Vous êtes sur la page 1sur 19

A ABORDAGEM DO POEMA NO LIVRO DIDTICO

Ivo da Costa do Rosrio

RESUMO: Este artigo objetiva enfocar o trabalho realizado com o gnero textual poema em um livro didtico destinado ao ensino de lngua portuguesa no 6 ano do ensino fundamental. Nossa pesquisa partir da teoria dos gneros, tal como proposta por Bazerman (2005), Marcuschi (2003), DellIsola (2007) e Karwoski et alii (2006), entre outros. Para tal, cotejaremos a proposta de tais autores com o que preceituam os documentos oficiais do Ministrio da Educao no tocante ao trabalho com a lngua portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE: gneros textuais poema ensino

ABSTRACT: This article aims at to focus the work accomplished with the gender textual poem in a text book destined to the teaching of Portuguese language in the 6th. grade of the fundamental stage. Our research will be based on the theory of the genders, just as was proposed by Bazerman (2005), Marcuschi (2003), DellIsola (2007) and Karwoski et alii (2006), among others. For such, we will compare such authors' proposal with the orientations of the official documents of Brazilian Ministry of Education concerning the work with the Portuguese language.

KEYWORDS: textual genders poem teaching

CONSIDERAES INICIAIS
A linguagem literria acentua o prprio signo lingstico, estando orientada para a mensagem como tal e no apenas para seu significado. Sua funo, mais do que referencial, essencialmente expressiva, pois confere um novo sentido s palavras (DONOFRIO, 2003:12-13).

Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O trabalho que ora apresentamos visa a analisar a abordagem dada ao poema em um livro didtico amplamente utilizado em nosso sistema educacional brasileiro. Tratase do livro Portugus: linguagens, dos renomados William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes. Ambos so autores de vrias outras obras e so ainda professores no Estado de So Paulo. Ele, na rede privada; ela, na rede pblica. Portugus: linguagens, calcada na concepo scio-interacionista da lngua, obra dos autores citados e j sucesso de venda em todo o pas. Esse o motivo para termos escolhido esse material didtico para nossa anlise. Nossa inteno verificar de que forma os autores abordam o poema na primeira unidade do volume dedicado ao 6 ano do ensino fundamental. Nossa anlise estar fundamentada na teoria dos gneros, em especial sob a tica de estudos j desenvolvidos por Bazerman (2005), DellIsola (2007), Karwoski et alii (2006) e Marcuschi (2006), que modernamente destacam-se como grandes autores na rea. nossa inteno, tambm, cotejar os princpios terico-metodolgicos defendidos pelos autores na parte denominada Manual do Professor, anexo ao livro didtico em foco, com o que preceituam os Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa. Desde j, devemos sublinhar que o poema explicitamente citado nos PCN como um gnero textual sugerido para o trabalho com textos escritos, dentro do domnio literrio. Como diz DOnofrio (2003) na epgrafe deste trabalho, a linguagem literria est centrada na expressividade, o que vale dizer que multissmica, plurissignificativa, calcada em parmetros diversos da linguagem estritamente referencial. Como tais caractersticas so inerentes ao gnero poema, de se esperar que a obra em anlise

contemple esses aspectos. Esse , enfim, o ponto central de nosso trabalho, ou seja, verificar se a poesia trabalhada de forma profcua ou no, baseando-nos no arsenal terico j aduzido anteriormente.

