Vous êtes sur la page 1sur 7

MINHOCULTURA E A PRODUO DE HMUS A PARTIR DA RECICLAGEM DO LIXO ORGNICO DOMSTICO

Vivian Dagnesi Timpani Zootecnista Dra. em Zootecnia Instituto Biotrpicos

Diamantina MG 2012

1 Resumo
O lixo orgnico caseiro, produzido diariamente nas casas de milhares de pessoas, pode se tornar um problema muito grande para o meio ambiente se no for condicionado em locais adequados ou reciclado. Este lixo, muitas vezes, depositado de maneira irregularmente perto de mananciais, rios e locais imprprios, resultando na contaminao dos reservatrios de gua, proliferao de moscas, mosquitos e ratos, representando um srio risco a populao. Devido decomposio natural do lixo orgnico de origem animal e vegetal, este material torna-se um meio propicio para a propagao de bactrias, fungos, ratos e insetos que em contato com o homem e animais domsticos pode provocar doenas, tais como a Salmonelose, Leptospirose, entre outras. O processo de reciclagem do lixo orgnico, atravs da criao de minhocas, produzindo adubo orgnico (hmus) chamado de vermicompostagem uma soluo alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgnicos de origem domstica. O presente trabalho tem como objetivo a produo de adubo orgnico atravs do aproveitamento do lixo orgnico domstico.

2 Objetivos 2.1 Objetivos gerais


O presente trabalho tem como objetivo a produo de adubo orgnico atravs do aproveitamento do lixo orgnico domstico.

2.2 Objetivos especficos


a) Aproveitar o lixo orgnico proveniente da cozinha da EPIL para produo de hmus. b) Produzir adubo orgnico para utilizao em hortas e pomares na cidade de Diamantina.

3 Justificativa
O lixo orgnico caseiro, produzido diariamente nas casas de milhares de pessoas, pode se tornar um problema muito grande para o meio ambiente se no for condicionado em locais adequados ou reciclado. Este lixo, muitas vezes, depositado de maneira irregularmente perto de mananciais, rios e locais imprprios, resultando na contaminao dos reservatrios de gua, proliferao de moscas, mosquitos e ratos, representando um srio risco a populao. Neste sentido, o lixo caseiro torna-se uma questo coletiva: cidados e rgos pblicos devem ser envolvidos na destinao adequada deste material. Portanto, toda ao com o objetivo de reciclar ou destinar de forma correta o lixo caseiro importante para a manuteno do meio ambiente ao redor das cidades. A vermicompostagem, produo de adubo (chamado de hmus) atravs da ao das minhocas sobre o lixo orgnico, tem sido apontada como uma soluo simples, barata e prtica de aproveitamento consciente e efetivo do lixo domstico e da agropecuria.

4 Introduo
Devido decomposio natural do lixo orgnico de origem animal e vegetal, este material torna-se um meio propicio para a propagao de bactrias, fungos, ratos e insetos que em contato com o homem e animais domsticos pode provocar doenas, tais como a Salmonelose, Leptospirose, entre outras (Secretaria do Meio Ambiente do estado de SP, 2003). O lixo orgnico domiciliar gerado nas residncias de milhares de pessoas e normalmente composto por restos de comida de origem vegetal e animal. Em locais onde a coleta de lixo pblica deficiente, normalmente este material acaba indo parar nos rios e aterros irregulares, causando poluio das guas, solo e ar. O processo de reciclagem do lixo orgnico, atravs da criao de minhocas, produzindo adubo orgnico (hmus) chamado de vermicompostagem uma soluo alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgnicos de origem domstica (Aquino e Loureiro, 2004). Acredita-se que existam mais de 8 mil espcies diferentes de minhoca no mundo. No Brasil, so conhecidas 260 espcies de minhocas nativas. Contudo, para produo de adubo orgnico (hmus) a mais utilizada a espcie Vermelha-daCalifrnia (Eisenia fetida), pois se adapta facilmente as condies de cativeiro, alta capacidade de reproduo e grande capacidade de produo de hmus (Schiedeck et al, 2006). Classificao cientfica Reino: Animalia Filo: Annelida Classe: Oligochaeta Ordem: Haplotaxida Famlia: Lumbricidae As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetao (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgnico e eliminando a terra. Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra (Wikipdia, 2012). As minhocas no possuem sistema auditivo nem mesmo visual e os sentidos mais desenvolvidos so o tato e o paladar, que so utilizados na identificao dos alimentos, outros indivduos e predadores. Seu corpo formado por anis. Numa extremidade fica a boca (sem dentes e mandbulas) e na outra o nus. A respirao da minhoca ocorre na pele (respirao cutnea). Em geral, as espcies de minhocas pesam, em mdia, 30 gramas e possuem em torno de 15cm de comprimento (Schiedeck et al, 2006; Wikipdia, 2012). Elas so hermafroditas, pois cada uma possui testculos e ovrios. A maturidade sexual ocorre entre 40 e 60 dias de idade, dependendo da espcie. Porm, uma minhoca no capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de outro indivduo para a troca de espermatozoides (Schiedeck et al, 2006; Wikipdia, 2012).

