Vous êtes sur la page 1sur 25

Os plgios de Madame Blavatsky

" No h um nico dogma ou doutrina na teosofia , nem nenhum detalhe do vasto multiplex de complexas revelaes alegados como a verdade oculta nos ensinamentos de Madame Blavatsky e os seus adeptos que no tenha tido como fonte a literatura mundial. Do primeiro ao ltimo , os seus escritos so dominados por um duplo plgio - plgio em idia, e plgio na linguagem. " W.E. Coleman agosto de 1893 [Nota do Editor : Conforme revelado nos livros de David Icke e outros, a russa Madame Helena P. Blavatsky foi ainda um outro agente de desinformao trabalhando em nome dos oligarcas britnicos (Maonaria). Ulterior motivos para a criao da Sociedade Teosfica e da promoo subseqente de material Blavatsky por Alice Bailey tinha mais a ver com a criao de um interesse pelo ocultismo (Mystery "o Egpcio" Escola - a religio dos Illuminati ") e os inculcao dissimuladas de satanismo. Antes de mudarem o nome para " Lucius Trust ", a editora de livros de Alice Bailey , na verdade se chamava anteriormente de "Lucifer Trust". A segunda metade do sculo 19 foi um tempo ocupado para os oligarcas ingleses. Seus agentes , como Karl Marx ou Blavatsky ou Coeficientes, Foram a criao de doutrinas e movimentos que mais tarde iria florescer no sculo 20 ( o comunismo, o movimento da Nova Era, e o Estado de Israel ), que hoje levou-nos beira atual da tirania da polcia estadual , o controle da mente e da reduo da populao, via genocdio secretos, Em uma escala global ... Ken ] Por William Coleman Emmette http://educate-yourself.org/cn/blavatskyplagiarisms07jul05.shtml 07 de julho de 2005 Encaminhar cortesia do Dr. Kanya Vashon McGhee <drkanya9@hotmail.com> http://www.blavatskyarchives.com/colemansources1895.htm

Ttulo Original

As fontes dos Escritos de Madame Blavatsky


Por William Coleman Emmette [ Publicada pela primeira vez em A Sacerdotisa Moderna de Isis por Vsevolod Sergyeevich Solovyoff ,Londres, Longmans, Green, and Co., 1895, Apndice C , pp. 353-366 .] Durante os ltimos trs anos tenho feito uma anlise mais ou menos exaustiva do contedo dos escritos de Madame Blavatsky , e tenho seguido as fontes de onde ela deriva - e principalmente sem crdito sendo dado - quase a totalidade do seu objecto . A apresentao, em detalhe, das evidncias desta derivao constituiria um volume , mas as limitaes deste artigo admite apenas um breve resumo dos resultados alcanados pela minha anlise desses escritos. As provas e evidncias detalhadas de cada afirmao aqui esto agora em parte de impresso e , em parte, manuscrito , e eles sero incorporados na ntegra em um trabalho que estou a preparar para a publicao - uma exposio da teosofia como um todo. Medida em que pertence a Isis desvelada, primeira obra de Madame Blavatsky , as provas de seus plgios terem sidos atacados na impresso por dois anos, e nenhuma tentativa foi feita para negar ou desacreditar qualquer um dos dados nele contidos. Em que parte do meu trabalho que j est na mdia impressa, bem como que ainda em manuscrito , muitas passagens paralelas so dadas a partir dos dois conjuntos de escritos, - os trabalhos de Madame Blavatsky , e os livros de onde ela copiou as passagens plagiadas ; Eles tambm contm listas completas das passagens plagiadas , dando em cada caso, a pgina do trabalho Madame Blavatsky , em que a passagem pode ser encontrada , e a pgina e o nome do livro de onde ela copiou. Qualquer um pode , portanto, facilmente testar a exatido de minhas declaraes . Em Isis desvelada , publicado em 1877 , eu descobri cerca de 2000 passagens copiadas de outros livros , sem o devido crdito. Pela anlise cuidadosa , descobri que somente em Isis ela palgiou cerca de 100 livros. Cerca de 1400 livros esto citados e referidos no presente trabalho , mas, dos 100 livros que o autor possua, ela copiou tudo para Isis retirado dos outros 1300 livros.

H cerca de 2100 citaes em Isis e referncias a livros que foram copiados , na segunda mo, de outros livros que os originais , e desse nmero apenas cerca de 140 so creditados os livros de Madame Blavatsky , que copiou de segunda mo . Os outros so citados de forma a conduzir o leitor a pensar que Madame Blavatsky havia lido e utilizado a obra original, e tinha citado a partir deles em primeira mo , - a verdade que estes originais nunca tinham evidentemente sido lidos por Madame Blavatsky. Por isso significa que muitos leitores de sis e, posteriormente, os de seus outros livros Doutrina Secreta e Glossrio Teosfico, foram enganados ao pensar Madame Blavatsky foi uma grande leitora , dotada de vasta erudio , enquanto o fato que sua leitura era muito limitada , e sua ignorncia era profunda em todos os ramos do conhecimento. Os livros utilizados na elaborao de Isis foram quase todos literatura do sculo XIX. Apenas um dos livros antigos e raros nomeados e citados estava na posse de Madame Blavatsky - Henry More Imortalidade da Alma, publicado no sculo XVII. Uma ou duas outras datam do incio do sculo XX , e todo o resto pertencia ao meio e depois parte deste sculo. Nosso autor fez grandes pretenses para cabalsticos de aprendizagem , mas cada citao e cada aluso Cabala , Isis e em todos os seus trabalhos posteriores, foram copiados em segunda-mo de certos livros que contenham citaes espalhadas a partir dos escritos cabalsticos , entre eles Mackenzie do ser Masonic Cyclopaedia, King's Gnsticos, e as obras de SF Dunlap , L. Jacolliot , e Eliphas Levi. No uma nica linha das cotaes em Isis , de msticos dos velhos tempos como, Paracelso , Van Helmont, Cardan , Robert Fludd, Filaleto , Gaffarel , e outros,que foram retiradas a partir de suas obras originais , o conjunto delas foram copiadas de outros livros que contenham citaes espalhadas daqueles escritores. A mesma coisa acontece com as citaes de Josephus, Philo e os Padres da Igreja , como Justino Mrtir, Orgenes , Clemente , Irineu , Tertuliano, Eusbio, e todo o resto. O mesmo acontece com os autores clssicos Homero, Ovdio , Horcio, Virglio, Plato, Plnio, e muitos outros.

As cotaes de todos estes foram copiados em segunda-mo de alguns dos 100 livros que foram utilizados pela compiladora de Isis. Em alguns casos, Madame Blavatsky, em Isis alegou possuir ou ter lido alguns dos livros que citou , que evidente que ela no possua nem tinha lido. Em Isis, I, 369-377 , um grande nmero de citaes de um trabalho de Figuier , que ela alegou ter tomado a partir do trabalho original , que ela diz ( I, 369) agora " est diante de ns ". Como cada palavra da Figuier em Isis foi copiado de Magie Des Mousseaux au Siecle Dix- neuvieme , pp. 451-457 , a palavra " mentira " na frase usada por ela muito a propsito . Em Isis, I, 353, 354 , et seq. , ela professa a citao de uma obra em sua posse , enquanto que tudo o que ela citou foi copiado de Demonologia , pp. 224-259 . Em ii. , 8, ela alegou que ela havia lido a obra de Bellarmin , enquanto que tudo o que ela diz sobre ele, e tudo o que ela cita ele, so copiados de Demonologia , pp. 294, 295 . Em ii. , 71, afirmou que ela tinha um tratado de De Nogen , mas tudo o que ela sabe sobre ele , ou o seu tratado foi retirado de Demonologia , p. 431. Em ii. , 74, 75 , o leitor levado a acreditar que as cotaes de algumas A Lenda Dourada foram copiados por ela a partir do original , a verdade que eles foram retirados de Demonologia , 420-427 . Em ii. , 59 , deu uma descrio de uma norma da Inquisio, derivada, ela disse, de " uma fotografia na nossa posse, a partir de um original obtido no Escurial de Madrid ", mas esta descrio foi copiada de Demonologia , p . 300. Em Isis, I, pp. xii, a XXII . , uma conta da filosofia de Plato e seus sucessores. Quase a totalidade destas dez pginas foi copiado de dois livros , Cocker cristianismo e filosofia grega , Plato e Zeller e da Academia Velha. H cerca de 25 passagens de Cocker e 35 de Zeller , e, de todos esses , o crdito dado para mas uma citao de Cocker e cerca de uma dzia de linhas de Zeller. Em Isis ii . , 344 , 345 , 9 passagens so copiados Zeller, mas um dos quais creditada. Aqui segue uma lista de alguns outros dos plgios mais extensa de Isis. Ela inclui os nomes dos livros plagiados, e o nmero de passagens em que eles foram plagiados : Histria Ennemoser de Magic, traduo Ingls 107 passagens. Demonologia , 85 " Dunlap Sod: o Filho do Homem , 134 "

