Vous êtes sur la page 1sur 10

Como funcionam os compressores

por Bill Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil Neste artigo 1. Introduo

2. Tipos de compressores

3. Prs e contras dos compressores

4. Mais informaes

5. Veja todos os artigos sobre Sob o cap

Prs e contras dos compressores


A maior vantagem de se ter um compressor o aumento da potncia do motor. Instale um compressor num motor de carro ou caminhonete comum e ele se comportar como um veculo de motor maior e mais possante. Mas e se algum estiver tentando escolher entre um compressor e um turbocompressor? Essa questo debatida apaixonadamente por engenheiros e fs de automveis, mas em geral os compressores oferecem algumas vantagens em relao aos turbocompressores. Os compressores no apresentam "hesitao de turbo", termo empregado para descrever o tempo decorrido entre o momento em que o motorista pisa no acelerador e a resposta do motor. J os turbocompressores apresentam essa hesitao porque leva alguns instantes antes que os gases de escapamento alcancem velocidade suficiente para acionar a turbina. Os compressores no possuem hesitao porque so acionados diretamente pelo virabrequim. Certos compressores so mais eficientes com baixas rotaes do motor, ao passo que outros so mais eficientes com rotaes mais altas. Os compressores Roots e de parafuso duplo, por exemplo, fornecem mais potncia com rotaes mais baixas. Os compressores centrfugos, que se tornam mais eficientes medida que o impulsor gira mais rpido, fornecem mais potncia com giro maior. Instalar um turbocompressor exige que sejam feitas extensivas modificaes no sistema de escapamento, ao passo que os compressores podem ser aparafusados em cima ou no lado do motor. Isso os torna mais baratos de instalar e mais fceis de manter e conservar. Finalmente, no necessrio qualquer procedimento de parada especial no caso dos compressores. Como no so lubrificados com leo do motor, eles podem ser desligados normalmente. Por outro lado, os turbocompressores precisam funcionar em marcha-lenta por cerca de 30 segundos ou mais antes da parada, para que a turbina e o compressor tenham tempo de parar ou diminuir bastante a rotao enquanto h leo lubrificante circulando nos mancais. Dito isso, um bom aquecimento importante no caso dos compressores, j que eles trabalham com mais eficincia em temperaturas normais de funcionamento. Os compressores so acrscimos usuais aos motores a pisto de avies. Isso faz sentido quando se tem em mente que os avies passam a maior parte de seu tempo em altitudes elevadas, onde h muito menos oxignio disponvel para a combusto. Com a introduo dos compressores os avies foram capazes de voar mais alto sem perderem desempenho do motor.

Configurao bsica de um avio equipado com compressor centrfugo

Os compressores utilizados em motores aeronuticos funcionam exatamente como aqueles encontrados nos carros. Eles so acionados diretamente pelo motor e usam um compressor para soprar ar pressurizado dentro da cmara de combusto. A ilustrao acima mostra a configurao bsica de um avio dotado de compressor.

O melhor mundos

dos

dois

A Volkswagen lanou recentemente um Golf GT equipado com motor "Twincharger". O Twincharger possui tanto um compressor como um turbocompressor. Com o motor em baixa rotao, o compressor sopra ar para dentro dos cilindros aumentando o torque mnimo.

Os compressores foram utilizados pela primeira vez em avies j no final da Segunda Guerra Mundial. Um exemplo famoso foi o Supermarine Spitfire, avio utilizado pela Royal Air Force (Fora Area Britnica) que incorporava um motor Rolls-Royce Merlin equipado com compressor. A principal desvantagem dos compressores tambm sua marca registrada: como so acionados pelo virabrequim, precisam roubar um pouco da potncia do motor. Um compressor pode consumir algo como 20% do rendimento total de um motor. Mas como pode gerar at 100% de potncia extra, a maioria acredita que o resultado vale a pena.

Com o giro mais alto, quando j foram produzidos gases de escapamento em quantidade suficiente, o turbocompressor entra em cena para aumentar o desempenho mximo. O GT, disponvel apenas na Europa, atinge 100 quilmetros por hora em 7,9 segundos. Ele tambm alcana 218 quilmetros por hora e faz 16,6 quilmetros por litro.

