Vous êtes sur la page 1sur 27

Conceitos Bsicos

Ao se calcular uma estrutura de concreto, precisamos, primeiramente, determinar os seguintes itens: Cargas caractersticas Reaes Esforos solicitantes

salas, quartos, cozinhas e W.C.s = 1,5 kN/m3 escadas, corredores e terraos = 3,0 kN/m3 restaurantes e salas de aula = 3,0 kN/m3 auditrios = 3,0 kN/m3 bibliotecas (estantes) = 6,0 kN/m3 cinemas (platia) = 4,0 kN/m3

Esforos solicitantes e Reaes


Esforos solicitantes e reaes foram objeto de disciplinas bsicas deste curso. Na figura seguinte, a ttulo de recordao, esto representados os esforos solicitantes e reaes de algumas situaes em vigas: esforos mximos na viga biapoiada

Cargas Caractersticas
Dividem-se em cargas permanentes e variveis (ou acidentais): Cargas Permanentes: so cargas constitudas pelo peso prprio da estrutura e pelos pesos de todos os elementos fixos e instalaes permanentes. Abaixo esto alguns exemplos de cargas de alguns dos materiais mais conhecidos, fornecidas por peso especfico: concreto simples = 24 kN/m2 concreto armado = 25 kN/m2 argamassa = 19 kN/m2 alvenaria de tijolo macio = 16 kN/m2 alvenaria de tijolo furado = 10 kN/m2 alvenaria de blocos de concreto = 13 kN/m2 Cargas Variveis ou Acidentais (NBR 6120): so as cargas que podem atuar sobre as estruturas de edificaes em funo de seu uso. Abaixo esto alguns exemplos de cargas acidentais verticais atuando nos pisos das edificaes, devido a pessoas, mveis, utenslios, etc., e so supostas uniformemente distribudas:
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

M = q l2/8 V = q l/2

esforos mximos na viga em balano

Regras de pr-dimensionamento de peas


Ao se pr-dimensionar uma pea de concreto, deve-se seguir os seguintes passos lgicos: determinao das aes determinao das resistncias verificao da segurana As aes so as solicitaes pea, as resistncias levam em considerao a seo transversal e as caractersticas mecnicas dos materiais, e a segurana deve ser garantida com um dimensionamento que supere os esforos que incidam sobre a pea com uma certa folga. Algumas hipteses bsicas tambm devem ser adotadas:

M = q l2/2

V = q l+P

esforos mximos na viga com trs apoios

manuteno da seo plana: as sees transversais da pea, quando fletidas no perdem a configurao plana; aderncia perfeita entre o concreto e armadura: no h escorregamento entre os materiais; a tenso do concreto nula na regio transversal sujeita deformao de alongamento.

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Flexo simples
Na flexo simples a ao pode ser admitida com sendo representada apenas pelo Momento de Projeto = Md; so adotadas como resistncias aquelas oferecidas pelo concreto (fck), pelo ao (fyk) e pela seo transversal (Mud); e a segurana adequada quando verificada a condio: Md < Mud . O concreto mais utilizado tem como caracterstica um fck entre 20 e 29 MPa (KN/m3), sendo 24 MPa o mais usual, enquanto que o ao mais utilizado, o CA50A, tem como fyk um valor de 50 kN / cm3. Alm da resistncia, existem ainda outras caractersticas inerentes ao concreto e ao ao, que sero utilizadas para efeito de clculo, a saber: concreto fck = 24MPa gc = 1,4 Ec = 30.000 MPa ao fyk = 50 kN/cm2 gs = 1,15 Es = 210.000 MPa

Diagrama tenso x deformao (de clculo) da armadura: ao de dureza natural (com patamar de escoamento)

Diagrama de tenso x deformao (de clculo) do concreto: diagrama parbola-retngulo

onde fck , como dissemos, o valor caracterstico da resistncia do concreto, fyk o valor carcterstico de resistncia da armadura correspondente ao patamar de escoamento, g o coeficiente de ponderao de resistncia c do concreto (coeficiente de segurana), gs o coeficiente de ponderao da armadura (coeficiente de segurana), Ec o mdulo de elasticidade do concreto e Es o mdulo de elasticidade do ao.

