Vous êtes sur la page 1sur 10

WILLIAM TURNER

Maro 2010

Introduo
Joshep Mallord William Turner foi um dos poucos artistas que conseguiu, em muitas das obras que produziu ao longo da sua prolfica carreira, ultrapassar a fronteira entre o esteticamente belo e o sublime. Nas suas vises romnticas das paisagens buclicas ou martimas da velha Bretanha e nas tentativas de recriao plstica das terrveis foras da natureza, Turner conseguiu na limitao bi-dimensional de uma tela e na exguoa materialidade das pinceladas, reproduzir a imensidade do mundo real e o poder destrutivo da natureza, despertando nas nossas mentes a conscincia da dimenso efmera e finita da nossa existncia. O objectivo deste trabalho dar a conhecer um pouco da vida de William Turner e das suas obras e associar o seu trabalho ao conceito de Romantismo.

Biografia
Joseph Mallord William Turner nasceu a 23 de Abril de 1773, em Londres e faleceu a 19 de Dezembro de 1851 em Chelsea e foium pintor romntico, considerados um dos precursores do Impressionismo, em funo dos seus estudos sobre cor e luz. Aos 14 anos entrou para a Real Academia de Londres, onde se iniciou a sua paixo por pintar paisagens, principalmente marinhas. Turner dedicou-se pintura da paisagem com paixo, interpretando os seus temas de forma pica. Os seus trabalhos trabalhos transmitem uma emoo extrema e considerado o ponto culminante da paisagem romntica. William Turner era um homem solitrio, sem amigos e quando pintava no permitia a presena de pessoas, mesmo que fossem outros artistas. Com Turner a pintura romntica adquiriu um carcter potico. Os princpios baseados no desenho so completamente rejeitados por este pintor obcecado com a fixao da luz e a captao de atmosferas. Uma das suas maiores preocupaes foi a aplicao da luz e a sua incidncia sobre as cores de maneira a ficar o mais natural possvel. Para tal, dedicou-se intensamente ao estudo dos paisagistas holandeses do sculo XVIII. Nas suas obras os motivos eram, no geral, paisagens, e o mar era uma constante nos seus quadros. Com o tempo, desenvolveu o seu prprio estilo e completou mais de 20.000 obras. O que mais gostava de pintar era o mar, os rios, as cascatas e os abismos, pois eram belos e perigosos. O modo com Turner tratava a gua, o cu e a atmosfera afastava-se, de todo, do realismo natural. A sua ltima exposio foi em 1850. No ano seguinte faleceu doente e solitrio, como sempre viveu. As suas obras mais importantes esto na National Gallery e na Tate Gallery, ambas em Londres.

Tcnica
Turner comeou como aguarelista e a utilizao de tons translcidos sobre papel branco ajuda a explicar a sua preocupao pela cor da luz. Fez numerosos estudos do natural, escolhendo cenrios que satisfaziam o gosto romntico por tudo o que fosse pitoresco ou sublime, como as montanhas, o mar, ou stios ligados a acontecimentos histricos. Porm, muitas vezes alterava to livremente essas paisagens que elas ficavam irreconhecveis. So numerosas as que esto ligadas a temas literrios, ostentando ttulos como A Destruio de Sodoma, Tempestade de Neve: Anbal Atravessando os Alpes ou A Peregrinao de Childe Harold: Itlia. Quando expunha os seus quadros, Turner acrescentava citaes de autores antigos ou modernos e, algumas vezes, comps ele prprio alguns versos, declarando estar a citar o seu poema As Iluses da Esperana. Mesmo em termos de valores que ele prprio reconheceu, Turner aparecenos como um virtuoso do Sublime, transviado pela sua prpria exuberncia. Ruskin elogiou-o, afirmando que via no Navio Negreiro (1840) o verdadeiro, o belo e o intelectual, tudo qualidades que elevavam Turner acima dos paisagistas anteriores.

Navio Negreiro, por William Turner (1840)

Obras

Tempestade de Neve, por William Turner (1842)

um quadro que pretende transportar o observador para o interior daquela tempestade, as pinceladas vigorosas e rpidas, dispostas em camadas sucessivas, criam uma textura que confere tela uma espcie de terceira dimenso, o que acentua a ideia da nossa presena naquela paisagem. Curvas de cor que chocam umas com as outras, brancos contra azuis e negros do-nos a impresso da desonrientao visual que sentida no interior de uma intemprie desta dimenso e os tons de vermelho e laranja do fumo, espiralam ao sabor do balano violento a que o navio est sujeito pelas ondulaes do mar. As manchas negras e a opacidade desta atmosfera de neve e neblina no nos permitem descortinar totalmente aquilo que est a acontecer, o navio quase s reconhecido pelo vapor que sai da sua chamin e pelo mastro que se ergue por entre as ondas. Aquilo que Turner tentou com toda esta plasticidade emotivamente forte foi transmitir-nos o poder de uma tempestade, em outras obras ele centrou-se mais na ideia de obscuridade e incerteza. Numa das suas primeiras obras expostas na Royal Academy of Art em Londres, e numa plasticidade mais de acordo com o gosto do seu tempo, pinta uma cena em plena lua cheia, onde um pequeno barco de pescadores navega ao largo de uma costa escarpada.

