Vous êtes sur la page 1sur 70

Direito Processual Civil

03-02-2011

Jurisdio Civil Relao Processual

Direito Processual Civil =Descobre o direito no caso concreto, quando h uma situao litigiosa. Esta atividade processual, em termos contemporneos diz que prprio da jurisdio, integra a funo jurisdio (dizer o direito). Quem diz o direito e como se diz o direito? As normas de direito processual regulamentam o exerccio da jurisdio. Direito Processual enquanto norma processual regulamenta a atividade da jurisdio civil (se deu por atividade de resoluo de litgio em determinado agrupamento, ideia de estraneidade (um estranho- ocupante de um cargo pblicoO Estado, que o nico que pode exercer o poder de coao de forma legtima), terceiridade = o litgio resolvido por um estranho, alheio ao litgio, que n seja o litigante, esta a base da ideia de imparcialidade do juiz, o juiz equidistante). Mas tb pode ser cincia (sentido lato) processual. Atravs dele toma conscincia acerca do funcionamento do direito processual, para fim de aprendizado. Art 134- ... impedido o juiz, quando, fora a parte..N se admite juiz em causa prpria. Nossa atividade jurisdicional se desdobra em= * notio- conhecimento / tem uma documentao de toda esta atividade, porque esta documentao amplia a possibilidade de acesso, de memria.O Juiz ouve as testemunhas, audincia, e documenta. Feito todo este conhecimento, o juiz julga (diz o direito), que o prximo: ivoicium.

* ivoicium- o juiz diz o direito

* iudicium- Julgamento

*imperium- impe o julgamento, execuo- a circunstncia de que independentemente da vontade das partes ficam elas constrangidas pelo julgado.

As partes ficam vinculadas ao julgado, o Estado impe. imperativo, pelo poderio Estatal.

A jurisdio civil, regulamentada pelo processo civil, tem matria residual ( que so as n penais, n penal militar, n eleitoral, n trabalhista).

A jurisdio tem duas categorias: 1-Contenciosa= h uma contenda, litgio e em razo disso diz que esta a nica e verdadeira jurisdio. H coisa julgada. constitucionalmente necessria (se tem litgio tem que se submeter ao judicirio). Juiz de direito (lei).

2-Voluntria= Aqui h interessados, n h litgio. A vontade convergente, tem que ir at o juiz mesmo querendo a mesma coisa. Isto pq tem lei que te manda ir at o juiz para se conseguir o que gostaria. Isto pq h grande interesse pblico relevante. Por exemplo: assuntos de casamento. No h coisa julgada. N constitucionalmente necessria (n tem que se submeter ao judicirio, a lei que obriga a ir ao judicirio tb pode dizer que n precisa). Juiz pode ser de equidade, nem parte da lei.

08-02-2011

Princpios Processuais: -P. Dispositivo -P. Do Contraditrio -P. Do Livre Convencimento -P. Da Motivao das Decises -P. Da Publicidade -Princpio da Escritura

*Princpio= o que est no incio. O que est antes de tudo.So normas que tem um carter de dever ser, normativo, de conformador da realidade e conformador da realidade normativa, ideia que d coeso a um corpo normativo como um todo.Atua mais nos momentos da interpretao normativa,da postura legislativa se assemelha a uma ideia de valor. Esses princpios n necessariamente so escritos, so construdos por via doutrinria, quando n est escrito na lei, so os intrpretes que veem as motivaes. a) Princpio dispositivo: Ele a faceta processual daquele princpio do direito privado, da autonomia da vontade. Que no mais das vezes se agrupa Tb a uma grande variedade de coisas. De um modo geral diz respeito a uma ideia de prevalncia da vontade das partes e correlata vinculao/ subordinao do rgo judicial.Nenhum juiz pode prestar tutela jurisdicional de ofcio, necessrio vontade das partes, para formao dessa relao processual, necessria a iniciativa das partes.O fundamento a necessria imparcialidade do juiz ou iseno do rgo judicial, se o juiz toma iniciativa, seu comprometimento j est comprometido. Essa vedao por parte do juiz j fundada na ideia de imparcialidade do rgo judicial.No Estatuto da Criana e adolescente este princpio j mais brando. Em abertura de inventrio, converso de concordata e falncia, so casos excepcionalssimos. Princpio da correlao ou congruncia: umas das facetas do P. Do Dispositivo. Entre a petio inicial e a sentena. Se a sentena maior que a petio inicial, as partes que vo alm esto fora da provocao.Se a sentena ultra e extra-petita esto dentro deste Princpio. Vai alm da provocao ou fora da provocao, h violao deste princpio. A citra e infra-petita esto dentro da provocao, mas viola o dever de julgar a lide. As partes em que o direito disponvel (onde o p dispositivo atua com mais fora, pq a faceta processual do princo da vontade, o ato mximo da vontade de determinada pessoa com determinado direito a renncia ao direito), quando o direito disponvel (dispositivo) o princpio disps, atua com fora maior, princpio n disponveis atuam com fora menor. Direito disponveis= direito patrimonial, a parte pode Tb tomar iniciativa. Eu processo se quiser, pode renunciar a meios de prova, no curso do processo Tb pode haver renncia.A extenso do recurso Tb pode ser limitada. Julgando favoravelmente a parte executa s o que quiser. Art 2 CPC O Princpio contraposto se chama princpio inquisitivo- o juiz n julga como eu quero, cada um pede no seu sentido, o juiz gere o processo e julga.

b) Princpio do Contraditrio: Ideia de ampla defesa, ou bilateralidade da audincia.Uma ideia de se escutar ambas as partes para que se possa tomar uma deciso judicial, possibilita as partes auxiliar a construo da deciso judicial, via argumentao,d-se s partes essa

faculdade processual,alguns autores tem essa ideia como essencial ou substncial do processo.Para que haja o processo diz-se ser necessrio que haja o contraditrio (alguns autores pensam assim). O contraditrio da prpria ideia do direito.A forma de descoberta do direito oitiva (ouve os interessados). Ex.: Feita pet inicial, ru n foi citado, por qualquer motivo (por ex n foi expedida carta de citao), o processo todo correu sem o ru comparecer (procedimentosequncia de atos), condenao do ru, quando patrimnio do ru foi invadido (bloqueada conta), seu ch voltou, vai tomar cincia do que est acontecendo, v que houve um procedimento, o ru mediante a informao ao juiz da inocorrncia da sua citao, o juiz verificando, anula o processo inteiro, todos os atos processuais praticados. Retorna o momento processual, pq n houve o requisito bsico para validar o processo. Necessariamente deve haver o contraditrio e neste caso n houve o contraditrio.Uma deciso pode constranger, tem o fundamento de ter sido ouvido e vc teve a oportunidade de se manifestar, o que legitima qualquer deciso de Imprio Estatal sobre mim a possibilidade de tentar me defender.O fundamento da validade das decises, por isso so legtimas atravs do contraditrio, entre outras coisas. O contraditrio se desdobra em duas partes: 1- Uma parte chamada informao= ela estritamente necessria, seja a primeira (citao- vincula o ru ao processo para se defender) como tambm as informaes que se do no curso do processo, as partes devem interagir com o processo. Sempre deve deixar a parte a par do que est acontecendo no processo para que esta possa interagir, sempre necessrio esta informao, mas n basta s informar.A informao necessria e a reao eventual. Princpio da n surpresa- as partes n podem ser surpreendidas acerca do assunto anteriormente de serem atingidas, significa que o juiz s pode decidir no limite do debate. 2- Outra chamada de reao= que eventual. Este princpio (contraditrio) n reina absoluto, ele pode eventualmente ser afastado momentaneamente para que se aplique outro, por exemplo: sou credor de algum e sei que este est se desfazendo do seu patrimnio, entro com uma medida cautelar, o juiz decide antes de ouvir o ru, s n houve violao do contraditrio, que foi postergado (diferido), para depois da deciso, porque esta deciso judicial considerada instvel, sendo que o juiz pode voltar atrs sozinho e se isso acontece pq teve prejuzo para o ru e o autor responde objetivamente pelo prejuzo. Tem casos que a execuo autnoma, nem todos so como o exemplo citado acima. Art 585 CPC

c) Princpio do Livre Convencimento: O juiz se convence acerca de duas coisas= questes de direito (norma, fatos alegados) e questes de fato (via prova- tem um sistema da prova legal- se contrape ao livre convencimento), hoje o juiz se convence livremente, se subordina

exclusivamente ao seu entendimento que tem da lei, o que aconteceu ele forma o seu convencimento, sem amarras (do que prova o que), sem este constrangimento, ele forma seu convencimento, mas tem que justificar o pq do seu convencimento, dos fatos terem acontecido como aconteceram, o juiz deve explicitar as razes.

d) Princpio da motivao das decises: Demonstra discursivamente as suas decises. Decorre a ideia de estado de direito (se subordina ao direito, o Estado regrado pelas normas. O Estado s pode atuar nos limites da legalidade, seja ato administrativo ou judicirio). Juiz de direito= aplica o direito.O contedo da sua deciso vem do direito. Ler o captulo VIII do CPC- da sentena e da coisa julgada. e) Princpio da Publicidade: Todo processo pblico, se contrape a ideia de segredo, para que haja controle pblico. Esta publicidade se diz respeito ao destinatrio, para que possa controlar o processo. Existem o controle: * endoprocessual ( das prprias partes- ilimitvel- ver art 93,IX da CF) e * hexoprocessual ( do povo- pode ser limitado). Por ex improbidade administrativa pode correr sobre segredo de justia, mas se o juiz quiser poderia ser pblico.

f) Princpio da escritura: Todo processo escrito, n oral. Todo ato processual praticado ou reduzido a escrita. Se foi praticado via oral, deve ser transformado em escrito, para preservar a memria da situao. As provocaes processuais orais so reduzidas a escrito. Se contrape com ao princpio da oralidade, mas faz algumas concesses, por ex em audincia, mas deve ir para a ata da audincia. Essa Oralidade tem sub princpios= concentrao, imediatidade, identidade fsica do juiz. O processo oral, um momento mais dinmico,num momento especfico muitos atos so praticados (concentrao), a imediatidade (o juiz v a prova sem estar esfriada/ esquentada pela parte, de acordo com seu interesse, na oralidade o juiz est direto na prova, a v sem imediao. O Juiz que conclui a audincia de instruo ele que deve concluir o processo, s outro pode julgar se for por motivo legtimo.

Ao Civil Condio da Ao = interesse e legitimidade. Elementos da ao

15-02-2011

PARTES: Aquele que pede= o autor. Aquele contra quem se pede= ru

SUBSTITUIO PROCESSUAL CAPACIDADE DE SER PARTE CAPACIDADE DE ESTAR EM JUIZO REPRESENTAO PROCESSUAL CAPACIDADE POSTULATRIA

Os sujeitos processuais concretos= que so as partes. Algum pede contra algum. O direito de terceiro ou do prprio autor? O autor concreto, quem pediu concretamente, titular do direito. Se ele parte legtima ou ilegtima, visto depois, o que interessa que ele parte. A ideia de parte distinta de parte legtima, pq s legitimada a parte que segundo art 6 CPC: s parte leg o que pleiteia em nome prprio o que lhe prprio. S se pode pleitear do ru dever jurdico do prprio ru, e n de terceiro. A coincidncia da conduo processual, com a titularidade do direito que est sendo afirmado, o autor deve ser titular do dir que est sendo afirmado, deve haver essa coincidncia, quem conduz o processo deve ser o prprio titular (coincidncia=dos titulares com os titulares do direito afirmado= ativo e passivo do direito afirmado).O autor afirma que titular do direito. Havendo expressa autorizao legal Possvel pleitear direito alheio= substituio processual ou legitimao extraordinria ou legitimao anmala. A leg extraordinria excepcionalssima. Ex.: os sindicatos podem entrar com demanda que pleiteia os direitos da categoria (da coletividade). Outro ex: substituio processual= investigao de paternidade- lei 8560/92- art 2, 4= o Ministrio Pblico intenta para provar quem o pai, sob autorizao expressa na lei.H uma dissociao da conduo da relao jurdica processual e de quem se reclama o direito. A regra na legitimidade ordinria a coincidncia entre conduo processual e o dever do direito. Para que haja a

dissociao tem que ter a autorizao legal expressa. Os casos so excepcionais, sempre com a autorizao. No caso da substituio, a parte o substituto processual e o substitudo o titular do direito em discusso. O substituto pode fazer tudo o que as partes poderiam fazer. As partes podem atuar no convencimento do juiz, recorrendo de um modo geral, conduzem o processo tentando convencer o juiz. A limitao deste substituto : decorrem da prpria circunstncia de n ser ele o titular em discusso, n tem a prerrogativa de disposio do direito.A sentena posta regulamenta a situao jurdica do substitudo. o direito do substitudo que est sendo julgado. Assistente litis consorcia = o interessado= substitudo pode ingressar no processo na posio de assistente litis consorcial . No processual civil= ex o caso de Ao rescisria (desconstitui a coisa julgada) de julgados em que h substituio no plo ativo- art 485 CPC= sempre contra as partes da Ao em que foi posta naquela Ao anterior.

Estas capacidades: CAPACIDADE DE SER PARTE CAPACIDADE DE ESTAR EM JUIZO REPRESENTAO PROCESSUAL CAPACIDADE POSTULATRIA ****So os chamados pressupostos processuais subjetivos concernentes s partes (requisitos para validade da relao jurdica processual). Capacidade de direito, capacidade de fato (ou capacidade de exerccio ou capacidade de exposio= que a capacidade de titularizao de direitos e deveres jurdicos)= h uma distino entre eles. O recm nascido que foi contemplado com um apto pelo av, o dono do apto= titulariza os direitos de propriedade, tem capacidade de direito, mas n tem capacidade de fato, por ex n tem condio de dar em locao aquele apto.Quem tem capacidade de exerccio ou de fato so s os maiores= absolutamente capazes, que so maiores de idade. Tm capacidade absoluta. O recm nascido exerce o direito via representao, o responsvel representa-o. Uma forma de integrar a capacidade de algum.No processo isto tudo se transpe. Quem tem capacidade de ser parte quem tem capacidade de direito,j a capacidade processual, ou de estar em juzo= so os capazes de fato. Os que n tem esta capacidade, para estar num processo deve ser a criana representada pelo pai, h representao processual para suprir incapacidade processual. Capacidade de estar em juzo: aquele que tem capacidade de fato e a representao processual como previsto no direito civil, daqueles que n tem capacidade. Art 8 CPC

H a representao processual de PJ ou entes despersonalizados (sem personalidade jurdica), n a representao de suprimento de incapacidade, mas no sentido de viabilizar a atuao desses entes. NO SENTIDO DE TORNAR PRESENTES ESSAS PESSOAS NO PROCESSO A PJ se manifesta via PF, por detrs da PJ tem uma PF. Art 12 CPC Art 9 CPC O Juiz dar curador especial= algum que ir suprir a incapacidade do incapaz em um processo especfico a quem: n tem representante legal. Alm disso pode dar um curador especial quando o interesse do incapaz colide com o seu representante legal. ru preso que n tenha apresentado defesa, ao revel citado por edital ou com hora certa tem nomeao do juiz de um defensor pblico. Art 10 CPC-= bem imvel que seja do casal- comum dos cnjuges- necessita de autorizao do cnjuge, em caso de falta de autorizao pode haver suprimento judicial para tomar a capacidade plena. ????? 2 - n entendi anda Art 11 CPC suprimento por falta de autorizao. Art 12 CPC - Esplio- conjunto de bens deixados pelo morto- n tem personalidade jurdica. Sociedade irregular- era contrato entre scios mas n est registrado. Sociedade de fato- sociedade em que n h contrato escrito. Possibilidade de prerrogativas jurdicosdiferena entre entes personalizados( podem ser titulares de direitos e obrigaes- aptido genrica para contrair direitos e obrigaes- de acordo com sua natureza) e despersonalizados (adquire/ contrai direitos e obrigaes especficos. E so necessariamente representados) Art 13 CPC

17-02-2011

CAPACIDADE POSTULATRIA INDISPENSABILIDADE DO ADVOGADO MANDATO JUDICIAL

DIREITOS E DEVERES DO ADVOGADO

A funo social exercida pelo profissional do direito = diz respeito a ver/identificar aquilo que o devido a algum. Saber o que se deve a algum, tal como as coisas esto divididas, relacionada com a adm da justia (dar a cada um o seu), em termos tradicionais da justia que entendido deste modo. O seu e o que devido o mesmo. Quem identifica isto, na atividade de descoberta do devido a algum so os que tem a habilitao profissional, que tem o conhecimento das leis, pq so as leis a fonte primordial do direito, do que devido a algum. A lei distribui coisas entre pessoas= funes, nus e bens. Ns temos a interpretao de acomodao destas leis, em mltiplas situaes fticas. Essa atividade de administrao da justia (no sentido de jus- direito- dar o direito), de identificao do direito o pressuposto, funo social, desta ideia de capacidade postulatria, da noo da indispensabilidade do advogado( art 133 da CF). Atividade busca em conjunto o que devido a algum. A parte diz o que lhe devido segundo o que lhe parece, a parte afirma um direito em face do ru, exige o que lhe devido. A atividade do advogado leva a coisa filtrada e encaminhada ao juiz. O advogado j direciona a conversa com base na parametrizao legal que ele conhece, para identificar o que devido quela pessoa, com esse cotejamento normativo, j leva isto diretamente ao juiz, facilitando a atividade judicial. Tem essa funo de fato indispensvel, no sentido do debate entre especialistas (advogado e advogado), cada um para a sua parte, identificando tal como lhe beneficiar mais. Lhe dando um amplitude maior. Esse o fundamento da indispensabilidade, que est tb na lei 8.906/94 art 1.(I- postulao- deduo de pleitos, quem pleiteia a parte via advogado).(II- S pode ter direo jurdica quem tem OAB), art 4 da lei 8906/94. Art 5 XIII- livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Alm de se ter a habilitao especfica (o conhecimento) o fato da profisso ser regulamentada traz consigo uma fiscalizao do exerccio da profisso pelo regulamentado. Somente tem capacidade postulatria, o advogado.Se a parte n for representada por advogado o ato se torna nulo, mas h excees como o prprio juizado especial. Se at mesmo o juiz ver uma atuao ruim do advogado, ele pede a substituio deste adv. Art 36 CPC- se a prpria parte adv pode postular em causa prpria, o que n recomendvel. Pode postular sem adv quando na comarca n tem advogado (coisa que n acontece mais hoje).Se os advogados que existirem recusarem a patrocinar aquela causa a parte pode postular sem advogado, em causa prpria, o que muito improvvel. O advogado postula para a parte em juzo, atravs de um mandato judicial (contrato de representao em que h um mandante e um mandatrio), o mandante manda poderes para o mandatrio para a sua representao, as atuaes so feitas em nome do mandante. Pode ser por exemplo procurao pblica para vender um imvel para algum. Instrumento de um mandato/contrato_ um documento escrito.

