Vous êtes sur la page 1sur 2

Entrevista - Gisela Savioli

Tudo posso, mas nem tudo me convm


A nutricionista Gisela Savioli alerta: conservantes, corantes e muitas outras composies qumicas de alimentos industrializados favorecem a obesidade. Ela tambm defende que a mxima comer um pouco de tudo no faz mal, uma armadilha para aqueles que buscam alimentao equilibrada e corpo saudvel. Gisela Savioli foi responsvel pela elaborao do cardpio servido ao Papa Bento XVI, durante a visita que ele fez ao Brasil, em 2007. Recentemente publicou o livro Tudo posso, mas nem tudo me convm, no qual aborda os perigos de uma alimentao inadequada. A nutricionista adverte que na correria do dia a dia as pessoas se esquecem que so formadas de nutrientes e ignoram que o organismo vai responder quilo que recebe. Enfatiza que uma alimentao inadequada pode levar no s obesidade, mas tambm a outras doenas como a depresso.
FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Marcos Aurlio Jr.

Por que o ttulo Tudo posso, mas nem tudo me convm, em seu livro? Sempre pensei em usar esse ttulo no primeiro livro de nutrio que escrevesse, pois exatamente essa a minha conduta clnica. Discordo daqueles que dizem que podemos comer um pouquinho de tudo. Um pouquinho de veneno todos os dias mata e exatamente isso que estou vendo diariamente no meu consultrio. No livro, a senhora explica que diversos fatores ambientais favorecem a obesidade. Que fatores so esses? Vivemos hoje numa sociedade obesognica - diversos fatores favorecem a obesidade. Como se no bastasse tudo concorrer para que fiquemos cada dia mais parados e sedentrios (telefone sem fio, controle remoto, vidro eltrico no carro e outros) nosso ambiente est impregnado de substncias chamadas disruptores endcrinos. So substncias que mimetizam, isto , imitam nossos hormnios ocupando seu lugar, s que passando informaes de comando erradas, como por exemplo, para nossas clulas construrem mais clulas de gordura. So os pesticidas colocados na agricultura e migrantes de embalagens plsticas, para citar alguns casos. O ser humano, na sociedade atual, encontra disponvel uma srie de alimentos industrializados altamente calricos. Ao mesmo tempo, a mesma sociedade impe a magreza como padro de beleza e de corpo perfeito. Como a senhora analisa essa realidade? Para comear, o que a mdia preconiza como padro de beleza est muito longe de ser um modelo de sade. Por outro lado, a indstria alimentcia tem investido pesado em alimentos prticos para donas de casa muito ocupadas e sem tempo. Esses alimentos vm carregados de muito acar, muita gordura e muito sal. Espero que em breve a Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) consiga exigir dos fabricantes que conste nas embalagens um sinal de

21 a 27 | 2 | 2011

alerta para esses produtos. Mas alm do excesso de nutrientes inadequados, sabemos que a indstria alimentcia usa hoje mais de oito mil substncias, entre corantes e conservantes, que so extremamente prejudiciais sade. A senhora defende que para alcanar o emagrecimento saudvel, no bastam atividade fsica e regime. Ento, qual a melhor atitude? preciso antes de tudo reequilibrar esse organismo que muitas vezes no tem nutriente nem para emagrecer. No acredito em dietas e sim em hbitos novos, que bem orientados so fceis de adquirir. Alm disso, hoje sabemos que nosso intestino possui bactrias que, em desequilbrio, favorecem o aparecimento de diversas doenas, inclusive inflamatrias. Atualmente, a cincia classifica a obesidade como uma doena inflamatria. Temos que tratar o organismo como um todo. Outro aspecto importantssimo, e para o qual dediquei um captulo inteiro do meu livro, a importncia do sono. Quem no dorme de forma adequada ter muita dificuldade para emagrecer. Muitas vezes, as mudanas alimentares so interpretadas como sacrifcios. difcil manter uma alimentao saudvel? De fato, no fcil mudar hbitos. Para voc considerar que adquiriu um novo hbito, preciso dois anos de perseverana. A sociedade de hoje muito sedutora, os interesses comerciais falam mais alto. Eu costumo dizer que preveno informao. Por isso, entre meus trabalhos voluntrios, realizo um programa de rdio ao vivo pela Rede Cano Nova (AM) com o objetivo de informar a populao sobre o que melhor para a sade. Recebo constantemente testemunhos de pessoas que conseguem emagrecer at mais de 20 quilos em dois anos, somente ouvindo minhas dicas e sugestes. Isso mostra que preciso persistncia e informao correta. Dessa forma, o resultado aparece. Muitas pessoas se valem de suplementos alimentares, como shakes e protenas, de forma indiscriminada, para obter melhores resultados na atividade fsica. Que riscos envolvem esse tipo de uso? Nada substitui a comida. Podemos at nos enganar substituindo uma refeio por algum desses suplementos, mas nosso organismo perfeito e vai querer compensar tudo o que fizermos de errado. Por isso o efeito sanfona, que tanto encontramos nos pacientes que nos procuram.