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

diagrama retangular simplificado

a deformao de alongamento na armadura mais tracionada (esu) atinge 0,010; denomina-se estado limite ltimo (ELU) por alongamento plstico excessivo de armadura:
x = altura da zona comprimida, medida a partir da borda comprimida k = 0,86, quando a altura de zona comprimida no diminui em direo borda comprimida (seo retangular)

Estado limite ltimo convencional na flexo


atingido quando ocorre uma das seguintes situaes: a deformao de encurtamento no concreto (ecu) atinge 0,0036; denomina-se estado limite ltimo (ELU) por esmagamento do concreto:

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Domnios de Deformao
Conforme foi visto no item anterior, o estado limite ltimo convencional ocorre quanto o diagrama de deformao passa por um dos dois pontos, A ou B, na figura seguinte:

Viga de seo retangular com armadura simples


Tem as seguintes caractersticas: a zona comprimida da seo sujeita flexo tem forma retangular; a armadura constituda por barra agrupadas junto borda tracionada e pode ser imaginada concentrada no seu centro de gravidade.

d= altura til da seo = distncia do centro de gravidade (CG) da armadura borda comprimida x = altura de zona comprimida

resultante das tenses no concreto: Rcd = 0,85 fcd b 0,8x = 0,68 b x fcd na armadura: Rsd = As ssd Equaes de equilbrio: de fora: de momento: Rcd = Rsd ou 0,68 b x fcd = As ssd Mud = Rcd (d-0,4x) 5 1

diagrama D2: o concreto pouco solicitado e a armadura est em escoamento: a ruptura do tipo dctil (com aviso). diagrama D3: o concreto est adequadamente solicitado e a armadura em escoamento: a ruptura tambm dctil. As sees acima so ditas subarmadas ou normalmente armadas. diagrama D4: o concreto muito solicitado e a armadura pouco solicitada. A ruptura do tipo frgil(sem aviso). A seo dita superaramada e uma soluo anti-econmica pois a armadura no explorada ao mximo.

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

substituindo o valor das resultantes de tenso vem: Mud = 0,68 b x fcd (d-0,4x) ou Mud = As ssd (d-0,4x) 2 3

Viga de Seo T com Armadura Simples


A anlise de uma seo T pode ser feita como se indica a seguir:

Nos casos de dimensionamento, tem-se b, fck e faz-se Mud = Md (momento fletor solicitante em valor de clculo). Normalmente, pode-se adotar d = 0,9h. Desta forma, a equao 2 nos fornece o valor de x: x = 1,25 d 11Md 0,425 b d2 fcd

Com o valor de x, tem-se o domnio de deformao correspondente, podendo ocorrer as seguintes situaes: domnio 2, onde x < x23 = 0,269 d; e ssd = fyd domnio 3, onde x23 < x < x34 = 0,0035d / (0,0035+eyd); e ssd = fyd domnio 4, se x > x34 , neste caso convm alterar a seo para se evitar a pea superarmada, aumentando-se h ou adotando-se armadura dupla. Para a situao adequada de pea subarmada, tem-se ssd = fyd. Assim, a equao 3 nos fornece: As = Md ssd (d-0,4 x ) = Md fyd (d-0,4x)

O problema pode ser equacionado subdividindo a zona comprimida em retngulos (1 e 2). As resultantes de tenso sobre as partes 1 e 2 valem: Rcfd = 0,85 fcd (bf - bw) hf e Rcwd = 0,85 fcd bw (0,8 x) A equao de equilibro de momento fornece: Mud = Md = Mcfd + Mcwd = Rcfd (d - hf /2) + Mcwd Este momento deve ser resistido pela parte 2 que uma seo retangular bw por d, portanto: x = 1,25 d 11Mcwd 0,425 bw d2 fcd 6

