Vous êtes sur la page 1sur 9

Cronologia e romantismo em Portugal

Em Portugal o processo de instaurao do romantismo foi


lento e incerto. Enquanto o romantismo de Delacroix avanava j para um projecto renascentista e o realismo tomava forma no horizonte parisiense, o romantismo portugus procurava ainda afirmar-se.

A implantao do romantismo em portugal ocorre num contexto


sociopoltico. So os anos posteriores s invases francesas, que tinham originado o refgio da corte portuguesa no Brasil e tambm o tempo em que o desejo de independncia dessa colnia ganha fora. Na metrpole multiplicam-se as lojas manicas e germinam os ideais liberais.

Travam-se as lutas cvis entre miguelistas e liberais, e, por duas


vezes, depois da Vilafrancada e da Abjurao da Carta, muitos partidrios de D. Pedro tiveram de exilar-se em Inglaterra e Frana. Dois desses partidrios eram os jovens escritores Almeida Garrett e Alexandre Herculano.

Segundo alguns autores o romantismo afirmou-se entre ns


como uma cultura de importao. S compensou distncias e atrasos pela via indirecta dos exlios a que se sujeitaram Garrett e Herculano. Foi longe da ptria que estes autores conceberam a ideia de criar uma literatura nova, de carcter nacional e popular.

Em 1825 Garrett publicou o poema Cames que passa a ser


considerado o ponto de partida para a fixao da cronologia do romantismo portugus.

Poesia de camos
Amor fogo que arde sem se ver

Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder;

querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor? Lus de Cames

Questo Coimbr: Questo Coimbr foi o primeiro sinal de


renovao ideolgica do sculo XIX entre os defensores do statu quo, desactualizados em relao cultura europeia, e um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra, que tinham assimilado as ideias novas. Castilho tornara-se um padrinho oficial dos escritores mais novos, tais como Ernesto Biester, Toms Ribeiro ou Manuel Joaquim Pinheiro Chagas. Dispunha de influncia e relaes que lhe permitiam facilitar a vida literria a muitos estreantes, servio que estes lhe pagavam em elogios. Em redor de Castilho formou-se assim um grupo em que o academismo e o formalismo vazio das produes literrias correspondia hipocrisia das relaes humanas, e em que todo o realismo desaparecia, grupo que Antero de Quental chamaria de escola de elogio mtuo. Em 1865, solicitado a apadrinhar com um posfcio o Poema da Mocidade de Pinheiro Chagas, Castilho aproveitou a ocasio para, sob a forma de uma Carta ao Editor Antnio Maria Pereira, censurar um grupo de jovens de Coimbra, que acusava de exibicionismo, de obscuridade propositada e de tratarem temas que nada tinham a ver com a poesia, acusava-os de ter tambm falta de bom senso e de bom gosto. Os escritores mencionados eram Tefilo Braga, autor dos poemas Viso dos Tempos e Tempestades Sonoras; Antero de Quental, que ento publicara as Odes Modernas, e um escritor em prosa, Vieira de Castro, o nico que Castilho distinguia.

Inico do realismo

Caractersticas do Neoclassicismo:

Movimento cultural do

fim do sculo XVIII, o Neoclassicismo est identificado com a retomada da cultura clssica por parte da Europa Ocidental, em oposio ao estilo barroco. No entanto, o Neoclassicismo prope a discusso dos valores clssicos, em contraposio ao Classicismo Renascentista, que apenas replicava os princpios antigos, sem crticas aprofundadas. A concepo de um ideal de beleza eterno e imutvel no se sustenta mais. Para os neoclssicos, os princpios da era clssica deveriam ser adaptados realidade moderna. A arte neoclssica busca inspirao no equilbrio e na simplicidade, bases da criao na Antiguidade. As caractersticas marcantes so o carter ilustrativo e literrio, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultricas, com anatomia correta e exatido nos contornos, temas dignos e clareza.

NACIONALISMO:

DEFINIO O nacionalismo a doutrina ou

filosofia poltica que defende como valores fundamentais o bem-estar, a preservao das caractersticas identitrias, a independncia em todas as ordens e a glria e a lealdade nao prpria.

O nacionalismo parte de dois princpios com respeito relao entre a nao e o estado. O princpio da soberania nacional: que sustentaria que a nao a nica base legtima para o estado; O princpio da nacionalidade: que sustentaria que cada nao deve formar seu prprio estado, e que as fronteiras do estado deveriam coincidir com as da nao.

