Vous êtes sur la page 1sur 12

www.saolourencojornal.com.

br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

CONTRATO N. 9912166940/2008

Impresso Especial

CORREIOS

79 ANOS

O Promotor Dr. Leandro Pannain Rezende concluiu em seus trabalhos que existem irregularidades no pagamento da Prefeitura de So Loureno Empresa Vina. Ele prope ao prefeito Z Neto e a Jorge Marcelino a perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos e pagamento de multa. (pg 06)

Ministrio Pblico prope Ao Civil Pblica contra Z Neto


Irregularidades
Comitiva do Governo do Estado visita So Loureno
Uma comitiva formada por membros da segurana, cerimonial e Imprensa do Governo do Estado de Minas Gerais aterrissou no Aeroporto Municipal Comandante Luiz Carlos de Oliveira na manh desta segunda- feira (12/03). (pg 04)
Visita

Domingo, 18 de Maro de 2012 Edio n 4030 - R$ 1,00

Leia entrevista com Jos Ricardo Machado Vieira, Vieirinha, ambientalista e ecologista.
(pg 03)

Aconteceu neste domingo (11/03) na Cantina Bertollacini no centro da cidade, a reunio que decidiu a nova formao da diretoria do Aeroclube de So Loureno. (pg 08)

Aeroclube de So Loureno elege nova diretoria

Saae comea obra Escola em Carmo de Minas recebe recurso para desviar esgoto do lago do Solar para reforma
(pg 04) (pg 11)

Projeto Ara Aka um grande sucesso!


O Projeto Ara Aka desenvolvido por uma srie de voluntrios no bairro Carioca mais precisamente no Canto, vem fazendo muito sucesso e acabou virando uma associao. (pg 11)

opinio

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

EDITORIAL
A improbidade administrativa um dos maiores males envolvendo a mquina administrativa de nosso pas e um dos aspectos negativos da m administrao que mais justificam a implementao de um maior controle social. A expresso designa, tecnicamente, a chamada corrupo administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administrao Pblica de seus fundamentos bsicos de moralidade, afrontando os princpios da ordem jurdica do Estado de Direito. Entre os atos que a configuram esto aqueles que importem em enriquecimento ilcito, no recebimento de qualquer vantagem econmica, direta ou indireta, em super faturamento, em leso aos cofres pblicos, pela prtica de qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies. O conceito de improbidade bem mais amplo do que o de ato lesivo ou ilegal em si. o contrrio de probidade, que significa qualidade de probo, integridade de carter, honradez. Logo, improbidade o mesmo que desonestidade, mau carter, falta de probidade. Neste sentido, pode-se conceituar o ato de improbidade administrativa como sendo todo aquele praticado por agente pblico, contrrio s normas da moral, lei e aos bons costumes, com visvel falta de honradez e de retido de conduta no modo de agir perante a administrao pblica direta, indireta ou fundacional envolvidas pelos Trs Poderes. O preceito constitucional inscrito no caput do art. 37 da Constituio Federal de 1988, abrange os agentes pblicos de maneira geral, sendo ora aquele que exerce atividade pblica como agente adminis-

trativo (servidor pblico stricto sensu), ora aquele que atua como agente poltico (servidor pblico lato sensu), que est no desempenho de um mandato eletivo. Doutrinariamente, a ImprobidadeAdministrativapode ser definida como sendo a corrupo administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administrao Pblica e afronta os princpios nucleares da ordem jurdica (Estado de Direito, Democrtico e Republicano) revelando-se pela obteno de vantagens patrimoniais indevidas s expensas do errio, pelo exerccio nocivo das funes e empregos pblicos, pelo trfico de influncia nas esferas da Administrao Pblica e pelo favorecimento de poucos em detrimento dos interesses da sociedade, mediante a concesso de obsquios e privilgios ilcitos. Nesta semana o So Loureno Jornal traz a notcia

Improbidade Adminstrativa

SIMONE GANNAM
Falando ao Corao sigannam@yahoo.com.br

sobre a Ao Civil Pblica proposta pelo Ministrio pblico atravs do promotor Dr Leandro Pannain Rezende contra o municpio de So Loureno, o prefeito Z Neto, o secretrio de servios urbanos Jorge Marcelino e a empresa Vina Equipamentos e Construes Ltda ( empresa que faz a coleta do lixo na cidade). Segundo investigaes do promotor a prefeitura de So Loureno repassa mensalmente cerca de 38 mil reais a mais para a empresa Vina. O promotor pede alm de multa, a cassao do prefeito e dos direitos polticos. A prefeitura e a empresa Vina ainda no se manifestaram no processo, o que deve ocorre nas prximas semanas. O prefeito Z Neto est fora da localidade de So Loureno e retorna segundo sua assessoria no prximo dia 19. Assim que conseguirmos contato abriremos espao para que o prefeito possa se defender.

A frmula mgica
Quem de ns no gostaria de encontrar uma frmula mgica que pudesse resolver, num piscar de olhos, todos os nossos problemas e aflies? Certamente, muitas vezes em nossa vida, sentimos este desejo profundo a invadir a nossa mente e o nosso corao. Mas a verdade uma s: a realidade no nos permite tal proeza e, assim, somos obrigados a refletir sobre os desafios que nos so apresentados, buscando solues que muitas vezes levam tempos e tempos para produzir seus resultados. Vivemos num mundo extremamente acelerado. Temos a impresso de que os dias correm e que as horas voam. E, levados por esta sensao, paralelamente, queremos solucionar nossos conflitos tambm assim, rapidamente, de um minuto para outro, num piscar de olhos. Neste af de ficarmos livres disto ou daquilo, desta ou daquela pessoa ou situao, quantos erros cometemos, colaborando para que as coisas se compliquem ainda mais, criando verdadeiras bolas de neve. As solues realmente eficazes so aquelas que se constrem dia aps dia, com zlo, cuidado e ateno. Aquilo que requer de ns um acompanhamento constante extremamente trabalhoso, mas igualmente necessrio para que os efeitos possam ser produzidos, a seu tempo. Assim como as pessoas que querem perder peso jamais conseguiro manter a forma almejada sem doses homeopticas de reeducao alimentar e atividades fsicas (o que requer fora de vontade), jamais conseguiremos resultados satisfatrios sem dedicao, sem ao. Solues no caem do cu. Quando tomamos apenas um remdio para emagrecer, continuamos exatamente iguais. Quando queremos resolver os problemas num passe de mgica, a tendncia que eles se agravem ainda mais. Frmulas mgicas so muito interessantes, porm, irreais. Elas s funcionam na fico, pois a realidade outra. No mundo real, temos que gastar energia e empreender esforos contnuos a uma causa, a fim de que os frutos apaream, ainda que a longo prazo. Pacincia e persistncia so fundamentais, sempre. Descruzemos os braos e, corajosamente, abandonemos as falsas frmulas mgicas a fim de que os milagres realmente aconteam...

MARIANA DUTRA
Coluna da Mari
gua fonte da vida. No importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, ns dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importncia da gua, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela essencial para nossas vidas. A gua , provavelmente o nico recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilizao humana, desde o desenvolvimento agrcola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. um recurso natural essencial, seja como componente bioqumico de seres vivos, como meio de vida de vrias espcies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e at como fator de produo de vrios bens de consumo final e intermedirio. Segundo estatsticas, 70% do planeta constitudo de gua, sendo que somente 3% so de gua doce e, desse total, 98% est de gua subterrnea. Isto quer dizer que a maior parte da gua disponvel e prpria para consumo mnima perto da quantidade total de gua existente na nossa Terra. Com o objetivo de chamar a ateno para a questo da escassez da gua e, conseqentemente, buscar solues para o problema, a Organizao das Naes Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da gua: 22 de maro. Precisamos preservar a gua, nossa fonte de vida!!!