Pode ter um contrato verbal, mas n ter um instrumento de contrato- que o documento escrito. Trs tipos de poder: 1- Poderes dado ao advogado = foro em geral ou clusula ad Judicia( por ex tocar o processo de modo geral) ad judicia= para o foro judicial = para fins judiciais 2-Poderes especiais = art 38 CPC poderes para a disposio dos direitos da parte. So os chamados os poderes et extra( extrajudiciais). Para as partes. 3-Os poderes negocial- ad negotia( para negcios) n tem nada a ver com o processo .

O nmero 1 e nmero 2 que tem a ver com o processo, so os chamados ad lites.

Art 254 CPC e a exceo est no art 37 CPC h necessidade de exibir procurao, mas para praticar um ato urgente pode apresentar depois com prazo estipulado no CPC. O advogado assume o risco do ato. Pode distribuir a petio n acompanhada do instrumento de mandato: -Se advoga em causa prpria. -Se a procurao est nos autos (tem o principal e o acessrio, est em um deles, a n tem necessidade). Os poderes que o advogado recebe pode transferir via SUBSTABELECIMENTO. O substabelecedor pode substabelecer com reservas (os poderes que o advogado recebe, manda para o outro advogado, mas mantm poderes, os dois ficam representando as partes, mas h gradao, o substabelecedor a fonte, e o substabelecido pode at ser caado por este) e sem reservas (o advogado transfere o poder e fica sem quaisquer poderes, n mais representa a parte, em geral quando se desentende com a parte). Pode o advogado sozinho sem autorizao da parte, substabelecer (transferir para outrem encargo ou procurao recebida) Direitos e deveres do advogado, lei 8906 - Estatuto da OAB. Art 39 e 40 CPC

22-02-2011 Art 14 a 18 CPC

DEVERES DAS PARTES E DOS PROCURADORES

RESPONSABILIDADE DAS PARTES POR DANO PROCESSUAL O dano material, apesar do nome ser dano processual= prejuzo, que o dever de indenizar.O processo tem outras coisas, por ex multas. Os deveres do art 14 CPC, em seu caput= o dever de toda e qualquer pessoa que participa do processo.Este dever j era genrico, dirigidos a todos que atuavam no processo, esta reforma n foi ao titulo do captulo, pq o dever abrange toda e qualquer pessoa que atue no processo= parte, procurador, auxiliar no juzo, juzo, MP. Deveres de probidade processual (integridade de carter, honradez). O mais amplo dos deveres est no inciso II (art 14)_ proceder com lealdade e boa f- ideia genrica= para conter o nimo das partes tentarem vencer a qualquer custo, tentarem ganhar a causa de todo modo, sem esquecer da funo geral do processo, de encontrar o justo, o devido a cada um. Desse propsito deriva uma ideia de um dever de colaborao de todos para se alcanar esta finalidade. Este dever de proceder com lealdade/ boa f (tradicionalmente= a ideia de boa f subjetiva- noo de convico da parte de estar portanto em consonncia com o direito, uma crena interna e para saber se ela estava crendo, pelas suas condutas, por determinado tipo de ato que poderia ser incompatvel com esta crena). Descreve o ato, e quem age de acordo, est de boa f= o que hoje a boa f objetiva- centra mais na noo do comportamento descriminado.Se houver violao dos deveres h violao do dever de proceder com lealdade e boa f. Nossa boa f objetivada. Art 14, I- dever de probidade processual, de todos os que atuam no processoabrange qualquer pessoa. Dever genrico- art 339 CPC VERDADE= Tradicionalmente a ideia de verdade diz respeito a uma correspondncia entre a narrativa e um fato- verso correspondente com o fato.Adequao da coisa representao.Esta correspondncia, faz com que seja mais um dever de convico do que de veracidade. H um conflito com uma outra indicao que um direito da parte de n produzir prova contra si mesma, isto mais uma argumentao do que um direito. Esta ideia do direito de n produzir prova contra si mesmo (este no geral o vencido- por ex: no cc gera uma presuno- eu sou apontado como algum como pai, nego a fazer DNA), n quero produzir prova contra mim mesmo) conflitaria com o dever de veracidade. Se o depoente se furta a responder a pergunta que lhe foi feita ou se vale de evasivas, pode se presumir verdadeiro aquilo que se gostaria de comprovar com o depoimento.Entre o dever de veracidade de um Auto e o chamado direito de n produzir prova contra si mesmo, prevalece o dever de veracidade, mesmo que relativizado, mais uma ideia de convico do que a ideia de veracidade propriamente dita. Art 14, III_ alego algo destitudo de fundamento segundo a percepo do juiz, mas a cincia que destituda de fundamento, tem que ser o pleito posto de fato absurdo, sem correspondncia nenhuma com a situao. O juiz tem que ter largueza da sua interpretao, para n cercear argumentos legtimos.

Art 14, IV- o propsito evitar o retardamento processual. Art 14, V- provimentos mandamentais(= a ordem do juiz, esta vale mais. A reao ao descumprimento da ordem do juiz muito agravada, mais do que descumprir um direito- mais do que o objeto da ordem), provimentos judiciais de natureza antecipatria ou final ( = provimento- ato de Imprio Estatal, o juiz pe a deciso ou no final (aps exaurida as oportunidades argumentativas, o juiz sentencia) ou no curso (o juiz pode dar deciso no curso do processo, antes de cumprida todas as provas). Diz mais respeito ao lugar onde posta a deciso. nico= se o sujeito descumpre o inciso V, cumulvel, e de acordo com a gravidade da conduta d-se multa que reverte em favor da Unio ou Estado, transitou em julgado tem que arrecadar a multa. Art 15 CPC- injuriosa= qualquer expresso que xinga, n necessariamente Calnia ou difamao. Pode mandar riscar. conveniente ter o respaldo da parte, e a parte assina, a parte quem est falando, vc se exime, vc fala o que tem implicao legal, vc filtra. Quem mantm o nvel do discurso o adv. Calnia- fato crime Difamao- fato desonroso Injria- xingamento Se essas expresses injuriosas so postas em audincia o juiz deve exortar as partes a se acalmarem, o juiz pode mandar calar.Deriva do poder de polcia no processo. Art 16 CPC- RESPONSABILIDADE DAS PARTES POR DANO PROCESSUALSe tenho que tirar o dano, pq teve dano. Esse dano se se revela na indenizao dano material. Responsabilidade civil= indenizao- tirar dano( art 16), dano emergente, lucro cessante. Inteterveniente- terceiro que intervm no processo. Art 17 CPC- I- litigante de m f. Mas posso pleitear contra texto expresso em lei, dizendo que inconstitucional.Posso dizer que a interpretao da lei se diz o contrrio, pode pleitear amparado em diversos precedentes judiciais ou por achar que a lei injusta, esta lei formal n lei, pq n tem um contedo de lei, n tem a racionalidade necessria para ser lei= estes argumentos podem ser feitos- so expedientes legtimos e sancion-los n muito razovel. Art 32- estatuto da advocacia- lei 8.906- diz que pode fazer isto, mesmo tendo o art 17 CPC. Art 17 CPC, IV- retardar o processo Art 17 CPC, V- Proceder de modo temerrio (arriscado, imprudente, perigoso)= Com desrazo, sem fundamento.

Art 18 CPCA parte que condenada como litigante de m f a parte e n o advogado, mas quem geralmente litiga de m f o advogado, com anuncia ou n da parte. Se o advogado est conluiado com a parte para prejudicar a outra, o advogado responde solidariamente pelo ilcito.

24-02-2011

DESPESAS PROCESSUAIS:

Custas e emolumentos (lucros eventuais) Despesas Honorrios de advogado

MULTAS:

As despesas so os custos financeiros do processo, que implicam em despesas. Em termos gerais a situao da distribuio das despesas do processo desempenha papel de poltica judiciria. As despesas no sentido mais restrito= Custas e emolumentos.

Custas e emolumentos = So modalidades de taxas, tributos, ou seja, por este meio o Estado arrecada, se financia, por meio de tributo: Existem dois tipos de tributos: 1) Impostos- desvinculados a uma atividade estatal especfica. 2) Taxas- so vinculadas a atividades especficas. Ex: taxa de coleta de lixo e resduos pblicos, de iluminao, tx de licenciamento de veculo. As peculiaridades destas tx= como so modalidades de tributo sujeitam-se ao regime jurdico tributrio. Se quero entrar com Ao fao petio inicial, vou ao setor de tarifao (emite guia- custa processual prvia), depois vou ao setor de distribuio. Mas primeiro recolhe a custa processual. Os emolumentos = despesas vinculadas a cartrio, as secretarias (cartrio) da vara. Toda despesa vinculada com o cartrio do juzo (para o Estado). Qualquer cartrio do foro extrajudicial (os cartrios que conhecemos). Toda vara tem um cartrio (lugar de atividade documental).

Honorrios = necessariamente tenho que contratar um advogado, porque n tenho capacidade postulatria, ento tenho despesas com advogado. As demais despesas derivadas do processo, que n forem as acima citadas, so custas. Se por ex preciso contratar um perito, ouvir uma testemunha fora. Tb entra no regime de distribuio de despesas, regulamentado nos artigos 19 (responsabilidade provisria), 20 ( responsabilidade definitiva) e 21 do CPC. Quem arca com as despesas- responsabilidade provisria- responsabilidade pelo adiantamento das despesas processuais- quem adianta o autor e o ru. O interessado quem adianta, mas se o juiz determina a prtica do ato em ofcio ou em atendimento a solicitao do MP enquanto fiscal, ou se o ato requerido por ambas as partes, quem adianta o autor, pois o maior interessado no trmino do processo.Se o autor n quer pagar o juiz julga pela regra do nus (o peso- quando prova, retira o fardo). A regra n havendo pagamento da despesa processual, o ato n praticado. Por ex.: quero ouvir testemunhas, tenho que recolher a verba indenizatria para sair a carta de indenizao de testemunha, junto do depsito do rol, recolho as despesas, at 20 dias antes a realizao da audincia, caso o juiz n tenha determinado outro prazo. Se o ato depende do recolhimento da despesa e no havendo pagamento da despesa processual, o ato n praticado.Disto pode decorrer at a extino do processo. Por ex.: recolhe custas prvias, mas n recolhe custas de citao do ru, volta para o juiz, disso pode decorrer a extino sem resoluo do mrito. Tem que ser despesas que condiciona o andamento do processo. O Estado arca com despesas gerais e as partes com despesas do processo, mas assegurada a gratuidade do processo.Quem adianta o interessado.

Responsabilidade provisria = diz respeito ao adiantamento da despesas processuais.Sendo que cada um adianta a prpria despesa na medida que for sendo demandada. Quem vai pg a despesa do advogado antes de iniciar o processo vc o prprio autor, se voc for o ru, vc Tb que deve pg, se n tiver dinheiro vai defensoria pblica. Responsabilidade definitiva = diz respeito ao fim do processo (passada e julgada a deciso). Ao final quem deve arcar com as despesas, vincula-se ao Princpio da Sucumbncia (Quem perde a causa tem que indenizar a parte contrria das despesas que teve). O vencido foi quem deu causa a existncia do processo.Por causa do ru, eu autor tive estas despesas, mas o ru que venceu a causa, s teve que fazer isto pq o autor demandou sem razo, dando causa a esta despesa. Aquele que por Ao ou omisso sem razo causar prejuzo a algum deve indenizar. N basta ter direito tem que ter prova e alm disso convencer o juiz.

No caso da Fazenda Pblica (unio, Estado DF, autarquias e fundao pblica) ou MP, como parte, esto isentos do adiantamento das despesas processuais, quem paga o vencido ao final. N precisa recolher despesas para testemunha, para carta precatria ( quando um juiz de uma comarca manda uma carta precatria ao juiz de outra comarca para citar ru ou testemunha) a parte contrria vai arcando com suas despesas. Se ao final o MP sair vencedor, a parte como j arcou com despesas s as mantm. Se o MP perde a demanda, a parte vencedora tem direito de ser indenizada pelas despesas que foram causadas pelo MP. O estado tem direito ser indenizado pelo MP- acha que n compensa.

Se h diversos autores e rus, as despesas sero custeadas na proporo e a indenizao da parte contrria Tb feita na proporo . Art 21 CPC- sucumbncia recproca= autor e ru so em parte vencedores e vencidos. Sero proporcionalmente distribudas e recompensadas as despesas do processo. Se h litisconsrcio (regra que permite ou exige que mais de uma pessoa entre, na posio de autor ou de ru, no mesmo processo. So os litisconsortes, espcies de scios do processo) ( art 23 CPC) ART 19 AO 35 DO CPC estud-los - Qualquer questo relacionada com despesas do processo, estar nestes artigos. MULTAS: Sanes por condutas processuais reprovveis. como se fosse uma pena, tem uma personalidade da pena, a pena adere ao apenado, no que diz respeito= no sentido de se sou o apenado, se veno a causa, n significa que transfiro a pena ao perdedor da causa. A pena adere a minha pessoa. A multa n se sujeita ao princpio da sucumbncia. O credor da multa- art 35 CPC. Se o apenado um servidor o credor o Estado. A multa do art 14 CPC, nicoE se quem pratica o ato atentatrio contra a jurisdio for a prpria Unio, ou vai para rubrica oramentria distinta, ou seno vai para a parte contrria, por analogia a regra do art 35 CPC.

01-03-2011 HONORRIO DE ADVOGADOS: tambm uma despesa do processo porque a parte n tendo capacidade postulatria tem que contratar um advogado. A parte contrata o advogado negociando. Paga determinado valor para que ele a represente. A lgica das despesas :

responsabilidade definitiva responsabilidade do vencido de indenizar o vencedor de todas as despesas que teve. Se presume que o vencido foi quem deu causa a existncia do processo, ao incurso das despesas. responsabilidade provisria- pelo adiantamento das despesas processuais.

O que perturba esta lgica: concernente ao enquadramento da disciplina dos honorrios do advogado, da indenizao de responsabilidade definitiva e responsabilidade provisria: o montante dos honorrios de sucumbncia n coincide com os honorrios contratuais( que a parte e o advogado combinam para representar a parte, h uma tabela de honorrios mnimos, dada pela OAB, serve para orientar os advogados na fixao do preo, para n aviltar a profisso. Mas outros parmetros Tb- tempo, possibilidade pleiteada, uma srie de fatores). O destino dos honorrios sucumbenciais. Ao cabo do processo o vencido condenado a indenizar o vencedor. O credor dos honorrios sucumbenciais o advogado, ou seja os honorrios sucumbenciais so titulares pelo advogado, em tese serviriam para indenizar a parte que teve para contratao do advogado, isto n significa que a parte n pode negociar o destino dos honorrios sucumbenciais. Depende de negociao. conveniente negociar, estipular no contrato. Art 20 CPC- serve para que o juiz possa quilatar quanto vale o profissional daquele tipo, quanto vale o mercado.Pela lgica do cdigo indeniza ao vencedor, mas o estatuto dos advogados vem depois e diz que do advogado.Quando o advogado atuar em causa prpria, tem direito a honorrios de advogado, vai estar remunerando sua atuao. 3 e 4 do art 20 do CPC- estipulam parmetros para fixao de honorrios de adv. Tem uma sentena condenatria, impondo uma prestao ($), fixando entre 10% e 20% como diz o 3. O juiz estabelece por meio das alneas a, b , c ( destes elementos) leva em considerao tudo isso. 4 = Se a demanda condenatria,mas a sentena de improcedncia (a sentena n condenatria)- a natureza desta sentena declaratria negativa.No entanto Tb nestes casos, deve-se aplicar a mesma lgica. Todos os honorrios citados no art 20 CPC so os sucumbenciais. Como credor dos honorrios o advogado, n caberia compensao do art 21 CPC, sucumbncia parcial, n h reciprocidade entre credor e devedor = sucumbncia parcial.Mas o STJ tem entendido que deve fazer a compensao.

ASSISTNCIA JUDICIRIA: O ESTADO ARCA COM AS DESPESAS GERAIS E AS PARTES ARCAM COM AS DESPESAS PARTICULARES, SENDO ASSEGURADO AOS NECESSITADOS A GRATUIDADE DO EXERCCIO. Art 5 CF, LXXIV( O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovem insuficincia de recursos).

Lei 1.060/ 1950- regulamenta esta assistncia judiciria. Ler esta lei por esta lei basta a alegao da parte para dizer que n tem condies de arcar com as despesas/ para se dizer carente. Com base na declarao o juiz pode conceder a concesso dos benefcios.A declarao gera presuno relativa de veracidade, mas cede diante da prova em contrrio, se tem elementos nos autos que a parte tem condio de arcar com as despesas, o juiz pode pleitear ao autor que junte as ltimas declaraes de imposto de renda para ver se mantm a justia gratuita ou se indefere a justia gratuita. Os benefcios da assistncia judiciria gratuita compreendem todas as despesas do processo: art 3 da lei 1.060. Quem pg indenizao testemunha o empregador.A parte contrria pode impugnar/contestar a concesso dos benefcios falando que o sujeito tem condies de arcar com as despesas, esta impugnao feita em autos apartados. O juiz abre vista ao beneficirio, que se manifesta, e este incidente corre independentemente do processo. Art 7 da lei 1060.Mas se for para PJ, tem que comprovar. Se o beneficirio vencedor, vai receber da parte contrria, se a parte beneficiria vencida condenado em honorrios, mas fica suspensa por um prazo de cinco anos e s pode ser executada se a situao econmica/ financeira mudar.

SUBSTITUIO DAS PARTES E DOS PROCURADORES: Art 41 CPC, no curso do processo- aps a citao do ru, somente se permitida a substituio voluntria das partes em casos previstos em lei. A estabilizao da demanda (que se d pela citao), pode desistir contra um ru, simplesmente. Tem mobilidade. Art 42 CPC = Alienao da coisa = Objeto litigioso- bem que contendem. possvel a alienao do objeto litigioso, vlida, mas esta alienao ineficaz perante o processo, o autor pode buscar o bem junto a terceiro. O que se deve fazer todo bem que h litgio, que se faa registro pblico deste que h litgio, para evitar o terceiro dizer que n sabia de nada, que de boa f. O terceiro que adquire o objeto litigioso pode pretender ingressar no processo, no lugar do alienante do objeto litigioso, sai um e entra o outro, para que isto possa acontecer deve ter anuncia da parte contrria, se esta n concordar a coisa mantmse como estava. A alienao (o que se aliena a expectativa de direito sobre um bem), que pode ser feita pela parte do autor ou do ru . Art 43 CPC- Se morre uma parte, o processo fica suspenso, s se d quando o direito for transfervel, se o direito em discusso personalssimo, n se transfere, o processo ser extinto sem resoluo do mrito. Art 44 e 45 CPC Se a parte cassa procurao, tem que nomear outro procurador, se n o faz o juiz extingue o processo, se o ru, o processo continua a revelia ( ao acaso), independentemente de estar representado.