Sod Dunlap : Os Mistrios da Adoni , 65 " Histria Dunlap o Esprito do Homem, 77 " Filosofia Salverte de Magiq, traduo Ingls 68 " Magic Des Mousseaux au Dix- neuvieme Sicle , de 63 anos " Des Hauts Mousseaux Phenomenes de la Magie , 45 " Des Mousseaux Moeurs et Pratiques des Demons . 16 " Supernatural Religion , 40 " Reis Gnsticos, 1 edio, 42 " Enciclopdia Manica Mackenzie, 36 " Christna Jacolliot et le Christ , 23 " Bblia Jacolliot na ndia, traduo em Ingls. 17 " Le Jacolliot da Spiritisme dans le Monde, 19 " Testamento Apcrifos Hone de novo , 27 " Fragmentos Ancient Cory , 20 " Histria Howitt do sobrenatural, de 20 " Entre os outros livros plagiados esto o Dogma et rituel de la Haute Magie de Eliphas Levi, e sua La Science des Esprits , La Clef des Grands Mystres e Histoire de la Magie ; Anlise de crena religiosa de Amberley, Marco Polo de Sir Yule, Chips de Max Muller , vols. i. e ii. cristianismo Monumental de Lundy , Elusis Taylor e mistrios bquicos (1875 ed. ) Reber Cristo de Paulo, Rosacruzes de Jenning,Anacalypsis de Higgins , fs antigas em nomes antigos de Inman, pagos antigos e simbolismo cristo moderno de Inman, fs antigas e Moderno de Inman, Feitio e Bruxaria de Wright, Egito de Bunsen , A linguagem simblica da Arte Antiga e mitologia de Pereira , Culto e despertar do smbolo antigo de Westropp, ndia na Grcia de Pococke , Histria Findel da Maonaria, O universo invisvel , Problemas de um mdico de Elam, O espiritismo moderno americano de Emma Hardinge , A imortalidade da alma , Conflito entre religio e cincia de Draper, o homem pr- adamitas de Randolph , Jesus : Mito de Peebles, o homem ou Deus, A Volta ao Mundo, Princpios dos jesutas de Peebles (1893), Setenrio das instituies (1850 ), Cincia e Espiritismo de Gasparin , Relatrio sobre Espiritismo da Sociedade Dialtica de Londres (1873) , Milagres e o Espiritismo Moderno de Wallace, e Corpo e Mente de Maudsley . Dois anos atrs, eu publiquei a afirmao de que todo livro Isis foi compilado a partir de um pouco mais de 100 livros e peridicos. No teosofista , Abril, 1893, pp. 387, 388, Coronel Olcott afirma que, quando Isis foi escrito a

biblioteca da autora era constitudo por cerca de 100 livros, e que, durante sua composio vrios amigos emprestaram alguns livros para ela , - o ltimo com a sua prpria biblioteca , tornando-se um pouco mais de 100 , nos termos precisos, com os resultados bem estabelecidos da minha anlise crtica de cada citao e plgio na Isis. A Doutrina Secreta , publicado em 1888, como Isis. repleto de plgios , e est em todas as suas partes uma repetio de outros livros. Dois livros em grande parte formam a base deste trabalho , a traduo de Wilson do Vishnu Purana e World Life do prof Winchell . A Doutrina Secreta est saturada com o hindusmo e terminologia snscrita , e a maior parte foi copiada do Vishnu Purana de Wilson . Uma grande parte do trabalho dedicado discusso de vrios pontos da cincia moderna, e os trabalhos mais largamente utilizados por Madame Blavatsky neste departamento do seu livro foi o livro de Winchell, World Life . Um exemplar do plgios mostrados neste livro aparece em vol. ii. pp . 599603 . Quase a totalidade das quatro pginas foi copiado do Tringulo de Pitgoras de Oliver , quando apenas algumas linhas foram creditados a esse trabalho . Os outros contedos considerveis na Doutrina Secreta foram copiados , no creditados , do trabalho de Oliver. Atlantis de Donnelly foi amplamente plagiado. Madame Blavatsky no apenas tomou emprestado deste escritor a idia geral da derivao da civilizao oriental , mitologia, etc , da Atlntida , mas ela friamente apropriou-se dele de uma srie de supostas evidncias detalhadas desta derivao , sem dar -lhe o devido crdito. Vol. ii. pp . 790-793 , contm uma srie de fatos, contados seriatim , disse que para provar essa derivao Atlante. Esses fatos foram quase totalmente copiado do livro de Donnelly , cap. iv . , onde tambm so numerados seriatim , mas no h nenhuma insinuao na Doutrina Secreta que o seu autor estava em dbito com livro de Donnelly para essa massa de matria. Alm desses crditos , h 130 trechos do Vishnu Purana de Wilson copiados e no creditados e h cerca de 70 passagens na World Life de Winchell no

creditados tambm. Do Classical Dictionary Hindu de Dowson, 123 passagens foram plagiados. De Mythologie de la Grece Antique de Decharme, cerca de 60 passagens foram plagiadas e Qabbalah de Myer , 34 . Estes so alguns dos outros livros plagiados: O livro de Deus de Kenealy, a Grande Pirmide de despertar de Cabiri Faber, Mythical Monsters Gould de Stallo, Natural Genesis de Massey , Astronomia mitolgicos de Mackey , Descent e darwinismo de Schmidt, espcie do Homem de Quatrefages, Cincia Moderna e o Pensamento Moderno de Laing, Vu da Cabala de Mather, Maspero de Musee de Boulaq , Occulte Maonnerie de Ragon , a filosofia de Lefevre e Forca e Matria de Buchner. A Doutrina Secreta aparentemente baseada em estrofes certas , alegou-se ter sido traduzida por Madame Blavatsky do Livro de Dzyan , - o livro mais antigo do mundo, escrito em uma linguagem desconhecida para a filologia . O Livro de Dzyan foi obra de Madame Blavatsky, - uma compilao, em sua prpria lngua, a partir de uma variedade de fontes , abrangendo os princpios gerais das doutrinas e dogmas ensinados na Doutrina Secreta. Acho que neste livro mais antigo "do mundo" foram declaraes copiadas de livros do sculo XIX, da maneira dissimulada usual de Madame Blavatsky. Cartas e outros escritos dos adeptos encontram-se na Doutrina Secreta. Nessas produes Mahatmicas tenho seguido vrias passagens plagiadas do Vishnu Purana de Wilson e World Life de Winchell, de carter similar aos escritos em reconhecer Madame Blavatsky. As provas detalhadas dested ser dado em meu livro. Eu tambm segui a fonte donde ela derivou a palavra Dzyan . O Glossrio Teosfico , publicado em 1892, contm uma ordem alfabtica de palavras e termos relacionados com o ocultismo e a teosofia , com explicaes e definies da mesma. Tudo neste livro, exceto as divagaes, distores e fabricaes de Madame Blavatsky espalhados por ele, foi copiado de outros livros. As explicaes e definies de 425 termos e nomes foram copiados do Classical Dictionary Hindu de Dowson. Do Vishnu Purana de Wilson foram 242 termos , a partir do Manual do budismo chins de Eitel, 179 termos, e da Enciclopdia Manica de Mackenzie, 164 termos .

Um pouco de crdito foi dado a estes quatro livros no prefcio . Mas, na medida em que , espalhados pela Glossrio , o crdito foi dado , com a periodicidade desses livros para algumas certas passagens extradas da , seus leitores podem ser facilmente enganados, pela observao , no prefcio, em relao a estes quatro livros, na crena disse que a observao foi destinada a cobrir as vrias passagens no Glossrio , onde estes livros so denominados como as fontes de onde foram retirados e estas por si s, - que as passagens devidamente creditados disse livros que toda a matria no volume tomadas a partir delas , em vez de ser apenas uma pequena parte da imensa coleo de matria transferidos em massa para o Glossrio. Mas os quatro citados no prefcio no so os nicos livros assim utilizados . Um glossrio de termos snscritos e ocultista foi anexado a um trabalho chamado de Cinco Anos de Teosofia , publicado por Mohini M. Chatterji em 1885. Pelo menos 229 destes termos e suas definies foram copiados para o Glossrio de Blavatsky, quase literalmente em todos os casos e nenhum crdito foi dado. No consigo encontrar uma nica referncia ao glossrio de Chatterji em qualquer parte do Glossrio de Blavatsky. Quase todas as questes relacionadas com a mitologia egpcia , etc , no glosrio de Blavastsky, foram copiados a partir do livro Pensamento e crena egpcia moderna de Bonwick. Uma pequena parte deste foi creditado, mas mais de 100 passagens de Bonwick no foram creditados. Quase todas as palavras em relao ao das mitologias nrdica e teutnica foram copiados de Asgard e os Deuses de Wagner, - um pouco foi creditado , e cerca de 100 passagens no . A maior parte da matria Tibetana foi retirado do livro Budismo no Tibete de Schlagintweit , algumas foram crditados , mas cerca de 50 passagens no foram. Grande parte do material sobre o Budismo do Sul foi copiado do Monachismo Oriental de Spence Hardy, cerca de 50 passagens sendo creditado. A maioria do material sobre os babilnios e caldeus foi extrado de Contos caldeus do Genesis de Smith, com cerca de 50 passagens no creditadas. Os Parsi(Persas) e matria sobre o Zoroastrismo foi copiado da traduo de Darmesteter do Zendavesta e da traduo ocidental dos Livros Sagrados do Oriente por Bundahish, sendo a maioria no creditados . Entre outros livros cobrados quando a compilao do glossrio, principalmente com nenhum crdito dado, so estes: Hibbert Lectures