VERA GANNAM
Maria Nossa Me
dizer a Jesus que daria a vida por Ele (Jo 13,37) e, depois, negou-O por trs vezes, afirmando no conhec-Lo (JO 18,17.25.27). Que punhalada! No entanto, a me de Nosso Senhor superou tudo, pois voltou a rezar com os apstolos aps momentos de agonia de Cristo na cruz, dando seu perdo queles que haviam abandonado seu prprio filho. Se meu filho te perdoou, na cruz, eu tambm te perdoo, deve ter dito olhando nos olhos de Pedro. CONFIANA Maria nunca duvidou que Jesus era nosso Salvador, Ela que acolheu e soube aceitar a vontade do Senhor na encarnao, mesmo sem entender, guardando tudo em seu corao (Lc 2,51), nunca teve necessidade de provas para acreditar na Ressurreio. Confiou nas promessas de Deus e nas palavras do Filho, que tinha dito que iria ressuscitar. Ela sabia que seu filho estava vivo. Com certeza, Jesus esteve com Sua me aps a ressurreio, mas no para provar nada, afinal ela demonstrou humildade, teve f, soube esperar, mostrou-se forte, capaz de perdoar e confiante. (Do livro: 20 PASSOS PARA A PAZ INTERIOR Pe. Reginaldo Manzotti) CARIDADE A caridade sintetiza todas as virtudes, e Maria foi plena da caridade. Ela amou intensa e perfeitamente. Amou tanto a Deus e a humanidade que doou inteiramente sua vida ao projeto do Reino. O conceito de caridade com o prximo consiste em dar-lhe aquilo que ele realmente precisa, e Maria agiu assim com quem conviveu. Com Isabel, quando soube de sua gravidez, dirigiu-se apressadamente s montanhas para visit-la e ficar com ela (Lc 1,39-56). Nas bodas de Can, percebeu que o vinho era a necessidade dos noivos, e pediu ajuda ao filho (Jo 2,3). Com os apstolos, Maria deu o maior exemplo de caridade: o perdo. Jesus foi trado, negado e abandonado pelos prprios apstolos. Voc j parou para pensar na proximidade que Nossa Senhora tinha com os apstolos? Quando Nosso Senhor foi trado, obviamente ela tambm se sentiu ultrajada. Se Jesus conviveu durante trs anos com os apstolos, Maria partilhou de muitos desses momentos, conforme atestam os escritos bblicos que mencionam sua presena. Maria tambm teve de conviver com Pedro, que chegou a

MONS. JONAS ABIB


Reflexo

Dia da gua - 22 de maro Virtudes de Maria

Aja de acordo com sua f


Quando So Tiago nos fala de obras, no se trata simplesmente de realizaes. Ele fala das obras da f. A f deve ser acompanhada de obras: precisamos agir de acordo com nossa f. No adianta acreditar que Jesus cura, preciso acreditar que Jesus cura voc. Algumas pessoas exigem f dos outros, afirmando: Voc no foi curado porque no acreditou. Mas no verdade; nossa f ser sempre do tamanho de um grozinho de mostarda. No espere sentir uma grande f. preciso pegar a que temos e aplic-la. Muitas vezes nos deixamos levar por nossos sentimentos e raciocnios. Por sentirmos nossa f pequenininha, achamos que no vale a pena seme-la: Como vou confiar nessa f pequenininha? Se Deus no confiasse em voc quando voc foi gerado, voc no existiria hoje. ramos microscpicos no ventre de nossa me. Nossa f igualzinha a uma criana que comea microscpica no ventre materno. Ela sustentada e cresce; se desenvolve e um dia vem luz. Assim tambm precisamos semear nossa f pequenina como a semente de mostarda. preciso que as obras da f colaborem para que ento ela venha luz. Deus o abenoe!

NESTL WATERS BRASIL BEBIDAS E ALIMENTOS LTDA., por determinao do Conselho Estadual de Poltica Ambiental COPAM, torna pblico que obteve, atravs do processo no 00058/1998/007/2010, REVALIDAO DA LICENA DE OPERAO Certificado LO No 016/2012 SM para seu empreendimento industrial de captao e envase de guas minerais, no local denominado Parque das guas, Municpio de So Loureno, Estado de Minas Gerais, com validade at 06/02/2018.

COMUNICADO

opinio

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

ENTREVISTA Jos Ricardo Machado Vieira, Vieirinha


e que devem ser aproveitados para a incrementao turstica do municpio que vai gerar muitos empregos dentro desse contexto como, pontos tursticos, lojinhas, guias e condutores tursticos, mais opo para os charreteiros entre outras atividades mais. Entre os projetos idealizados esto: A trilha ecolgica que muito usada para torneios de montam bike (uma das melhores pistas internacionais) e deve ser usada para outros fins tursticos como passeios, e caminhadas tambm, locando pequenas lojinhas para vendas de artesanatos, doces, e gerar renda e empregos para a populao. O jardim ecolgico, que se situa do outro lado do Rio Verde, (Olaria) comeando da estao indo at o bairro nossa Senhora de Lourdes onde se encontra o CASARO, (Brasilam) que deve ser revitalizado e tornar-se o Centro Holstico Cultural. Outro turismo mpar em nosso municpio o turismo da Montanha Sagrada, como um turismo esotrico cultural e ecolgico, onde j tem vindo pessoas de toda parte do mundo, contemplando as riquezas de nossa regio. O projeto para recompor os arcos da Av. Dom Pedro II que faltam mais dois, pois so quatorze arcos e no doze, que consiste em ornamentar com primaveras em arco que enfeitar a cidade e uma idia para que o parque faa o mesmo nos alambrados tambm, em seu entorno, com um vergalho em arcos a cada dois postes do alambrado e plantar a burgueville (primavera) em arcos, Vai deixar a cidade maravilhosa e essa matria foi colocado em um outro jornal da poca. O Bosque Alkishima (mata do Albertino, ao lado do aeroporto), outro belo ponto turstico ecolgico, levei muitas escolas para reconhecer o lugar entre outros turistas tambm. Foi feito tambm um projeto de revitalizao da Praa da Federal que inclui a volta dos Lees Alados e o caramancho que outrora existia, temos que preservar aquela praa na sua originalidade. Precisamos dar um jeito no Mirante tambm, pelo menos por um manto verde (gramar), e uma bela praa em estilo cnico buclico, esperam-se projeto para aquele lugar. Tambm capitaneei uma equipe de alunos da faculdade de Meio ambiente, o levantamento do bitopo, caracterizao fluvial do Rio Verde e a sua batimetria na ponte da estao e como aluno na poca da faculdade de gesto ambiental de So Loureno da qual originou o projeto da ponte da estao e foi feita a obra pela prefeitura nessa gesto (2008, 2012). Utilizamos o barco do corpo de bombeiros que nos acompanhou todo o momento da batimetria do Rio Verde onde quero agradec-los por isso e j est na hora de fazermos outra batimetria e quero fazer com os alunos da faculdade de gesto ambiental. Eles so os caras. E o Bosque Municipal, o que o Senhor tem a nos falar? O Bosque Municipal uma beno para o nosso municpio e foi muito trabalhoso idealizar aquele projeto e est sendo ainda, o problema que ningum sabe o que acontece nos bastidores da vida de das brigas com autoridades para faz-los entenderem que esses pontos tursticos so importantssimos para a nossa incrementao turstica, que no h nada de mal se o projeto for bem feito, o que precisamos a colaborao deles e no um entrave para a populao, para o municpio. Comeamos a idealizar o projeto do Bosque nos meados de 1999, 2000 e 2001. Entre muitos passeios pelo lugar, conhecendo bem aquele lugar, sua conformao, histria do passado, o seu solo, com uma mata defasada na poca, uma mata suja, imunda, e que as rvores no se expandiam e eram mirradas, fomos tomando nota de tudo, foram feitos vrios estudos e croquis. Quando chegou hora de apresentarmos o projeto para a Nestl e pedir um fontanrio para aquela gua maravilhosa e nica que encontramos, ento, nessa poca o municpio entrou em conflito com o Parque das guas por motivos da Pure Life, (lembram?), com isso, ns e o bosque municipal ficamos com as mos atadas, sem jeito no meio da guerra, pois ns no tnhamos uma tica prpria pra quela hora, para pedirmos um comodato, mas a Nestl, mesmo assim, ela nos presenteou com o fontanrio, que hoje graas a Deus situa-se dentro do nosso Bosque Municipal. Em 2002 surge uma proposta vinda do executivo, por utilidade pblica, de devastar aquele local e aterrar o lugar para construir o ponto de caminhes e um grande espao para a feira dominical (eu quase morri). Ento fui com a televiso primeira, antes que qualquer rgo tomasse alguma posio, IEF e CODEMA, e interferimos no deixando que devastassem o bosque, porque ainda entrando como utilidade pblica e vinda do Executivo, ficamos com medo de perdermos esse projeto pelo deferimento desses rgos, ento tomamos as providncias primeiro, porque o povo de So Loureno no poderia perder esse bosque e j tinha o projeto para aquele ponto, melhor do que devastar ter um bosque municipal. (tenho o filme), s que eu no poderia falar do projeto do bosque e do fontanrio nessa entrevista, tinha que ser mantido em segredo, seno nem o fontanrio ns teramos hoje, entenderam? Porque as autoridades do CODEMA achavam bobagem um bosque municipal. Porm o bosque foi limpo, retiramos mais de oito caminhes de lixo junto com alunos das escolas que fizeram muitos plantios de arvores e com o apoio da prefeitura, pois o prefeito aderiu o projeto por interferncia de seu assessor Antnio Cabral. Tanto o fontanrio como o bosque um s projeto. A Nestl doou o fontanrio para o projeto do bosque, como um presente para completar o projeto. Porm fontanrio sem bosque fica incompleto. A gua da fonte existente no Bosque Municipal muito rara e nica no mundo, medicinal e cura as pessoas, renova os sais minerais do organismo, possui ferro, ou seja, Carbo- sulfo ferruginosa- fluoretada com oligoselementos e sais minerais. A fonte com o bosque um s projeto e vai ser uma falta de tica se separ-las. Existe um projeto muito bem idealizado, no sei se a prefeitura perdeu, tem um em Braslia, um na prefeitura porque foi deixado um l e um com a Nestl. Um projeto bem elaborado e que deu muito trabalho, vou por o filme no Yutube bosque municipal de So Loureno. O que te deixa magoa o senhor sobre o episdio do Bosque? As ms pessoas imperarem, os maus conquistarem, como imperam na poltica, nos conselhos e tambm o silncio dos bons, isso que me preocupa bastante. Mas o que me chateia a falta de considerao dessas pessoas, que desvalorizam os nossos projetos, inventam uma srie de besteira s para atravancar a nossa evoluo, como por exemplo, iriam destruir a floresta, o bosque para fazer ponto para feira e de caminho. Agora no quer fazer o bosque porque acham que no vivel, isso quer dizer: pra destruir eles aprovariam, mas para termos um Bosque Municipal para o povo, para o turista para mais um incremento turstico que gera empregos, eles desaprovam e inventam um monte de burocracia s pra travar, as arvores so minhas amigas, dizem que o bosque pega enchente, mas ele foi preparado pra isso, pois tem drenagem e os bancos so de britas, lavou t novo. Pessoas que no entendem nada de hidrologia e geologia e nem curso disso tem e diz que a fonte pode contaminar. Se contaminasse, nem o fontanrio a Nestl construiria pra esse projeto. Porque a Nestl tem gelogos e hidrogelogos formados que no aprovariam um fontanrio naquele lugar, mas foi aprovado pela DNPM, no contamina gua nenhuma. O que mais me entristece que o mal sempre vence, s espero que o povo no perca esse bosque municipal. As entidades, CDL, HOTELARIA entre outras, deveriam ter mais conscincia dos seus representantes no CODEMA, o melhor seria contratar um gestor ambiental para ser o conselheiro das sociedades organizadas e no leigos. Meia dzia ali no CODEMA vai fazer o povo ficar sem o Bosque Municipal e so pessoas que no to nem ai pro povo, tem os salrios deles e no pensam numa expanssividade turstica para So Loureno, mais um ponto turstico, mais empregos, guias tursticos etc. verdade que o Senhor foi indicado para receber a Comenda das guas no prximo dia 25/03, o que voc tem dizer sobre o assunto? Sinceramente eu no esperava, no fiz isso tudo esperando recompensa, mas fico muito contente por terem me reconhecido e reconhecido meus trabalhos. Houve um reconhecimento e meu nome foi indicado pelo Vereador Kall, e aprovado pelo prefeito Sr. Jos Neto, e agradeo pelo reconhecimento, eu sei que ele presta ateno nas coisas que eu fao e agradeo pela aprovao, o Kerido que atravs da rdio Alternativa tambm incentivou bastante. Muitos falam a mim que eu no ganhei esse titulo, mas conquistei... (lagrimas, lgrimas) Muito obrigado meus irmos. No tenho nada contra ningum pessoalmente, mas as idias que divergem um pouco, rsrsrs, muito obrigado mesmo, da minha alma. O senhor pretende ser candidato nessas eleies? No, no sou candidato. O senhor tem algumas consideraes a fazer? Antes de tudo, fique sabendo o povo de So Loureno, que tenho demais consideraes por Eles. Vocs me conhecem sempre estarei disposto a cooperar com esse minha cidade. Confiem em mim, tenho muitas coisas pra fazer e projetos de sustentabilidade para So Loureno e de gerar empregos, s esses maus no me atrapalhar. A ETE, por exemplo, poderia ser mais sustentvel e est em lugar perigoso. No desistirei dos meus projetos nem de fazer o melhor pra So Loureno, Sou guerreiro sou brasileiro Amo o Brasil e vocs. Agradeo a oportunidade que o Jornal So Loureno me concedeu, para que o povo me conhea melhor e aqueles que j me conhecem, me conhecem. Muito Obrigado pelo reconhecimento e estamos por ai, pro que der e vier Fiz meu trabalho, o Bosque Municipal est para o Povo. Se ns perdermos porque votamos errados e temos que trocar tudo. Conselheiro, polticos, porque merecemos ser felizes.

