Vous êtes sur la page 1sur 5

97

Mtodo de Substituio de Seiva para Preservao de Moures

ISSN 1517-5030 Colombo, PR Dezembro, 2003

Foto: Marcio Henrique M. Fabis

Washington Luiz Esteves Magalhes1 Jos Carlos Duarte Pereira2

Introduo
No Brasil, existem vrias espcies produtoras de madeiras naturalmente resistentes biodegradao por organismos xilfagos. Todavia, a explorao desenfreada das florestas nativas praticamente esgotou a disponibilidade dessas madeiras nas regies nordeste, Sudeste e Sul do pas, e as colocou sob risco de extino na regio Centro-Oeste. Assim, a conscincia conservacionista, aliada ao custo de transporte, impe cautela na explorao das espcies alternativas da regio Norte. Para suprir a demanda crescente por madeira resistente aos organismos xilfagos e diminuir a presso sobre as florestas nativas, uma opo bastante atraente o uso de tratamento preservativo em madeira de espcies plantadas e de crescimento rpido. O tratamento preservativo implica em aumento do custo inicial da madeira, mas que ao longo do tempo de uso diludo a ponto de ser mais vantajoso que a madeira no tratada. Esta tecnologia afigura-se como mais um instrumento que favorece a eqidade social, uma vez que permite a todos no campo, pequenos, mdios ou grandes

produtores, diversificarem e agregarem valor aos produtos oriundos dos recursos florestais. No caso das grandes propriedades, o processo vantajoso principalmente quando as usinas de tratamento por presso encontram-se muito afastadas, encarecendo o transporte. Para as pequenas e mdias propriedades, o mtodo proposto ser de grande valia principalmente quando houver espcies plantadas na rea ou nas vizinhanas. O agricultor poder produzir moures, seja para suprir as prprias necessidades, seja para a comercializao, em pequena escala, da madeira preservada. Alm de atender diretamente uma demanda importante dos produtores rurais, este trabalho tambm se destina aos engenheiros e extensionistas em suas atividades de campo. O mtodo de substituio de seiva apresenta-se como uma das melhores opes para o tratamento de moures por processo prtico, sendo indicado especialmente quando se desejam pequenas quantidades de moures tratados e no se dispem dos mesmos na regio (Moraes, 1997; Oliveira, 2000a, 2000b; Galvo, 1975; Santini, 1988). Este mtodo j foi testado por diversos

1 2

Engenheiro Qumico, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. wmagalha@cnpf.embrapa.br Engenheiro-Agrnomo, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. jcarlos@cnpf.embrapa.br

Mtodo de Substituio de Seiva para Preservao de Moures

pesquisadores, principalmente em moures de eucaliptos e de pinus (Findlay, 1985; Galvo & Jankowsky, 1986; Galvo et al., 1967), mas pode ser empregado com outras madeiras que tenham o alburno permevel, como a de bracatinga (Paes, 1991), e, tambm, com estacas de bambu (Lanticam et al, 1987; Penna, 1980; Slab et al., 1987). Consiste em substituir a seiva da madeira ainda verde pela soluo preservativa. Desta forma, importante que o tratamento seja realizado no mximo 24 horas aps o corte da rvore. Outro fator importante, garantir que os sais estejam totalmente solubilizados na soluo preservativa e que a proporo dos ingredientes seja mantida. A mistura de sais recomendada neste trabalho, conhecida como CCB, especialmente recomendada para este caso, em virtude da reao de fixao ser lenta, permitindo um tempo maior para o tratamento prtico. A proporo dos ingredientes ativos dos sais sugerida neste trabalho baseada na norma brasileira (Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1986) para preservativos hidrossolveis. A soluo de impregnao deve ser cida, pH baixo, para manter a mistura de sais em completa solubilidade. Somente durante a secagem lenta dos moures, sombra, que a reao de fixao dever ocorrer no interior da madeira. Durante a reao de fixao ocorre uma mudana do pH no interior da madeira e os produtos impregnados ficam insolveis, impedindo a lixiviao do preservativo durante o uso dos moures. Para um tratamento eficiente a soluo aquosa preservativa, alm de penetrar profundamente no alburno, atingindo-o todo, deve tambm reagir com a madeira. A quantidade de ingrediente ativo por volume de madeira de fundamental importncia na preservao, influindo no tempo de servio do mouro tratado. Nesta publicao, a quantidade de produto est de acordo com a norma brasileira para preservao de moures, em torno de 6,5 kg de ingrediente ativo (16,0 kg de produto) por m3 de madeira. A maioria das receitas e instrues para tratamento por substituio de seiva recomenda 7 dias com as pontas dos moures imersas na soluo preservativa. Neste trabalho no se recomenda tal procedimento uma vez que, dependendo dos fatores climticos, esse tempo pode no ser suficiente. Logo no incio do tratamento h uma mudana de colorao na parte externa do mouro sem que tenha ocorrido uma penetrao superior a 1 cm dos ingredientes ativos. Assim, a mudana de cor dos moures nem sempre garantia da eficincia do tratamento. Dependendo da regio do Brasil e dos fatores climticos, como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos, o tempo de imerso para um bom tratamento preservativo pode ultrapassar 40 dias.

