Vous êtes sur la page 1sur 70

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO ESPECIAL

Deficincia auditiva e surdez: viso clnica e educacional.

Trabalho realizado como requisito parcial da disciplina Conceitos Fundamentais em Educao Especial - Anlise Crtica ministrada pela professora Dr. Maria Amlia Almeida.

SO PAULO 2010

Autores
Prof. Msc. Adriane M. Sales
Graduada em Pedagogia - habilitao em Administrao Escolar, pela UNAMA (Universidade da Amaznia); Mestre em Gesto e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubat (UNITAU-SP). Pesquisas na rea de Formao, Saberes e Identidade Docente; Educao Especial e Surdez. Autora de artigos cientficos na rea de Cincias Sociais Aplicadas e Educao. Experincia profissional: Coordenadora Pedaggica dos Cursos de Graduao da Universidade Estadual Vale do Acara (2001 a 2006) e Ps-graduao (2007 a 2008). Atua como docente em Cursos de Formao / Graduao e Ps-Graduao -, alm de exercer Vice-direo do Colgio Ipiranga e Coordenao de Psgraduao na Faculdade Ipiranga. Atualmente est de licena cursando Doutorado em Educao Especial na UFSCar (PPGEEs).

Prof. Msc. Lara Ferreira dos Santos


Possui graduao em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Educao pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Doutoranda em Educao Especial na Universidade Federal de So Carlos. Experincia profissional: na rea de Fonoaudiologia, com nfase em Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, educao, educao bilingue, escola inclusiva e instrutor surdo. Atualmente Docente na Universidade Federal de So Carlos.

Prof. Msc. Neiva de Aquino Albres


Doutoranda em Educao Especial pela Universidade Federal de So Carlos UFSCar, Mestre em Educao pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS. Especialista em Psicopedagogia clnica. Fonoaudiloga e pedagoga.

Experincia profissional: Tutora do curso Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina no plo de So Paulo USP. Consultora de projetos em lingstica aplicada ao ensino de Libras para ouvintes, portugus como segunda lngua para surdos, traduo e interpretao em Libras e sobre educao bilnge para alunos surdos. Tradutora portugus/libras de livros infantis pela Editora Brinquebook, autora de livros didticos de Libras pela FENEIS-SP; autora de artigos que focam temas como: surdez, a educao bilnge de surdos e a lngua de sinais, formao de intrpretes e de professores de Libras, publicados em revistas e livros.

Prof. Uiara Vaz Jordo


Possui graduao em letras pela Universidade Federal de Gois (2008). Especialista em Educao Especial e Processos Inclusivos (2010). Mestranda em Educao Especial pela Universidade Federal de So Carlos UFSCar. Aprovada como intrprete na prova do Cas/Gois (Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez). Experincia profissional: Atualmente professora de 3 grau da Universidade Federal de Gois. Tem experincia na rea de Educao, com nfase em EDUCAO ESPECIAL - SURDEZ, atuando principalmente nos seguintes temas: lngua de sinais, cultura surda, professor e surdez e educao inclusiva. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Gois, Campus Catalo, ministrando a disciplina Lngua Brasileira de Sinais. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa NEPPEIn (Nucleo de Estudo e Pesquisa de Prticas Educativas e Incluso) - UFG/CAC e do Grupo Surdez e Abordagem Bilngue UFSCar.

Apresentao
Caro estudante, Este material foi preparado com muito cuidado para que contemple uma anlise geral dos estudos sobre surdez, sobre lnguas de sinais e sobre a educao dos alunos surdos no Brasil. Assim, procuramos reunir, neste caderno, textos que focalizam diferentes elementos que compem a formao para a atuao na educao de surdos. Intencionamos que conheas sobre a surdez, suas causas e tratamentos clnicos, de grande influncia na educao de surdos. Para a mudana de perspectiva, antes apenas patolgica para uma viso socioantropolgica se faz necessria a discusso sobre as lnguas de sinais e a compreenso de como elas contrastam das lnguas orais, ou seja, entender o que ns chamaremos de distino de modalidade. Basicamente temos lnguas de modalidade oral-auditiva e lnguas de modalidade gestual-visual, como a Libras. Espera-se que voc seja capaz de identificar os fundamentos tericos e primeiros pesquisadores da lingstica a tomar as lnguas gestuais-visuais como objeto de estudo, reconhecer os primeiros elementos constitutivos das Lnguas de Sinais. Conhecer a poltica educacional atual que prima por uma educao bilnge a as transformaes previstas legalmente como a contratao de diferentes agentes da educao especial (intrpretes de Libras e professores de Libras e portugus como L2). Caso tenha interesse em aprofundar seus estudos trazemos indicaes de livros, sites e materiais didticos.

Objetivos
Objetivo Geral
Possibilitar ao aluno um primeiro contato com a definio mdica e pedaggica sobre deficincia auditiva e surdez, compreender a histria da educao dos surdos, bem como inici-lo no conhecimento sobre a Libras.

Objetivos Especficos
1. Conhecer as causas e diferentes nveis de surdez; 2. Conhecer as propostas educacionais do oralismo e comunicao total; 3. Ler, refletir sobre aspectos relevantes da educao bilnge para surdos; 2. Conhecer os estudos lingsticos sobre os elementos constitutivos da LIBRAS. 3. Analisar a proposta inclusiva para surdos indicada pelo MEC; 4. Conhecer os diferentes profissionais envolvidos na educao de surdos (professor regente, intrprete de Libras e portugus, instrutor e professor de Libras, professor especialista no ensino de portugus como segunda lngua).

Sumrio
Unidade 1 1. Deficincia auditiva e surdez 1.1 Definio de deficincia auditiva 1.2 Tipos e graus de perdas auditiva 1.3 Causas mais comuns 1.4 Deficincia auditiva e surdez 1.5 Diagnstico 1.6 Atendimento clnico e educacional Unidade 2 2. Estudos sobre Lngua de Sinais 2.1 Mapeamento dos estudos lingstico sobre a Libras 2.1.1 Descrio fontico-fonolgica 2.1.2 Descrio morfolgica 2.1.3 Descrio sinttica 2.1.4 Descrio semntica e pragmtica 2.1.5 O discurso em Libras 2.2 Queda de mitos sobre Lingua de Sinais. 2.3 Legislao Brasileira a favor de uma educao bilnge para surdos. Unidade 3 3. Viso scio antropolgica da surdez 3.1 Atendimento educacional em novas perspectivas 3.2 Bilingismo e seus conflitos diante da poltica nacional de educao inclusiva 3.3 Bilingismo:proposies e demandas Unidade 4 Ensino de Libras 4.1 Histria do ensino de Libras no Brasil 4.2 Cursos de Libras 4.3 Materiais didticos de Libras Consideraes finais 50 60 60 63 64 69 45 45 48 6 6 7 9 10 11 14 21 27 27 29 30 31 34 37 39

Unidade 1 Deficincia auditiva e surdez


1.1 O que surdez/ deficincia auditiva?

De acordo com Marchesi (2004) que para se diagnosticar um indivduo com surdez, necessrio verificar se ele no tem a capacidade de percepo normal dos sons pelos padres estabelecidos pelo ANSI (American Nacional Standards Institute) desde 1989. Com base nesses padres pode-se definir que o indivduo com incapacidade auditiva aquele cuja percepo de sons no funcional na vida comum. Aquele cuja percepo de sons ainda que comprometida, mas funcional com ou sem prtese auditiva chamado de pessoa com deficincia auditiva. Pode- se dizer ainda que deficincia auditiva considerada genericamente como a diferena existente entre a performance do indivduo e a habilidade normal para a deteco sonora - de acordo com padres estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI-1989).

A AUDIO HUMANA:

A orelha dividida em trs partes: orelha externa, orelha mdia e orelha interna. Elas atuam de forma conjunta no desenvolvimento do processo auditivo. A audio ocorre da seguinte forma: a orelha externa capta vibraes dos sons; o pavilho e o canal auditivo, tem a funo de captar o som e lev-lo membrana timpnica ou tmpano - que vibra ao receber as ondas sonoras. A membrana, por sua vez, faz vibrar, na orelha mdia, trs ossculos (martelo, bigorna e estribo), que ampliam e intensificam as vibraes, conduzindo-as orelha interna. Esta formada por um complexo sistema de canais contendo lquido aquoso. As vibraes da orelha mdia fazem com que esse lquido se mova e as extremidades dos nervos sensitivos convertem esse movimento em sinais eltricos, que so enviados ao crebro, atravs do nervo auditivo. este processo que produz a audio, conforme se pode observar na ilustrao abaixo:

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/5sentidos/te3004200328.shtml

1.2 Tipos e graus de perdas auditivas

Estudos realizados pelo ANSI demonstram que existem basicamente dois tipos essenciais de perda de audio. A primeira delas ocorre na orelha externa, atingindo alguma das estruturas e provocando a deficincia auditiva; chamada perda auditiva condutiva e normalmente tem carter provisrio, sendo possvel curar-se a partir de tratamentos, medicamentos ou cirurgias, conforme a necessidade e gravidade do caso. O segundo tipo ocorre na orelha interna, normalmente envolvendo a cclea ou nervo auditivo; denominada de perda auditiva neurossensorial e normalmente no h cura, apenas acompanhamento clinico e/ou teraputico. H ainda um terceiro tipo que menos comum: perda auditiva mista, que envolve ambos componentes, tanto de conduo como neurossensorial. A identificao da perda auditiva feita por meio de exame audiolgico que diagnostica os graus de perda auditiva do indivduo, nas freqncias equivalentes a 500 Hz, 1000 Hz e 2000 Hz, que por sua vez, so diagnosticadas como: normal (0 a 25 dB N.A), leve (25 a 40 dB N.A), moderada (41 a 70 dB N.A), severa (71 a 90 dB N.A) e profunda (acima de 90 dBN.A). 7

O quadro a seguir ilustra os sons que a audio humana pode captar nas freqncias avaliadas por meio de exame:

Para informaes mais aprofundadas a respeito de tipos e graus de perdas auditivas, exames de audio e avaliao fonoaudiolgica consulte: http://www.crfa6r.org.br/noticias/GUIA_CFFa_AUDIOLOGIA_FINAL.pdf

Assim, conforme o grau da audio existe um prejuzo maior ou menor no desenvolvimento da fala/oralidade: Perda auditiva leve: linguagem e fala levemente prejudicadas Perda auditiva moderada: fala e linguagem atrasadas; omisso de consoantes

Perda auditiva severa: raramente h desenvolvimento de fala (s com treino); linguagem severamente prejudicada Perda auditiva profunda: fala tende a ser pobre (mesmo com treino) linguagem severamente prejudicada e

1.3 Causas mais comuns

As causas da surdez podem ser classificadas em dois tipos: a congnita e a adquirida. Segundo Russo & Santos (1993 apud ROSSI; LIMA, 2002), estima-se uma porcentagem de 6: 100 nascimentos nos casos de surdez congnita e de 20: 1000 nos casos adquiridos. As principais causas da congnita so pela hereditariedade, pelas viroses maternas como: rubola e sarampo, pelas doenas da gestante como: sfilis, citomegalovrus, toxoplasmose e pela ingesto de remdios ototxicos que lesam o nervo auditivo durante a gravidez. E adquirida, quando existe uma predisposio gentica como otosclerose, quando ocorre meningite podendo destruir o nervo auditivo e a exposio a sons impactantes como a exploso. A seguir alguns exemplos de possveis causas da perda de audio:

Perda auditiva condutiva Cerume ou corpos estranhos do conduto auditivo externo, malformao, Otite externa ou Otite mdia, Inflamaes ou Perfuraes da membrana timpnica, obstruo da tuba auditiva, Fissuras Palatinas, Otosclerose (Imobilizao de um ou mais dos ossculos). Perda auditiva neurossensorial: Presbiacusia, PAIR, trauma acstico, hereditariedade, neurinoma, Distrbios Vasculares (AVC, trombose etc.), Vrus (Rubola, herpes etc.), Meningites (bacterianas), Doenas infecciosas (febre tifide,escarlatina, tuberculose etc.), Ototxicos (remdios, lcool, drogas etc.).

FONTE: ROSSI, Tereza Ribeiro de Freitas; LIMA, Maria Ceclia Marconi Pinheiro. A surdez. In: PALHARES Marina Silveira; MARINS, Simone Cristina Fanhani (Org). Escola Inclusiva. So Carlos: UFSCAR: 2002 p. 113 - 123.

A deficincia auditiva pode ainda ser classificada quanto ao perodo em que ocorreu, de acordo com a aquisio da linguagem, acarretando algumas conseqncias, sendo elas:
Pr-linguistica: pode ser congnita ou adquirida nos primeiros anos de vida, antes do desenvolvimento da linguagem. A Surdez Pr-lingual caracterizada pela total ausncia de memria auditiva, sendo por isso extremamente difcil a estruturao da linguagem. Nesses casos h uma maior aceitao da deficincia, embora possa haver dificuldade de desenvolvimento da linguagem oral, conforme o grau da perda.

Ps-lingstica: adquirida aps o desenvolvimento da linguagem ou em idade mais avanada. J nesses casos a aceitao da deficincia menor, e h facilidade com a comunicao oral, considerando que quando da perda de audio o individuo j apresentava oralidade desenvolvida.

1.4 Deficincia auditiva e surdez: existe alguma diferena?

De acordo com Gesser (2009) os termos deficincia auditiva e surdez no so determinados pelo grau de audio do sujeito, mas marcados por uma diversidade cultural. A pessoa com deficincia auditiva, normalmente, faz uso da oralidade para se comunicar, prefere conviver com pessoas ouvintes e se identifica com elas; 10

tambm faz uso de prteses auditivas para um melhor aproveitamento do resduo auditivo. J a pessoa considerada surda aquela que tem como lngua a Lngua de Sinais, preferindo conviver com outros surdos que tambm faam uso dessa lngua; lutam por seus direitos lingsticos e no se identificam com a lngua oral. Pode-se entender melhor tal diferena a partir do quadro a seguir e dos prximos tpicos a serem discutidos.