A sobrealimentao implica um esforo maior sobre o motor, que precisa ser resistente para suportar a presso extra e as combustes maiores. A maioria dos fabricantes leva isso em conta ao especificar componentes de alta durabilidade quando projetam um motor destinado para uso sobrealimentado. Isso torna o veculo mais caro. A manuteno dos compressores tambm mais dispendiosa, e a maioria dos fabricantes sugere sua utilizao com gasolina premium de alta octanagem. Apesar dessas desvantagens, os compressores ainda so a maneira mais eficiente em termos de custo-benefcio para aumentar a potncia de um motor. O uso de compressores pode resultar em aumentos de potncia de 50 a 100% e faz deles uma excelente opo para corridas, reboque de cargas pesadas ou simplesmente para colocar mais emoo na experincia normal de dirigir. Confira os links na prxima pgina para aprender mais sobre compressores e assuntos relacionados.

Tipos de compressores
Existem trs tipos de compressores: Roots, parafuso duplo e centrfugo. A principal diferena est em como eles jogam o ar para dentro do coletor de admisso do motor. Os compressores Roots e de parafuso duplo utilizam tipos diferentes de lbulos entrelaados, e o compressor centrfugo utiliza um rotor para aspirar o ar. Embora todos esses modelos forneam ar sob presso, eles diferem consideravelmente com relao sua eficincia. Cada tipo de compressor disponivel em diferentes tamanhos, dependendo da aplicao desejada: simplesmente dar uma fora a seu carro ou competir numa Foto cedida por HowStuffWorks Shopper Compressor Eaton, verso corrida. modificada do compressor O compressor Roots o modelo mais antigo. Philander e Roots Francis Roots patentearam o projeto em 1860 como uma mquina para ajudar na ventilao de poos de minas. Em 1900, Gottlieb Daimler acrescentou um compressor Roots a um motor de carro.

Compressor Roots

medida que os lbulos entrelaados giram, o ar preso nos espaos existentes entre eles carregado entre o lado de entrada e o lado de sada. Grandes quantidades de ar so movidas para o coletor de admisso e "acumuladas", criando-se uma presso positiva. Por essa razo os compressores Roots no passam de sopradores de ar, sendo que o termo "blower" (soprador) ainda muito utilizado para se referir a todos os compressores em geral.

Foto

cedida

por

Sport

Truck

Caminhonete Ford 1940 com compressor Roots

Os compressores Roots em geral so grandes e ficam na parte de cima do motor. Eles ficaram consagrados nos muscle cars envenenados e nos hot rods, pois projetam-se para fora do cap. No entanto eles so os menos eficientes dentre os compressores por duas razes: acrescentam mais peso ao veculo e sopram o ar em jatos discretos, em vez de num fluxo uniforme e contnuo. Compressores de parafuso duplo

O compressor de parafuso duplo funciona puxando o ar atravs de um par de lbulos entrelaados que lembram um jogo de engrenagens helicoidais. Assim como no compressor Roots, o ar no interior de um compressor de parafuso duplo fica preso em espaos criados pelos lbulos do rotor. Porm, no compressor de parafuso duplo este ar comprimido para dentro da carcaa do rotor. Isso porque os rotores possuem Foto cedida por Superchargers Online uma reduo de dimetro cnica, o que significa que os Compressor de parafuso duplo espaos onde o ar fica preso diminuem de tamanho medida que o ar se move do lado de entrada para o lado da sada. Como os espaos vo encolhendo, o ar espremido para dentro de um volume menor.

