Vous êtes sur la page 1sur 51

Trabalho apresentado ao curso de Graduao da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia como avaliao parcial da disciplina Histria

da Arte Brasileira, ministrada pelo Prof. Luiz Alberto Freire

Circunstncias histricas, reao tradio, fundamentos estticos


Discentes: Ariane Alberghini Paulo Henrique Monteiro Saionara Inaba

Introduo

Da esquerda para a direita: Brecheret, Di Cavalcanti, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Helios Seelinger

Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade

Heitor Villa-Lobos

O nascimento de uma nova arte e a SAM


Crtica e atividade literria de Oswald de Andrade,

Menotti del Picchia, Mrio de Andrade e outros artistas;

Valorizao das razes nacionais como ponto de

partida;

As circunstncias histricas
Tarsila do Amaral, Operrios, 1933

http://luhenriquedias.blogspot.com/2011/09/tarsila-do-amaral-125-anos.html

I. O Brasil do comeo do sculo XX


A Repblica Velha (1889 1930)

Repblica oligarquica (1894 1930)


Primacia de So Paulo e Minas Gerais -> poltica do caf-com-leite

A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) e o nacionalismo

II. A emergncia da cidade de So Paulo


A importncia da cafeicultura
A necessidade de mo de obra emigrada com a proibio do trfico de escravos (1850)

Os investimentos em infra-estrutura derivados da renda do caf e do endividamento externo

O Brasil do comeo do sculo XX

Washington Luiz

Getlio Vargas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Washington_Lu%C3%A Ds_%28foto%29.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Getulio_Vargas_%2 81930%29.jpg

Caf, Cndido Portinari, 1934

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1377

O crescimento populacional rapido

As grandes obras de renovao urbana

-> a cidade apresentava na dcada de 20 uma vitalidade cultural e um inserimento no circuito internacional que possibilitou o surgimento do movimento moderno brasileiro

Crescimento populacional
Censo 1872 1890 1900 1920 1940 1950 1960 1970 31 385 64 934 239 620 579 033 1 326 261 2 198 096 2 781 446 5 924 615 106,9% 269,0% 141,6% 129,0% 65,7% 26,5% 113,0% Pop. %

1980 1991
2000 2010 Fonte:[58]

8 493 226 9 646 185


10 434 252 11 244 369

43,4% 13,6%
8,2% 7,8%

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_%28cidade%29#Demografia

O teatro municipal de So Paulo num carto postal do comeo do sculo XX

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Image003_Teatro.jpg

Carto postal da Avenida Paulista em 1902

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Avenida_Paulista_1902.jpg

Reao tradio

I. O modernismo: entre brasilidade e internacionalismo


Entre viagens Europa e pesquisa do carter nacional
Redescuberta das expresses culturais prprias Desejo de renovao das artes nacionais em acordo com a linguagem nova dos grandes centros artsticos internacionais

II. Exposies artsticas precursoras


Lasar Segall (1913)

Anita Malfatti (1917)

a) Lasar Segall
Antes da exploso da SAM, Lasar Segall foi um

dos principais artistas que permitiram ao Brasil ter contanto com a arte inovadora da da Europa.
Passou a residir no Brasil em 1924 quando

comeamos a perceber caractersticas temticas brasileiras em suas obras.

Lasar Segall Familia

Lasar Segall - Mercadores

Eternos caminhantes (1919)


leo sobre a tela de Lasar Segall Menino com Largatixa (1924) leo sobre a tela de Lasar Segall

b)Anita Malfatti

Exposio artstica muito polmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionria.

Ohomem Amarelo Annita Malfatti

A Mulher de Cabelos Verdes (1915)

Em Paris, que abrigava artistas vindos de toda a parte, atrados pelo dinamismo cultural e pelo ritmo eletrizante da vida social, No final de guerra, em 1918, os pases europeus, principalmente a Alemanha e a Itlia, atravessam crises econmicas e sociais Alm disso, a Revoluo Russa, ocorrida em 1917, levara ao poder a classe trabalhadora, e amplificara a divulgao das idias socialistas no mundo, nesse contexto de crises e incertezas que surgiram as correntes de vanguarda (do francs avant-garde, "o que marcha frente"), originrias de vrios pases, mas irradiadas principalmente por Paris. Entre as novas correntes artsticas estavam o Futurismo, o Cubismo, o Dadasmo, o Expressionismo, o Surrealismo; todas elas, vindas nas malas de artistas brasileiros em visita Europa ou divulgadas pela imprensa, influenciaram o Modernismo no Brasil.