Memrias de um Etope fngannam@gmail.com

FILIPE GANNAM

Lembranas do Jos Ferreira (Tet) II


Na continuao de sua vida, foi funcionrio da Autorema, de Nadra Chaib, depois, motorista de caminho, trabalhando com Alfredo de Luca, genro do Z Bombeiro e em seguida, com Acylino Maria dos Santos, um portugus muito bom, que era sogro do Ferreirinha e do Cambraia. Transportava gua mineral para o Rio. Seguindo, foi motorista da Transportadora Rio So Loureno, de Jos Augusto de Souza e que ficava na Rua Ribeiro da Luz, em frente casa do Altino. Era a sucessora dos Transportes Miramar, funcionando no mesmo prdio. Ficou uns quatro anos fazendo viagens para o Rio, levando e trazendo mercadorias. Nos anos 60 houve um acidente com o caminho, na Dutra, ficou 29 dias internado no Hospital do IAPETEC, na Avenida Brasil, afastou-se mais seis meses e acabou indo trabalhar como balconista na sesso de peas da Agncia Aurora de Automveis Chevrolet, em 1962, ficando at 1966. Depois, associou-se a Edgar Ferreira de Souza em uma loja de artigos de veranistas, A Cinderela, em frente ao Hotel Metrpole,onde antes existiu o Salo Brasil, dos Irmos Belm. Durou apenas seis meses. No feriado municipal de 1 de abril, do mesmo ano de 1966, com o irmo, Joaquim,que completava o curso de eletrotcnica, criou a Electrom, primeiro na garage da casa dos pais, era uma oficina especializada em consertos de eletrodomsticos. Foi crescendo e se desenvolvendo, at se transferir para a Rua Junqueira de Souza, onde est at hoje, com o nome de Casa dos Motores, seis anos depois. O terreno j era da famlia e anteriormente l funcionou entre outros, o jornal O Arauto e o So Loureno Jornal. Sua me herdara o imvel de Joaquim Alves Pradela que tinha muitos sobrinhos e no teve filhos. Voltando ao Joaquim Pradela, que foi dono dos hotis So Loureno e Palcio,entre outros imveis, sendo a luz da cidade muito precria, cismou de fazer uma represa para levar luz para seus hotis. Ento, aconteceu um grande problema, pois ao represar a gua, ela atingiu a estrada para Sylvestre Ferraz e foi muito ameaado por quem se sentiu prejudicado. Aborrecido, deixou de investir na cidade e fixou-se no Rio, onde tinha muitos negcios e imveis. Como Jos morava na fazenda, seu nico contato com a cidade era para aulas, missas, catecismo e por pouco tempo, sendo charreteiro. Com chuva ou sol, a famlia sempre vinha caminhando junto para a missa. Muitas vezes no trajeto ouvia msicas de um parquinho de diverses que se instalava no terreno onde futuramente Nacle Gannam construiria o prdio da Getlio Vargas. Guardou aquelas msicas para sempre e o parquinho servia at como fonte de cultura, poca. Quanto fazenda, era ponto de encontro dos tropeiros de Rosrio de Dom Vioso e de Baependi, que iam buscar cachaa em Pedralva. Havia um barraco grande onde se reuniam e ficavam contando histrias e Jos gostava de ouvi-las. Jos Pereira Maduro, dono de A Popular, era o grande fornecedor de mercadorias que eles levavam quando retornavam s suas cidades. O Congresso de Municpios, em 1954, foi um fato marcante na vida da cidade, assim como alguns desfiles do Lions. So Loureno era frequentada por artistas e altas personalidades. Certa vez num programa de rdio perguntaram a uma cantora famosa como havia composto sua nova msica e ela respondeu que fora numa noite de luar em frente ao Parque de So Loureno. Havia um programa na Rdio Bandeirantes, de So Paulo, Banda de Todas as Bandas, cujo apresentador anunciava msica, autor e cidade. Um dia, anunciou o dobrado Estrela do Sul, de Jos de Almeida, que era o dentista Cazeca, de So Loureno que cantava e tocava viola muito bem. A Rua Quinze de Novembro era uma das mais famosas para tudo o que acontecia na cidade, brigas importantes, por exemplo. Entre a escolinha em que estudou e a esquina, havia um terreno vago. Havia um camarada da roa, o Fala Fino,brincavam muito com ele, que ameaava matar algum de raiva. Um dia, matou um cara nessa rua. Era o paraso dos cachorros, a maioria pertencia ao Cazeca, que gostava de caar. (continua) Nota:certamente me lembro dele tambm na Autorema que era a poucos passos de minha casa.