Compressor de parafuso duplo

Isso torna os compressores de parafuso duplo mais eficientes, porm seu custo maior porque os rotores em forma de parafuso exigem mais preciso no processo de fabricao. Alguns tipos de compressores de parafuso duplo ficam por cima do motor como o compressor Roots. Eles tambm produzem muito rudo. O ar comprimido que sai pela vlvula de sada cria um silvo ou assobio que precisa ser atenuado com tcnicas de supresso de rudos. Centrfugo

O compressor centrfugo aciona um impulsor (dispositivo similar a um rotor) a altssima velocidade para rapidamente levar o ar para dentro de uma pequena caixa de compresso. As rotaes podem ir de 50 mil a 60 mil rpm. medida que o ar conduzido ao cubo do impulsor, uma fora centrfuga faz com que ele seja expulso para o lado de fora. O ar sai do impulsor em alta velocidade, porm com baixa presso. Um difusor, conjunto de paletas fixas que envolve o impulsor, converte o ar de alta velocidade e baixa presso em ar de baixa velocidade e alta presso. As molculas do ar perdem velocidade quando atingem as paletas, o que reduz a Foto cedida velocidade do fluxo de ar e aumenta a presso. Compressor

por

Muscle

Mustang

centrfugo

ProCharger D1SC

Compressor centrfugo

Os compressores centrfugos so os mais eficientes e os mais comuns de todos os sistemas de admisso forada. Eles so pequenos, leves e so instalados na frente do motor, em vez de na parte de cima deste. Eles tambm produzem um silvo caracterstico medida que o motor aumenta a rotao, uma caracterstica que pode chamar ateno nas ruas.

Foto

cedida

por

HowStuffWorks

Shopper

Tanto o Monte Carlo quanto o Mini-Cooper S possuem compressores

Qualquer um destes compressores pode ser instalado em um veculo j em uso para aumentarlhes a potncia. Inmeros fabricantes oferecem kits que vm com todas as peas necessrias para instalar um compressor como projeto de faa-voc-mesmo. Esse tipo de adaptao parte integrante do esporte no mundo dos carros de arrancada tipo funny cars e de competio. Vrios fabricantes de automveis tambm incluem compressores em seus modelos de linha. A seguir vamos aprender sobre os prs e os contras de ter um compressor no seu carro.

Introduo
Desde a inveno do motor de combusto interna, engenheiros automotivos viciados em velocidade e projetistas de carros de corrida tm procurado maneiras de incrementar sua potncia. Uma das maneiras de se fazer isso construindo um motor maior, o que nem sempre a melhor soluo: eles pesam mais e so mais caros de se fazer e manter.

Foto

cedida

por

Superchargers

Online

Ford Ranger com compressor debaixo do cap

Outra maneira de se aumentar a potncia tornar um motor de tamanho normal mais eficiente. Isso possvel forando-se mais ar para dentro da cmara de combusto. Mais ar significa que mais combustvel pode ser admitido, e mais combustvel significa uma combusto maior e mais potncia do motor. Instalar um compressor uma excelente maneira de se obter a admisso forada de ar. Neste artigo explicaremos o que so compressores, como funcionam e como se diferenciam dos turbocompressores.

Obrigado
Obrigado a Jeff Beckman por sua ajuda com este artigo.

Fundamentos de um compressor Um compressor qualquer dispositivo que eleva a presso do ar de admisso acima da presso atmosfrica. Tanto os compressores como os turbocompressores fazem isso. O termo "turbo" na realidade uma verso reduzida de "turbocompressor", que seu nome oficial.

Foto

cedida

por

HowStuffWorks

Shopper

Compressor de parafuso duplo

A diferena entre os dois dispositivos sua fonte de energia. Os turbocompressores so acionados pela massa do fluxo dos gases de escapamento, que impulsionam uma turbina. J os compressores so acionados mecanicamente, por correia ou corrente a partir do virabrequim do motor. Num motor de quatro tempos comum, um dos tempos dedicado ao processo de admisso de ar. Este processo composto das seguintes etapas: 1. o pisto move-se para baixo 2. isso cria um vcuo 3. o ar, presso atmosfrica, aspirado para dentro dos cilindros Uma vez admitido dentro do motor, o ar deve ser combinado ao combustvel para formar a mistura, uma quantidade de energia potencial que pode ser transformada em energia cintica, aproveitvel atravs de uma reao qumica conhecida como combusto. A vela de ignio deflagra esta reao qumica ao inflamar a mistura. medida que o combustvel sofre oxidao, ocorre a liberao de uma grande quantidade de energia. A fora dessa exploso, concentrada entre a cmara de combusto e o pisto, impulsiona-o pisto para baixo, criando um movimento alternado que ser transformado em rotativo e no fim ser transmitido para as rodas.