Surdos
So usurios de LIBRAS Mobilizao na defesa da LIBRAS, da cultura e da comunidade surda Legenda na tv Telefone para surdos Conforto lingstico visual Participam de associaes de surdos No aceitam ser chamados de deficientes auditivos Presena de Intrprete de LIBRAS

Deficientes auditivos
No so usurios de LIBRAS Mobilizao em busca de aparelhos auditivos Televiso com fone sem fio ou legenda So mais prximos dos ouvintes Conforto lingstico oral-auditivo No participam de associaes de surdos No aceitam ser chamados de surdos Presena de Intrprete Oro-Facial

COMO DETECTAR A PERDA AUDITIVA?

1.5 Diagnstico Triagem auditiva neonatal O diagnstico precoce da perda auditiva em neonatos constitui-se em estratgia fundamental para preveno, bem como permite uma

interveno/introduo de medidas teraputicas, a fim de promover melhoria da 11

qualidade de vida. O teste, tambm chamado de teste da orelhinha, realizado ainda na maternidade, logo aps o nascimento da criana. As Emisses Otoacsticas (EOA), ou Teste da Orelhinha, so energias sonoras de fraca intensidade que so amplificadas pela contrao das clulas ciliadas externas, na cclea, podendo ser captadas no meato acstico externo (na orelha externa). Trata-se, simplificadamente, da produo de um estimulo sonoro e captao de seu retorno, a fim de se observar se a cclea est realizando ou no suas funes. O mtodo das EOA simples; so colocados eletrodos para realizar o exame, que de rpida realizao e pode ser aplicado durante o sono fisiolgico, no necessitando de sedao. De acordo com Borges ET AL. (2006) a Triagem Auditiva Neonatal utilizando o aparelho de EOA no apresenta nenhum risco criana, bem como prejuzo sade fsica, mental e social dela e de seus responsveis. Os benefcios incluem a possibilidade de um diagnstico e tratamento precoces, trazendo assim um melhor prognstico para o paciente, pois diminui a possibilidade do acarretamento de prejuzo na aquisio da linguagem pelo neonato. Isso possibilita uma melhor garantia cidadania, uma vez que melhora a insero social da criana.

Fonte: www.neoclinicajau.com.br/exames_otoemissoes.php 12

Est em tramitao, desde 1997, o Projeto de Lei n 03842, que dever tornar obrigatria a Triagem Auditiva Neonatal, cujo intuito o diagnstico precoce da surdez, ainda nos hospitais e maternidades. Entretanto, no h uma poltica eficiente em mbito nacional para a questo da surdez; o que temos, nesse sentido, so iniciativas de profissionais liberais (mdicos otorrinolaringologistas e

fonoaudilogos), em alguns municpios, que realizam a triagem auditiva neonatal em hospitais, como procedimento pr-diagnstico. (MUNHOZ, 2007). Para saber mais a respeito da surdez infantil, consulte o artigo de OLIVEIRA, CASTRO E RIBEIRO (2002) no site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000300019 Exame mdico : otorrinolaringologista Sempre que houver suspeita de alguma alterao na audio deve-se procurar um mdico Otorrinolaringologista, que o profissional responsvel pela avaliao das estruturas do ouvido, nariz, faringe, laringe, cabea e pescoo. Exame audiolgico Este exame realizado por profissional capacitado fonoaudilogo -, e tem por objetivo avaliar a capacidade auditiva do paciente/indivduo. realizado dentro de uma cabine, isolada acusticamente, fazendo-se uso de um aparelho chamado audimetro; este, a partir de diversos testes, possibilita ao profissional uma avaliao precisa do grau de audio.

Fonte: www.i-exames.com.br/?modulo=textos&id=18

13

O resultado expresso por meio de um grfico chamado audiograma, apresentado anteriormente para demonstrar os sons captados pela audio humana. A figura abaixo mostra o exemplo de resultado de um exame:

Fonte: www.neoclinicajau.com.br/exames_audiometria.php

1.6 Atendimento clnico e educacional

a) Atendimento Clnico:

A terapia oralista foi uma das principais formas de tratamento dada ao sujeito surdo, e at hoje tem adeptos. Oralismo o nome dado a abordagem que enfatiza a fala e a amplificao da audio e que rejeitam, de maneira explcita e rgida, qualquer uso da lngua de sinais. Nesse tipo de abordagem existe uma concepo de deficincia baseada em uma viso mdica, que preocupa-se com a ausncia de uma capacidade e busca a recuperao/reabilitao do sujeito.

14

Assim, a comunicao por meio da linguagem oral, nica e exclusivamente, era tida como a nica capaz de promover o desenvolvimento do sujeito surdo, bem como sua insero social. Para tal, os surdos tinham de realizar treinos para desenvolver o resduo auditivo, leitura labial, alm do incentivo ao uso da fala para comunicao. Tambm nesse tipo de terapia a interveno precoce de prteses auditivas fundamental para um trabalho de desmutizao do individuo.

Fonte: aprendolibras.blogspot.com/ Para saber mais a respeito da histria da educao dos surdos e diferentes abordagens empregadas consulte o artigo de Lacerda (1998) em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132621998000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Uma outra forma de interveno a realizao do Implante Coclear. A funo do Implante Coclear transformar os sons (fala e sons ambientais) em estmulos nervosos, estimulando as fibras do nervo auditivo, ou seja, substituindo a funo da cclea, especificamente as clulas ciliadas, tornando possvel ouvi-los. O procedimento realizado por meio de cirurgia. As partes componentes do implante coclear podem ser melhor visualizadas e compreendidas na figura a seguir:

Fonte: http://www.implantecoclearbauru.com.br/site/implante.html 15

Fonte: http://www.cochlear.com/

Aps a realizao da cirurgia/implante o paciente deve freqentar terapia fonoaudiolgica a fim de adquirir habilidades para compreender os estmulos sonoros e produzir uma fala melhor, tendo como base os mesmo princpios do oralismo.

Informaes completas a respeito do implante coclear podem ser encontradas no site oficial: http://www.implantecoclear.com.br/

b) Atendimento Educacional

A educao especial voltada para surdos teve incio no Brasil com a chegada capital do imprio, em 1855, de um professor surdo, do Instituto de Paris, o Sr. Huet. Em 1857, Huet criou a primeira escola de surdos no Brasil - Instituto dos SurdosMudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES). No h referncia explcita quanto ao mtodo utilizado por Huet, mas sabe-se que fazia parte de seu programa a disciplina de linguagem articulada e leitura labial para os alunos que tivessem aptido. (MOURA, LODI e HARRISON, 1997). Com o passar dos anos, o nmero de alunos surdos que procuravam o Instituto cresceu demasiadamente, tornando-se invivel atender a todos no mesmo local. Fez-se, ento, a opo de formar professores de surdos, no s para trabalharem no INES, mas para retornarem a seus estados natais e l abrirem classes especiais, tanto na rede pblica como na particular. Assim, por volta de 1911, surgiu a idia de criao de classes especiais, classes inseridas em uma escola comum, que 16

atenderiam crianas com algum tipo de dificuldade para acompanhar a classe regular. Acreditava-se que esse tipo de atendimento favoreceria o contato do sujeito surdo com os alunos ouvintes, propiciando sua insero social. Considerou-se, tambm, que essa aproximao teria influncias positivas no processo de aprendizagem dos surdos. (MOURA, LODI e HARRISON, 1997). Os surdos, tanto nas escolas comuns quanto em classes especiais, durante o horrio de aula, eram treinados auditivamente; praticavam exerccios de articulao visando sua oralizao, focalizando o ensino em sua capacidade de falar e pouco desenvolvendo, propriamente, atividades escolares de ensino. A partir da dcada de 1980, aproximadamente, com o surgimento da Comunicao Total, criaram-se tambm Escolas Especiais Bimodais, as quais tinham os mesmos princpios e objetivos das escolas oralistas, mas aceitavam a presena de sinais, a fim de facilitar a aquisio da escrita e da oralidade. Os sinais eram adaptados estrutura/gramtica da lngua portuguesa, configurando arranjos de portugus sinalizado, ou seja, de submisso da lngua de sinais ao portugus. Ainda que houvesse o desejo de normalizao do indivduo surdo no sentido de torn-lo falante-ouvinte -, nesse contexto foram observadas experincias mais satisfatrias, quando considerados os muitos insucessos colhidos pelas escolas oralistas. (MOURA, LODI e HARRISON,1997). Mesmo com a criao de classes especiais e de escolas especiais bimodais que aceitavam a presena da lngua de sinais, o maior nmero de surdos, nessa poca, ainda freqentava escolas especiais, majoritariamente oralistas. Assim, possvel perceber que no havia valorizao, reconhecimento ou lugar que contemplasse o uso da lngua de sinais. Deste modo, aos alunos surdos no eram criadas oportunidades para um efetivo desenvolvimento de linguagem, e a impossibilidade de acesso a uma lngua que eles pudessem dominar plenamente os mantinha alijados dos processos mais elaborados de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo contexto surge uma nova proposta de atendimento educacional para o surdo: a Abordagem Bilnge, que visa expor o sujeito surdo, o mais precocemente possvel, lngua de sinais, permitindo o desenvolvimento rico e pleno da linguagem, o que ir possibilitar um desenvolvimento integral da criana. Alm disso, o surdo deve aprender a lngua da comunidade ouvinte (oral e/ou escrita), por intermdio da lngua de sinais, sem que essa aprendizagem seja feita por treinos e repeties descontextualizadas. 17

Em se tratando de escolarizao, as maiores dificuldades encontradas na relao com um aluno surdo, quer em escolas especiais, classes especiais ou escolas regulares, so as questes de linguagem e da aquisio/aprendizagem da lngua.

Reflexo: Esta unidade teve como objetivo apresentar os estudos na rea da fonoaudiologia sobre diagnstico, causas da surdez e alguns encaminhamentos clnicos e educacionais dentro da abordagem oralista. Mais a diante vamos estudar como os estudos da lingstica tem contribudo para o conhecimento sobre a Lingua de sinais e como tem influenciado para novos caminhos para educao de surdos. Leituras recomendadas: Para o entendimento dos problemas auditivos, recomendamos a seguinte leitura complementar:

O MEC desenvolve em 1998 o Programa de Capacitao de Recursos Humanos do Ensino Fundamental Coletnea de textos que orientam o trabalho de ensino/aprendizagem de surdos, para o ensino comum, escola especial ou sala de recursos e foi produzido com o apoio das Secretarias Estaduais de Educao, FENEIS, INES RJ, Instituies de Ensino Superior e pelo Centro Educacional de Audio e Linguagem Ludovico Pavoni CEAL LP/Braslia, em parceria com o MEC/SEESP. http://www.ines.gov.br/ines_livros/FASC1_PRINCIPAL.HTM

18

Indicao de filmes Ttulo Original: "...And Your Name Is Jonah" Gnero: Drama

E Seu Nome Jonas

Lanamento: EUA/1979 - Filme produzido para TV Direo: Richard Michaels Personagem Destaque: Jonas um garoto surdo que aprende a Lngua de Sinais Ator Destaque: Jeffrey Bravin ator surdo Descrio: Um casal descobre que o filho havia sido diagnosticado como deficiente mental. Eles ficam chocados ao descobrir que o diagnstico estava errado e que seu filho surdo. Jonas faz amizade com um colega que o ajuda a se adaptar e lidar com a vida, enfim descobre a Lngua de Sinais.

Dois Mundos

Dois Mundos Gnero: Curta Metragem Lanamento: Brasil/2009 Direo: Thereza Jessouroun Personagem Destaque: Surdos que usam aparelhos auditivos e surdos implantados Descrio: Um documentrio sobre a experincia com o mundo sonoro dos surdos que fizeram o implante coclear ou utilizam o aparelho auditivo.

19

Referncias bibliogrficas:

BORGES, C.A.B., ET AL. Triagem Auditiva Neonatal Universal. Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol., So Paulo, v.10, n.1, p. 28-34, 2006. CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D. Lngua de Sinais Brasileira: Dicionrio enciclopdico ilustrado trilnge. So Paulo, SP: Edusp-Fapesp-Vitae, 2001. GESSER, Audrei. LIBRAS? Que lngua essa?: crenas e preconceitos em torno da lngua de sinais e da realidade surda. So Paulo: Parbola Editorial, 2009. LACERDA, C. B. F. de. Um pouco sobre a histria da educao dos surdos. Cad. Cedes n 45, Papirus, 1999, p. 68-80. LOPES FILHO, O. (ed.) Tratado de Fonoaudiologia. So Paulo: Editora Roca, 1997. MARCHESI, lvaro. A comunicao, linguagem e pensamento das crianas surdas. In: COLL, Csar, PLACIOS, Jesus; MARCHESI, lvaro (org.). Desenvolvimento psicolgico e educao: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: 2004. MOURA, M. C. de; LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P. Histria e Educao: o Surdo, a Oralidade e o Uso de Sinais. In: LOPES FILHO, O. (ed.) Tratado de Fonoaudiologia. So Paulo: Editora Roca, 1997. Cap.16, p. 327- 357. MUNHOZ, S. R. M. Um programa de triagem auditiva neonatal: efetividade e aes educativas. 2007. 94f. Dissertao (Mestrado em Educao) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2007. ROSSI, Tereza Ribeiro de Freitas; LIMA, Maria Ceclia Marconi Pinheiro. A surdez. In: PALHARES Marina Silveira; MARINS, Simone Cristina Fanhani (Org): Escola Inclusiva, So Carlos: UFSCAR: 2002 p. 113 a 123. SIGOLO, C. Da suspeita interveno em surdez: caracterizao deste processo na regio de Campinas/SP. 2007. 92f. Dissertao (Mestrado em Sade da Criana e do Adolescente) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

20

Unidade 2 - Estudos sobre Lnguas de Sinais


Por muitos anos as lnguas de modalidade gestual-visual estiveram excludas da descrio lingstica, em decorrncia desse fato so pouco conhecidas, no sentido de seu detalhamento lingstico e funcionamento. As descries lingsticas das lnguas de sinais so fundamentais para seu conhecimento e reconhecimento legal. No incio dos estudos lingsticos sobre as lnguas de sinais nada se conhecia, as primeiras descries gramaticais foram sobre da Lngua de Sinais Americana (ASL - American Sign Language). O trabalho pioneiro foi de Stokoe (1960): Sign Language Structure e Dictionary of American Sign Language on Linguistic Principles.