GNEROS TEXTUAIS DEFINIO E CARACTERIZAO

A partir de Bakhtin (1992 [1977]), assistimos no meio acadmico a uma proliferao significativa de trabalhos desenvolvidos sobre os chamados gneros textuais. Gradativamente o termo gnero, antes mais ligado ao domnio da literatura, quando se falava nos trs clssicos gneros literrios (lrico, pico e dramtico), foi dando lugar a uma perspectiva mais ampla e distinta. Assim, inicialmente, de forma sistemtica, Bakhtin quem nos apresenta os gneros discursivos como tipos relativamente estveis de enunciados (DellIsola, 2007). Tal definio, vale dizer, contempla os gneros como entidades de natureza histrica, scio-interacional, ideolgica e lingustica. Ela perpassa o arcabouo terico de vrios outros autores, com algumas poucas diferenas. Entre tais autores, podemos citar Isenberg (1978), Martin (1985; 1993), Kress (1989), Swales (1990), Bronckart (1994), Adam (1999), Marcuschi (2006), Meurer (2000; 2002), entre outros. Marcuschi (2006: 23) apresenta um ponto fundamental para a compreenso da noo de gneros textuais. Vejamos:
Para muitos, o aspecto mais interessante foi a noo de estabilidade tida como essencial para a afirmao da forma, mas do ponto de vista enunciativo e do enquadre scio-histrico da lngua, a noo de relatividade parece sobrepor-se aos aspectos estritamente formais e captar melhor os aspectos histricos e as fronteiras fluidas dos gneros.

De fato, parece que, pelo menos no caso do poema, falar em estabilidade muito complexo, haja vista a multiplicidade de formas e temticas abordadas por esse gnero textual. Um rpido olhar sobre a histria da literatura nos deixaria perplexos na busca por uma definio de poesia. Livros, teses e tratados j foram escritos sobre o assunto sem que se chegasse a um consenso. Alis, valido questionarmos se um dia isso ser possvel, haja vista a multiplicidade de usos e fazeres literrios que envolvem esse tipo de produo esttica. Basta olharmos as cantigas trovadorescas, passarmos pelos sonetos parnasianos e irmos aos poemas concretos das vanguardas europias e das produes ps-modernas. Sem dvida, saltar aos olhos a noo de relatividade tal como proposta por Marcuschi (2006), j que encontrar estabilidade ou regularidade nesse campo seria extremamente difcil. Assim, afirmamos que os gneros textuais no so superestruturas cannicas e determinsticas, mas formaes interativas, multimodalizadas e flexveis de organizao social e de produo de sentidos. Dessa forma, a dinamicidade, a plasticidade e a multimodalidade passam a ser tomadas como as caractersticas centrais dos gneros textuais. Ainda segundo Marcuschi (2006:29), quanto mais um gnero circula, mais ele suscetvel a mudanas e alteraes por se achar estreitamente ligado a uma moldagem social. Portanto, compreensvel que tenhamos tantos exemplares de poemas to diferentes quanto temtica, forma e sentido. Afinal, eles acompanham a humanidade h sculos, desde as mais antigas produes gregas, latinas e de outros povos cuja organizao primria se distancia ainda mais no tempo. Bazerman (2005: 49) tambm corrobora essa perspectiva ao afirmar que vrios tericos enfatizaram, nos ltimos anos, uma explicao scio-histrica de gnero como

uma srie de categorias culturalmente salientes e sempre em mudana, que moldam os espaos da atividade literria em qualquer poca e lugar. Alis, ao lidarmos com o gnero textual poema, talvez fosse mais adequado adotarmos a perspectiva terica norte-americana, que prev uma reelaborao individual do gnero a cada momento em que produzido, afinal, a poesia caracteriza-se como um gnero multifacetado, multiforme. Vejamos:

A abordagem norte-americana de gnero (Freedman e Medway, 1994; Russel, 1977) oferece uma maneira de considerar o desenvolvimento das formas sociais especializadas e historicamente evoludas em relao a aes individuais, desenvolvendo essas formas em momentos histricos concretos. Essa tradio de pesquisa e teoria reconhece que os gneros so sempre refeitos pela ao nova de cada indivduo e que os espaos discursivos dentro de gneros reconhecidos criam espaos de oportunidade para a enunciao individual dentro de atividades e relaes sociais ordenadas (BAZERMAN, 2005: 66-67).