Mrio de Andrade, com suas conferncias, leituras de poemas e publicaes em jornais foi uma das personalidades mais ativas da Semana. Oswald de Andrade talvez fosse um dos artistas que melhor representavam o clima de ruptura que o evento procurava criar. Manuel Bandeira, mesmo distante, provocou inmeras reaes de agrado e de dio devido a seu poema Os Sapos, que fazia uma stira do Parnasianismo, lido durante o evento.

Capa de Di Cavalcanti para o Catlogo da Exposio

Cartaz da Semana, satirizando os grandes nomes da msica, da literatura e da pintura

A semana de 22
A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de So Paulo, contou com a participao de escritores, artistas plsticos, arquitetos e msicos. Visava renovar o ambiente artstico e cultural da cidade via a perfeita demonstrao do que h em nosso meio em escultura, arquitetura, msica e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual, como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.

As fases do Modernismo
O movimento modernista passou por trs fases distintas: 1 fase (1922-1928) Nesta primeira fase, os autores procuraram destruir e

menosprezar a literatura anterior, dando nfase a um nacionalismo exagerado, ao primitivismo e repudiando todo o nosso passado histrico. 2 fase (1928-1945) Perodo de construo, com idias literrias inovadoras e coerentes. Abrem esta fase construtiva Mrio de Andrade, com a obra Macunama, e Jos Amrico de Almeida, com A Bagaceira. 3 fase Nesta fase os autores fogem aos excessos e primam pela ordem sobre os caos que foi a gerao.

Boba, 1915/16, leo de Anita Malfatti que escandalizou Monteiro Lobato (MASP)

Torso, 1917 carvo e pastel sobre papel Anita Malfatti

Anita Malfatti A exposio de Anita Malfatti em 1917, recm chegada dos Estados Unidos e da Europa, foram um marco para o Modernismo Brasileiro. As obras da pintora ento afinadas com as tendncias vanguardistas absorvidas nesses dois locais chocou grande parte do pblico e causou violentas reaes da crtica conservadora. Ao redor dela reuniram-se jovens despertos para uma necessidade de renovao da arte brasileira.

I. Anita Malfatti
Nessa pintura,(o farol) assim como em O Barco, a paisagem est mais harmonizada com a presena humana, atravs das edificaes que compem o cenrio. O uso da deformao sensivelmente menor, em contrapartida Anita utiliza exemplarmente a principal caracterstica do seu expressionismo: as cores abundantes e vivas, a chamada Festa da Cor

O Farol, Anita Malfatti

O barco, Anita Malfatti

Auto retrato Di Cavalcanti

Di Cavalcanti era um intelectual bem informado sobre as vanguardas

modernistas do seu tempo, interessado no s por artes plsticas, mas por outras reas tambm. Em 1923, Di Cavalcanti realiza viagem a Paris, freqentando o ambiente intelectual e bomio da poca e convivendo com Picasso e Braque, entre outros, numa relao de admirao mtua. Sua experincia do contato com o cubismo, expressionismo e outras correntes artsticas inovadoras, conjugadas conscincia da sua posio de artista brasileiro, concorreram para aumentar a sua convico no propsito de ousar e destruir velhas barreiras, colocando a arte brasileira em compasso com o que acontecia no mundo. Di Cavalcanti sabia estar no caminho certo esteticamente e a viagem a Paris s reforou as suas certezas. Entretanto, o ambiente do pintor no era o dos boulevares de Paris: Di Cavalcanti estava impregnado dos trpicos, de uma atmosfera sensual e quente.

O beijo onde as figuras so decididamente alongadas e hipertrofiadas e o espao cobre-se de formas ducteis e cores em liberdade

O Beijo - 1923

Baile popular 300x224 Di Cavalcanti

- Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o Samba. O cenrio geogrfico brasileiro , foi muito retratado em suas obras como, por exemplo, as praias. - Em suas obras so comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operrios, as favelas, protestos sociais, etc. - Esttica que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.

