Vous êtes sur la page 1sur 17

A ELABORAO DE QUESTIONRIOS NA PESQUISA QUANTITATIVA Prof. Dr.

Antonio Jos Manzato1


e-mail: manzato@dcce.ibilce.unesp.br

Profa. Adriana Barbosa Santos


e-mail: adriana@dcce.ibilce.unesp.br

Resumo

O levantamento de dados para pesquisa quantitativa por meio de questionrios requer cuidado especial. Deve-se considerar que no basta apenas coletar respostas sobre questes de interesse, mas sim saber como analis-las estatisticamente para validao dos resultados. O assessoramento estatstico numa pesquisa quantitativa auxilia o pesquisador que desconhece requisitos bsicos a serem obedecidos em pesquisas de campo. Aspectos como: tamanho de amostra; que tipo de questionrio elaborar; redao das questes; as formas de anlise dos dados; margem de erro; como relacionar o questionrio com a formatao do banco de dados; o processo de seleo dos indivduos que devem compor a amostra; entre outros, so alguns pontos importantes que devem ser observados cuidadosamente em qualquer pesquisa. A tentativa de conhecer as percepes, a satisfao, as expectativas e as opinies dos indivduos est intimamente ligada a esse contexto e objeto de estudo de vrias reas do conhecimento. Marketing, Administrao de Empresas, Estatstica, Engenharia de Alimentos, Biologia, Medicina, Psicologia, so algumas das que muito se utilizam dessa tcnica para levantamento de dados junto a um segmento de indivduos de interesse; seja para medir satisfao do cliente, ou para investigar fatores associados a uma doena, ou para uma anlise sensorial, ou para derivar mtodos de anlise de dados. Palavras Chaves: metodologia cientfica, questionrios, pesquisas cientficas.

Departamento de Cincia de Computao e Estatstica IBILCE UNESP

Contedo

1. Metodologia cientfica 2. A pesquisa 3. Projeto de pesquisa 4. Classificao da pesquisa 5. Abordagem estatstica na pesquisa quantitativa 6. Planejamento de um questionrio 7. Realizao de campo 8. A obteno de dados 9. Roteiro de uma pesquisa 10. Bibliografia

03 03 05 05 07 10 13 14 15 17

1. Metodologia Cientfica O homem moderno v os acontecimentos naturais, como sendo estruturas organizadas. Para explicar essas estruturas ele recorre a modelos ou mtodos. No incio, os modelos eram muito simples, e cada indivduo que executava ou observava um experimento produzia o seu modelo. Para exemplificar imaginem as donas de casa, cada uma tem o seu modelo para cozinhar, pode at ser que algum marido no goste muito, mas um modelo. Com o passar do tempo houve a necessidade de uniformizar aqueles modelos envolvidos com o mesmo experimento. A forma encontrada para resolver isto, foi ento, elaborao de receitas, manuais de orientao, etc. Nas Cincias, a dificuldade que os experimentadores encontravam para corroborar ou rejeitar afirmaes que elaboravam, e que fossem merecedoras de crdito pela comunidade, tornaram-se cada vez maiores. Aparece ento, os filsofos com suas teorias metodolgicas, criadas especialmente para dar amparo queles que esto envolvidos com a Cincia. Nesse contexto a Metodologia Cientfica de suma importncia, e a Estatstica consta como um item relevante para realizao de pesquisa quantitativa. 2. A Pesquisa A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas tericos ou prticos com o emprego de processos cientficos. A pesquisa, porm, no a nica forma de obteno de conhecimentos e descobertas. Outros meios de acesso ao saber que dispensam o uso de processos cientficos, embora vlidos, no podem ser enquadrados como tarefas de pesquisa. Um desses meios, alis muito recomendvel, a consulta bibliogrfica, que se caracteriza por dirimir pequenas dvidas, recorrendo a documentos. A pesquisa conforme a qualificao do investigador ter objetivos e resultados diferentes. O estudante universitrio que se inicia na pesquisa e o pesquisador profissional j amadurecido e integrado em uma equipe de investigao tero objetivos distintos, de acordo com a habilitao de cada um. O objetivo dos iniciantes a aprendizagem e o treino nas tcnicas de investigao, refazendo os caminhos percorridos pelos pesquisadores. O resumo de assunto de uns segue a trilha dos trabalhos cientficos originais de outros. 2.1 Tipos de Pesquisa O interesse e a curiosidade do homem pelo saber levam-no a investigar a realidade sob os mais diversos aspectos e dimenses. natural, pois, a existncia de inumerveis tipos de pesquisa. A classificao, que por seu alcance ser adotada neste texto, fixa-se no procedimento geral que utilizado. Segundo este critrio, obtm-se, no mnimo, trs importantes tipos de pesquisa: a bibliogrfica, a descritiva e a experimental.

