Vous êtes sur la page 1sur 4

O que HIV e AIDS?

HIV a abreviao usada para o vrus humano da imunodeficincia. HIV o vrus que causa AIDS (sndrome da imunodeficincia adquirida), uma doena mortal.

HIV ataca o sistema imunolgico do corpo. Normalmente, o sistema imunolgico produz clulas de sangue e anticorpos que atacam vrus e bactrias. As clulas que atacam a infeco so chamadas linfcitos T. Meses ou anos aps a pessoa ser infectada com HIV, o vrus destri os linfcitos T. Quando as clulas T so destrudas, o sistema imunolgico no pode defender por muito tempo o corpo contra doenas e tumores. Vrias infeces chamadas de infeces oportunistas se desenvolvem. Elas so chamadas desta maneira porque tiram proveito do da fraqueza do sistema imunolgico. Estas infeces normalmente no causariam problemas graves ou fatais. No entanto, devido AIDS, estas infeces eventualmente causam a morte porque o corpo no consegue defender-se, e acaba por ser atacado por infeces oportunistas e/ou por tumores. Como isto ocorre? O vrus da AIDS no se espalha pelo ar, pela comida, ou por contato social casual como um aperto de mo ou abrao. transmitido somente por contato direto e/ou troca de sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada com os de outra pessoa. Esta mistura pode ocorrer: - durante atividade sexual sem proteo - ao dividir agulhas - atravs de me infectada com HIV - transfuso de sangue Os seguintes grupos tem um alto risco de infeco do HIV e possivelmente podem desenvolver AIDS: - homens homossexuais ativos - homens bissexuais e seus parceiros - usurios de drogas intravenosas e seus parceiros sexuais - pessoas que dividem agulhas(para uso de drogas, tatuagens, ou aplicao de piercing) - heterossexuais com mais de um parceiro sexual - pessoas que receberam transfuses de sangue ou produtos de sangue, especialmente aqueles que receberam transfuses de emergncia de sangue no examinado e pessoas que receberam transfuses em pases onde o sangue no rigorosamente examinado. - pessoas que tem relao sexual com imigrantes de reas com muitos casos de AIDS (como Haiti e frica Central) - pessoas que tiveram relaes com parceiros infectados com HIV - bebs que nasceram de mes infectadas com HIV Quais so os sintomas? Os sintomas da infeco por HIV (AIDS) so normalmente sintomas de doenas que atacam o corpo por causa do enfraquecimento do sistema imunolgico: - febre que dura de dias a um ms, sem nenhuma outra doena presente e sem outra causa aparente - perodos prolongados de calafrios e suores - fadiga crnica e interminvel - perda de peso e apetite, especialmente perda de mais de 10% do peso corporal, sem nenhuma doena ou condio presente - dor crnica dos msculos e juntas sem nenhuma razo

- dor de garganta persistente sem explicao - inchao dos ndulos linfticos prolongado e sem explicao - diarria, especialmente se durar mais que um ms e sem nenhuma outra doena presente - infeces reincidentes, graves de fermentao na boca ou vagina mesmo com tratamento apropriado - herpes que duram mais que 4 semanas As doenas oportunistas que mais freqentemente atacam algum com AIDS incluem SARCOMA, pneumonia, tuberculose, meningite, e herpes. Como diagnosticado? O teste ELISA o primeiro exame de sangue feito para verificar se a pessoa est infectada com HIV. Se este teste der positivo, outro teste mais especfico, normalmente teste WESTERN BLOT, feito para confirmar os resultados. Uma vez confirmado os resultados dos exames HIV, voc deve passar por um exame mdico no qual ser questionado sobre seu passado mdico e sintomas, caso haja. O mdico far exame fsico completo e procurar saber seus hbitos sexuais, padres de comportamento, como uso de drogas injetveis, transfuses sangneas, ou se possui histrico de doenas sexualmente transmissveis. Os resultados dos exames fsicos e laboratoriais daro a seu mdico a linha base de comparao para saber se desenvolver sintomas mais tarde. Tambm necessrio proteger-se de certas infeces, como a tuberculose (TB), sfilis e hepatite B, que podem fazer com que piore rapidamente ou camufle um srio risco para os outros. Mulheres HIV positivo devem fazer um exame de Papa Nicolau (Pap Smear) de acordo com o cronograma recomendado por seu mdico (normalmente a cada 6 a 12 meses). Como proceder o tratamento? Seu tratamento inclui: - Testes laboratoriais para verificar o funcionamento do sistema imunolgico, a quantidade de HIV presente no sangue e para constatar a provvel presena de infeces ou outros problemas mdicos. - Tratamento antiviral, como as drogas zivodine (tambm chamado ZDV ou AZT), didanosine (ddi),lamivudine(3 TC), e nunca inibidores protease. - Exames dentrios regulares por que pessoas que so HIV positivo tem um alto ndice de anormalidade bucal, incluindo doena da gengiva. - Tratamentos preventivos para doenas como: - Pneumocystis carinil pneumonia (PCP) - tuberculose - toxaplasmose(evite carne crua e caixas de areia de gatos) - ttano - hepatite B - pneumococcus - resfriados - tratamentos para infeces oportunistas e tumores a medida que se desenvolvem. A contagem do linfcito CD4 um teste laboratorial muito importante. As clulas CD4 so do tipo glbulos brancos. Eles so os melhores indicadores de como est funcionando o sistema imunolgico da pessoa HIV positivo. Se a primeira contagem das clulas CD4 maior que 60 por microlitro de sangue, o teste deve ser repetido a cada 6 meses.