03-03-2011 LITISCONSRCIO: Consorciao na lide, pluralidade subjetiva de partes no processo, seja no plo ativo ou passivo, ou simultaneamente de autores e rus. CLASSIFICAO: Quanto ao plo processual- pode ser ativo (multiplicidade de autores no processo), passivo (multiplicidade de rus no processo) ou misto/ simultneo/recproco. Quanto ao momento de formao =Este pode ser inicial ou ulterior (que est ou corre depois) Pode ser inicial (se forma no incio da relao processual, apontado na petio inicial. Se for passivo (h indicao de litisconsrcio inicialmente), Tb pode se formar no curso do processo (ulterior), aps deduo inicial, original, como ex: se morre uma das partes e o direito transmissvel, a demanda segue com seus sucessores (adquirente do processo litigioso), outra hiptese: Quanto obrigatoriedade da formao= Ele pode ser facultativo ou necessrio. O litisconsrcio pode ser necessrio = imposto pela lei, h um constrangimento legal.A lei determina a formao. Neste caso, se o juiz verifica que a necessariedade n foi atendida (deveria figurar no plo passivo a, b e c, mas s figurou a) fala para o autor emendar. A lei impe por suas prprias razes que tem que ser perquiridas (indagada, pesquisada) caso a caso. E tambm pode ser facultativo- a parte forma se quiser desde que haja hiptese legal.Se a parte n quer, n se forma. As autorizaes esto: Ver art 46, IV( este s o mais brando, mas deve-se ler todos) e art 47 CPC- casos que revela liame/vnculo na situao jurdica das pessoas que podem formar o litisconsrcio. O vnculo mais frgil est no inciso IV= ocorrer afinidade de questes entre elas, um ponto comum. Idireitos e obrigaes comuns- comunho relativamente lide, ou seja diante da pessoa contrria. Relativamente lide seus direitos e obrigaes so comuns. A situao jurdica global de um distinta da do outro, mas com relao ao lado oposto so comuns os direitos e obrigaes. Todos os pontos relevantes que so comuns, a situao a mesma, por ex credores solidrios, devedores solidrios. Derivam da mesma causa de pedir, no todo ou em parte, do mesmo fundamento de fato ou de direito. Conexo pelo objeto (quero demandar a mesma coisa) ou pela causa de pedir (fundamentos de fato ou de direito), a causa de pedir, por ex estava no nibus e sofreu danos, a causa de pedir de cada um diferente, pois cada um pode ter sofrido algo. necessria a existncia de vnculos entre as pessoas que querem se litisconsorciar.

IIIII-

Havendo pluralidade excessiva o juiz pode de ofcio limitar a quantidade de litisconsorciados se esta quantidade puder atrapalhar o bom andamento do processo. Mas se esta multiplicidade de pessoas for causar prejuzo para a defesa da parte adversa, esta pode solicitar a limitao do litisconsrcio.Arrazoar para que a situao se configure deste modo e convencer o juiz a fazer a limitao, isto faz com que o prazo para a defesa cesse de fluir.E volta a fluir quando cessa a causa interruptiva de limitao do litisconsrcio e o prazo volta a fluir do zero, o prazo restitudo integralmente. uma causa de interrupo do prazo, que faz com que cessada a causa interruptiva volte ao zero, que diferente da causa de suspenso do prazo (onde cessada a causa suspensiva o prazo volta a correr a partir de onde parou). Quanto ao destino dos litisconsortes no plano material = Este pode ser simples (o destino de cada litisconsorte diferenciado, naquele ex do nibus que bateu, um quebrou o brao, outro no) ou unitrio (por uma imposio do direito material deve ser formado, as pessoas que vo perder a coisa deve ser parte do processo, o destino daquelas pessoas tem que permanecer do mesmo modo, o destino de cada litisconsorte o mesmo). Nem todo necessrio unitrio- no caso do usucapio, a deciso tem que ser igual. O lit igualitrio, mas a imposio outra. Pode haver o unitrio em excees legais, a regra geral que quando o direito impe deve formar o litisconsrcio. Efeito da deciso- lit necessrio n foi formado- juiz pode determinar ao autor que forme, sob pena de extinguir processo.Deve formar sob pena de ineficcia da deciso. No necessrio simples= ineficaz a deciso perante a qual n se formou o litisconsrcio e invalida no todo.???? As partes que podem fazer o litisconsrcio. Ou sejam peticionam, juntam prova, recorrem, esta a atuao no litisconsrcio. Art 48 CPC- vale para o litisconsrcio simples. N vale para o unitrio, este distinto. Tem a, b , c e um ru x . Cada um com uma situao distinta, h tanta relaes processuais quanto h o litisconsrcio.O juiz pode julgar a pretenso de cada um sem interferir no outro, mas no litisconsrcio unitrio, n preenchido um pressuposto, por ex de a que uma parte, o juiz n pode julgar esta situao, nem de b nem de c.A prova erradia os efeitos, confisso um ato prejudicial, se um confessa admite o fato contrrio ao prprio interesse, tem duas linhas: a rigor, pela teoria da prova, esta se desprende de quem produz. tradicionalmente- a confisso um ato desfavorvel praticado por um. Se for um ponto desfavorvel s a ela, tudo bem, mas se for desfavorvel a todos, juridicamente dizendo o juiz n pode se valer disto para prejudicar a todos, mas pode mudar o seu pensamento e apoiar de outra forma, gerando um prejuzo de fato.

????? No litis unitrio- a disciplina distinta, Ao e omisso de um n podem atingir o outro, so ineficazes contra o prprio um, formalmente falando, mas pode gerar o prejuzo de fato.

10-03-2011 Professor substituto:Daniel

INTERVENO DE TERCEIROS:

1) Sujeito/Parte/Terceiro Sujeito= Em sentido estrito so todos aqueles que participam do processo sem a qualidade de parte propriamente dita. So desinteressados na causa. ( vc vive em sociedade, o que gera conflito entre as partes, o Estado que tem o dever se solucion-los- atravs do processo- tirou esta prerrogativa dos particulares, as partes envolvidas tm interesse em resolver. Ambas as partes se julgam titulares do direito).Estes so os que participam sem interesse- como por ex: um perito, n so parte, n tem interesse. Em sentido amplo so todos os sujeitos do processo, inclusive as partes. Todas as partes envolvidas.

Parte= So as pessoas que esto litigando sobre uma questo/tem interesse na demanda. Existem as partes: Ativa- a parte que instaurou o processo. Interessado que vai a juzo em busca de uma pretenso ( pq o Estado tem que ser motivado). Esta parte o autor do processo Passiva- a parte que responde ao processo. Este o ru.

Autor e ru so figuras processuais. Que motivou a movimentao da mquina estatal. Terceiro= Aquele que n parte e por alguma razo jurdica (tem que haver interesse jurdico- a sentena que ter naquele processo interfere na esfera jurdica) intervm no processo. Ocorre a interveno de terceiros quando algum participa do processo, sem ser parte, com o fim de auxiliar ou excluir algum dos litigantes para defender interesse prprio que possa ser prejudicado com a sentena do processo. A sentena que for dada na relao processual pode prejudic-lo, vai discutir algum direito.

Formas de interveno de terceiros (a interveno de terceiros uma Circunstncia de algum que n parte/ oposto ao conceito de parte ingressar no processo, foi chamado para dentro do processo, pode ser voluntariamente, s em casos especficos, autorizados em lei.

a) Assistncia ( apesar de estar um captulo antes de interveno de terceiro, ela interveno de terceiros, no cc) forma espontnea ( porque o terceiro que busca inserir-se na relao processual). b) Oposio - forma espontnea c) Nomeao a autoria - forma provocada ( porque as partes que j esto na relao processual que chamam o terceiro) d) Denunciao da lide - forma provocada e) Chamamento ao processo - forma provocada

2) Assistncia= Interveno espontnea na qual um terceiro com interesse jurdico na causa, busca auxiliar uma das partes. O terceiro entra na relao para ajudar o autor ou o ru, para que seu direito n seja prejudicado. Ex.: vc tem um terreno que foi invadido, entra com ao de usucapio, mas j tinha feito contrato de compra/venda com uma outra pessoa, esta pessoa tem interesse em auxiliar o ru. Pois se este perder a ao, vc ser prejudicado. Intervm como assistente. Adesiva (simples)- Terceiro ingressa no processo para auxiliar uma das partes cuja vitria ele tenha interesse, a qual ir afetar direito de algum modo ligado ao seu. Entra no processo para resguardar uma relao que tem com uma das partes, fora desta relao jurdica processual. De alguma forma a sentena pode prejudic-lo. Litisconsorcial (autnoma)- O terceiro direta e imediatamente vinculado relao jurdica discutida no processo. Ele intervm n para discutir os possveis efeitos da sentena na relao entre ele e o assistido, mas sim na prpria relao jurdica que o liga s partes do processo. O terceiro n tem relao paralela com uma das partes, mas tem relao direta com esta relao jurdica material, n para discutir os efeitos, mas sim na prpria relao jurdica que liga entre as partes. Base legal- Arts 50 a 55 do CPC

OPOSIO: Art 56 a 61 CPC: uma modalidade de interveno voluntria ( uma Ao), consiste em pessoas litigando (autor e ru) sobre determinados bens, o terceiro chamado= opoente, se crendo titular do bem ou de parte dele, sobre o qual contendem, prope contra ambos uma demanda, chamada oposio, esta demanda proposta pelo terceiro

contra autor e ru, porque se cr titular daquele bem que est em disputa entre autor e ru (que so chamados opostos, ento h duas demandas (uma da Ao originria- autor e ru( os chamados opostos)) e a oposio. As duas demandas disputam a mesma coisa, o mesmo objeto. A sentena para ser organizada deve ter 2 captulos, pem estar estruturados em captulos ou no, o juiz julga duas coisas. Tanto esta modalidade como as demais tem uma ideia de fundo- de economia processual, de uma maior utilidade com um menor esforo e isto de revela em uma nica e s sentena julgando as duas demandas. Um captulo para cada lide.H uma relao de prejudicialidade entre uma demanda e outra, faz com que uma deva ser julgada primeiro que a outra, a que prejudica a outra= primeiro julga a oposio que condiciona o julgamento entre os opostos. O esvaziamento (quando esvazia o litgio originrio, pois o juiz vai dizer que o bem do terceiro, ento esvaziou a primeira demanda) depende da oposio ser total ou parcial, mesmo se for total, ter o esvaziamento pleno pode ser que ainda sobre um litgio, um resduo da demanda originria da demanda do processo. Para que esta sentena se d conjuntamente (a sentena a culminao da situao), n preciso esperar a sentena terminar, para que a minha pretenso seja processada conjuntamente, nas duas relaes processuais, simultaneamente.Se tivesse que aguardar teriam dois tempos, para que esta marcha conjunta se d, necessrio que esta oposio seja distribuda at um certo momento. Ver os art 60 e seguintes. H duas modalidades: a) Oposio interventiva = h uma sentena b) Oposio sob forma de demanda autnoma = h duas sentenas O momento em que a tal oposio ajuizada que marca a diferena de uma para a outra. Comea com a petio inicial e termina com a sentena= esta fase se chama fase de conhecimento, depois h os recursos, e depois a fase de satisfao (executivacumprimento de sentena). A oposio termina na sentena.

No procedimento originrio- As fases esto no art 282 CPC: a primeira fase a postulatria( que deduz pretenso, via petio inicial, cita ru, apresenta defesa e pode acusar vcios processuais), fase de saneamento( o juiz verifica se o processo est regular, para que o mrito possa ser julgado, se sim e h necessidade de mais prova o juiz impulsiona o processo para frente (prova oral e pericial) ), fase instrutria ( culmina numa audincia= de instruo e julgamento, nela colhido depoimento das partes, prova oral que produzida nesta audincia de instruo e julgamento, se n tiver complexidade o juiz j pode julgar nesta audincia, mas se tem complexidade maior, d oportunidade de apresentar memoriais escritos e deve julgar a causa em at 10 dias) se distribuir outra Ao passa pelas fases de novo para que possa ser julgada, para que ambas as causas sejam julgadas simultaneamente, devem estar equiparadas em termos de maturidade, a lei

estabelece um marco, que a audincia de instruo e julgamento e a fase decisria. A outra demanda (originria), tem que esperar a oposio ser julgada, para aguardar sua maturao, mas se foi postulada depois da audincia da Ao originria, determina sobrestamento por 90 dias, para ver se h equiparao de maturidade das duas demandas, se n h, o juiz julga primeiro a originria e quando estiver madura julga a oposio. A demanda vale inter partes, s para as partes. A audincia de conciliao e saneamento- se d no incio do processo, aps contestao da demanda s se tem possibilidade de conciliao, ao chegar na fase de saneamento o juiz verificando que n h mais necessidade de provas- h o julgamento antecipado.

NOMEAO AUTORIA: uma modalidade de interveno, mas o ru que provoca e tem um propsito especfico= a correo ( corrigir no modo que sai o ru do processo e em seu lugar entra o terceiro, assume a posio de ru do processo, e o ru originrio se desvincula do processo- sucesso do ru pelo terceiro, mas necessria uma dupla aceitao- do autor e do terceiro- para que se ultime o propsito da sucesso) da ilegitimidade passiva em determinados casos, em casos especficos. Ex.: caso especfico de deteno, mas quem o detentor? a pessoa que tem vnculo direto de uma coisa n por ttulo prprio, mas sob vnculo de dependncia de outrem, como por ex o caseiro est na casa, mas n por vnculo prprio e sim por vnculo de dependncia de quem o colocou. Se o detentor demanda em nome prprio deve indicar a autoria em nome de terceiro, tem o dever de indicar quem o responsvel, se n indica ou indica pessoa errada, responde por perdas e danos- art 69 CPC. A pessoa aparentemente o dono da coisa, voc n sabe a que ttulo jurdico ele est l. uma tutela de aparncia, para dar uma eficcia maior ao direito de propriedade, se impe no dever ao ru de indicar aquela pessoa em cujo nome ela mantm o vnculo com a coisa, o responsvel.

Indica na contestao ou em petio simples.Diz quem o autor do ato que gerou o processo e d o nome e endereo, o juiz abre vista para o autor, que no prazo de 5 dias, o processo fica suspenso, o autor intimado para se manifestar no prazo de 5 dias, sobre a nomeao, ele pode concordar ou discordar da nomeao, que deve ser feito de forma expressa, se manifesta rejeitando a nomeao, a n h a sucesso, o ru intimado e corre prazo para apresentar defesa, que interrompido com a apresentao da nomeao, restitudo do zero o prazo.

Mas se o autor concorda, pode ser expressa ou tacitamente (passado o prazo de cinco dias e n falou nada), promove a citao do terceiro, que ter prazo para se defender dos termos da Ao, que pode concordar ou discordar da nomeao. Art 66 CPC

22-03-2011

DENUNCIAO DA LIDE:

uma Ao regressiva contra terceiro, proposta por uma das partes, pode ser tanto o autor ou o ru, o contedo so os prprios prejuzos que porventura advenham da Ao principal, que lhe so conexos. O ru demandado pelo autor e pensa que na eventualidade de perder a demanda tem direito de ser indenizado por terceiro, ao invs de aguardar o trmino da demanda, j denuncio a lide ao terceiro, propondo a Ao regressiva contra o terceiro, para que o juiz analise simultaneamente, numa mesma sentena, julga tanto a pretenso deduzida do autor contra o ru, como a pretenso deduzida pelo denunciante contra o denunciado. Se ru/denunciante vitorioso ser sucumbente na denunciao.Deve haver o direito de regresso, o denunciante que tem este direito contra o denunciado. O autor da denunciao/ denunciante afirma direito de regresso contra terceiro, e este se defende, apresenta suas razes, a o juiz julga. O denunciante pode perder as duas, tudo objeto da apreciao denuncial. Para que possa haver procedncia da denunciao necessariamente deve haver sucumbimento do denunciante na Ao principal. Pode haver denunciao sucessiva, que denunciar um quarto. Art 70, III CPC Art 70, I CPC - Alienante- adquirente Terceiro- o autor que reivindica (pedir a coisa para si) coisa do adquirente, que o ru. Sempre que houver risco de evico deve ter denunciao. Direito de regresso decorrente de ato ilcito = por ex vc mora em uma casa e seu vizinho ao mandar cortar uma rvore, esta caiu em cima da sua casa, vc que mandou cortar a rvore pode propor uma Ao de regresso a quem cortou a rvore, pois ele pode ter sido imprudente. Art 70, II CPC possuidor direto- contato direto com a coisa( posse), o proprietrio da coisa, quem em geral est de posse da coisa. O locatrio que est dentro do imvel que tem a posse direta da coisa, mas para efeito de proteo do proprietrio, Tb tem a posse da coisa, de fato n tem , mas se equipara ao possuidor, por ex se algum quer invadir a coisa locada, pode se valer de demandas possessrias para proteger a sua coisa, sua posse indireta sobre a coisa, criou-se uma fico legal. Se um terceiro na relao material prope sua demanda contra o inquilino em nome prprio reivindicando a coisa, este deve denunciar a lide ao proprietrio.

Jus utendi direito de usar, usufruir Ius eruendi Ius abutendi sempre que houver direito de regresso h a possibilidade de denunciao da lide A obrigatoriedade escrita no art 70 CPC tem dois sentidos: a) sob pena de perda do direito de regresso ou seja quem n denuncia a lide decai do seu dir de regresso, perde este direito b) sob pena de no exerccio concomitante do direito de regresso ou quem n denuncia a lide n exerce o dir de regresso concomitante Ao, s n ter apreciado seu dir de regresso contra terceiro, poder posteriormente ajuizar Ao regressiva contra terceiro. Hoje a interpretao doutrinria tem se apoiado no item b . H o entendimento Tb existente no sentido a . Segundo prof Aroldo Plnio , o sentido a se d nos casos de garantia prpria( decorre da transferncia de direitos, a pessoa que transfere dir asseguradora da regularidade da transferncia, na eventualidade da transferncia n se concretizar quem transferiu tem a responsabilidade, uma responsabilidade forte, n havendo denunciao da lide h perda de dir de regresso) e os casos b nos casos de garantia imprpria (decorre da responsabilidade civil, a obrigatoriedade diz respeito a essa impossibilidade, quem n denuncia n tem apreciado seu dir de regresso simultaneamente Ao principal) O conveniente se vc tem direito de regresso,ento denuncia. S so praticados atos no sentido da realizao da denunciao, na prtica as vezes n observado.