2.1.1. Pesquisa bibliogrfica A pesquisa bibliogrfica procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte de pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Os alunos de todas as instituies de ensino e pesquisa devem, portanto, ser iniciados nos mtodos e tcnicas de pesquisa bibliogrfica. 2.1.2. Pesquisa descritiva A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los. Procura descobrir, com preciso possvel, a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros, sua natureza e caractersticas. Busca conhecer as diversas situaes e relaes que ocorrem na vida social, poltica, econmica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivduo tomado isoladamente como de grupos e comunidades mais complexas, e cujo registro no consta de documentos. Os dados por ocorrerem em seu hbitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito. A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas, entre as quais se destacam: a) Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrio das caractersticas. Comumente se incluem nesta modalidade os estudos que visam identificar as representaes sociais e o perfil de indivduos e grupos, como tambm os estudos que visam identificar estruturas, formas, funes e contedos. b) Pesquisa de opinio: procura saber atitudes, pontos de vista e preferncias que as pessoas tm a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decises. Esta modalidade de pesquisa a mais divulgada pelos meios de comunicao, pois permite: tratar de temas do cotidiano, como intenes de votos, de compras e de consumo, verificar tendncias da opinio pblica e mesmo permitir que se crie, por meio da manipulao de dados, das opinies contra ou a favor de temas polmicos, como aborto, pena de morte, reduo de idade penal etc. c) Pesquisa de motivao: busca saber as razes inconscientes e ocultas que levam, por exemplo, o consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. d) Estudo de caso: a pesquisa sobre um determinado indivduo, famlia, grupo ou comunidade que seja representativo do seu universo, para examinar aspectos variados de sua vida. e) Pesquisa documental: so investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar usos e costumes, tendncias, diferenas e outras caractersticas. Estuda a realidade presente, e no o passado, como ocorre com a pesquisa histrica. Em sntese, a pesquisa descritiva, em suas diversas formas, trabalha sobre dados ou fatos colhidos da prpria realidade. Para viabilizar essa importante operao da coleta de dado, so utilizados, como principais instrumentos, a observao, a entrevista, o questionrio e o formulrio (Tcnica de coleta de dados).

2.1.3. Pesquisa experimental A pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variveis relacionadas com o objeto de estudo. Nesse tipo de pesquisa, a manipulao das variveis proporciona o estudo da relao entre causas e efeitos de um determinado fenmeno. Com a criao de situaes de controle, procura-se evitar a interferncia de variveis intervenientes. Interfere-se diretamente na realidade, manipulando-se a varivel independente a fim de se observar o que acontece com a dependente. Enquanto a pesquisa descritiva procura classificar, explicar e interpretar os fenmenos que ocorrem, a pesquisa experimental pretende dizer de que modo ou por que causas o fenmeno produzido. Para atingir esses resultados, o pesquisador deve fazer uso de aparelhos e de instrumentos que a tcnica moderna coloca ao seu alcance ou de procedimentos apropriados e capazes de tornar perceptveis as relaes existentes entre as variveis envolvidas no objeto de estudo. Cabe aqui observar que a pesquisa experimental no se resume em pesquisas realizadas em laboratrio, assim como a descritiva no se resume pesquisa de campo. Os termos de campo e de laboratrio indicam apenas o contexto onde elas se realizam. Uma pesquisa pode ser experimental tanto em contexto de campo quanto de laboratrio. O mesmo acontece com a descritiva. Pode-se dizer que, no contexto de laboratrio, realizam-se mais pesquisas de natureza experimental. 2.1.4. Estudos exploratrios O estudo exploratrio, tambm classificado por alguns autores como pesquisa quase cientfica ou no cientfica , normalmente, o passo inicial no processo de pesquisa pela experincia e um auxlio que traz a formulao de hipteses significativas para posteriores pesquisas. Tais estudos tm por objetivo familiarizar-se com o fenmeno ou obter nova percepo do mesmo e descobrir novas idias. Recomenda-se o estudo exploratrio quando h poucos conhecimentos sobre o problema a ser estudado. 2.1.5. Resumo do assunto Entende-se por pesquisa resumo de assunto aquele texto que rene, analisa e discute conhecimentos e informaes j publicadas. O resumo de assunto no um trabalho original, mas exige de seu autor a aplicao dos mesmos mtodos cientficos utilizados no trabalho cientfico original. A maior parte dos trabalhos elaborados durante os cursos de formao (em nvel de graduao) , quanto sua natureza, um resumo de assunto e, dificilmente, um trabalho cientfico original. 3. Projeto de pesquisa Desde que se tenha em vista um projeto qualquer, deve-se pensar antes de tudo em elaborar um projeto que possa garantir sua viabilidade. Trata-se do planejamento da pesquisa. O projeto faz a previso e a proviso dos recursos necessrios para atingir o objetivo proposto de solucionar um problema e estabelece a ordem e a natureza das diversas tarefas a serem executadas dentro de um 5