Mais uma vez, maneira de Marcuschi (2006), Bazerman (2005) enfatiza o evidente processo de reelaborao constante pelo qual passam os gneros textuais em geral. Este autor, contudo, aponta que tal processo pode ter como causa motora a ao de indivduos em particular. o que defende a corrente norte-americana dos estudos em gneros textuais. essa dificuldade em traar um conceito inequvoco e abrangente para a noo de gnero textual que fez com que alguns tericos, como Michel Adam (2004) defendesse no mais a existncia dos gneros, mas a noo de genericidade, que seria um conceito propositalmente ainda mais vago para lidarmos com os artefatos lingusticos. Essa proposta encorajada ainda mais pelo aparecimento e institucionalizao de outras semioses como os sons, gestos, imagens e animaes, que se mesclaram progressivamente com a linguagem verbal escrita. Contudo, apesar de inegavelmente estarmos testemunhando uma grande mudana nas relaes comunicativas, parece haver certo exagero por parte do pesquisador ao

banir a noo de gnero textual, j que sem dvida essa noo ainda parece permanecer vlida para a produo lingustica e literria.

ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO POEMA

O poema um gnero textual bastante singular. Essa nossa afirmao baseia-se no fato de que o poema est estritamente relacionado com a linguagem literria que de per si no-referencial, mas multissignificativa. DOnofrio (2003) apresenta uma proposta de anlise de poemas, que est baseada em cinco estratos: grfico, fnico, lexical, sinttico e semntico. Segundo o autor, um trabalho razovel com esse gnero implicaria esses cinco nveis de anlise. O estrato grfico diz respeito ao primeiro contato que temos com a poesia, ou seja, sua feio plstica, orgnica. Iniciando pelo ttulo, passa-se diviso estrfica ou ao corpo do poema at suas partes finais. Pontuao, disposio dos versos e das palavras, uso dos espaos, enfim, todo o material grfico deve ser analisado com vistas exposio dos aspectos icnicos do texto. O estrato fnico est ligado s equivalncias posicionais (metro e acentos) e procura das equivalncias sonoras (rima, aliterao, paronomsia, etc.), que constituem as chamadas figuras de som. Toda a homofonia rtmica, os possveis recursos de enjambement e relaes fonossemnticas devem ser destacadas nesse nvel de anlise. O estrato lexical igualmente muito importante, j que para o poeta, as palavras so (...) ao mesmo tempo signos e coisas. Elas designam no apenas as coisas, mas tambm a ao possvel dessas coisas (DONOFRIO, 2003:210-21). Sendo a palavra a

unidade bsica de expresso, a escolha lexical e o estudo dos metaplasmos revestem-se de fundamental destaque para a anlise da poesia. O estrato sinttico associa-se s metataxes, ou seja, s figuras de gramtica, de sintaxe ou de construo. Esse estrato diz respeito aos desvios que a linguagem potica opera sobre a forma da frase, visando s relaes sintagmticas entre palavras. O estrato semntico, por fim, para DOnofrio (2003) o mais importante de todos, j que a finalidade ltima do estudioso da literatura captar possveis significaes do texto potico. Nesse estrato, o estudo dos metassememas, mais conhecidos como tropos, fundamental. Assim, DOnofrio (2003) apresenta um roteiro bsico de anlise. Evidentemente, os cinco estratos imbricam-se no processo de anlise, muitas vezes sendo difcil a distino de um ou de outro. Entretanto, a proposta apresentada parece ser didaticamente vivel e at mesmo muito aconselhvel para a anlise de poemas, principalmente nas primeiras sries do segundo segmento do ensino fundamental, em que os alunos, via de regra, ainda no desenvolveram habilidades suficientes para a compreenso de poesias, textos intrinsecamente plurissignificativos e ricos de recursos lingusticos, como j tivemos a oportunidade de afirmar anteriormente.

ANLISE DA ABORDAGEM DOS POEMAS

Como j deixamos claro nas consideraes iniciais deste trabalho, no ser nossa inteno analisar os poemas trabalhados pelos autores no livro didtico, mas apenas tecer alguns comentrios acerca da abordagem desse gnero textual.