Na edio de hoje, entrevistamos o Senhor Jos Ricardo Machado Vieira, Vieirinha como tambm conhecido. Ambientalista, ecologista, formado em Gesto Ambiental e ex-membro fundador do CODEMA e msico (regente arranjador). Jos Ricardo Machado Vieira (Vieirinha), nascido em Jundia, estado de So Paulo aos vinte de Novembro de 1966, filho de Jos Hortncio Vieira e Judith Machado Vieira, casado com Maria Jussara Silveira Souza (arte-educadora) e pai do casal Brbara e Arthus Henrique Souza Vieira. Formado pela faculdade de meio ambiente de Machado em Gesto Ambiental, ex-membro fundador do CODEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente). Como o Senhor sente e v So Loureno e qual a sua relao com a cidade? So Loureno um municpio localizado numa regio muito nobre, tanto geologicamente como hidrologicamente falando, sem contar com a sua ecologia da paisagem e as morfologias dos nossos relevos que so belos e tem uma funo importantssima na regio. uma regio rica biologicamente e uma ecologia estvel que proporciona uma flora diversificada, pois estamos dentro da faixa de transio entre dois biomas, o bioma do Cerrado e o bioma da Mata Atlntica e notamos que as espcies se misturam, por isso observamos essa tenso ecolgica em nossos aspectos. Observo tambm, o que podemos chamar de um milagre geolgico, pois temos sete tipos de guas de caractersticas fsicas e qumicas diferentes numa grande e imensa vrzea onde os lenis freticos no se misturam. Isso DIVINO. Eu vejo So Loureno, um municpio onde se encerra muitos mistrios, natureza, sade, filosofia e como se fosse uma sntese das relaes scias econmicas religiosas, ambiental, cultural e proporcionando um turismo impar, pelo menos o que deveria ser. Basta dizer que So Loureno se localiza num ponto estratgico planetrio, a 23graus latitude sul do trpico de Capricrnio, e sendo por esse motivo e outros fatores que as vibraes magnticas e telricas so mais intensificadas. Por isso que as pessoas que aqui vem, sente esse magnetismo telrico, essa Santa vibrao que emana dessa regio, desse nosso espao. Tenho uma relao bem ntima com esses aspectos de So Loureno. idias? Os projetos so levados em considerao a sustentabilidade do municpio, sustentabilidade turstica ambiental econmica. Sabemos que a base scia econmica do municpio o turismo, pois a sina de nossa estncia hidromineral. Temos o turismo sade, o turismo ecolgico, turismo religioso e o turismo esotrico cultural. Quando se fala em projetos de sustentabilidade, estou falando de potenciais ecolgicos e ambientais que temos aqui Quais so os projetos e

EXPEDIENTE

Diretor Geral: Flvio Augusto de Paula Dutra, Reportagem, Fotos, Redao: Karla Maria de Almeida Barbedo, Departamento administrativo: Flvio Augusto de Paula Dutra, Departamento Comercial: Vera Lucia de Carvalho Dutra, Assessor Jurdico: Leandro Scatolino de Souza. Colaboradores: Vera M. Gannam de Castro, Hilda Pinelli, Simone Gannam L. Ribeiro, Izidoro Sant`Angelo Filho, Frei Felipe Gabriel Alves, Helosa M. D. de Almeida, Filipe Nacle Gannam, Pedro Jorge de Oliveira Netto, Mariana Dutra, Jos Celso Garcia, Prof. Andr, Beto Bacha, Dom Zeca, Mario Henrique Poli de Oliveira.

Para anunciar: Telefax: (35) 3332-8484 Tiragem Semanal: 8000 exemplares

Circulao: So Loureno e Regio Sul de Minas: Lambari, Jesunia, Olimpio Noronha, Carmo de Minas, Dom Vioso, Cristina, Soledade de Minas, Conceio do Rio Verde, Caxambu, Cambuquira, Baependi, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro. Redao e Administrao: Rua Alzira Candal, 100 - So Loureno/MG - CEP 37470-000 Telefax: (35) 3332-8484 - E-mail: sljornal@portalalternativa.com.br Os artigos assinados no representam a opinio do jornal.

4
Uma comitiva formada por membros da segurana, cerimonial e Imprensa do Governo do Estado de Minas Gerais aterrissou no Aeroporto Municipal Comandante Luiz Carlos de Oliveira na manh desta segunda- feira (12/03). O grupo liderado pelo Diretor Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Eugnio Ferraz teve como princpio analisar o local por onde passar o Governador Antnio Anas-

cidades
tasia que presena confirmada na entrega da Comenda das guas que acontecer no prximo dia 25 de maro. Na Praa Joo Lage onde acontecer o evento, Eugnio Ferraz que tambm o Chanceler da medalha, analisou alguns detalhes que devem ser relevantes para a cerimnia que acontecer pelo segundo ano consecutivo. A 14 Cia. Ind. Polcia Militar ficar a cargo da segurana do evento.

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

Comitiva do Governo do Estado visita So Loureno


Visita

BETO BACHA
A VOLTA DA FRMULA 1 A F1 a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. O incio do calendrio para a 63 temporada deste ano ser no dia 18 de maro (neste domingo) no GP da Austrlia, em Melbourne, encerrando as 20 provas do ano no dia 25 de novembro no GP Brasil em Interlagos. Como novidades o retorno do Finlands Kimi Raikkonen na escuderia Lotus (Ex Renaut-Lotus) e tambm expectativa de sucesso para o brasileiro Bruno Senna na Willians, com um novo modelo do carro, o FW34. INDIGNAO Alguns ex jogadores e amantes do basquete de So Loureno esto literalmente cuspindo marimbondo com o descaso em relao tabela hidrulica de basquete da Secretaria de Esportes, adquirida no governo do Prefeito Nega Via, a referida tabela encontra-se no tempo e toda quebrada na Ilha Antnio Dutra. Mandaram uma foto da equipe de basquete de 1990, em que foram campeo Mineiro Infanto Juvenil: Paturi (atual tcnico do basquete feminino), Daniel, Nenzinho, Deuza fininho, Silas e o tcnico Pacelli, agachados esto o Juninho (Dr. Slvio), Coelho, Gustavo Abbud, Augusto (atual tcnico do basquete masculino) e o Betinho Miramar.

Giro Esportivo

Escola em Carmo de Minas recebe recurso para reforma


Recursos
O municpio de Carmo de Minas vai ser beneficiado com recursos para a rea da educao. Foi liberado pelo Governo do Estado o valor de R$ 415.656,00 para obras na Escola Municipal Cel. Cornlio Dias de Castro. A iniciativa contou com o apoio do deputado estadual Agostinho Patrus Filho, atual secretrio de Estado de Turismo. Para Patrus Filho, o investimento possibilita tambm a melhoria do ensino no municpio. Com esses recursos, obras podero ser feitas na escola, trazendo mais conforto e melhores condies de ensino para alunos e professores, relata.

Faculdade Victor Hugo lana novos cursos em 2012


A Faculdade Victor Hugo iniciar novas turmas de MBA , extenso e de Ps-Graduao. Os Professo-

SERVIO AUTNOMO DE GUA E ESGOTO


Prefeitura Municipal de So Loureno
SAAE PUBLICAO DE EXTRATOS DE ADITAMENTO E RATIFICAO DE INEXIGIBILIDADE (Lei n. 8.666/93, com suas posteriores alteraes). Processo: N.038/2012, Inexigibilidade N.001/2012. Contratado: Bamaq S/A Bandeirantes Mquinas e Equipamentos. Amparo Legal: Art. 25, Inciso I, da Lei N.8.666. Ordenador de Despesas: Deusdete dos Santos. Valor total: R$ 20.663,33 (vinte mil, seiscentos e sessenta e trs Reais e trinta e trs centavos). Objeto: Fornecimento de peas originais e prestao de servio para conserto e reviso da retroescavadeira Fiat-Allis FB 80.2. Justificativa: Inexigibilidade de licitao em favor da empresa Bamaq Bandeirantes e Equipamentos S/A, por se tratar de empresa detentora de exclusividade, no estado de Minas Gerais, da prestao de servios de manuteno, assistncia tcnica autorizada, comercializao e fornecimento de peas e acessrios originais da retroescavadeira Fiat-Allis FB 80.2. Data da Ratificao: 29/02/2012. Deusdete dos Santos, Diretor Presidente. 1 Aditamento ao Contrato n. SAAE/SLO-028/2011. Contratante: SAAE de So Loureno-MG. Contratada: GR Ind., Com. e Transp. de Produtos Qumicos Ltda. Modalidade: Prego Eletrnico n. 006/2011. Objeto: acrscimo de quantidade em 25%, sendo mais 2.250 (dois mil, duzentos e cinquenta) Kg de Cloro gs no valor de R$ 6,10 (seis Reais e dez centavos) por Kg perfazendo um total de R$ 13.725,00 (treze mil, setecentos e vinte e cinco Reais) e mais 7.500 (sete mil e quinhentos) litros de cido fluossilcico no valor de R$ 0,333 (zero vrgula trezentos e trinta e trs centavos) perfazendo um total de R$ 2.497,50 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete Reais e cinqenta centavos). Data da assinatura: 05/03/2012. Deusdete dos Santos, Diretor Presidente. 1 Aditamento ao Contrato n. SAAE/SLO-001/2012. Contratante: SAAE de So Loureno-MG. Contratada: Poli & Toledo Comrcio de Combustveis Ltda. Modalidade: Prego Presencial n. 013/2011. Objeto: reajuste de preos. Valor: de R$ 2,54 (dois Reais e cinquenta e quatro centavos) para R$ 2,64 (dois e sessenta e quatro centavos) o preo do litro da gasolina comum e de R$ 1,82 (um Real e oitenta e dois centavos) para R$ 1,92 (um Real e noventa e dois centavos) o preo do litro do leo diesel. Data da assinatura: 08/03/2012. Deusdete dos Santos, Diretor Presidente.