Qabbalah de Myer Sayce, Paracelso de Hartmann , traduo de Crawford do Kalevala, Reis gnsticos de Cabiri Faber , Escrituras Budistas de Catena Beal, Budismo de Rhys Davids, Budismo Chins de Edkins , Guia au Muse de Boulaq de Maspero, Notas sobre o Bhagavad Gita de Subba Row, Livro de Deus de Kenealy, Obras de Eliphas Levi's, e vrios outros. A Voz do Silncio , publicado em 1889, pretende ser uma traduo de Helena Petrovna Blavatsky de um trabalho Tibetano . Diz-se que pertencem mesma srie como o Livro de Dzyan , que verdadeiro , como , como o trabalho, uma compilao de idias e terminologia de vrios livros do sculo XIX, a dico e fraseologia sendo de Madame Blavatsky. Tenho seguido as fontes de onde foi tirada, e uma miscelnea de livros de bolso sobre Yoga Brahmanica e outros textos hindus; livros budistas do Sul , a partir da Pali cingalesa e escritos budista do Norte , dos Tibetanos e da China, o material tem sido copiado por Helena Petrovna Blavatsky de tradues de escritos feitos por orientalistas europeus e de outros. Neste trabalho so intercalados o Snscrito, Pali, Tibetano , chins, e os termos cingaleses , um absurdo manifesto em um trabalho Tibetano . Tenho seguido os livros a partir do qual cada um destes termos foi tomado. Acho incorporado no texto do suposto antigo trabalho Tibetano citaes , frases e termos copiados da literatura oriental atual. Os livros mais utilizados em sua elaborao so: Budismo no Tibete de Schlagintweit, Budismo chins de Edkins, Monachismo Oriental de Hardy, Budismo de Rhys Davids , o Raja Yoga e Filosofia do Raja Yoga de Dvivedi ( 1888) e tambm um artigo , "O Sonho de Ravan", publicado na Revista da Universidade de Dublin, em janeiro de 1854, e pedao desse texto que apareceu na revista O Teosofista em janeiro de 1880. Passagens a partir deste artigo , e dos livros citados acima , esto espalhados no texto de A Voz do Silncio, bem como nas respectivas anotaes, que estes so admitidos a ser a obra de Blavatsky. As provas integrais desta , incluindo as passagens paralelas , ser dado em meu trabalho sobre teosofia , incluindo provas de que este livro no contm velhas passagens Tibetanas e sim apenas os livros hindus citados a partir do artigo na Revista Dublin, mas tambm idias e frases roubadas de escritores do sculo XIX do referido artigo. Um exemplo da incongruncia dos elementos que compem o conglomerado mistura de termos e idias na Voz do Silncio ser dado. Na p. 87, dito que o

Narjols dos budistas do Norte so " aprendidas em Gotrabhu - gnyana e gnyana - dassana - suddhi ". Helena Petrovna Blavatsky copiou esses dois termos do Monachismo Oriental de Hardy, p. 281. Os termos usados no budismo do norte so geralmente o snscrito, ou do snscrito daqueles no budismo do sul, Pali, ou a partir da Pali. O trabalho de Hardy, dedicado ao Budismo Cingals, composto por tradues de livros cingaleses e os seus termos e frases so corrupes em grande parte dos cingaleses de Pali. Os termos cingaleses so desconhecidos no Budismo do Norte. Os dois termos na Voz do Silncio , descritivo da sabedoria do Narjols , so corrupes dos Cingaleses de Pali e, portanto, desconhecido no Tibete . Narjol uma palavra fabricado por Helena Petrovna Blavatsky , do jor - Nal Tibetano , que ela encontrou no trabalho de Schlagintweit , p. 138 a foi copiado por ela. O Budismo Esotrico, por AP Sinnett, foi baseado em declaraes de cartas recebidas pelo Sr. Sinnett e ao Sr. Hume, atravs de Madame Blavatsky, destinada a ser escrito pelos Mahatmas Koot Hoomi e Morya, principalmente o primeiro. Mr. Richard Hodgson gentilmente me emprestou um nmero considervel de cartas originais dos Mahatmas levando produo de Budismo Esotrico. Acho neles provas irrefutveis de que todas elas foram escritas por Madame Blavatsky, que as provas sero apresentadas na ntegra no meu livro. Nessas cartas esto uma srie de enchertos de livros budistas, acusado de ser tradues de originais pelos escritores Mahatmicos em si. Estas cartas feitas a pedido dos adeptos do conhecimento do snscrito, Tibetano , Pali e chins. Tenho seguido a sua fonte de cada citao das escrituras budistas nas cartas , e eles foram todos copiados das tradues Inglsas atuais, incluindo at mesmo as notas e explicaes dos tradutores Inglses . Eles foram principalmente copiados das Escrituras Budistas da China de Catena Beal. Em outros lugares onde o adepto (? ) est usando sua prpria linguagem na explicao de termos budistas e idias, eu acho que sua lngua original presumida foi copiada quase palavra por palavra do livro Budismo de Rhys Davids , e outros livros. Tenho seguido todas as idias budistas nas cartas dos Mahatmas e no Budismo Esotrico, e cada termo budista , como Devachan , Avitchi , etc, para os livros de onde Helena Petrovna Blavatsky os retirou. Apesar de dizerem ser proficientes no conhecimento do snscrito e Tibetano , as palavras e termos em lnguas nas cartas dos Mestres Adeptos eram quase todos utilizados de uma forma absurdamente errada e absurda.

O autor dessas cartas era um ignorante em snscrito e Tibetano , e os erros nos mesmos, nessas lnguas , so exatamente de acordo com a ignorncia do conhecido de Madame Blavatsky . O Budismo Esotrico , como todos os trabalhos de Madame Blavatsky , foram baseados em plgio por atacado e por ignorncia. Das Grutas e Selvas do Hindusto, apesar de publicado, em cartas a um jornal russo, como uma narrativa verdica de experincias reais de Madame Blavatsky na India, foi admitido pelo Coronel Olcott em teosofista , janeiro, 1893, pp. 245, 246, para ser em grande parte obra de fico , e este tem sido , ainda que parcialmente concedida em seu prefcio . Como em seus outros livros que pululam erros, falsidades , mentiras e delrios . A completa exposio do que ser includo no meu trabalho. A Chave para a Teosofia de Helena Petrovna Blavatsky , sendo um compndio de doutrinas, seu plgio consiste em idias e ensinamentos que ele contm , em vez de passagens plagiadas de outros livros. Alm de plgio por atacado , com caractersticas marcantes dos escritos de Madame Blavatsky so os seguintes: (1) grandes delrios , distoro e falsificao literria, de que h muitos casos em especialmente Isis . As letras de Koot Hoomi recebidas pelos senhores Sinnett e Hume contem citaes falsas e truncadas de livros sagrados budistas , fabricados pela escritora para encarnar suas prprias idias peculiares e infantis, sob o pretexto fictcio do Budismo genuno. (2) A riqueza das distores e erros em todos os ramos do conhecimento tratados por ela, por exemplo, em Isis existem mais de 600 declaraes falsas no hindusmo, budismo, judasmo, cristianismo Assiriologia , egiptologia , etc (3) Os erros e equvocos de muitos variados tipos em nomes de livros e autores, em algarismos e por extenso e o que no , sendo quase 700 no Isis sozinho. (4) grande contradio e incoerncia , tanto nos pontos principais e essenciais e em questes menores e detalhes. Existem provavelmente milhares de contradies em todo o circuito de seus escritos. As doutrinas , ensinamentos, dogmas , etc , de teosofia, como publicado por Helena Petrovna Blavatsky, que afirmou serem derivados dos Mahatmas ou Mestres quase infalveis do Tibete, foram emprestados das filosofias e religies do passado e do presente , com algumas misturas da cincia moderna. No h nada de original nesta "Sabedoria dos Deuses" ou "Sabedoria da Religio" salvar o trabalho de compilao em um conjunto

composto de massa heterognea de materiais recolhidos por Madame Blavatsky de tantas fontes , e os delrios, perverses e fabricaes de espectculos por ela perpetrado na preparao do sistema de pensamento chamado Teosofia para enganar os desavisados. Uma anlise cuidadosa dos seus ensinamentos mostra que eles foram coletados a partir das fontes indicadas abaixo. (1), Madame Blavatsky foi esprita durante o perodo de um ano e meio muito antes de se tornar um tesofo , e quando a sua teosofia se iniciou ela era uma ramificao do espiritismo , e foi desta fonte que grande parte de sua teosofia foi tomada. Eu acho que alguns dos 267 pontos dos seus ensinamentos foram copiados do espiritismo. (2) Na sua forma mais tarde , o hindusmo constitui uma das maiores pores de teosofia. No tentei uma classificao exaustiva dos numerosos e menores partes tomadas a partir dessa fonte , mas tenho notado 281 dos mais importantes . (3) Do Budismo Tomei nota 63. (4) o incio da teosofia, a partir da maioria dos seus ensinamentos foram extradas das obras de Eliphas Levi, e seus contos com 102 pontos retirados deles. (5) A partir dos trabalhos de Paracelsus foram tomadas 49. (6) de Jacob Boehme , 81. (7 ) A partir da Cabala , 86 . (8) De Plato, os platnicos, os neoplatnicos , e Hermes, 80. (9) Desde o gnosticismo , 61. (10) da cincia moderna e da filosofia , 75. (11) De zoroastrismo, 26. (12) de maneira perfeita Kingsford e Maitland , 24 .