cronograma a ser observado. Muitas pesquisas importantes, tanto para as cincias como para a pessoa do pesquisador, viram-se fadadas as fracasso por no se ter feito um projeto das pesquisas. As instituies de fomento pesquisa, tanto pblicas como privadas, possuem geralmente um roteiro prprio com instrues especficas para montagem do projeto. O interessado deve ento se orientar por aquele modelo. No raro ocorre, porm, que a elaborao do projeto, sobretudo quando se trata de pesquisas importantes, seja confiada aos tcnicos em planejamento que fazem parte dos institutos de pesquisa e planejamento. Nossas universidades procuram criar rgos que tm, entre outras finalidades, a de fornecer assistncia direta aos estudantes, incentivando-os e orientando seus passos na pesquisa. 4. Classificao da pesquisa Em pesquisa de mercado d-se o nome de briefing ao elemento que deve representar exatamente as necessidades primrias, especificando o tema ser estudado com todas as informaes pertinentes e deixando evidente o ncleo mais importante desse tema, ou seja, aquilo que realmente justifica a pesquisa. A partir da processa-se a decomposio desse ncleo nas suas vrias facetas, agregam-se outras questes pertinentes ao escopo do trabalho e, finalmente, ordenam-se as questes segundo a importncia relativa de cada uma. 4.1 Pesquisa qualitativa A pesquisa qualitativa, de modo geral, tem gerado muitas controvrsias e discusses na medida em que normalmente no pode ser mensurada estatisticamente (relao universo amostra). No entanto sua aplicabilidade tem auxiliado tanto no apoio s pesquisas quantitativas, quanto como elemento informativo em si. Para desenvolvimento da pesquisa qualitativa necessrio que um rol de itens obrigatrios sejam avaliados: 1- Formao de grupos 1.1 Mediao convencional 1.2 Tcnica psicodramtica 1.3 Gravao em vdeo/cassete 2- Entrevistas em profundidade 2.1 Roteiro aprofundamento fechado 2.2 Roteiro perspectivo aberto 2.3 Gravao cassete/anotaes 4.2 Pesquisa-ao Pesquisa-ao e pesquisa participante so freqentemente dadas como sinnimas. A pesquisaao um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo e participativo. A pesquisa-ao tem sido utilizada com freqncia na rea das cincias sociais. O importante observar que neste tipo de pesquisa a unidade amostral no esttica, e sim, participa vrias vezes do processo, interagindo e modificando os resultados ao longo do tempo.

Resumindo alguns de seus principais aspectos, consideramos que a pesquisa-ao uma estratgia metodolgica da pesquisa social na qual: h uma ampla e explcita interao entre pesquisadores e pessoas implicadas na situao investigada; desta interao resulta a ordem de prioridade dos problemas a serem pesquisados e das solues a serem encaminhadas sob forma de ao concreta; o objeto da investigao no constitudo pelas pessoas e sim pela situao social e pelos problemas de diferentes naturezas encontrados nesta situao; o objetivo da pesquisa-ao consiste em resolver ou, pelo menos, em esclarecer os problemas da situao observada; h, durante o processo, um acompanhamento das decises, das aes e de toda a atividade intencional dos autores da situao; a pesquisa no se limita a uma forma de ao (risco de ativismo): pretende-se aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o conhecimento ou o "nvel de conscincia" das pessoas e grupos considerados. 4.3 Pesquisa quantitativa Os mtodos de pesquisa quantitativa, de modo geral, so utilizados quando se quer medir opinies, reaes, sensaes, hbitos e atitudes etc. de um universo (pblico-alvo) atravs de uma amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada. Isto no quer dizer que ela no possa ter indicadores qualitativos. Desde que o estudo permita, isso sempre possvel. De forma anloga ao que fizemos na pesquisa qualitativa, aqui tambm inicialmente um rol de alternativas deve ser avaliado: Entrevistas pessoais 1- Entrevistas por telefone 2- Atravs de cartas 3- Questionrio estruturado fechado 4- Questionrio semi-estruturados e perguntas abertas 5- Com apresentao de cartes, objetos, material promocional etc. 5. A abordagem estatstica na pesquisa quantitativa Numa pesquisa cientfica o procedimento geral de abordagem do problema, planejamento do estudo, obteno de dados e anlise estatstica com discusso de resultados, apresenta-se uma caracterstica que a chamamos de circularidade do mtodo cientfico. O esquema est graficamente representado na Figura 1 abaixo:

Planejamento amostral Problema Planejamento e redao do Questionrio

Discusso dos Resultados

Realizao de campo Anlise Estatstica Obteno dos dados

Figura 1 A abordagem estatstica na pesquisa quantitativa 5.1 O problema Quando um pesquisador apresenta um problema ao estatstico, necessrio que haja de ambas as partes uma vontade muito grande de resolver o problema, ou pelo menos, a disposio de um ouvir o outro em questes relevantes, por mais elementares que possam parecer. O estudo do problema s ter sentido para o estatstico quando estiverem definidos: 1Propostas e objetivos claros com formulao das hipteses iniciais; 2Definio da populao objeto de estudo; 3Se o estudo ser feito atravs de censo ou por amostragem; 4Que variveis faro parte do estudo; 5Elaborao de um projeto piloto se necessrio; 6Qual a forma de obteno dos dados (entrevistas: pessoais, telefone, carta; ou atravs de questionrios); 8

7Questionrio com realizao de pr-teste para validao (custo, tempo, Compreenso do texto, incluso ou excluso de variveis, etc); 5.2 Planejamento amostral O estudo do problema proposto, em sendo este por amostragem, necessrio ter em mente que tipo de amostragem utilizar. As amostras podem ser classificadas em duas categorias principais: as no-probabilsticas e as probabilsticas. Amostras no-probabilsticas so tambm, muitas vezes, empregadas em trabalhos estatsticos, por simplicidade ou por impossibilidade de se obterem amostras probabilsticas, como seria desejvel. Como em muitos casos os efeitos da utilizao de uma amostragem noprobabilstica podem ser considerados equivalentes aos de uma amostragem probabilstica, resulta que os processos no-probabilsticos de amostragem tm tambm sua importncia. 5.2.1 Amostragem no-probabilstica Apresentamos a seguir alguns tipos de amostragem no-probabilstica: 1- Inacessibilidade a toda a populao: o caso em que parte da populao no tem existncia real, ou seja, uma parte da populao ainda hipottica. 2- Amostragem a esmo ou sem norma: aquela em que o amostrador, para simplificar o processo, procura ser aleatrio sem, no entanto, realizar propriamente o sorteio usando algum dispositivo aleatrio confivel. 3- A populao formada por material contnuo: nesse caso impossvel realizar amostragem probabilstica, devido impraticabilidade de um sorteio rigoroso. 4- Amostragens intencionais: enquadram-se aqui os diversos caso em que o amostrador deliberadamente escolhe certos elementos para pertencer amostra, por julgar tais elementos bem representativos da populao. O perigo desse tipo de amostragem obviamente grande, pois o amostrador pode facilmente se equivocar em seu pr-julgamento. 5.2.2. Amostragem probabilstica A amostragem ser probabilstica se todos os elementos da populao tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer amostra. Segundo esta definio, a amostragem probabilstica implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realizao s ser possvel se a populao for finita e totalmente acessvel. As tcnicas da Estatstica Indutiva pressupem que as amostras utilizadas sejam probabilsticas, o que muitas vezes no se pode conseguir. No entanto o bom-senso ir indicar quando o processo de amostragem, embora no sendo probabilstico, pode ser, para efeitos prticos, considerados como tal. Isso amplia consideravelmente as possibilidades de utilizao do mtodo estatstico em geral. Apresentamos a seguir algumas das principais tcnicas de amostragem probabilstica: 1- Amostragem casual simples: tambm chamada de simples ao acaso, aleatria, casual, simples, elementar, etc., equivalente a um sorteio lotrico. Nela, todos os elementos da populao tm igual probabilidade de pertencer amostra, e todas as possveis amostra tm tambm igual probabilidade de ocorrer.

