Vous êtes sur la page 1sur 8

Anatomia I Esqueleto Axial

ARTROLOGIA DO ESQUELETO AXIAL


I - CABEA
PRINCIPAIS SUTURAS

Sutura Coronal ou Frontal Suturas Lcrimo-frontal Lcrimo-etmoidal Lacrimo-maxilar Sutura Sagital

Sutura Zigomtico-frontal Sutura Nasal Sutura Esfeno-frontal Sutura Lambdide

Sutura Parieto-temporal ou Escamosa

Sutura Occpto-mastidea Sutura Esfeno-temporal Sutura Zigomtico-temporal Sutura Naso-maxilar Sutura Zigomtico-maxilar L1

Anatomia I Esqueleto Axial

ARTICULAO TEMPOROMANDIBULAR

A articulao temporomandibular formada pela cabea da mandbula e fossa mandibular do temporal. Envolvendo as duas estruturas, temos a cpsula articular e trs ligamentos principais: o ligamento lateral, ou temporomandibular; o ligamento estilomandibular; e o ligamento esfenomandibular.

L2

Anatomia I Esqueleto Axial

II COLUNA VERTEBRAL
LIGAMENTOS INTERVERTEBRAIS

Corpos Vertebrais ligando os corpos vertebrais, temos: anteriormente, o ligamento longitudinal anterior; posteriormente, o ligamento longitudinal posterior. Inferiormente, o disco intervertebral. Arcos Posteriores entre as lminas, encontramos o ligamento amarelo ou flavo. Entre os processos espinhosos, temos o ligamento interespinhal. Posteriormente aos processos espinhosos, temos o ligamento supraespinhal.

L3

Anatomia I Esqueleto Axial

LIGAMENTOS CRNIO-CERVICAIS INTERNOS Art. Atlanto-Axial Possui trs ligamentos de importncia: o ligamento alar, que par, originando-se da face da extremidade do processo odontide, e inserindo-se nos cndilos occipitais e nos macios laterais do Atlas. Sua funo limitar a rotao contra-lateral e a flexo lateral; o ligamento transverso do Atlas, que uma faixa espessa cuja funo manter o processo odontide do xis em posio correta; e o ligamento do pice do dente do xis, que liga a ponta do dente do xis com a parte interna do forame magno. Conjuntamente, a funo dos trs tracionar o dente do xis em direo ao eixo anterior do Atlas.

L4

Anatomia I Esqueleto Axial

ARTICULAO LOMBO-SACRA E SACRO-ILACA

Art. Sacro-ilaca nesta articulao, temos os ligamentos sacro-ilacos anterior e posterior, das faces anterior e posterior do sacro e do ilaco; ligamentos sacro tuberal e sacro espinhal, do sacro tuberosidade isquitica e espinha isquitica; e o ligamento lio-lombar, do processo transverso de L4 e L5 crista ilaca.

L5

Anatomia I Esqueleto Axial

III TRAX
ARTICULAES E LIGAMENTOS COSTOVERTEBRAIS

Encontramos duas articulaes costovertebrais: a articulao da cabea da costela, apresentando os ligamentos intra-articular e radiado; e a articulao costotransversal, que apresenta trs ligamentos bsicos: os ligamentos costotransversal, costotransversal lateral e costotransversal superior.

L6

Anatomia I Esqueleto Axial

L7

Anatomia I Esqueleto Axial

ARTICULAES E LIGAMENTOS ESTERNOCOSTAIS

Nas articulaes esternocostais, encontramos a Cartilagem Costal, e ainda os ligamentos radiados, reforando a unio da cartilagem costal com o esterno, assim como o ligamento esternocostal intra-articular. Auxiliando a fixao da 1 Costela, encontramos o ligamento costoclavicular.

L8

Vous aimerez peut-être aussi