Vous êtes sur la page 1sur 3

A ascenso do Totalitarismo

Entre as duas guerras - Depois da grande crise de 29,surge o totalitarismo. * regime de poder totalmente autoritrio,onde as principais caractersticas eram # o controle dos meios de comunicao (TVs,jornais,rdios,propagandas),com a transmisso de propaganda ideolgica. # o surgimento de um partido nico # o lder visto como carismtico O fascismo italiano - A Itlia esta insatisfeita com os resultados da primeira guerra mundial * no conseguiu anexar nenhuma das regies que desejara - Devido a isso,iniciou-se uma insatisfao na Itlia. *devido ao fato de no ter conseguido atingir nenhum de seus objetivos com a guerra,e tambm,devido aos problemas deixado por ela : inflao,desemprego [...] - Houveram diversos protestos e greves - Em meio dos protestos surge um grupo combatente chamado de Fasci di Combattimento. * criado por Benito Mussolini *era simbolizado por uma feixe de varas com uma lamina e um machado,smbolo utilizado no imprio romano ; com isso,Mussolini queria dizer que era preciso resgatar o antigo poderio romano. - O grupo combatente se espalha rapidamente pela Itlia * difundindo suas idias ultrancionalistas,anticomunistas e antiliberais * lutavam por um governo capaz de sufocar os grupos de esquerda, comunistas e socialistas,e por um fim a desordem causadas pelas greves e manifestaes. - O grupo de arma fortemente e espalham terror pelo pas * por utilizarem camisas pretas,ficam conhecidos por camisas-negras. * assasinavam os lideres da esquerda,sufocavam manifestaes operrias. * o governo no combatia o grupo, deduzindo-se ento,que maquiladamente estavam apoiando-os complacentemente. - O grupo se unifica e forma o Partido Nacional Fascista. * liderados por Mussolini * formado por desempregados,ex-combatentes,pessoas da classe mdia,industriais,e proprietrios de terras tementes ao comunismo - Para demonstrar fora,os fascistas invadem a capital italiana *ocupando prdios e estaes ferrovirias * o episdio fica conhecido como Marcha sobre Roma - Depois da marcha,Mussolini convidado pelo rei para se tornar Primeiro Ministro Italiano * trazendo assim,o fascismo para o poder. - Mussolini se transforma em um verdadeiro ditador,e fica conhecido por duce. *desativa o parlamento *define que o nico partido oficial o Fascista * prefeitos, e chefes locais,so substitudos por seguidores de Mussolini *criao de uma polcia secreta para a perseguio dos opositores ao regime *foi implantada uma forte censura * o direito a greve foi reprimido

* tudo e todos, que no eram fascistas,eram ilegais. - Os jovens eram obrigados a entender e aprender sobre o fascismo e sobre a vida do duce. - A figura de Mussolini de idolatrada * era visto como um homem atltico, enrgico e trabalhador. - Benito, tomou medidas para recuperar a Itlia do crash da bolsa de Nova York * fez uma interveno macia na economia * lanou um grande programa de obras pblicas e incentivou a produo de armas * essas medidas, diminuram o desemprego * h criao da Carta Del Lavoro, na qual,havia medidas sobre os trabalhadores,entre elas : # seguro contra acidentes de trabalho # jornada de trabalho de 8 horas dirias # proibio de greves e sindicatos - Mussolini comeou uma expano territorial,invadido vrios pases como a Etipia e a Espanha * intervindo na Guerra Civil Espanhola A repblica de Weimar - Com o fim da guerra a Alemanha entra em uma profunda crise *houveram vrias rebelies e revoltas,e os lderes das mesmas,acabaram sendo executados - H uma eleio para a Assemblia de Constituinte * com isso,viria o primeiro gosto da democracia para Alemanha - Os primeiros anos da Repblica de Weimar,foram difceis. * no havia dinheiro para o pagamento das dvidas,havia uma enorme inflao,o preo das mercadorias chegavam a subir vrias vezes em um s dia. - A economia s se estabiliza quando os Estados Unidos injeta capital na Alemanha. * mas a populao continua insatisfeita,com as punies recorrentes da primeira guerra mundial,ferindo o sentimento de orgulho nacional. * surgem ento, grupos ultranacionalistas,que queriam um governo forte,capaz de lutar pela plena recuperao da nao. - Ento surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemes (mais tarde dando origem ao nome NAZISMO). * liderado com Adolf Hitler * era constitudo por : comerciantes arruinados, desempregados, ex-militares [...] * suas milcias eram conhecidas como S.A Tropas de Assalto * reprimiam violentamente os comunistas e socialistas e faziam a segurana dos comcios nazistas - Hitler tenta dar um golpe de estado na cidade de Munique putsch de Munique com fica conhecido,mas fracassa. * Hitler acaba preso,na cadeia escreve um livro Mein Kampf (Minha Luta),no qual,escreve toda sua ideologia nazista. # a superioridade ariana sendo considerados puros,de onde os alemes descenderam,sendo judeus,negros,ciganos,eslavos e outros,considerados impuros ; # o espao vital alemo unificar todo territrio da Europa que reunisse povos germnicos em um s imprio. - Inicialmente Hitler no tinha muitos seguidores * mas depois com grande crash da bolsa,o numero mais que dobra de tamanho. * e a crise aumenta ainda mais,o sentimento de humilhao sentido pelo povo alemo - Surge a idealizao de um lder carismtico,com capacidade de resgatar a Alemanha da situao na qual se encontrava.