O procedimento da denunciao: pelo ru- a mais corriqueira = citado o ru no prazo para defesa, o ru se quiser deve denunciar a lide, que uma Ao regressiva, deve ser deduzida como uma petio inicial (se assim achar necessrio- se tiver risco), em visto a instrumentalidade das formas- parece exacerbado. Se houver risco, para evitar, vc molda sua conduta, se uma demanda mais relevante, conveniente que faa via petio inicial, ou em um tpico da prpria contestao. Esta formalidade hoje em dia n est seduzindo a jurisprudncia. Deve-se ver o risco.Tem que se dar no Perodo de 10 ou 30 dias, dependendo se o terceiro reside na mesma comarca ou comarca distinta, se extrapolar o prazo, n se realizar, mas se for em vista do mau funcionamento do poder judicirio, o excedimento do prazo n deve prejudicar o denunciante. O denunciado tem prazo para se defender, pode se defender dizendo que n tem que indenizar regressivamente, na pretenso que deduzida contra ele, ou como pode pretender auxiliar o denunciante na defesa, porque assim ele se livra, ampla a defesa.

pelo autor - aps exaurido prazo de defesa. ex.: comprei uma terra em frente a uma praia na BA por foto, emiti a posse do imvel e quando cheguei tinha uma outra pessoa dizendo que a coisa dele, reivindico a coisa, para reafirmar minha titularidade, mas penso que se perder a demanda tenho direito de ser indenizado pelo vendedor, quero denunciar a lide contra o vendedor. O terceiro ( que o vendedor) citado e pode se defender, ou pode auxiliar a vitria do denunciante, o que lhe beneficiar. Possibilidade de o patrimnio do denunciado ser atingido diretamente pela Ao do denunciante: para economia processual, ao invs de pegar o patrimnio da outra pessoa que est l e ela for cobrar do vendedor, j pega direto do vendedor.Tem duas atividades processuais- isto mais prtico.

CHAMAMENTO AO PROCESSO: Modalidade de interveno de terceiros que cabe em casos especficos. Art 77 CPC . feita pelo ru, com propsito de ampliar o plo passivo, no caso do fiador ser demandado, chama o devedor principal, ou co fiador chamar demais co fiadores, ou do devedor solidrio chamar os demais, co devedores solidrios. Fica um como co ru do outro, como assegurado o direito de regresso do fiador contra o afianado. O fiador pode ter o benefcio de ordem (ter discutido o patrim do afianado antes do seu), se n promove o chamamento do processo do devedor principal, perde o benefcio de ordem. A Ao ajuizada contra um fiador e este pode chamar demais fiadores. Dvida solidria, o devedor solidrio pode chamar os demais devedores.Ou o asseguramento do direito de regresso do chamador, contra o chamado, e dos chamados entre si Tb. O autor pode ir direto no patrimnio do chamado satisfazer seu crdito.Uma s sentena toda esta situao. Art 80 CPC.

QUINTA N TEVE AULA- SEMANA DE INICIAO CIENTFICA

PERDI UMA AULA DE TERA, POR CAUSA DA CIRURGIA tirei foto caderno Camila

Ao para suspeio ( situao, expressa em lei, que impede os juzes, representantes do MP, adv, serventurios ou qualquer outro auxiliar da justia de, em certos casos, funcionam no processo em que ela ocorra, em face da Duvida de que n possam exercer suas funes com imparcialidade ou independncia que lhes competem)

h duas excees: passados os 15 dias a parte n pode requerer a exceo da suspeio. Ambas as excees so subjetivas.

31-03-2011

AUXILIARES DO JUIZO:

Esta atividade no pode ser prestada exclusivamente por uma pessoa, por uma imposio de diviso de trabalho, h necessidade de mltiplos juzes, que Tb sozinhos n do conta de se desemcubir desta atividade e precisam de auxiliares que praticam atos processuais, cumprindo as funes que compete ao estado, que por uma categoria s, que o juiz, n d conta .

Estas categorias profissionais de auxiliares de juzo, so de dois tipos: a) permanentes b) eventuais Ambos so pessoas que praticam atos no processo, na relao jurdica processual.Para o poder judicirio funcionar, h uma srie de outros servidores que n praticam atos no processo, mas n estamos falando deles. Diz respeito as modalidades/ vnculo que eles tm com a administrao pblica. Eles, os permanentes tem vnculo mais duradouro, de modo geral, h cargos pblicos especficos ocupados por eles, que atuam em todos/diversos processos. As modalidades so: escrivo ( n s pratica ato processual, mas algo a mais) oficial de justia = Sempre que h necessidade de ato externo (fora de secretaria), quem o pratica o oficial de justia, o brao longo do juiz,se estende para fora do gabinete via atuao do oficial de justia, cuja funo se d na prtica de atos externos. Estes atuam em todos os processos. De um modo geral n h cargo pblico especfico para o eventual, o vinculo pontual para processos especficos, nomeia-se um profissional daquele Gnero e este trabalha naquele processo especfico, tais como: o perito =se vale dele porque o juiz n tem a percepo de um conhecimento especfico, auxilia a compreender determinada coisa.Para formar seu conhecimento

Pode ser eventualmente que haja variao, quem cria so as leis que dispem, a unio tem uma, cada Estado tem uma. Pode haver alguma diversidade no concernente a distribuio do que eventual e permanente, no que compete a cada um, pode ser que a lei atribua algo a mais. O CPC um guia para isso.

Se so atos processuais de um modo geral, de competncia do estado/juiz, deste ente de direito pblico, que um sujeito de direito pblico processual, a ele cumbe a administrar justia e funo jurisdicional, que se desdobra em : Notio conhecimento e documentao da causa- tem o escrivo como auxiliar, que a atividade basicamente documental. Ivoicium : o juiz diz o direito Imperium : impe o julgamento, execuo- a circunstncia de que independentemente da vontade das partes ficam elas constrangidas pelo julgado.

A atividade estatal esta, realizada notadamente pelo juiz e nesta atividade auxiliado. Esta atividade tida como a mais nobre jurisdicional, que iuris dicere- dizer o julgamento, este se teria como indelegvel, o juiz no pode se valer, em tese de auxiliares, mas na prtica no funciona assim, tem assessores. O ato se imputa aos magistrados, pois so eles que assinam. Os auxiliares permanentes do juzo = art 139 CPC Art 140 CPC- serventurio- o escrivo- funo documental- Mantm consigo a guarda/responsabilidade (de um modo geral) de todos os autos, s permite a sada com autorizao legal, que se vale de escrevente que so seus auxiliares, ele o chefe deles. O superior hierrquico dos escreventes.Esta atividade documental funciona de um modo geral, a parte faz a petio inicial, fazendo afirmao de direito contra o ru, anexa a procurao dada ao advogado, anexa os documentos para comprovar o que alega, tira cpias em nmero de quantos so os ru, uma para os autos, leva a inicial no setor de tarifao no Frum, pede uma guia para pagamento do tributo,anexa a guia, e leva ao distribuidor (que Tb auxiliar), sempre que houver juzos com competncia concorrente, qualquer umas das 34 varas cveis tem a mesma funo( processam e julgam as mesmas causas), cai em uma das 34, que o distribuidor faz o sorteio, a autua a petio (pe numa capa), certifica (certido na capa - que abriu autos naquela data), faz autos conclusos ao juiz, certifica no processo, as certificaes feitas pelo escrivo- se chama termo. Esta certificao, um ato que torna algo certo, via sua f pblica, que torna certo, o contedo do declarado, da declarao posta por ele, se tem como verdadeira, esta veracidade presumida pela f pblica que significa presuno relativa de veracidade, que a tal presuno sede diante de prova contraria sobre a presuno.Os termos= certificao feita pelo escrivo. Termo de recebimento de autos, de vista, de juntada de documento, de publicao= os atos de certificao designam termos.Tudo nos autos certificado, pq com estas certificaes o processo vai caminhando, por meio

delas os prazos processuais comeam a correr. So fontes para incio de fluncia de prazos, pois se no tiver prazo, ningum faz nada. Na Justia Federal ele chamado de diretor de secretaria. O escrivo expede mandatos, ofcios, d certides acerca de atos/fatos do processo. So documentos que tm f pblica. No processo sua funo basicamente instrumental, mas tem funo Tb administrativa, mas n so as que nos interessam. Art 141 CPC- compete ao escrivo - ao seu ofcio= secretaria. O escrevente em geral n participa de audincia, designa algum. Tanto o escrivo como o outro servidor (auxiliar), pode ser impedido ou suspeio (dvida), vale Tb para agente do MP, vale Tb para promotor de justia, mas n via exceo, no caso de escrivo e outros auxiliares mais simplificado. Art 138 CPCforma de impugnao, n exceo. O oficial do justia= a extenso do brao do juiz, atua de um modo geral, cumprindo mandado judicial (documento expedido pelo escrivo justificando que o juiz mandou tal coisa). Ao oficial de justia ele distribudo um mandado. O fato o que ele faz cumpre o mandado, certifica que cumpriu, ou n cumpre e certifica pq deixou de cumprir, e devolve o mandado, cumprido ou no cumprido secretaria. Art 143 CPC Art 143 CPC, IV- em MG est dispensado (fica juiz, escrevente e as partes e se necessrio segurana). O escrivo tem que ser bacharel em direito, uma questo de norma adm.Lei de organizao judiciria em MG, para ver direito. O oficial de justia avaliador , Art 143 CPC ,V O oficial de justia e escrivo respondem por culpa art 144 CPC

Partidor (faz esboo de partilha de bens- em inventrio, separao), leiloeiro, distribuidor, contador.

Eventuais: Art 145 CPC Perito = conhecimento de ndole tcnica ou cientfica, cuja investigao dependa deste conhecimento, o juiz nomeia este perito que adquiriu conhecimento via colao de grau superior, comprovando sua especialidade, em seu registro junto ao Conselho Regional especfico. A produo d prova se d ou por nomeao de ofcio ou a parte requer. As partes fazem perguntas ao perito e ele tem que responder, aps fazer inspeo e relato, apresentando um laudo pericial. A parte se guia para fazer perguntas contratando uma assistncia tcnica que Tb orienta a parte (adv), e o perito nomeado tem prazo de 5 dias para recusar por motivo legtimo, este motivo por ex j est comprometido com outras tarefas, outras partes. Se n

apresenta tem que apresentar o munus pblicum( encargo pblico), com proposta de encargos/honorrios. Se na comarca n tem perito, a lei diz que o juiz nomear livremente um perito, cuja prtica profissional lhe habilite. Concluso= diz-se do processo concludo e entregue ao juiz para despacho. Art 146 CPC Art 147 CPC

Depositrio e do administrador: Art 148, 149, 150 CPC Os dois respondem pela perda do bem.

Intrprete: Art 151 CPC Auxilia o juiz, n o tradutor, auxilia o juiz entender o que significa o smbolo, o sentido do enunciado lingstico.Tb funciona como tradutor, II. Surdo, mudo e analfabeto - vai por intrprete, mas se surdo e mudo sabe escrever, tem que esperar fazer por escrita. Art 152 CPC Art 153 CPC Funciona o modo vinculao do intrprete como o do perito.

05-04-2011

O MINISTRIO PBLICO DO PROCESSO CIVIL: Atua quando h interesse pblico que evidenciado por circunstncias especficas,as autorizaes derivam da conformao constitucional, previsto na CR art 127. CR art 129 Atua num processo de 2 modos: a) Ou parte, e em geral autor = dominus litis ( = o autor da aa, o dono da lide, dono da lide em termos restritos, porque de fato n dono, se entende lide como conflito, pq ele substituto processual, o mesmo substituto do art 6 CPC e pede em nome prprio direito alheio e para pedir assim

necessariamente tem que estar legalmente autorizado para faz-lo , n titular do direito de fundo, n pertence a ele. Pede interesses difusos e coletivos. Conduz e prope a chamada Ao civil pblica, da qual titular, uma Ao civil, porque a jurisdio civil (n penal) e pblica porque o interesse discutido pblico ou o titular da demanda um ente pblico (at mesmo o MP). H casos de interesses individuais defendidos pelo MP, se for direito individual indisponvel (como no art 127 da CR). Quando o MP intenta Ao h questionamento acerca de sua atuao, porque fora a barra por alguns motivos. Como parte como titular da chamada Ao civil pblica, ele o principal legitimado: art 129 CR, II se as medidas necessrias as garantias so judiciais, via Ao pblica. Pode ser antecedida por um inqurito civil, assemelhado ao inqurito penal ( funciona assim: fase administrativa presidida pelo delegado de polcia, fase investigativa, por ex tem um crime, um corpo baleado, ligo para PM, vai l faz B.O, encaminha a Polcia civil (polcia judicial), instaura inqurito, fase adm presidida por este delegado de polcia que vai investigar acerca, intimando pessoas a depor, ao final, o delegado d o seu parecer, pega este inqurito e remete para o MP e este intenta a Ao penal que serve de prova para ele ( o inqurito). Funciona para subsidiar a Ao do MP. A Ao civil pblica presidida ( dirigida) pelo prprio MP, um promotor que preside o inqurito. ( art 129, III CR). notadamente e n exclusivamente como titular da Ao civil Pblica ( lei 7.347/85 art 1, 5- pode haver Ao cautelar= o MP o primeiro legitimado, h uma concorrncia de legitimados, mas o principal o MP, que um procedimento especial), esta a atuao mais evidente como parte.Esta Ao civil Pblica proposta pelo MP. O MP conduz a Ao, tem todas as prerrogativas que todo autor tem de postular/pleitear algo, pretendendo convencer o juiz atravs de argumentos/provas. H outros casos, Ao de improbidade administrativa, Ao direta de inconstitucionalidade ( pelo procurador geral da Repblica)pois um direito difuso, de todos, quem titulariza o MP. Enquanto parte tem algumas prerrogativas Art 81 CPC, em casos previstos em leiisto pq substituto processual, pq seno n pode atuar sem autorizao expressa legal, o MP como parte isento do adiantamento das despesas processuais, no caso de Ao civil pblica julgada improcedente por falta de prova, n precisa indenizar, quem arca com as despesas o cofre geral do estado (do executivo), hoje em MG j cai na rubrica oramentria do prprio MP. Pois o MP faz muita bobagem. Se faz besteira tem que descontar desta rubrica oramentria. b) Na eventualidade de ser ru = tem o qudruplo de tempo para contestar e o dobro de tempo para recorrer. titular do direito de Ao pois foi um modo que se achou de proceder a defesa do interesse pblico sem comprometer a imparcialidade do juiz. Ento o MP como parte- prope a Ao, o ru se manifesta, e juiz julga com iseno.

c) Fiscal da lei = custos legis ( = fiscal da lei) em custodia da lei, o custodiador da lei. Em custdia da lei, quando h interesse pblico, casos de

evidenciao= tem o autor o estado/juiz, o ru e um interveniente- o MP dando palpite, como se fosse um interveniente. Na Audincia, como fiscal fica ao lado do juiz.Como fiscal da lei, o MP atua como se fosse um assistente da parte necessitada (se tem um menor no processo, o MP atua, pode ser que o interesse da me do menor conflitue com o interesse do MP). Os casos, em geral que legitimam sua Ao, e nesses casos o MP tem vista dos autos logo aps as partes (aps a parte se manifestar) e o MP se manifesta no processo acerca de : se o processo est regular ou se tem que fazer algo e no final do processo, antes do julgamento ele d um parecer e o juiz julga, que n est vinculado ao parecer do MP. Art 82 CPC, I = sempre que houver incapaz, tem que intimar MP, o processo mais complicado, pois tem mais uma pessoa a se manifestar. II - Vinculao da pessoa como entidade maior da sociedade= famlia e Estado como sociedade civil organizada- ente de direito pblico. III = Aes que envolvam litgio coletivo pela posse da terra rural, demais que hajam interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ( =possibilidade de repercusso geral, afetamento de grande quantidade de pessoas) ou pela qualidade da parte (= tem-se dito n significa que toda vez que h ente de direito pblico, h interveno do MP, quando patrimonial n tem que intervir). Art 83 CPC = logo aps manifestao de autor e Ru, o MP manifesta-se sobre requisitos legais que tem que ser cumpridos, aps isto o MP intimado e d o seu parecer que n vincula o juiz, atua Tb como atuam as partes, tem capacidade de requerer prova, recorrer, atua mais ou menos como atua a parte, o prazo em dobro para recorrer. Art 84 CPC = quando a lei considerar obrigatria a interveno do MP a parte promover-lhe- a intimao sob pena de nulidade do processo Se a parte n intima tem nulidade, s h se houver prejuzo para o interesse pblico, princpio da instrumentalidade das formas- princpio do prejuzo. Se o MP tomou cincia de ofcio n tem vcio, se ele olhou e n teve interesse- Tb n tem vcio, mas se acha que tem interesse e quer intervir o juiz n necessariamente tem que admitir, s se for nos casos do art 82 CPC. Art 85 CPC O agente ( n o rgo- esfera de competncia ,como est escrito) do MP ser civilmente responsvel quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude = O agente que tem a responsabilidade, n do rgo(= esfera de competncia), o promotor/procurador de justia responsvel quando no exerccio de suas funes proceder com dolo ou fraude, mesma situao do juiz. Culpa n considerado( pela CR art 37, 6) , mas na jurisprudncia de modo geral n responde, salvo em casos de erro grosseiro, h a possibilidade de responsabilizao tanto do ente pblico- Estado, como do prprio agente,mas s pela CF em cs( cabelos brancos ?????) de culpa, pode at tentar buscar esta responsabilizao, mas n tem sido aceita.

S de curiosidade: Os agentes do MP so: estadual os agentes se chamam promotores de justia, atuam em primeiro grau, quem atua em segundo grau= procurador de justia federal ( dentro deste tem o MP do trabalho (o agente chama Procurador do Trabalho),se tem vinculao administrativa = o agente se chama Procurador da Repblica, quando vai para o STJ chama-se Sub Procurador Geral da Repblica, quem atua no supremo chma-se= Procurador Geral da Repblica Art 128, CR

07-04-2011

COMPETNCIA ORGANIZAO JUDICIRIA COMPETNCIA INTERNACIONAL: a) competncia privativa art 89 CPC b) competncia concorrente art 88 CPC Quando se trata da necessidade do exerccio compartilhado, pensa na ideia de competncia, que nada mais que uma esfera de atribuies, simples e observvel na linguagem mais corriqueira. O Estado uma mega competncia e tem uma infinitude de atribuies. Porque vai prestar servio pblico, pq visa bem pblico, a atividade estatal dividida, minimamente ordenada, esta diviso a competncia, as regras de competncia que dizem quais so as atribuies de algum. Ex. Art 84 CR. Diz quando cada juiz deve agir, ou quando cada um tem poder para agir.A qual juiz cabe a funo de processar e julgar tal questo. Todo e qualquer juiz exerce jurisdio, o mesmo poder jurisdicional do Estado e h mltiplas interferncias. A ideia de criao de tribunais distintos, desta criao vem regras de competncia, pela matria a CF divisa competncia. Mesmo que haja distino de juzes, h interferncias, o que mostra que todos exercem poder jurisdicional do Estado, por ex recruta juiz eleitoral ( recruta/ seleciona desembargadores, que compe o TRE, h casos de juiz estadual competendo cargo de juiz federal em determinados casos.A competncia como sendo a medida da jurisdio.( LIBMAN), mas n considera a unicidade como o todo, criticvel, pq a jurisdio una, n mensurvel, esta a ideia.

