Vous êtes sur la page 1sur 12

HOMOSSEXUALIDADE E SADE: DESAFIOS PARA A TERCEIRA DCADA DE EPIDEMIA DE HIV/AIDS

Veriano Terto Jr. Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) Brasil Pesquisador-visitante do PPGAS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil
Resumo: Neste artigo aponto alguns desafios que a epidemia de AIDS vem apresentando queles envolvidos com a promoo da sade de homens com prticas homossexuais. Apesar de os homossexuais destacarem-se no empenho para enfrentar a epidemia, com uma mobilizao que gerou ONGs, manuais sobre sexo seguro e promoo dos direitos humanos, continuam sofrendo com a associao AIDShomossexualidade. Divido os desafios a serem enfrentados em trs campos: epidemiologia, preveno e assistncia. Saliento a importncia da interdisciplinaridade dos diferentes saberes, da solidariedade entre pesquisadores e ativistas e da integralidade das aes de preveno e assistncia. As lies aprendidas indicam que as relaes entre homossexualidade e sade devem se definir a partir da solidariedade e da promoo da felicidade. Palavras-chave: AIDS, homossexualidade, preveno da AIDS. Abstract: In this paper I discuss some challenges posed by the AIDS epidemic to those involved in the promotion of health among men with homosexual practices. Although homosexuals are at the forefront of the struggle against the epidemic, with a mobilization that has generated the creation of NGOs, safe sex manuals and the promotion of human rights, they are still suffering with the association AIDShomosexuality. I divide the challenges into three fields: epidemiology, prevention and care. I highlight the importance of interdisciplinarity among the different fields of knowledge, solidarity among researchers and activists and the integration of prevention and care actions. The lessons learned indicate that solidarity and the promotion of happiness should be the basis upon which the relations between homosexuality and health should be determined. Keywords: AIDS, AIDS prevention, homosexuality.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

148

Veriano F. Ferretti Srgio Terto Jr.

O presente artigo visa apontar alguns desafios que a epidemia de AIDS vem apresentando aos envolvidos com a promoo da sade de homens com prticas homossexuais e com pesquisa social sobre homossexualidade masculina. As questes aqui abordadas dizem respeito formulao de polticas pblicas de sade para essa populao (especialmente no enfrentamento da AIDS), podendo tambm interessar aos pesquisadores sociais empenhados em pensar sobre sade, homossexualidade e AIDS. As relaes entre homossexualidade e sade neste ltimo sculo tm sido motivo de debates e controvrsias, tanto no mbito das cincias mdicas como no dos movimentos sociais. Durante este perodo, a homossexualidade foi considerada uma doena, e os indivduos com prticas homossexuais, tratados como se fossem portadores de alguma patologia ou distrbio, que poderia ser diagnosticado como de origem biolgica, gentica ou de um desenvolvimento psquico inadequado 1. O advento da AIDS, no incio dos anos 80, complexificou estas relaes e serviu de motivo para o recrudescimento de preconceitos contra os homossexuais, e a prpria homossexualidade masculina se transformou num sinnimo de AIDS. No incio, a associao chegou a tal ponto que a doena, recm-descoberta, chegou a ser chamada de GRID (Gay Related Immunedeficiency) nos meios cientficos e de cncer gay, peste gay ou peste rosa pela imprensa e pela opinio pblica (Daniel; Parker, 1991). Passados 20 anos, a AIDS continua um grave problema no cotidiano dos homossexuais masculinos. As representaes sociais que identificavam os homossexuais ora como viles, ora como vtimas da AIDS, ainda permanecem e fazem com que, individualmente, continuem a sofrer com os estigmas e preconceitos decorrentes da associao AIDS-homossexualidade e pela possibilidade de vir a infectar-se com o HIV, caso no sejam adotadas prticas sexuais seguras. Coletivamente, a epidemia ainda se impe como um problema que exige respostas de diferentes setores governamentais e demanda mobilizao para que recursos sejam garantidos e aplicados na preveno e assistncia, para que a discriminao e o preconceito sejam denunciados e punidos, para que os direitos humanos sejam respeitados. As
1