(13) de mitologia em geral, 20. (14) De egiptologia, 17. (15) os Rosacruzes , 16 . ( 16) A partir da Idade Mdia e msticos modernos, 20. (17) de diversos escritores clssicos , 16 . (18) De Assiriologia , 14 . (19) do cristianismo e da Bblia, 10. Alm disso , as doutrinas e dados, em menor nmero, foram derivados das seguintes fontes de nome : Os escritos de Gerald Massey, Yarker John, Subba Row, Ragon , J. Ralston Skinner, Inman, Keeley , Godfrey Higgins, Jacolliot , Wilford , Oliver, Donnelly, Mackenzie, Bulwer- Lytton, Kenealy , e vrios outros , tambm de chineses, Japons, fencios e mitologias Quiche . No h um nico dogma ou doutrina na teosofia , nenhum detalhe do momento no multiplex de encenaes e falcias complexas de revelaes alegadas como verdade oculta nos ensinamentos de Madame Blavatsky e os seus delrios infantis com seus Mahatmas e Mestres Ascensos da Fraternidade Branca que so a mais pura mentira criados pela sua mente atravs de apropriao das pesquisas e textos de outros escritores mais srios. Os livros de Helena Blavatsky so um agrupamento de plgios do primeiro ao ltimo , os seus escritos so dominados por um plgio duplo na idia e na linguagem. San Francisco , California, U. S. A., 02 de agosto de 1893 . William Coleman Emmette Membro da Sociedade Americana Oriental , Sociedade Real Asitica da GrBretanha e da Irlanda , Sociedade Texto Pali , o Fundo de Explorao do Egito, da Sociedade Geogrfica de Califrnia; Membro Correspondente da

Associao tica Brooklyn e membro do Conselho Consultivo , o Congresso Psychic Science , em Chicago, Illinois. http://educate-yourself.org/cn/blavatskyplagiarisms07jul05.shtml http://www.blavatskyarchives.com/colemansources1895.htm#(1)

OS MAHATMAS IMAGINRIOS
A esotericista russa, Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) crescentemente est sendo reconhecida como a figura central na renovao ocultista do sculo dezenove, com uma influncia que tem sido sentida em campos diversos, tais como a poesia, poltica e astrologia. Blavatsky melhor conhecida, entretanto, como a fundadora do movimento da Teosofia moderna, que est baseado em princpios que ela afirmava ter recebido de homens vivos que ela denominou de 'Adeptos', 'Mestres' ou 'Mahatmas'. Embora tanto no passado como no momento atual, muitas organizaes derivativas incorporaram estes Mestres em seu conjunto de crenas, a realidade histrica dos patrocinadores ocultos de Blavatsky nunca foi investigada seriamente. Isto poderia ser parcialmente devido falsa suposio sobre a qual todos os relatos foram baseados que as afirmaes de Blavatsky sobre os seus Mestres devem ser aceitas ou rejeitadas integralmente, nunca em partes. Entretanto, existe uma outra possibilidade que poderia representar a verdade: que os mestres foram pessoas reais que sofreram um processo de ficcionalizao fantstica nos relatos de Blavatsky. Os 'Mestres' de Blavatsky evoluram em alguns poucos anos, desde o John King de fama nos meios espritas da poca, a Tuitit e Serapis Bey da Fraternidade Egpcia de Luxor at finalmente se centralizarem nos Mahatmas (grandes almas) hindus. Debaixo de sua alegada orientao, Blavatsky (frequentemente conhecida como HPB), seu scio Henry Steell Olcott e outros, estabeleceu a Sociedade Teosfica (ST) em Nova Iorque em 1875. Trs anos depois, os adeptos dirigiram Blavatsky e Olcott para a ndia, o que marcou o incio de um perodo no qual a existncia dos Mahatmas foi amplamente debatida. Na ndia, a Sociedade cresceu rapidamente, principalmente devido s viagens dos seus fundadores e pelo sucesso de sua revista, O Teosofista. Os dois Mahatmas que mais se envolveram com a Sociedade Teosfica durante os anos hindus de HPB foram Morya e Koot Hoomi ou Kuthumi, que se dizia realizarem maravilhosos feitos psquicos atravs dela. HPB insistia que havia permanecido anos estudando ocultismo com eles no Tibete, onde estes adeptos nascidos na ndia residiam. A correspondncia com Morya e Koot Hoomi foi instrumental para atrair um grande nmero de anglo-hindus proeminentes para a Sociedade. O mais notvel desses conversos foi o editor de jornais, A.P. Sinnett, que escreveu dois livros 'O Mundo Oculto' e 'Budismo Esotrico', baseado nas cartas dos Mahatmas. Estas cartas freqentemente chegavam de formas peculiares. No outono de 1880, HPB foi visitar Sinnett e sua esposa em Simla; durante a sua visita, os Sinnett ficaram espantados com os fenmenos ocultos que HPB realizou com o alegado auxlio dos Mestres. Primeiro, a

Sra. Sinnett recebeu uma nota de Koot Hoomi encontrada no topo dos ramos de uma rvore. Poucos dias depois, uma xcara e um pires materializaram-se inesperadamente debaixo de um arbusto para um hspede num piquenique durante a manh e um broche que havia sido perdido miraculosamente apareceu para um outro hspede durante o almoo. Antes que HPB sasse de Simla, uma nota de Koot Hoomi, juntamente com um outro broche materializou-se dentro de um travesseiro que pertencia Sra. Sinnett. Depois que a Sociedade Teosfica mudou-se para Adyar em 1882, as cartas dos Mahatmas freqentemente eram recebidas num armrio denominado de 'sacrrio', localizado dentro da 'Sala Oculta', adjacente ao dormitrio de HPB. Elas tambm caram do teto em vrias lugares e apareceram nas margens de correspondncias seladas. Ao redor de 1890, a Teosofia havia adquirido muitos discpulos hindus e estava comeando a atrair tambm um grande nmero de europeus. Mas naquele ano, dois empregados desiludidos, Alexis e Emma Coulomb fizeram acusaes de fraude contra Blavatsky, afirmando que eles haviam participado na fraude de fenmenos psquicos direcionados para provar a existncia dos Mahatmas. Entre as acusaes dos Coulomb estava a de que o 'Sacrrio' estava montado de maneira a permitir com que as cartas pudessem nele ser introduzidas atravs de um painel corredio nos fundos, fazendo com que estas parecessem ter-se materializado paranormalmente. Suas acusaes fizeram com que Richard Hodgson desse incio a uma investigao, sendo enviado ndia pela Sociedade Inglesa de Pesquisa Psquica. Hodgson conclui que os Mestres realmente no existiam e que todas as suas supostas manifestaes eram fraudulentas. Os Tesofos rejeitaram este relatrio como tendo se baseado nas mentiras dos Coulombs. No decorrer de um sculo, a opinio sobre o relatrio de Hodgson ficou polarizada entre aqueles que o consideravam como uma prova definitiva de fraude e aqueles que o rejeitaram como totalmente injusto. Um sculo depois, em 1986, a Sociedade para a Pesquisa Psquica publicou uma crtica, pelo especialista em caligrafia, Vernon Harrison, que desacreditou alguns elementos cruciais do caso de Hodgson contra Blavatsky. Mas os Tesofos super-valorizaram isto como uma espcie de vingana completa quando de fato muitas questes levantadas por ele permanecem ainda sem resposta. Embora houvessem realmente Mestres reais conduzindo HPB naquela poca, a correspondncia de Koot Hoomi, pelo menos em parte, foi provada como fraudulenta, como se pode notar nas cartas recebidas por Olcott em Junho de 1883, dando instrues para forjar cartas para Sinnett. Primeiro, Morya escreveu: 'a menos que voc coloque o seu ombro na prpria roda, Kuthumi Lal Singh ter de desaparecer de cena neste outono. Muito fcil para voc.' (1) Isto foi reiterado duas vezes, quando um outro adepto apareceu com a mensagem de Morya 'para colocar toda a sua alma na resposta a A.P.S. por K.H. Nesta carta esto em jogo os frutos do futuro. Que possa esta ser mostrada com honra para todos' (2). Finalmente, uma segunda carta de Morya fechou com a seguinte nota: 'Seja cuidadoso sobre a carta a Sinnett. Ela deve ser realmente uma carta adptica.' Embora Hodgson estivesse errado em confiar nos Coulombs como testemunhas verdicas estava justificado em suspeitar que as cartas dos Mahatmas no eram aquilo que se dizia que eram. Na primavera de 1885, Blavatsky deixou a ndia para sempre. Durante os prximos dois anos, ficou em vrios lugares da Europa, trabalhando na sua magnum opus, 'A Doutrina Secreta'. Em 1887 foi para Londres, onde gastou os seus quatro ltimos anos de vida rodeada por discpulos que a adoravam. Durante este perodo publicou 'A Doutrina