A minhocultura a criao racional de minhocas, sob condies controladas, com objetivo de produzir adubo orgnico: hmus. A produo do hmus baseada no processo de reciclagem de resduos orgnicos de origem animal ou vegetal, como por exemplo, restos de comida, esterco, etc) atravs da alimentao das minhocas, chamado de vermicompostagem e o hmus nada mais que as excretas das minhcas (Aquino e Loureiro, 2004; Schiedeck et al, 2006). A construo do criatrio vai depender da capacidade de produo de matria orgnica na propriedade, mas, normalmente, a manuteno do criatrio simples e barata. Este tipo de criao pode ser uma fonte alternativa de renda em pequenas propriedades rurais e instituies filantrpicas.

5 Criatrio 5.1 - Tipos de criatrios (minhocrio) 5.1.1 Caseiro


O minhocrio caseiro pode ser feito em casas e estabelecimentos comerciais com o intuito de reciclar o lixo orgnico vegetal, que tem rpida decomposio, domstico. Ele montando em caixas de plstico com 70x25x25cm, terra, minhocas vermelhas-daCalifrnia (400ml ou 2 copos americanos cheios de minhoca) e lixo orgnico vegetal. O lixo domstico de origem animal pode ser utilizado, mas neste caso no recomendado, pois pode causar mal cheiro e moscas. O hmus fica pronto para o uso em 60 a 90 dias aps colocada as minhocas na caixa (PHYSISSDA, 2012).

Fonte: Tatebe, 2012.

Outro tipo de minhocrio caseiro composto por trs caixas de plstico empilhadas com pequenas aberturas para manter a estrutura oxigenada, onde cada compartimento tem uma funo na criao. O tamanho varia conforme a necessidade da residncia e do local disponvel para o minhocrio. com pequenas aberturas para manter a estrutura oxigenada (Costa, 2012).

Fonte: Costa, 2012 O minhocrio caseiro tambm pode ser feito com caixas de madeira ou tonis de 200lts cortados longitudinalmente com furos na parte inferior (Aquino e Loureiro, 2004).

5.1.2 Campeiro
O minhocrio campeiro pode ser montado sobre o cho capinado, armado com estrutura de bambu ou madeira, tramados ou pregados, delimitando o espao das minhocas (Schiedeck et al, 2006). O tamanho (no recomendado com mais de 1 m de largura) do minhocrio vai depender da quantidade e disponibilidade do alimento, sendo possvel montar vrias unidades dentro da propriedade, mas longe de nascentes, riachos, rios e poos de gua para evitar a contaminao pelo chorume produzido no minhocrio (Schiedeck et al, 2006). Este tipo de instalao precisa ser bem localizada para evitar chuva e sol diretamente na estrutura. Uma alternativa monta-lo sobre a copa de uma arvore e em um terreno com um pouco de declividade para evitar o encharcamento da rea (Schiedeck et al, 2006). A estrutura deve ser coberta por palha, folha de bananeira ou qualquer material que possa servir como cobertura e proteo contra predadores, principalmente pssaros (Schiedeck et al, 2006).

Fonte: Schiedeck et al, 2006

5 - Adubao orgnica

Fonte: Coutinho, 2012 a prtica de colocar no solo restos de origem orgnica, domstica ou propriedades rurais, que foram decompostos por minhocas e transformados em hmus em hortas e pomares (Coutinho, 2012). O hmus tem a propriedade de diminuir a perda de clcio, magnsio e potssio pelas lavagens do solo (chuva). Promove a liberao dos nutrientes para as plantas; facilita a absoro de nutrientes pelas plantas; aumenta a capacidade do solo em armazenar nutrientes; melhora a estrutura do solo e diminui o gasto e utilizao do adubo mineral. (Coutinho, 2012).

6 Bibliogrfia consultada
AQUINO, A.M.; LOUREIRO, D.C. Minhocultura. Folder, EMBRAPA/CNPA. Rio de Janeiro, 2004.

COSTA, E.M. http://www.maiscommenos.net/blog/2009/04/como-fazer-umminhocario-domestico/ acesso em 29/03/2012 COUTINHO, M.A.N. http://inovasal.ning.com/forum/topics/adubacao-organicaadubacao acesso em 29/03/2012 SCHIEDECK, G.; GONALVES, M.M.; SCHWENGBER, J.R. Minhocultura e produo de hmus para agricultura familiar. Circular tcnica 57, EMBRAPA/CNPCT. Pelotas, 2006. TATEBE, A. http://www.blogboasatitudes.com.br/2010/06/minhocario.html acesso em 29/03/2012 WIKIPDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhoca acesso em 19/03/2012 PHYSISSDA. http://physissda.com.br acesso em 19/03/2012

Vous aimerez peut-être aussi