Vous êtes sur la page 1sur 8

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO RESOLUO N 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012 Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental.

O Presidente do Conselho Nacional de Educao, de conformidade com o disposto na alnea "c" do 1 e na alnea "c" do 2 do artigo 9 da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redao dada pela Lei n 9.131, de 24 de novembro de 1995, e nos artigos 22 ao 57 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e com fundamento no Parecer CNE/CP n 14/2012, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educao, publicado no DOU de 15 de junho de 2012, CONSIDERANDO que: A Constituio Federal (CF), de 1988, no inciso VI do 1 do artigo 225 determina que o Poder Pblico deve promover a Educao Ambiental em todos os nveis de ensino, pois "todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes"; A Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, no inciso X do artigo 2, j estabelecia que a educao ambiental deve ser ministrada a todos os nveis de ensino, objetivando capacit-la para a participao ativa na defesa do meio ambiente; A Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), prev que na formao bsica do cidado seja assegurada a compreenso do ambiente natural e social; que os currculos do Ensino Fundamental e do Mdio devem abranger o conhecimento do mundo fsico e natural; que a Educao Superior deve desenvolver o entendimento do ser humano e do meio em que vive; que a Educao tem, como uma de suas finalidades, a preparao para o exerccio da cidadania; A Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto n 4.281, de 25 de junho de 2002, dispe especificamente sobre a Educao Ambiental (EA) e institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA), como componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo; As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica em todas as suas etapas e modalidades reconhecem a relevncia e a obrigatoriedade da Educao Ambiental; O Conselho Nacional de Educao aprovou o Parecer CNE/CP n 8, de 6 de maro de 2012, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educao, publicado

no DOU de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educao em Direitos Humanos incluindo os direitos ambientais no conjunto dos internacionalmente reconhecidos, e define que a educao para a cidadania compreende a dimenso poltica do cuidado com o meio ambiente local, regional e global; O atributo "ambiental" na tradio da Educao Ambiental brasileira e latino-americana no empregado para especificar um tipo de educao, mas se constitui em elemento estruturante que demarca um campo poltico de valores e prticas, mobilizando atores sociais comprometidos com a prtica poltico-pedaggica transformadora e emancipatria capaz de promover a tica e a cidadania ambiental; O reconhecimento do papel transformador e emancipatrio da Educao Ambiental tornase cada vez mais visvel diante do atual contexto nacional e mundial em que a preocupao com as mudanas climticas, a degradao da natureza, a reduo da biodiversidade, os riscos socioambientais locais e globais, as necessidades planetrias evidencia-se na prtica social, resolve: TTULO I OBJETO E MARCO LEGAL CAPTULO I OBJETO Art. 1 A presente Resoluo estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituies de Educao Bsica e de Educao Superior, orientando a implementao do determinado pela Constituio Federal e pela Lei n 9.795, de 1999, a qual dispe sobre a Educao Ambiental (EA) e institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA), com os seguintes objetivos: I - sistematizar os preceitos definidos na citada Lei, bem como os avanos que ocorreram na rea para que contribuam com a formao humana de sujeitos concretos que vivem em determinado meio ambiente, contexto histrico e sociocultural, com suas condies fsicas, emocionais, intelectuais, culturais; II - estimular a reflexo crtica e propositiva da insero da Educao Ambiental na formulao, execuo e avaliao dos projetos institucionais e pedaggicos das instituies de ensino, para que a concepo de Educao Ambiental como integrante do currculo supere a mera distribuio do tema pelos demais componentes; III - orientar os cursos de formao de docentes para a Educao Bsica; IV - orientar os sistemas educativos dos diferentes entes federados. Art. 2 A Educao Ambiental uma dimenso da educao, atividade intencional da prtica social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um carter social em sua relao com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torn-la plena de prtica social e de tica ambiental. Art. 3 A Educao Ambiental visa construo de conhecimentos, ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais, ao cuidado com a comunidade de vida, a justia e a equidade socioambiental, e a proteo do meio ambiente natural e construdo. Art. 4 A Educao Ambiental construda com responsabilidade cidad, na reciprocidade das relaes dos seres humanos entre si e com a natureza.