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

A equao de equilbrio de fora permite escrever: Rcd = Rcfd + Rcwd As fyd = Rcfd + Rcwd Portanto As = Rcfd + Rcwd fyd

Costuma-se adotar um valor de x, por exemplo x = d/2. Dessa forma podem ser determinadas as armaduras As e As como se indica a seguir. As equaes A e B sugerem a decomposio mostrada na figura seguinte:

Viga de Seo Retangular com Armadura Dupla


Quando se tem, alm da armadura de trao As, outra As posicionada junto borda comprimida, temos uma seo com armadura dupla. Isto feito para se conseguir uma seo subarmada sem alterar as dimenses de seo transversal. A armadura comprimida introduz uma parcela adicional na resultante de compresso, permitindo assim, aumentar a resistncia da seo. Vejamos as equaes de equilbrio: De Fora: Rsd = Rcd + Rsd As ssd = 0,68 b x fcd + c De Momento: Md = Rcd (d - 0,4x) + Rsd (d - d) Md = 0,68 b x fcd (d - 0,4x) + As scd (d - d) B A Conforme se indica na figura acima, pode ser determinado a primeira parcela do momento resistente, designada por Mwd: Mwd = 0,68 b x fcd (d - 0,4 x) e Rsd1 = Mwd /(d - 0,4x) Como ssd = fyd (pea subarmada), tem-se As = Rsd1 /fyd Assim, fica conhecida a parcela restante do momento resistente:

DMd = Md Mwd
Tambm,

DMd = Rsd (d - d) = Asd scd (d - d)

Temos assim duas equaes (A e B) e trs incgnitas: x, As e As (pois as tenses na armadura depende de x). De fato,

e DMd = Rsd2 (d - d) = As2 scd (d - d) Que permitem determinar as reas restantes de armadura As2 e As . 7

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Rsd = Rsd2 = DMd /(d - d) e As2 = Rsd2 /fyd

CISALHAMENTO
Sero analisadas sees sujeitas a fora cortante (V) e a momento toror (T) que geram tenses de cisalhamento (t).

O clculo de As , requer a determinao de tenso ssd. Com x < xlim, tem-se, no domnio 3 e =0,0035 e, no domnio 2: c

ec = 0,010x / (d - x)
Logo

(por semelhana de tringulos)

Panorama de tenses principais numa viga de comportamento elstico linear.


Considere-se uma viga biapoiada sujeita a duas cargas concentradas de valor P simetricamente dispostas no vo distncia a dos apoios, conforme , mostra a figura abaixo:

es = ec (x - d) / x
que permite obter ssd (no diagrama s x e de armadura) Finalmente

As= Rsd /ss e As = As1 + As2

O trecho inicial da viga compreendido entre o apoio e a carga concentrada est sujeito a momento fletor e a fora cortante. No trecho compreendido entre as cargas concentradas, sujeito flexo simples, a direo das tenses principais de trao paralela ao eixo da viga. As trajetrias de tenses principais esto esquematizadas na figura que segue.
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Armadura longitudinal (reta + dobrada) + armadura transversal (estribo)

Arranjos usuais de armadura nas vigas de concreto armado


Como se sabe, o concreto um material de boa resistncia compresso (fcc), porm, de baixa resistncia trao (fct). Dessa forma, se a viga da primeira figura fosse de concreto armado ela tenderia a apresentar fissuras perpendiculares tenso principal de trao (s1), ou seja, fissuras paralelas tenso principal de compresso (s2). Pode-se notar que na flexo simples (trecho compreendido entre as cargas concentradas) as fissuras tendem a ser perpendiculares LN; e na flexo combinada com cisalhamento (trecho compreendido entre a carga concentrada e o apoio) as fissuras tendem a se inclinar devido fora cortante. Neste caso diz-se que ocorre uma fissurao diagonal. A idia bsica do concreto armado est na associao de dois materiais, concreto e armadura, de modo que esta ltima supra deficincia trao do primeiro. Para isso, a armadura deve ser posicionada de modo a costurar as fissuras de trao e, quando possvel, paralelamente s tenses de trao. As trajetrias de tenses de trao (figura anterior) sugerem os seguintes arranjos prticos de armadura:

Armadura longitudinal (reta) + armadura transversal (estribo)

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

O estribo nunca dispensado nas vigas devido, principalmente, a razes de ordem construtiva. O primeiro dos arranjos citados parece ser melhor porque a armadura longitudinal acompanha, relativamente bem, as trajetrias de tenses principais de trao; os ensaios, contudo, tm mostrado o bom comportamento do segundo arranjo onde os estribos, distribudos com pequeno espaamento entre si, tem a funo de resistir ao cisalhamento e a armadura longitudinal, flexo e constitui esquema muito prtico e de uso bastante comum.

Solicitaes nos elementos da trelia Do equilbrio do ponto J (figura abaixo), tem-se: Rswd = Vd e Rcwd = Vd 2

Mtodo de verificao
Modelo simplificado para o comportamento da viga (trelia clssica ou trelia de Mrsch) O panorama de fissurao, que se implanta na viga por ocasio da ruptura, sugere um modelo em forma de trelia para o seu esquema resistente. Esta trelia constituda de banzos paralelos ao eixo da viga (banzo superior comprimido de concreto, e banzo inferior tracionado correspondente armadura longitudinal de flexo), diagonais comprimidas de concreto inclinadas de 45o (bielas diagonais) e pendurais correspondentes armadura transversal. Os esforos na trelia mltipla podem ser estimados atravs de uma trelia mais simples, isosttica (figura abaixo), dita trelia clssica ou trelia de Mrsch. Cada pendural nesta trelia representa (z/s) estribos, da trelia original, o mesmo ocorrendo com a diagonal comprimida.

Tenses mdias nos elementos da trelia Tenso mdia na diagonal comprimida (biela comprimida de concreto)

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

10

Conforme a figura anterior, pode-se escrever:

Sendo Asw a rea total correspondente a um estribo, tem-se para o estribo usual de 2 ramos: Asw = 2 As1 (As1 = rea da seo da armadura do estribo) Conforme a figura anterior, tem-se:

scwd = 2to
sendo

to

Vo bwz

Como z ~ d/1,15, tem-se, tambm:

sswd
ou

to rw

scwd = 2,3twd
onde

sswd = 1,15 twd rw


onde z / s = nmero de estribos no comprimento z de viga rw = Aw / bws = taxa geomtrica de armadura transversal Estados limites ltimos na solicitao tangencial Ruptura cortante-compresso Admite-se que a segurana esteja devidamente atendida quando

twd

Vd = bwz

Tenso mdia no estribo (armadura de combate ao cisalhamento)

twd < twu = 0,3 fcd

< 4,5 MPa

que corresponde, no modelo da trelia clssica, seguinte tenso de compresso na biela diagonal de concreto:

scwd < 2,3 0,3fcd = 0,69 fcd


CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

11

onde Ruptura cortante-trao A figura que segue apresenta, esquematicamente, o diagrama de tenso de trao no estribo provocado pela fora cortante. Nota-se que, a partir de um certo nvel de solicitao, os diagramas de tenso de trao real (diagramas em linhas pontilhadas) so praticamente paralelos quele da trelia clssica (em linha tracejada). Para menores relaes q, entre a espessura da alma da seo e a largura de sua mesa, eles se aproximam de uma reta envoltria afastada de t do diagrama correspondente ao modelo da trelia clssica. c fywd = 43,48 kN/cm2 para os aos CA50 e CA60B. Ruptura por escorregamento da armadura de flexo junto aos apoios extremos Admite-se que a segurana esteja garantida pela verificao das duas condies seguintes: - a armadura deve estar devidamente ancorada para garantir, junto face interna do apoio, a resultante de trao igual a: Rs,apo,d = Vd a1 > Vd d 2