William C. Stokoe, Jr. (1919-2000) Primeiro cientista a estudar a Lngua Americana de Sinais - ASL Credit: Gallaudet University Press
Fonte: http://www.nsf.gov/discoveries/disc_images.jsp?cntn_id=100 168&org=NSF

Stokoe (1960) afirmou que uma das propriedades estruturais que as lnguas de sinais partilham com as lnguas orais a possibilidade de serem analisadas em unidades menores. No incio dos anos 60, essa viso das lnguas sinalizadas foi desafiada pelo trabalho seminal de William C. Stokoe (1960). Stokoe props que os sinais, da ASL em particular, poderiam de fato ser analisados em partes. De acordo com Stokoe, as palavras em ASL poderiam ser quebradas em trs parmetros a configurao de mo, o ponto de articulao e o movimento. Mais tarde, pesquisadores da ASL descreveriam um quarto parmetro a orientao da palma das mos. (WILCOX, 2005: p.57) 21

Cabe esclarecer que a orientao da palma foi um acrscimo posterior com os estudos de Battison (1978). As unidades que compem os sinais so finitas, mas, recombinando-se, formam todos os sinais da lngua. Essas unidades constitutivas dos sinais, assim como nas lnguas orais, tm valor distintivo, o que denominado de par mnimo. Os lingistas descobriram o fato de que a fonologia das lnguas faladas parecia ser caracterizada por um alto grau de lineariedade enquanto as lnguas sinalizadas pareciam exibir um alto grau de simultaneidade.

Ursula Bellugi &

Edward S. Klima

Fonte: http://www.edwardsklima.com/

O trabalho descritivo de Klima & Bellugi (1979) denominado e The Signs of Language revelaram tal anlise.

Assim, os itens lexicais da ASL e de todas as outras lnguas de sinais primrias que ns conhecemos parecem ser constitudos de forma diferente das lnguas faladas: a organizao dos sinais principalmente simultnea, ao invs de seqencial. A ASL usa o meio espacial e isso pode ter uma influncia crucial na sua organizao (p.39).

Klima & Bellugi (1979) revelam ainda a distino entre pantomima e os sinais das lnguas de modalidade gestual-visual. Definem que as pantomimas eram significativamente mais longas e muito mais variveis do que os sinais da ASL para a mesma palavra. Na imagem seguinte apresentam a palavra "ovo" sendo representada primeiramente por uma pantomima e logo em seguida pelo sinal padronizado da ASL:

22

Fonte: Klima, E. & Bellugi, U. (1979)

Klima e Bellugi (1978) tambm desenvolveram as primeiras descries sobre a propriedade de simultaneidade das lnguas de sinais. Comparando diferentes lnguas de sinais afirmam que todas elas fazem uso da iconicidade para a produo dos sinais. Embora o sinal de lnguas de sinais de diferentes nacionalidades sejam distintos para um mesmo referente, como no exemplo abaixo para "rvore", todos eles possuem alguma iconicidade. Afirmam existir um lao de universalidade na concretude da lngua de sinais.

Fonte: Klima, E. & Bellugi, U. (1979)

A iconicidade a propriedade de tomar como base para criao do sinal as caractersticas fsicas do referente, parte ou todo o referente, ou mesmo a relao que o homem tem com esse referente. O desafio dos primeiros lingistas foi apontar a existncia de elementos diversos aos das lnguas at ento estudas, as lnguas orais, e afirmar que a simultaneidade e a iconicidade so caractersticas lingsticas das lnguas gestuaisvisuais.

23

Book of Liddell & Johnson

Liddell & Johnson (1989) desenvolveram a anlise linear dos sinais. Afirmaram que uma expresso em lngua de sinais caracterizada por perodos de movimento e falta de movimento. Nesse estgio da histria da ASL, os lingistas comearam a propor que a seqencialidade dos componentes nas palavras sinalizadas precisava tambm ser representada na fonologia das lnguas sinalizadas. Os momentos em que as mos se moviam eram chamados de movimentos e os momentos em que permaneciam paradas eram chamados de suspenses (Liddell e Johnson, 1989).

Phyllis Perrin Wilcox Fonte: http://www.unm.edu/~pwilcox/endowment.htm

Os estudos sobre lnguas de sinais passam a ser descritas em outros nveis de anlise. Dentre eles o da significao dos sinais. Wilcox (1993) publica seu primeiro estudo sobre metfora na Lngua de Sinais Americana - ASL na dcada de 1990. A autora tomou como base os estudos de Lakoff e Johnson (1980) sustentando que uma conceitualizao abstrata tomada pelo uso de termos concretos fsicos. Dessa forma, as idias abstratas so reflexo do conhecimento que o homem tem sobre o manuseio dos objetos do mundo. Em 2000 Wilcox publica o livro Metaphor in American Sign Language. Ela desenvolveu um mapeamento das metforas em ASL e chegou as seguintes categorias de anlise: Primeiro grupo - idias so objetos e a mente um continer: idias so objetos sujeitos fora fsica, idias so objetos manipulveis ou colocveis em algum lugar, idias so tangveis, idias so objetos que podem ser cuidadosamente discriminados e selecionados. Segundo grupo: metforas

estruturais: as idias tm uma relao com a configurao da mo. 24

Em outra pesquisa em que analisa o discurso de um surdo americano, Wilcox (2004) revelou que alguns verbos podem representar outros significados, como no caso da mente humana comparada a um computador. Nesse caso, a mente comparada a um continer, um lugar onde pode se guardar informaes e no caso da sinalizao analisada, pode-se abrir esse recipiente, como no sinal registrado na ilustrao a seguir.

Figure 1. TO-OPEN COMPUTER

(WILCOX, 2004 p.203)

Estes so alguns dos achados pioneiros sobre lnguas de sinais no Mundo, foram fundamentais para dar incio a esse rico campo de pesquisa. Reflexo: Apresentamos os primeiros lingistas americanos que procuraram descrever a ASL e as anlises iniciais. Como, por exemplo, a comprovao de que os sinais poderiam ser divididos em unidades mnimas, como proposto por Stokoe (1965). Verificamos que conceitos como iconicidade e simultaneidade que antes pouco ou nada era visto em lnguas orais, agora com o olhar sobre as lnguas de sinais e pela sua diversa modalidade gestual-visual se fez construir em detalhadas anlises. Os estudos sobre ASL abriram novos campos de estudos para outras lnguas de sinais usadas no mundo. A comprovao de que lnguas de sinais eram lnguas naturais instigou lingistas para a tomada dos fenmenos em diferentes nveis de anlise (fonologia, morfologia, sintaxe, etc.) como objeto de estudo.

25

Leituras recomendadas: Para o entendimento das pesquisas sobre Lnguas de sinais recomendamos a seguinte leitura complementar: WILCOX, Sherman, WILCOX, Phyllis Perrin. Aprender a ver. Petrpolis, RJ: Arara Azul, 2005. (Coleo Cultura e Diversidade)

Principalmente os captulos: 1 - Mais do que um Gesto 2 - A Lngua de Sinais Americana em Perspectiva

A pesquisa dos Wilcox, publicada pela Gallaudet University Press em 1997, j circulava desde 1991, em edio do Center of Applied Linguistics (Wilcox & Wilcox 1991a, 1991b). Ou seja, o livro foi escrito na crista da onda da expanso da demanda pelo ensino da ASL lngua de sinais americana que aconteceu nos anos 80. O que o livro nos traz uma sinttica discusso em torno da natureza das lnguas sinalizadas, uma instigante introduo sobre as diferenas culturais e cultura surda e uma srie de reflexes sobre o desenvolvimento de programas de ensino de lnguas de sinais, baseadas na experincia norte-americana. Uma das informaes que mais se destaca na discusso dos Wilcox sobre as lnguas sinalizadas o cuidadoso tratamento dado aos cdigos manuais para o ingls (os vrios sistemas de ingls sinalizado) e sua relao com a ASL, dentro de um complexo quadro de bilingismo e de variao lingstica na comunidade surda. Essa discusso coloca em relevo no s as diferenas e as interaes entre as lnguas orais e sinalizadas, como tambm as relaes entre essas duas modalidades e uma terceira: a modalidade escrita. Esse texto acima parte do prefcio de Leland McCleary So Paulo, 09 de janeiro de 2005.
A traduo de Aprender a Ver: o ensino da lngua de sinais americana com segunda lngua foi feita por Tarcsio de Arantes Leite como parte de uma Iniciao Cientfica no curso de Letras, USP (Leite 2001b) e publicado pela editora Arara Azul para downloads gratuito. Disponvel em: http://www.editora-araraazul.com.br/Livros.php

26

Unidade 2.1 Mapeamento dos estudos lingstico sobre a Libras


As lnguas podem ser estudadas tomando como base alguns princpios de anlise, entre eles: fontica e fonologia, morfologia, sintaxe, semntica, pragmtica e discurso. A seguir, vamos estudar esses nveis mostrando o que j foi descrito da Libras e compreender que a lngua de sinais um fenmeno complexo. Hoje o estudo cientfico e difuso da Libras so pauta de projetos polticos e ponto principal da luta das comunidades surdas brasileiras. A Libras uma lngua oficial no Brasil e j temos algumas pesquisas de descrio lingstica e alguns livros didticos para seu ensino. Entre os primeiros estudos lingsticos sobre a libras, destacam-se Britto (1988 e 1995), Felipe (1993), Faria (1995), Quadros e Karnop (2001), Viotti (2004), Viotti & Mccleary (2007), Xavier (2006), Moreira (2007) e Leite (2008). J na rea de ensino de Libras, encontramos os trabalhos de Leite (2004) e Gesser (2005), mas estas duas ltimas referncias no sero descritas nessa unidade. 2.1.1 Descrio fontico-fonolgica

A fontica trabalha com a produo das menores unidades das lnguas, como so percebidos e que aspectos fsicos esto envolvidos em sua produo. A fonologia opera com a funo de organizao dessas menores unidades em sistemas. (SANTOS E SOUZA, 2005, p. 9) Na descrio das lnguas de sinais j haviam sido citadas as unidades mnimas, como na ASL. Os estudos iniciais da Libras buscaram comprovar tal afirmao e descrever sua composio.

Unidades mnimas da Libras Configurao de mo (CM) Ponto de articulao (PA) Movimento (Mov.) Orientao da mo (Or.) Expresses faciais (Exp.)

27

Brito (1990, 1995) procurou estabelecer as unidades (parmetros) dos sinais. A seguir sero apresentadas, detalhadamente, as propriedades de configurao de mo. Conforme Brito, a Libras apresenta 46 CMs configuraes de mo (ver Quadro abaixo), um sistema bem prximo ao da ASL, embora nem todas as lnguas de sinais partilhem o mesmo inventrio de CMs. A CM pode permanecer a mesma durante a articulao de um sinal, ou pode passar de uma configurao para outra. Quando h mudana na configurao de mo, ocorre movimento interno da mo essencialmente mudana na configurao dos dedos selecionados. (KARNOPP, 2007, p.6)

As 46 CMs da LIBRAS (Brito e Langevin apud Karnopp, 2007)

Xavier (2006) realizou trabalho com o objetivo de dar um primeiro passo em direo a uma descrio das unidades do nvel fontico-fonolgico da Libras. Para isso, ele se baseou no modelo de anlise sublexical proposto por Liddell (1984) e desenvolvido por Liddell & Johnson (2000 [1989]), segundo o qual, os sinais das lnguas sinalizadas, assim como s palavras das lnguas faladas, so constitudos por segmentos. Desta forma Xavier (2006) oferece uma anlise segmental dos sinais, capaz de capturar os contrastes seqenciais tambm possveis nessas 28

lnguas, alm de apresentar uma descrio detalhada dos traos que caracterizam cada um de seus segmentos. Por conta disso, alguns desses traos articulatrios foram identificados como tendo um valor distintivo na fonologia da Libras, formando os pares mnimos. Para Xavier (2006) a Libras assim como na ASL apresenta a formao de sinais pela juno dos segmentos e podemos analis-los pela construo do par mnimo. Como exemplo o autor apresenta os sinais de TELEVISO e TRABALHAR retirados do Dicionrio Trilngue da Edusp (CAPOVILLA E RAPHAEL, 2001). Dentre os cinco parmetros distintivos, em apenas um deles, ou seja, por uma mnima distino se constri um outro significado. Veja o quadro abaixo que apresenta uma anlise detalhada do exemplo acima citado.

Unidades mnimas da Libras

Configurao de mo (CM) Ponto de articulao (PA) Movimento (Mov.) Orientao da mo (Or.) Expresses faciais (Exp.)

