Vous êtes sur la page 1sur 3

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES FUNDEP 1.

De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A criao de cargo pblico depende sempre de lei. II. As atribuies inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionrios de suas diferentes classes. III. Os cargos isolados no integram classes. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas. 2. De acordo com o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar que o agrupamento de carreiras, cargos isolados e funes gratificadas constitui A) a categoria. B) a classe. C) a seo. D) o quadro. 3. Amrico Brasileiro funcionrio efetivo do Estado de Minas Gerais e conta 11 anos de efetivo exerccio pblico no Estado. Agora, ele est pretendendo gozar frias-prmio. Nesse caso, CORRETO afirmar que Amrico Brasileiro A) poder gozar seis meses de frias-prmio. B) poder gozar frias-prmio apenas quando receber o prmio de funcionrio-padro do ano. C) no poder gozar frias-prmio antes de completar 15 anos de Servio Pblico Estadual. D) no poder gozar frias-prmio, porque esse direito j foi extinto por emenda Constituio do Estado. 4. De acordo com o Estatuto do Funcionrio Pblico do Estado de Minas Gerais, so funcionrios pblicos A) tanto o ocupante de cargo pblico efetivo quanto o ocupante de cargo de confiana. B) tanto o ocupante de cargo pblico efetivo quanto o ocupante de emprego pblico. C) tanto o ocupante de cargo pblico efetivo quanto o ocupante de emprego e o contratado temporrio. D) todas as pessoas fsicas contratadas pelo Estado para a prestao de servios. 5. De acordo com o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar que A) a promoo do funcionrio obedecer sempre a antiguidade. B) classe um agrupamento de funes gratificadas. C) disciplina, assiduidade, idoneidade e liderana profissional so requisitos observados durante o estgio obrigatrio. D) funcionrio pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. 6. De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A criao de cargo pblico depende sempre de lei. II. As atribuies inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionrios de suas diferentes classes. III. Os cargos isolados no integram classes. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

7. Analise as afirmativas abaixo. I. Funcionrio pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. II. Cargo pblico, para os efeitos do estatuto do servidor pblico do Estado de Minas Gerais, o criado por lei em nmero certo, com a denominao prpria e pago pelos cofres do Estado. III. Os cargos de carreira so aqueles que se integram em classes e correspondem a uma profisso; isolados, os que no se podem integrar em classes e correspondem a certa e determinada funo. IV. Classe um agrupamento de cargos da mesma profisso e de igual padro de vencimento. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e III esto corretas. B) apenas as afirmativas II e IV esto corretas. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) todas as afirmativas esto corretas. 8. Sobre as licenas previstas na Lei Estadual n. 869 de 05/07/1952, INCORRETO afirmar que A) o funcionrio no poder permanecer em licena por prazo superior a 24 meses. B) o servidor licenciado para tratamento de sade no poder dedicar-se a qualquer atividade remunerada. C) o funcionrio, durante a licena para tratamento de sade, obriga-se a seguir rigorosamente o tratamento mdico adequado doena, sob pena de lhe ser suspenso o pagamento de vencimento ou remunerao. D) a funcionria casada com funcionrio estadual, federal ou militar, ter direito a licena, sem vencimento ou remunerao, quando o marido for mandado servir, independentemente de solicitao, em outro ponto do Estado ou do territrio nacional ou no estrangeiro.

GABARITO 1. D 2. D 3. C 4. A 5. D 6. D 7. D 8. A

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES FUMARC (COMPLEMENTO) 1. Os cargos pblicos so providos, EXCETO por: a) indicao. b) promoo. c) reintegrao. d) transferncia. 2. O ato pelo qual o aposentado reingressa no servio pblico, aps verificao, em processo, de que no subsistem os motivos determinantes da aposentadoria denominado: a) Readmisso. b) Aproveitamento. c) Reverso. d) Reintegrao. 3. A vacncia do cargo NO decorrer, necessariamente, de: a) Falecimento. b) Transferncia. c) Aposentadoria. d) Posse em outro cargo. 4. Dar-se- exonerao, EXCETO: a) a critrio do Governo, quando se tratar de ocupante de cargo em comisso. b) como penalidade decorrente de condenao em processo administrativo, assegurada ampla defesa ao servidor. c) a pedido do servidor pblico. d) quando o funcionrio no satisfizer as condies de estgio probatrio. 5. Joo, que servidor pblico estadual, ocupante de cargo efetivo, e estvel, tem seu cargo extinto por lei. Considerando-se a disciplina do Estatuto do Funcionrio Pblico do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar sobre a hiptese: a) Joo ser aposentado com proventos proporcionais ao tempo de servio. b) O ato de extino do cargo inconstitucional, em face da estabilidade funcional de Joo. c) Joo ser colocado disposio de outro rgo pblico estadual, mediante transferncia. d) Joo ser colocado em disponibilidade remunerada, at seu aproveitamento em outro cargo.

GABARITO 1. A 2. C 3. D 4. B 5. D

Vous aimerez peut-être aussi