O teste de carga viral mede a quantidade de HIV no seu sangue. Nveis acima de 10.000 viral copies por mililitro de sangue so considerados alto e normalmente requerem tratamento imediato. A contagem CD4 e o teste de carga viral so os critrios mais comuns para decidir quando comear o tratamento com as drogas anti-vrus e anti-pneumonia Zivodine 9AZT0 que prescrito quando a contagem do CD4 cai abaixo de 500 ou a carga viral maior que 10.000. AZT ainda a droga mais administrada na maioria dos casos. Seu mdico pode prescrever didanosine(ddi) ou dideoxycytidine (ddc). Tambm comum comear o tratamento com duas ou mais drogas, como AZT e lamivudine (3TC). Drogas como AZT, ddi, e os novos inibidores de protease so muitas vezes prescritos para pessoas em ambos estgios (inicial ou avanado) da infeco HIV pois podem retardar o comeo da doena, embora no promova a cura. Muitas outras drogas e combinaes de drogas tm sido prescritas ou investigadas. O tratamento com drogas para prevenir Pneumocystis carinil deve ser iniciado quando a contagem do CD4 menor que 200. Pode ser iniciado antes, se tiver histrico de PCP anterior. Problema de viso so muitas vezes indicadores de infeco oportunistas em indivduos HIV positivo. Diga ao mdico imediatamente se apresentar sintomas tais como viso embaralhada ou perda parcial da viso. Procure fazer o tratamento em clnica que utilize a concepo gerencial no cuidado dos casos. Esta aproximao enfatiza o cuidado de equipe coordenado por um gerente de casos. O gerente ajuda na comunicao com todos que esto envolvidos no tratamento. Outras vantagens incluem: - Cuidado mdico atualizado ser disponibilizado. - Tratamento de ambos aspectos: mdico e social. - Ajuda de recursos locais (mdico, social, financeiro). Em quanto tempo aparecero os primeiros efeitos? Os efeitos completos da AIDS podem no aparecer em 5 ou 10 anos aps ter sido infectado com o vrus. AIDS uma doena fatal, no entanto a expectativa de vida tem aumentado com o contnuo desenvolvimento dos novos tratamentos. Cuidados que devem ser tomados? Pergunte a qualquer novo parceiro sexual sobre a vida sexual dele ou dela. Homens homossexuais e bissexuais devem tomar cuidado e praticar o sexo seguro. Usar preservativo, e procurar fazer o teste de HIV. Se tiver comportamento de risco, mas em seus exames obteve resultados negativos para presena de HIV, v ao mdico regularmente. Se voc soropositivo: - discuta com seu mdico sobre o tratamento - Certifique-se de que seu mdico mantm-se atualizado a respeito de novos tratamentos disponveis. - Procure seu mdico quando tiver um novo ou persistente sintoma. - Sempre que notar uma mudana nas funes do corpo que causem preocupao, discuta a respeito com seu mdico. - Entre em contato com instituies locais de suporte a AIDS. Seu mdico deve ser capaz de ajud-lo a encontrar uma.

Como pode ser feita a preveno da contaminao do vrus HIV? Se voc soro positivo, deve: - praticar sexo seguro: evite dividir secrees sexuais e sangue de qualquer maneira. - Pea para seus parceiros sexuais fazerem o teste do HIV - diga ao seu mdico que voc soro positivo Acrescentando: - No divida agulhas para o uso de drogas, tatuagens, ou aplicao de piercings corporais - Evite engravidar - No doe sangue, plasma, smen, ou partes do corpo. Como manter-se atualizado a respeito dos tratamentos para infeco do HIV? As pesquisas continuam aumentando o conhecimento do vrus da imunodeficincia humana. Como resultado disso, tratamentos recomendados tm mudado muitas vezes. Estar a par destas mudanas pode ser difcil e frustrante. Voc pode procurar manter-se atualizado com a ajuda do seu mdico que dever sempre estar a par das mudanas que possivelmente ocorrero.

Vous aimerez peut-être aussi