Samba

Nascimento de Vnus

Pescadores

O escultor Victor Brecheret tem um papel diferenciado e fundamental no Modernismo brasileiro; junto com Anita Malfatti e Lasar Segall, figura importante desse perodo 'herico', que se caracterizam pelos acontecimentos mais importantes na formao inicial do grupo modernista. Alm disso, se destaca nos anos 20 e 30 como artista da escola de Paris e nas dcadas de 40 e 50 no cenrio artstico de So Paulo, com monumentos pblicos, funerrios e decorativos de fachadas, como o 'Monumento s Bandeiras', hoje um dos smbolos da cidade.

Em 1920 realiza a maquete para o Monumento s Bandeiras, no qual evoca a saga dos bandeirantes na conquista de novas terras. No ano seguinte, recebe bolsa de estudo do Pensionato Artstico do Estado de So Paulo e viaja para Paris, onde permanece at 1935. Embora ausente, expe algumas obras na Semana de Arte Moderna de 1922.

Eva -, premiada em Roma em 1919, tida como a primeira manifestao relacionada com a Semana de Arte Moderna de 1922. A escultura apresenta um tratamento naturalista da anatomia e uma contida dramaticidade, expressa atravs de tores do corpo e de volumes, trabalhados em luz e sombras acentuadas. Instalada atualmente no CCSP, prximo da Estao Vergueiro do Metr.

Eva, 1919

Monumento s bandeiras

Tocadora de guitarra

Estava em Paris , cursando, por pouco tempo, a Academia Julian. Talento precoce, em 1913 participou do Salo dos independentes, na capital francesa. De volta ao Brasil em 1917, dois anos mais tarde realizou, em Recife, sua primeira mostra individual; em 1920 e 1921, apresentou-se no Rio de Janeiro, em So Paulo e Recife.

Os Talheres

Dono de um estilo peculiar, caracterizado por um figurativismo geometrizado em que a cor quase sempre usada de maneira econmica, com predominncia de ocres e marrons, Rego Monteiro sofreu influncias variadas, do abstracionismo ao art dco, do cubismo arte indgena

Deposio ou Piet

Mani-oca Nascimento de Mani

Esta aquarela faz parte da segunda exposio de Vicente no Rio de Janeiro, em 1921 - dando

continuidade s suas pesquisas acerca das lendas indgenas brasileiras, que renderam uma srie sobre seus mitos e rituais. Foram estas obras que impressionaram tanto seus colegas de Paris, que acreditavam ser este o caminho para qualquer artista brasileiro, como os intelectuais que participariam da Semana de 22, que viram em Vicente um antecipador daquilo que pregavam para a nova arte brasileira: uma temtica nacional

A negra

Auto-retrato ou Le manteau rouge

Em 1924, em meio uma viagem de "redescoberta do

Brasil" com os modernistas brasileiros e com o poeta franco-suo Blaise Cendrars, Tarsila iniciou sua fase artstica Pau-Brasil, dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os "bichos nacionais, a exuberncia da fauna e da flora brasileira, as mquinas, trilhos, smbolos da modernidade urbana. Pintura limpa, sobretudo, sem medo dos cnones convencionais. Liberdade e sinceridade, uma certa estilizao que a adaptava poca moderna.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-doamaral/tarsila-do-amaral.php#ixzz1xQbODWjh

Abaporu

Operrios

Bibliografia:
TELES, Gilberto Mendona, Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro ZANINI, Walter, Histria geral da arte no Brasil AMARAL, Aracy A., As artes plasticas na semana de 22, ed. 34, So Paulo, 1998 https://acces-distant.sciences-po.fr/http/www.universalis-edu.com/encyclopedie/sao-paulo/ https://acces-distant.sciences-po.fr/http/www.britannica.com/EBchecked/topic/701311/Sao-Paulo http://www.portaldasgerais.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=643:dicavalcanti&Itemid=151 http://www.google.com.br/imgres?q=brecheret&hl=ptBR&sa=X&biw=1280&bih=709&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=Mvg_iv_UpqNVBM:&imgrefurl=http://pt .wikipedia. http://www.google.com.br/imgres?q=brecheret&hl=ptBR&sa=X&biw=1280&bih=709&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=1OB1CLqXGGMCHM:&imgrefurl=http:// bronzeartes.blogspot.com/2012/01/obras-de-victorbrecheret.html&docid=ZppwNs8CSR6RsM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/http://obrasanitamalfatti.wordpress.com/

Vous aimerez peut-être aussi