2- Amostragem sistemtica: quando os elementos da populao se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra feita periodicamente. 3- Amostragem por meio de conglomerados: quando a populao apresenta uma subdiviso em pequenos grupos, chamados conglomerados, possvel fazer-se a amostragem por meio desses conglomerados, a qual consiste em sortear um nmero suficiente de conglomerados, cujos elementos constituiro a amostra. Ou seja, as unidades de amostragem, sobre as quais feito o sorteio, passam a ser os conglomerados e no mais os elementos individuais da populao. 4- Amostragem estratificada: muitas vezes a populao se divide em subpopulaes ou estratos, sendo razovel supor que, de estrato para estrato, a varivel de interesse apresente um comportamento substancialmente diverso, tendo, entretanto comportamento razoavelmente homogneo dentro de cada estrato. Em tais casos, se o sorteio dos elementos da amostra for realizado sem se levar e considerao a existncia dos estratos, pode acontecer que os diversos estratos no sejam convenientemente representados na amostra, a qual seria mais influenciada pelas caractersticas da varivel nos estratos mais favorecidos pelo sorteio. Evidentemente, a tendncia ocorrncia de tal fato ser tanto maior quanto menor o tamanho da amostra. 5- Amostragem mltipla: numa amostragem mltipla, a amostra retirada em diversas etapas sucessivas. Dependendo dos resultados observados, etapas suplementares podem ser dispensadas. Esse tipo de amostragem , muitas vezes, empregado na inspeo por amostragem. Sua finalidade diminuir o nmero mdio de itens inspecionados a longo prazo, baixando assim o custo da inspeo. Um caso extremo de amostragem mltipla a amostragem seqencial. A amostra vai sendo acrescida item por item, at se chegar a uma concluso no sentido de aceitar ou rejeitar uma dada hiptese. 6. Planejamento do questionrio Um questionrio deve obedecer algumas regras bsicas onde o principal que possua uma lgica interna na representao exata dos objetivos e na estrutura de aplicao, tabulao e interpretao. A primeira parte do questionrio exige a identificao de quem faz a pesquisa: nome da empresa, entrevistador, crtico, supervisor, para compor o controle de dados, bem como o seu nmero (em geral questionrios so numerados). Em seguida se exige a identificao do entrevistado com nome. Endereo, sexo, faixa etria, profisso etc. (dependendo dos objetivos do estudo). Quase sempre so colocados filtros eliminatrios nos questionrios. So chamados filtros aquelas questes que selecionam o universo a ser pesquisado e organizam os entrevistados segundo caractersticas impostas pelo estudo: Adolescentes entre 15 e 18 anos (2 filtros); Donas de casa que pertenam a classe A, entre 35 e 45 anos e que no trabalhem fora (4 filtros); Homens entre 30 e 40 anos, pais de meninos entre 13 e 15 anos (4 filtros); Lojistas de materiais de construo, que atuam apenas com materiais de acabamento (3 filtros);