Em 1985, por presso dos grupos gays organizados da poca, o Brasil excluiu do mbito nacional o item 302.0 do Cdigo Internacional de Doenas da Organizao Mundial de Sade, que classificava a homossexualidade como doena psiquitrica. Em mbito internacional, esse item vigorou at os anos 90, quando a prpria OMS o eliminou.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

Homossexualidade e sade... Sincretismo afro-brasileiro e resistncia cultural

149

complexas relaes entre homossexualidade e as polticas de sade podem ser ilustradas pelo seguinte exemplo: no Brasil, os homossexuais (que se auto-identificam na hora da doao) so proibidos de doar sangue nos bancos de sangue por portaria do Ministrio da Sade, que os considera um potencial grupo de risco para a AIDS e outras doenas transmissveis por via sangnea. Tal deciso vem sendo questionada pelo movimento homossexual e pelas ONGs/AIDS pelo seu carter discriminador e estigmatizante, que pode estar trazendo mais danos populao do que efetivamente contribuindo para um controle da epidemia e de outras doenas. O impacto da AIDS sobre homossexuais chegou a assumir dimenses catastrficas nos pases ocidentais, j que esto entre os mais atingidos. Por outro lado, os homossexuais, sejam atravs de lideranas ou organizaes gays, esto entre aqueles que, ainda nos anos 80, primeiro e mais diretamente se mobilizaram para enfrentar os desafios impostos pela epidemia, no s sobre a populao homossexual, como sobre outras populaes especficas e sobre a populao como um todo. Esta mobilizao foi geradora de respostas, como a criao de diversas organizaes no-governamentais de servios em AIDS (ONGs/AIDS), produo dos primeiros manuais sobre as formas de transmisso e sobre sexo mais seguro, a promoo dos direitos humanos e da solidariedade como princpios bsicos do trabalho de preveno, entre outras (Terto Jr., 1997). Embora estas respostas possam ter contribudo para uma tendncia estabilizao no nmero de novos casos em alguns pases, como no caso do Brasil, a associao entre AIDS e homossexualidade continua sendo motivo de debate e de anlise, tanto por parte dos pesquisadores sobre sexualidade e sade, como dos ativistas e experts envolvidos com o enfrentamento da epidemia. No incio da terceira dcada de convivncia com a epidemia, velhos desafios se somam a novos2. Entre os mais recentes, pode-se apontar a seguinte tendncia: quando se aborda a sade dos homossexuais masculinos, a primeira e imediata referncia identificar a AIDS, como se esta fosse o nico problema de sade possvel nesta populao, ou como se o status sorolgico para o HIV fosse a nica medida para avaliar a sade de homens homossexuais (Tuller, 2001).
2

Um exemplo de como os velhos preconceitos que relacionam AIDS e homossexualidade masculina permanecem a declarao do articulista da Folha de So Paulo, em crnica de 3 de maro de 2000, dizendo que para pegar AIDS na certa basta freqentar gays [Fonte: Folha de So Paulo, 3/3/2000] (Mott; Cerqueira, 2001, p. 81).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

150

Veriano F. Ferretti Srgio Terto Jr.