A competncia uma esfera de atribuies jurisdicionais.Os juzes conhecem as causas, conhecem, julgam e executam as causas, todos os tipos de juzes, fazem a mesma coisa, a funo assemelhada, neste critrio. ORGANIZAO JUDICIRIA: COMPETNCIA INTERNA:

STF:

Justia comum: STJ: TRIBUNAIS DE JUSTIA | E TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS( 108) |

JUIZES DE DIREITO

JUIZES FEDERAIS ( 109)

Justia especializada: TST | TRIB REG DO TRABALHO | Juzes do trabalho (111) TSE | TRE | Juzes eleitorais( 118) Juzes militares STM | TJM |

A CF cria uma distino entre juiz e tribunais: 1) Justia comum = Estadual e Federal. Na justia comum s tem processo civil, em termos de aplicao direta. 2) Justia especializada/especial= n tem processo civil, composta pela justia do trabalho ( que gira em torno da ideia de contrato de trabalho). O art 111 CF e os seguintes artigos, os tribunais regionais do trabalho ( um para Cada estado, o nosso o TRT da 3 regio, o segundo grau o TRT ???, e o terceiro grau ( n so muitos que gostam de chamar assim) TST, funo de

uniformizar o entendimento da legislao trabalhista, como deve ser interpretada, a junta eleitoral = a mesa das eleies que alguns cidados j figuraram, tem a justia eleitoral, art 118 CF e seguintes artigos, tem Tb os juzes eleitorais ( forma de composio especfica), TRE (O presidente o Kildare), e o TSE( Braslia). Militares- para julgar crime militar, cometido por militar, enquanto militar. Tem o TJM , no plano federal pode haver tribunais militares e juzes militares, para julgar gente do exrcito, marinha e aeronutica. O STM ( fica em Braslia). Na justia especializada, nada tem processo civil com aplicao direta, s subsidiria.

Justia comum = h processo civil e penal. A justia comum se divide em: a) Federal = a competncia atribuda, designada ( art 109 CF) b) Estadual = o resto todo, que n penal militar, nem trabalhista, nem designada na CF, de competncia da Justia Estadual. Resolve a maior parte dos conflitos, tem a competncia mais abrangente pq a residual. Juzes Federais de primeiro grau art 109 CF tem como caso Bsico competncia que d mais notoriedade= competncia em razo da pessoa da parte ou do interveniente, art 109, I, quando for parte a Unio, entidade autrquica, ou empresa publica federal. 1 grau = JUIZES DE DIREITO e JUIZES FEDERAIS ( 109)

2 grau = TRIBUNAIS DE JUSTIA FEDERAIS( 108)

TRIBUNAIS REGIONAIS

Em terceiro grau - STJ

Os tribunais e juzes de 1 grau tm juiz de fato e de direito= que quer dizer que julgam tanto o que aconteceu (faz anlise probatria), quanto analisam qual o dir aplicvel ao que aconteceu. Para os tribunais superiores recursal de um modo geral, n abrange a competncia para reviso da matria de fato. Smula 7 STJ impede a subida de recurso especial por esta circunstncia, para reviso de material probatrio, se funciona na competncia originria ( entra diretamente no tribunal), Competncia supremo art 102 CF Competncia do STJ art 105 CF Supremo- como recursal- a uniformizao de entendimento da CF em todo o territrio nacional.

COMPETNCIA INTERNACIONAL: So normas internas, o Congresso nacional que colocou as normas, se ela interna n vincula outro pas. Isto significa dizer que esta questo da competncia internacional, a possibilidade ou impossibilidade do judicirio brasileiro emprestar eficcia a julgados estrangeiros, tem que ser homologado pelo STJ e este s homologa se puder, s nos casos de competncia concorrente, se for ajuizado no exterior , esta deciso estrangeira pode ser homologada no Brasil e executada aqui. Para a deciso de competncia concorrente- tem que se verificar se as normas do estado estrangeiro admitem o ajuizamento da causa l ou n. Acontece isto para quando no Brasil tiver de ser executada a deciso estrangeira, se o caso competncia concorrente pode haver homologao, mas se tiver ofensa a ordem pblica interna n pode homologar. A deciso estrangeira s vale aps homologada e s pode em casos de competncia concorrente. Quando de competncia concorrente da justia brasileira, o ajuizamento da Ao em territrio estrangeiro, n induz litispendncia ( exisncia simultnea de duas ou mais demandas, provocando litgio a propsito da mesma relao jurdica), pode tramitar l e pode ajuizar aqui no Brasil Tb. Competncia concorrente art 88 CPC

Sempre que houver conexo da jurisdio Brasil com estrangeiro faz anlise, se : * Pode haver ajuizamento estrangeiro, se sim, * conveniente ajuizar no estrangeiro ou no Brasil? Sempre tem juzo de convenincia.

COMPETNCIA PRIVATIVA DA JUSTIA BRASILEIRA: art 89 CPC: I a justia estrangeira n pode homologar, tem que ajuizar no Brasil necessariamente. II se o bem est no Brasil (bem ou imvel, semovente, corpreo ou incorpreo), se est no Brasil o inventrio tem que se feito no Brasil, para pg de tributo.

12-04-2011

CRITRIOS DE DISTRIBUIO DA COMPETNCIA INTERNA: Ratione Personae- CR 109, I,II,VIII = casos de atribuio de competncia em razo da pessoa Ratione Materiae- CR 109, III,X,XI,V-A - casos de atribuio de competncia em razo da matria- da questo litigiosa Competncia funcional distribuio de funes no plano horizontal e vertical.

Frum Reisitae- Foro( = lugar) Ratione valore- competncia em razo do valor ( em MG n tem esta). competncia territorial art 94 CPC

Empresa Pblica Federal= Dotado de personalidade jurdica que concorre com a iniciativa privada, o patrimnio desta empresa integralmente pblico, tem natureza jurdica de direito privado, mas quem titulariza o capital a Unio, ou pelo ao menos a maior parte do capital. Ex.: Caixa Econmica Federal Sociedade economia mista= a maioria de ente pblico e a minoria privada.A competncia da Justia Estadual. de competncia da Justia Federal- Autarquia, se a causa tramita Just estadual, h necessidade de interveno, o processo sai da Justia Estadual e vai para a Federal.

VIII_ Mandado de seg- medida judicial contra ato abusivo ou ilegal de autoridade pblica, (quaisquer pessoas que exercem competncia federal)- a parte a prpria Unio.

Exemplos: Vara da Pessoa Pblica Estadual em Autarquias- em razo da pessoa. Feitos tributrios do municpio- pessoa e matria Vara de Registro Pblico- em razo da matria

Competncia Funcional= (competncia a prpria funo atribuda a determinado rgo), competncia funcional na matriz Europeia, a diviso em fase de processo, diviso de atribuio entre juzes da mesma competncia territorial, competncia funcional horizontal (juzes da mesma base territorial, ex.: dentro da comarca de BH, tem competncia distinta) e competncia funcional vertical ( planos distintos, no caso da Just Federal- art 108 da CR. Quando se trata de: Fazenda pblica (pessoa), falncia, direito de falncia e concordata (matria) e direito de sucesses (matria)- vai para o TJ (Tribunal de Justia). Basta olhar na const estadual= para saber a competncia estadual. Frum Reisitae= Foro( = lugar) da situao da coisa para Aes reais, art 95 do CPC, o foro da situao da coisa o competente para conhecer e julgar Aes reais e imobilirias. O competente o foro do lugar . um tipo de competncia territorial( = aquela que diz que o assunto litigioso de atribuio de determinado juiz que est em determinada poro do territrio nacional, que dividido em

circunscries judicirias, n poltica, abrange mais que pode (que so as comarcasum juiz para uma poro do territrio), quem cria as comarcas so as leis estaduais. Um municpio de Manhuau e o de Manhumirim, em cada um tem o seu prefeito, cmara municipal- isto deliberao poltica- circunscrio poltica e adm, de deliberao e de execuo, no que diz respeito a circunscries judicirias, tem as diferentes comarcas que abrangem diferentes municpios. Determinado juiz competente para julgar determinada causa, se n for a Unio dona do imvel- caso de Justia Estadual, qual municpio ser (qual comarca), inside a regra de competncia territorial, em geral para discriminar qual juiz incide mais de uma regra de competncia que inside. Um dos critrios decorre do lugar da situao da coisa, nas aes reais imobilirias, onde est situada a coisa que a competente. Art 95 CPC= direito real (de propriedade), competncia do foro da situao da coisa. A lei pode estipular valores, para demarcar a competncia. Criar comp em razo do valor que se atribui a causa, depende da leg especfica, em MG n h este tipo de comp em razo do valor. ( o juizado especial optativo), na Justia Federal- so de comp do juizado especial federal(causas acima de 40 salrios mnimos). A comarca que processa e julga aquela causa, ou qual seo seo judiciria Federal.A Unio e o Estado dividido em comarcas, que n necesariamente corresponde com o territrio e municpios. Ao real mobilirias ou para direito pessoa- a regra geral est no ART 94 CPC = direito pessoal= direito de crdito em sentido lato. Art 96 CPC Art 98 CPC = se o ru relativamente incapaz, tramita no foro de seu assistente. Art 99 CPC = n foi recepcionado pela CF- art 109 da CF, 1 , 2, 3( caso de comp federal feito pela justia estadual em primeiro grau), Art 100 CPC As regras de comp territorial- art 94 CPC

14-04-2011

MODIFICAES E CONTROLE DE COMPETNCIA:

Se determinada competncia de um juzo pela incidncia de regra de competncia, a modificao da comp n altera = regra da perpetuao da jurisdio, que est no art 87 CPC, mas h excees. Se ajuzo ao em Betim por ser o foro do ru, se ru muda de l a Ao/demandada continua em Betim. H casos em que h alterao da competncia= se houver supresso ( alterao) de rgo judicial, n h supresso dos processos em curso e altera a competncia, se altera a matria, era por ex vara civil e criou-se vara de famlia, estas mudam

para a vara de famlia, e havendo alterao da competncia em razo da hierarquia (era de primeiro grau, passou para competncia originria). POR CRITRIO DE COMPETNCIA, CLASSIFICA EM: Casos de competncia absoluta Casos de competncia relativa

Casos de competncia absoluta: Matria Pessoa Competncia funcional frum rel sitae

Casos de competncia relativa: Competncia Territorial valor

Do menos para o mais- seria competncia absoluta e o contrrio seria competncia relativa. Em caso de competncia relativa,Tb se admite a alterao de competncia em casos especficos- art 103 , 104 e seguintes. Quando houver: conexo ( art 102 CPC) ou continncia ( art 103 CPC)entre causas, que so vnculos entre demandas. H duas ou mais demandas que so aparentadas, tem questes comuns entre elas, se esto perante juzos distintos, so assemelhadas. Com o propsito de evitar julgamentos distintos acerca de questes comuns ( seno o juiz entenderia de um jeito e o outro entende de outro jeito- teriam decises contraditrias de questes comuns e desperdiaria tempo), as duas demandas so reunidas perante um nico juzo para julgamento simultneo, no que chegou primeiro- que chamado JUIZO PREVENTO. Art 106 CPC ( se na mesma base territorial, juzes da mesma comarca, o prevento o que despachou em primeiro lugar- os dois so de BH, cada um em uma vara, o que despachou ( ato de impulsionamento do processo)= manda citar o ru primeiro= despacho limiar) e 219 CPC mas se so de comarcas distintas, o prevento quem citou em primeiro lugar, citao vlida. 102 CPC = comunho de objeto ou causa de pedir ( TOTAL OU PARCIAL)- comum o objeto de uma demanda e o de outra- o objeto mediato- aquela coisa que o autor busca.A fruio especfica ou tem a mesma causa de pedir= derivam do mesmo fato, mesmo fato histrico nico, foi quebrado o vidro do carro no

estacionamento, distinto de ser quebrado o vidro do carro em outro lugar- N AUTORIZA CONEXO NO CASO DE SER DISTINTO.

Continncia- do art 104 CPC ( uma demanda contida dentro da outra)= tipo de conexo, espcie de conexo qualificada pela identidade das partes e identidade das causas de pedir (aqui j tem conexo) um objeto de uma demanda ser maior/mais extenso que outro.Um pediu o principal mais a multa (que o acessrio), e em outra vc pede s o principal,a menor extinta. Art 105 CPC Art 107 CPC Art 109 CPC = Ampliao/ extenso da competncia= prorrogar competncia. O juiz prevento tem sua competncia prorrogada, para julgar as causas conexas que esto consigo. Art 111 CPC ao ler: da hierarquia(= competncia absoluta). Se o ru mora em Betim, mas elegemos o foro de BH, se amplia competncia do juiz de BH. A clusula de eleio de foro s se admite se for por escrito.

CONTROLE DE COMPETNCIA: Art 112 e 113 CPC

O juiz do caso o competente para sua prpria competncia, varia se for de competncia absoluta ou relativa. Nos casos de competncia absoluta ( como no quadro acima), so inderrogveis pela vontade das partes (n cabe caso de eleio de foro), ao contrrio quando de competncia relativa cabe caso de eleio de foro. Nos casos de incompetncia absoluta cabe de ofcio o juiz se dar por absolutamente incompetente (somente pronuncivel). Caso passe desapercebido, o ru tem que argir a incompetncia absoluta do juzo, seno ele tem que pg pelas custas do processo. Pode argir em qualquer tempo, como o juiz Tb pode o fazer em qualquer tempo e remeter os autos ao juzo competente. = Assim que se controla quando de competncia absoluta.

Mas se for relativa, o juiz que recebe a causa pela qual relativamente incompetente, n pode se dar incompetente de ofcio, tem que citar o ru e aguardar a imposio do ru, este, o ru, tem que argir por via de exceo de incompetncia relativa ( lembrar deste nome), manda uma petio ao juiz de BH dizendo que incompetente, querendo que este se reconhea incompetente.Se o ru n excepciona a incompetncia do juiz perante a qual a causa foi ajuizada, este se torna competente, significa que o ru concordou- aceitao tcita.

Isto uma exceo: O juiz relativamente incompetente s pode se dar incompetente de ofcio que incompetente no caso de: clusula nula de eleio de foro em contrato de adeso. Art 485 CPC n figura como Ao rescisria o fato do juiz relativamente incompetente julgar a causa. Se o juiz absolutamente incompetente julga a causa se tornam nulos os atos decisrios.

CONFLITO DE COMPETNCIA: O Estadual manda para o Federal e o Federal manda de volta para o Estadualconflito negativo de competncia. Mas se o juiz de direito manda para o Federal e este manda para o do Trabalho e este aceita- n tem conflito, mas se n aceita e acha que o outro, conflito negativo. Mais de um juiz se acha competente para julgar a causa- conflito positivo de competncia. Aqui sobresta ( = parar) o processo e solicita um juiz de urgncia para julgar. Quando h divergncia de competncia acerca da reunio de Aes.

CONFLITO DE COMPETNCIA: Dois ou mais querem julgar a mesma causa um acha que o outro ou reunio de competncias. Suscitado conflito de competncia ao Juiz do Tribunal, o primeiro que est acima dos juzos conflituosos quem resolve o conflito.

26-04-2011

ATOS PROCESSUAIS:

FORMA CLASSIFICAO

O fato jurdico pode ser: Fato jurdico Ato jurdico = este pode ser = ato jurdico e negcio jurdico

Fato jurdico em sentido lato= Qualquer evento natural ou humano que gera uma conseqncia jurdica qualquer, essa consequncia criao, extino, modificao, preservao de uma relao jurdica. Fato jurdico em sentido estrito = aquele acontecimento natural que gera uma conseqncia jur qualquer, a manga do PE da mangueira do vizinho, que cai no meu terreno, vira minha.A morte, fato natural. Ato jurdico = evento humano, assemelhamento do ato humano tido como n racional em sua plenitude ao fato das coisas, o incapaz/ interdito que pratica um ato tradicionalmente se enquadra este ato, como um fato das coisas. Culpa custodiendo. Ato jurdico em sentido estrito = a conseqncia jurdica decorre da lei, a vontade humana entra no antecedente, mas o conseqente j legal( o efeito jur), Negcio jurdico = a vontade humana entra no antecedente e no conseqente. A vontade humana que pe a extenso da conseqncia jurdica. No processo, a relao jur processual uma sucesso ordenada de um esquema procedimental de atos processuais de diversas origens. Esse esquema, sucesso de atos processuais, n ajuntamento de atos processuais, sem ordem, mas h necessidade de ordem, seno o processo n chega ao fim, esta ordem vem da norma processual, que diz qual o esquema de ordem. A ideia de formalidade no sentido lato (= em sentido geral)= todas as exigncias formais. Conjunto de exigncias legais para que o ato se ponha e seja vlido. algo necessrio no processo para que haja o mesmo sentido de ordem, e ordem vinculada ao atingimento de uma finalidade qualquer. No sentido lato ,O processo formal porque h essa necessidade de ordem e se chegar a um fim especfico qualquer (satisfao do litgio),se diz que Tb eminentemente formal porque h uma multiplicidade de requisitos para que o processo se desenvolva ( devem ser escritos e os orais devem ser reduzidos a termo). A formalidade pe barreiras. Forma dos atos processuais- conjunto de exigncias legais para que o ato processual gere efeito. De um modo geral, ato processual tem que ser: os atos so escritos em tinta escura e indelvel( que n pode ser apagadao que se pratica no processo adere ao processo), n se admite borres, tudo deve ser riscado pelo juiz e o oral deve ser reduzido a termo (a escrito), pq nosso processo do tipo escrito, pretende a perenizao da atuao das partes no processo.

Cada ato processual circunscrito pela norma, em termo quem o agente que pode praticar tal ato, em que momento processual deve ser praticado, qual o prazo, o lugar (onde deve ser praticado), qual o contedo, a forma que deve se por do ato so uma srie de circunstancias formais, que circunscrevem os mltiplos atos processuais.

Essa formalidade relativizada se observadas a disciplina da denncia da nulidade dos atos do processo. A forma do ato processual meio e n fim que o Princpio da instrumentalidade das formas, num sentido estrito. A forma em um revestimento exterior do ato, significa o modo pelo qual o ato se mostra, s revela o ato, porque o ato propriamente dito um ato humano, uma vontade humana, que gera conseqncia jurdica qualquer, se a vontade se externa, atinge a finalidade sem causar prejuzo a quem quer que seja este ato vlido. A substncia do ato jurdico = a potencialidade da transformao jur, que a vontade e se externa de mais de uma forma, pode se revestir exteriormente de mais de uma forma- gestualmente, por exemplo. No que diz respeito ao processo esse revestimento externo menos importante que a substncia do ato, se o ato atinge sua finalidade sem causar prejuzo a quem quer que seja, vlido, deve ser mantido. Ato processual= ato jurdico que praticado no processo e tem conseqncia jurdica na relao processual, ou fora do processo e tem consequncia jurdica dentro do processo. Classificao dos atos processuais: Os atos pelo cod se classificam de acordo com sua origem, de quem pratica o tal ato. Esses atos so, de acordo com o cod: Atos das partes Ato do juiz Ato do escrivo Tem Tb do oficial de justia, do perito, do adm, do depositrio- cada agente processual pratica atos distintos.