Obras de Almeida Garrett: Toucador Peridico sem poltica, dedicado s senhoras portuguesas. Lisboa, 1822 (direco e redaco) Heraclito e Demcrito. Lisboa, 1823 Portugus - Dirio poltico, literrio e comercial. Lisboa, 1826 1827

(direco e redaco) Cronista - Semanrio de poltica, literatura, cincias e artes. Lisboa, 1827 (direco e redaco) Chaveco Liberal. Londres, 1829 (direco e redaco) Precursor. Londres, 1831 Portugus Constitucional. Lisboa, 1836 (direco e redaco) Entreacto, Jornal de Teatros. Lisboa, 1837 (fundao, direco e redaco) Jornal do Conservatrio. Lisboa, 1841 (fundao) Jornal das Belas-Artes. Lisboa, 1843 1846 (fundao) Ilustrao - Jornal Universal. Lisboa, 1845 1846 (fundao)

Biografia:
Considerado o primeiro autor romntico em Portugal, Joo Batista da Silva Leito deAlmeida Garrett nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799. Passou a sua infncia nas propriedades do pai, ao sul do Porto. Em 1809 foi obrigado a abandonar esta cidade, como consequncia da invaso francesa de Soult. Mudou-se para Lisboa com a famlia e mais tarde para a ilha Terceira (Aores). Em Angra do Herosmo, sob a direco de um tio, o bispo D. Frei Alexandre da Sagrada Famlia, recebeu a educao clssica que marca os seus primeiros versos. Aos 17 anos est de novo no continente e estuda Direito em Coimbra, conclui o curso em 1821. desta poca de Coimbra que datam as primeiras tentativas de teatro. Garrett toma como modelos Voltaire, de Maffei e de Alfieri. Um ano depois, uma reaco miguelista leva-o ao exlio, primeiro em Inglaterra e depois em Frana. Nos meios literrios desses pases contacta com o movimento romntico e vai ser o seu introdutor em Portugal.

Antnio feliciano de castilla


O sucesso dos livros de cavalarias portugueses ao longo do sculo XVI e incios do XVII um dado mais que evidente 2

. Da publicao em 1522 da Crnica do Imperador Clarimundo donde os reis de Portugal descendem (Lisboa, Germo Galharde), do historiador Joo de Barros, at reedio da Terceira e Quarta parte da Chrnica de Palmeirim de Inglaterra na qual se tratam as grandes cavallerias de seu filho o prncipe dom Duardos Segundo (Lisboa, Jorge Rodrigues, 1604), de Diogo Fernandes, este gnero conta em terras portuguesas cerca de vinte e cinco edies, cifra nada desdenhvel do ponto de vista da recepo, que se v incrementada pelas dezenas de manuscritos cavaleirescos conhecidos na actualidade, os quais deixam supor uma persistncia do gosto por este tipo de literatura at bem entrado o sculo XVII, ou ainda princpios do XVIII. Contudo, estes copiosos nmeros no serviram para atrair a ateno dos investigadores a um campo que, junto com os livros de pastores e os livros de viagens, est na base da novelstica portuguesa moderna. Esse descuido da crtica tem acarretado um dado verdadeiramente desolador, como o de uma grande quantidade de textos deste gnero no ter sobrevivido at aos nossos dias. Vejamos de seguida, a grandes rasgos, tal panorama. No conhecemos a mais que provvel primeira edio da obra-mestra de Francisco de Moraes, a Cronica do famoso e muito esforado cavalleiro Palmeirim Dinglaterra, que deve ter sido impressa em terras portuguesas ou francesas por volta do ano 1543-44 , e cuja primeira edio conservada a de vora, Andr de Burgos, 1564-67; do Memorial das Proezas da Segunda Tvola Redonda (Coimbra, Joo de Barreira, 1567)

Castilho e do seu marido, Dr. Jos Feliciano de Castilho, mdico da Real Cmara e lente de prima daUniversidade de Coimbra, que depois emigraria para o Brasil, apenas regressando com D. Joo VI.

Biografia:

Filho

de

D.

Domcilia

Mxima

de

Ultra-Romantismo:

Nas dcadas de 50 e 60

do sculo XIX, durante o Romantismo, jovens poetas universitrios de So Paulo e Rio de Janeiro reuniram-se em um grupo, dando origem poesia romntica brasileira conhecida como Ultra-Romantismo. Essa gerao foi influenciada pelo escritor ingls Lord Byron sendo assim tambm conhecida como gerao byroniana, cujo estilo de vida era imitado. O Ultra-Romantismo se caracteriza pelo pessimismo, sentimento de inadequao realidade, cio, desgosto de viver, essa gerao sentia-se perdida, no tinha nenhum projeto no qual se apegar. O apego a bebida, ao vcio, atrao pela noite e pela morte caracterizava o mal-do-sculo, caractersticas presentes nas obras do principal representante: lvares de Azevedo, acrescentando temas macabros e satnicos. A tendncia contou ainda com Cassimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Os Ultra-Romnticos no se apegavam aos temas e posturas do Romantismo (nacionalismo e indianismo) pelo contrrio, os desprezavam, mas o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo foram bastante acentuados.