res que lecionam nestes cursos so experientes e gabaritados e justamente por isso a procura tem sido bem grande. Os cursos que sero lanados so: libras (lngua brasileira de sinais), gesto escolar, gesto e anlise ambiental etc.... As informaes esto no site www.victorhugo.edu.br

COMARCA DE SO LOURENO - MG - EDITAL DE PRAA/LEILO- A Dra. Ceclia Natsuko Miahira Goya, MM Juza de Direito da 1 Vara Cvel da Comarca de So Loureno, MG, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem que no dia 20 de marco de 2012, as 13:30 horas, na sede deste Juzo, sito: Praa Duque de Caxias, s/n - Edifcio do Frum o porteiro dos auditrios levar a pblico prego de arrematao, em 1 PRAA o bem penhorado na Ao de Execuo requerida por SAAE - Servio Autnomo de gua e Esgoto em face de HOTIS PRIMUS S/A, processo n 6370751418-6 Do bem constante de: prdio situado na Rua Cel. Jos Justino n 681, centro, nesta cidade, com 9.918,00 m2 de rea construda, com frente para a citada rua e seu terreno situado na quadra 100, com rea de 6.487,00 m2, com formato de L onde se encontra edificado o Hotel Primus. Matricula no CRI de n 3.343. O bem foi avaliado em R$ 6.000.000,00 (seis milhes de reais) na data de 01/02/2012. Preo por quanto sero levados em 1 praa para serem arrematados por quem maior lano oferecer acima da avaliao, sendo a venda feita a dinheiro vista, ou por fiador idneo. No havendo licitante, fica designado o dia 10 de abril de 2012 as 13:30 horas, para a 2 PRAA no mesmo local, ocasio em que o bem poder ser arrematado por valor inferior ao da avaliao, desde que no seja preo vil. E para que chegue ao conhecimento de todos os interessados, e principalmente do executado que fica por este intimado (art. 687, pargrafo 5 do CPC) de todos os termos deste edital, mandei expedir e publicar o presente. Dado e passado nesta cidade e Comarca de So Loureno, aos 02 de marco de 2012. Eu, (Claudia Pereira Campos), Of. de Apoio Judicial, o digitei. Eu, ( Rosemary Aparecida Bittencourt), Diretora da 1 Secretaria o subscrevo. Dra. Ceclia Natsuko Miahira Goya, Juza de Direito da 1 Vara Cvel .

sade

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

DR LUCIANA B. VIEIRA

cidades

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

Ministrio Pblico prope ao civil pblica contra o prefeito Z Neto


O Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais, atravs da 4 Promotoria de Justia de So Loureno, formalizou no ltimo dia 27 de fevereiro de 2012 uma denncia em desfavor da Empresa Vina Equipamentos e Construes Ltda., Municpio de So Loureno (representada pelo Prefeito Municipal), Jorge Marcelino (funcionrio pblico) e Jos Sacido Barcia Neto (Agente Poltico). O Inqurito Civil n 0637.10.000036-2 foi enviado para apreciao da Juza Ceclia Natsuko Miahira Goya da Primeira Vara Civil da Comarca de So Loureno neste ltimo dia 05 de maro de 2012 e versa sobre Improbidade Administrativa. A denncia de supostas irregularidades no contrato com a Empresa Vina Equipamentos e Construes, responsvel pela coleta de lixo, capina e varrio no Municpio de So Loureno foi ajuizada no ano de 2009 pelo Vereador Dr. Abel Goulart Ferreira (PR). A partir da denncia do vereador, os documentos foram enviados pelo Promotor Pannain para serem analisados pelos tcnicos do Ministrio Pblico da capital, que estiveram em So Loureno para verificar em loco o teor das denncias ora apresentadas. O processo que ganhou o nmero0015606-46.2012.8013.0637 contm dois volumes principais com 557 folhas e dois autos suplementares com 611 folhas. O Promotor Dr. Leandro Pannain Rezende concluiu em seus trabalhos que existem irregularidades no pagamento da Prefeitura de So Loureno Empresa Vina. Veja o pedido feito pela promotoria de Justia: Requer o Ministrio Pblico: 1- Que a presente ao seja processada pelo rito da lei 842992, rito mais amplo do que aquele previsto na lei 7.34792... Segue, 4.1- Determinar que o Municpio de So Loureno se abstenha de repassar, mensalmente, Vina Equipamentos e Construes Ltda. a quantia de R$ 37.767,48, referente ao pagamento de um caminho coletor, de um motorista e de quatro ajudantes, que no prestam servios de limpeza Urbana, apesar dos valores respectivos serem pagos. 4.2- Determinar o bloqueio de R$ 637.346,72, referente aos valores pagos indevidamente pelos mesmos servios acima descritos, desde a data do incio do contrato at a data de 18062010, quando apurado o valor. 4.4- Determinar que a municipalidade, terminando o contrato vigente com a Vina, no renove o mesmo, em virtude das irregularidades narradas, e promova nova licitao no prazo de 30 dias, caso no passe a executar os servios contratados; 4.5- Cominao de multa diria pessoal ao Prefeito municipal de So Loureno, Jos Sacido Barcia Neto, de R$ 1.000,00 (um mil reais), e multa diria ao Municpio de So Loureno de R$ 10.000,00(dez mil reais), para o descumprimento dos itens 4.1 a 4.4, acima expostos; 5- Ao final, a inteira procedncia dos pedidos para que: 5.1- Se determine a nulidade do procedimento administrativo Licitatrio n 036610, em que se realizou a Concorrncia Pblica n 0012010, porquanto levado a termo com clusulas restritivas de competitividade, conforme exposto; 5.2- Se determine ao Municpio de So Loureno nova e imediata licitao para a prestao de servios de coleta e disposio de resduos slidos urbanos, no prazo de 30 dias, caso no passe a executar os servios contratados; 5.3- Que a Empresa Vina Equipamentos e Construes seja condenada a devolver aos cofres pblicos os valores recebidos da Municipalidade pelos servios afetos a um caminho coletor e funcionrios que nunca prestaram servios descritos no contrato firmado desde a data do incio dos pagamentos indevidos at a data da efetiva devoluo; 5.4- Que a Empresa Vina Equipamentos e Construes Ltda. seja condenada a devolver aos cofres pblicos os valores excedentes recebidos da Municipalidade, no que se refere a real quantidade de resduos slidos coletados; insero no BDI de adio de servio que j tinha sido considerado no preo de custo, denominada montagem de escritrio; 5.7 Que a Empresa Vina Equipamentos e Construes Ltda. seja condenada a devolver aos cofres pblicos os valores recebidos indevidamente em razo da incluso de itens que no compem o BDI, a saber, o Imposto de Renda e a Contribuio Social, que ali no deveriam constar; 5.10- Que Jos Sacido Barcia Neto, por ter permitido a prtica de licitao irregular e dirigida, por ter autorizado o pagamento de servios no prestados, seja implicado nas sanses previstas no art. 12, III da Lei 8.429 92, por haver infringido o artigo 10 caput, e I e XII, bem como no art. 11, caput do mesmo diploma, para que haja a perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos e pagamento de multa civil de at 100(cem) vezes o valor da remunerao percebida; 5.11- Que Jorge Marcelino, por ter se omitido e no fiscalizado o cumprimento do contrato firmado pela Vina com a Municipalidade de So Loureno, possibilitando o locupletamento ilcito da primeira, seja implicado nas sanes previstas no art. 12, III da Lei 842992, por haver infringido o art. 10 caput e I e XII, bem como o art. 11, caput do mesmo diploma, para que haja a perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos e pagamento de multa civil de at 100(cem) vezes o valor da remunerao percebida pelo agente; 5.12- Que a Vina Equipamentos e Construes Ltda., por no ter prestado servios, muito embora tenha recebido pelos mesmos, e ter participado e se beneficiado do ato mprobo j exposto, seja condenada nas sanes previstas no art. 12, III, da Lei 8.42992- Improbidade Administrativa--, por haver infringido o art. 11 caput, do mesmo diploma, especialmente para que haja o pagamento de multa civil de at 100(cem) vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa Jurdica da qual seja scia majoritria, pelo prazo de trs anos. Nossa reportagem tentou contato com a Empresa Vi-

