Vous êtes sur la page 1sur 2

Alimentao Equilibrada

Uma alimentao equilibrada aquela que fornece a quantidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo e mente, mantendo nossa sade. Os nutrientes que todo ser humano necessita so as protenas, os carboidratos, as vitaminas e sais minerais, as gorduras, as fibras e a gua. As protenas formam e regeneram os tecidos do nosso corpo: msculos, pele, sangue, etc. Esto presentes em carnes, peixes, ovos, laticnios, feijes e sementes e nozes. Os carboidratos fornecem energia no s para nossas atividades do dia-a-dia como para os prprios processos internos do nosso corpo. Suas maiores fontes so os pes, cereais e razes. As vitaminas e sais minerais controlam e regularizam as atividades de nosso metabolismo e mantm a sade de nossos rgos e tecidos. Presentes em vrios alimentos, incluindo carnes, leite e cereais, suas maiores fontes so as frutas, verduras e legumes. As fibras auxiliam a manter nosso corpo livre de toxinas e substncias em excesso. Feijes, cereais integrais, frutas e hortalias so ricos em fibras. E a gua mantm o equilbrio de sais e o bom funcionamento do organismo. Como o prprio nome indica, equilbrio a base da alimentao equilibrada. Nada de excessos ou radicalismos. O bom senso um excelente guia na escolha da alimentao: incluir alimentos variados, conhecer a origem do que come, armazenar e preparar os alimentos de modo a conservar seus nutrientes, tudo isso ajuda a manter uma alimentao equilibrada. importante no exagerar, mas no preciso excluir nenhum alimento. Uma das maneiras mais prticas de seguir uma alimentao equilibrada orientar-se pela chamada pirmide alimentar. Nessa pirmide, que pode facilmente ser adaptada aos produtos encontrados em uma regio ou aos hbitos de determinado povo, esto indicadas as quantidades adequadas de cada alimento. Consulte seu mdico sobre as indicaes da pirmide e se so adequadas para sua idade, grau de atividade fsica e condies de sade.

Alimentao saudvel
A alimentao saudvel a alimentao ou nutrio de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianas se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hbito alimentar. Adicionalmente, a alimentao saudvel envolve a escolha de alimentos no somente para manter o peso ideal, mas tambm para garantir uma sade plena. As dietas so rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vo ao encontro de conceito de alimentao saudvel. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, no preenche os critrios de alimentao saudvel, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeies dirias, podem ajudar em alcanar uma alimentao saudvel e evitar disfunes alimentares. Complementao ou implementao de vitaminas podem ser necessrias para que uma dieta seja realmente saudvel, segundo estudos e consensos de especialistas.[1]

A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimenses diferentes, representando a proporo do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentao diria. Muitos alimentos so utilizados na preveno de doenas especficas ou para melhorar aspectos da sade, sendo considerados alimentos funcionais. Alimentao saudvel uma dieta composta de protenas, carboidratos, gorduras, fibras, clcio e outros minerais, como tambm rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e tambm sem excluses. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais que do as diversas coloraes aos alimentos.

Vous aimerez peut-être aussi