Vous êtes sur la page 1sur 2

A construo do conhecimento Como acontee o processo da aprendizagem Parte 1 Gilson Tavares Psicanalista e educador (gilsontavares_psi@yahoo.com.

br)

A primeira molcula s sobrevive mediante a aprendizagem, adaptao e comunicao. Isso se aplica a cada clula, cada rgo, cada ser humano, cada comunidade que produz cultura. Luiz Prigenzi (Mdico, educador e pesquisador na rea das cincias neurocognitivas) RESUMO O ser humano nasce com um estoque bsico de saber, necessrio sua sobrevivncia, e as suas estruturas neurobiolgicas e psquicas precisam desenvolverem-se, para permitir que seja acumulado conhecimentos que iro proporcionar ao indivduo, habilidades e atitudes necessria sua interao com os seus semelhantes e com o ambiente onde vive. Para que acontea de forma mais efetiva a apreenso do conhecimento, necessrio, alm da maturao de estruturas neurobiolgicas e psquicas, condies psicolgicas e emocionais equilibradas, para permitir que o indivduo interaja de forma eficiente no processo da aprendizagem. O professor que seja conhecedor de como acontece e como funciona as vrias instncias da apreenso do conhecimento, pode desenvolver atitudes e tcnicas que possam favorecer um melhor aproveitamento do momentos de aprendizagem. Qual a importncia dos processos neurobiolgicos, psquicos, psicolgicos, emocionais e relacionais para o processo da aprendizagem e para a construo do conhecimento ? A resposta a esse questionamento o que deve ser encontrado nesse trabalho, o processo da aprendizagem com uma viso psicolgica, neurobiolgica, evolucionista e pedaggica, para que, compreendendo como o homem percebe e apreende os estmulos e as experincias, e de como se utiliza desses recursos para modificar seu comportamento e o meio onde vive, possamos tambm aprender a como fazer o melhor uso desses processos. Processos de aprendizagem modelam o crebro dotado de sinapses em excesso. Eles dissolvem conexes pouco utilizadas ou fortalecem as ativas e de uso freqente. A multiplicao dos estmulos exteriores determina qual ser a complexidade das ligaes entre as clulas nervosas e como elas se comunicaro entre si. Quanto maior a quantidade de dados semelhantes preexistentes,tanto mais fcil a fixao do novo. Os

processamentos cerebrais dependem de como esses neurnios podem ser associados. Isto , dependem da eficcia da transmisso sinptica entre eles. Graas as novas conexes, toda experincia integrada s redes que j existem e que ela ativa. O novo evoca o antigo e, por associao e consolidao, torna-se parte integrante dele. A memria envolve no s percepes, aes e objetivos, mas tambm sentimentos, imaginao e trajetria do pensamento. A aprendizagem requer crescimento e formao de novas conexes sinpticas, crescimento de espculas dendrticas, mudana de conformao de macroprotenas das membranas ps-sinpticas, aumento dos neurotransmissores, neuromoduladores e das reas sinpticas funcionais. Essas etapas ocorrem durante todas as fases, desde o registro e aquisio da informao at seu armazenamento e evocao. Para os tericos Construcionistas, tendo como cone Piaget, o desenvolvimento construdo a partir de uma interao entre o desenvolvimento biolgico e as aquisies da criana com o meio.Temos ainda uma abordagem Sociointeracionista, de Vygotsky, segundo a qual o desenvolvimento humano se d em relao nas trocas entre parceiros sociais, atravs de processos de interao e mediao. A aprendizagem significativa, conceito desenvolvido pelo psiclogo educacional americano Ausubel(2003), supe que o fator mais importante de que depende a aprendizagem de um aluno partir daquilo que ele j sabe, que j est incorporado em sua estrutura cognitiva, para, somando-se com as novas idias recebidas, construir novos conhecimentos que tenham significado para o aprendiz. O recurso de escutar o que a prpria criana, ou o adolescente, tem a dizer sobre a sua dificuldade, o que possibilita no apenas a elucidao de elementos de subjetividade, como tambm a extrao de um mtodo de interveno reeducativo particularizado. Muitos professores ensinam suas matrias sempre da mesma maneira. Aos alunos, resta, como ltimo recurso, decorar os contedos ensinados, em vez de aprend-los. Aprender significa trilhar caminhos prprios, pesquisar e experimentar coisas. Curiosidade, interesse, alegria e motivao so os pr-requisitos necessrios ao aprendizado do que quer que seja. No basta entender como se aprende, preciso descobrir a melhor forma de ensinar.

Vous aimerez peut-être aussi