O mtodo descrito neste trabalho pressupe que se observem todas as normas de segurana. Os produtos devem ser utilizados nas dosagens recomendadas e os moures devem ser verdes, abatidos no mximo 24 horas antes do incio do tratamento. Devem, ainda, ser rolios e do mesmo comprimento. Quando tratados corretamente, conforme as orientaes aqui descritas, os moures de eucalipto podem ter uma durabilidade de 10 a 15 anos.

Preparo dos moures


1) Preparam-se os moures no tamanho desejado, cortando suas extremidades (base e topo) em chanfro ou bisel. As peas no devem ter mais que 2,5 metros de comprimento e 16 cm de dimetro. Removem-se as cascas dos moures antes do tratamento. Dica: algumas ligeiras pancadas com martelo ao longo da pea podem facilitar a remoo. Com uma escova de ao, raspa-se a base do mouro que estar imersa na soluo preservante, at cerca de 80 cm, para facilitar a absoro. Medem-se os dimetros da base para clculo do volume de soluo a ser absorvido durante o tratamento.

2)

3)

4)

Preparo da soluo
Preparar uma soluo a 2,5 %, em peso, com os ingredientes e quantidades descritos a seguir. Podem-se usar tambores de 200 litros, inteiros ou divididos pela metade (Figura 1). Podem-se, tambm, construir pequenos recipientes em alvenaria, concreto ou similar, para tal finalidade.

Dicromato de potssio cido brico Sulfato de cobre cido actico gua

1000 gramas 650 gramas 880 gramas 25 mililitros 100 litros

A proporo dos ingredientes de grande importncia e, portanto, no deve ser alterada em nenhuma hiptese. Dica: para que haja uma boa dissoluo, adicionar os sais gua, agitando sempre, e no a gua aos sais.

Mtodo de Substituio de Seiva para Preservao de Moures

Clculo do volume de soluo a ser absorvido pelos moures


Ao final do tratamento, a quantidade de produtos impregnados nos moures dever ser da ordem de 16,0 kg por m3 de madeira. Os clculos so baseados na tabela a seguir: Tabela 1. Volume de soluo, em litros, a ser absorvido pelos moures.
Comprimento dos moures, em metros 1,80 2,00 2,20 2,50 Dimetros das bases dos moures, em centmetros 7,5 4,3 4,8 5,2 6,0 8,0 4,9 5,4 6,0 6,8 8,5 5,6 6,2 6,8 7,7 9,0 6,3 6,8 7,6 8,7 9,5 6,9 7,9 8,4 9,6 10,0 10,5 7,7 8,5 9,4 8,5 9,5 10,6 11,0 11,5 9,3 10,2 12,0 13,0 11,1 13,1 11,8 14,5 13,7 15,9 15,6 18,0 14,0 15,0 15,1 17,3 16,6 19,1 18,5 21,1 20,9 23,9