10

Aps a identificao do pesquisador, do pesquisado e dos filtros, so colocadas as questes propriamente ditas do questionrio. Para elaborar as perguntas de um questionrio indispensvel levar em conta que o informante no poder contar com explicaes adicionais do pesquisador. Por este motivo, as perguntas devem ser muito claras e objetivas, para evitar interpretaes errneas, e no devem ser invasivas. Por outro lado, os questionrios: Devem ter algumas questes para confirmao ou checagem de respostas de forma indireta; Devem ter poucas questes abertas; No podem ser indutivos, respeitando sempre o ponto de vista do respondente. Existe muito a ganhar quando se faz uma pesquisa-piloto, para testar o questionrio. O questionrio pode ser respondido por, pelo menos, 20 pessoas com caractersticas diferentes que, depois de responderem, devem ser reavaliadas para que, com a ajuda delas, sejam corrigidas as reas de ambigidade etc. As questes podem ser abertas ou fechadas; as primeiras no restringem a resposta do entrevistado; e as segundas fornecem certo nmero de opes codificadas (incluindo outras). As vantagens de um ou outro tipo de questo dependem das propostas do estudo e da necessidade de anlise; se for o caso, podemos codificar os resultados das questes abertas em diferentes categorias e fornecer apenas uma lista com diferentes respostas, mas, se isso for feito, perdemos a informao qualitativa. Por exemplo, podemos perguntar: 1- Voc est pensando em aceitar a ltima proposta de salrio da empresa? Sim No (questo fechada) 2- Se No, por que no ? (questo aberta) O entrevistador pode sugerir uma lista de razes ou, ento, registrar a resposta codificada em uma tabela ou, ainda, escrever o que for possvel, para codificar mais tarde. Esta ltima opo permite garimpar algumas citaes que podem ser incorporadas ao texto para enriquecer os resultados quantitativos, mas exige esforo posterior para codificao. Pode-se argumentar que, em algumas circunstncias, melhor uma lista de respostas, das quais as pessoas, eventualmente, no teriam sequer cogitado; obter-se-iam, ento, mais esclarecimentos. O contra-argumento o de que a pessoa que responde pode ser influenciada pela forte sugesto de respostas especficas. A escolha depende da proposta da pesquisa. A seguir so apresentadas diretrizes gerais para o planejamento de questionrios: 1- Escreva uma carta explicativa para acompanhar o questionrio (ou d uma explicao verbal, se for entrevista), expondo, de forma clara e breve, por que e para quem a pesquisa est sendo conduzida, mostre a importncia, garanta a confidencialidade, informe o que (e quando) fazer com o questionrio preenchido, a quem contatar se desejar informaes adicionais; explique pessoa a necessidade de preenchimento para garantir uma amostra representativa e assim por diante. Podem ser de alguma ajuda incentivos, como resumos antecipados dos resultados (digamos, para pesquisas feitas para empresas). O objetivo diminuir a falta de resposta, e este o seu bate-papo. Ao final, claro, deve haver um muito obrigado. 2- Faa uma boa diagramao e d instrues, para ajudar e encorajar as pessoas a responder e facilitar a codificao e a entrada dos resultados em disquete (de computador) ou fita cassete.

11

3- Cada questo deve ser examinada (construo da frase, propriedade e formato de resposta) em termos de capacidade de satisfazer propostas e objetivos e testar as hipteses da pesquisa. Questionrios longos, no relacionados rea de interesse da pessoa que responde, correm o risco de alta taxa de falta de resposta ou de erros nas respostas. 4- A redao das questes constitui uma grande fonte de erro. Seja breve e use linguagem simples (substitua Declare a durao ... por Quanto tempo ...), embora em alguns casos as questes longas, mas simples, sejam teis para dar pessoa que responde tempo para organizar o raciocnio. Evite ambigidade. Por exemplo, a questo onde encontrar trabalho (anncios em jornais, agncia de emprego etc): Como voc achou o ltimo emprego? Resposta: Muito interessante e agradvel. Leve em conta a capacidade de a pessoa saber responder com preciso: o salrio do cnjuge, lembranas (ter na memria alguma coisa que ocorreu algum tempo atrs, como, por exemplo, Quando voc fez sua ltima compra de ... ?) so problemas comuns. No conduza a resposta nem faa suposies pouco seguras (Voc acha que as lojas DIY devem abrir aos domingos o Dia do Senhor para descanso?). Leve em conta as convenes sociais, ou seja, cuidado com questes pessoais, embaraosas ou que reflitam prestgio (como idade, bebida, sexo, sade). Tenha em mente a ordem que so feitas as questes; fornea uma seqncia lgica e garanta que no seja introduzida tendenciosidade: Verifique se no esto escondidas vrias questes em uma nica, o que confundiria a resposta (e a anlise do resultado) ou se as questes no simplificam demais os fatos. Voc acha que problemas ambientais so mais importantes do que problemas do Terceiro Mundo? Sim No Evite questes hipotticas: por exemplo, pesquisas sobre a inteno de comprar um novo produto em geral no chegam a resultados corretos. Deixe claro se o que voc quer uma viso geral ou pessoal (Voc acha que seria uma boa idia...? versus Voc gostaria... ) Seja claro nas perguntas sobre freqncia (Com que freqncia voc...?pode ser substituda por Quantas vezes no ltimo ms voc...- mesmo que, neste ltimo caso, seja mais provvel obter uma resposta sobre a prtica usual do que sobre a freqncia no ltimo ms). Seja cuidadoso sobre a tendncia aquiescncia isto , a tendncia de a pessoa concordar com o entrevistador. Por exemplo frases de duas pesquisas americanas que podem ser comparadas: a- As pessoas so mais culpadas dos que as condies sociais pelo crime e no cumprimento da lei no Estado. b- As condies sociais so mais culpadas do que as pessoas pelo crime e no cumprimento da lei no Estado. Em ambos os casos as opes eram concordo ou discordo. A porcentagem de respostas concordopara (a) igualariam s respostas discordoem (b), mas a tendncia aquiescncia levou 59,6% a concordar com (a) e 43,2% a discordar de (b). 12