Secreta', 'A Chave para a Teosofia' e 'A Voz no Silncio', assim como muitos artigos de peridicos em ingls e francs. Morreu em 8 de Maio de 1891, deixando um legado de opinies amargamente divididas sobre os seus Mestres, seus fenmenos ocultos e suas doutrinas Teosficas. Muitos ocultistas subsequentes incorporaram os Mestres de Blavatsky em seus ensinamentos. Seus descendentes espirituais diretos incluem figuras tais como Gottfried de Purucker, Charles Whitman Leadbeater, Alice Bailey e Elizabeth Clare Prophet, que afirmaram manter comunicaes com os Mahatmas de HPB. Mais indiretamente, a Sociedade Antroposfica de Rudolf Steiner e a Antiga e Mstica Ordem de Rosae Crucis (AMORC) de H. Spencer Lewis e a Fraternidade Rosacruz de Max Heidel, todas afirmam que seus fundadores foram instrudos por adeptos que lembram aqueles descritos por Blavatsky. Os Mestres Secretos da Ordem Hermtica do Amanhecer Dourado e da Ordo Templi Orientis esto claramente prximos dos Mestres Teosficos. O professor caucasiano-grego G.I.Gurdjieff afirmava que os seus ensinamentos emanavam do 'circulo da humanidade consciente', que tambm lembra a fraternidade de adeptos de HPB (notemos que o prprio Gurdjieff e mesmo o seu principal expoente, Ouspensky, afirmaram ter estudado profundamente o material Teosfico, j que so contemporneos de Blavatsky; portanto, no podemos afirmar em que medida no incorporaram os conceitos da Teosofia no sistema de idias de Gurdjieff). Nos casos mais extremos, os Mestres so vistos como A Grande Loja Branca, uma espcie de governo secreto do mundo, que sofre uma oposio por mgicos negros malignos para desfazer os seus planos benevolentes. Essa doutrina de uma guerra mgica incessante entre duas lojas opostas d origem a uma srie igualmente incessante de fantasias paranicas. Entre as formas mais comuns, temos as iluses de grandeza (Sou o verdadeiro agente dos Mestres'), de perseguio ('A Loja Negra est me perseguindo'), de influncia ('Os eventos so controlados pelos Mestres ou pelos seus oponentes') e referncias (mensagens dos Mestres aparecendo de formas inesperadas). Tal parania conferiu, compreensivelmente, uma reputao aos Mestres como sendo produtos de mentes desequilibradas. Mas, contrariamente aos seus sucessores do sculo vinte, Blavatsky deixou uma abundncia de pistas sobre as identidades histricas dos seus reais mestres, embora estas fossem ignoradas amplamente. Para lidar com esses mistrios, ser necessrio olhar por detrs do mito ocultista que impediu um exame srio deste assunto. Meus cinco anos de cuidadoso exame das identidades dos patrocinadores de HPB forneceram um grande volume de informaes slidas sobre seus aliados ocultos. Ao justapor suas estrias dos Mestres com os registros histricos, torna-se possvel determinar se ela realmente trabalhou numa espcie de acordo secreto com uma sucesso de lderes espirituais e polticos. Muito ainda continuar obscuro e algumas das identificaes dos adeptos que aqui proponho so bastante especulativas, mas freqentemente so bvias e simplesmente bem vista de quem quiser verific-las. A fascinao de Blavatsky com o Tibete como fonte dos Mestres estava enraizada em sua experincia ainda em criana com a tribo Kalmuck, que praticava o Budismo Tibetano numa regio prxima a Astrac, no sul da Rssia. (Seu av materno foi o administrador nomeado pelo governo tzarista para Kalmuck e para os colonos alemes na rea). Adolescente, Blavatsky familiarizou-se com a Maonaria Rosacruz praticada pelo seu bisav, Prncipe Paul Doulgouki, em cuja grande biblioteca ocultista ela passou

muitas horas. O prncipe Paul havia pertencido ao Rito da Estrita Observncia, fundado na Alemanha ao redor de 1754, que afirma ter emanado de uma rede mundial de Superiores Desconhecidos e haviam rumores que ele havia se encontrado com os famosos magos do sculo dezoito conhecidos como os Condes Cagliostro e Saint Germain. O 'Conde Alessandro di Cagliostro', como se auto-denominava, havia promulgado o seu Rito Egpcio de Maonaria no final do sculo dezoito na Europa, foi um ponto de convergncia para os oponentes da Monarquia e da Igreja Catlica. Duas geraes depois, os lderes revolucionrios italianos Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi tornaram-se heris para os radicais por toda a Europa. Exerceram parte de sua influncia atravs da liderana de sociedades como os Carbonari e os Ritos Manicos de Mnfis e Mizraim, que preservaram a herana de Cagliostro. Ainda jovem e tendo abandonado o seu marido (um homem de meia-idade com quem havia se casado impetuosamente aos dezessete anos), HPB viajou extensamente na companhia de Albert Rawson, um artista americano e mais tarde, com Agarti Metrovitch, um cantor de pera hngaro. Ambos eram de convices polticas radicais, filados Maonaria Egpcia de Cagliostro e com o Rosacrucianismo. Blavatsky parece ter estado ligada com o exilado Mazzini em Londres, nos anos 1850. Admitiu ter acompanhado Metrovitch para a Itlia em 1867 para lutar ao lado de Garibaldi contra as foras papais na batalha de Mentana, onde foi seriamente ferida. Durante os anos entre 1850 e 1860, Blavatsky familiarizou-se com o Sufismo, Cabala, Druzos e Cristianismo Copta.. Paolos Metamon, um mago Copta teve Blavatsky e Rawson como discpulos no Cairo, nos anos 1850. Este ltimo ainda era o seu mentor vinte anos depois e aparentemente foi o modelo original do seu mestre 'Serapis Bey'. Nos anos 1870 no Cairo, ela j estava associada com vrios outros esotericistas. Provavelmente entre eles estaria Jamal ad-Din al-Afghani, uma reformador poltico, professor Sufi e Franco-Maon, que mais tarde foi at a ndia na mesma poca de Blavatsky e Olcott. Outras figuras do Cairo de onde ela poderia ter derivado a inspirao para seus 'Mestres' foram Louis Bimstein, judeu polons que mais tarde tornou-se 'Max Theon', professor de Filosofia Csmica (auxiliado por sua esposa, Alma, uma mdium inglesa, Theon publicou os seus ensinamentos num peridico denominado La Revue Cosmique, publicado em Paris. Seu mais importante converso foi Mirra Alfassa Richard, que mais tarde veio a ser conhecida como 'a Me', a companheira de Sri Aurobindo em seu ashram em Podicherry, India. Richard incorporou os ensinamentos de Theon com os de Aurobindo. Theon gastou seus quarenta anos finais de vida na Algria, onde morreu em 1927), assim como o vice-cnsul e lder Manico Raphael Borg. HPB, Metamon e Bimstein tentaram fundar uma sociedade oculta no Cairo em 1871 mas o esforo falhou. Depois de mudar-se para Nova Iorque em 1873, Blavatsky reuniu-se novamente com Rawson e encontrou-se com os seus associados Maons e Rosacruzes, sendo o mais importante deles, Charles Sotheran, que tornou-se um co-fundador da ST. Sotheran pertencia Societas Rosicruciana in Anglia e ao Rito Manico de Mnfis, ambos honrando Cagliostro. A ST tambm estava ligada misteriosa Fraternidade de Luxor, no Egito, com que Bimstein estava filiado. Logo depois da fundao da ST, Blavatsky anotou em seu dirio que ela havia recebido a ordem de fundar uma 'sociedade secreta, como a loja Rosacruz.' (4) J em 1879, Blavatsky e Olcott estavam considerando tornar a ST numa ordem manica, para isto sendo aconselhados por Sotheran e outros. Assim seria difcil