Art. 5 A Educao Ambiental no atividade neutra, pois envolve valores, interesses, vises de mundo e, desse modo, deve assumir na prtica educativa, de forma articulada e interdependente, as suas dimenses poltica e pedaggica. Art. 6 A Educao Ambiental deve adotar uma abordagem que considere a interface entre a natureza, a sociocultura, a produo, o trabalho, o consumo, superando a viso despolitizada, acrtica, ingnua e naturalista ainda muito presente na prtica pedaggica das instituies de ensino. CAPTULO II MARCO LEGAL Art. 7 Em conformidade com a Lei n 9.795, de 1999, reafirma-se que a Educao Ambiental componente integrante, essencial e permanente da Educao Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, nos nveis e modalidades da Educao Bsica e da Educao Superior, para isso devendo as instituies de ensino promov-la integradamente nos seus projetos institucionais e pedaggicos. Art. 8 A Educao Ambiental, respeitando a autonomia da dinmica escolar e acadmica, deve ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada e interdisciplinar, contnua e permanente em todas as fases, etapas, nveis e modalidades, no devendo, como regra, ser implantada como disciplina ou componente curricular especfico. Pargrafo nico. Nos cursos, programas e projetos de graduao, ps-graduao e de extenso, e nas reas e atividades voltadas para o aspecto metodolgico da Educao Ambiental, facultada a criao de componente curricular especfico. Art. 9 Nos cursos de formao inicial e de especializao tcnica e profissional, em todos os nveis e modalidades, deve ser incorporado contedo que trate da tica socioambiental das atividades profissionais. Art. 10. As instituies de Educao Superior devem promover sua gesto e suas aes de ensino, pesquisa e extenso orientadas pelos princpios e objetivos da Educao Ambiental. Art. 11. A dimenso socioambiental deve constar dos currculos de formao inicial e continuada dos profissionais da educao, considerando a conscincia e o respeito diversidade multitnica e multicultural do Pas. Pargrafo nico. Os professores em atividade devem receber formao complementar em suas reas de atuao, com o propsito de atender de forma pertinente ao cumprimento dos princpios e objetivos da Educao Ambiental. TTULO II PRINCPIOS E OBJETIVOS CAPTULO I PRINCPIOS DA EDUCAO AMBIENTAL Art. 12. A partir do que dispe a Lei n 9.795, de 1999, e com base em prticas comprometidas com a construo de sociedades justas e sustentveis, fundadas nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justia social, responsabilidade, sustentabilidade e educao como direito de todos e todas, so princpios da Educao Ambiental:

I - totalidade como categoria de anlise fundamental em formao, anlises, estudos e produo de conhecimento sobre o meio ambiente; II - interdependncia entre o meio natural, o socioeconmico e o cultural, sob o enfoque humanista, democrtico e participativo; III - pluralismo de ideias e concepes pedaggicas; IV - vinculao entre tica, educao, trabalho e prticas sociais na garantia de continuidade dos estudos e da qualidade social da educao; V - articulao na abordagem de uma perspectiva crtica e transformadora dos desafios ambientais a serem enfrentados pelas atuais e futuras geraes, nas dimenses locais, regionais, nacionais e globais; VI - respeito pluralidade e diversidade, seja individual, seja coletiva, tnica, racial, social e cultural, disseminando os direitos de existncia e permanncia e o valor da multiculturalidade e plurietnicidade do pas e do desenvolvimento da cidadania planetria. CAPTULO II OBJETIVOS DA EDUCAO AMBIENTAL Art. 13. Com base no que dispe a Lei n 9.795, de 1999, so objetivos da Educao Ambiental a serem concretizados conforme cada fase, etapa, modalidade e nvel de ensino: I - desenvolver a compreenso integrada do meio ambiente em suas mltiplas e complexas relaes para fomentar novas prticas sociais e de produo e consumo; II - garantir a democratizao e o acesso s informaes referentes rea socioambiental; III - estimular a mobilizao social e poltica e o fortalecimento da conscincia crtica sobre a dimenso socioambiental; [...] IV - incentivar a participao individual e coletiva, permanente e responsvel, na preservao do equilbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparvel do exerccio da cidadania; V - estimular a cooperao entre as diversas regies do Pas, em diferentes formas de arranjos territoriais, visando construo de uma sociedade ambientalmente justa e sustentvel; VI - fomentar e fortalecer a integrao entre cincia e tecnologia, visando sustentabilidade socioambiental; VII - fortalecer a cidadania, a autodeterminao dos povos e a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratgias democrticas e da interao entre as culturas, como fundamentos para o futuro da humanidade; VIII - promover o cuidado com a comunidade de vida, a integridade dos ecossistemas, a justia econmica, a equidade social, tnica, racial e de gnero, e o dilogo para a convivncia e a paz; IX - promover os conhecimentos dos diversos grupos sociais formativos do Pas que utilizam e preservam a biodiversidade. Art. 14. A Educao Ambiental nas instituies de ensino, com base nos referenciais apresentados, deve contemplar: I - abordagem curricular que enfatize a natureza como fonte de vida e relacione a dimenso ambiental justia social, aos direitos humanos, sade, ao trabalho, ao

