Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NOME: LUAN SOUZA ARAUJO DISCIPLINA: HISTRIA DO PENSAMENTO ECONMICO CDIGO: 303251 TURMA:A0 SEMESTRE:

2012.1 PROFESSOR(A): VERLANE ARAGO SANTOS

Resumo

Franois Quesnay foi o principal mentor da escola fisiocrata, que pretendia aplicar uma srie de reformas contra o mercantilismo na Frana. O sistema agrcola francs estava em um perodo de transio, tinha caractersticas estruturais notoriamente feudais, algo que dificultava o crescimento do pas, pois este estava em vias de desenvolvimento capitalista e o controle exercido pela poltica mercantilista era uma barreira para o desenvolvimento social e econmico. Senso assim, veremos a analise do quadro econmico desenvolvida por Quesnay que inspirou toda uma srie de pensadores de sua poca at atualmente. O autor parte do principio que existia trs classes sociais. A classe produtiva, que era constituda pelos trabalhadores rurais e responsvel por toda produo de riqueza no estado. A classe proprietria, formada pelos donos das terras, ou seja, pela nobreza , clero e soberanos proprietrios. A classe estril, formada pelos cidados ocupados com servios no agrcolas, se mantinha com o excedente da classe produtiva. Tanto a classe proprietria quanto a classe estril dependiam da riqueza produzida pela classe proprietria, que era capaz de gerar excedentes. A agricultura, segundo Quesnay, era a nica atividade produtiva capaz de gerar excedentes. Desta forma, todas as outras atividades dependiam da produo, proprietrios se mantinham com os pagamentos efetuados pelos arrendatrios, e os artesos, manufatureiros e comerciantes dependiam da matria prima gerada pela classe produtiva. Partindo de uma situao hipottica, mas com implicaes na realidade, o autor enfatiza essas relaes atravs de uma sistemtica descrio do capital como reproduo, atravs da demonstrao do funcionamento dos adiantamentos anuais, o autor mostra como se dava o processo de trocas entre as diferentes classes, circulao de capital e gerao de renda. Os adiantamentos eram despesas anuais destinadas a manuteno da produo, por exemplo, os salrios, sementes e custos anuais para a manuteno do servio. Somente a classe proprietria no tinha adiantamentos anuais, os estreis necessitavam fazer adiantamentos para a compra de matrias primas classe produtiva, esta ultima fazia adiantamentos aos proprietrios pelo uso da terra.

Todo o sistema dependia do bom funcionamento econmico da classe produtiva, para isso os proprietrios deveriam ter gastos racionalizados para manter as entradas totais, que consistia nos adiantamentos anuais e juros destinados ao rendimento da classe produtiva, para o desenvolvimento econmico posterior. Alm de servir para o rendimento da classe produtiva, os juros serviam para a manuteno do fundo das riquezas de explorao(adiantamentos primitivos) que necessita de reposies dirias. Tambm servia para os custos gerados por contingncias e acidentes que comprometem a produo. Torna-se evidente que, ao analisar o funcionamento do sistema econmico enfatizando a importncia da agricultura e da classe produtiva, Quesnay pretendia alertar as classes proprietrias, detentoras do poder, que o modelo mercantilista ao sobrecarregar as classes produtivas de taxaes e por regular o mercado, acabava tornando o desenvolvimento da Frana. Para acabar com a instabilidade poltica, com a economia obsoleta, ele idealizou um estado mnimo, que no se intrometesse nas questes econmicas e que tivesse apenas um tributo anual, que deveria ser pago pelas classes proprietrias. Sendo assim, por criticar o funcionamento econmico da Frana e criticar a elite econmica, as ideias de Quesnay e seus discpulos, os fisiocratas, no foram bem aceitas na poca, mas posteriormente influenciaram outros autores importantes para a cincia econmica, como Karl Marx e David Ricardo.

BIBLIOGRAFIA:

QUESNAY, F. (1996). "Anlise do Quadro Econmico". In.: Quadro Econmico dos Fisiocratas. So Paulo, Nova Cultural, pp. 209-217. (Coleo Os Economistas).

Vous aimerez peut-être aussi