Vous êtes sur la page 1sur 71

Prsia e Mdia

Professora: DINORH RUBIM


Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prsia Antiga

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

CARACTERSTICAS GERAIS
- A Prsia est situada entre a Mesopotmia, o Golfo Prsico e o Oceano ndico, a ndia, na sia Central. Seu clima seco e quente. Quase no chove ali. O solo rido, com pequenas faixas frteis nos vales, onde se formam osis.

- Situao Geogrfica atual: IR sia Central.

Prof. Dinorh Rubim

Os povos medos e os persas , habitantes do planalto iraniano, pertenciam ao grupo dos indo-europeus que viviam nas estepes orientais do Mar Cspio e denominavam-se rios, que quer dizer nobres.

Os medos (povos) estabeleceram-se na parte setentrional dos Montes Zagros, prximos da Assria , por volta do sculo IX a.C. . Eram altos, bons cavaleiros, valentes. Dedicavam-se agricultura e ao pastoreio. Trabalhavam o cobre, o bronze e o ouro.

Prof. Dinorh Rubim

HISTRIA POLTICA
No sculo VIII a.C. os assrios, no apogeu do seu militarismo, dominaram os medos. As tribos, distintas e vencidas, uniram-se na luta contra o invasor. No sculo seguinte estavam formando o Reino Medo, com a capital em Rebtana.
Prof. Dinorh Rubim

REINO DA MDIA
REIS - Segundo a tradio, Djoces foi o primeiro rei medo . Cixares (625 a 585 a.C.), com um exercito bem armado e disciplinado, imps o seu domnio aos persas e tentou aniquilar o poderio assrio. Auxiliado pelos caldeus e pelos citas, apoderou-se de Nnive, destruindo o Imprio Sargnida. Astages (585 a 548 a.C.) continuou a poltica expansionista do seu pai Cixares. Foi destronado por Ciro.
Prof. Dinorh Rubim

IMPRIO PERSA

CIRO o grande (560 a 529 a.C.), segundo a


tradio, foi o fundador do Imprio Persa. Sob sua liderana, ocorreu a unificao entre os MEDOS e PERSAS, no sculo VI a.C. Ciro, era neto de Astages e filho da princesa Mandane, casada com Combises, prncipe persa. Educado por pastores, tornou-se posteriormente guerreiro.
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

CIRO
-Notvel administrador, recebeu o ttulo de "rei do mundo" ; - Fundou Pasrgada; - Estabeleceu um sistema de correios; -Tratou bem os vencidos, respeitando sua religio e seus costumes.

Prof. Dinorh Rubim

CIRO - Suas conquistas militares mais


notveis foram: - Reino da Mdia
- Reino da Ldia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso, nomeado seu conselheiro; - Babilnia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilnicos, que lhe abriram as portas da cidade. Os cativos foram libertados; -Cidades Gregas do litoral do Mar Egeu. -Ciro morreu em 529 a.C. combatendo os massagetas, nmades da sia Central.
Prof. Dinorh Rubim

"Eu sou Ciro, aquele que conquistou para os persas este imprio; no me invejes, portanto, este pouco de terra que cobre meu corpo." Autor: Ciro, o Grande Trecho do epitfio do tmulo de Ciro (590 a.C.)

Prof. Dinorh Rubim

Tmulo de Ciro, o Grande, rei da prsia que expandiu incrivelmente as fronteiras do imprio. Seu sepulcro foi visitado por Alexandre o Grande, e esta inscrio lhe impressionou profundamente. No importa quo "grande" voc seja, o destino final sempre o mesmo! O epitfio completo : "Oh, homem, quem quer que sejas, e de onde quer que tenhas vindo, pois eu sei que virs, eu sou Ciro, aquele que conquistou para os persas este imprio; no me invejes, portanto, este pouco de Prof. Dinorh terra que cobre meu corpo." Rubim

CAMBISES - era filho de Ciro auxiliado pelos fencios, cipriotas e semianos, conquistou o Egito, em 525 a.C. na batalha da Pelusa. Saqueou tmulos, surrou a mmia de um fara e matou o Boi pis. Tentou conquistar a Etipia cujas riquezas eram lendrias .

Cambises morreu em 523 a.C. a caminho da Mdia em circunstncia misteriosas.