Assim, nesta seo do trabalho, passaremos anlise individual de trs das cinco poesias apresentadas na primeira unidade do livro Portugus: linguagens, de Cereja & Magalhes (2002). Ao longo de nossa anlise, forneceremos os suportes tericos j citados nas consideraes iniciais de nossa pesquisa. O poema a seguir, de autoria de Elias Jos, est no segundo captulo, na pgina 51, inserido na seo As variedades lingsticas na construo do texto. Vejamos:

moda caipira Para a Sonia Junqueira, pela parceria e amizade U musquitu ca mutuca num cumbina. U musquitu pula i a mutuca impina. U patu ca pata num afina. U patu comi grama i a pata qu coisa fina. U gatu cum u ratu vivi numa eterna luita. U ratu cume queiju, vem um gatu i insurta. U galu ca galinha num pareci casadu. A galinha vai atrais deli i u galu sarta di ladu. U pavo ca pavoa mais pareci mulqui. A pavoa passa riva e eli s abri u lqui. U macacu ca macaca num pareci qui si ama: ela pedi um abrau, ele d uma banana... Eu mais oc cumbina qui d gostu di v: eu iscrevu essas poesia i oc cuida di l...

A inteno dos autores, ao apresentar esse poema de Elias Jos, trabalhar a noo de variao lingustica. Sem dvida, tal assunto fundamental, haja vista a ainda predominante ao coercitiva e preconceituosa dos defensores do purismo lingustico, que insiste em se manter em nosso tecido social. A atitude de muitos falantes frente a formas no-cannicas de expresso lingustica ainda eivada de sectarismo e est longe de se coadunar com o que a

lingustica moderna tem apresentado como cientfico. Isso justifica o trabalho com esse tpico em todas as sries do ensino fundamental e mdio, sem dvida. Vale destacar que ao longo do segundo captulo, justamente onde est inserido este poema, os autores apresentam o conceito de variedades lingusticas, dialeto, lngua padro, variedade padro, lngua no padro, adequao lingustica, formalidade, informalidade, gria entre outros. O que podemos observar uma profuso de conceitos em srie oriundos da sociolingustica, entremeados com citaes do gramtico Bechara, como a de que devemos ser poliglotas de nossa lngua. Tudo em um livro destinado para crianas de 10 ou 11 anos, j que estamos analisando um material destinado ao 6 ano do ensino fundamental. Na verdade, observamos excesso de metalinguagem, o que condenado pelos PCNs (1998: 29):

O modo de ensinar (...) no reproduz a clssica metodologia de definio, classificao e exercitao, mas corresponde a uma prtica que parte da reflexo produzida pelos alunos mediante a utilizao de uma terminologia simples e se aproxima, progressivamente, pela mediao do professor, do conhecimento gramatical produzido.

Alis, os prprios autores, no Manual do professor, reconhecem que a mincia na descrio dos fatos da lngua e o excesso de metalinguagem so prejudiciais. Desvela-se, portanto, uma certa tenso entre o que os autores propem como bases terico-metodolgicas do trabalho oferecido e o que realmente apresentado ao longo das unidades. Vejamos algumas palavras dos autores:

Embora na subseo Exerccios (grifo do autor) sejam encontradas atividades de reconhecimento e classificao gramatical, a finalidade central do trabalho com a lngua outra: garantir um mnimo de metalinguagem (grifo nosso) que permita ao aluno dar saltos maiores do ponto de vista semntico ou discursivo (PCN, 1998: 6).

Dessa forma, acreditamos que a quantidade de conceitos apresentada em um volume destinado ao 6 ano est em excesso, o que prejudica uma verdadeira prtica de reflexo, tal como preconizada pelos Parmetros Curriculares Nacionais de lngua portuguesa. Sem dvida, o efetivo trabalho desenvolvido com o gnero textual poema descaracterizado em prol de outros conhecimentos no to relevantes para a formao scio-intelectual do aluno. No que diz respeito variao lingustica propriamente dita, os PCNs tambm encorajam seus estudos. Alis, deve-se notar que o fenmeno da variao algo constitutivo das lnguas humanas, intrnseco a elas. Manifesta-se em todos os nveis, de modo que a imagem de uma lngua nica falsa, haja vista as variedades constatadas na pronncia, no emprego do lxico, nas escolhas morfolgicas e nas configuraes sintticas. Diante do exposto, devemos tomar muito cuidado para que o aluno no desenvolva uma viso estereotipada do fenmeno da variao. Afinal, os autores fornecem dois textos literrios uma crnica, na abertura do captulo, e um poema, a que estamos fazendo referncia como exemplares do fenmeno em estudo. A exposio terica dos autores pode levar ao falso pressuposto de que a variao algo tpico dos textos literrios, o que bastante inexato. Os PCNs (1998) desmistificam essa viso.