Tal tendncia demonstra a dimenso do impacto da AIDS sobre a vida dos homossexuais e como a representao AIDS-homossexualidade ainda resiste e pode estar impondo barreiras, inclusive, s iniciativas de preveno e assistncia nessa populao, assim como pode estar dificultando a compreenso de como o HIV/AIDS, assim como outros problemas de sade, esto afetando as diferentes populaes de homens que tm sexo com homens. A tendncia a reduzir os problemas de sade dos homossexuais AIDS pode dificultar ainda o levantamento sobre as reais necessidades de sade dessa populao e os caminhos para adequar os servios de sade de forma a atender essas necessidades. A seguir discutirei alguns dos desafios que precisam ser enfrentados no mbito das relaes entre homossexualidade, sade e AIDS nos prximos anos. Divido-os em trs campos: epidemiologia, preveno e assistncia. Espero, ao delinear essas questes, estar contribuindo para o debate e para a pesquisa, tanto no contexto acadmico (mais especificamente a pesquisa social), como naquele dos servios pblicos e do ativismo gay.

Epidemiologia
Na Amrica Latina, aproximadamente 43,5% dos casos de AIDS esto relacionados transmisso homo-bissexual (Cceres; Chequer, 2000). No Brasil, na dcada de 90, aproximadamente 24% dos casos de AIDS esto relacionados transmisso homo e bissexual, contra aproximadamente 30% dos casos relacionados transmisso heterossexual. Na dcada de 80, as estatsticas brasileiras registravam aproximadamente 47% dos casos relacionados transmisso homo-bissexual, contra 10% entre os heterossexuais. Tais porcentagens demonstram que a transmisso homossexual to importante quanto a heterossexual, ao mesmo tempo em que apontam para uma tendncia diminuio do nmero de casos entre os homossexuais. No entanto, raras foram as iniciativas governamentais de preveno destinadas populao homossexual masculina que pudessem marcar a relevncia da transmisso homossexual na disseminao do HIV/AIDS ou com as quais pudssemos relacionar a tendncia diminuio de casos. Quase todas as iniciativas de preveno conhecidas foram realizadas por ONGs/AIDS e grupos gays. No caso do Brasil, a primeira campanha governamental a ser realizada em nvel nacional est prevista para 2002.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

Homossexualidade e sade... Sincretismo afro-brasileiro e resistncia cultural

151

No campo da epidemiologia, tambm so escassos e pouco difundidos os estudos epidemiolgicos que, qualitativamente, se debruam sobre a questo da homossexualidade e podem ajudar na compreenso de como a epidemia vem afetando diferentes populaes de homens com prticas homossexuais e com quais outros problemas de sade e doenas se cruzam. A realizao de mais estudos poderia, inclusive, ampliar a compreenso de como as porcentagens de casos relativos transmisso heterossexual subiram e como caram os casos devidos a transmisso homossexual. Nos ltimos anos, a homossexualidade, como categoria social, tem sido objeto de pesquisas e debates, que vm colocando luz diferentes processos de como identidades sociais e polticas so conformadas a partir da vivncia de desejos sexuais por pessoas do mesmo sexo (Heilborn, 1996; McRae, 1990; Parker, 1991). No campo da epidemiologia tambm tem sido problemtica a definio da homossexualidade como categoria epidemiolgica, e o seu enfoque se apresenta complexo e difcil. Nem sempre a transmisso homobissexual corresponde a casos de pessoas com uma identidade sexual/social definida como homossexual, podendo ser at pessoas que se definam socialmente como heterossexuais. No Brasil, 18% dos casos de AIDS entre homens ainda acusam transmisso por causa ignorada, e a dificuldade de compreender quem so e o que acontece nestes 18% pode ser resultado de limites dos instrumentos epidemiolgicos e da complexidade em definir epidemiologicamente o universo homossexual. Pode ser que entre estes 18% estejam includos homens com prticas homossexuais espordicas ou constantes e com identidades sociais heterossexuais (Brasil, 2001a). Se houve uma queda no nmero de casos relacionados transmisso homo-bissexual, ou se h uma tendncia estabilizao no nmero de novos casos, seria interessante conhecer o porqu e como essas mudanas se distribuem por diferentes segmentos da populao homossexual, levando em conta fatores como idade, raa, classe social, reas geogrficas, entre outros. H registros que apontam para a juvenilizao e a pauperizao na incidncia do HIV/AIDS no Brasil e em outros pases (Pimenta et al., 2001). Jovens com prticas homossexuais tm sido apontados como especialmente vulnerveis ao HIV e podem aumentar outra vez a incidncia de AIDS entre a populao homossexual masculina. Antes que novos estigmas sejam criados ou antigos reforados, importante a realizao de estudos que possam analisar essas tendncias e fatores correlatos, que possam orientar aes de preveno e contribuir na definio sobre as necessidades no mbito da

