ato quando a lei o permite. indiferente que a permisso venha de lei civil (defesa ou desforo imediato, reteno, etc.) ou penal (legtima defesa, estado de necessidade, etc.). TIPO SUBJETIVO: o dolo (genrico) que consiste na vontade livre e consciente de praticar a ao + o elemento subjetivo do tipo referente ao especial fim de agir (para satisfazer pretenso), que a escola tradicional denomina: dolo especfico. Inexiste forma culposa. CONSUMAO: crime formal, consuma-se com a realizao da conduta que visa a satisfao da pretenso, isto , com o emprego dos meios de execuo. De modo que no necessrio que o agente consiga a satisfao de sua pretenso, bastando que empregue meios executrios tendentes aquele fim. H, entretanto, entendimento de que a consumao se d com a efetiva satisfao da pretenso. TENTATIVA: Admite-se. DISTINO: Tendo em vista a pretenso do agente, que atua contra o suposto devedor, no h como se confundir o delito do art. 345 com os demais (estelionato, extorso, apropriao indbita). CONCURSO DE CRIMES: Por disposio expressa, o agente responde pelo concurso material de exerccio arbitrrio das prprias razes quando houver violncia fsica (homicdio, leses corporais). As vias de fato, a ameaa, o dano, etc. so absorvidos.

95

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Penal - Crime por Prof Maria Helena da Fonte AO PENAL: em regra privada, ainda que haja violncia moral (grave ameaa) ou violncia contra a coisa. Havendo, porm, violncia fsica (violncia contra a pessoa), o crime de ao pblica. Saliente-se que, por fora do art. 2 do art. 24 do CPP, a ao penal pblica incondicionada quando o crime praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, Estado ou Municpio. OUTROS CRIMES DO CP CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA: REINGRESSO DE ESTRANGEIRO EXPULSO - art. 338 COMUNICAO FALSA DE CRIME OU CONTRAVENO - art. 340 AUTO-ACUSAO FALSA - art. 341 FALSO TESTEMUNHO OU FALSA PERCIA - art. 342 CORRUPO ATIVA DE TESTEMUNHA OU PERITO- art. 343 SUBTRAO, SUPRESSO OU DANO A COISA PRPRIA NA POSSE LEGAL DE TERCEIRO -art. 346 FRAUDE PROCESSUAL - art. 347 FAVORECIMENTO PESSOAL - art. 348 FAVORECIMENTO REAL - art. 349 EXERCCIO ARBITRRIO OU ABUSO DE PODER - art. 350 FUGA DE PESSOA PRESA SUBMETIDA A MEDIDA DE SEGURANA - art. 351 EVASO MEDIANTE VIOLNCIA CONTRA A PESSOA - art. 352 ARREBATAMENTO DE PRESO - art. 353 PATROCNIO INFIEL - art. 354 PATROCNIO SIMULTNEO OU TERGIVERSAO - art. 355 SONEGAO DE PAPEL OU OBJETO DE VALOR PROBATRIO - art. 356 EXPLORAO DE PRESTGIO - art. 357 VIOLNCIA OU FRAUDE EM ARREMATAO JUDICIAL - art. 358

96

Vous aimerez peut-être aussi