Terceira definio romntica


Romantismo (Terceira Gerao)

Histrico (resumo) As ideias liberais, abolicionistas e republicanas formam a base do pensamento brasileiro no perodo de 1870 a 1890. Influenciados por Auguste Comte (1798-1857), Charles Darwin (1809-1882) e outros pensadores europeus, escritores como Tobias Barreto (1839-1889),Slvio Romero (18511914) e Capistrano de Abreu (1853-1927) empenham-se na luta contra a monarquia. Ao lado deles, Joaquim Nabuco (1849-1910), Rui Barbosa (18491923) e Castro Alves (1847-1871) tambm se destacam na divulgao do novo iderio.

O engajamento em questes da realidade social e a oposio ao governo central tornam-se incompatveis com o subjetivismo e o patriotismo, at ento dominantes. Uma nova polmica envolvendo Jos de Alencar (18291877) indicativa dos rumos que o movimento romntico toma nesse perodo. Ocorrida em 1871, a discusso foi iniciada pelo jovem romancista cearense Franklin Tvora (1842-1888), que acusava Alencar de excesso de idealismo e pouco conhecimento emprico da realidade que retratava. A polmica repercutiria sobre textos tericos do prprio Alencar e tambm de Machado de Assis (1839-1908).

Pr realismo:
Joo de Deus de Nogueira Ramos (So Bartolomeu de Messines, 8 de
Maro de1830 Lisboa, 11 de Janeiro de 1896), mais conhecido por Joo de Deus, foi um eminente poeta lrico, considerado poca o primeiro do seu tempo, e o proponente de um mtodo de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitao popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinria popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens e, aquando da sua morte, sepultado no Panteo Nacional. Foi considerado o poeta do amor.

Biografia:

Joo de Deus nasceu em So Bartolomeu de

Messines a 8 de Maro de 1830, filho de Isabel Gertrudes Martins e de Pedro Jos dos Ramos, modestos proprietrios dali naturais e residentes. O pai, tambm comerciante, era conhecido entre os seus patrcios por Pedro Malgovernado, no que merecesse o cognome pelo mau governo da sua casa, mas pela facilidade em satisfazer as vontades dos filhos, com os quais gastava mais do que podia.

Juliu Dinis:
Escritor portugus, Jlio Dinis o pseudnimo literrio mais conhecido deJo aquim Guilherme Gomes Coelho, entre os vrios que o autor adotou ao longo da sua carreira literria. Nasceu a 14 de novembro de 1839, no Porto, e morr eua 12 de setembro de 1871, na mesma cidade. Licenciouse em Medicina, masdedicouse sobretudo literatura, podendo ser considerado como um escritorde trans io, situado entre o fim do Romantismo e o incio do Realismo. autorde po esias, peas de teatro, textos de teorizao literria, mas destacasesobretudo como romancista, deixando em pouco mais de trinta e dois anos devida uma produo original e inovadora, que contribuiu grandemente para acriao do romance moderno em Portugal.rfo de me aos seis anos, estu douna Academia Politcnica a partir de 1853, onde se relacionou com o poet aportuense Soares de Passos, e ingressou na Escola MdicoCirrgica do Porto,em 1855, ano em que dois irmos seus morrem, vtimas da

tuberculose. Por essaaltura, entrou para um grupo de teatro, o "Cenculo", e escreveu as suasprimeiras peas de teatro, que viriam a ser postumamente reunidas nos trsvolumes do Teatro Indito, em 19461947. Em 1860, ano da morte de Soaresde Passos, abandonou o "Cenculo" e estreouse na revista A Grinalda compoesias romnticas que viriam a fazer parte das Poesias (1870). Concluso: Compreendemos que o Romantismo, no passou de uma forma de repudiar as regras que contornavam e preenchiam o campo literrio da poca que, juntamente com a ideologia vigente, traziam um enorme descontentamento. Este momento em que a literatura presenciava, talvez fosse, o marco principal para a definitiva liberdade de expresso do pensamento, que viria se firma, tardiamente com o Modernismo

Bibliografia:
http://search.babylon.com/?q=romantismo+em+portugal&s=web&as=0&rlz=0 &babsrc=SP_crm

Vous aimerez peut-être aussi