Do ponto de vista lingustico, o texto literrio tambm apresenta caractersticas diferenciadas. Embora, em muitos casos, os aspectos formais do texto se conformem aos padres da escrita, sempre a configurao verbal e a seleo dos recursos lingusticos obedecem sensibilidade e a preocupaes estticas. Nesse processo construtivo original, o texto literrio est livre para romper os limites fonolgicos, lexicais, sintticos e semnticos traados pela lngua (PCN, 1998: 27).

Fica claro, portanto, que o gnero textual poema pode, sim, servir para exemplificar o fenmeno da variao. O problema o aluno deduzir que a variao seria possvel apenas nesse domnio, j que, sem dvida, os textos literrios abrem-se para maior liberdade de expresso. Enfim, tal cuidado deveria ter sido tomado, j que, em uma prototpica turma de 6 ano, os conceitos bsicos ainda esto sendo formados. O prximo poema a ser analisado est na pgina 64 do livro didtico, no captulo 3. Trata-se de um poema de autoria de Ieda Dias, compilado na obra Cano da menina descala, publicada em 1993.

PRIMAVERA Abriu-se em flor todo o jardim: rosas vermelhas branco jasmim. Pairam bailando os colibris beijando dlias e bogaris. Vinheta bela as borboletas pintam com saltos e piruetas. Um bem-te-vi e um sabi cantam na rama do manac. Brisa suave pelos caminhos leva a cano dos passarinhos.

Uma primeira leitura do poema j faz saltar aos olhos a sonoridade de sua composio, o jogo de rimas e a cadncia meldica. O estrato fnico, portanto, atrai o leitor e o seduz. Entretanto, nenhum aspecto ligado a esse estrato foi explorado pelos autores. Ao contrrio, todo trabalho desenvolvido pelo poema est focalizado em um tpico gramatical: o substantivo. O uso do poema Primavera, por Cereja e Magalhes (2002), desconsiderou qualquer aspecto relativo ao fazer literrio. Apenas o estrato lexical foi abordado, e mesmo assim, fora do contexto em que a poesia est inserida. Enfim, trata-se de uma abordagem do poema como pretexto para o ensino de gramtica, que abordagem mais nociva para o ensino de lngua verncula.

Nesse ponto, os PCNs (1998: 27), documento cujas diretrizes os autores do livro didtico afirmam seguir, estabelecem:

O tratamento do texto literrio oral ou escrito envolve o exerccio de reconhecimento de singularidades e propriedades que matizam um tipo particular de uso da linguagem. possvel afastar uma srie de equvocos que costumam estar presentes na escola em relao aos textos literrios, ou seja, tom-los como pretexto para o tratamento de questes outras (valores morais, tpicos gramaticais) que no aquelas que contribuem para a formao de leitores capazes de reconhecer a sutileza, as particularidades, os sentidos, a extenso e a profundidade das construes literrias.

Como vemos, o tratamento dado ao poema, nesta unidade, frontalmente contrrio ao que propem os PCN. Alis, os prprios autores contradizem-se cabalmente com o que expem no Manual do professor (pg. 18). Ao fazerem uma severa crtica ao que as escolas compreendem como gramtica no texto, afirmam:

Infelizmente, o texto raramente tomado como unidade de sentido e, mais raramente ainda, como discurso. Relegado ao papel de suporte, o texto quase sempre acaba se transformando em mero pretexto para a exemplificao terica ou para exerccios de reconhecimento ou classificao gramatical. Nesse tipo de prtica metalingustica, dificilmente se consideram a leitura e a interpretao efetiva do texto como atividades necessrias aos estudos gramaticais.