Mesma CM Mesmo PA espao neutro em frente ao sinalizador Mesmo Mov. alternado Diferente orientao Palma da mo voltada para frente Mesma Exp. - neutra

Mesma CM Mesmo PA espao neutro em frente ao sinalizador Mesmo Mov. alternado Diferente orientao Palma da mo voltada para baixo Mesma Exp. - neutra

Dessa forma, TELEVISO e TRABALHAR diferem em apenas um dos parmetros por isso formam um par mnimo, em decorrncia disso so diferentes tambm os significados.

2.1.2 Descrio morfolgica A morfologia a rea da lingstica que estuda a formao das palavras, no caso das lnguas de sinais tem-se feito a generalizao de que essa rea estudaria a formao dos sinais. 29

Felipe (2006) ao tratar sobre os processos de formao de palavra na Libras, considera que os parmetros (configurao de mo, direcionalidade, ponto de articulao movimento, localizao, expresses faciais e corporais) tambm podem ser morfemas, ou seja, unidades mnimas dos signos que j tem significado. Para Viotti (2006) a libras passaria por processos morfolgicos de adio a raiz, processo de composio, reduplicao e tambm teria classificadores. Comparando portugus com Libras, podemos dizer que as duas lnguas sofrem o processo morfolgico de composio. Por exemplo, em portugus temos palavras composta como: guarda-roupa, guarda-chuva, beija-flor que pela juno de utilizam-se itens lexicais que so morfemas livres que se justapem ou se aglutinam para formarem um novo item lexical. Em libras o sinal para ESCOLA precisa ser sinalizado com CASA+ESTUDAR, formado o sinal pela composio.

Sinais CASA Processo morfolgico Sinal1 Sinal 2 ESTUDAR CASA + ESTUDAR Juno dos dois sinais forma: escola

2.1.3 Descrio sinttica

Em todas as lnguas as palavras so combinadas de acordo com regras especficas para formar sentenas. Pesquisadores sabem que, como qualquer outra lngua, a Libras possui uma gramtica tambm no nvel da sentena. Quadros (1995) apresenta que para a organizao das sentenas em Libras necessria uma organizao sinttica espacial. Ela discute a terminologia, os verbos de concordncia tambm denominados por verbos de movimento ou verbos com concordncia pelos pesquisadores de lnguas de sinais. A autora adota o termo verbos com concordncia e afirma que so os que contem afixos de concordncia com pessoa e nmero do sujeito e ou objeto. Quadros (1995) afirma ainda que a ordem dos sinais nas sentenas SVO (sujeito-verbo-objeto) e que a prpria flexo para pessoa e nmero que determinam estas relaes gramaticais. Anos depois, Quadros e karnopp (2004) 30

registram que a frase pode apresentar outras ordenaes, registram que ordenao OSV (objeto-sujeito-verbo) resulta da topicalizao, considerando-as derivadas de SVO, como um deslocamento de parte da sentena.

Verbo DIZER com concordncia em LIBRAS QUADROS (1995, p. 21) CAP 2

2.1.4 Descrio semntica e pragmtica O estudo do significado feito pela semntica e pela pragmtica. Ao compararmos o portugus e a lngua de sinais brasileira, vemos que palavras como abandonar, abdicar, largar (entre outras) correspondem a um nico sinal da Libras. Viotti (2006) considera que conceitualizaes diferem com respeito ao nvel de detalhe que elas envolvem. Albres (2006) desenvolveu um levantamento de expresses da Libras, sendo algumas destas formadas por metforas. Esse levantamento foi elaborado para a 31

produo da oficina sobre interpretao de Libras na Associao de Intrpretes de Mato Grosso do Sul. O primeiro levantamento foi resultado do registro em caderno de campo a partir de conversao com e entre surdos e da sua experincia como usuria da lngua. A parte prtica da oficina favoreceu ao compartilhamento das possibilidades de interpretao da libras para o portugus de tais expresses. As expresses foram agrupadas da seguinte forma: a) expresses equivalentes nas duas lnguas e com significados iguais (121 casos), por exemplo, /AMOLAR/, significando aborrecer, importunar. b) expresses equivalentes nas duas lnguas com significados diferentes (26 casos), por exemplo, /COROA/, que significa em portugus mulher mais velha, mas enxuta e em libras pessoa entendida em um assunto; c) expresses diferentes na produo lingstica das lnguas, mas com significados equivalentes (14 casos), por exemplo, pegar no flagra em portugus e /VERHORA/ na libras, onde existe uma correspondncia perfeita de idias, mas no nas formas usadas para represent-las e;

LP: Te peguei no flagra sendo que em LS: /VER-HORA/+movimento ALBRES, (2006, p.16)

a) expresses especficas da lngua de sinais sem equivalncia no portugus e no processo da interpretao necessrio recorrer explicao. (82 casos). As expresses idiomticas normalmente tm um significado preciso, o que no ocorre em geral com as metforas; alm disso, para compreender o significado de uma expresso idiomtica, normalmente no se tem em conta o significado literal da frase. Na metfora h uma concepo intuitiva de que se est falando de uma coisa como outra coisa.

32

A Pragmtica, por outro lado, teria como objeto o estudo da significao construda a partir do momento em que a lngua posta em uso, ou seja, em uma determinada situao de fala. (VIOTTI, 2006) Para Libras j existem um estudo de dixis de pessoa (MOREIRA, 2007). Por exemplo, o uso dos pronomes eu e voc. O eu o pronome de 1 pessoa, ou seja, da pessoa que fala, e que voc o pronome da 2 pessoa, ou seja, do interlocutor. Objetivo do trabalho de Moreira (2007) foi apresentar uma proposta de descrio da dixis de pessoa na LIBRAS envolvendo os pronomes pessoais e os verbos indicadores. A autora assume essa nova nomenclatura para o que era chamado de verbos com concordncia por entender que o processo que sofrem no uma flexo ou concordncia. Toma como pressupostos tericos o trabalho de Liddell (2003) sobre a dixis e a lngua de sinais americana (ASL): - As entidades a que se faz referncia so representadas no espao ao redor do sinalizador; - Os referentes desses sinais sempre podem ser literalmente apontados; - Os sinais de apontamento so formados por duas partes: Invarivel: gramatical; Varivel: gesto de apontamento, que depende da situao discursiva; - A referncia de pessoa feita pelos pronomes pessoais e pelos verbos indicadores: verbos indicadores so verbos que so realizados e localizados no espao fsico e podem apontar para um local nesse espao que est associado a uma representao mental do referente de seus argumentos. Moreira (2007) revela que direo do movimento do sinal indica seu sujeito e seu objeto, que os pontos de articulao inicial e final dependem do local associado representao mental de seus argumentos, os verbos indicadores so lexicalmente especificados para a altura de sua articulao. Como exemplo apresenta o verbo:

33

VER: Ponto de articulao inicial e ponto de articulao final so realizados na altura dos olhos.

2.1.5 O discurso em Libras

De forma bem genrica a anlise do discurso vai alm da dimenso da palavra ou da frase e se preocupa com a organizao global do texto; examina as relaes entre enunciao e o discurso enunciado e entre o discurso enunciado e os fatores scio-histricos que o constroem. (BARROS, 2005, p. 187) So pouqussimas as pesquisas sobre lngua de sinais nesse nvel de anlise. Apresentaremos nesse subtpico os estudos e Moreira (2006) e Leite (2008), respectivamente. Moreira (2007) revela que o discurso em libras construdo com base em espaos mentais. H uma distino entre: a) Espao mental real b) Espao mental token c) Espao mental Subrogado Apresentamos a seguir o conceito e exemplos de aplicao desses espaos no discurso.

a) Espao mental real O espao real a sinalizao com base nos espaos fsicos visveis e sempre na perspectiva do sinalizador. No est relacionado apenas as pessoas 34

presentes ao redor do sinalizador, pode ser construdo com coisas ou pessoas ausentes tambm. Vejam exemplo:

EL@ (aponta para o menino) MEU IRM@ Primeiramente precisamos entender que todos os espaos mentais so integrados. Ento, o espao mental real de um tempo atrs pode permanecer na mente (cabea) dos interlocutores em outro momento de conversao. Na descrio de Liddell (2003), o espao real um mapeamento cognitivo do espao fsico que rodeia o sinalizador. (MOREIRA, 2007. p. 46) Em alguns casos, eles apontam para pontos

especficos do espao real (em frente ou ao redor do seu corpo) que no correspondem a pessoas ou coisas efetivamente presentes no ambiente fsico de sinalizao. O espao mental real usado nas sinalizaes abarca tambm entidades de outros espaos mentais. Uma caracterstica importante dessa representao espacial de entidades de diferentes espaos mentais o fato de as entidades as quais se quer referir estarem sempre, de alguma maneira, presentificadas e poderem ser apontadas por sinais como os pronomes.

35

b) Espao mental token

O espao mental token um espao integrado, em que as coisas das quais se quer falar so representadas sob a forma de um ponto fixo no espao fsico. As entidades tokens so invisveis (apenas pontos associados a alguma representao mental) e so integradas ao espao mental real. (MOREIRA, 2007, p.47)

Quadro 1: Apontar para o lado, e fazer o sinal de CARRO, como se ali estivesse um carro. O espao mental token se d pela associao de locais diferentes no espao.

c) Espao mental subrogado Dando continuidade a nossa discusso sobre espaos mentais, falaremos sobre o espao subrogado. Segundo Liddell (2003:159), os sinalizadores podem assumir o papel de qualquer participante da situao narrada e sinalizar como se fossem eles. Essas entidades criadas pelo sinalizador so entidades sub rogadas, ou seja, so representaes mentais em tamanho natural, que assumem posies realistas, por serem incorporadas pelo prprio sinalizador.

36

Espao subrogado 1 Uma criana segurando um cachorro em seus braos

Leite (2006) teve como objetivo desenvolver critrios para a segmentao do discurso na lngua de sinais brasileira (libras) em unidades gramaticais. Duas linhas tericas contriburam para a pesquisa dele: a anlise da conversa de base etnometodolgica e a gramtica baseada no uso (lingstica cognitiva). As principais contribuies do trabalho de Leite (2006) foram: a) um repertrio sistematizado de recursos manuais e no-manuais da libras que pode servir como ponto de referncia inicial para a segmentao do discurso espontneo em unidades gramaticais; e b) uma abordagem para a segmentao do discurso que, em futuras investigaes, poder permitir um maior aprofundamento de nosso conhecimento acerca dos recursos prosdicos da libras.

2.2 Queda de mitos sobre Lngua de Sinais

O que um mito? Um mito pode ser descrito de vrias maneiras: uma lenda, um conto de fadas ou folclores. Eles so contos tradicionais, freqentemente de natureza simblica, sobre certa pessoa ou lugar. Suas origens so de tempos passados e eles podem ter evoludo e alterado de gerao para gerao.

37

Os Mitos no so verdadeiros. Muitos dos mitos sobre os surdos e sobre a lngua de sinais nos levam a concepes erradas.

A lngua de sinais seria formada por gesticulao concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.

Sinais so arbitrrios, apesar de haver os icnicos e representacionais dos referentes; Toda arbitrariedade convencional. Ex.: NO (LIBRAS) ONDE (Lngua de sinais Americana)

Haveria uma nica e universal lngua de sinais usada por todas as pessoas surdas. Cada pas usa uma lngua de sinais diferente. No Brasil usamos a LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais, nos Estados Unidos a Lngua Americana de Sinais e no Japo a Lngua Japonesa de sinais. Cada qual com sua histria e conveno.

A LIBRAS tem sua origem na Lngua Francesa de Sinais.

A Lngua de sinais pobre e inferior as lnguas orais. As lnguas de sinais tem modalidade diferente da Lngua oral, espao-visual. A diferena na modalidade determina o uso de mecanismos sintticos especialmente diferentes dos utilizados nas lnguas orais (QUADROS, 1997, p. 46)

As lnguas de sinais usam os mesmos gestos que os ouvintes.

As pessoas ouvintes usam gestos, como: depois, beber, ligar-telefone, tchau, positivo, etc. Todavia, as Lnguas de Sinais tm um vocabulrio imensamente maior e com sinais convencionados que em muitos casos no conseguem ser decifrado pelos ouvintes.

O surdo uma pessoa nervosa e explosiva.

A falta de uma lngua em comum com as outras pessoas, a falta de comunicao e o isolamento podem acarretar um estresse. Mas, os surdos

38

O surdo tem algum problema mental.

A surdez no ocasiona problemas mentais, ela apenas uma condio diferente de perceber os sons. Entretanto, a falta de uma aquisio de linguagem normal pode ocasionar problemas cognitivos. Muitas crianas surdas por no ouvirem no adquirem a lngua oral e por no ter contato com surdos tambm no adquirem a lngua de sinais, dessa forma apresentam dificuldade para desenvolver os processos mentais superiores.

QUADROS, Ronice Mller e KARNOPP, Lodenir Becker. Lngua de Sinais brasileira: estudos lingsticos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2004.

2.3 Legislao Brasileira a favor de uma educao bilnge para surdos


Em virtude dessa viso de que lnguas de sinais eram inferiores e formas concretas de representao, at o final dos anos de 1990, as pessoas com surdez foram tolhidas do direito de fazer uso de sua lngua no espao educacional, uma vez que, como aponta Albres (2005), a poltica de educao nacional na dcada de 1980 primava pelo ensino da fala em detrimento, inclusive, dos outros componentes curriculares. Foi somente no final dos anos 90 que escolas de surdos em todo o Brasil incorporaram a Libras como meio de instruo e as universidades passaram a contratar intrpretes dessa lngua para acompanhar acadmicos surdos em cumprimento portaria n. 1.679 de 2 de dezembro de 1999. O reconhecimento cientfico e poltico das lnguas sinais no Brasil como lngua natural fundamental para a construo de projetos de implementao de educao bilnge para surdos. Foram mais de 100 anos de educao oralista1 que resultaram em narrativas discriminatrias sobre os surdos e sobre a lngua de sinais, nos diversos setores de sua vida social. A Educao bilnge no Brasil teve uma forte influncia das mudanas na educao de surdos de pases como Estados Unidos, Sucia e Dinamarca. Nesses pases investigadores demonstraram que a ASL e outras lnguas de sinais

Abordagem educacional aplicada em todo o ocidente h mais de um sculo, segundo a qual os surdos so considerados deficientes e as lnguas sinalizadas, incompletas. A concepo oralista entende a surdez como uma patologia a ser curada e, por isso, defende a necessidade de os surdos serem oralizados (aprender a falar e aproveitar seu resduo auditivo e ou fazer leitura labial).