Denncia

na sem sucesso, o que tambm aconteceu com a nossa tentativa de localizar o Secretrio Jorge Marcelino. No Gabinete do Prefeito fomos informados que o chefe do Executivo est viajando. O vereador Dr. Abel Goulart Ferreira disse a nossa equipe que acha prudente analisar todo o processo novamente para a sim se pronunciar oficialmente. A Assessoria de Comunicao da Prefeitura de So Loureno atravs de sua Coordenadora de Comunicao Social, Sra. Valria Fernandes, divulgou no final da tarde do dia 13/03 (tera feira) a nota a seguir: Nota imprensa: Na tarde desta tera-feira (13), o Municpio recebeu a notificao da ao civil pblica que tramita na 1

Vara Cvel da Comarca de So Loureno. No prazo estipulado, de 72h, se manifestar nos autos sobre as informaes reclamadas e aguardar o pronunciamento judicial para dar seguimento ao processo. Valria Fernandes Coordenadora de Comunicao Social Prefeitura de So Loureno Assim que os acusados foremintimadosparaprestaresclarecimentos sobre a situao, eles tero 72 horas para se manifestarem no processo. Aps a defesa apresentada pelos acusados a Juza Ceclia Natsuko Miahira Goya seguindo todos os trmites legais do processo, ter 30 dias para se pronunciar oficialmente no caso.

cidades

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

Prefeitura Municipal de So Loureno


LICITAO Processo 0120/2012 Prego Eletrnico 0044/2012 Objeto: Aquisio de material de escritrio, caixa de isopor e saco de lixo. Sesso: 30/03/2012 s 16h. Credenciamento: at as 12h do dia 30/03/2012. Apresentao das propostas: at as 13h do dia 30/03/2012. Incio dos lances: s 16h do dia 30/03/2012. Local: www. caixa.gov.br., Processo 0121/2012 Prego Eletrnico 0045/2012 Objeto: Aquisio de impressos.Sesso:12/04/2012 s 14h. Credenciamento: at as 12h do dia 12/04/2012. Apresentao das propostas: at as 13h do dia 12/04/2012. Incio dos lances: s 14h do dia 12/04/2012. Local: www. caixa.gov.br. Processo 0124/2012 PregoEletrnico0046/2012 Objeto: Aquisio de bota blaqueada e capa de chuva. Sesso: 13/04/2012 s 14h. Credenciamento: atas12hdodia13/04/2012. Apresentao das propostas: at as 13h do dia 13/04/2012. Incio dos lances:s14hdodia13/04/2012. Local: www.caixa.gov.br. Processo 0060/2012 Prego Eletrnico 0021/2012 REPUBLICAO - Objeto: Aquisio de material para realizao de mamografia. Sesso:02/04/2012 s 16h. Credenciamento: at as 12h do dia 02/04/2012. Apresentao das propostas: at as 13h do dia 02/04/2012. Incio dos lances: s 16h do dia 02/04/2012. Local: www. caixa.gov.br. Processo 0129/2012 Prego Eletrnico 0047/2012 Objeto: Aquisio de no-breaks. Sesso: 03/04/2012 s 16h. Credenciamento: at as 12h do dia 03/04/2012. Apresentao das propostas: at as 13h do dia 03/04/2012. Incio dos lances: s 16h do dia 03/04/2012. Local: www.caixa.gov.br. Processo 0118/2012 PregoPresencial030/2012 Objeto: Registro de preos para aquisio de material de construo. Credenciamento:s14hdodia 03/04/2012. Sesso Pblica:03/04/2012s14h30min. Processo 0122/2012 PregoPresencial031/2012 Objeto: Registro de preos para contratao de empresaparafornecimentodecoffeebreak.Credenciamento: s 15h do dia 02/04/2012.SessoPblica:02/04/2012s15h30min. Processo 0125/2012 Prego Presencial 032/2012 Objeto: Aquisio de alimentao para atender o evento Sacode a Praa. Credenciamento: s 16h do dia 29/03/2012. Sesso Pblica: 29/03/2012 s 16h30min. Processo 0126/2012 Prego Presencial 033/2012 Objeto: Registro de preos para aquisio de soleiras, peitoris e bancadas. Credenciamento: s 15h do dia 04/04/2012. Sesso Pblica: 04/04/2012 s 15h30min. Processo 0127/2012 Prego Presencial 034/2012 Objeto: Aquisio de materiais para artesanato. Credenciamento: s 15h do dia 09/04/2012. Sesso Pblica: 09/04/2012 s 15h30min. Processo 0130/2012 Prego Presencial 035/2012 Objeto: Contratao de empresa especializada para fornecimento e instalao de transdutor linear. Visita Tcnica dia 29/03/2012 s 14h. Credenciamento: s 15h do dia 03/04/2012. Sesso Pblica: 03/04/2012 s 15h30min. Para todas as referncias de tempo ser observado o horrio oficial de Braslia DF. Editais e informaes complementares na sede da Prefeitura Municipal, no setor de Licitaes, ou no site www.saolourenco. mg.gov.br Juliana Rangel de Oliveira Assis Pregoeira Oficial

8
Aconteceu neste domingo (11/03) na Cantina Bertollacini no centro da cidade, a reunio que decidiu a nova formao da diretoria do Aeroclube de So Loureno. Vrias pessoas ligadas de forma direta ou indireta ao aeroporto da cidade compareceram e discutiram sobre vrios assuntos e ajustes que sero feitos a partir de agora coma nova formao da mesa diretora. Veja como ficou composta a nova diretoria: Presidente- Beto (Posto So Joo) Vice Presidente- Sr. Marclio 1 Tesoureiro- Beto Dutra 2 Tesoureiro- Mrcio Santiago Diretor de AeromodelismoCarlos Alberto Diretor de ParapentismoRodrigo Souza Silva

cidades

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

Aeroclube de So Loureno elege nova diretoria


Diretoria

JOSE CELSO GARCIA


A Certeza do Bandido
O bandido no tem duvidas. S certezas. A cincia trs dvidas na busca pela certeza. Um dos meus sonhos dotar So Loureno de um centro de cincias. O ideal seria que cada escola tivesse seu laboratrio bem equipado mostrando ao estudante, ao jovem, criana, que nosso mundo vai muito alm do que fazem crer nossos sentidos. Nessa impossibilidade contempornea pelo espao disponvel, pelo pessoal qualificado, pelo recurso escasso (?), um centro que pudesse agrupar um laboratrio bem equipado e acessvel a todos estudantes dos diversos nveis e mesmo - porque no? a toda a populao, iria ajudar bastante. Que todos pudessem, ao menos uma vez na vida, ter contato com a ocular de um microscpio ou de uma luneta, e descobrir o infinitamente pequeno e o infinitamente grande escondidos do nosso olhar. Ter contato com equipamentos que permitissem saber que existem sons imperceptveis para os nossos ouvidos. Que todos pudessem misturar num tubo de ensaio duas substncias e obter uma terceira totalmente diferente. Que fizessem compreender os fenmenos fsicos e a matemtica gestora disto tudo. Quando nosso universo restrito apenas ao que nos informam nossos sentidos julgamos sermos dotados de todo o conhecimento necessrio para viver. Muitos buscam apenas na religio as certezas que nos ajudem a compreender as contradies da existncia, respostas para os fenmenos da vida e da morte, e se deixam emprenhar por discursos nem sempre bem intencionados. E quando essas certezas no respondem s nossas necessidades cotidianas, s contradies do que nos informam os nossos sentidos, nos perdemos. E dentre os efeitos colaterais a violncia , talvez, o mais presente na histria. Passamos a agredir o mundo, a sociedade, a natureza, por no compreend-los. Reduzimos todos os valores busca da riqueza a todo o custo como garantia de sobrevivncia. E atinge o empresrio que destroi o meio ambiente, o servidor que se corrompe, o profissional que engana, o jovem que rouba ou mata por uma pedra de crack. Cincia e religio no so necessariamente antagnicas. O fogo da inquisio que consumiu o corpo do frade dominicano Giordano Bruno, a proibio das ideias do cnego Nicolau Coprnico, as desculpas de Joo Paulo II condenao do cientista Galileu, absolvendo-o quatrocentos e tantos anos depois, so alguns dos mais ilustrativos exemplos de quando estas divergncias ganham as cores do fundamentalismo. Ou, recentemente, com a descoberta do vrus Ebola, povos africanos rejeitaram a vacinao porque os agentes de sade usavam roupas brancas, cor que na crena deles simbolizava o mal. Os cientistas passaram a usar aventais azuis... E a falta da dvida trazida pelo conhecimento - quanto mais se sabe mais se descobre que no se sabe - quando atinge o homem pblico, prefeitos e vereadores, so fatais para o exerccio dos mandatos. Passa a ser a origem da arrogncia, do autoritarismo, da falta de compromisso com a cidade. Um laboratrio de cincias aliado a um instituto de conhecimentos sociais ento, seria a glria, porque alm de sabermos em que espao est o nosso nariz ainda nos permitiria localiz-lo no tempo. Saberamos tambm como chegamos at aqui, quais as diferenas culturais dos diversos povos - importante nesta poca de globalizao - e, se possvel, evitar os erros dos antepassados e valorizar suas virtudes. Uma pessoa com estes conhecimentos corriqueiros e dvidas intrigantes certamente no elegeria a violncia como forma de vida.