superestimar a influncia das sociedades secretas de ento nos anos iniciais da histria Teosfica. Depois de sua chegada ndia em 1879, entretanto, novas foras estava atuando por detrs da cena e tornaram-se influncias muito importantes sobre Blavatsky. Inicialmente ela e Olcott honraram como seu mestre a Swami Dayananda Sarasvati, o fundador do grupo reformador conhecido como Arya Samaj. Dayananda denunciava todas as prticas hindus e doutrinas oriundas do perodo ps-Vdico e desejava remodelar a sociedade hindu baseado numa interpretao dos Vedas. Das memrias de Olcott torna-se claro que Blavatsky insistia que o Swami era um dos seus Mestres; mais tarde, depois de entrar em queda de prestgio devido sua intolerncia religiosa ele foi suplantado por outros Mahatmas hindus. Quando o fluxo de cartas dos Mahatmas estava no seu auge, no incio de 1880, a ST estava filiada com uma organizao reformista Sikh, a Singh Sabha e a uma rede de marajs Sikhs e Indianos, numa coaliso secreta que se opunha aos missionrios cristos. Thakar Sing Sandhanwalia, presidente-fundador da Amritsar Singh Sabha, corresponde de forma muito intrigante s pistas deixadas sobre Koot Hoomi nos escritos de Olcott e Blavatsky. Seu movimento Singh Sabha enfatizava uma renovao dos estudos Sikhs e de sua literatura, promoveu ideais de reforma semelhantes aos do movimento Arya Samaj e foi especialmente eficiente em melhorar a educao no Punjab. A ST tambm estava ligada com outras organizaes reformistas, como a Associao Indiana e o Congresso Nacional Indiano, que estavam devotados renovao da cultura indiana e obteno de uma autodeterminao nacional. O Maraj Rambir Singh de Kasmir corresponde de vrios modos com Morya, tal como descrito por Blavatsky e foi indubitavelmente um dos maiores patrocinadores do seu trabalho na ndia. J que os seus vassalos incluam Muulmanos, Budistas, Cristos e Sikhs, Ranbir Singh estava profundamente motivado em promover a fraternidade religiosa. Ele era hindu, devotado filosofia Vedanta, mas apoiou a traduo e publicao de escrituras de todas as fs representadas em seu reino. Vrios outros marajs, incluindo os de Indore, Faridkot e Benares, ou se filiaram ST ou tornaram-se seus patrocinadores. Embora muitas das descries de Blavatsky de Morya e Koot Hoomi tenham sido feitas no sentido de criarem confuso, ainda assim ela incluiu uma quantidade suficiente de informaes precisas que permitem com que se possa compor um caso persuasivo no que se refere s suas identidades histricas. Em 1880, as cartas dos Mahatmas estavam cheias de referncias ao Punjab e Kashemira. Mas ao longo de poucos anos, uma estria de dissimulao sobre a sua residncia num ashram Tibetano foi promovida e um nmero de testemunhos foram produzidos como ttica diversionria. As cartas Mahatma davam instrues precisas de como realizar este engano, por exemplo, dizendo ao jovem discpulo hindu de Blavatsky, Mohini Catterji, para 'afirmar to convincentemente quanto podia e fazer com que as testemunhas se encontrassem em Darjeeling e Dehra'.(5) Blavatsky realmente manteve conexes no Tibete; o explorador bengali Sarat Chandra Das, que gastou mais de um ano ali, era ntimo de Olcott. Debaixo da autorizao do primeiro-ministro do Panchem Lama, Das obteve um grande nmero de textos autnticos que parece ter transferido para HPB atravs de Olcott, para serem utilizados em seus escritos. Mas esta ligao muito indireta corte do Panchem Lama (situada em Shigatse, Tibete do sul), nada tinha a ver com Morya ou Koot Hoomi, embora HPB

fizesse esforos elaborados para retratar seus Mahatmas hindus como residentes de Shigatse. Em 1883, em pleno processo de gerao de mitos, Olcott e alguns companheiros viajaram para Amritsar e Jammu, supostamente por instrues de Morya e Koot Hoomi, que os encontraram naqueles lugares. O registro histrico mostra que receberam as boas vindas em Lahore dadas pelos lderes do Singh Sabha e por Ranbir Singh. As improvveis afirmaes sobre o Tibete representaram tticas diversionrias de tamanho sucesso que sequer Hodgson e escritores subsequentes procuraram pelos Mahatmas em outros lugares. Enquanto que a suspeita de Hodgson era de que HPB e os supostos chelas (discpulos) dos Mestres estavam engajados numa fraude se justificava, ele foi alm disso. Erroneamente concluiu que os Mestres no existiam e que a misso de Blavatsky era de promover os interesses da Rssia. Para HPB, a negao de Hodgson da existncia dos Mestres era infinitamente prefervel sua suspeita da verdade de que estes eram apenas disfarces, como pode ser visto numa carta que ela escreveu em 1886 para Sinnett: Sei de uma coisa, que se tudo chegar ao pior ponto e a verdade dos Mestres e as noes de honra vierem a ser questionadas - ento eu faria uso de um expediente desesperado. Eu proclamaria publicamente que eu apenas fui uma mentirosa, uma farsante e tudo o mais que Hodgson quer me fazer parecer, que eu realmente INVENTEI os Mestres e que, atravs deste 'mito', do Mestre K.H. e M., protegeria os reais K.H. e M. do oprbrio. O que salvou a situao no Relatrio que os Mestres so totalmente negados. Se Hodgson tivesse tentado adiantar a idia de engano e questionado a idia de que Eles estavam ajudando ou encorajando ou mesmo favorecendo uma farsa atravs do Seu silncio- eu j teria me adiantado e confirmado ante o mundo tudo que era dito de mim e desaparecido para sempre. (6) HPB tinha vrias razes para preferir a acusao de ter inventado os Mestres quela de conspirar com eles num plano para iludir as pessoas. Ela havia visitado a ndia ao redor de 1857 e novamente em 1869, e havia se devotado explorao espiritual naquele pas com a mesma intensidade que o havia feito noutros lugares. Alguns de seus antigos conhecidos das visitas anteriores estavam envolvidos em sua deciso de recolocar-se na ndia em 1878-1879 e deram boas vindas sua ajuda contra os esforos dos missionrios Ocidentais. Mas tambm existia um aspecto poltico na sua relao com os Mestres que, se exposto, poderia causar srios problemas tanto para ela quanto para eles. Os objetivos publicamente admitidos pela ST eram genuinamente valorizados por Blavatsky e seus mestres da ndia, Egito e no Ocidente. Como geralmente so apresentados, eles so: 1) formar o ncleo de ma fraternidade universal, 2) estudar religio, cincias e filosofias comparadas e 3) investigar as leis ocultas da natureza e os poderes inatos na humanidade. Mas subjacentes a estes objetivos unnimes, haviam vrias agendas ocultas. Os Mestres Manicos e Rosacruzes por detrs da formao da ST tinham como objetivo a promoo de Blavatsky como um sucessor do sculo dezenove de Cagliostro. Seu principal objetivo era de reviver o ocultismo Ocidental e criarem oposio ao Cristianismo Dogmtico. Depois de chegar India, HPB desenvolveu uma segunda agenda oculta definida pelos marajs e lderes religiosos com quem havia se aliado secretamente. Em termos amplos, esta agenda apresentava objetivos de revivescncia cultural Hindu e reforma social. Mas isto deixava espao mais do que suficiente para interpretaes conflitantes, como tornou-se quase que

imediatamente claro com Swamy Dayananda. Na ocasio do relatrio definitivo de Hodgson, Ranbir Singh estava morto e o movimento Singh Sabha estava dividido em numerosas faces hostis entre si, disputando os privilgios dos aristocratas Sikhs. Uma exposio total no apenas iria demonstrar os envolvimentos, Blavatsky numa controvrsia poltica quanto iria deflacionar a f dos Teosofistas na invulnerabilidade dos Mestres. A negao pura e simples da existncia dos Mestres por Hodgson no afetou os crentes e, num certo sentido, protegeu HPB. Mas HPB no estava inteiramente satisfeita com o impasse resultante, que injustamente a havia estigmatizado como uma falsa possuidora de ensinamento esotrico. De fato, a sua busca pelo conhecimento oculto havia sido to ampla e extensa quanto outras que conhecemos na histria deste tipo de 'busca' e ela estava determinada em prov-la ao fazer de seu livro 'A Doutrina Secreta' um clssico do esotericismo, o que de fato ocorreu. Embora at certa extenso o sucesso de seus escritos posteriores minoraram a dor do relatrio de Hodgson, HPB sentia-se aprisionada pelo mito dos Mestres, embora este tivesse sido amplamente inventado por ela. Chamar de mero mito quela ocultista dos Mestres no ' negar o seu valor ou validez, mas pelo contrrio, caracterizar sua funo para aqueles que aceitam. Os alegados escritos dos mestres so considerados como uma escritura sagrada; so vistos como verdades eternas preservadas por uma fraternidade secreta de mbito mundial e transmitidos humanidade medida que torna-se capaz de receb-las. A verso mtica das relaes de HPB com os Mestres retrata-os como uma fraternidade sobre-humana monoltica que a escolheu como seu mensageiro para a humanidade. Sua busca se encerrou, de acordo com esta verso, aos vinte anos quando ela primeiro encontrou um misterioso sbio hindu em Londres; da para a frente ela foi um mero instrumento nas mos dos mestres revelando os seus ensinamentos progressivamente, debaixo de ordens diretas. A Teosofia foi um antigo corpo doutrinrio que ela descobriu inteiro e transmitiu intacto. De fato, a vida de HPB forneceu encontros contnuos com professores espirituais de vrias tradies espirituais e nacionalidades. Sua peregrinao levou-a de Mestres Manicos a Xeiques Sufis, da Cabala ao Vedanta, do Espiritismo ao Budismo sem seguir qualquer ordem em particular. Desde o incio da sua infncia at o final de sua vida estava constantemente acrescentando novos conhecimentos quilo que j havia armazenado de conhecimento oculto. A sua Teosofia foi uma brilhante sntese de elementos oriundos de dezenas de fontes no-relacionadas. Mas ela mitologizou a sua busca pelos mestres de tal maneira, que a sua prpria busca permaneceu secreta. Sua fascinao adolescente com o mundo misterioso da Maonaria oculta, na qual Mestres ocultos enviavam ordens que no podiam ser questionadas oriundas de localizaes desconhecidas no Oriente levou-a a a apresentar as suas experincias de acordo com um modelo hierrquico elaborado. Na realidade os seus Mestres constituam no uma hierarquia estvel, mas uma rede em constante evoluo. Sejam quais forem as maravilhas que Blavatsky tenha testemunhado nas suas viagens, estas provavelmente foram exageradas nos seus relatos para Olcott e outros na Amrica. Mas, fazendo parte da sua tendncia inata em exagerar as coisas, havia tambm aquele apetite desesperado de Olcott e outros discpulos pelo miraculoso. Suas necessidades em acreditar em Mahatmas quase divinos fez com que HPB viesse a gerar um mito quasi-politesta de que mais tarde viria a se lamentar. Numa carta que ela escreveu para Franz Hartmann, claramente reconhece a extenso em que os Mestres da Sabedoria