Pensamos que so desnecessrios comentrios ulteriores; afinal, a contradio patente e novamente desvela-se uma profunda tenso entre os modernos conceitos da lingustica textual e as antigas prticas estruturalistas de estudo da lngua. Evidentemente, atividades estruturalistas ainda tm seu valor no trabalho de sistematizao de conhecimentos, contudo, para serem devidamente utilizadas, devem ser assumidas pelos autores como fazendo parte de seus trabalhos, o que no ocorre na obra. Tomar o texto como pretexto para ensinar a classe dos substantivos nada mais do que revestir o trabalho anterior de anlise de frases com uma roupagem nova. Continua-se a fazer anlise de frases, j que o texto desfigurado em sua especificidade.

O gnero textual analisado, portanto, passa a ser visto como um somatrio de frases, sem implicaes coesivas ou outras de carter semntico, estilstico ou pragmtico. cabvel, sem dvida, um trabalho com substantivos a partir do poema Primavera. Afinal, qualquer texto tem como matria-prima o uso de elementos lexicais que juntos formam um estrato de anlise da poesia. Contudo, a prtica nociva est em reduzir todo o trabalho a esse tipo de tarefa. Enfim, os vrios estratos de anlise do poema foram desconsiderados em prol de um nico foco, que descaracteriza um trabalho profcuo com o gnero textual em anlise. Alis, aps a apresentao do poema, os autores propem uma srie de outros conceitos e classificaes: substantivos primitivos, derivados, simples, compostos, comuns, prprios, concretos, abstratos, coletivos etc. A profuso de tais conceitos, feita de forma indutiva, vo de encontro s bases tericas lanadas pelos autores, porm, no nos aprofundaremos nesse tpico, j que uma anlise de tal abordagem excederia os objetivos do presente artigo. S temos a acrescentar que uma abordagem estritamente gramatical ainda parecia ser adequada at a dcada de 50 ou 60 do sculo passado, j que a escola recebia essencialmente alunos que falavam uma variedade lingustica bastante prxima da chamada variedade padro. Alm disso, eles j traziam representaes de mundo e de lngua semelhantes s que ofereciam livros e textos didticos (cf. PCN, 1998:17). Hoje, sem dvida, o mundo e a sociedade mudaram, fato que demanda tambm uma mudana em nossas concepes de ensino-aprendizagem. Por fim, o ltimo poema da unidade 1 est na pgina 69. De autoria de Ronaldo Azeredo, o poema est localizado na seo chamada O substantivo na construo do texto.

ruaruaruasol ruaruasolrua ruasolruarua ruaruaruas

Nesse ponto do livro, os autores utilizam um poema menos prototpico, j que est filiado ao movimento concretista. Sem dvida, isso traz grande riqueza ao material didtico, j que amplia o conhecimento acerca do gnero textual que estamos analisando, ou seja, o poema. Para o aluno, tal tipo de experincia, ou seja, a que lida com a leitura e explorao desses poemas menos prototpicos, muito rica, especialmente na etapa de produo de novos poemas. Vejamos o que nos diz DellIsola (2007: 59):

Eles (os alunos) acabam constatando, por si mesmos, que a presena de ritmo, a diviso em estrofes, a rima e outros aspectos nem sempre so frequentes nas poesias e isso faz com que se sirvam dos elementos poticos que mais lhes agradam para tecerem seus poemas.

A partir desse ponto, ao romper com uma cadeia de poesias que se norteavam pelo lirismo, Cereja & Magalhes possibilitam ao aluno refletir acerca das instabilidades do gnero textual, mesmo que de forma indireta. Afinal, o poema concreto basicamente uma arte visual, no organizada em versos, como tradicionalmente acontece com os outros poemas de escolas literrias anteriores. Quanto a essa natureza instvel do gnero textual, Marcuschi (2006: 28) afirma:

Os gneros se configuram de maneira plstica e no formal; so dinmicos, fluindo um do outro e se realizando de maneira multimodal; circulam na sociedade das mais variadas maneiras e nos mais variados suportes.