Prof. Dinorh Rubim

Dario I, o Grande (521 a


485 a.C.), filho de Histaspes, conselheiro de Ciro, foi notvel administrador e guerreiro. Venceu a Trcia e a Macednia. Formou uma satrapia na regio ocidental do Rio Indo. Combateu os gregos na primeira guerra mdia. Realizou grandes obras administrativas, entre as quais:
Prof. Dinorh Rubim

DARIO I:
- Pacificou e reorganizou o Imprio, Dividindo-o em SATRPIAS (provncias) para facilitar a administrao; - Cunhou moedas de ouro (Drico);

- Construiu estradas que ligavam as satrpias s cidades onde residia o soberano. A "estrada real" entre Sardes e Susa tinha cerca de 2500 km; - Aperfeioou o sistema de correios.
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

A DIVISO EM SATRPIAS

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

DRIO I

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

A Inscrio de Behistun, talhada em uma falsia, fornece o mesmo texto em trs lnguas, contando a histria das conquistas do Rei Dario I. ilustrada com imagens em tamanho real de Dario com outras figuras.

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

CIRO, CAMBISES e DARIO, ampliaram o domnio dos persas, construindo o maior imprio da Antiguidade. Dominaram: Lbia, Fencia, Sria, Palestina, Egito, Mesopotmia
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

XERXES (na bblia esse rei


chamado de Assuero) herdou o trono por designao do pai, apesar de no ser o primognito. Continuou a guerra contra os gregos, conhecida como Guerras Mdicas, como forma de vingana, pois seu pai havia perdido a Batalha de Maratona em 490 a.C..
Xerxes casou-se com a judia ESTER, fato citado no Livro Sagrado dos Hebreus.

Prof. Dinorh Rubim

Precedido por: Dario I

Imperador Persa 486 a.C. 466 a.C.

Sucedido por: Artaxerxes I

Prof. Dinorh Rubim

Palcio de XERXES, em Perspolis.

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

XERXES venceu a Batalha de Termpilas, contra os Lenidas, lder dos 300 de Esparta.

Prof. Dinorh Rubim

Xerxes saqueou a tica e, ao tomar Atenas, arrasou os santurios da Acrpole. Mas sua frota foi destruda em Salamina, em consequncia dos graves erros tticos que cometeu, retornando Prsia, onde mais tarde morreria assassinado. Ele nunca chegou a se recuperar dessa derrota e em seguida abandonou as ambies militares.

Prof. Dinorh Rubim

ORGANIZAO POLTICA
O governo Prsico era estruturado na monarquia at o surgimento de Dario I. Com os seus sucessores o poder real decaiu, passando o monarca a dividi-lo como os nobres. Rei Persa - era chamado "rei dos reis" , residia alternadamente em Ecbtana, Susa, Pasrgada e Perspolis. Sua corte era deslumbrante.
Prof. Dinorh Rubim

Strapas (protetor da terra/pas): eram os governadores das satrpias (Provncias), eram representantes do rei com poderes para recrutar soldados, praticar justia, cobrar impostos e realizar obras pblicas.

Prof. Dinorh Rubim

O general - comandava as tropas de ocupao e seu poder contrabalanava com o do strapa. Secretrio Real - era o delegado pessoal do rei junto ao strapa. Viso do Rei - eram inspetores reais, que fiscalizavam as satrapias.
Prof. Dinorh Rubim

ORGANIZAO SOCIAL
Os nobres eram privilegiados, donos de vasta propriedades, exerciam grande influncia na direo dos negcios polticos e sobre os camponeses. Os sacerdotes eram chamados de magos, tinham grande influncia social, no s pela funo que desempenhavam mas tambm pelas suas riquezas e sabedoria.
Prof. Dinorh Rubim

Os camponeses eram fortes , rsticos, constituam a maioria da populao. Viviam simplesmente como agricultores ou nmades nas plancies e montes da meseta do Ir.
Prof. Dinorh Rubim

RELIGIO MASDESMO:
Organizado por Zoroastro ou Zaratustra. Com excelentes normas de moral, tem seus fundamentos fixados no "Avesta" livro sagrado. Admite a existncia de duas divindades independentes, hostis e opostas: ORMUZ-MAZDA e ARIM.
Prof. Dinorh Rubim