consumo, pluralidade tnica, racial, de gnero, de diversidade sexual, e superao do racismo e de todas as formas de discriminao e injustia social; II - abordagem curricular integrada e transversal, contnua e permanente em todas as reas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadmicas; III - aprofundamento do pensamento crtico-reflexivo mediante estudos cientficos, socioeconmicos, polticos e histricos a partir da dimenso socioambiental, valorizando a participao, a cooperao, o senso de justia e a responsabilidade da comunidade educacional em contraposio s relaes de dominao e explorao presentes na realidade atual; IV - incentivo pesquisa e apropriao de instrumentos pedaggicos e metodolgicos que aprimorem a prtica discente e docente e a cidadania ambiental; V - estmulo constituio de instituies de ensino como espaos educadores sustentveis, integrando proposta curricular, gesto democrtica, edificaes, tornando-as referncias de sustentabilidade socioambiental. TTULO III ORGANIZAO CURRICULAR Art. 15. O compromisso da instituio educacional, o papel socioeducativo, ambiental, artstico, cultural e as questes de gnero, etnia, raa e diversidade que compem as aes educativas, a organizao e a gesto curricular so componentes integrantes dos projetos institucionais e pedaggicos da Educao Bsica e da Educao Superior. 1 A proposta curricular constitutiva do Projeto Poltico-Pedaggico (PPP) e dos Projetos e Planos de Cursos (PC) das instituies de Educao Bsica, e dos Projetos Pedaggicos de Curso (PPC) e do Projeto Pedaggico (PP) constante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituies de Educao Superior. 2 O planejamento dos currculos deve considerar os nveis dos cursos, as idades e especificidades das fases, etapas, modalidades e da diversidade sociocultural dos estudantes, bem como de suas comunidades de vida, dos biomas e dos territrios em que se situam as instituies educacionais. 3 O tratamento pedaggico do currculo deve ser diversificado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenas individuais, sociais, tnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperao, de relaes solidrias e de respeito ao meio ambiente. Art. 16. A insero dos conhecimentos concernentes Educao Ambiental nos currculos da Educao Bsica e da Educao Superior pode ocorrer: I - pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental; II - como contedo dos componentes j constantes do currculo; III - pela combinao de transversalidade e de tratamento nos componentes curriculares. Pargrafo nico. Outras formas de insero podem ser admitidas na organizao curricular da Educao Superior e na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, considerando a natureza dos cursos.

Art. 17. Considerando os saberes e os valores da sustentabilidade, a diversidade de manifestaes da vida, os princpios e os objetivos estabelecidos, o planejamento curricular e a gesto da instituio de ensino devem: I - estimular: a) viso integrada, multidimensional da rea ambiental, considerando o estudo da diversidade biogeogrfica e seus processos ecolgicos vitais, as influncias polticas, sociais, econmicas, psicolgicas, dentre outras, na relao entre sociedade, meio ambiente, natureza, cultura, cincia e tecnologia; b) pensamento crtico por meio de estudos filosficos, cientficos, socioeconmicos, polticos e histricos, na tica da sustentabilidade socioambiental, valorizando a participao, a cooperao e a tica; c) reconhecimento e valorizao da diversidade dos mltiplos saberes e olhares cientficos e populares sobre o meio ambiente, em especial de povos originrios e de comunidades tradicionais; d) vivncias que promovam o reconhecimento, o respeito, a responsabilidade e o convvio cuidadoso com os seres vivos e seu habitat; e) reflexo sobre as desigualdades socioeconmicas e seus impactos ambientais, que recaem principalmente sobre os grupos vulnerveis, visando conquista da justia ambiental; f) uso das diferentes linguagens para a produoeas o cializao de aes e experincias coletivas de educomunicao, a qual prope a integrao da comunicao com o uso de recursos tecnolgicos na aprendizagem. II - contribuir para: a) o reconhecimento da importncia dos aspectos constituintes e determinantes da dinmica da natureza, contextualizando os conhecimentos a partir da paisagem, da bacia hidrogrfica, do bioma, do clima, dos processos geolgicos, das aes antrpicas e suas interaes sociais e polticas, analisando os diferentes recortes territoriais, cujas riquezas e potencialidades, usos e problemas devem ser identificados e compreendidos segundo a gnese e a dinmica da natureza e das alteraes provocadas pela sociedade; b) a reviso de prticas escolares fragmentadas buscando construir outras prticas que considerem a interferncia do ambiente na qualidade de vida das sociedades humanas nas diversas dimenses local, regional e planetria; c) o estabelecimento das relaes entre as mudanas do clima e o atual modelo de produo, consumo, organizao social, visando preveno de desastres ambientais e proteo das comunidades; d) a promoo do cuidado e responsabilidade com as diversas formas de vida, do respeito s pessoas, culturas e comunidades; e) a valorizao dos conhecimentos referentes sade ambiental, inclusive no meio ambiente de trabalho, com nfase na promoo da sade para melhoria da qualidade de vida; f) a construo da cidadania planetria a partir da perspectiva crtica e transformadora dos desafios ambientais a serem enfrentados pelas atuais e futuras geraes. III - promover:

a) observao e estudo da natureza e de seus sistemas de funcionamento para possibilitar a descoberta de como as formas de vida relacionam-se entre si e os ciclos naturais interligam-se e integram-se uns aos outros; b) aes pedaggicas que permitam aos sujeitos a compreenso crtica da dimenso tica e poltica das questes socioambientais, situadas tanto na esfera individual, como na esfera pblica; c) projetos e atividades, inclusive artsticas e ldicas, que valorizem o sentido de pertencimento dos seres humanos natureza, a diversidade dos seres vivos, as diferentes culturas locais, a tradio oral, entre outras, inclusive desenvolvidas em espaos nos quais os estudantes se identifiquem como integrantes da natureza, estimulando a percepo do meio ambiente como fundamental para o exerccio da cidadania; d) experincias que contemplem a produo de conhecimentos cientficos, socioambientalmente responsveis, a interao, o cuidado, a preservao e o conhecimento da sociobiodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra; e) trabalho de comisses, grupos ou outras formas de atuao coletiva favorveis promoo de educao entre pares, para participao no planejamento, execuo, avaliao e gesto de projetos de interveno e aes de sustentabilidade socioambiental na instituio educacional e na comunidade, com foco na preveno de riscos, na proteo e preservao do meio ambiente e da sade humana e na construo de sociedades sustentveis. TTULO IV SISTEMAS DE ENSINO E REGIME DE COLABORAO Art. 18. Os Conselhos de Educao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios devem estabelecer as normas complementares que tornem efetiva a Educao Ambiental em todas as fases, etapas, modalidades e nveis de ensino sob sua jurisdio. Art. 19. Os rgos normativos e executivos dos sistemas de ensino devem articular-se entre si e com as universidades e demais instituies formadoras de profissionais da educao, para que os cursos e programas de formao inicial e continuada de professores, gestores, coordenadores, especialistas e outros profissionais que atuam na Educao Bsica e na Superior capacitem para o desenvolvimento didtico-pedaggico da dimenso da Educao Ambiental na sua atuao escolar e acadmica. 1 Os cursos de licenciatura, que qualificam para a docncia na Educao Bsica, e os cursos e programas de ps-graduao, qualificadores para a docncia na Educao Superior, devem incluir formao com essa dimenso, com foco na metodologia integrada e interdisciplinar. 2 Os sistemas de ensino, em colaborao com outras instituies, devem instituir polticas permanentes que incentivem e dem condies concretas de formao continuada, para que se efetivem os princpios e se atinjam os objetivos da Educao Ambiental. Art. 20. As Diretrizes Curriculares Nacionais e as normas para os cursos e programas da Educao Superior devem, na sua necessria atualizao, prescrever o adequado para essa formao.

Art. 21. Os sistemas de ensino devem promover as condies para que as instituies educacionais constituam-se em espaos educadores sustentveis, com a intencionalidade de educar para a sustentabilidade socioambiental de suas comunidades, integrando currculos, gesto e edificaes em relao equilibrada com o meio ambiente, tornando-se referncia para seu territrio. Art. 22. Os sistemas de ensino e as instituies de pesquisa, em regime de colaborao, devem fomentar e divulgar estudos e experincias realizados na rea da Educao Ambiental. 1 Os sistemas de ensino devem propiciar s instituies educacionais meios para o estabelecimento de dilogo e parceria com a comunidade, visando produo de conhecimentos sobre condies e alternativas socioambientais locais e regionais e interveno para a qualificao da vida e da convivncia saudvel. 2 Recomenda-se que os rgos pblicos de fomento e financiamento pesquisa incrementem o apoio a projetos de pesquisa e investigao na rea da Educao Ambiental, sobretudo visando ao desenvolvimento de tecnologias mitigadoras de impactos negativos ao meio ambiente e sade. Art. 23. Os sistemas de ensino, em regime de colaborao, devem criar polticas de produo e de aquisio de materiais didticos e paradidticos, com engajamento da comunidade educativa, orientados pela dimenso socioambiental. Art. 24. O Ministrio da Educao (MEC) e os correspondentes rgos estaduais, distrital e municipais devem incluir o atendimento destas Diretrizes nas avaliaes para fins de credenciamento e recredenciamento, de autorizao e renovao de autorizao, e de reconhecimento de instituies educacionais e de cursos. Art. 25. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. PASCHOAL LARCIO ARMONIA Em exerccio

Vous aimerez peut-être aussi