Teosfica eram imaginrios: Onde voc se refere 'nia' dos iludidos e ao 'imaginrio' dos Mahatmas de Olcott - voc est absoluta e tristemente certo. No vi a coisa toda por quase oito anos? No lutei contra a imaginao ardente e esguichante de Olcott, tentando par-lo a cada dia da minha vida? No havia eu mesmo lhe dito que... se no visse os Mestres debaixo das suas prprias luzes e no cessasse de falar e inflamar as imaginaes das pessoas que ele seria considerado como o responsvel por todo o mal que poderia sobrevir Sociedade Teosfica? No lhe foi dito que no haviam tais Mahatmas que como Rishis podiam segurar o Monte Meru na ponta dos seus dedos e sarem voando com os seus corpos (!!) como quisessem e que eram (ou eram imaginados pelos tolos) mais deuses sobre a terra do que um Deus no Cu poderia s-lo, etc, etc.? Tudo isto eu vi, previ, desesperei-me, lutei contra e, finalmente, desisti da luta, totalmente impotente. (7) Estes protestos revelam uma memria bastante distorcida da sua relao com Olcott, que havia iniciado com um intenso esforo por parte de HPB de estimular aquele mesmo entusiasmo pelos Mestres, que mais tarde veio a se arrepender de t-lo feito. Realmente, na sequncia da investigao de Hodgson, Olcott estava acusando HPB pela desgraa causada pelos fenmenos que ela havia protagonizado em nome dos Mestres. Em Agosto de 1885, ela queixou-se a Sinnett que Olcott havia 'admitido cautelosamente que eu poderia ter substitudo algum tipo de truque pelos fenmenos reais e que, de tempos em tempos, eu sofria de aberraes mentais'. Na sua perspectiva, isto implica que Olcott estava se confessando como o 'primeiro e principal confederado nos ditos fenmenos-truques. (8) Na poca em que HPB escreveu a Hartmann em Abril de 1886, as desvantagens em focalizar a ateno sobre os Mestres haviam tornado-se abundantemente claras. De fato, no ms precedente, Olcott havia ameaado demitir-se da presidncia da ST a menos que ela prometesse 'um total abandono do sensacionalismo' que, dizia ele, havia 'arruinado trs quartos da ST.' (9) Mas HPB protestou, dizendo que o processo iniciou-se de maneira totalmente inocente: Bem, eu contei-lhe toda a verdade. Disse a ele que eu havia conhecido Adeptos, os 'Irmos' no somente na ndia e para alm de Ladakh, mas no Egito e na Sria - porque existem 'irmos' l at os dias de hoje. Os nomes desses 'Mahatmas' sequer eram conhecidos na poca, uma vez que somente recebiam esta denominao na ndia. Que, fossem conhecidos como Rosacruzes, Cabalistas ou Iogues - estes Adeptos eram Adeptos em todos os lugares - silenciosos, secretos, que se afastavam e que nunca se divulgavam inteiramente..(10) A idolatria dos Mestres iniciou-se quando Olcott encontrou algum em Bombaim e aumentou medida que a Sociedade ampliou o seu nmero de membros na ndia: Olcott enlouqueceu. Era como o asno de Balao que viu o anjo! Ento veio Damodar, Servai e vrios outros fanticos, que comearam a cham-los de 'Mahatmas' e, pouco a pouco, os Adeptos foram transformados em Deuses sobre a Terra. Comearam a apelar a eles e a realizarem sua puja (adorao)e a cada dia tornavam-se cada vez mais lendrios e miraculosos... Vi com terror e ira o falso caminho que estavam trilhando. Os 'Mestres', como todos imaginavam, devem ser omniscientes, omnipresentes, onipotentes... A idia de que os Mestres fossem homens mortais limitados inclusive em seus grandes poderes, nunca passou pela cabea de ningum, embora eles mesmos tivessem escrito isto repetidamente. (11) Haviam acusaes mais do que suficientes para todos, embora inicialmente HPB

recusou-se em admitir a sua poro: Seria culpa de Olcott? Talvez em parte. Seria minha culpa? Absolutamente nego-a e protesto contra a acusao. No culpa de ningum. Apenas a natureza humana e a falncia da sociedade moderna e das religies em fornecerem algo s pessoas que seja mais elevado e mais nobre do que a nsia por dinheiro e honras - situa-se no seu fundo. Coloque esta falncia num lado e os danos e confuso produzidos nos crebros das pessoas pelo espiritismo moderno, voc ter o enigma resolvido.(12) Mas, numa reflexo posterior, HPB admitiu que a sua responsabilidade pelas vises falsas dos Mestres era maior que a de Olcott: Se algum tem de ser acusado sou eu. Dessacralizei a santa Verdade, ao permanecer passiva demais frente a toda essa dessacralizao, que foi desencadeada por um excesso de zelo e por idias falsas. (13) A incapacidade de Blavatsky em corrigir as vises distorcidas de seus Mestres foi parcialmente causada pela necessidade de manter as suas identidades em segredo. Depois do relatrio de Hodgson, ela virtualmente parou de realizar fenmenos paranormais e raramente referia-se aos Mestres. Ela insistia que a sua 'Doutrina Secreta' deveria ser julgada por seus mritos apenas, e no apoiada em qualquer alegada autoridade. Embora tenha tentado recuperar algo da imagem dos Mahatmas que havia retratado, no estava disposta a identificar quem eles eram realmente, ou a admitir publicamente em que extenso eles haviam sido mitificados. Isto provavelmente seria devido ao papel poltico que desempenhavam, por exemplo: os anos finais de Thakar Singh foram devotados a uma conspirao anti-britnica com o objetivo de restaurar o seu primo, o Maraj Dalip Singh, deposto, novamente no trono. Mas ela tambm deve ter tido medo de desfazer o trabalho da sua vida e de minar o movimento Teosfico se admitisse as limitaes excessivamente humanas dos Mestres. A ambivalncia de HPB sobre este assunto em seus anos finais iluminada por uma estranha deciso que ela tomou, enquanto editora do jornal Teosfico, Lucifer. Franz Hartmann, a quem HPB havia confessado o seu desencanto sobre o culto aos Mahatmas, havia sido o seu principal defensor durante o processo de investigao pela Sociedade para Pesquisas Psquicas. Nascido na Alemanha, Hartmann havia estado vrias vezes na Amrica quando entrou em contato com a Teosofia no final dos 1870. Depois de se ligar Sociedade, viajou para a ndia, onde permaneceu por nove meses na matriz em Adyar. Ali ele envolveu-se em luta contra Emma e Alexis Couloumb, cujas acusaes de fraude conduziram ao relatrio Hodgson. Ele publicou um livreto respondendo s acusaes dos Couloumbs, e permaneceu um Tesofo ao longo de todas as lutas que se seguiram. Ainda assim, a linguagem das cartas de HPB em 1886 demonstram que ele havia ficado profunda e tristemente desiludido com o culto aos Mestres e a liderana de Olcott. Trs anos mais tarde, a angstia de Hartmann sobre os Mahatmas imaginrios produziu um fascinante trabalho literrio, The Talking Image of Urur ('A Imagem Falante de Urur'), que importante pelas circunstncias de sua publicao, quanto pelos seus contedos. Embora represente uma stira amarga da Teosofia, dos Mestres e da prpria HPB ainda assim, Blavatsky a publicou no Lucifer. Em seu prefcio, Hartmann explica que todos os eventos descritos naquela estria eram verdadeiros e que os personagens so misturas de pessoas vivas. Mas, acrescenta ele, ' esta no foi escrita com o propsito de atirar descrdito sobre nenhuma pessoa que possa imaginar-se aqui caricaturizada, 'mas com o nico propsito de mostrar os absurdos que uma busca meramente intelectual de verdades espirituais pode conduzir.' Respeitosamente ele dedica o livro