Atos das partes:

As partes praticam atos postulatrios = aqueles atravs dos quais as partes pedem/pleiteiam coisas/ algo. Dispositivos = aqueles atravs dos quais as partes abrem mo de prerrogativas que tem no processo, abrem mo de direitos. Ex.: confisso, abro mo do recurso/ renuncia aos recursos acerca daquele acordo. O autor desiste da Ao.

Atos instrutrios = aqueles atravs dos quais as partes carreiam aos autos provas, municiam de material probatrio. Realiza percia. Atos reais e materiais = se concretizam por condutas processuais concretas, a protocolizao de uma petio um ato material, colocar uma pergunta Tb .

Esses atos Tb so escritos. O que n foi para a ata se perde. A conseqncia jurdica deriva da prpria prtica dos atos.

Atos do Juiz: Atos decisrios Atos ordinatrios O Juiz Tb pratica atos reais e materiais, ele inquire a testemunha. Os Atos ordinatrios = so os que atravs dos quais o juiz faz com que o processo caminhe, saia de um momento anterior e passe para um momento posterior. Este ato tem um nome que se chama DESPACHO DO JUIZ. Atos decisrios = Atos que j resolvem questes pondo fim a questes, podendo causar prejuzos s partes, com tendncia a estabilizao. Estes atos colocam fim a questes em aberto no processo, este modo pelo qual pe fim significa que o ato do juiz tende a se estabilizar e esta estabilizao n havendo impugnao por parte do prejudicado. Os atos decisrios de juiz de 1 grau so: Decises interlocutrias = ( entre dois lugares- os pontos extremos do processo= a petio inicial e a sentena), a deciso que est no meio. impugnvel por um recurso que se chama agravo. Sentenas = o ato do juiz que implica no fim do processo. ( art 162 CPC). um ato que tem a potencialidade de encerrar/ extinguir o processo na fase de conhecimento (pode por fim a fase de conhecimento) do processo em primeiro grau de jurisdio.Da sentena cabe a apelao.( o correto dizer apela da sentena)

Os atos decisrios de juiz de 2 grau: (A relao processual continua): Acrdo = os colegiados julgam conjuntamente, e este julgamento se designam acrdos. E tem esse nome porque se revela num acordo entre os julgadores (apesar de cada um poder julgar de um jeito, n tem necessidade de se ter este acordo, s um nome).Qualquer julgamento colegiado de tribunal se chama acrdo. O relator do acrdo quem da o parecer final, este o voto que prevalece.

Decises monocrticas de relator = Em casos especficos, notadamente, quando h jurisprudncia prevalente do prprio tribunal ou do tribunal Superior ou quando h smula, possvel o relator sozinho julgar o caso, cabe um recurso que se chama AGRAVO INTERNO , ou agravinho ou agravo. ( art 557), cabe recurso num prazo de 5 dias.

Ato do escrivo

Ato documental, pode nos atos ordinatrios( pode circundar o juiz, pode fazer), mas pratica atos documentais. A estrutura dos atos decisrios do juiz, notadamente ter um relatrio, os fundamentos, e o dispositivo. Todo ato decisrio deve ser desse modo.O juiz se intera da causa, depois tem a sua deciso, apreciando prova, argumentao e julga ( que vem no dispositivo do ato decisrio, que tem que estar compatvel com a fundamentao).

28-04-2011

Tempo dos atos processuais:

Na CF direito dos litigantes um tempo razovel no processo, tem dir a ter proc judicial ou adm em tempo razovel art 5, LXXVIII. Essa razovel durao do processo, n algo de simples mensurao, n se diz de forma simplificada, para dizer se o processo teve ou n durao razovel necessrio verificar diversas questes: complexidade do processo em si conduta das partes do processo tipo de conduta do estado-juiz

Isso n algo de fcil resoluo, um problema universal. O momento em que os atos processuais devem ser praticados ( um lapso de tempo dentro do qual um ato processual deve ser praticado, que se chama = prazo compreendido entre dois momentos, a marca inicial se chama termo inicial ( dies a quo- de onde vem) e tem um termo final ( dies ao quem- para onde vai).

O fato que o termo inical- tem uma marca, coincide com algo que notadamente a intimao= comunicao processual feitas s partes, comunica uma situao do processo, para que esta tome uma medida.A intimao uma comunicao, comea a correr um prazo para a parte, de um modo geral. Contam esses prazos- em consonncia com a unidade de tempo mensurada, porque podem haver prazos de minutos e horas, Prazo de minuto e hora computa minuto a minuto de relgio mesmo. Os prazos de meses e anos se computam diferentemente, comea com a intimao e o vencimento no mesmo dia do ms de vencimento ou mesmo ano de vencimento, se comea hoje se encerra em 28/05. Se comea no ano 2011 encerra em 2013 (se for de 2 anos). Se n houver o mesmo dia no ano de trmino, o prazo prorrogado para o primeiro dia subseqente. Prazo de 30 dias diferente de um ms- para efeito processual, de contagem de prazo. O de dia computa da intimao, a regra genrica que exclui o dia do comeo e inclui o dia do final. A data como tida como ocorrida a intimao n se computa, dia 28. Hoje n conta, comea a correr dia 29. A data do incio da fluncia do prazo n se computa no prazo.A intimao se d em dia til. Se d em dia n til, reputa-se a intimao como ocorrida no primeiro dia til subseqente. Prazo comea a correr em dia til. Entram na contagem do prazo sbados, domingos e feriados, conta-se de formas contnuas, no calendrio.Se cair em um domingo prorroga para a segunda, s h vencimento de prazo em dia til. Dia til para efeito processual= dias de semana. Para efeito de vencimento de prazo processual= dia em que h expediente forense regular. Intimao- s se d em dia til, seno reputa-se para prximo dia til subseqente e se for de publicao de dirio de justia eletrnico se d em dia til, seno reputase para prximo dia til subseqente quele da publicao de dirio de justia eletrnico. Uma regra para atuao no que concerne a prazos- se vc tem dvida, deve-se cumprir antes, a margem para se duvidar cumpre no primeiro, para n correr risco. Esses atos processuais de um modo geral so praticados em dia teis das 6:00 as 20:00. Esses atos processuais caso haja necessidade pode ser praticado fora deste horrio, se for exigncia prpria do ato que est sendo praticado. Perodo de frias forense, foi substitudo por recesso forense que de 20-12 a 0601, nenhum ato processual praticado, os processos ficam suspensos.

Quanto a classificao dos prazos: legais e judiciais=

peremptrios e dilatrios= Prprios e imprprios= comuns e particulares=

legais e judiciais= So os fixados pela lei para a prtica do ato (apelao, agravo, embargo de ..., contestao, procedimento cautelar- a lei fixa o prazo. Judicial = quem fixa o prazo o juiz, que deve modular a extenso do prazo com a complexidade do ato que ir ser praticado naquele prazo. o princpio da utilidade dos prazos, que diz respeito a esta compatibilidade do prazo com o ato que nele deve ser praticado. Mas se n tem um prazo legal especfico e Tb n foi assinado prazo judicial, o prazo ser legal genrico, de 5 dias. Art 185 CPC.

Peremptrios e dilatrios= Peremptrio ( ex.: para contestar e recorrer)= aquele que n pode ser extendido pelas partes pq um prazo que atende mais a interesses pblicos do que privados ao contrrio dos dilatrios ( ex. Estou executando uma deciso e n so localizados bens do devedor, eu credor devo localizar, o bloqueio por ex em conta n teve xito, se a parte n cumpre este prazo ou n localiza, pode tentar localizar bens ) que podem ser extendidos pelas partes. Art 181 CPC- dilatrio, art 182 CPC- peremptrio. Se o prazo legal for de 5 dias e o juiz te intimou em 15 dias, vc pode contestar em 15 dias, que o mais concreto ( a intimao) que est em suas mos. Prazos prprios= Aqueles cujo n aproveitamento resulta numa sano processual tpica que se chama precluso (que uma sano processual que consiste na perda da faculdade processual que se tem), quem podia apelar n pode mais pq perdeu o prazo, por exemplo.Esta a chamada precluso temporal. Tipos de precluso:

* Temporal = * Consumativa = esta deriva da prtica do ato, tem faculdade processual de praticar o ato, se pratica o ato perde a faculdade processual, como se gastasse. * lgica = Decorre da prtica de um ato incompatvel com a faculdade processual que vc tem. Vc cumpre a deciso, paga, recorre, o pagto incompatvel com a faculdade processual de recorrer.

Imprprios= O descumprimento n engendra esta conseqncia- precluso, mas tem outro tipo de consequncia de ndole administrativa. Os prprios- so prprio das partes, ao passo que o juiz, auxiliares e MP n enquanto parte. Se o juiz que n sentencia no prazo que tem que sentenciar (10 dias), para despacho (2 dias), n perde seu dever de sentenciar, pode sentenciar posteriormente, no processo o juiz n tem faculdade e sim ele tem dever, os prazos de juiz e serventurios pode ser fiscalizado, e se houver excedimento de prazo, h a possibilidade de pleitear sano adm para estes servidores.

Comuns e particulares= Comuns = Fluem simultaneamente para mais de uma pessoa, seja autor e ru, seja diversos autores, ou diversos rus. J o particular = flui para uma parte s. Nestes casos os autos podem ser retirados do cartrio lev-los ao escritrio e praticar o ato processual dentro do prazo.O que n ocorre no prazo comum, pois se uma retirar os autos a outra n pode praticar os atos processuais.H um obstculo criado, o autor tem que peticionar ao juiz pleiteando a restituio do prazo. Essas so circunstncias de suspenso do prazo- art 180 CPCocorrida a causa suspensiva o prazo ser restitudo no faltante, ao contrrio das causas de interrupo do prazo. Ver : Distino entre suspenso e interrupo do prazo 172 a 199 CPC

03-05-2011

LUGAR DOS ATOS PROCESSUAIS: * Prtica na sede do Frum, na sede do juzo.

CARTAS:

rogatria para juiz/autoridade estrangeiro ou de um estrangeiro para o brasileiro., ela expedida obedecendo ao disposto do tratado internacional que haja entre o Brasil e outro Pas, expedida , tem que ser traduzida para a lngua de destino e encaminhado pela via especfica ou diplomtica (a competncia do STJ). Rogar = pedir com humildade. de ordem= sai de tribunal para juzo que lhe subordinado, sempre que houver a necessidade da prtica processual para juzo de outro tribunal, ordena a ele que

cumpra tal ato, e tem determinados requisitos genricos. O ordenado deve praticar o ato, a n ser que tenha motivo legtimo. precatria= para os demais casos, do tribunal para juzo que n infra ordenado e de juiz para juiz.Haviam juzos distintos que n se comunicavam sob um ente nico que deveria ser o Estado ( o estado moderno de mais ou menos 300 anos), quando do surgimento desta terminologia os juzos ainda eram distintos. De precar = Pedir com uma certa vnia ( licena, permisso, consentimento) Art 202 CPC Na prtica estas cartas so expedidas em papel. Vc interessado que distribui a precatria, se n houver a necessidade de distribuio leva s na comarca de destino, regular a precatria, neste caso tem o dever de mandar cumprir a precatria, ou determinar a prtica do ato se ele de seus auxiliares. Na precatria tem que ser declarado o prazo que tem que ser cumprido, s vezes n vai nem prazo. O carter itinerante( art 204 CPC) = significa que a carta n tem destinatrio fixo. A carta persegue o ato que deve ser cumprido. O juiz de BH pede precatria para o juiz de contagem para ouvir testemunha que esta l, esta ordem vai para o escrivo, o oficial vai a testemunha , mas esta n mora mais em Contagem e reside em Betim, devolveu o mandado n cumprido, sobre o devolvimento n cumprido a parte vai pq n cumpriu, est declinado o interesse da testemunha, e nos altos, tendo em vista o carter itinerante da precatria, pede-se que encaminhe a Betim para que seja ouvida a testemunha, o juiz ver que a precatria tem mesmo carter itinerante, o de Contagem mesmo j manda para Betim, a precatria persegue o ato processual. Art 205 CPC = urgente o ato processual a ser praticado pelo juiz, mas esta carta seria expedida hoje preferencialmente por via eletrnica. Funciona= O escrivo da comarca de origem liga para o escrivo DA COMARCA DE DESTINO. Se tem mais de um liga para o da primeira vara, o da de destino liga de volta para o escrivo que lhe telefonou. Art 209 CPC = A Dvida da origem quanto a solicitao um dos motivos para o n cumprimento da carta.Quem entrega a carta n o juzo de ofcio de forma privada, a prpria carta que envia a carta. Qualquer ato- carta precatria = a mais corriqueira, qualquer que seja o ato tem que se solicitar expedio de carta precatria, via precatria, a parte solicita, fornece os documentos essenciais, expede a precatria, encaminha ao juzo de destino e pg as custas. L na comarca de destino so formados autos, o escrivo recebe a carta, o juiz manda cumprir, os autos da precatria remetido a comarca de origem entranhado nos autos. Tem sano adm ao juiz que n cumprir as cartas.

COMUNICAO DOS ATOS PROCESSUAIS: Para que haja contraditrio necessria = reao eventual + informao sempre necessria a comunicao da parte.

Estas vias de informao so absolutamente necessrias para que a ampla defesa e o contraditrio se deem no processo. So requisitos absolutamente necessrio para que haja o processo contraditrio regular e para que o processo seja vlido: A citao inicial = ato de comunicao processual, da existncia de um processo contra si e outorga ao ru a oportunidade de se defender. um ato constitutivo da relao jurdico processual, com ela este brao da relao processual se forma e aqui est completa a citao, s processo n pode ir adiante sem o ru estar citado.Tem que dar a oportunidade do ru se defender. H necessidade da citao que ato de constituio, completa a constituio da relao processual e ato absolutamente necessrio para que o processo seja vlido, para que o ru seja atingido em seu patrimnio ou em sua pessoa. Ato de Imprio estatal, d ao ru a oportunidade de se defender, compulsoriamente trs o ru para dentro do processo,ainda que contra sua vontade esta vinculado relao jur processual, como se fosse laado diante do juiz, vinculado ao processo, ru. necessrio para validade do processo, suponha que n houve citao do ru, a sentena condenou o ru, n teve recurso, quando o patrimnio do ru foi atingido, o ru ao movimentar sua conta descobre que est bloqueada, descobre a existncia do processo, v que n foi citado, comunica ao juiz e invalida todo o processo.O processo volta a estaca zero. H a necessidade do processo retroagir e continuar aqui. O comparecimento espontneo do ru ao processo, supre a falta de citao, ou seja faz com que o aparecimento espontneo valide o processo. Se h irregularidade na citao do ru, por ex as citaes devem ser pessoais, na prpria pessoa do ru, que n a me, nem pai, o prprio ru, a citao tenha sido feito na pessoa do porteiro e este assinou o AR, irregular a citao, quem deveria ser citado era o prprio destinatrio, h irregularidade, se o ru tem cincia da existncia do processo, mesmo com a irregularidade, conveniente que comparea ao processo e conteste, pq se n o fizer pode ser que o juiz n considere o expediente citatrio irregular e seja considerado revu, presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor, n vale a pena correr este risco , mas se n teve cincia n tem o que fazer, comparece posteriormente e diz que ficou sabendo da existncia do processo e que esta foi irregular e considera intempestiva sua constestao, lhe fornea prazo para que conteste, o juiz despacha petio do ru, e da intimao o juiz decide e intima a parte da deciso, se foi no sentido de invalidar o ato decorre prazo desde esta data, mas se descobre que atingiu a finalidade, considera o ru revu, n um risco que se deva correr. A citao viciada pode ser anulada. Se h o comparecimento espontneo, que supre a falta de citao, supre a irregularidade da citao. Carta para PJ, basta recebimento de qualquer pessoa. Intimaes (andamento do processo) =

Citao - se comunica os atos processuais por outros atos processuais.

CLASSIFICAO DAS CITAES:

Pessoal = esta a regra geral N pessoal = h citaes que podem ser feitas ( art 215 CPC), o inquilino se n sabe quem o representa, cita o locador na pessoa do dono do imvel, que quem pg o aluguel.

10-05-2011

FORMAS DE CITAO:

por carta postal = a regra geral, quando n se pleiteia outra modalidade de citao. Tem a vantagem de ser mais rpida e pode ser feita em qualquer comarca do pas. O carteiro n tem f pblica, se o destinatrio (citando) se furta a receber a correspondncia, o carteiro s devolve a carta. No caso da recusa a citao por oficial de justia e se for de outra comarca, pede precatria, mais lenta. Tem circunstncias no art 222 CPC que esta citao por carta postal n pode ser feita. No 223 CPC esto as formalidades que esta carta deve preencher.

por oficial de justia = esta se d via expedio de mandado entregue ao oficial que o cumpre.Todos os casos que n cabe citao postal ( art 222 CPC) e quando a parte requer que usa esta citao.Tem as mesmas formalidades, que constam do mandado de citao, ele acompanhado por uma cpia da inicial ( um resumo feito por escrivo), mandado por breve relato.Esta citao por inteiro teor n existe na prtica, se o autor n deposita a cpia da inicial, sai uma intimao para que ele junte uma cpia da inicial para acompanhar o mandado. O mandado que existe na prtica por breve relato. O oficial cita o citando onde quer que o encontre, n precisa ser necessariamente no endereo declinado, h determinados casos de impedimento para citao (art 217 CPC).H um tipo especfico chamado- com hora certa- o oficial vai at o local = dirigncia TRS vezes em horrios distintos, n localiza o ru, mas suspeita que o ru est se ocultando para n receber a citao, ele avisa um parente ou um vizinho do ru que no dia tal e em tal hora ele efetuar a citao do ru, neste dia o oficial comparece, se mantm a suspeita que o ru est se ocultando, d a citao por feita, d a citao a um parente ou vizinho, expede uma carta ao citando informando que foi citado.

Por edital= Art 231 CPC, casos em que se admite.O edital uma publicao em jornal. Esta citao se faz por meio de 3 publicaes (jornal oficial e 2 em jornais locais) + publicao no quadro de aviso do Frum. Neste comunicado deve constar prazo para defesa, nome autor, etc), o juiz fixa entre 20 e 60 dias para que a notcia circule, exaurida a dilao que comea a correr o prazo para defesa do ru (comea a correr do primeiro dia de publicao).Passados dias de publicao e o ru n apresentou defesa, ou seja, ru revel em citao ficta, como n se sabe se teve cincia, o juiz lhe nomeia um curador especial (art 9 CPC), este curador especial ou ele por si se tiver capacidade postulatria apresenta defesa ( geralmente o defensor pblico).Se o ru revel em situao real n lhe dado curador especial. Se pede esta citao por m f pode ser condenado por 5 salrios mnimos vigente. So modalidades de citao ficta: a por edital e a com hora certa ( no se sabe se o ru teve cincia da existncia do processo).