As atividades propostas para trabalhar o poema so bastante interessantes, despertam o interesse do aluno e trabalham os diversos estratos de anlise do poema. Vejamos uma questo muito bem elaborada, em particular:

2. Observe a posio da palavra sol em cada uma das linhas do poema. a) O que ocorre com a palavra sol da primeira ltima linha? b) Relacione com as fases do dia as alteraes espaciais sofridas pela palavra sol. O que sugere o desaparecimento dessa palavra no ltimo verso?

A questo acima prope um estilo de leitura no-linear e explora a anlise crtica inferencial. Estamos diante de um tipo de leitura mais elaborado, mais desafiador para o aluno, ou seja, configura-se como uma oportunidade para o efetivo desenvolvimento cognitivo do aluno. Esse tipo de trabalho situa professor e alunos na chamada zona de desenvolvimento proximal proposta pelo eminente Vygotsky. Esse conceito implica uma rea situada entre o que o aluno efetivamente sabe e o que ele pode vir a saber, por meio da mediao de um par competente. A inferncia muito importante, principalmente porque lida com a extrao de contedos no explcitos no texto, ou seja, produz-se novo conhecimento a partir de pistas textuais e contextuais. O poema concreto tambm uma possibilidade de apresentar ao aluno um modo diferente de organizao da linguagem. O plano lexical conjuga-se com o plano visual e, juntos, formam o poema. A letra a da questo apresentada leva o aluno a inferir as estratgias buscadas pelo poeta para conferir movimento a um termo que est teoricamente fixo no poema, j que

estamos diante de um texto desprovido de animao, pelo menos no sentido corrente e clssico do termo. A letra b da questo anterior igualmente interessante, j que fornece ao aluno um bom roteiro de como extrair possveis sentidos a partir do poema. Os autores prudentemente afirmam que o poema sugere significados. Isso bastante importante haja vista a natureza intrinsecamente plurissignificativa da poesia. A abordagem dada a esse poema coaduna-se perfeitamente com o que orientam os Parmetros Curriculares Nacionais (1998: 27) como sendo um efetivo trabalho com o texto literrio. Afinal, tudo pode tornar-se fonte virtual de sentidos, mesmo o espao grfico e signos no-verbais, como em algumas manifestaes da poesia contempornea.

CONSIDERAES FINAIS

Trabalhar com o gnero textual poema certamente um grande desafio, principalmente por conta das condies sociais em que a escola est inserida e diante da precria formao literria dos professores. Tais desafios so grandes e merecem especial cuidado das nossas autoridades investidas da tarefa de delinear polticas pblicas educacionais para o nosso pas. Alm de tais questes, mesmo diante de um bom material didtico, produzido por especialistas renomados na rea, como o livro Portugus: linguagens, ainda vemos grandes dificuldades para um trabalho mais proveitoso com a poesia. Via de regra, verificamos que o ludismo sonoro, um atrativo para leitores mais jovens (e para qualquer leitor), quase nunca explorado. Ao contrrio, o texto continua funcionando, na maioria das vezes, como pretexto para ensinar vocabulrio, sintaxe e morfologia.