Ormuz-Mazda ou Ahura-Mazda:
criador de tudo que bom na terra:
O direito, a justia, a felicidade dos homens, o sol, a gua, as rvores, os animais domsticos, os pssaros, porque vivem na luz, e o gato, que anuncia o dia. Concedia favores aos que : no mentissem, no contrassem dividas, no concebessem maus pensamentos, cultivassem a terra, fossem chefes de famlia.
Prof. Dinorh Rubim

ARIM - Fonte de todo o mal:


escurido, doenas, vcios, crimes, misria, secas, serpentes, parasitas, aves de rapina.
Na luta entre o bem e o mal o esprito do Bem, auxiliado pelos "gnios benficos, devia sustentar luta contra o esprito do Mal, ajudado pelos "demnios infernais". Esta luta terminaria com a vitria de Ormuz-Mazda.
Prof. Dinorh Rubim

As caractersticas do MASDESMO so: - Dualismo (bem x mal); - tica; - Crena na imortalidade da alma, na vinda de um messias, na ressurreio dos mortos, no juzo final; - Condenao da cobia, calnia, usura, ascetismo, jejum;

Prof. Dinorh Rubim

ZOROASTRISMO - Divindades no representadas em escultura; - Inexistncia de templos.


NEGAVAM: a magia, o politesmo e os sacrifcios de sangue.
Essa dualidade rgida entre o bem e o mal influenciou grandemente o cristianismo, o judasmo e futuramente, o islamismo de Maom.

Prof. Dinorh Rubim

ECONOMIA
A agricultura ocupou o primeiro lugar entre as atividades econmicas dos persas. Cultivaram grandes variedades de frutos, cereais e flores. Na industria, fabricavam tecidos de luxo, jias, armas, mosaicos esmaltados, mveis finos. DRICO 1 moeda internacional.
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

O comrcio persa estendeu-se por terra at a Fencia, Egito e ndia.


Por mar, pelo Golfo Prsico e mares da ndia, reduzindo-se as operaes ao intercmbio com produtos naturais e manufaturados.

Prof. Dinorh Rubim

TRANSPORTES E COMUNICAES
Os persas construam importantes vias de transporte entre as cidades mais populosas do Imprio. Aproximadamente, a cada 20 quilmetros havia estaes de descanso com hospedaria e cocheira. Os mensageiros do rei trocavam de cavalo a cada estao, de maneira que podiam cobrir longas distncias rapidamente. Eles conseguiam levar uma mensagem da cidade de Susa a Sardes em menos de duas semanas, perfazendo uma distncia de 2.400 quilmetros.
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

ARTES
Nas artes os persas no foram originais. Receberam influncia dos assrios, dos hititas, dos babilnios e dos egpcios. A arquitetura foi a mais importante arte dos persas. Construram palcios. As principais construes foram os esplendorosos palcios de SUSA e PERSPOLIS.
Prof. Dinorh Rubim

1. Palcios de Ciro, em Pasrgada; 2. Palcio de Dario, em Perspolis.


Os Persas tambm foram timos escultores - as esttuas de touros alados dos persas lembraram as da Assria.
Prof. Dinorh Rubim

Runas de Perspolis

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Runas de Perspolis

Prof. Dinorh Rubim

Runas de Perspolis

Perspolis
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Perspolis

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Perspolis

Prof. Dinorh Rubim

Perspolis

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

CINCIAS E AS LETRAS
Os persas no foram bons em cincias. A literatura era pobre e de carter religioso. Deixaram apenas algumas inscries lacnicas. A escrita - receberam a escrita cuneiforme dos sumerianos e adaptaram-na sua prpria lngua.
Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

Prof. Dinorh Rubim

DECADNCIA
A decadncia ocorreu em virtude das: - Guerras contnuas; - Grande extenso do Imprio; - A incapacidade dos sucessores de Dario I; - Intrigas palacianas.

No reinado de Dario III (336 a 330 a.C.) , o imprio Persa caiu sob o domnio de Alexandre Magno, rei macednio.
Prof. Dinorh Rubim

LEGADOS
- Forma desptica de governo;

- E uma religio mais coerente e de bons valores moral.

Prof. Dinorh Rubim

Vous aimerez peut-être aussi