* Hitler parecia ser predestinado,e ento o Partido Nazista alavancado para o topo. - Hitler eleito chanceler ( primeiro ministro). - Com a morte do presidente,Hitler assume o cargo de Fhrer,iniciando o Terceiro Reich alemo. - Depois de se tornar Fhrer,Hitler toma vrias medidas: * institui censura,e suspende direitos e garantias dos civis. * tropas e a polcia secreta alem,passam a perseguir os considerados impuros : ciganos,negros,homossexuais,comunistas,judeus, qualquer tipo de opositor ao regime. * intelectuais, artistas, cientistas foram obrigados a exilar-se,pois os que ficavam,corriam risco de ir parar nos campos de concentrao. * a perseguio aos judeus,era a mais forte de todas : o anti-semitismo tornou-se uma poltica oficial. *judeus no poderiam mais trabalhar em rgos pblicos,tiveram bens confiscados,e eram poribidos de casar com arianos. - Hitler espalhava sua ideologia por meio de documentrios,rdios,psteres e cartazes. * todos tinham que conhecer a grandeza do fhrer. * as crianas,desde novas,aprendiam a idolatrar Hitler e o nazismos nas prprias escolas. - Apesar de tudo,Hitler recuperou a economia alem * promoveu obras pblicas,impulsionou as industrias blicas, e fez o planejamento da economia. - Devido ao enorme crescimento,Hitler,iniciou uma poltica expansionista outra vez,quebrando o Tratado de Versalhes,chamando para a vida,a Segunda Guerra Mundial. O stalinismo sovitico. - Com a morte de Lnin,Stalin assume o poder. * centralizou o poder * eliminou democracia e os direitos do cidado. * prendeu e se livrou de opositores, para criar um estado totalitrio de partido nico Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS). * direitos individuais e coletivos suprimidos,greves proibidas * ps em pratica a tcnica dos planos quinquenais planejamento da produo de um pas durante 5 anos. * investiu em industrias pesadas, qumicas, siderrgicas e petrolferas,alm de produo de tratores e outros equipamentos agrcolas. - No campo,Stalin tomou outra srie de medidas * aplicou a poltica de coletivizao forada,fazendo a estatizao de gigantescas propriedades rurais,que eram transformadas em fazendas coletivas (sovkhoses) e cooperativas (kolhoses) - O sistema educacional praticamente extinguiu o analfabetismo - Os sistemas de transporte e sade se tornaram mais acessveis para todos. - O stalinismo silenciou uma gerao de conhecimento e arte extremamente criativa * muitos,de to atormentados acabaram se suicidando - A imprensa passou a ser controlada pelo governo,fazendo propaganda do regime. * Stalin era idolatrado, com paradas militares ,bustos e retratos espalhados por todo o pas. - E o que seria liberdade,se tornou,as grades da priso,da cadeia comunista.

Vous aimerez peut-être aussi