39

apresentaram caractersticas comparveis as das lnguas naturais. Tornando necessrio mudar os rumos da educao dos surdos at ento centrada na fala e escrita da lngua oral do pas, voltando-se agora para a lngua dessa minoria lingstica, aprend-la e aplic-la como lngua de instruo na educao. A realidade que se apresentava era que os surdos, at ento classificados como deficientes, desenvolveram uma lngua de modalidade gestual visual, revelaram uma das maiores das capacidades humanas, a capacidade da linguagem ao elaborarem um sistema lingstico diferente da modalidade oral-auditiva usada pelos ouvintes. Esse novo sistema lingstico afeta todo o desenvolvimento cognitivo e afetivo das pessoas com surdez. Na busca de novos modelos educativos que se apropriem desse sistema lingstico se consolida as propostas para uma educao bilnge de surdos. Em 2002, a Libras foi reconhecida como meio legal de comunicao e expresso dos surdos brasileiros pela Lei Federal n.o 10.436. Trs anos mais tarde, em 2005, a libras foi regulamentada pelo Decreto n. o 5.696 (2005), o qual prev a formao de profissionais que trabalhem no ensino e traduo dessa lngua em cursos de letras-libras e em cursos de especializao em Libras. A Educao Bilnge garantida e a Libras reconhecida como lngua materna e lngua de instruo na educao. A Libras torna-se matria de ensino desde ensino fundamental, em cursos livres e em disciplinas nas Instituies de Ensino Superior. No Brasil foi desenvolvido em 2002 o Programa Nacional de Educao de surdos, tinha como objetivo promover: a) Promover cursos para formao de professores/instrutores surdos para ministrarem cursos de Lngua de Sinais - LIBRAS em contexto, em parceria com a FENEIS e Universidade de Pernambuco. b) Promover cursos para formao de tradutores/intrpretes de Lngua de Sinais e Lngua Portuguesa, em parceria com a FENEIS. c) Promover cursos, para formao de professores de Lngua Portuguesa para surdos, em parceria com a Universidade de Braslia UNB e Associao de Pais e amigos do Deficiente Auditivos APADA. d) Cursos para ouvintes que queriam aprender Libras;

40

Alguns desses cursos foram bem pontuais. Em 2004 o programa reformulado e passa a ser denominado de Programa Nacional Interiorizando Libras, onde o MEC- SEESP/FNDE financiou a 4 edio do livro Libras em Contexto. A partir de ento as secretarias de Educao municipais e estaduais passam a contratar professores surdos para ministrar o curso bsico de Libras usando o material didtico Libras em contexto. Todavia, o aprendizado de em cursos rpidos de Libras no garante a efetivao de uma proposta bilnge. Concomitante ao reconhecimento da Libras e difuso dessa lingua no Brasil se assume politicamente uma proposta de educao inclusiva. As diretrizes nacionais de educao especial na Educao Bsica (2001) apontam que A educao especial deve ocorrer nas escolas pblicas e privadas da rede regular de ensino, com base nos princpios da escola inclusiva. Essas escolas, portanto, alm do acesso matrcula, devem assegurar as condies para o sucesso escolar de todos os alunos. O aluno tem direito salas de recursos em horrio contrrio oposto ao perodo em que est matriculado no ensino regular. Na organizao das classes comuns, servios de apoio pedaggico especializado como a presena de professores intrpretes de lngua de sinais. Descreve que Professores-intrpretes: so profissionais especializados para apoiar alunos surdos, surdos-cegos e outros que apresentem srios comprometimentos de comunicao e sinalizao.

Reflexo: Esta unidade teve como objetivo apresentar as contribuies significativas para a compreenso das caractersticas lingsticas da Libras. Os resultados obtidos pelos pesquisadores abarcam algumas das dimenses mais

significativas para o reconhecimento da lngua, entre eles se destacam: fonologia, morfologia, sintaxe, semntica e discurso. A interlocuo entre os dois campos do conhecimento - lingstico e educacional se faz, nas unidades desse material, de forma espontnea, o que conforma essa necessidade na formao de educadores para conhecimento dos estudos lingsticos e da necessidade do tratamento interdisciplinar.

41

Leituras recomendadas: Para o entendimento das pesquisas sobre Lnguas de sinais recomendamos a seguinte leitura complementar:

VIOTTI, Evani. Cap 4 Lingstica Geral. Material didtico da disciplina de Introduo aos Estudos Lingsticos. UFSC; SEED/MEC. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras/Libras. Disponvel: http://www.libras.ufsc.br/hiperlab/avalibras/moodle/prelogin/index.htm. Acesso: 15 mar. 2009.

Viotti professora-doutora do Departamento de Lingstica da Universidade de So Paulo desde 2001. Ministra aulas na graduao e na ps-graduao, como tambm cursos de difuso e extenso. Sua pesquisa se concentra na rea da interface entre a estrutura sinttica e a estrutura conceitual-informacional, no mbito da Lingstica Cognitiva. Trabalha com a descrio do portugus brasileiro e da lngua de sinais brasileira. Viotti tem orientado trabalhos na rea descritiva de sistemas lingsticos gestuais e participado de bancas de mestrado e doutorado em todo o pas. O material que recomendamos para a leitura foi elaborado para a disciplina que elaborou para o curso LetrasLibras denominada de Introduo aos Estudos Lingsticos. No captulo quatro a autora faz um panorama geral dos nveis de anlise em que so feitos os estudos lingsticos, procurando, tanto quanto possvel, tratar dos fatos da lngua de uma maneira que seja aceita por todas as teorias.

42

Referncias: ALBRES, Neiva de Aquino. A educao de alunos surdos no Brasil do final da dcada de 1970 a 2005: anlise dos documentos referenciadores. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-graduao em Educao da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande, MS. 2005. ________. Tenha olho caro: a interpretao de expresses idiomticas da lngua de sinais brasileira. Anais do 2o encontro de tradutores intrpretes de lngua brasileira de sinais de Mato Grosso do Sul. APILMS, 2006. BRITTO, Lucinda Ferreira. BRITO, Lucinda Ferreira. O signo gestual-visual e sua Estrutura Frasal na Lingua dos Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros (LSCB). Dissertao de Mestrado. Recife: UFPE, 1988. _______. Por uma gramtica da Lngua de Sinais. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, UFRJ Departamento de Lingstica e filosofia, 1995.

BATTISON, R. Lexical borrowing in American Sign Language. Silver Spring, MD: Linstok, 1978. KLIMA, E., and U. VELLUGI. The signs of language. Cambridge: Harvard University Press. 1979. BRASIL. Decreto-lei n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dez. 2000. Disponvel: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso: 22 mai. 2007. ________. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras e d outras providncias. Disponvel: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10436.htm>. Acesso: 22 mai. 2007. CAPOVILLA, F.C; RAFHAEL, W. D. Dicionrio enciclopdico ilustrado trilnge da Lngua de Sinais Brasileira. Vol 2- So Paulo, SP: Edusp, Fapesp, Fundao Vitae, Feneis, Brasil Telecom, 2001. FELIPE, Tnia Amara. Por uma tipologia dos verbos da LSCB. Anais dos VII Encontro Nacional da ANPOLL. Goiania, ANPOLL, 1993. FARIA, C. V. Atos de fala: o pedido em Libras. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro, UFRJ, 1995. KARNOPP, Lodenir B. Lingustica Geral, Material didtico da disciplina de Fontica e Fonologia Captulo 4. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras/Libras. Universidade Federal de Santa Catarina. 2007. LEITE, Tarcsio Arantes. A segmentao da lngua de sinais brasileira (libras): um estudo lingstico descritivo a partir da conversao espontnea entre surdos. 43

Tese de doutorado em Lingstica. Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas (FFLCH)- USP, 2008. QUADROS, Ronice Muller de. Aspectos da sintaxe e da aquisio da lngua de sinais brasileira. Dissertao de Mestrado. PUCRS. Porto Alegre, 1995. QUADROS, Ronice Muller; KARNOPP, Lodenir Becker. Lngua de Sinais Brasileira: Estudos lingsticos. Porto Alegre: Artmed. 2004. McCLEARY, L.; VIOTTI, E. Transcrio de dados de lngua sinalizada: Um estudo piloto da transcrio de narrativas na lngua de sinais brasileira. In: H. Salles (Ed.). Bilingismo dos surdos: questes lingsticas e educacionais. Goinia, GO: Cnone Editorial, 2007. MOREIRA, Renata Lucia. Uma descrio de Dixis de Pessoa na lngua de sinais brasileira: pronomes pessoais e verbos indicadores. Dissertao de mestrado em Lingstica. Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas (FFLCH)- USP, 2007. SANTOS, Raquel Santana e SOUZA, Paulo Chagas. Fontica. In: FIORIN (org.) Introduo lingstica II. Princpios de Anlise. So Paulo: Contexto, 2005. STOKOE, W.C. Sign Language Structure in , 1960. STOKOE, W.C., CASTERLINE D., and CRONEBERG C. A dictionary of American Sign Language on linguistic principles. Washington, D.C.: Gallaudet College Press. 1965. VIOTTI, Evani. Algumas questes polmicas na pesquisa da gramtica das lnguas de sinais. In: 52o Seminrio do GEL. Instituto de Estudos da linguagem UNICAMP. Campinas, SP 29 31 julho de 2004. VIOTTI, Evani. Cap 4 Lingstica Geral. Material didtico da disciplina de Introduo lingstica. UFSC; SEED/MEC. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras/Libras. 2006. Disponvel: http://www.libras.ufsc.br/hiperlab/avalibras/moodle/prelogin/index.htm. Acesso: 15 mar. 2009. XAVIER, Andr Nogueira. Descrio fontico-fonolgica dos sinais da lngua de sinais brasileira (LSB/libras). Dissertao de mestrado em Lingstica. Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas (FFLCH)- USP, 2006. WILCOX, Phyllis Perrin. Signe Language Studies. Washington, D.C.: Gallaudet University Press, 1993. ________. A cognitive Key: Metonymic and metaphorical mappings in ASL. Cognitive Linguistics, 2004. Disponvel em: <http://www.unm.edu/~pwilcox/PWilcox_Key.pdf> WILCOX, Sherman, WILCOX, Phyllis Perrin. Aprender a ver. Petrpolis, RJ: Arara Azul, 2005. 44

Unidade 3 Viso scio antropolgica da surdez


3.1 Atendimento educacional em novas perspectivas Dentre as diversas possibilidades de leituras deste processo histrico, faremos uma abordagem scio-antropolgica, a partir dos sujeitos. No quadro abaixo, destacamos cinco, das principais concepes sobre os indivduos com deficincia auditiva/surdez e suas implicaes nos cenrios sociais e mbito educacional.
PERODO
2

DA /SURDEZ INCAPACIDADE

Surdos 4 PDA Ineducveis CAPAZES/ EDUCVEIS CRISTOS/ EDUCVEIS Deficientes

Interveno Ao EXPURGO

Modelo Ostracismo

At o final da Idade Mdia Incio do Sculo XVI/sc. XVII Sculo XVIII Sculo XVIII e XIX Final do sculo XX e sculo XXI
2

DEFICINCIA

MDICA

Segregao

DEFICINCIA DEFICINCIA

RELIGIOSA

Segregao NORMALIZAO / INTEGRAO INCLUSO EDUCACIONAL/ SOCIAL


7

CLNICA/ TERAPEUTICA PROPOSIO 8 BILNGE

DIVERSIDADE

Diferentes

As marcaes temporais no tem como serem precisas, desta maneira, utilizamos como referncia as perspectivas mais marcantes em cada perodo, desconsiderando, ento, fatos isolados. 3 DA Deficincia Auditiva 4 PDA Pessoas com Deficincia Auditiva 5 Surgem os primeiros relatos de pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, apresentando diferentes resultados obtidos com essa prtica pedaggica (LACERDA, 1998). Alm destes, alguns mdicos dedicaram-se a este trabalho, normalmente em regime tutorial, como o caso do menino de Aveyron - uma criana selvagem, encontrada na Frana em 1798, que foi adotada pelo mdico francs Jean Marc Gaspard Itard. Infelizmente, ele faleceu antes de Itard conquistar resultados efetivos 6 Na segunda metade do sculo XVIII, na Frana, o abade Charles Michel De lEpe, estabelecendo contato com grupos de surdos que vagavam pelas ruas de Paris, observa e aprende a lngua sinalizada utilizada por eles. Motivado por suas convices religiosas, pensando nas almas dos surdos-mudos vivendo e morrendo sem absolvio dos pecados e privados das escrituras e da palavra de Deus, fundou em Paris (1870) um asilo de surdos-mudos onde passa a utilizar a lngua de sinais na educao dos surdos. Em funo disto, considerado pioneiro no uso da lngua de sinais para a educao de surdos (SACKS, 1998). Neste mesmo perodo, o Abade Pedro Ponce de Leon da ordem dos Beneditinos, foi para o mosteiro de Om, na provncia de burgos, onde se dedicou educao de uma dezena de Surdos, todos eles filhos de membros da corte espanhola. (SACKS, 1998) 7 Em 1854 fundado pelo imperador o instituo nacional dos cegos e o instituto nacional de educao de surdos (INES) 8 Ainda que seja fruto de um processo, utilizaremos como marco da proposio biligue a Lei n. 10.436/02, aprovada em 24 de abril de 2002, que reconhece a Lngua de Sinais como meio de comunicao e expresso prprio dos surdos. Este referencial de significativa importncia para o respeito e construo das atuais propostas educacionais para os mesmos, tendo em vista que, a partir disto, a As instituies de ensino pblico devero garantir, quando solicitadas, a presena e utilizao da Lngua Brasileira de Sinais, no processo ensino aprendizagem, desde a educao infantil at os nveis mais elevados de sistema educacional (Lei n. 10.436/02 - art. 6.)