aos seus 'amigos pessoais e professores', HPB e Olcott, mas no podemos imaginar que ficaram muito contentes com aqueles retratos. O roman clef de Hartmann refere-se a um jovem chamado Pancho, vivendo em So Francisco, que convertido a acreditar numa Misteriosa Fraternidade de Adeptos por um tal de Mr. Puffer, um palestrante-ambulante da Sociedade para a Distribuio de Sabedoria. Pancho o segue para a matriz da Sociedade, em Urur, frica do Sul. Os membros mais conhecidos desta Misteriosa Sociedade so Rataboumatchi e Krahibashi, adeptos poderosos que vivem num enclave secreto no deserto da Lbia. A Sociedade dirigida por um americano, Capito Bumpkins, mas deriva seus ensinamentos de uma curiosa esttua falante que o porta-voz da Misteriosa Fraternidade. A Imagem Falante responde a todas as perguntas infalivelmente, com a ajuda dos adeptos e atraiu a ateno de muitos buscadores. Logo depois de chegar a Urur, Pancho visita a Imagem Falante, mas fica perplexo com as suas mensagens. Em alguns momentos, ela emite uma luz irreal e emite verdades profundas, mas com maior freqncia, reflete os preconceitos dos questionantes, como se fosse um espelho e meramente confirma as suas supersties. Seus ensinamentos mais sbios so os menos compreendidos pelos crentes. Quando um investigador enviado pela Sociedade para a Descoberta de Cincias Desconhecidas, encontra a matriz em Urur num pandemnio, causado pela caseira, Madame Corneille e seu marido, que juntaram suas foras contra os missionrios, para denunciar a Imagem Falante. No pice da controvrsia, a Imagem desaparece de Urur. Pancho logo depois tambm sai e, no final da estria, ele a acaba encontrando novamente numa pequena cidade italiana. Quando a imagem lhe conta que a sabedoria que provm do oriente a melhor e deve ser aceita, ele retruca, 'Existe apenas uma nica sabedoria, porque existe apenas uma nica verdade e nem oriunda do Leste ou Oeste, mas pela aquisio do autoconhecimento.' (15). Isto quebrou o encanto que prendia a alma da Imagem Falante sua forma inanimada. Depois de uma discusso sobre a natureza da verdade divina, a mensagem final da Imagem Falante conclui a estria: 'Nenhum homem pode ensinar a verdade para o outro se esta no se manifesta nele e atravs dele. No siga aqueles que de voz alta afirmam serem capazes de conduzi-los para a verdade, mas busquem pelo prpria verdade...' 'E sobre a Misteriosa Fraternidade?' perguntou Pancho. Ele no recebe nenhuma resposta. Ante os seus olhos uma grande transformao aconteceu. A luz no interior da Imagem comeou a brilhar cada vez mais intensamente e a prpria imagem tornou-se cada vez mais etrea e transparente. Era como se toda a substncia que a compunha houvesse se transformado numa nuvem de luz vivente... Finalmente, at mesmo aquela aparncia de nuvem desapareceu; no havia nada do carter material restando, a Imagem havia tornado-se alma inteiramente - um raio de glria sobrenatural - que lentamente dissipou-se. (16) Quando HPB foi liberada do servio aos Mestres Ocultos, ingressou na parte mais produtiva da sua carreira. Somente depois de abandonar a ndia que comeou a escrever os livros pelos quais melhor lembrada na atualidade. A concluso de Hartmann expressa a sua percepo da transformao pela qual HPB passou quando abandonou todas as afirmaes sensacionais e os fenmenos e podia concentrar-se na divulgao das verdades que havia vislumbrado nos seus anos de busca. Embora tenha mais tarde desenvolvido atividades na Maonaria, Rosacrucianismo e na

Ordo Templi Orientis, Hartmann permaneceu um Tesofo. Estabeleceu uma Sociedade Teosfica independente na Alemanha, tenazmente oposta ao cultos dos Mestres, tal como ocorria na ST em Adyar, agora debaixo da liderana de Annie Besant. Em Maro de 1889, HPB escreveu um artigo para Lucifer, intitulado On PseudoTheosophy ('Sobre a Pseudo-Teosofia'), onde responde a uma estria publicada no Daily News sobre a novela de Hartmann. O jornal relatou que alguns Teosofistas estavam preocupados por esta publicao e sugeria que 'as dvidas que haviam sido levantadas no seriam facilmente respondidas.' (17) HPB responde que ela estava publicando a novela de Hartmann precisamente no sentido de despertar dvidas naqueles que viessem a se reconhecer nela. Acrescenta, 'Este nosso procedimento publicar uma stira, que aos pobres de esprito, parece estar direcionada contra seus deuses e grupelhos somente porque so incapazes de perceberem a filosofia e a moral subjacente nela, criou bastante controvrsia.' (18) Mas embora alguns ficassem ofendidos, HPB pergunta-se, 'Se Mme. Blavatsky presumivelmente a prpria Imagem Falante - no encontra objees em ver-se representada como um tipo de papagaio medinico, porque ento 'outros teosofistas' iriam objecionar?' E acrescentou: 'Se o primeiro objetivo de nossa Sociedade no for o do estudo do nosso prprio eu, mas em descobrir as faltas em tudo e todos exceto em ns, ento realmente a ST estar condenada - como j est em certos centros - a ser uma Sociedade de Admirao Mtua, um assunto digno para uma stira to mordaz de uma pessoa to arguta quanto o autor de 'A Imagem Falante de Urur'.(19) Isto praticamente apoiava as perspectivas de Hartmann, e a sua publicao da novela era uma clara afirmao de que os seus patrocinadores adeptos eram muito mais humanos e menos divinos do que os Mahatmas imaginrios que ele satirizava. Num artigo no publicado, escrito nos ltimos anos de sua vida, HPB conclui ainda assim que a sua divulgao dos Mestres no lhes havia causado nenhum dano: Um dos principais fatores no redespertar de Aryavarta (ndia) que foi parte do trabalho da Sociedade Teosfica, foi o ideal dos Mestres. Mas, devido a uma carncia de julgamento, discrio e discriminao, assim como as liberdades assumidas com os seus nomes e Personalidades, grandes erros e confuses nasceram referentes a eles. Eu estava debaixo de um juramento sagrado de nunca revelar a verdade integralmente para ningum... Tudo que me era permitido revelar era que eles existiram em algum lugar como grandes homens, que alguns deles foram Hindus e que tinham conhecimento como ningum mais... e tambm que fui um chela de um deles... Eles eram chamados de 'Mahatmas'... Estas confuses iniciais, ainda assim, a prpria idia dos Mestres e a crena neles, j trouxe o seu fruto bom na ndia. Seu maior desejo era o de preservar o verdadeiro esprito religioso e filosfico da antiga ndia, defender sua antiga sabedoria contida nos seus Darsanas e Upanishads contra os assaltos sistemticos dos missionrios e, finalmente, despertar o esprito tico e patritico naqueles jovens onde quase veio a desaparecer. (20) Num estado de esprito menos esperanoso, HPB lamentou sobre os efeitos indesejveis sobre o trabalho de sua vida, no seu ltimo livro: 'A Chave para a Teosofia': ...Cada sociedade cheia de truques e fraudulenta, para propsitos comerciais, agora clama abertamente estar sendo guiada e dirigida por 'Mestres' frequentemente situados muito mais acima do que os nossos... Tivssemos ns atuado dentro do sbio princpio do silncio, ao invs de correr em direo notoriedade, tal dessacralizao nunca teria ocorrido... Mas intil chorar sobre o que foi feito e podemos apenas sofrer na

esperana de que as nossas indiscries possam ter tornado um pouco mais fcil encontrar o caminho destes Mestres.(21) Embora os pretensos agentes dos Mestres so mais numerosos do que nunca, o acesso a professores genunos de tradies esotricas autnticas aumentou numa taxa comparvel. Tanto os temores quanto as esperanas de Blavatsky sobre a influncia da Teosofia foram confirmadas no sculo que se seguiu s palavras que ela mesma escreveu. Notas: 1. C.J. Jinarajadasa, editor, Letters from the Masters of Wisdom, segunda srie, (Adyar, ndia, Theosophical Publishing House, 1973), pp. 80-81. 2. Ibidem, p.85. 3. Ibidem, p.86. 4. Sylvia Cranston, HPB: The Extraordinary Life and Influence of Helena Petrovna Blavatsky, Founder of the Modern Theosophical Movement (New York: Tarcher/Putnam, 1993), p. 132. 5. Jinarajadasa, p.108. 6. H.P. Blavatsky, Letters of H.P. Blavatsky to A.P. Sinnett (Pasadena, Calif.: Theosophical University Press, 1973), p. 171. 7. H.P. Blavatsky, Letters of H.P.B. to Hartmann, The Path, Maro de 1896, p. 368-69. 8. Blavatsky , Letters to Sinnett, p.111. 9. Ibidem, p. 334. 10. Blavatsky , Letters to Hartmann, p. 369-70. 11. Ibidem, p. 370. 12. Ibidem, p. 371. 13. Ibidem, p. 372. 14. Franz Hartmann, The Talking Image of Urur (New York, Loevell, 1890). 15. Ibidem, p.285. 16. Ibidem, p.287. 17. H.P. Blavatsky, On Pseudo-Theosophy, Collected Writings, vol 11, (Wheaton, Ill.: Theosophical Publishing House, 1973), p. 46. 18. Ibidem, p.47. 19. Ibidem, p. 49. 20. H.P. Blavatsky, Why I Do Not Return to ndia, Collected Writings, vol.13, p. 15859. 21. H.P. Blavatsky, The Key to Theosophy (Los Angeles: Theosophical Company, 1973), p. 301. Publicado no Tentculo Traduo NoKhooja

Vous aimerez peut-être aussi