Diretor de BalonismoFlamarion Barreto Diretor de Aeronaves experimentais- Nelson Srgio da Costa

Diretor de Instruo- Luiz Eduardo Nascimento Diretor de Material- Henrique Jeferson DiretorSocial-DanielRodrigues

Comisso de JustiaDr. Ronaldo ribas da Cruz A reunio foi presidida pelo Coronel da Aeronutica Luiz Carlos Eliseu.

Tiro de Guerra inicia suas atividades no ano de 2012


As atividades do Tiro de Guerra de So Loureno tiveram incio no ltimo sbado (10/03) com uma solenidade bastante concorrida. Os novos atiradores da classe de 1994 foram apresentados para toda a sociedade sob o comando do recm chegado subtenente Ferreira que estava anteriormente prestando servios no Rio Grande do Sul. Esteve na solenidade o Ten. Coronel Valrio da Polcia Militar, Luiz Carlos ElizeuCoronel da Aeronutica, 2 Tenente Benedito Jos da Silva, 1 Tenente Marques, Tenente Riquelme- Corpo de Bombeiros, Sr. Jair Pereira de Carvalho- representante do Rotary Clube, Sr. Marco Antnio Arantes- representando o prefeito, Sra. Vera Vaz de Mello- Coordenadora do Parque das guas entre outros, e como no

Atiradores

poderia deixar de estar presente, a Sra. Zeni Dutra, filha do fundador do Tiro de Guerra em So Loureno Sr. Joaquim Dutra.

Em uma conversa informal com a nossa reportagem o Subtenente Ferreira nos confidenciou que j est apaixonado por So

Loureno e que espera fazer um bom trabalho por aqui. S nos resta desejarlhe boa sorte nesta nova empreitada.

EDITAL DE NOTIFICAO
Ref.: Inscrio de Dvida Ativa SAAE Ficam notificados todos os devedores inadimplentes do SAAE Servio Autnomo de gua e Esgoto de So Loureno, que os dbitos pendentes at o exerccio de 2008 inclusive, foram inscritos em Dvida Ativa. Os dbitos so decorrentes do no pagamento de tarifas dos servios de gua e esgoto sanitrio e cobrana de extenses de redes e ramais de gua e esgoto, nos termos da Lei Municipal 2.969/10, do Cdigo Tributrio Municipal, do Cdigo Tributrio Nacional, e da Lei Federal 6.830/80. Notifica ainda que, no prazo de 30 (trinta) dias contar da data desta publicao, os referidos dbitos sero encaminhados para a cobrana judicial, conforme determina a legislao pertinente. A relao contendo todos os crditos no tributrios, inscritos em dvida ativa a que se refere o presente edital, ficar afixada no SAAE/SL, pelo perodo de 30 dias, a iniciar-se no dia da publicao. So Loureno, 15 de maro de 2012. Jos Salatiel Resende Diretor Administrativo Financeiro Cdigos das ligaes

Cartrio de Reg. Civil e Notas da Comarca de So Loureno


Tabelio: Cecil Domingos J.Pvoa

- Pretendem se casar:

MAGNO FELIPE DA SILVA, natural desta Cidade, nascido em 26-06-86, auxiliar de produo, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Natal Gonalves da Silva e de Francisca Isabel Lima da Silva e ELIZANGELA PAULA, natural de Jesunia-MG, nascida em 04-09-80, domstica, solteira, residente nesta Cidade, filha de Maria de Lourdes. SELMO DE ARAUJO DOMINGOS, natural desta Cidade, nascido em 23-08-79, servios gerais, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Jonas Martins Domingos e de Maria Jucelia de Arajo Domingos e JOANY COSTA ROCHA, natural desta Cidade, nascida em 17-12-85, agente de endemias, solteira, residente nesta Cidade, filha de Jonas Rocha e de ngela Maria Costa Rocha. FABRICIO DOS SANTOS, natural desta Cidade, nascido em 27-02-91, prottico, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Mauro Manoel dos Santos e de Maria Luiza dos Santos e SAMANTHA LUIZA DOS SANTOS, natural desta Cidade, nascida em 11-06-92, atendente, solteira, residente nesta Cidade, filha de Jos Domicio da Silva e de Francisca Isabel da Silva. WILLIS DALTON NOGUEIRA MAGALHES, natural desta Cidade, nascido em 04-04-83, pedreiro, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Antnio Cesar Magalhes e de Ana Maria Nogueira e LUDIMILA APARECIDA DOS SANTOS, natural desta Cidade, nascida em 28-11-92, do lar, solteira, residente nesta Cidade, filha de Maria de Lourdes dos Santos. ASTROGILDO BARROS LEMOS, natural do Rio de Janeiro-RJ, nascido em 01-04-84, costureiro, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Astrogildo Lemos e de Efignia Barros e SORAIA CRISTINA DOS SANTOS, natural desta Cidade, nascida em 22-03-90, vendedora, solteira, residente nesta Cidade, filha de Dorival dos Santos e de Rosa Cristina da Silva. JOSE CARLOS MADURO DE CASTRO, natural desta Cidade, nascido em 17-04-74, mdico, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Jose Carlos Pereira de Castro e de Lea Maduro de Castro e RENATA ALESSANDRA PEREIRA, natural desta Cidade, nascida em 26-04-77, do lar, solteira, residente nesta Cidade, filha de Luiz Antnio Pereira e de Leila Aparecida Simes Pereira. GERALDO CLAUDIO DE ARAUJO, natural desta Cidade, nascido em 13-11-72, motorista, divorciado, residente nesta Cidade, filho de Otavio Nicola de Araujo e de Maria de Lourdes Vieira de Araujo e ROSELI DE ANDRADE, natural de Carmo de Minas-MG , nascida em 0506-74, auxiliar de creche, solteira, residente nesta Cidade, filha de Jose de Andrade Filho e de Ana Luiza de Andrade. LUIZ GUSTAVO PROENA DE REZENDE, natural do Rio de Janeiro-RJ, nascido em 11-10-80, advogado, divorciado, residente nesta Cidade, filho de Orlando da Consolao Vieira de Rezende e de Mara Regina Proena de Rezende e ANA TEREZ\A CORREA RAFFOUL, natural de Itajuba-MG, nascida em 26-06-80, mdica, solteira, residente nesta Cidade, filha de Antoine Raffoul e de Maria de Lourdes Correa Raffoul. LEONARDO HALFELD MAIA, natural desta Cidade, nascido em 20-10-90, consultor imobilirio, solteiro, residente nesta Cidade, filho de Dewel da Silva Maia e de Esmeralda Accia Halfeld Maia e CINTIA DE OLIVEIRA RODRIGUES, natural desta Cidade, nascida em 08-06-84, pedagoga, solteira, residente nesta Cidade, filha de Lasaro Mendes Rodrigues e de Terezinha de Jesus Oliveira Rodrigues.

meio ambiente

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

10

magazine

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

DOM ZECA
Homenagem

Adeus
A cidade de So Loureno, recebeu com pesar na manh do dia 12 pp., a triste noticia do falecimento de Francisca Pereira Campos. Linda, meiga, um doce de mulher. Mais uma pgina de nossa histria fica triste e vazia. Francisca, esposa do saudoso Antnio Alves Campos, com quem casou-se em 31 de julho de 1941, e desta unio vieram seus filhos: Maria Lcia, Adilson, Antnio Carlos (falecido) e Rosemar (falecida). Francisca, trabalhou mais de cinco dcadas no Balnerio do Parque das guas, prestava servios no salo da Parquia de So Loureno, em suas festas religiosas. Durante anos participou do Ciclo de Formao Crist, auxiliava na Creche SOS com trabalhos de artesanato, e frequentou por alguns anos o Grupo So Loureno de Orao. Um ser humano, que muito amou e foi amada, sempre acolhia os pobres para uma ajuda ou at mesmo uma palavra de conforto. Minha amizade com D. Francisca, vem a mais de duas dcadas, e onde a encontrava, j sentia seu lindo e gostoso sorriso. Perdemos um grande nome, uma mulher de respeito e de grande prestigio, mais Deus, nosso Pai, ganhou um lindo anjo, que hoje descansa em Seus braos. Nossos sentimentos a todos os familiares, em especial a seus filhos Maria Lcia e Adilson, noras, netos. Lamentamos a perda desta grande alma. Que Deus d a ela a recompensa por tudo que fez pelos seus e pela cidade.