45

A efervescncia e os acalorados debates atuais sobre as questes e entraves ligados a da Educao Especial e Incluso vivenciados, principalmente, nos ltimos 20 anos, em muitos aspectos desviam as atenes e reflexes apenas para o cenrio atual, como se esta problemtica fosse fruto da sociedade moderna. No entanto, vrios autores (MAZZOTA, 2001; MENDES, 2006; SASSAKI, 1997) mostram que, na realidade, so sculos de histria, marcados pelo alijamento, pela segregao e desresponsabilizao diante das necessidades especiais dos indivduos com deficincia, em todos os aspectos: sociais, psicoemocionais, educacionais. Segundo Mazzota (2001), historicamente, at o sculo XVII, as pessoas com deficincia no recebiam quaisquer atendimento, vivenciavam situaes de abandono, perseguio e, em alguns casos, eram eliminadas, em virtude dos riscos que representavam sociedade, quanto menos, tinham acesso a processos de educao ou escolarizao. Ainda que existissem algumas situaes atpicas e particulares nas quais mdicos e pedagogos que, desafiando os conceitos vigentes na poca, acreditaram nas possibilidades de indivduos at ento considerados ineducveis (MENDES, 2006, p. 387), de maneira geral, at este momento, tem-se como marca o paradigma de segregao. Entre os sculos XVIII e meados do sculo XIX, os ideais da Revoluo Francesa exerceram forte influncia sobre as sociedades da frana, mas tambm de vrios pases do mundo - em funo da difuso de princpios como a igualdade, fraternidade e liberdade, que mobilizaram sociedades do mundo todo ao reconhecimento dos direitos universais de todos os seres humanos (MAZZOTA, 2001). No entanto as pessoas com deficincia no foram includos neste todos, pois continuaram expostos excluso social e relegados a modelos de custdia, institucionalizados em asilos e/ou manicmios onde receberiam tratamento adequado (MENDES, 2006). J no final do sculo XIX (at meados do sculo XX) possvel observar um processo de mudana paradigmtica, com o declnio dos modelos de segregao e incio da caminhada rumo a uma proposta de integrao, que emergiu como a idia/proposio de reverso da realidade de excluso social vivenciada at aquele momento. Suas premissas estavam baseadas em idias de insero geral das pessoas com deficincias nos setores de atividades sociais como a educao, o trabalho, a famlia e o lazer. 46

Neste perodo iniciaram-se o atendimento dos deficientes desenvolvido nas escolas e/ou classes especiais, instituies especialmente preparadas,

caracterizadas por intervenes didtico-pedaggicas especficas para lidar com suas limitaes. importante ressaltar que, nessa perspectiva, a integrao ainda implica em modelos clnicos da deficincia, no qual era necessrio adequar as pessoas com deficincia ao meio social - o que subjetivamente indicava que os desviantes deveriam adaptar-se para usufruir da integrao proposta. Neste sentido, Platt (1999, p. 77), afirma que [...] recrutavam-se os servios de profissionais da sade com a inteno de aproximar os deficientes dos hbitos e da autonomia comuns a qualquer humano. Por volta da dcada de 70 do sculo XX, tem-se um momento de mudana, demandado pela intensificao e fortalecimento de uma srie de movimentos sociais mundiais em prol dos direitos humanos e de acesso educao para pessoas com deficincias (MENDES, 2006). Este movimento culmina com uma nova mudana nos paradigmas educacionais, no qual a educao especial vive um movimento que mobiliza, praticamente, todos os pases, desenvolvidos ou em desenvolvimento, a reformas na educao. Todos em busca de uma transformao, garantidora de respostas eficazes aos desafios postos pelas necessidades especiais que cada deficiente apresenta as escolas e as sociedades - oferecer uma educao para todos (BUENO, 1993).

LER COM ATENO E BUSCAR MAIS INFORMAES...

Vrios movimentos importantes que marcam a evoluo dos processos de comunicao entre os surdos e deles com a sociedade:

- A expanso do uso da lngua visogestual, formao e atuao de professores surdos na Europa e Estados Unidos; - O fortalecimento da corrente oralista que culminou com a proibio do uso da linguagem de sinais no Congresso de Milo em 1880, que Skliar (2005, p.7) resume como sendo mais de cem anos de prticas enceguecidas pela tentativa de correo, normalizao e pela violncia institucional - Nas dcadas de 1970 e 1980, principalmente, tm-se um movimento conhecido como "Comunicao Total" que deu origem ao que, hoje, configura-se como um processo alternativo e orientado para uma educao bilnge. (LACERDA, 2000)

47

Lacerda (2000) aponta que a problemtica da escolarizao do surdo tem um histrico de muitos comprometimentos, desde a educao bsica. Parte

significativa deste problema d-se em funo das limitaes dos surdos na rea da linguagem, que acarretam intensas dificuldades de leitura e escrita. Esta realidade pode ser observada nos resultados acadmicos, tanto dos viveram processos de escolarizao especial, quanto dos que estudaram nas redes regulares de ensino. Lacerda e Lodi (2007) destacam o fato que as crianas surdas, por serem filhas de pais ouvintes e no partilharem uma lngua comum com os pais, quando chegam escola tm poucos conhecimentos culturais e sociais. Alm disso, o precrio conhecimento de Libras motivo de dificuldade tambm para as crianas que freqentam a Educao Infantil, determinando o fato que as aulas precisam ser interrompidas varias vezes na tentativa de passar os contedos desejados. Segundo as autoras, no ensino fundamental os alunos tm uma idade e um nvel de conhecimento maiores, mas isso no significa menos dificuldades: as crianas precisam de tempo as vezes muito para se adaptar a presena e ao papel do interprete; alm do mais os contedos so ministrado em Portugus e a traduo destes para a Libras gera no poucos problemas (LACERDA; LODI, 2007). Para Lorenzetti (sd) h uma grande importncia em orientar os professores para as diversas formas de comunicao: vivendo em uma cultura ouvinte o aluno surdo pode ter acesso oralizao, mas sumamente importante que o professor conhea vrias formas de comunicao, sobretudo a LIBRAS. Um professor que conhece LIBRAS passa a ser, alem de um agente de formao, um elemento de mediao, interao e integrao entre os alunos.

3.2

Bilinguismo e seus conflitos diante da poltica nacional de educao

inclusiva

As barreiras comunicativas criam dificuldades de desenvolvimento das estruturas mentais dos surdos, embora se saiba que estes possuem

desenvolvimento cognitivo compatvel de aprender como qualquer ouvinte, portanto a nfase no deve ser dada falta, deficincia da audio, mas a dimenso lingstica, poltica e social que caracterizam a diferena do surdo. 48

Esta questo nos remete a necessidade de reflexes sobre alguns pontos polmicos do cenrio e histria da educao de surdos no Brasil. (1)

Primeiro que as polticas no so apreendidas passivamente pelos sujeitos da educao. Professores e gestores - trabalhadores da educao imprimem s proposies polticas suas prprias concepes. Isto significa que podem aderir ou no aos projetos, parcialmente ou em sua totalidade. (GARCIA, 2008) No caso da proposio educacional bilnge, preciso que, antes de

discuti-la, que alguns pontos estejam claros, como o fato da surdez associada experincia da falta, da deficincia. Isto, na verdade, corrobora com a excluso desses sujeitos. Neste sentido, ressaltamos que a surdez , prioritariamente, uma DIFERENA A SER POLITICAMENTE RECONHECIDA. Percebida e aceita a surdez como DIFERENA, o surdo deve ser compreendido como um SUJEITO SOCIAL e historicamente situado... Com angstias,

expectativas, demandas e especificidades individuais e sociais prprias. Segundo Skliar (2005), o SURDO NO DIFERENTE PORQUE NO OUVE, mas porque desenvolve potencialidades psicolgicas diferentes dos ouvintes, que so baseadas na linguagem e na experincia visual. (2) Segundo que, no dicionrio, bilingismo quer dizer, Utilizao regular de duas lnguas por indivduo, ou comunidade, como resultado de contato lingstico (FERREIRA, 2004). No entanto, na prtica esse e outros conceitos no so simples, nem fceis de serem implementados. Razes... Um dos aspectos polmicos: O bilingismo de minorias sempre visto como um problema a ser erradicado, enquanto o que envolve lnguas de prestgio sempre visto positivamente [alm do mito de que] A lngua minoritria vai dificultar ou mesmo impedir a aquisio da lngua de maior prestgio (Ivani Rodrigues da Silva9) Para Skliar (2005), propiciar um ambiente lingstico favorvel aquisio da lngua de sinais, convivncia numa comunidade de pares, deve ser uma poltica a partir da
9

Profa.Dra. Ivani Rodrigues Silva do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitao (CEPRE) da Faculdade de cincias mdicas FCM/UNICAMP. "Frum Permanente de Desafios do Magistrio" link: http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/magis17.php#1

49

qual se pode sustentar um projeto educacional mais amplo uma vez que um direito do surdo, e no uma concesso de alguns professores ou de algumas escolas

PARA REFLETIR...

Pesquisas feitas no Brasil e no exterior indicam que um nmero significativo de sujeitos surdos aps vrios anos de escolarizao apresenta competncia acadmica muito aqum do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Estes dados denunciam a inadequao do sistema de ensino, revelando a urgncia de medidas que favoream o desenvolvimento pleno destas pessoas. (LACERDA, 2000)

3.3 Bilinguismo: proposies e demandas

O objetivo da educao bilnge, que a criana surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-lingstico equivalente ao verificado por parte da criana ouvinte, e que possa desenvolver uma relao harmoniosa tambm com ouvintes, tendo acesso s duas lnguas: a lngua de sinais e a lngua majoritria. E o respeito a especificidade lingstica do surdo, os permitir um agir social de forma autnoma a partir de uma formao digna e de respeito sua diferena. Esta proposta considera as particularidades e materialidade das lnguas de sinais e os aspectos culturais a ela associados. (LACERDA, 1998) Lodi (2006, p.192) desenvolve algumas consideraes a realidade da educao dos surdos.

As prticas educacionais s quais os surdos foram submetidos (e ainda o so, em muitas instituies, principalmente quando includos em escolas regulares de ensino) eram centradas na cpia. Copiar da lousa, do livro, do caderno do colega. Copiar, manter-se em atividade e 50

mostrar-se presente em sala de aula (Ges & Tartuci, 2002); dessa forma, o surdo pode ser visto e tratado como ouvinte, na medida em que a diversidade (principalmente lingstica) mascarada e escondida pela imposio da cultura do silncio7 (Perlin & Quadros, 1997). Nessa busca pela "igualdade de todos", a escola acaba por olhar para a pluralidade scio-cultural e lingstica presente nas salas de aula de uma forma perversa: negando-a (Souza & Ges, 1999).

LER COM ATENO E BUSCAR MAIS INFORMAES...

A perspectiva educacional bilingue d prioridade ao desenvolvimento da lngua de sinais (L1) pelo contato das crianas com adultos surdos usurios desta lngua e participantes ativos do processo educacional de seus pares e, a partir dela, devem ser expostos ao ensino da escrita da lngua portuguesa (L2).

a) Bilinguismo: demandas profissionais e pedaggicas

A proposta educacional bilnge, preconiza que o surdo seja estimulado o mais precocemente possvel aprender a lngua de sinais (possvel de ser desenvolvida por ele sem que condies especiais de aprendizagem) e, posteriormente, que lhe seja ensinada a lngua da comunidade ouvinte na qual est inserido, a partir dos conhecimentos da Lngua de Sinais (L1). A incluso educacional do aluno surdo vai alm da acessibilidade da comunicao. preciso adotar procedimentos metodolgicos e um currculo que considere a diversidade scio-cultural e lingstica em jogo e apenas o uso de Libras em sala de aula no o suficiente para o xito do processo inclusivo... preciso tambm um novo olhar na forma de ensinar, preciso que o Professor Regente reveja as estratgias utilizadas em sala de aula base de

51

estudos sobre ensino-aprendizagem de segunda lngua (L2) e sobre o ensino de lnguas para estrangeiros. Do ponto de vista terico, estudos apontam o bilingismo como a modalidade mais adequada na educao escolar de crianas surdas, visto que a lngua de sinais usada como a primeira lngua (L1), e a lngua portuguesa como segunda lngua (L2), partindo da lngua de sinais para a lngua portuguesa escrita. (QUADROS 1997)

FIQUE ATENTO... O bilnge no exibe comportamentos idnticos nas duas lnguas; A surdez tomada como diferena visual provoca a emergncia de uma escrita qualitativamente diferente daquela a qual estamos habituados e exige de todos ns um distanciamento maior daquela viso grafocntrica da escrita; - A sua competncia pode ser modificada a depender das necessidades impostas por sua histria pessoal e pelas exigncias de sua comunidade de fala. (SKLIAR, 2005)

Segundo Sacks (1998, p. 44),

A lngua de sinais deve ser introduzida e adquirida o mais cedo possvel, seno seu desenvolvimento pode ser

permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados capacidade de proposicionar [...] no caso dos profundamente surdos, isso s pode ser feito por meio da lngua de sinais. Portanto, a surdez deve ser diagnosticada o mais cedo possvel. As crianas surdas precisam ser postas em contato primeiro com pessoas fluentes na lngua de sinais, 52

sejam seus pais, professores ou outros. Assim que a comunicao por sinais for aprendida, e ela pode ser fluente aos trs anos de idade, tudo ento pode decorrer: livre intercurso de pensamento, livre fluxo de informaes,

aprendizado da leitura e escrita e, talvez, da fala. No h indcios de que o uso de uma lngua de sinais iniba a aquisio da fala. De fato, provavelmente, ocorre o inverso.