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

152

Veriano F. Ferretti Srgio Terto Jr.

sade que os homens com prticas homossexuais possam estar expressando, no somente aquelas relacionadas ao HIV/AIDS, tambm a outras doenas e fatores de vulnerabilidade.

Preveno
Calcula-se que menos de 5% dos recursos totais empregados em preveno na Amrica Latina tenham sido destinados ao HIV/AIDS na populao homossexual (Cceres; Chequer, 2000). No Brasil, essa proporo pode ser um pouco maior, mas certamente no corresponde importncia que a transmisso homo-bissexual tem no perfil da epidemia na regio. No entanto, estudos tm demonstrado que a populao de homens que fazem sexo com homens est entre aquelas que mais praticam sexo seguro e que so melhor informadas sobre as DST/AIDS, o que certamente colabora para que, de uma forma geral, a epidemia venha diminuindo sua incidncia nessa populao, ainda que possivelmente de maneira no-uniforme (Brasil, 2001b). Como j mencionei, segmentos da populao mais jovem, em situao de pobreza ou sob efeitos de fatores de vulnerabilidade, como opresso sexual, violncia familiar e policial, entre outros, apresentam nveis preocupantes de HIV e merecem cada vez mais a ateno das iniciativas de preveno (Pimenta et al., 2001). As dificuldades para a preveno nessas populaes esto relacionadas vergonha e culpa que ainda cercam a abordagem da homossexualidade nas iniciativas de preveno e mesmo de assistncia (Warner, 1999). A culpa e a vergonha podem estar fundamentando as representaes que dizem que todo homossexual potencialmente um doente de AIDS e responsvel pela disseminao do vrus em outros segmentos populacionais, o silncio e a invisibilidade de expresses, imagens ligadas homossexualidade na mdia e nas campanhas de preveno, o medo que os homossexuais sentem de fazer o teste ou a crise que se segue ao receber um resultado soropositivo, j que pode se considerar ou ser considerado culpado de ter se infectado pelo HIV. A culpa e a vergonha podem ainda estar mesmo embutidas nas mensagens de preveno, quando recomendam o sexo mais seguro como um mandamento a ser cumprido risca, sem chances de falhas, que, quando acontecem, so vistas como irresponsabilidade, negligncia ou fracasso do indivduo em negociar e praticar o sexo seguro. As iniciativas de preveno