Ahenriqueslou@hotmail.com notcia ...

Irresistvel mundo da beleza

DBORA CENTI

Ol, chicosa!
A dica desta semana ser uma maquiagem verde que voc ir amar! A melhor forma de aprender a fazer uma maquiagem atravs do curso de automaquiagem. O conceito dos cursos de automaquiagem est diretamente ligado proposta de surpreender e aumentar a autoestima das alunas. As aulas de automaquiagem so o complemento desse desafio e a oportunidade que voc sempre quis para descobrir os segredinhos de um look incrvel e, o melhor, fazendo voc mesma. Assim d para voc arrasar sempre em ocasies especiais, em um convite inesperado ou se sentir mais bonita todos os dias. No passo-a-passo desta semana usaremos dois tons lindos e modernos e com o toque especial dos clios postios. Aplique uma sombra verde em toda a plpebra mvel com a ajuda de um pincel. Faa um V deitado (>) no canto externo do olho. Use uma sombra preta ou grafite. Passe uma sombra verde clarinhoparailuminarocantointernodoolho. Com um lpis preto, faa um trao delineando o olho na linhaacima dos clios e esfume.

A VOC, FERNANDO MATTOS Tum tum... Tum tum... Tum tum.... 16 de maro, hoje faz um ano que no escuto mais esta batida no corao de uma pessoa to importante na minha vida. Fernando, quanta saudade!!! Quando voc nasceu foi uma festa naquele lar abenoado que tivemos. Nossa me no cabia de tanta felicidade e nosso pai ento, todo orgulhoso dizia: este ser um vascano com certeza, e assim foi. Voc no era um vascano qualquer, era um apaixonado, um torcedor de corao e alma. Sofria s vezes, verdade, mas voc nunca desanimou, sempre dizendo que as alegrias a serem computadas acabavam valendo mais no final. Como pai voc foi exemplar. Todos que viam podiam perceber o seu amor por aquelas crianas, seu cuidado, seu carinho, sua dedicao. Havia muito brilho em seus olhos para falar da Fernanda, da Fabiany, do Juninho, da Isabela e do Giovanni. Como amigo voc era impar, sabia escutar a todos sem distino. Sua alegria era contagiante, fazia qualquer problema virar soluo. Com aquele sorriso fcil resolvia os problemas e olha que eles no eram poucos. Como trabalhador voc foi incansvel. No havia tempo ruim, principalmente quando o assunto era taxi. L passageiros viravam amigos de infncia, no tinha como no se encantar com voc. Como irmo, ahhhh!!! Voc como irmo foi meu grande amigo, meu confidente, meu anjo da guarda, meu cho. Te perder foi como arrancar um pedao de mim... Como viver sem voc por perto? Me acostumei com seu abrao, com sua presena, com sua luz. Mas entendi que a vida continua, voc como ningum nos mostrou isso. J tentei varias vezes homenage-lo, mas no imaginava que colocar sentimentos no papel fosse to difcil. Queria lhe dizer meu irmo, que te amo e vou te amar sempre. Muito obrigada por ter feito parte da minha vida, ser sua irm foi uma das maiores honras que tive. Sinto sua presena constantemente na minha vida... Obrigada meu irmo por tudo! Obrigada por to belas lembranas suas, pois s uma pessoa to linda de alma como voc poderia deixar tantas marcas. Saudades eternas, De sua irm que sempre vai te amar, El Mattos

Homenagem
A Professora Leila Rubinsztajn Direzenchi, Diretora Pedaggica da Faculdade Victor Hugo, foi homenageada pela Cmara da Mulher de So Loureno, dia 08 pp., Dia Internacional da Mulher. Parabns pela merecida homenagem. Com a ajuda de uma pina, faa a aplicao dos clios postios.

I.M.P.E.R.D..V.E.L. DIA 31/03/2012 CURSO DE AUTOMAQUIAGEM CONTATO: 8853-5251

Aniversrio
No poderamos deixar passar em branco, o niver de nosso querido amigo Paulo Gilson, o popular Chopinho, no final de fevereiro. Desculpe pelo atraso, mais sempre tempo de celebrar o dom da vida. Felicidades e milhes de abraos!!!! Comemorando mais um niver no prximo dia 20, nosso grande amigo Dr. Albino Portela, para quem enviamos milhes de felcidades. Parabns e que Deus te abenoe sempre!!!

Aniversrio

O Maestro do Grupo Vozes da Cela, Jos Henrique Martins, foi convidado pelo Superintendente de Atendimento ao Preso da Suapi, Dr. Helil Bruzanelli, para coordenar e dirigir o Festival Estadual da Cano Penitenciria, que acontecer em novembro na cidade de Belo Horizonte. Reeducandos de Presidios e Penitencirias do Estado, participam anualmente do evento, que era organizado pelo ex delegado Dr. Jos Estadeu Costa, falecido ano passado.

Festival

Aniversrio 15 anos
A simptica garota Giovanna, filha de Fran e Afonso Feruz, completando dia 14 pp., quinze anos de idade. Desejamos milhes de felicidades, e rogamos a Deus, as mais preciosas benos para sua vida. Nossos votos de felicidades, a nossa querida amiga Maria Helena Guilhermino, que no ltimo dia 10, comemorou seus 80 anos de vida, com uma linda Missa de Ao de Graas na Igreja Matriz, no faltando o bolo, que foi servido no Salo Paroquial. Mais uma vez, parabns com as mais copiosas benos de Deus.

cidades
O Projeto Ara Aka desenvolvido por uma srie de voluntrios no bairro Carioca mais precisamente no Canto, vem fazendo muito sucesso e acabou virando uma associao. Os projetos desenvolvidos por l so muito bem elaborados e levam educao, lazer e alimentao para as crianas que passaram a freqentar o local. Recentemente uma parceria feita com a Fundao Nestl, dentro do Projeto Nutrir que trabalha o tema alimentao saudvel tambm foi implantado ao projeto, as refeies servidas para as

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

11

Projeto Ara Aka um grande sucesso! Saae comea obra para desviar
Sucesso

esgoto do lago do Solar


Limpeza

crianas so feitas com legumes, hortalias e sobremesas somente a base de frutas. A associao fica

aberta para visitao, anote a o endereo: Rua Comendador Silva Simes n 477- Bairro Carioca.

Reeducandos do presdio fazem a limpeza da praa do bairro Vale dos Pinheiros


Capina

Aps ter virado notcia pela segunda vez em nosso semanrio, cerca de quinze reeducandos do presdio foram designados pe-

la Prefeitura de So Loureno a fazer a limpeza e a capina na Praa do Bairro Vale dos Pinheiros, ainda falta a limpeza do lago

e a recuperao das caladas, mas tudo sinaliza para que em breve a revitalizao do local esteja concluda.

O Servio Autnomo de gua e Esgoto (Saae) iniciou a obra para desviar o esgoto jogado no lago do Solar dos Lagos. Nesta segunda-feira (12), uma equipe comeou o trabalho que levar o esgoto para uma galeria que passa pela rua Pedro Arantes (continuao da avenida Comendador Costa), do outro lado da rodovia. A poluio no lago provocava o crescimento de aguaps e, consequentemente, o assoreamento do lago e do crrego que o abastece. Com a localizao da sada do esgoto foi possvel fazer o desvio at a galeria. A obra do Saae complementa a que est

sendo feita pela Secretaria de Infraestrutura Urbana. Alm da capina das margens, feita por funcionrios do Horto, uma escavadeira est desassoreando o lago. Com o corte, os aguaps

soltaram uma seiva que deixa a gua avermelhada, mas no causa nenhum dano ambiental. A colorao vai desaparecer na medida em que a gua que chega agora em maior volume ao lago for renovada.

Edital
A Comisso Executiva do Partido dos Trabalhadores de So Loureno comunica aos filiados atravs deste edital que apresentem proposta de apoio a candidatos de outros partidos para as Eleies de Outubro de 2012, entre o perodo de 19/03/2012 a 26/03/2012. Tais propostas podero ser entregues a qualquer membro da comisso executiva do Partido dos Trabalhadores de So Loureno, para que seja comunicado ao diretrio estadual em tempo hbil. Sem mais. Atenciosamente, Saudaes petistas. Executiva do Partido dos Trabalhadores de So Loureno - MG

12

www.saolourencojornal.com.br
DOMINGO, 18 DE MARO DE 2012

Vous aimerez peut-être aussi