absorvido. Anotam-se os volumes repostos para controle do teor de produtos impregnados na madeira. Deixa-se os moures absorvendo a soluo por tempo suficiente at atingir, em mdia, o valor na Tabela 1. No nosso exemplo anterior, coloca-se todos os 9 moures na vasilha ou recipiente e adiciona-se soluo preservativa conforme j descrito em etapas anteriores. Repe-se o volume de soluo absorvida diariamente e anotam-se os respectivos valores at que a soma dos volumes repostos seja igual a 92,6 litros. O tempo necessrio para a absoro da soluo depender, entre outras coisas, da temperatura e umidade do ar, assim como da ventilao dos moures, podendo variar de 7 a 40 dias. Depois de se completar o volume ideal de absoro de soluo, pode-se virar os moures de cabea para baixo a fim de favorecer a penetrao de soluo no topo. Na etapa seguinte, os moures devero ser empilhados sombra e protegidos da chuva por pelo menos 40 dias, para a secagem e a fixao dos ingredientes ativos das solues preservantes, assim como para minimizar as rachaduras. Dependendo da severidade dessas rachaduras, os moures apresentaro uma durabilidade menor, uma vez que podero ficar expostas regies internas da madeira que no foram atingidas pelo tratamento.

10,4 11,3 11,4 12,5 12,9 14,1

10,7 11,6

Exemplo: Deseja-se tratar um total de 9 moures, todos com 2,20 m de comprimento, sendo que 5 deles tm dimetro de 10 cm e os outros 4 tm dimetro de 11 cm. Na Tabela 1 v-se que o volume de soluo a ser absorvido por um mouro de 2,20 m de comprimento e 10 cm de dimetro igual a 9,4 litros e por um mouro com 11 cm de dimetro 11,4 litros. Portanto, o volume total de soluo preservativa que dever ser absorvida pelos 10 moures ser: (5 x 9,4) + (4 x 11,4) = 92,6 litros.

Conduo do tratamento
Uma vez preparados os moures, calculado o volume a ser absorvido e preparada a soluo, procede-se ao tratamento da seguinte forma: 1) Coloca-se os moures inclinados com as suas bases dentro do recipiente de tratamento e a parte superior apoiada em suportes (Figura 1). Os moures devem ficar bem espaados para permitir boa ventilao de todas as peas e o recipiente de tratamento deve ficar protegido da chuva. Adiciona-se a soluo preservante de forma que atinja uma altura entre 35 e 80 cm, dependendo da altura do recipiente. Esse nvel dever ser mantido at o final do tratamento. Adiciona-se um pouco de leo queimado (cerca de 300 ml suficiente) para formar uma pelcula sobre a superfcie da soluo, evitando-se evaporao no desejada de gua. Verifica-se o nvel da soluo no recipiente com os moures, repondo-se diariamente o volume
Fig.1. Fotografia de suporte e recipiente com moures durante tratamento ao abrigo de chuva em galpo.

2)

3)

4)

Mtodo de Substituio de Seiva para Preservao de Moures

Cuidados a serem tomados


A utilizao da madeira devidamente tratada com preservativos no apresenta riscos sade do homem e animais. Entretanto, o preservativo formulado com compostos txicos e, portanto, deve ser manuseado com os mesmos cuidados que se dispensam aos inseticidas e fungicidas. As normas a serem seguidas no seu manuseio so aquelas normalmente observadas para outros produtos txicos: 1. guardar o preservativo e a soluo preparada fora do alcance de crianas e animais domsticos; 2. evitar o contato prolongado com a pele. Usar luvas de borracha para proteger as mos; no fumar ou alimentar-se durante as operaes de tratamento sem antes lavar cuidadosamente as mos; 4. 5. lavar a roupa de servio aps cada dia de uso; evitar aspirar o produto ou o p de serragem da madeira tratada; lavar as mos aps a manipulao do produto e banhar-se ao fim do dia; proteger os olhos contra respingos. Se eles forem atingidos, lav-los em gua corrente; em caso de acidente consultar urgentemente um mdico; 9. jamais descartar os ingredientes e/ou a soluo preservativa em cursos dgua ou no solo. Guardar o restante para ser adicionado a uma nova soluo preservativa ou colocar alguns moures para absorver totalmente a sobra; no utilizar a madeira tratada quando houver a possibilidade de que seus detritos possam tornarse parte de alimentos ou de raes animais. Como exemplos, podem-se citar o uso de tbuas para corte de alimentos, colmias para abelhas em contato com o mel, recipientes para gua, cocho para raes, recintos para armazenamento de ensilagem ou de alimentos; 11. a madeira tratada no deve ser queimada em fogueiras, lareiras, foges, churrasqueiras ou