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

Homossexualidade e sade... Sincretismo afro-brasileiro e resistncia cultural

153

devem levar em conta que a negociao do sexo mais seguro est sujeita a uma srie de fatores e circunstncias que variam ao longo da histria do indivduo. Talvez no seja possvel praticar sexo seguro sempre, em todas as relaes sexuais, durante toda a vida. importante, no entanto, procurar entender estas variaes e circunstncias ao longo do projeto de vida dos indivduos, em vez de reforar os aspectos normativos e de controle que as mensagens de preveno possam conter, e que podem alimentar sentimentos de culpa e vergonha, cada vez que alguma prtica de risco ocorrer. Um outro desafio para a preveno do HIV em homens com prticas homossexuais tem sido as abordagens metodolgicas a serem utilizadas. At a segunda metade dos anos 90, os modelos e teorias comportamentais foram os mais utilizados nas iniciativas de preveno (Parker, 2000)3. Nos ltimos anos, esses modelos vm sendo criticados e reformulados, j que priorizam mudanas comportamentais, como se o risco pudesse ser evitado a partir de normas tcnicas a serem recomendadas e adotadas e que seriam as prticas de sexo mais seguro. Tais modelos comportamentais mais tradicionais, ao se concentrar em alterar e medir um aspecto do indivduo a mudana comportamental terminam por deixar de lado outros aspectos mais sociais e culturais, que tambm tm se mostrado importantes de se considerar e trabalhar nas iniciativas de preveno. Nesse sentido, outros modelos vm orientando as intervenes, chamando a ateno para questes mais estruturais, como a situao socioeconmica e o respeito de direitos civis, e para fatores, como a opresso sexual, violncia familiar e policial, racismo, nvel de escolaridade, entre outros; vm tambm, de forma isolada ou em sinergia, determinando a vulnerabilidade ao HIV/AIDS e tambm a outras doenas. Os modelos comportamentais foram importantes para, num momento de emergncia, ampliar os nveis de informao sobre os riscos e sobre as formas de preveno e chamar a ateno para a urgncia e a necessidade de mudar certos comportamentos. Mostraram como possvel, evitando certas prticas e adotando outras, manter uma vida sexual, mesmo em presena do HIV/AIDS. Porm, at por conta dessas condies de emergncia, muita nfase foi dada ao HIV/AIDS, a ponto de este terminar quase que sendo a nica doena ou marcador de sade possvel para os homossexuais. Da
3

Aqui vale lembrar do Modelo de Crenas em Sade (Health Belief Model), da Teoria de AutoEficcia (Self Efficacy Theory), do Modelo dos Estgios de Mudana (Stages of Change Model), do Modelo de Reduo de Risco AIDS (AIDS Risk Reduction Model), entre outros, que num primeiro momento orientaram as primeiras iniciativas de preveno (Parker, 2000).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

154

Veriano F. Ferretti Srgio Terto Jr.

mesma forma, foram privilegiados aspectos tcnicos e normativos, que visam eficcia do indivduo em manejar as tcnicas de preveno, e terminam por apresentar o sexo mais seguro como mais um regulamento de controle da sexualidade, sem levar em conta outros aspectos da vida do indivduo, como a qualidade de sua vida sexual, o prazer e a felicidade. Ao tentarmos levar esses modelos comportamentais para outros segmentos sociais, sua aplicao tambm se mostrou limitada, pois, para muitos, a adoo e manuteno de prticas mais seguras est intimamente relacionada a mudanas de fatores de vulnerabilidade, como aqueles j mencionados. Nesse caso podemos mencionar grupos tnicos oprimidos, populaes empobrecidas, onde a defesa dos direitos humanos, alm das recomendaes para mudanas comportamentais, fundamental na preveno do HIV/AIDS e na promoo da sade. Nas prximas dcadas, torna-se necessrio a elaborao e o emprego de modelos com perspectivas mais integrais e holsticas de sade num sentido mais amplo. No apenas o HIV deve ser enfatizado, mas tambm a identificao de outras necessidades, a preveno a outras doenas, a defesa dos direitos humanos, o enfrentamento das condies de opresso sexual e social e, principalmente, a promoo da felicidade como um objetivo a ser alcanado na busca de uma sade coletiva e individual plena (Ayres, 2002).

Assistncia
A categoria orientao sexual geralmente no considerada nas pesquisas clnicas sobre o risco para diferentes doenas que podem afetar os homens. Dessa maneira, os problemas e necessidades de sade de populaes com diferentes orientaes sexuais terminam no sendo conhecidas pela profisso mdica (Tuller, 2001). Esse tem sido uma dos grandes obstculos para o tratamento de homens com prticas homossexuais. Temas como sade mental, abuso de substncias, outras doenas sexualmente transmissveis e preveno violncia pouco tm levado em conta a questo da orientao sexual, o que revela uma lacuna nos programas de pesquisa em sade. Seria interessante, alm dos efeitos do HIV, conhecer tambm como a questo de orientao sexual influencia na vulnerabilidade para doenas como hepatite C, HPV (papiloma vrus, que pode causar cncer cervical nas mulheres e cncer no nus em homossexuais), entre outras