lao publicou um estudo assustador: crianas brasileiras com menos de cinco anos esto mais gordas que crianas americanas. H tempos venho dizendo que essas crianas esto com expectativa de vida menor que a dos pais. Isso um absurdo. Temos que fazer alguma coisa para interromper esse ciclo. O problema que estamos comendo alimentos que parecem comida, mas no fornecem os nutrientes necessrios. Para piorar a situao, cada vez mais comum um desequilbrio da microbiota intestinal - conjunto de bactrias que vivem no aparelho digestivo e ajudam na absoro dos nutrientes presentes nos alimentos.

a origem dos alimentos. Comprar os que so produzidos mais prximos de ns e que esto na poca certa de serem consumidos. So os mais adequados e mais baratos. Se for possvel prestigie a agricultura orgnica. Inclusive, h empresas idneas onde gado, galinhas e, consequentemente, carne e ovos so de excelente qualidade. O gado pasta, as galinhas ciscam... Devemos lembrar que todas as substncias com as quais os animais tm contato e no conseguem eliminar ficam estocadas no tecido gorduroso deles e so passados para o nosso atravs da alimentao. Hoje as pessoas vivem com pressa, alegam falta de tempo para tudo, e por isso optam por uma alimentao mais rpida. Num perodo de tempo mais longo, que efeitos isto pode acarretar? Os efeitos j podem ser sentidos. Nem precisamos esperar um longo prazo. Nossa populao est doente e gorda. Todos se sentem cansados, sem energia e por isso esto cada vez mais sedentrios e sem vontade de preparar a prpria comida. Eu ajudo meu paciente a se organizar e voltar a comer comida de verdade, como no tempo da vov. Sempre pergunto: No tempo da sua av, se trocava jantar por lanche? A resposta sempre : Imagina! Jantar era jantar.

Peo aos meus pacientes que comam cinco frutas diferentes ao dia, uma de cada cor, e bebam muita gua.

Doenas emocionais podem ter origem na alimentao inadequada? Com certeza. Um dos tipos de depresso causado pela diminuio dos nveis de serotonina, neurotransmissor produzido pelas nossas clulas cerebrais. Para formar serotonina precisamos comer alimentos contendo triptofano, um aminocido (parte da protena) que ao entrar no crebro ir formar a serotonina, desde que encontre tambm vitaminas e minerais envolvidos na sua fabricao. As pessoas esto esquecendo que so formadas de nutrientes. Grandes plantadores de frutas e legumes usam agrotxicos para aumentar a produo. Da mesma forma, criadores de animais para o abate costumam utilizar raes especiais para que as espcies produzam mais carne. Como evitar que tais toxinas prejudiquem nosso organismo? Procurando conhecer melhor o que colocamos em nosso prato e no nosso corpo. Costumo dizer que as pessoas se preocupam tanto com o tipo de combustvel que colocam no carro, mas no com o alimento que introduzem no prprio corpo, que templo do Esprito Santo. O carro depois de um tempo trocamos, mas nosso corpo nosso a vida toda. preciso conhecer

Ainda hoje, existem mes que pensam ter lhos bem nutridos porque esto gordinhos. Pessoas acima do peso correm o risco de ter carncia de vitaminas? Ano passado, uma revista de grande circu-

Que dicas a senhora d para quem luta contra o peso, mas no consegue manter-se longe de alimentos altamente calricos? Comer como no tempo da vov. Comer comida de verdade, aquela como Deus nos entregou na natureza. Esquecer alimentos industrializados, que vm carregados de substncias que nosso organismo vai ter que lanar mo de nutrientes para elimin-los. Fazer trs refeies importantes: no pular caf da manh, comer bem na hora do almoo, lembrando da dupla arroz/ feijo e jantar pelo menos trs horas antes de ir dormir. No beber durante as refeies, mastigar pelo menos 30 vezes os alimentos antes de engolir (se estiver muito longe disso, troque seu garfo pelo de sobremesa). Nos intervalos, comer frutas. No fique mais de trs horas sem comer. Isso engorda! Peo aos meus pacientes que comam cinco frutas diferentes ao dia, uma de cada cor, e bebam muita gua. Outro item que entra obrigatoriamente a caminhada. Aquilo que no contabilizamos, no conseguimos melhorar. Meu paciente sempre sai do consultrio com um pedmetro, um aparelhinho que conta quantos passos dado por dia. Precisamos andar 30 minutos todos os dias, de forma comprometida, como um hbito de higiene, o que a Organizao Mundial da Sade preconiza. Logo, se voc toma banho todos os dias, precisa incluir a caminhada na sua rotina tambm.

21 a 27 | 2 | 2011

Trs meses

de assinatura

grtis!

0800-031-7455 www.jornaldeopiniao.com.br

Vous aimerez peut-être aussi