5- Preste ateno aos erros de respostas que podem surgir devido s caractersticas do entrevistador; por exemplo, respostas dadas por homens para entrevistadores predominantemente do sexo feminino e de meia-idade podem ser aquelas percebidas como aceitveis por esses homens, ou so dadas com a inteno de impressionar o entrevistador ou o acompanhante do entrevistado. As opinies e as expectativas dos entrevistadores tambm podem levar a erro na resposta; por exemplo, o entrevistador pode precisar codificar ou interpretar as respostas, em itens preestabelecidos. Nesses casos, respostas que ficam no limite de outras podem ser codificadas de acordo com as idias do entrevistador, ou a expectativa de que a resposta deve estar de acordo com as caractersticas dele ou dela (em relao a sexo, idade) ou a respostas dadas a questes anteriores. Pode ser que o entrevistador tenha apenas uma idia do que possam ser os resultados finais (ou que o patrocinador quer) e ir introduzir tendenciosidade na codificao dos resultados para ter um trabalho aceitvel. Entrevistadores bem treinados e bem escolhidos so to essenciais para a pesquisa como o contexto da pesquisa. Pense em como as caractersticas (idade, sexo, modo de vestir) de um entrevistador podem afetar as respostas dadas no ptio da escola por adolescentes a um questionrio sobre o uso de drogas. 6- Inclua algumas questes que permitam a voc verificar se sua amostra representativa, quando comparada a dados externos exatos e, se possvel, cruze as respostas das questes de maior interesse, repetindo essas questes de forma diferente. 7- Faa um piloto (ou pr-teste) de seu questionrio usando pelo menos 20 pessoas e discuta com elas as reas de confuso potencial. 7. Realizao de campo Para realizao de campo, necessrio que o material esteja pr-testado, o planejamento do trabalho efetuado com todos os critrios definidos: Universo a ser investigado; reas a serem pesquisadas; Amostra estabelecida por rea e mapas controle; Nmero de elementos que iro compor a equipe (entrevistadores, supervisores e coordenadores); Especializao dos profissionais envolvidos. A pesquisa de campo utiliza tcnicas especficas, que tm o objetivo de recolher e registrar, de maneira ordenada, os dados sobre o assunto em estudo. As tcnicas especficas da pesquisa de campo so aquelas que integram o rol de documentao direta: a observao direta e a entrevista. A observao direta baseia-se nas tcnicas de observao propriamente dita e nas entrevistas Modalidade de observao direta: Sistemtica quando planejada, estruturada; Assistemtica no estruturada; Participante o pesquisador participa dos fatos a serem observados; No participante o pesquisador limita-se observao dos fatos; Individual realizada por um pesquisador apenas; 13

Em equipe pesquisa desenvolvida por um grupo de trabalho; Na vida real os fatos so observados em campoou em ambiente natural; Em laboratrio os fatos so estudados em salas, laboratrios, ou seja, em ambiente artificial, embora o pesquisador procure, muitas vezes, reproduzir o ambiente real do fenmeno estudado; Entrevista: A entrevista uma tcnica muito utilizada na pesquisa, nos vrios ramos das Cincias Sociais: Sociologia, Antropologia, Poltica, Servio Social, Jornalismo, Relaes Pblicas, Pesquisa de Mercado etc. Embora a entrevista no seja a tcnica mais fcil de ser aplicada, talvez seja a mais eficiente para a obteno das informaes, conhecimentos ou opinies sobre o assunto.