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

Homossexualidade e sade... Sincretismo afro-brasileiro e resistncia cultural

155

infeces virais transmitidas sexualmente, assim como na preveno e tratamento ao cncer de prstata. Com relao sade mental, pouco conhecido como os efeitos do estresse de viver numa sociedade com tantos preconceitos contra a homossexualidade afetam a sade psquica e fsica dos homossexuais. Assim sendo, mais estudos so necessrios sobre como a depresso, atitudes destrutivas e uso de drogas, entre outros, esto relacionados s dificuldades de viver uma orientao sexual diferente da dominante. A homofobia, que ainda acontece nos servios de sade, outro obstculo para o acesso a servios de sade e para um tratamento correto. Diferentemente de pases como os EUA e alguns da Europa Ocidental, onde h servios de sade dirigidos por profissionais de sade assumidamente homossexuais, no Brasil esta uma realidade distante, e tampouco existem programas de assistncia para a populao de homossexuais, tal como j existe para outras populaes, como os programas de sade da mulher. Sem esquecer dos esforos de preveno e tratamento para o HIV/ AIDS, a inteno deste artigo chamar a ateno para estratgias que possam refor-los e fazer com que alcancem um nmero cada vez de maior de homens com prticas homossexuais. No que diz respeito assistncia, possivelmente a incluso da orientao sexual nos estudos clnicos sobre as doenas pode ampliar as possibilidades de ateno para uma sade mais integral, incluindo o HIV. Conhecer as diferentes condies e necessidades de sade das populaes homossexuais, valorizando as suas variadas identidades, expresses e projetos polticos e culturais uma forma de reconhec-las socialmente e romper com o referencial da doena, que tem prevalecido at a atualidade em grande parte do pensamento sobre homossexualidade e sade. Isso certamente permitir uma ateno menos massificada, estigmatizada e mais respeitosa com as diferenas. Uma das lies aprendidas na ateno sade de grupos sociais marginalizados a importncia de incluir na noo de tratamento, a noo de cuidado, que, segundo Ayres (2002), ampliaria o foco para alm de tratar sintomas, mas considerar tambm a trajetria e os projetos de vida dos indivduos. O tratamento seria, assim, uma forma de contribuir no apenas para a supresso dos sintomas clnicos, mas tambm para o desenvolvimento de projetos de vida, de estmulo insero social e de realizao pessoal.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

156

Veriano F. Ferretti Srgio Terto Jr.

Concluso
Os desafios aqui expostos, apontam para a importncia da interdisciplinaridade dos diferentes saberes, da solidariedade entre pesquisadores e ativistas, e da integralidade das aes de preveno e assistncia como princpios norteadores para sua identificao e enfrentamento, para a preveno e o tratamento do HIV/AIDS e de outras questes de sade dos homens homossexuais. Os estudos epidemiolgicos devem estar em sintonia com a pesquisa social sobre a homossexualidade, incluindo a compreenso de fatores de vulnerabilidade social ao HIV/AIDS, de forma que as anlises sobre o impacto da epidemia sejam mais precisas, e a definio de polticas de preveno, melhor orientadas. Os estudos clnicos tambm poderiam considerar a questo da orientao sexual para uma melhor compreenso sobre incidncia, risco e vulnerabilidade a outras doenas que podem afligir homens com prticas homossexuais. A preveno e a assistncia devem estar integradas, como maneira de garantir uma ateno mais completa e que vise felicidade individual e coletiva. A preveno, em qualquer grupo populacional, mas especialmente em grupos estigmatizados, no deve se converter em mais um regulamento de normas com carter disciplinador sobre o que certo ou errado, mas sim num conjunto de aes que visem a emancipao e a felicidade. Nesse caso, a promoo dos direitos humanos de ser parte fundamental deste conjunto das aes e intervenes no campo da sade. As relaes entre homossexualidade e sade, tanto nas cincias mdicas, como na opinio pblica, como o caso da AIDS pode demonstrar, tm originado preconceitos contra os homossexuais e permanecem como uma complexa questo a ser enfrentada individual e coletivamente. Tais preconceitos e discriminaes tm sido um obstculo para a construo de identidades mais positivas e de projetos de vida que levem a uma existncia menos traumtica, assim como tm dificultado a implementao de polticas de sade que realmente respondam s necessidades dos indivduos. No incio da terceira dcada de convivncia com a epidemia, as lies aprendidas e os desafios a serem enfrentados demonstram que hora de essas relaes mudarem radicalmente, no mais se definindo a partir da doena e do preconceito, mas a partir da solidariedade e da promoo da felicidade.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