De acordo com estudos desenvolvidos por Bouvet (apud LACERDA, 1998, p.72) que a linguagem de sinais torna possvel "[...] uma comunicao eficiente e completa como aquela desenvolvida por sujeitos ouvintes. Isso tambm permitiria ao surdo um desenvolvimento cognitivo, social etc. muito mais adequado, compatvel com sua faixa etria" No entanto, a autora pontua que, a insero de alunos surdos no Sistema Regular de Ensino no se far sem o "reconhecimento de que os alunos necessitam de apoio especfico, de forma permanente ou temporria, para alcanar os objetivos finais da educao e, ento, devem ser oferecidos, por exemplo, apoios tecnolgicos e humanos. Um desses apoios humanos o intrprete de lngua de sinais" (LACERDA, 2000). Neste sentido, torna-se necessrio ao trabalho escolar a insero de novos profissionais que daro suporte ao processo de ensino e aprendizagem... - Intrpretes de Lngua de Sinais (LIBRAS), atua junto aos alunos surdos dando-lhes acesso aos contedos escolares em LIBRAS - Educadores Surdos tem como funo o ensino e desenvolvimento de linguagem das crianas e, tambm, de ensinar LIBRAS, no s aos professores, mas para todos os profissionais da escola - do porteiro direo. - Professor de Libras, tem como funo o auxlio no processo de aprendizagem da Libras pela comunidade acadmica e, desfruta de condies diferenciadas (comunicao com surdos e ouvintes) para facilitar o processo de incluso/quebra de barreiras e preconceitos em relao a Libras e a diferena surda.

53

A Lngua Brasileira de Sinais deve ser adquirida na interao com usurios fluentes da mesma, os quais, envolvendo as crianas surdas em prticas discursivas e interpretando os enunciados produzidos por elas, insiram-nas no funcionamento desta lngua. Ela vai ter papel fundamental no aprendizado da Lngua Portuguesa, uma vez que possibilitar, entre outras coisas, conhecimento de mundo e de lngua com base nos quais os alunos surdos podero atribuir sentido ao que lem e escrevem

b) Bilinguismo: servios e atendimentos complementares

PROFESSOR ITINERANTE: Professores especialistas; atuam de maneira volante - apoio aos alunos e equipe escolar nas unidades onde os alunos esto inseridos; trabalho complementar s prticas do professor da sala de aula, podem orientar adequaes curriculares necessrias para uma incluso bem sucedida

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Espao de atendimento especializado, em horrios programados de acordo com as necessidades dos alunos (contra turno escolar). Funcionam, dentro da prpria escola ou em outra unidade. Complementao ao trabalho pedaggico da escola, para

isso, requer boa comunicao e articulao com a escola/equipe EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: Avaliao pedaggica dever ser realizada pela equipe escolar que pode contar com profissionais da rea da sade e, tambm, de especialistas da rea, que atuam em ambientes externos a escola. ESCOLAS ESPECIAIS: Centros de excelncia (trabalho especializado) que, hoje, ainda atuam na escolarizao. Alguns so, tambm, ncleos de grande valor no desenvolvimento de prticas, capacitao e treinamento, articulao poltica e social, alm de estudos e pesquisas. (INES, Institutos como o Rio Branco, Santa Terezinha, Filipe Smaldone)

54

Intrprete de lngua de sinais: atuao dilemas e complexidades

A presena de um intrprete de lngua de sinais somente no suficiente para assegurar a incluso em seu sentido pleno, ou seja, acesso, permanncia e sucesso do aluno includo. Ele um dos recursos de suporte as especificidades da escolarizao destes alunos. Mas necessrio considerarmos as questes metodolgicas, acesso a conhecimentos prvios e de espectro social amplo, adaptaes curriculares e que seja percebido e acolhido ele prprio como parte da comunidade escolar. Lacerda (1998) destaca a questo da obscuridade no entendimento/definio de papeis do ILS no espao e no trabalho de sala de aula. A autora aponta que eles assumem uma srie de funes que o aproximam muito de um educador: ensino da lngua de sinais, atendimento de demandas pessoais do aluno, cuidados com aparelho auditivo, interveno frente aos comportamentos dos alunos, ter uma postura adequada em sala de aula, atuar diante das dificuldades de aprendizagem do aluno, etc.

Dilemas e complexidades Pluralidade - adquiri contornos diversos, mediante o espao social em que atua (cursos, nveis de escolaridade); As prticas demandadas no espao escolar o levam a um distanciamento de seu papel tradicional, o que tem gerado polmicas nos debates de sua profissionalizao e profissionalidade;

55

O intrprete precisa estar inserido na equipe educacional, ficando claro qual o papel de cada um dos profissionais frente integrao e aprendizagem da criana.

A atuao do intrprete como mediador nas/das relaes da criana surda com seus pares ouvintes, pode favorecer ou dificultar os contatos e a integrao efetiva do aluno surdo. Assim como sua formao e conhecimentos sero determinantes para os resultados alcanados no ensino-aprendizagem. Neste contexto, um intrprete mal formado pode dar ao aluno informaes imprecisas causando mais problemas do que o auxiliando.... Sua atuao em sala no avaliada por ningum, e todos os problemas escolares apresentados podem erroneamente ser atribudos a dificuldades da criana

Intrprete de lngua de sinais: formao

A formao e conhecimentos dos intrpretes sero determinantes para os resultados alcanados no ensino-aprendizagem (informaes imprecisas causam mais problemas do que auxiliam). A atuao do intrprete pode favorecer ou dificultar os contatos e a integrao efetiva do aluno surdo A atuao em sala no avaliada por ningum e todos os problemas escolares apresentados podem erroneamente ser atribudos a dificuldades da criana. Dentre as dificuldades relacionadas aos ILS, Ferreira (2002), destaca: a tarefa de posicionar-se entre duas lnguas (amplo conhecimento das duas lnguas em questo) as dificuldades em planejar e definir recursos de ensino que garantam ao aluno acesso a informao, dada a imprevisibilidade das situaes vivenciadas em sala;

56

a falta de conhecimento terico do intrprete frente a algumas disciplinas (dificulta o trabalho e a aprendizagem dos alunos);

aceitao e reconhecimento seu trabalho, por parte dos alunos surdos; negociao frente a situaes em que se v como um recurso mecnico de comunicao e auxlio, que no censura e nem transforma as informaes ;

postura, tica, dar voz ao outro...

LER COM ATENO E BUSCAR MAIS INFORMAES...

Em funo das determinaes legais e do aumento exponencial da demanda por intrpretes, encontram-se nesta funo um grupo muito variado e diferenciado quanto ao conhecimento da LS e prtica de interpretao; aprendizagem da LS; escolaridade e formao. Em

situaes mais formais/ contratos o fator determinante tem sido a Certificao do PROLIBRAS, que aferi a proficincia na LS, sem propsitos formativos, nem vinculados a competncias e habilidades para o fazer do intrprete. No Brasil, pesquisas sobre intrpretes de lnguas de sinais em sala de aula so escassas, j que este trabalho, quando realizado, tem ainda um carter experimental na maioria dos estados e municpios. Mas os dados so suficientes para se apontar a necessidade e urgncia de debates, pesquisas e intervenes que possam contribuir para a formao do ILS/LP

Stewart & Kluwin (in LACERDA & POLLETI, 2004), realizaram um estudo bibliogrfico e examinaram manuais de orientao utilizados para orientar intrpretes, nos Estados Unidos e verificaram que, Na formao de intrpretes pouco discutido em relao a sua atuao como intrprete educacional. No se conhece muito sobre o que feito em sala de aula e quais so os efeitos destas prticas.

57

Kelman (2005), aponta experincias de sucesso, em estudo descrito como dades de professores, no qual intrpretes educacionais e professor regente, desenvolveram um trabalho em regime de co-ensino, (ambos responsveis por todos os alunos, sem uma separao clara de funes. Na perspectiva do trabalho colaborativos, os professores planejavam o ensino, elaboravam os materiais e

criavam estratgias pedaggicas, juntos objetivando um ambiente propcio ao aprendizado e respeitando os limites de todos. .

Reflexo: Diferentemente das crianas ouvintes, que aprendem a lngua majoritria em casa, na interao com a famlia, a maior parte das surdas chega escola sem uma lngua adquirida e vo aprend-la l. Por no terem acesso linguagem oral, geralmente as crianas surdas so privadas de situaes que as crianas ouvintes vivenciam diariamente e que respondem pela aquisio incidental do seu conhecimento, tais como conversas com a famlia e contao de histria, entre outras. A abordagem bilnge de educao de surdos deve prever o acesso mais cedo possvel Libras e um desenvolvimento de linguagem adequado, como tambm acesso ao currculo por meio da sua lngua, a LIBRAS.

Leituras recomendadas: Para o entendimento das questes sobre Educao de surdos na perspectiva bilnge recomendamos as seguintes leituras complementares:

A definio de Bilingismo no um consenso aceito por todos. Apresentamos alguns conceitos de Bilingismo, partindo de definies gerais para definies segundo critrios especficos, combinveis entre si, 58

como idade de aquisio de segunda lngua, manuteno de primeira lngua, status das lnguas envolvidas. Mostramos como cada critrio pode estar relacionado Salientamos a a diferentes conseqncias de em o contextos tipo de especficos. importncia especificar

Bilinguismo ao se produzir, divulgar e interpretar pesquisas sobre o tema. Um mesmo indivduo pode ser classificado de acordo com diferentes critrios simultaneamente, e que o Bilinguismo de um sujeito est em constante transformao. (FLORY e SOUZA, 2009). Flory, Elizabete Villibor & Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Bilinguismo: Diferentes definies, diversas implicaes. Revista Intercmbio, volume XIX: 2340, 2009. So Paulo: LAEL/PUC-SP. ISSN 1806-275x. Disponvel em: http://www.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/2_Elisabete_MThereza_1.pdf

Quadros, Ronice Mller de. Polticas lingsticas e educao de surdos em Santa Catarina: espao de negociaes.Cad. CEDES, Ago 2006, vol.26, no.69, p.141-161. ISSN 0101-3262. Disponvel em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200003&lng=pt&nrm=iso

Referncias: BUENO, J. G. Educao especial brasileira: integrao/segregao do aluno diferente. So Paulo: Educ, 1993. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004. FERREIRA, G. E. O perfil pedaggico do intrprete de lngua de sinais no contexto educacional. Dissertao de Mestrado. Unipac, Bom Despacho/MG, 2002 GARCIA, R. M. C. Polticas de incluso e currculo: transformao ou adaptao da escola?. In: PERES. E. et al. (Org.). Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currculos e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Livro 3. p. 582-594 GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Polticas de incluso e currculo: transformao ou adaptao da escola? In: Trajetrias e processos de ensinar e aprender: lugares,memrias e culturas - livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 3, p. 582594. KELMAN, Celeste Azulay. Os diferentes papis do professor intrprete. Informativo Tcnico-Cientfico Espao, INES- Rio de Janeiro- julhodezembro/2005, n.24, p.25-30. 59

LACERDA , C. B. F.; LODI, Balieiro A C. A difcil tarefa de promover uma incluso escolar bilingue para para alunos surdos In: ANPED, 2007, Caxambu. Anais da 30 reunio nacional da ANPED. Rio de Janeiro : ANPED, 2007. v. 1. p. 1-14. http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT15-2962--Int.pdf LACERDA, C. B. F. de ; POLETTI, Juliana Esteves . A escola inclusiva para surdos: a situao singular do intrprete de lngua de sinais.. In: 27 reunio Anual da Associao Nacional de Pesquisa em Educao, 2004, Caxambu. Anais da 27 reunio Anual da Associao Nacional de Pesquisa em Educao, 2004. LACERDA, C.B.F. A prtica pedaggica mediada (tambm) pela lngua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cad. CEDES [online]. 2000, v. 20, n. 50, pp. 70-83. ISSN 0101-3262. _________ Um pouco da histria das diferentes abordagens na educao dos surdos. Cad. CEDES [online]. 1998, v. 19, n. 46, p. 68-80. ISSN 0101-3262. LODI, Ana Claudia. A leitura em segunda lngua: prticas de linguagem constitutivas da(s) subjetividade(s) de um grupo de surdos adultos. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, Aug. 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132622006000200005&lng=en&nrm=iso>. access on 21 June 2010. LORENZETTI, Maria Lcia. A incluso do aluno surdo no ensino regular: a voz das professoras. Revista Espao, no 18. ano 2. (sd) http://www.ines.gov.br/paginas/revista/espaco18/Atualidade01.pdf MAZZOTTA, M. Educao especial no Brasil: histria e polticas pblicas. So Paulo: Cortez, 2001. MENDES, E. G.. A radicalizao do debate sobre incluso escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, Dec. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782006000300002&lng=en&nrm=ISO->. Acessado: 02 de fevereiro de 2009 PLATT, A. D. . Uma Contribuio Histrico-Filosfica para a anlise do conceito de deficincia. Ponto de Vista (UFSC), Florianpolis/SC, v. 1, n. 1, p. 71-80, 1999. Disponvel em: http://www.perspectiva.ufsc.br/pontodevista_01/11_platt.pdf QUADROS, Ronice Mller de. Educao de Surdos: A Aquisio da Linguagem. Porto Alegre-RS. Artes Mdicas. 1997. SACKS, O. Vendo vozes - uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro, Imago, 1998. SASSAKI, R. K. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de janeiro: WVA, 1997. SKLIAR, Carlos. A SURDEZ: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 2005.