<span style="fontweight:bold;font-size:85%;"> Your browser does not support JavaScript or it is disabled. </span>
Motor comum incrementado com compressor

Colocar mais combustvel na mistura resultaria em uma combusto mais potente. Mas no se pode simplesmente colocar mais combustvel no motor porque necessrio uma quantidade exata de oxignio para queimar uma dada quantidade de combustvel. Essa mistura na proporo quimicamente correta - 14 partes de ar para uma parte de combustvel - no caso da gasolina - essencial para que o motor funcione de maneira eficiente. Resumindo: para pr mais combustvel, preciso admitir mais ar. Esse o trabalho do compressor. Os compressores aumentam a admisso comprimindo o ar acima da presso atmosfrica, porm sem criar um vcuo. Isso faz com que uma quantidade maior de ar seja forada para dentro do motor, criando uma sobrealimentao. Com esse ar extra possvel injetar mais combustvel na mistura, aumentando-se a potncia do motor. A sobrealimentao fornece em mdia 46% a mais de potncia e 31% a mais de torque. Em condies de altitude elevada, em que o desempenho do motor diminui por causa da baixa densidade e presso do ar atmosfrico, o compressor fornece ar em alta presso para que o motor continue a funcionar de maneira eficiente. Diferentemente dos turbocompressores, que se valem dos gases de escapamento gerados pela combusto para funcionar, o acionamento do compressor obtido diretamente a partir do virabrequim. Em sua maioria, os compressores so acionados por uma correia extra e uma polia solidria a uma engrenagem de acionamento. Esta, por sua vez, faz girar os elementos do compressor. O rotor do compressor pode ter vrios desenhos, porm sua funo aspirar o ar, esprem-lo dentro de um pequeno espao e descarreg-lo no coletor de admisso.

Foto

cedida

por

Muscle

Mustang

Compressor centrfugo ProCharger D1SC

Para pressurizar o ar, o compressor precisar girar rapidamente, bem mais que o prprio motor. A engrenagem condutora maior que a engrenagem conduzida que movimenta o rotor do compressor faz com que ele gire mais rpido. Os rotores do compressor podem girar em velocidades de 50 mil a 65 mil rotaes por minuto (rpm). Um rotor de compressor girando a 50 mil rpm representa uma presso de sobrealimentao de cerca de 0,4 bar a 0,6 bar. Isso significa 0,4 a 0,6 bar extras acima da presso atmosfrica em uma dada altitude. Ao nvel do mar, a presso atmosfrica de 1,0132 bar. Portanto, a sobrealimentao tpica de um compressor coloca cerca de 50% a mais de ar para dentro do motor. medida que vai sendo comprimido, o ar vai ficando mais quente, o que significa que ele perde densidade e no tem como se expandir tanto durante a combusto. Isso significa que a mistura no tem como gerar tanta potncia ao ser inflamada pela vela de ignio. Para que o compressor funcione com eficincia mxima, o ar comprimido que sai dele precisa ser esfriado antes de entrar no coletor de admisso. O responsvel por este processo de resfriamento o intercooler, um resfriador de ar. Existem duas concepes bsicas de intercooler: os intercoolers ar/ar e os intercoolers ar/gua. Ambos funcionam exatamente como um radiador, com o ar ou a gua resfriada pelo sistema de arrefecimento passando atravs de um sistema de canos ou tubos. medida que sai do compressor o ar quente encontra os canos mais frios e vai sendo esfriado tambm. A reduo da temperatura do ar aumenta a sua densidade, o que resulta na admisso de uma mistura mais densa dentro da cmara de combusto. A seguir ns vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de compressores.

Vous aimerez peut-être aussi