Homossexualidade e sade... Sincretismo afro-brasileiro e resistncia cultural

157

Referncias
AYRES, Jos Ricardo C. M. Repensando conceitos e prticas em sade pblica. In: PARKER, R.; TERTO Jr., V. (Org.). Aprimorando o debate: respostas sociais frente AIDS. (Anais do Seminrio Preveno AIDS; Limites e Possibilidades na Terceira Dcada). Rio de Janeiro: ABIA, 2002. BRASIL, Ministrio da Sade. Boletim Epidemiolgico AIDS. Braslia, v. 14, n. 2, p. 14-26, abr./jun. 2001a. BRASIL, Ministrio da Sade. [Pesquisa com homossexuais]. Disponvel em: <http://www.aids.gov.br>. Acesso em: 16 dez. 2001b. CCERES, Carlos; CHEQUER, Pedro. Men who have sex with men and the HIV epidemic in Latin America and the Caribbean. In: CONFERNCIA INTERNACIONAL DE AIDS, 13., 2000, Durban. Anais... Durban, 2000. DANIEL, Herbert; PARKER, Richard. AIDS: a terceira epidemia. So Paulo: Iglu Editora, 1991. HEILBORN, Maria Luiza. Ser ou estar homossexual: dilemas de construo de identidade social. In: PARKER, R.; BARBOSA, R. M. (Org.) Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1996. p. 136145. McRAE, Edward. A construo da igualdade: identidade sexual e poltica no Brasil da Abertura. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. MOTT, Lus; CERQUEIRA, Marcelo. Causa mortis: homofobia. Salvador: Editora do Grupo Gay da Bahia, 2001. PARKER, R. Corpos, prazeres e paixes: a cultura sexual no Brasil contemporneo. So Paulo: Best Seller, 1991. PARKER, Richard. Teorias de mudana comportamental e interveno frente ao HIV/AIDS. In: PARKER, Richard. Na contramo da AIDS: sexualidade, interveno e poltica. Rio de Janeiro: ABIA: Editora 34, 2000. p. 89-93. PIMENTA, Maria Cristina; RIOS, Felipe; BRITO, Ivo et al. Passagem segura para a vida adulta: oportunidades e barreiras para a sade sexual dos jovens brasileiros. Rio de Janeiro: ABIA, 2001. v. 1. (Coleo ABIA Sade Sexual e Reprodutiva).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

158

Veriano F. Ferretti Srgio Terto Jr.

TERTO JR., Veriano. Reinventando a vida: histrias sobre homossexualidade e AIDS no Brasil. Tese (Doutorado em Sade Coletiva)Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. Mimeografado. TULLER, David. For gay men, health care concerns move beyond the threat of AIDS. The New York Times, 14 aug. 2001. WARNER, Michael. The trouble with normal: sex, politics, and the ethics of queer life. New York: The Free Press, 1999.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 147-158, junho de 2002

Vous aimerez peut-être aussi