Obras

Fisherman at Sea, por William Turner (1796)

Aqui aquilo que importa mais nesta pintura o peso do negro, que augura o perigo do desconhecido, a luz reveladora da lua sobrepe-se frgil efemeridade do lanternim do barco, que praticamente nada ilumina, simbolizando a fragilidade humana face ao poder e dimenso aterradora dos elementos. O quadro nocturno Fishermen at Sea consegue reunir numa s pintura, o temor do mar e o terror do vazio. A mancha negra que obscurece toda a tela dnos a impresso do infinito, que est alm daquilo que a luz do luar nos permite vislumbrar, amea-nos com a ausncia de limites sensveis caso saiamos fora da confortvel materialidade do elemento.

Romantismo
O Romantismo foi um movimento artstico, poltico e filosfico que surgiu inicialmente na Gr-Bretanha e na Alemanha durante o sculo XVIII. Surgiu como reaco ao culto da razo do Iluminismo, um pouco mais tarde em Frana, nos pases do sul e na Escandinvia espalhando-se depois por toda a Europa e Estados Unidos da Amrica. Foi originalmente um movimento revolucionrio que adoptou as ideias polticas e filosficas elaboradas pelo sculo das Luzes: livre expresso da sensibilidade e afirmao dos direitos do indivduo. Mas o romantismo queria revelar a parte do homem oculta pelas convenes estticas e sociais. Esta corrente sustentava-se filosoficamente em trs pilares: o individualismo tendncia para se libertar de toda a obrigao de solidariedade para pensar s em si; o subjectivismo tendncia para afirmar a prioridade do subjectivo sobre o objectivo; a intensidade. Contra a ordem e a rigidez intelectual clssica, os artistas romnticos imprimiram maior importncia imaginao, originalidade e expresso individual, atravs das quais poderiam alcanar o sublime e o genial.

Pintura Romntica
A pintura romntica dependia menos da aceitao pblica e acomodava-se mais ao individualismo do artista romntico e tambm s ideias e aos temas literrios dominantes. Embora a pintura romntica no fosse essencialmente ilustrativa, a literatura do passado e do presente tornou-se numa importante fonte de inspirao para os pintores, proporcionando-lhes novos assuntos, emoes e atitudes. A pintura romntica comeou como uma reaco, em nome da Razo e da Natureza, contra a artificialidade barroca. O primeiro a formular esta opinio foi Johann Winckelmann na sua obra Consideraes sobre a Imitao de Obras Gregas. As ideias a expostas impressionaram dois pintores que viviam em Roma, que, fortemente atrados pela arqueologia, aceitaram a doutrina de Winckelmann. Para estes artistas, regressar aos clssicos significava adoptar o estilo e a teoria acadmica de Poussin, conjugando-os com o maior nmero possvel de pormenores arqueolgicos acabados de colher na escultura antiga e nas escavaes de Pompeia.

Chuva, Vapor e Velocidade, por William Turner (1844)

Concluso
Ao imitar a natureza, Turner vai, no s recri-la de acordo com o seu vasto universo de referncias internas, mas acaba tambm por fazer referncia a um universo mais vasto que a sua prpria imaginao, ao universo de valores que cada um de ns evocar no seu mago, ao apreciar a fidelidade da recriao artstica do mundo. Do mesmo modo, ao tentar recriar a noo de infinito, ao tentar pintar a imensidade do universo, no espao rectangularmente limitado de uma tela, Turner tem de recorrer a uma coleco de smbolos, que pretendem despertar nas nossas mentes, a nossa concepo interna de ilimitao. Sabendo que a natureza e os elementos so os temas mais sublimes, Turner dedicou a sua vida a estudar formas de represent-los o mais fielmente possvel, no apenas quanto sua plasticidade, mas caminhando por uma linha que por muitos considerada uma percursso do impressionismo, ele descobriu aquilo que os seus precessores impressionistas, iriam redescobrir baseados nos estudos cientficos sobre a luz e a viso, para ele aquilo que mais imporante numa obra a reproduo dos efeitos que a luz e a atmosfera tem no mundo e nas coisas.

Bibliografia
JANSON, Horst Waldemar - Histria da Arte. Nova Iorque: Fundao Calouste Gulbenkian, 1986 Nome: Wikipdia Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo Data: 31 de Maro de 2011
Nome: Nota Positiva Link: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/portugues/portugues_t rabalhos/romantismo.htm Data: 31 de Maro de 2011

Nome: Infopdia Link: http://www.infopedia.pt/$romantismo Data: 31 de Maro de 2011


Nome: Wikipdia Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Turner Data: 31 de Maro de 2011 Nome: Infopdia Link: http://www.infopedia.pt/$william-turner Data: 31 de Maro de 2011 Nome: Art Prints On Demand Link: http://www.art-prints-ondemand.com/kunst/joseph_mallord_william_turner_746/self_portrait_xir169622_hi.jpg Data: 31 de Maro de 2011 Nome: Artistoria Link: http://artistoria.files.wordpress.com/2010/05/turner.jpg Data: 31 de Maro de 2011 Nome: Infopdia Link: http://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp?recid=5923 Data: 31 de Maro de 2011 Nome: ABC Gallery Link: http://www.abcgallery.com/T/turner/turner1.JPG Data: 31 de Maro de 2011 Nome: Menos Ke Tiago Link: http://www.menosketiago.com/FBAUL/fbaul_maisqueTurner.pdf Data: 21 de Maro de 2011

Vous aimerez peut-être aussi