Para a coleta dos dados j foi elaborado anteriormente um plano especificando os pontos de pesquisa e os critrios para seleo dos possveis entrevistados e dos informantes que respondero aos questionrios. Todas as etapas da coleta de dados devem ser esquematizadas, a fim de facilitar o desenvolvimento da pesquisa, bem como assegurar uma ordem lgica na execuo das atividades. A coleta de dados constitui uma etapa importantssima da pesquisa de campo, mas no deve ser confundida com a pesquisa propriamente dita. Os dados coletados sero posteriormente elaborados, analisados e interpretados. Depois ser feita a discusso dos resultados da pesquisa, com base na anlise e interpretao dos dados. 8. A obteno dos dados A elaborao dos dados compreende: seleo, categorizao e tabulao. a) A seleo dos dados visa exatido das informaes obtidas. Caso seja verificada alguma falha ou discrepncia, torna-se indispensvel averiguar se houve lapso ou inabilidade do pesquisador ao coletar os dados. Neste caso deve-se retornar ao campo e reaplicar os instrumentos de pesquisa, para corrigir alguma distoro ocorrida na coleta. Procura-se, dessa maneira, evitar informaes confusas ou incompletas. Lembre-se, porm, que a seleo tem por finalidade corrigir tanto falhas como excesso de informaes. b) A categorizao dos dados realiza-se mediante um sistema de codificao. A codificao ou transformao dos dados em smbolos facilita a contagem e tabulao dos resultados obtidos. Ao elaborar-se o planejamento da pesquisa j se decide se a codificao ser efetuada antes ou depois da coleta. No primeiro caso, os questionrios devem conter campos prprios para esse fim. Por exemplo, se foi atribudo um nmero ou letra para identificar o sexo do informante, o questionrio conter essa informao: Categoria - Sexo: Masculino ( 1 ), ( M ) ou ( A ); Feminino ( 2 ), ( F ) ou ( B ).

14

A codificao posterior empregada quando os dados exigem julgamento mais complexo, porm os critrios dessa codificao devem ser determinados no planejamento. Portanto, a codificao consiste em classificar os dados, agrupando-os em categorias; em seguida, atribui-se um cdigo, nmero ou letra a cada categoria. Este procedimento, alm de facilitar a contagem e a tabulao, transforma dados qualitativos em quantitativos, tornando mais clara sua representao. c) A tabulao consiste em dispor os dados em tabelas, para maior facilidade de representao e verificao das relaes entre eles. A tabulao pode ser manual ou eletrnica. A tabulao eletrnica indicada no caso de dados muito numerosos, para garantir uma boa anlise num espao de tempo curto. A tabulao de dados depende de: Recursos computacionais equipamentos Recursos humanos Treinamento de pessoal Do software a ser utilizado tanto para armazenamento como para anlise estatstica Disponibilidade financeira importante observar que em grande parte dos planejamentos de pesquisas a estrutura dos questionrios deve ser montada tendo em vista a tabulao dos dados. 9. Roteiro de uma pesquisa A Figura 2 traz um breve roteiro como sugesto dos passos imprescindveis para uma pesquisa. Definio, junto ao cliente, do problema a ser investigado

Definio dos objetivos da pesquisa, que subsidiam a elaborao do questionrio e/ou roteiro da discusso em grupo ou entrevista individual em profundidade

Definio do pblico-alvo da pesquisa

Definio do tipo de pesquisa a ser utilizada Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

15

(cont.) Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

Definio do plano amostral

Definio da tcnica a ser utilizada: grupo de discusso e/ou entrevista individual em profundidade

Elaborao do questionrio Seleo da amostra Realizao do pr-teste do questionrio

Realizao de reunies (grupo de discusso) e/ou entrevistas individuais em profundidade

Organizao e tabulao dos dados

Transcrio literal e/ou gravao das entrevistas Levantamento de incidentes crticos

Elaborao do relatrio estatstico

Anlise

Relatrios conclusivos

Tomada de deciso

Novas pesquisas Etapa concluda de uma pesquisa continuada

Pesquisa encerrada

Figura 2: Roteiro contendo passos a serem seguidos numa pesquisa 16

11.

Bibliografia:

1. ALVES, Rubem. Filosofia da cincia. So Paulo: Editora Brasiliense. 2. ANDRADE, Maria Margarida. Introduo metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Editora Atlas S. A., 1999. 3. AZEVEDO, Amilcar Gomes; Campos, Paulo Henrique Borges de. Estatstica bsica. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A., 1977. 4. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A . 5. ed. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. 5. LISKE, Luiz. Medindo a satisfao do cliente. Rio de Janeiro: Qualymark Editora, 1996. 6. VOLPATO, Gilson Luiz. Cincia: da filosofia publicao. 2. ed. Jaboticabal: Funep,2000. 7. RUTTER, Marina; Abreu, SERTRIO, Augusto de Abreu. Pesquisa de mercado. 2. ed. So Paulo: Editora tica S. A., 1994. 8. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. So Paulo: Cortez Editora, 2001. 9. SILVER, Mick. Estatstica para administrao. So Paulo: Editora Atlas S. A. 2000. 10. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa ao. 10. ed. So Paulo: Crtez Editora, 2000. 11. VIEIRA, Sonia. Metodologia cientfica. So Paulo: Editora da Unicamp, Sarvier, 1984.

17

Vous aimerez peut-être aussi