Nossa breve anlise testemunhou que os estratos grfico, fnico e sinttico do gnero textual poema raramente so focalizados pelos autores. A anlise, na maior parte das vezes, fica restrita ao aspecto lexical e semntico, sendo este ltimo restrito ao ambiente da palavra. Diante desse quadro, cabe a seguinte pergunta: esse tipo de trabalho ajuda a formar leitores? A perspectiva de ensino est, de fato, cedendo lugar ao trabalho com os gneros textuais? Est rompendo com os prescritivismos e tradicionalismos de metodologias de ensino ultrapassadas? Acreditamos que ainda no. Apesar de termos analisado apenas trs poemas de uma unidade de um nico livro didtico, podemos conjecturar, baseando-nos em nossa experincia e em outros trabalhos j publicados, que ainda estamos longe de efetivarmos o necessrio redimensionamento prtico de nossas aulas de lngua portuguesa, principalmente porque a abordagem do livro didtico reluta a tal mudana e, como sabemos, ele continua sendo o material mais importante das aulas de lngua portuguesa em nosso pas. Um trabalho mais detido com o poema, em toda sua especificidade, traria reais ganhos para o processo de ensino-aprendizagem. Alis, a literatura, de um modo geral, pode auxiliar, e muito, na construo de um ensino de melhor qualidade e no aperfeioamento de nossas matrizes curriculares. Afinal, como dizem os poetas, literatura vida:

Mostrar a perene novidade da vida e do mundo; atiar o poder de imaginao das pessoas, libertando-as da mesmice da rotina; faz-las sentir mais profundamente o significado dos seres e das coisas; estabelecer entre estas correspondncias e parentescos inusitados que apontem para uma misteriosa unidade csmica; ligar entre si o imaginado e o vivido, o sonho e a realidade como partes igualmente importantes da nossa experincia de vida (PAES, 1996: 27).

Num pas em que milhares de crianas e jovens continuam sem acesso a bibliotecas e livrarias, a escola acaba se tornando uma das nicas (seno a nica) instncia em que se pode ter contato com os livros. Da a importncia de os livros didticos serem bem elaborados, seguirem uma linha terico-metodolgica adequada, terem qualidade esttica e serem substanciais em termos de contedo. Por fim, cabe uma palavra quanto premncia no uso dos gneros textuais. Afinal, eles esto presentes em todas as circunstncias da vida em que as aes humanas so mediadas pelo discurso. Tanto na forma oral quanto na forma escrita, a linguagem verbal, associada a outras ou no, o meio ordinrio de comunicao do ser humano. Portanto, urge um estudo aprofundado sobre essa temtica, e podemos afirmar que ser cada vez mais meritrio e eficaz um estudo aprofundado sobre o assunto, especialmente com vistas ao ensino de lngua materna. Afinal, um trabalho orgnico desenvolvido a partir dos gneros textuais pode ser uma sada possvel para as grandes mazelas e para os baixos ndices de aprendizagem obtidos por nossos alunos, massacrados ainda pelo poder dogmtico da gramtica normativa e pelas prticas estruturalistas de avaliao. Como vimos, o percurso a ser trilhado parece ser ainda muito longo...

Recebido em maio de 2009 Aprovado em julho de 2009

REFERNCIAS

ADAM, J. M. Des Genres la Gnricit. In: Langages 153, maro, 2004.

ALVES, Jos Hlder Pinheiro. Abordagem do poema: Roteiro de um Desencontro. In: DIONSIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.) O Livro Didtico de Portugus: mltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. BAKHTIN, M. Os gneros do discurso. In: ____. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, (1992 [1977]). BAZERMAN, Charles. Gneros textuais, tipificao e interao. So Paulo: Cortez, 2005. CEREJA, William & MAGALHES, Thereza. Portugus: linguagens. So Paulo: Atual, 2002. DELLISOLA, Regina Lcia. Retextualizao de gneros textuais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. DONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 2: teoria da lrica e do drama. So Paulo: tica, 2003. KARWOSKI, A. M. et alii. Gneros textuais: reflexes e ensino. Rio de Janeiro, Lucerna, 2006. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Compreenso de texto: algumas reflexes. In: DIONSIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.) O Livro Didtico de Portugus: mltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. ___________. Gneros textuais: configurao, dinamicidade e circulao. In: KARWOSKI, A. M. et alii Gneros textuais: reflexes e ensino. Rio de Janeiro, Lucerna, 2006. PAES, Jos Paulo. Poesia para crianas. So Paulo: Giordano, 1996. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parmetros Curriculares Nacionais de lngua portuguesa: 3 e 4 ciclos. Braslia: MEC, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi