Vous êtes sur la page 1sur 11

QUESTIONRIO DE MTODOS E ATITUDES FACE AO ESTUDO

Este questionrio composto por 9 grupos de 12 questes cada, abordando os seguintes aspectos: A - Atitude face ao estudo B - Ambiente de estudo C - Como a minha planificao do estudo D - Como preparo as minhas avaliaes E - Como o meu aproveitamento nas aulas F - Como o meu mtodo de estudo G - Como me concentro no estudo A1 - Gosto pela leitura B1 - Sublinhados, esquemas e resumos

Ao preencheres este questionrio deves ler com ateno todas as questes, e colocares um X no quadrado adequado, utilizando a chave indicada no cimo da folha de resposta. Tem em ateno o grupo a que ests a responder (A, B, etc). Responde com sinceridade pois no h respostas certas nem erradas.

QUESTIONRIO DE MTODOS E ATITUDES FACE AO ESTUDO - Folha de Resposta

Nome: __________________________________________________ Ano: _____ Turma: _____

Data de Nascimento: _____ / _____ / _______

S - Sempre QS - Quase sempre AV - s vezes QN - Quase nunca N - Nunca A


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 S QS AV QN N

B
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

C
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

D
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

E
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

F
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

G
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

A
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

B
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

QS

AV QN

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

QUESTIONRIO DE MTODOS E ATITUDES FACE AO ESTUDO - Questes

A - ATITUDE FACE AO ESTUDO

1. O estudo ajudar-me- imenso a triunfar na profisso que venha a escolher no futuro. 2. Ter que estudar um grande aborrecimento na minha vida. 3. Desanimo quando tenho temas ou lies para saber. 4. Dou-me bem com os meus professores. 5. Sou eu que exijo de mim mesmo estudar; quero algo mais do que "passar por um triz". 6. Acho que estudo menos do que devia. 7. Os professores parece que s querem aborrecer-me com as suas exigncias. 8. Tenho firme vontade de estudar. 9. Ainda que alguma matria no me agrade, esforo-me por estud-la de acordo com a sua importncia. 10. Penso que seria melhor arranjar um emprego numa firma e deixar de estudar. 11. Quando fracasso numa disciplina quem tem mais culpa o professor. 12. Preciso que me obriguem a estudar ou que exijam de mim, para que me esforce no estudo.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

B - AMBIENTE DE ESTUDO (Como o meu ambiente de estudo)

1. Em minha casa estudo numa diviso tranquila, sem nenhum rudo. 2. Ocupo muito tempo a ver TV, a ler livros de quadradinhos ou a ouvir msica. 3. Em casa, interrompem-me ou distraiem-me quando estou a estudar. 4. Tenho cada coisa em seu stio e por isso perco pouco tempo procura dos materiais de estudo. 5. Costumo estudar sozinho, sem que nada me perturbe. 6. Dedico demasiado tempo a entretenimento e ocupaes que me levam a descuidar o estudo. 7. Estudo deitado na cama ou comodamente sentado no sof. 8. Em casa, estudo geralmente no mesmo stio. 9. Em casa, o "cantinho" do estudo costuma estar em ordem. 10. Quando estou a estudar em casa, tenho ao alcance da mo objectos que me distraiem. 11. Em minha casa, impossvel estudar: est sempre a entrar ou a sair algum da sala onde estou. 12. S consigo pr-me a estudar se tiver msica ou o rdio ligado.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

C - COMO A MINHA PLANIFICAO DO ESTUDO

1. Preparo tudo antes de me pr a estudar para no ter que me levantar e perder tempo procura das coisas. 2. Sou pouco regular no trabalho: h dias em que estudo muito, e outros em que no estudo nada. 3. Quando tenho algo de difcil para estudar, prefiro deixar essa tarefa para a ltima hora. 4. Tenho o estudo das matrias em dia, por isso, para preparar uma avaliao s tenho que fazer uma reviso. 5. Alm de fazer os trabalhos de casa, quase todos os dias estudo um pouco em casa. 6. Ocupo muito tempo com as disciplinas fceis ou que me agradam mais em prejuzo de uma ou outra disciplina mais importante. 7. Custa-me muito cumprir fielmente os meus planos de estudo. 8. Programo o que devo estudar; no deixo para decidir no momento. 9. Costumo terminar a tarefa ou o estudo que tinha destinado para aquele dia. 10. Fico "apertado" com estudo quando est prximo o teste ou avaliao. 11. Comeo a estudar a uma hora diferente todos os dias. 12. Quando tenho muito que estudar, custa-me organizar o tempo de que disponho para isso.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

D - COMO PREPARO AS MINHAS AVALIAES

1. Procuro saber bem quais as matrias que entram para avaliao, para no esquecer de estudar nenhuma. 2. Costumo ficar bastante nervoso antes dos testes ou avaliaes. 3. Preparo as avaliaes com bastante tempo. 4. Nos testes, levo todos os materiais necessrios, para no ter que pedir nada emprestado. 5. Revejo com cuidado as respostas, antes de as entregar ao professor. 6. Cuido especialmente da letra e da ortografia nas avaliaes. 7. Antes de comear a responder, leio vrias vezes as perguntas com cuidado e penso no seu possvel sentido. 8. Quando leio as perguntas no teste, se a primeira impresso pessimista, fico desanimado em seguida. 9. Nas avaliaes, procuro apresentar os temas com especial limpeza e ordem. 10. Quando me lem as perguntas do teste, se tiver alguma dvida, peo imediatamente esclarecimento ao professor. 11. Costumo ser dos primeiros a entregar o teste. 12. Sei distinguir bem o tempo entre as diferentes perguntas do teste, para que no me falte nem me sobre tempo.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

E - COMO O MEU APROVEITAMENTO NA AULA

1. Alguns professores costumam chamar-me a ateno na aula. 2. Na aula, presto muita ateno s explicaes dos professores. 3. Costumo perguntar ao professor quando tenho alguma dvida. 4. Aborreo-me bastante nas aulas. 5. Tenho fama nas aulas de ser algo perturbador. 6. Tomo bem os apontamentos ou anotaes que me dizem para tirar nas aulas. 7. Na aula, nos bocados que me deixam livres, aproveito bem para estudar ou fazer uma tarefa. 8. Ligo bem o fio das explicaes do professor, dificilmente me "apanha desprevenido" quando me faz uma pergunta. 9. Costumo divagar em imaginao quando estou na aula. 10. Tomo alguns apontamentos na aula, mesmo que o professor no me exija. 11. Preocupo-me muito por seguir letra as indicaes dos professores. 12. Os professores tornam pouco interessantes as explicaes.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

F - COMO O MEU MTODO DE ESTUDO

1. Prefiro aprender tal qual ( letra) o que estudo, antes de o dizer com as minhas prprias palavras. 2. Eu mesmo me auto-examino sobre o que estudo, para ter a certeza de que estou a aprender bem. 3. Quando estudo um tema, procuro primeiro ter uma viso geral para a seguir estudar pergunta aps pergunta, tpico aps tpico. 4. Se no entendo algo, procuro aprend-lo de cor. 5. Aprendo de memria os exemplos do livro: custa-me arranjar e utilizar os meus prprios exemplos. 6. Ao estudar, fao perguntas do tema que estou a aprender, para testar o que sei. 7. Ao estudar uma lio nova, procuro ver a relao que tem com as anteriores. 8. Costumo sublinhar cuidadosamente o que estudo, para destacar as ideias fundamentais. 9. Custa-me encontrar as ideias fundamentais de um texto, distinguindo-as das menos importantes. 10. Quando tenho que memorizar, organizo as ideias em esquemas. 11. Estudo de forma activa, usando papel e lpis para fazer desenhos, esquemas, resumos ou anotaes. 12. Se no entendo algo que estou a estudar, dou-lhe voltas at compreender perfeitamente.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

G - COMO ME CONCENTRO NO ESTUDO

1. -me muito difcil estudar, porque tenho problemas que me impedem concentrar. 2. Mantenho com facilidade a ateno fixa sobre o que estou a estudar. 3. Aguento um bom bocado a estudar sem me sentir cansado. 4. Sou demasiado impaciente e nervoso para me concentrar com tranquilidade. 5. Pensar que tenho muito que estudar, desanima-me e no me deixar concentrar. 6. Uma vez que comeo a estudar, mantenho bem centrada a ateno no que estou a estudar. 7. Quando estudo em casa, aguento um bom bocado sentado, sem estar constantemente a levantarme. 8. Quando chega a hora de estudar, sinto-me disposto a comear. 9. Quando chega a hora de estudar, costumo lembrar-me de outras coisas que tenho de fazer (em vez do estudo). 10. Em casa, aproveito bem o tempo que tenho previsto para estudar. 11. Quando comeo a estudar, entro "a fundo" rapidamente no tema. 12. Tenho preocupaes que me impedem de estudar com suficiente intensidade.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

A1 - GOSTO PELA LEITURA

1. Leio habitualmente algum jornal ou revista da actualidade. 2. Quando tenho dinheiro, a ltima coisa que me ocorre gast-lo a comprar livros, prefiro dedic-lo a outras coisas. 3. Em frias, aproveito para ler alguns livros de "recreio". 4. Consulto o dicionrio quando no entendo uma palavra ou expresso. 5. Vou biblioteca para ler, consultar ou completar os meus conhecimentos. 6. Gosto de adquirir livros de leitura ou de consulta, completando assim a minha "pequena biblioteca". 7. Consulto livros para desenvolver os temas de estudo que mais gosto. 8. Em geral, aborrece-me ler, inclusivamente livros de "recreio". 9. Entusiasmo-me por ler sobre algum tema de conhecimento ou cultura geral. 10. Costumo ler mais livros para alm daqueles que so de leitura obrigatria. 11. Esqueo-me de consultar os ndices de temas ou captulos dos livros, mesmo quando leio im livro novo. 12. Leio livros de "recreio" (novelas, livros de divulgao cientfica ou de qualquer outro tipo).

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

10

B1 - SUBLINHADOS, ESQUEMAS E RESUMOS (Como a minha maneira de sublinhar, tomar notas, fazer esquemas)

1. Fao resumos porque me ajudam a ordenar e fixar as ideias mais importantes. 2. Tirar apontamentos uma perda de tempo. 3. Tenho as minhas anotaes ou apontamentos claros e ordenados. 4. Fao bem os resumos. 5. Tenho os apontamentos separados, divididos por disciplinas e temas. 6. Utilizo bastantes abreviaturas quando tiro apontamentos de uma explicao. 7. Passo a limpo e completo os apontamentos tirados nesse mesmo dia. 8. Para preparar uma avaliao, uso s o livro de textos, deixando de lado os apontamentos. 9. Costumo sublinhar com cuidado o que estudo, para destacar as ideias fundamentais. 10. Os apontamentos que tiro ajudam-me realmente quando estou a fazer revises. 11. Acabo por deixar de tirar apontamentos porque desanimo ao ver que no me saem bem. 12. Durante o estudo, costumo ir fazendo esquemas ou anotaes.

Dr. Carla Campelo

carla.campelo@gmail.com

11

Vous aimerez peut-être aussi