60

Unidade 4 Ensino de Libras


4.1 Histria do ensino de Libras no Brasil10

At recentemente no havia a necessidade de formalizar o ensino da lngua de sinais, visto que esta no tinha reconhecimento perante a sociedade. Ela era ensinada entre membros da comunidade surda, de forma natural e por meio do convvio, ou para pessoas ouvintes que demonstravam algum interesse. A necessidade por um ensino formal teve incio somente quando a legislao nacional e internacional - em favor de uma educao bilnge adequada e o reconhecimento da lngua comearam a ganhar alguma importncia. No Brasil, somente na ltima dcada, passou-se a discutir o ensino da LIBRAS, bem como quem seria o profissional responsvel por esse ensino, j que a LIBRAS reconhecida oficialmente e a legislao exige que seja inserida no contexto educacional. Assim, a Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS somente foi reconhecida como oficial no ano de 2002, pela Lei 10.436, de 24/04/2002 (BRASIL, 2002). No texto da lei, a LIBRAS reconhecida como meio de comunicao e expresso, como um sistema lingstico de natureza visual-motora com estrutura gramatical prpria, oriundo de comunidades de pessoas surdas do Brasil. O mesmo texto estabelece que os sistemas educacionais federal, estaduais e municipais devem garantir a incluso do estudo da LIBRAS em cursos de formao de educadores e de profissionais que atuam junto surdez. No momento em que a lngua de sinais passa a ser respeitada como uma lngua prpria dos membros de um grupo social observa-se que os surdos adultos podem assumir um papel importante no processo educacional de outros surdos o de educadores. Para regulamentar a Lei 10.436 publicado o Decreto 5.626/05, em dezembro de 2005 (BRASIL, 2005), que afirma a obrigatoriedade do ensino da LIBRAS nos cursos de licenciatura e relacionados educao. O profissional melhor indicado para o ensino da lngua de sinais o instrutor ou professor surdo, conforme o texto do decreto acima referido, quando coloca que os surdos tm preferncia para o ensino. Porm ainda h muito preconceito em torno

10

Este subtpico faz parte da dissertao de mestrado de SANTOS, Lara Ferreira. O instrutor surdo em uma escola inclusiva bilnge: sua atuao junto aos alunos surdos no espao da oficina de Lngua Brasileira de Sinais. Mestrado em Educao UNIMEP, 2007.

61

desta temtica; se ainda questiona a capacidade do surdo para ensinar a prpria lngua, aceitar a sua presena em instituies de ensino (escolas, de forma geral, e universidades)l, como um profissional igual aos demais, ainda mais difcil. Sabese, tambm, que h uma escassez de instncias formadoras desses profissionais, alm do que, muitos deles vivenciaram uma escolaridade insuficiente, responsvel pela formao de educadores cuja atuao muitas vezes reflete a educao que tiveram (GURGEL, 2004). A FENEIS (Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos) - junto ao MEC (Ministrio da Educao) e CORDE (Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia), desde o ano de 2001 - tem buscado garantir condies de formao do instrutor surdo. Porm os programas de formao tendem a se restringir s grandes cidades e capitais, no atingindo um nmero suficiente de profissionais que garanta uma ampla divulgao de seu trabalho. De acordo com Gurgel (2004), os educadores surdos da atualidade so pessoas que fazem parte de associaes de surdos e assumem o papel do ensino. Considerando que muitos desses educadores surdos foram vtimas do insucesso do oralismo, pode-se afirmar que alguns passaram a buscar caminhos diferentes, assumindo a LIBRAS como forma de sobrevivncia. Com o passar dos anos, apropriaram-se desse conhecimento e passaram a dividi-lo com outros surdos, numa tentativa de proteg-los de todo o processo penoso pelo qual foram forados a passar. Assim sendo, esses surdos so os principais responsveis pelo ensino da LIBRAS, tendo como requisitos nicos o conhecimento e fluncia nesta lngua. Lacerda e Caporali (2001) afirmam que o ensino da LIBRAS, por tais professores/instrutores, de suma importncia; o contato com adultos surdos abre a oportunidade para que a sociedade conheam modelos positivos de surdez. Porm, nem sempre esses profissionais tm uma atuao adequada, devido sua formao e escolarizao ruim. Por terem vivenciado um processo educacional fragmentado, descontextualizado e, por vezes, de forma desrespeitosa e pouco condizente com sua situao, muitos deles tem atuado de forma pouco reflexiva. Com certa

freqncia observam-se prticas de ensino de LIBRAS descontextualizadas, com mera repetio de sinais, uso de listas de palavras, nomeao, memorizao, alm de uma conduta rgida do educador, que leva pouco em conta os alunos e sua aprendizagem. Estes autores abordam a dificuldade em se encontrar educadores 62

surdos, com uma formao adequada que consiga contemplar os aspectos desejados. Isso s possvel por meio de um trabalho rduo e com formao em servio, continuada e aprofundada, de modo que ele possa construir uma postura de educador e, portanto, atento s caractersticas especficas de cada grupo que ser por ele conduzido. O fato de o professor ser fluente em LIBRAS no suficiente para que ele seja um bom professor de lngua de sinais; importante, tambm, que ele conhea cada vez mais sobre a LIBRAS, seu funcionamento, e reflita sobre seus aspectos. (LACERDA e CAPORALI, 2001).

4.2 Cursos de Libras

Atualmente vem crescendo a oferta de cursos de Libras que cada vez mais tem uma natureza formal e pedaggica. Antes eram apresentados apenas presencialmente e hoje fazem uso de diversas mdias (texto, som e imagem) e so criados para compor material instrucional em cursos mediados pelo computador, tanto para contextos de ensino presencial quanto a distncia, cujas atividades podem ser realizadas tanto on-line ou off-line.

Saiba onde encontrar cursos de Libras:

Fonte: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/31/imagens/libras_home_1.jpg

63

http://www.librasnet.com/ http://www.fadesp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=135:aberta s-inscricoes-para-curso-de-libras http://www.institutoeficaz.com.br/linguabrasileiradesinais.html http://www.portaleducacao.com.br/cursos/710/curso-de-libras http://www.educalibras.com.br/libras.php http://www.libras24h.com.br/ http://www.lsbvideo.com.br/ead/login/index.php http://sistemachaplin.com.br/ http://www.metodista.br/centro-de-linguas/libras-2013-lingua-brasileira-de-sinais/ http://www.pr.senai.br/portaldelibras/ http://www.senai.br/psai/libras_objetivo.asp http://www.educaedu-brasil.com/curso-de-libras-lingua-brasileira-de-sinais-extensao-universitaria-17273.html http://www.ines.gov.br/paginas/libras/libras2009/index.htm http://cursos.universia.net/BR/curso/18345/Curso-de-Libras.jsp http://www.casadosilencio.hpg.ig.com.br/curso_libras.html http://www.funcraf.org.br/index_arquivos/Page567.htm

4.3 Materiais didticos de libras

No Brasil ainda temos poucos livros didticos de Libras, este um recurso importante a o professor poder explorar em sala de aula sobre as habilidades lingsticas. O livro didtico tem sido, tradicionalmente, o principal mediador no ensino de lnguas. Embora alvo de crticas diversas, no se pode deixar de encarlo como um paradigma que sustenta a transmisso do saber via escola. No caso do ensino de Libras os alunos recorrem a outros materiais, como livros tcnicos para conhecer a comunidade surda, problemas educacionais, etc.; DVDs de histrias para aprimorar a compreenso e expresso em Libras, Dicionrios digitais para consulta do vocabulrio. Desenvolvemos uma seleo de materiais e dicas de sites interessantes. Esperamos que aproveitem! 64

LSB VIDEO: http://www.lsbvideo.com.br/ Neste site voc pode encontrar todo tipo de material para o aprendizado da Lngua Brasileira de Sinais, desde DVDs e livros de histrias Cursos e Oficinas de LIBRAS. Abaixo alguns dos materiais venda: Literatura em LSB O ator surdo Nelson Pimenta recita quatro poesias de sua autoria, em lngua de sinais brasileira, alm de uma fbula e duas histrias infantis. O livro-DVD tem aproximadamente uma hora de durao e expe aspectos da cultura surda, sem udio.

Cursos de LIBRAS 1 e 2 Livro e DVD para iniciantes; destina-se a pessoas ouvintes interessadas em aprender ou melhorar conhecimentos em LIBRAS. Prope uma forma de aprender a lngua dos surdos: o aluno aprende, entendendo os mecanismos de comunicao e interao que acontecem no mundo dos surdos e, por isso, tem uma apreenso maior e mais slida dessa lngua rica e complexa.

Material pedaggico em LIBRAS: Jogo de configurao de mos: Jogo educativo com o objetivo de ensinar a gramtica da Lngua de sinais. DVD de nmeros em LIBRAS: ensino dos nmeros em LIBRAS por meio de histrias e brincadeiras. Fbulas de Esopo: Livro digital com seis histrias sinalizadas por surdos.

65

Site da Editora Arara Azul: http://www.editora-arara-azul.com.br/

Neste site podem-se encontrar vrios tipos de materiais didticos, livros e outros itens venda, bem como e-books, textos para download gratuito em formato PDF. Alm disso, o site disponibiliza uma srie de links para diversos endereos, como dicionrios de LIBRAS online, associaes de surdos em vrias regies do Brasil, dentre muitas coisas. Abaixo, alguns materiais disponveis no site da Editora:

Livros e CD-Rom infantis, para crianas surdas e ouvintes em fase pr-escolar e de alfabetizao. No site pode-se acessar uma verso DEMO de alguns dos vdeos e visualizar exemplos dos livros.

Livros a respeito dos mais diversos temas relacionados rea da surdez; alguns deles tm introduo e alguns captulos disponveis online. Todos podem ser adquiridos por preos acessveis.

66

Site Oficial do INES Instituto Nacional de Educao de Surdos: http://www.ines.gov.br/ines_livros/livro.html Visite o endereo acima citado e tenha acesso aos livros digitalizados, que oferecem todas as informaes necessrias para uma introduo ao universo da surdez e da lngua de sinais. Na pgina principal do site pode-se acessar tambm o dicionrio de LIBRAS online.

Livros, revista cientfica, CD-Rom e DVDs. Alm de um dicionrio de Libras on-line.

DICIONRIO DE LIBRAS ON-LINE

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

67

Referncia Bibliogrfica: BRASIL. Lei 10.436. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras e d outras providncias. Publicada no Dirio Oficial da Unio em 24/04/2002. ______. Decreto N 5.626. Regulamenta a Lei n 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei n 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Dirio Oficial da Unio em 22/12/2005. GURGEL, T. M. A. O papel do instrutor surdo na promoo da vivncia da lngua de sinais por crianas surdas. 2004. 90f. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2004. LACERDA, C. B. F. de; CAPORALI, S. A. O papel do instrutor surdo no ensino de lngua de sinais para a comunidade surda e familiares usurios da Clnicaescola de Fonoaudiologia da UNIMEP: focalizando a questo metodolgica. Relatrio final de pesquisa, FAP/UNIMEP, 2001.

68

Consideraes Finais

Caros alunos, Esperamos que tenham aproveitado a leitura e o que pudemos registrar nesse material. O estudo sobre questes da educao de surdos e o complexo movimento de uma educao bilnge nos faz refletir sobre preconceitos e aceitao da diferena lingstica. Muitas outras questes iro aparecer no decorrer de sua atuao profissional de professor, mas o objetivo central foi fornecer-lhe algum subsdio terico-prtico para pensar os contextos de ensino de alunos com surdez. Grande parte da teorizao deste material se orientou a partir da literatura para uma educao Bilnge para surdos. Ainda que a educao dentro de uma proposta inclusiva seja conflitiva e de grande peculiaridade, a discusso aqui esboada parte do pressuposto de que devemos ter alguns princpios em mente para dar norte a nossa prtica como educadores. Um desses princpios : As lnguas de sinais so consideradas lnguas naturais e,

conseqentemente, compartilham uma srie de caractersticas que lhes atribui carter especifico e as distingue dos demais sistemas de comunicao (QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 30). Desta forma, as lnguas de sinais como afirmam Quadros e Karnopp (2004) so consideradas pela lingstica como lnguas naturais ou como um sistema lingstico legtimo e no como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem (2004, p. 30). A aprendizagem da lngua de sinais deve se dar em diferentes contextos comunicativos, como por exemplo em famlia, quando possvel, ou num outro contexto, com um membro da comunidade surda. Conforme afirma Lacerda (1998) a lngua de sinais considerada a mais adaptada pessoa surda, por contar com a integridade do canal visogestual, influindo essas interaes a criana surda exposta, ento, o mais cedo possvel, lngua de sinais, aprendendo a sinalizar to rapidamente quanto as crianas ouvintes aprendem a falar. Estamos adentrando numa nova era em relao educao dos surdos, e o reconhecimento da lngua de sinais e os direitos assegurados em lei abrem um espao na manuteno e implantao de polticas educacionais onde vrios discursos esto sendo construdos e institudos. O currculo o espao do pedaggico, mas essencialmente um territrio poltico e ideolgico.

69

Referncias: LACERDA, Cristina B. F. de. Um pouco da histria das diferentes abordagens na educao dos surdos. Cad. CEDES vol.19 n.46 Campinas Sept. 1998. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132621998000300007. QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. (col.). Lngua de sinais brasileira, estudos lingsticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

70

Vous aimerez peut-être aussi