Vous êtes sur la page 1sur 35

NR-10 na prtica

A APLICAO DA NR-10 POR MEIO DE CASES

ABRACOPEL
Associao Brasileira de Conscientizao para os Perigos da Eletricidade

Misso e Viso OBJETIVOS


- Organizar e desenvolver conceitos de segurana e tcnicas de controle seguro do risco em instalaes e servios com eletricidade, instruindo usurios e profissionais; - Padronizar os procedimentos e metodologias seguras de trabalho; - Difundir os princpios bsicos de controle dos riscos eltricos; - Divulgar as regulamentaes e normalizaes sobre o tema; - Conscientizar os profissionais do setor; - Promover melhoria na atitude e no comportamento das pessoas em geral e dos profissionais; - Divulgar as boas prticas em segurana com energia eltrica, de forma a minimizar os acidentes ocorridos e causados por instalaes mal feitas.

Conscientizar, atravs da informao e formao de profissionais, toda a populao brasileira para os perigos que a eletricidade, quando mal empregada, pode causar".

Ser a entidade representativa no Brasil e uma das entidades com maior credibilidade no mundo no que se refere conscientizao para os perigos da eletricidade. Ser uma referncia".

ATUAO
EDUCACIONAL
Crianas
Jogos educativos (impresso e eletrnico) Aes nas escolas (alunos e professores) Aes na comunidade (Tio Fio, brincadeiras)

PROFISSIONAL Baixa / Alta tenso


Palestras para profissionais levando informaes sobre
Normalizao Certificao de produtos Tecnologias atuais Segurana / Qualidade

Jovens
Palestras, desafios, concurso

Ferramentas de aplicaes
Manuais de instalaes Manuais de segurana

Adultos
Palestras na comunidade Material informativo Mdia espontnea

Participao em Normalizao

O QUE DIZ A NR-10?

NORMA REGULAMENTADORA o-10 N


Segurana em instalaes e servios em eletricidade

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade 10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e as condies MINIMAS, objetivando a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a SEGURANA e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade.

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.1.2. Esta NR se aplica as fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e na ausncia ou omisso destas, as normas internacionais cabveis.
Todas as fases levantamento, projeto, medio, preparao, montagem, etc ou seja, todas as etapas Trabalho em proximidades trabalho em que o trabalhador pode entrar na zona controlada, mesmo que seja com parte do corpo, ou extenses condutoras ( Ex. Faxina, medio, fotografia, manuteno etc.)

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade 10.2. Medidas de Controle. 10.2.1 Em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e a sade no trabalho

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade 10.2.2 Medidas de controle adotadas devem integrar-se as demais iniciativas da empresa, no mbito da preveno da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalhado.

CASO 1
Indstria

PERGUNTAS
J foi constitudo o PIE (Pronturio das instalaes eltricas) e designado o responsvel pela manuteno do PIE?
(10.2.3 a 10.2.7)

J foi elaborado o Relatrio Tcnico das Instalaes Eltricas? (verificar a situao das instalaes de acordo com as normas
tcnicas e definir cronograma de ajuste) exemplo aterramento, dispositivo bloqueio de energizao, energizao,

Diagrama das instalaes eltricas completo e atualizado incluindo SPDA, com medies; Possui procedimentos de emergncia, atendimento e de trabalho j padronizado?

Foi priorizado a aplicao de EPC e priorizado a desenergizao? Os EPIs esto definidos e certificados? Sistema de identificao conforme NR-26; Registro das manutenes preventivas; Os profissionais atendem aos requisitos do item 10.8 e as vestimentas so adequadas, de acordo com a inflamabilidade, condutibilidade e efeito magntico;

Os servios relacionados a eletricidade so precedidos de Ordem de Servio? 10.11 Procedimento de trabalho. A contratao de terceiros exige e especifica o atendimento as normas tcnicas e regulamentadoras?

CASO 2
CONCESSIONRIA DE ENERGIA

Trabalham no SEP
10.2.5 As empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia (SEP Gerao, transmisso e distribuio,alm das empreiteiras) devem constituir pronturio com o contedo do item 10.2.4 e acrescentar ao pronturio os documentos a seguir listados:
a) descrio dos procedimentos para emergncia b) certificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual

10.7 Trabalhos envolvendo alta tenso ( 10.7.1 a 10.7.4)

CASO 3
EMPREITEIRAS

Trata-se de uma empresa de prestao de servio e portanto deve seguir os requisitos da NR-10 como: Treinamento e autorizao dos profissionais (neste caso deve ser das duas partes), Uso de EPIs, etc. Responsabilidade (10.13)

CASO 4
EMPRESA COM AMBIENTE POTENCIALMENTE EXPLOSIVO

Ambiente potencialmente inflamvel


10.3.3 O projeto de instalaes eltricas deve considerar o espao seguro, quanto ao dimensionamento e a localizao de seus componentes e as influncias externas, quando da operao e da realizao de servios de construo e manuteno 10.4.2 Nos trabalhos e nas atividades referidas, devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalizao de segurana. 10.9 Proteo contra incndio e Exploso

MAIS ALGUNS ITENS IMPORTANTES

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.4.4 As instalaes eltricas devem ser mantidas em condies seguras de funcionamento e seus sistemas de proteo devem ser inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentaes existentes e definies de projetos
10.4.4.1- Os locais de servios eltricos, compartimentos e invlucros de equipamentos e instalaes eltricas so exclusivos para essa finalidade, sendo expressamente proibido utiliza-los para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.5 Segurana em instalaes eltricas desenergizadas.
10.5.1 Somente sero considerados desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados obedecida a seqncia:
a) seccionamento b) impedimento de reenergizao c) constatao de ausncia de tenso d) instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos e) proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada f) instalao de sinalizao de impedimento de reenergizao

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.5.2 O estado de instalao desenergizada deve ser mantido at a autorizao para reenergizao, devendo ser reenergizada respeitando a seqncia de procedimento abaixo.
a) retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao c) remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais d) remoo da sinalizao de impedimento de reenergizao e) destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento.

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.11 - PROCEDIMENTOS DE TRABALHO
10.11.1 Os servios em instalaes eltricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho especficos, padronizados, com descrio detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece o item 10.8 desta NR. 10.11.2 Os servios em instalaes eltricas devem ser precedidos de OS especficas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo no mnimo, o tipo, a data, o local e as referncias aos procedimentos de trabalho a serem adotados

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.14 - DISPOSIES FINAIS 10.14.1 Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidncias de riscos graves e iminentes para sua segurana e sade ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierrquico, que diligenciar as medidas cabveis. 10.14.2 As empresas devem promover aes de controle de riscos originados por outrem em suas instalaes eltricas e oferecer, de imediato, quando cabvel, denncia aos rgos competentes. 10.14.3 Na ocorrncia do no cumprimento das normas constantes nesta NR, o MTE adotar as providncias estabelecidas na NR 3.

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade


10.14.4 A documentao prevista nesta NR deve estar permanentemente disposio dos trabalhadores que atuam em servios e instalaes eltricas, respeitadas as abrangncias, limitaes e interferncias nas tarefas. 10.14.5 A documentao prevista nesta NR deve estar, permanentemente, disposio das autoridades competentes. 10.14.6 Esta NR no aplicvel a instalaes eltricas alimentadas por extra-baixa tenso.

FOTOS DO COTIDIANO

Ao lado da rede 13.800

www.abracopel.org.br

Muito Obrigado e muita segurana para todos!


Edson Martinho
edson@lambdaconsultoria.com.br 11-9688-1148

Vous aimerez peut-être aussi