So modalidades reais- por correio e por oficial ( sabe-se que o ru teve cincia da existncia do processo).

SEMPRE DEVE= Minimizar risco, maximizar utilidades * Citao eletrnica- n funciona em MG ainda. A lei 11.406, previu mas ainda n existe, n diz como, a forma.

INTIMAO:

Art 234 CPC ato de comunicao processual, que d cincia s partes (autor, ru, interveniente) das ocorrncias processuais. Estas intimaes tem requisitos de validade mnimos : nome de autor e ru num processo, juzo nome OAB de advogado das partes o ato que est sendo comunicado

As formas de intimao so de modo geral: Via publicao em jornal ou dirio de justia eletrnico ( todas as comarcas esto integradas), esta publicao deve conter os requisitos de validade para que a

intimao se d. Se o advogado da parte n reside na comarca, vai por carta AR, mas se reside na comarca n precisa. Os efeitos dos atos de intimao (cincia oficial do ato e marca o prazo legal para fluncia dos prazos legais, em geral termo a quo, art 241 CPC - prazos para a prtica dos atos processuais, se feita por mandado e carta AR, comea a correr da comprovao nos autos da ocorrncia da citao. Em citao/intimao por edital, nestas circunstncias exaurido prazo de dilao.

Os efeitos da citao( art 219 CPC): * A citao um ato de Imprio estatal que completa a constituio da relao jurdico processual, * vincula o ru ao processo, * d cincia da existncia do processo, * estabiliza objetiva e subjetivamente a lide. Art 241 CPC Art 264 e 294 CPC

Efeitos materiais da citao : * O devedor fica moroso, na eventualidade de n estar moroso desde antes, * Interrompe a prescrio e a decadncia, o ato citatrio que interrompe ( ver art 220 CPC) * o efeito de interrupo retroage data da propositura da Ao, desde que a citao tenha se dado no prazo de 10 dias, prorrogado para mais 90 dias. Tem smula 106 STJ que diz que se a parte ajuza ao antes de ocorrida prescrio/decadncia, e h demora do judicirio n fica prejudicada a parte, retroage a data da propositura da Ao. A prescrio se interrompe com o ato da citao: Ainda que ordenada por juiz incompetente. Desde que seja atribudo ao judicirio o excedente de prazo (dos 100 dias) Se n estava interrompida a citao zera o prazo, o prazo ainda fica zerado, enquanto n extingue o processo, a o prazo comea a correr de novo.

17-05-2011

Faltei empregada nova tirei foto do caderno da Camila Quirino

19-05-2011

FORMAO, SUSPENSO, EXTINO DO PROCESSO:

ART 262 CPC - o incio do processo a atribuio da parte, que deve deduz-la, por parte do juiz na exceo ( mas de modo que a regra geral da iniciativa processual por parte da parte, fundamentada na ideia de iseno do juiz/ imparcialidade). O Estado tb tem interesse na pacificao social, esta a razo do impulso oficial, que significa que integra o ofcio do juiz ou do Estado juiz dentro dos deveres), fazer com que o processo caminhe/tramite/se dirija ao fim. Deduzindo a inicial, compete o escrivo autuar o processo, compete ao juiz apreciar a inicial e se esta estiver de acordo, determina citao, entre os outros passos= tudo impulso social = de dever dos agentes do Estado, todo o andamento foi feito com base em andamento de dever. Art 263 CPC= coloca duas marcas, como existentes para se reputar ocorrido o incio da ao. N plausvel duplicidade de regras, o registro da inicial e o despacho do juiz, o tempo que medeia n de responsabilidade da parte. N razovel ter a data do despacho como de incio da ao que aquela para aquela retroage o efeito da prescrio e decadncia. Ver smula 106 STJ, faz a interpretao uniformizando a data do ajuizamento da ao como sendo a data da propositura da ao, do registro da inicial. Efeitos da citao ( art 219 CPC).

Art 264 CPC = um dos efeitos da citao. No processo formado, at se completar a formao da relao processual, o autor nada faz alm de deduzir a inicial, vem tudo por impulso oficial, no decorrer do processo tem as partes a oportunidade de interceder no processo, mas continua caminhando pelo impulso oficial tambm. H possibilidade de ocorrncia de crises no desenvolvimento da relao processual, que a suspenso do processo, que consiste em um impedimento a progresso processual. O processo fica bloqueado. O ato que deve vir na sequncia, o que est previsto para vir. O processo s vai continuar, ou seja s vir o que esta na sequncia, quando cessa o evento e recomea de onde tinha parado, o ato que ser praticado ser o tal que seria a sequncia antes de ter bloqueado. Durante pendncia de suspenso do processo=O ato processual urgente pode ser praticado, mas se um n urgente for praticado incorreto e pode at ter nulidade do ato.

Ordinrio (suspenso) = na nomeao a autoria, faz suspenso dos atos processuais com suspenso do prazo. H eventos que imprimem estas crises esto no art 265 CPC = ISe morre a parte (acontece que se o processo for intransmissvel, o processo fica instinto, n suspende, mas se o direito n o , ficar suspenso pela morte da parte, at que haja a habilitao dos sucessores), mas se perde a capacidade processual= o processo volta a correr/seguir se suprida a capacidade da parte (tem prazo para isto que razovel e fixado pelo juiz).Com relao ao advogado da parte- s tem este problema se a parte tiver um s, mas se tiver vrios, no caso de morrer um os outros continuam, n h suspenso. Mas se todos os advogados morrem, nesse caso surge o problema, o processo fica suspenso por 20 dias, para que haja substituio. Se a parte quer constituir outro advogado, se do autor fixa prazo para regularizar, se o advogado do ru, o processo corre independentemente do ru estar representado. O cod faz uma distino que no caso de o bito ocorrer durante a audincia a audincia continua (corre da mesma maneira quando ele citado e n recorre) independente do bito, ou se for o representante legal da parte a audincia interrompida. Pela conveno das partes = por at seis meses Oposta exceo de incompetncia do juzo da cmara ou tribunal...= prejudicialidade (algo prejudicial, algo cujo julgamento deve ser julgado antes de uma outra questo, que condiciona o sentido da questo posterior).Digamos que uma pessoa intente ao cobrando um ttulo do ru, mas o ru diz que n vlido, o autor n ter o direito que afirma, a validade do ttulo prvia. uma suspenso do processo em razo de prejudicilaidade externa. Ou quando h uma questo de Estado, requerida como declarao incidente (marido intenta ao de divrcio contra a mulher, mas esta n o quer, prefere ficar solteira de novo e intenta ao para anular o casamento, h questo de prejudicialidade). Quando a sentena de mrito = A relao processual se extingue com resoluo de mrito (afirmao de direito feita pelo autor contra o ru) (est no art 269 CPC) e sem resoluo de mrito ( art 267 CPC). O juiz s julga a causa destas maneiras: improcedente, procedente, parcialmente procedente, analisa a prova, interage e julga- julgamento propriamente dito. Prescrio e decadncia tb preliminar de mrito, pq entende que o mrito teve que haver uma anlise probatria. O ru reconhecendo a procedncia do pedido, o juiz homologa. O autor renuncia ao direito sob o qual se funda a ao. Motivo de fora maior impe suspenso (motivo alheio a vontade das partes, por ex incndio, terremoto, guerra entre outros). Cessada a causa de suspenso o processo volta a fluir por impulso processual. Demais casos

IIIII-

IV-

V-

VI-

Art 267 CPC sem resoluo de mrito: IV- ausncia de pressupostos (Autor, ru, estado juiz e vinculao deles = so pressupostos processuais).

V - Nenhum deles pode acontecer estes pressupostos processuais negativos= Litis pendncia ( a lide j est pendendo desde que houve citao), coisa julgada ( o processo j foi adiante, j foi definido em carter irrevogado), perempo ( quando houver 3 extines do processo por abandono de causa por causa do autor). Alm da falta de condio da ao: I e II casos de contumcia do autor ou das partes, tem que intimar pessoalmente a parte, n na pessoa do advogado, no prazo de 48 horas, se n ocorrer extingue, VI- O juiz s pode extinguir o processo se o ru opuser a conveno de arbitragem, s quando o ru assim arguir. VII - Desistncia do julgamento, n renncia ao direito, n abrir mo do direito, mas abrir mo do processo. X- quando autor e ru se tornarem a mesma pessoa, a h confuso.

Havendo extino sem resoluo do mrito- a deciso chamada de terminativa (s coisa julgada formal, que uma precluso, um impedimento a repreciao das questes decididas pelo prprio juiz, na relao jurdico processual intra processual, ou seja na prpria relao processual) E com resoluo do mrito- chamada de resolutiva. J aqui pode ser intra processual, ou extra processual.

24-05-11

PROCESSO E PROCEDIMENTO:

A relao processual se desenvolve num esquema procedimental (forma de concatenao e sequenciamento de atos processuais, o arranjo pode ser mltiplo ao que diz respeito as diversas circunstncias dos atos , pode ser circunscrito: em qual a legitimao, onde deve ser praticado, o contedo do ato, pode variar em consonncia com diversos fatores de cada ato), na realidade n h uma gama to gigantesca de variao procedimental, mas o que a orienta doutrinariamente deve ser uma conformao tal que melhor atenda o dir material que ser quer defender em juzo. O procedimento para um inventrio e uma partilha ( propsito de arrolamento dos bens e diviso dos mesmos) distinto de um procedimento de uma Ao em pagto. Mas Tb a variao procedimental muitas vezes se adqua a funes processuais desenvolvidas numa relao processual especfica e obs esta segunda orientao podemos ver uma variao procedimental dentro do esquema processual, que tem fins especficos.Por ex o CPC tem 5 livros, em que cada modalidade abaixo tem uma funo especfica:

I P. Conhecimento: A funo descobrir qual regra jur aplicvel ao caso concreto, aferio da propriedade da afirmao de dir feita pelo autor contra o ru, investigar material probatrio e resolver a situao, a atividade do juiz notadamente cognitiva.

O P. Conhecimento se divide em: a) Procedimento comum = que se subdivide em: 1-Ordinrio (neste se do a maioria das demandas, que se contrape ao extraordinrio). o verdadeiramente comum a maioria das demandas, das demandas de conhecimento. Se n urgente (medida cautelar) , nem tenho nenhum ttulo que me habilite ( art 585 CPC, 475 CPC) a entrar com o executivo, ento ser o processo de conhecimento, isto se quero um provimento declaratrio. Se o caso for de procedimento especial do livro 4 ou extraordinrio ou sumrio? Caso n seja nenhum deles, ento ser o ordinrio.Dentro da regulamentao do ordinrio trata de questes aproveitveis em outros, por ex produo de provas, de diversas estruturas aproveitveis em outros procedimentos. Na existncia de lacuna aplica-se o ordinrio. 2- sumrio ( art 275 CPC) ( em casos especficos)

b) Procedimento especiais ( IV) : cada procedimento deste cabe para hipteses restritas. Os procedimentos especiais tem o nome do direito que tutela - ler ndice do livro IV do CPC.Cada ato processual especfico tem na estrutura deste procedimento sua funo especfica.

A Estrutura do P. De conhecimento: Tem a fase 1,2,3,4,5, dizem mais respeito a uma concentrao de atos de uma mesma natureza, cada fase tem uma maior concentrao do que uma exclusividade de atos da mesma natureza, pq h atos de natureza distinta nas diversas fases, mas para efeito de anlise a doutrina setoriza as diversas fases para entendimento. Elas so: 12345postulatria de saneamento instrutria decisria de cumprimento de sentena

A postulatria- pedir, os atos mais relevantes so; a petio inicial dirigida ao juiz e a contestao apresentada pelo ru, aps isto encerra-se a postulatria, n tem s ato postulatria, tem Tb ato probatrio. Se tem irregularidade manda sanear, se n saneia

extingue o processo e se n sanvel j extingue o processo antes de citar o rufase de saneamento Tb nesta mesma.Tem Tb ato instrutrio. Mas o que chama mais ateno a circunstncia de ser o momento de formao da relao processual. Pede o juiz para se pronunciar acerca das irregularidades. Se o processo est irregular, manda regularizar, mas se est regular, o juiz v se possvel o julgamento da causa desde j (julgamento antecipado da lide - art 330 CPC), se o processo est regular, mas n h a possibilidade de julgamento por por exemplo precisar de mais prova,o juiz impulsiona o processo para frente= que a fase instrutria (audincia de instruo e julgamento- em que produz prova oral e o juiz pode decidir em audincia, pode compactar estas duas fases, a fase instrutria mais destacada quando tem percia). Decidida a causa, em que cabe os recursos, o processo retorna para o 1 grau, tem a prtica de atos executivos, dentro desta estrutura de procedimento ordinrio.Passado em julgado o ru j deve cumprir, caso n o faa se aplica um multa ( 475 J ), nesta fase de cumprimento de sentena legislao aplicvel em havendo lacunas, a execuo se aplica subsidiariamente na lacuna desta parte. II - P. Execuo: Tem um propsito distinto que de transformar a realidade no sentido de acomodar os fatos ao direito. Sua finalidade notadamente buscar atravs de atos materiais transferncias patrimoniais, via prtica de atos executivos.

III P. Cautelar: Atravs do qual medidas de urgncia so praticadas, para assegurar eficcia prtica, seja de medida de conhecimento ou seja de medida de execuo. A estrutura de um procedimento para o outro varia, Pq o propsito diferenciado. Quanto aquela funo doutrinria acima citada: O propsito do processo de adequao, como se fosse uma moldura bem adaptada ao direito especfico, ou ao exerccio de uma funo processual bem especfica.

PETIO INICIAL:

Est dentro do processo de conhecimento. Art 282 CPC= este artigo d a estrutura para a petio inicial. 1- O juzo a que dirigida = dirijo ao juzo competente ( dirige ao cargo : Exmo juiz de direito e n a pessoa). 2- Nome e Qualificao das partes = nome e prenome, de autor e ru, quanto mais eu sei melhor. Vc deve individuar o ru, n tem problema se n sabe todos os dados. 3- Causa de pedir = So os fatos e fundamentos jurdicos da demanda. Fatos= que fundamentam os seus direitos segundo lhe parece, expe raciocnio

jurdico que explicita seu direito contra o ru, Quando o autor expe conveniente que o faa de forma topificada, articulada, para facilitar.Quando a parte narra, bom que esteja pautada de acordo com o que vai fundamentar. A petio inicial deve ser curta/ breve/objetivo, com linguagem simples e ser convincente. 4- Pedido com suas especificaes = Tem que defluir da causa de pedir, tem que casar com a causa de pedir.D nome Ao, por exemplo cobrana. Nome do pedido mais o procedimento ( Ao ordinria de cobrana = isto pq procedimento ordinrio e o pedido de cobrana). Se n sabe o nome da Ao pe s o rito ou descreve o pedido, em termos sumrios. O que identifica a Ao n o nome, mas os trs primeiros tens acima. 5- Requerimento de citao do ru = modalidade de citao que vc quiser. 6- Meios de prova 7- Vr da causa 8- Endereo para intimao advogado de acordo com art 39, I ( que manda colocar endereo para intimao) 9- Local, data, assinatura do advogado 10- Acompanhada por documentos indispensveis pra propositura da Ao = que so documentos que constituem a substncia do ato ( por ex se falo que sou casado, tenho que apresentar a certido de casamento). Junta procurao outorgada ao advogado, toda documentao que prove seu direito, tira copias de quantos so os ru mais duas. Distribuda a inicial o processo chega ao juiz. Observaes: Os 7 primeiros tens so os que constam no CPC. O item 1 e 2 so chamados de Prembulo da inicial O item 3 e 4 chamado de Libelo onde entra o direito material

26-05-2011

O pedido deve decorrer da causa de pedir. Art 286 CPC e seguintes.

O pedido deve ser certo e determinado. E n como est escrito na lei que deve ser certo ou determinado. Certo no sentido que deve ser certo manifesto, evidenciado e determinado que quer dizer que deve ter fim. A extenso do pedido deve ser precisa, circunscrevendo o bem da vida que o autor pretende do ru. H uma regra de interpretao do pedido, dizendo que interpretado restritivamente art 293 CPC e n de forma ampliativa.

O pedido deve ser expresso tanto no tangenciamento do objeto mediato e no do objeto imediato. Tanto o tipo de tutela jurdica pleiteada pelo autor,como Tb o bem da vida (a coisa que o autor almeja conseguir). O art 286 CPC Certo e determinado, salvo admisso de formulao de pedido genrico em casos de pedidos especficos que so: nos casos de Aes universais ( que se busca uma universalidade de bens ou de direitos). Se, por ex adquiro uma biblioteca com um num muito grande de volumes, n vai listar todos os tens na petio inicial. Quando o juiz condenar a entrega da biblioteca, todo livro que tenha pertinncia com a biblioteca est abrangido na condenao.Busca e apreende a universalidade. Em aes indenizatrias quando n se sabe a extenso do dano, vc pode pedir a condenao, indenizao dos danos decorrentes do evento x . Toda decorrncia daquele evento j tem a condenao abrangendo, por exemplo em um acidente de carro, quando ainda n se sabe a gravidade. Quando depende de conduta do ru, a mensurao da extenso da condenao. Por ex o caso de Ao de prestao de contas, que se d nos termos: o autor entregou dinheiro para o ru para finalidade especfica e o autor pede prestao de contas, o que ru comprovar vertido para aquela finalidade o isenta do vr. Depende da conduta do ru a limitao da extenso. determinvel e n determinado.O evento lesivo/o sinistro que gera a indenizao ou a extenso total pleiteada na prestao de contas.

Art 287 CPC = cominatrio = imposio de multas ao ru, para incidir sobre a vontade do ru para que ele se preste. Multa por unidade de tempo (ex: diria) = esta multa chamada de astrende, para que a incidncia da multa force a conduta do ru supostamente devedor. Era aplicado para obrigao de fazer e infungvel ( no caso de fungvel= quem faz n importa, a figura de quem faz menos relevante do que a coisa feita, mas na infungvel importa mais o devedor, por ex se contrato um artista para pintar um retrato, queria aquele artista), s para estes casos, em que o estado n dava conta de prestar. E tem duas formas de execuo: a) por sub-rogao (que direta) e b) as execues por coao (ela indireta, substitui a atividade do devedor, se fulano n paga, bloqueia a conta deste).S cabe coao no caso do pintor citado acima. S cabia a coao, em sua origem, nos casos em que n cabia a sub-rogao que era de fazer infungvel. Depois se ampliou mais e passou a ser Tb: De fazer fungvel e de dar, para dar mais efetividade ao processo.