fornalhas. Quando necessrio, queimar em incineradores especiais, de acordo com as normas estaduais e federais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Moures de madeira preservada para cercas, NBR 9480. Rio de Janeiro, 1986. 18 p. FINDLAY, W. P. K. (Ed.). Preservation of timber in the tropics. Dordrecht: M. Nijhoff: W. Junk, 1985. 269 p. (Forestry Sciences, 17). GALVO, A. P. M. Processos prticos para preservar a madeira. Piracicaba: ESALQ, 1975. 29 p. GALVO, A. P. M.; BARBIN, D.; CARVALHO, C. M. Contribuio ao estudo da eficincia dos processos de difuso simples e dupla no tratamento de moires de eucalipto, atravs de anlise qumica. Silvicultura em So Paulo, So Paulo, v. 6, n. nico, p. 301-324, 1967. GALVO, A. P. M.; JANKOWSKY, I. P. Durabilidade da madeira de Eucalyptus urophylla S.T. Blake preservada por processos sem presso: avaliao de ensaios de campo. IPEF, Piracicaba, n. 33, p. 59-64, 1986. LANTICAM, C. B.; PALIJON, A. M.; SALUDO, C. G. Bamboo research in Philippines. In: RAO, A.N.; DHANARAJAN, G.; SASTRY, C.B. (Ed.). Recent research on bamboos: proceedings of the International Bamboo Workshop, 1985, Hangzhou [S.l.]: The Chinese Academy of Forestry Peoples Republic of China: International Development Research Centre, 1987. p. 50-60. MORAES, D. A. A. Tratamento da madeira para utilizao na propriedade rural. Braslia: Secretaria de Desenvolvimento Rural, Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel, 1997. 26 p. OLIVEIRA, J. T. da S. Secagem e tratamento de madeira na fazenda. Viosa: CPT, 2000a. 66 p. OLIVEIRA, J. T. da S. Uso da madeira de eucalipto na fazenda. Viosa: CPT, 2000b. 58 p. PAES, J. B. Viabilidade do tratamento preservativo de moires de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.), por meio de mtodos simples, e comparaes de sua tratabilidade com a do Eucalyptus viminalis. 1991. 136 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Florestais) Universidade Federal do Paran, Curitiba.

3.

6.

7.

8.

10.

Mtodo de Substituio de Seiva para Preservao de Moures

PENNA, J. E. Tratamento preservativo de Bambusa tuldoides Munro para sua utilizao na indstria de mveis. 1980. 89 f. Dissertao (Mestrado em Cincias) - Universidade Federal do Paran, Curitiba. SANTINI, E. J. Biodeteriorao e preservao da madeira. Santa Maria: CEPEF: FATEC, 1988. 125 p.

SLAB, J. W.; NANGAWE, P. F.; LEER, E. de; DONKER, J. CCA impregnation of Bamboo: leaching and fixation characteristics. In: RAO, A. N.; DHANARAJAN, G.; SASTRY, C. B. (Ed.). Recent research on bamboos: proceedings of the International Bamboo Workshop, 1985, Hangzhou [S.l.]: The Chinese Academy of Forestry Peoples Republic of China: International Development Research Centre, 1987. p. 321-336.

Comunicado Tcnico, 97

Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira km 111 - CP 319 Fone: (0**) 41 666-1313 Fax: (0**) 666-1276 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br Para reclamaes e sugestes Fale com o Ouvidor: www.embrapa.br/ouvidoria 1a edio 1a impresso (2003): conforme demanda

Comit de publicaes

Expediente

Presidente: Luciano Javier Montoya Vilcahuaman Secretria-Executiva: Guiomar M. Braguinia Membros: Antonio Maciel Botelho Machado / Edilson Batista de Oliveira / Jarbas Yukio Shimizu / Jos Alfredo Sturion / Patricia Pvoa de Mattos / Susete do Rocio Chiarello Penteado Supervisor editorial: Luciano J.Montoya Vilcahuaman Reviso gramatical: Ralph D. M. de Souza Normalizao bibliogrfica: Elizabeth Cmara Trevisan / Lidia Woronkoff Editorao eletrnica:Cleide Fernandes de Oliveira.

CGPE 4421

Vous aimerez peut-être aussi