Pode se ter uma certa e determinada e ao mesmo tempo cominatrio.

Art 288 CPC = alternativo. Cabe em casos especficos, casos de obrigao alternativa. Que aquela OU. A seguradora ou conserta o carro ou d o dinheiro.Pode o credor j na petio inicial pedir o que quiser ou pode deixar para escolher na execuo (que o mais conveniente, em que pega a oscilao do mercado ao seu favor), mas se a escolha do ru o pedido tem que ser formulado de jeito que seja garantida.(???) Art 289 CPC = sucessivo = ou pedido eventual = esse pedido tem uma cumulao ( ou), mas no sentido de ser mais amplo, que condicionante ao pedido principal e h um pedido sucessrio.Funciona na seguinte lgica: o provimento de pedido principal/subordinante exime o juiz de apreciar o pedido sucessivo. Se rejeita o primeiro deve apreciar o sucessivo. As pretenses so distintas que somente ser apreciada a pretenso 2, se rejeitadas a pretenso 1.

Art 290 CPC = prestaes peridicas = se a parte pede prestaes vencidas , tenho um contrato de locao cobro os vencidos e os que forem vencendo no curso do processo Tb j so inseridos Art 291 CPC = obrigao indivisvel se o juiz condena o ru a prestar coisa,assegurar a participao aos demais credores. 4 pessoas se juntam em um consrcio para comprar um diamante grande, que indivisvel, n tem diviso cmoda sem grande prejuzo, se tem dois donos=s e um quer reivindicar, mas desconta as despesas do processo na sua parte. Art 292 CPC= cumulao de pedidos = quero uma coisa e outra coisa (quer 2 ou mais coisas), pode pedir o que quer no mesmo processo, dependendo se atendidas as seguintes condies: compatibilidade dos pedidos = que devem ser compatveis entre si,devem poder ser pedido ser simultaneamente competncia do juiz = o juiz se deve competente para apreciar todos os pedidos cumulados devem poder ser da competncia do juiz. identidade de rito ou opo ordinrio = identidade de rito,se a especialidade do rito for muito grande n d para caber. No caso de rito muito especializado, por ex em caso de partilha ( muito especializado). Jos Carlos Barbosa Moreira _ vol 3 temas de direito processual o artigo desta matria.

Art 293 CPC = interpretao restritiva =

31-05-2011

INDEFERIMENTO DA INICIAL:

Formulada a petio inicial, esta encaminhada para despacho do juiz, se este verifica irregularidades sanveis, determina ao autor que saneie as irregularidades (por exemplo: tem um direcionamento equivocado da demanda, deve ento retificar a inicial, sanar algum vcio), se o autor on faz, determina a citao do ru. Se o autor n sanear o vicio, disso pode decorrer a extino do processo sem resoluo do mrito. Mas h casos em que o vicio insanvel, que o caso de INDEFERIMENTO DA INICIAL, j indefere de plano, os casos em suma so casos de extino do processo sem resoluo do mrito. Art 295 CPC Art 284, 285 CPC Havendo vcios sanveis, determina saneamento.

Art 295 CPC: I inpcia- defeito no libelo, Na causa de pedir, no pedido, no libelo da inicial. N qualquer caso, significa que a petio est vazia, sem contedo de direito material. IV -Decadncia e prescrio- so mritos, desde logo extingue com resoluo do mrito- art 269 CPC. V nessa situao o juiz s indeferir se n puder converter o rito.Mas se a incompatibilidade de rito for grande indefere a inicial. VI_art 39=O adv do autor tem que inserir o endereo na sua intimao na petio inicial, se n o faz n o intima.

Par nico H a possibilidade de determinar a emenda. Para dar um Mximo de eficcia. Ex de pedidos incompatveis- Peo resciso de contrato e cumprimento de contrato. Tem dois casos de cumulao: 1) Prpria art 292 CPC 2) Imprpria n uma cumulao verdadeira, so pedidos alternativos e sucessivos, um exclui o outro, n h este problema citado acima de pedidos incompatveis.

No caso de indeferimento da inicial, cabe apelao, art 296 CPC, um dos poucos casos de juzo de retratao na apelao. O juiz pode voltar atrs portanto, se se convencer das razes do autor apelante.

Outro caso de julgamento de mrito da inicial= rejeio do pedido inicial sem oitiva do ru, art 285,A. A questo s de direito, n h questo de fato ou esta menos relevante. Se a tese jur uma questo que j foi rejeitada pelo juiz anteriormente basta a ele o juiz se reportar a sua posio, lanada nos outros processos e tem que colar as razes nesta sentena e j rejeita o pedido.Por ex autor pleiteia tal coisa, mas tal questo j foi por mim rejeitada nos processos..... cujas cpias das decises seguem anexas, razo pela qual julgo improcedente o pedido do autor. So casos de Ao repetitivas- so questes de direito e n de fato. Cabe apelao e na apelao o autor deve dizer que o caso por ex n o mesmo. Que n cabe o art 285,A. Tb cabe nesta hiptese o juzo de retratao por parte do juiz, 1, 2.O ru responde o recurso e manda os autos para o tribunal.Manda citar o ru, comprovada a ocorrncia da citao nos autos, comea a fluir os prazos, quando mandada a AR,quando decorreu o prazo de dilao, comea a fluir o prazo de resposta do ru. Para o prazo de resposta incidem todas as ocorrncias com relao a prazos. No caso de haver pluralidade de rus, o prazo comea a fluir quando comprovada a ocorrncia da citao de todos, comea a fluir em bloco o prazo para resposta dos rus. Se h multiplicidade de rus, comprovou citao de alguns rus, faltando um, e o autor desiste com relao quele, os rus devem ser intimados da desistncia da ao avisando que desistiu daquele e comea a contar o prazo. O ru recebe cpia da inicial, este procura advogado, o advogado pega procurao do ru, junta nos autos e retira os autos de cartrio para verificar os autos. O advogado comear a preparar a resposta, que so 3 as modalidades: a) contestao b) reconveno c) excees processuais autnomas ( excees de impedimento ou suspeio do juiz ou competncia relativa do juiz. A contestao a nica pea que o ru se defende no plano de mrito, deve ele necessariamente contestar para barrar a pretenso do autor, para que este n atinja a sua esfera jurdica. O ru Tb pode alegar questes processuais na contestao, a nica pea que pode se defender no plano do mrito A reconveno um contra ataque do ru ao autor, enquanto a contestao como se fosse o ru atrs de um escudo, na reconveno Tb quer atingir a esfera jur do autor, uma Ao deduzida pelo ru contra o autor. A contestao= documento que o ru faz que pe as razes dele escritas nelas, pq o autor n tem razo. Ela dirigida ao juiz da causa, ( Exmo juiz da vara tal..., processo nm tal..., nome....vem apresentar sua contestao nos termos abaixo...= este o cabealho da petio inicial). E se encerra com o local, a data e ass do adv.Se a pea tem nome deve lanar de forma destacada, o nome j diz do contedo, identifica as coisas. Quando coloca os dados da Ao deve fazer de maneira completa, com a maior qualificao possvel.

Na contestao, n requisito essencial da pea, mas conveniente que se lance na Pea- uma suma da inicial ( um resumo da inicial, neste local o ru deve narra o que o autor quer e pq quer o autor- isto est escrito no pedido e na causa de pedir). O ru deve saber precisamente isto, n necessrio que se faa na pea, mas conveniente. A contestao se veicula a maior parte das questes processuais que haja. Se h questes processuais alega aqui em preliminar de contestao ( onde esto estas questes? Esto concentradas nos art 301( trata da defesa) 267 ( vcios que podem ser arguidos), 295 CPC).

Tem as duas modalidades de preliminares: a) peremptrias da ocorrncia delas derivar a extino do processo sem resoluo do mrito, na eventualidade do juiz acolh-la.Se relaciona com um vcio insanvel do processo b) Dilatrias disto derivar uma extenso maior do processo. Se relaciona com um vcio sanvel do processo, se o juiz acolhe determina o saneamento e com isso determina a prtica de outros atos, pois vai haver necessidade destes outro atos, dilata, se estende. Eventualmente na hiptese de n atendida a determinao do juiz para saneamento no processo pode decorrer a extino do processo sem resoluo do mrito.

O art 301- tem diversas= I dilatria, a consequncia o juiz anular alguns atos do processo e determinar prosseguimento do processo, supre a nulidade de citao. II- dilatria- autos remetidos ao juiz competente IIIIVVVIVIIVIIIIXXXIperemptria peremptria peremptria peremptria dilatria dilatria peremptria peremptria falta de condies de ao dilatria- pode a parte caucionar, estar resolvido o problema- vicio sanevel

No plano do mrito, depois da arguio das preliminares, vem a defesa de mrito. Que pode ser: a) defesa direta de mrito = por ela o ru nega o fato constitutivo do dir do autor, ou nega a consequncia jurdica que o autor vincula quele

fato constitutivo. H um nus de impugnao especificada de todos os fatos alegados pelo autor. A negao do fato constitutivo de direito do autor, nus do autor provar o fato ( art 333 CPC), mas o ru tb pode negar a consequncia jurdica derivada ao fato, mas de tal fato n decorre a consequncia que o autor diz. b) defesa indireta de mrito = se d : o ru assume o fato constitutivo do direito do autor, tira o nus de o autor comprovar a existncia do que alegou, no entanto j pagou (no caso do autor alegar que o ru pegou dinheiro emprestado). So os fatos extintivos ( qualquer um que resulta, a extino das obrigaes ( do CC= pagto, remisso, confuso, novao), os fatos impeditivos (sempre que a lei diz acontecido tal coisa acontecer tal consequncia, exceto se...( este que vem depois do se um fato impeditivo) e fatos modificativos do direito do autor( pagto parcial) c) excees materiais = tem que ser arguidas pelo ru, se n o faz o juiz n a conhece. No sentido velho do termo significava defesa, hoje se reduz muito esta exceo.

O nico momento que o ru tem para se defender no plano do mrito na contestao. Isto em decorrncia do principio da eventualidade, que uma precluso, o ru tem que se valer disto. Quando o ru est se defendendo no plano de mrito deve se manifestar sobre todos os fatos alegados- nus da especificao dos fatos alegados. O fato n rebatido pelo ru se presume verdadeiro, mas cede diante da prova em contrrio. como se fosse um efeito da revelia parcial (art 302 CPC).Se o direito indisponvel, n cabe presuno.Se o conjunto da defesa por si s impugna os fatos alegados pelo autor, j contradita os fatos alegados pelo autor. Par nico n se aplica esse nus desta impugnao ( contestao, conjunto de argumentos com que se impugna) especificada para estas trs pessoas. Na defesa de mrito- ru tem que impugnar especificamente.

Ler art 300 CPC os meios de prova, faz os pedidos, data assina e junta a documentao.

H determinadas aes que so chamadas de aes dplices ( aquela em que a reconveno pode ser apresentada na contestao, o ru pode fazer pedido contra o autor na contestao, em uma nica pea. Toda ao de procedimento sumrio dplice, no juizado especial tb so, as aes possessrias tb so dplices. Se a ao dplice o ru pode fazer este pedido em sentido prprio, mas se o quer necessariamente deve narrar a causa de pedido aqui de modo conexo com esta ocorrncia. Art 303 CPC efeitos da contestao: prescrio ( pode ser a qualquer tempo e juzo), a precluso deriva da n apresentao da contestao.

02-06-2011

REVELIA:

Ocorre quando, o revu o ru citado que n apresenta defesa, exclusivamente. Revu= rebelde, se insurge contra o comparecimento em juzo, o n aparecimento . Da revelia podem decorre efeitos, que so coisas distintas: que podem se dar ou no. Nem sempre que h revelia h efeitos. Os efeitos so: presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor = nem sempre se d. O autor d fatos que acha ter direito e pede este direito, se o ru n contesta e este efeito se d, n necessariamente, n significa que o autor ir vencer a demanda, pq do fato que se presume verdadeiro, alm disso necessrio que do fato decorra a conseqncia jur que o autor pleiteou. Emprestei dinheiro ao ru, este n pg, em vista disto quero que decrete o divorcio dele, exemplo gritante= fato n casa com pedido. Esse efeito de presuno = uma presuno relativa, significa que se a comprovao contraria a ocorrncia prevalece a prova. Presuno relativa cede diante da prova em contrario. A presuno n se d por puramente ter prova em contrrio. Art 320 CPC Se o ru n contesta a ao ser ele revu, da revelia decorre efeitos de presuno, em geral se d esse efeito. Mas tal efeito n se dar... I = se um dos rus contesta Ao, desde que o litisconsrcio seja unitrio. Se o litisconsrcio for simples e houver contestao de fatos comuns aos diversos litisconsrcio. II= se o direito for indisponvel ( de carter n patrimonial, de um modo geral, o dir patrimonial disponvel) n cabe presuno s prova. Esta presuno n cabe pq seria fcil o ru dispor do seu direito n apresentando defesa. III = a certido do autor afirma ser casado com a re, mas n junta a certido no auto. Se n junta doc que constitui o ato n h. Desnecessidade de intimao do ru j que o ru n foi comparecer ao processo, mas se comparece a ser intimado do andamento do processo.O fato do ru ser revu n significa que n pode aparecer depois no processo, aps seu comparecimento deve ter cincia de todos os atos do processo.Se n comparecer nunca n ser intimado nunca mais. O tempo de contestar no prazo de contestao (prazo de 15 dias). Se perde o prazo preclui a faculdade de processar. Pode ento entrar no processo peticionando ao juiz.

Art 321 CPC -

RECONVENO:

O ru faz uma afirmao de direito contra o autor, quer atingir esfera jur do autor. A reconveno se relaciona com o verbo reconvir o ru reconveio ao autor Quando h reconveno h duas Aes/ duas peas processuais, que so protocoladas ao mesmo tempo/ no mesmo processo/ mesmo volume. O autor passa a se chamar- reconvindo, e o ru reconvinte. O prazo o mesmo da contestao, apresentada simultaneamente com a contestao, depende do prazo da contestao. Tem alguns pressupostos, sempre que crer que tem direito nem sempre pode reconvir, s em situaes especficas, como tramita no mesmo volume, o juiz da reconveno deve ser o mesmo da Ao, tem que ser a mesma competncia, se n for a mesma n cabe reconveno. 1 Requisito = competncia do juiz ( como explicado acima) 2 Requisito= a matria da reconveno tem que ser conexa com a da Ao ou do fundamento da defesa. Ex.: O ru na contestao diz que o autor cobra um vr e diz que j pg, mediante a entrega ao autor de um veculo no vr um pouco acima, inclusive o autor se responsabilizou por pg a , o que ainda n fez. Razo pela qual acompanhar a contestao uma reconveno. O reconvinte ( ru) conta a histria serve a presente reconveno para pleitear ao autor o pagto da . Pede agora para pg em dobro. A Pea reconveno uma petio inicial, mesmos requisitos do art 282 CPC. 3 requisito = Tem que haver compatibilidade de rito entre a Ao e reconveno. Art 316 CPC = Feita a reconveno o autor ser intimado na pessoa do adv para contestar, no prazo de 15 dias. Esta intimao uma citao e valida ainda que o adv do autor n tenha poderes para receber citao, pq a lei que diz que ser citado deste modo. O adv via publicao em jornal, liga para o cliente, v qual a afirmao de direito que o ru faz contra o autor, o adv diz: o ru reconveio no processo e diz cobrar um vr x , faz a contestao normal. Pode ele excepcionar Tb? No. Contestar a lei j fala que sim, mas excepcionar em exceo de impedimento e suspeio pode, pode reconvir ? cabe reconveno de reconveno? No para alguns autores, mas o professor acha que cabe. Excepcionalmente nos casos de Ao dplice (esta aqui reconvindo na prpria contestao uma pea s) a ao dplice por expressa autorizao legal- nos exemplos de : ao possessria, de procedimento sumrio, de juizado especial revisional de locao. O pedido contraposto um tipo de reconveno, mas com base nos mesmos fatos alegados pelo autor.

Se o ru quer atingir esfera jur do autor tem que reconvir. Art 317 CPC = O destino da Ao distinto, autnomo do destino da reconveno Ao e reconveno so independentes, o destino de uma no altera na outra, mas sero julgadas na mesma sentena, pode extinguir uma sem resoluo de mrito e julgar a outra. Se acolhe preliminar no curso do processo, extingue Ao a despeito de um contedo ser de sentena ( perlocutria).

EXCEES PROCESSUAIS AUTNOMAS:

So duas as modalidades: as excees de incompetncia relativa a excees de impedimento do juiz, ou suspeio do juiz

Estas excees se chamam processuais autnomas = porque em sentido lato, excees significa defesa, no sentido restrito, tem excees nas duas acima citada, e as excees materiais, que devem ser argidas sob pena de n conhecimento do juiz. Prescrio da ao de 2 anos e do direito 5 anos (na justia do trabalho). No que diz respeito a excees processuais autnomas = pq a matria processual, de ndole processual e autnoma pq forma autos apartados. Sobre as duas excees: O prazo do art 305 CPC de 15 dias, do fato que gerou o impedimento ou suspeio ou que gerou a incompetncia. O prazo do autor- se o impedimento so originrios, to logo publicada a distribuio o autor pode peticionar a exceo. O ru citado no prazo de 15 dias pode excepcionar a incompetncia originria do juiz, mas se d no curso do processo (no ex do juiz receber um presente do autor, ou casou com a autora). Veiculada a excees o processo fica suspenso, nenhum ato processual praticado, para evitar que este juiz eventualmente incompetente pratique atos. No caso da incomp relativa quando do julgamento das excees e, julgada em primeiro grau, o processo volta a correr. O recurso de agravo n tem efeito suspensivo. Excees de incompetncia relativa = nos casos de competncia territorial e em razo do valor, a incompetncia em razo da pessoa e da matria (funcional) e do foro = so absolutas e so alegadas em preliminar de contestao. Art 307 a 311 CPC a parte ( excipiente, que o ru), pode mandar a petio da sua comarca.

Art 305 CPC Impedimento ou suspeio vale para todo e qualquer magistrado, referente a PF. A exceo de impedimento.... os casos so subjetivos, mas em outro sentido so objetivos- pq so aferveis de direito publico. O excipiente o autor ou ru Excepto- o juiz da causa

No caso do Estado n vai revelia. Embargos: I- recurso impetrado ao juiz ou tribunal prolator da sentena ou do acrdo, para que os declare, reforme ou revogue. II- Defesa do executado, oposta aos efeitos da sentena e destinada a impedir ou desfazer a execuo requerida pelo exeqente. III- Defesa do executado por dvida fiscal, equivalente contestao.

Art 232 ( 20 a 60 dias) CPC, o prazo que fala o prazo de dilao. Em procedimento sumrio: diz-se autor e ru, n se fala em requerente.

Vous aimerez peut-être aussi