alm disso, quando estas barras tiverem gancho de extremidade (situao usual, prxima figura) elas devem estender-se, a partir da face interna do apoio, por um comprimento igual a (r + 5,5 f) > 6 cm, onde f o dimetro da barra e r o seu raio de dobramento padronizado (para o ao CA50: r = 2,5 f quando f < 20 e r = 4f para f > 20); neste caso, quando o cobrimento lateral das barras na regio do apoio for maior ou igual a 7 cm e a carga acidental q no for freqente, suficiente verificar apenas esta condio. Resultados de anlises experimentais permitem considerar na flexo simples

tc = 0,15 fck
Dessa forma, atribuindo tenso de trao nos estribos o valor fywd, eles podem ser quantificados atravs da expresso:

rw = 1,15 twd -twd


fywd
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

12

Arranjo da armadura transversal


Armadura transversal mnima (estribo mnimo) rmin = 0,14% - para CA50/CA60 0,25% para CA25

As duas ltimas condies so aplicadas quando se tem armadura comprimida de flexo (As). Cobertura do diagrama de fora cortante Costuma-se garantir a resistncia ao cisalhamento, adotando-se estribos uniformes por trechos de viga. Desta forma, resulta a cobertura em degraus do diagrama de fora cortante; cada degrau correspondendo a um trecho de estribo constante. A figura que segue ilustra este procedimento. Para vigas usuais de edifcios, pode-se adotar, em cada vo, 3 trechos: um central correspondente armadura mnima (rwmin e V*), e mais dois trechos, adjacentes aos apoios do vo com estribos calculados para as respectivas foras cortantes mximas.

A este estribo mnimo corresponde uma fora cortante V*.

twd = fyd rwmin + tc = g1 V* = 1,4 V*


1,15 bw d V* = bwd (fywd rmin + tc ) 1,61 bwd

Tipo de estribo Normalmente, utiliza-se estribo de 2 ramos (para bw <40 cm) e estribos de 4 (ou mais) ramos se bw > 40 cm. Dimetro dos estribos (ft) 5 mm < ft < bw 12 Espaamento dos estribos (s) Recomenda-se obedecer s seguintes condies: 30 cm d/2 21 f (CA25) 12 f (CA50/60) - para armadura dupla 13

<

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Lajes Retangulares Macias


Lajes so elementos estruturais planos de concreto armado sujeitos a cargas transversais a seu plano. Os apoios das lajes so, geralmente, constitudos por vigas vigas de piso. Nestes casos, o clculo das lajes feito, de maneira simplificada, como se elas fossem isoladas das vigas, com apoios livres rotao e indeslocveis translao, considerando, contudo, a continuidade entre lajes contguas. Do ponto de vista de comportamento flexo, as lajes retangulares macias podem ser classificadas em: Lajes armadas em uma direo: quando a flexo (curvatura) bastante predominante segundo a direo paralela a um dos lados; correspondem s lajes apoiadas em lados opostos (isoladas e contnuas, com ou sem balanos laterais), e s lajes alongadas apoiadas em todo o permetro. Lajes armadas em duas direes ou em cruz: quando as curvaturas paralelas aos lados so valores comparveis entre si, so lajes apoiadas em todo seu contorno e com lados no muito diferentes entre si (l < ly / lx < 2).

LAJES ARMADAS EM UMA DIREO


Considere-se a laje esquematizada na figura a seguir:

Sejam, lx, o vo terico da laje, normalmente, igual distncia entre os eixos dos vigas de apoio, e ly o seu comprimento. Os cortes AA e BB mostram, de forma esquemtica, os deslocamentos apresentados pela laje ao ser submetida uma carga distribuda uniforme de valor p. Constata-se a presena de curvatura e, portanto, de momento fletor segundo o corte AA. Segundo o corte BB ocorre, praticamente uma translao com curvatura e flexo desprezveis. Considere-se, agora, faixas isoladas de larguras unitrias paralelos ao corte AA: o carregamento de uma dessas faixas constitudo de carga uniforme de valor p . Cada uma dessas faixas tem, aparentemente, o comportamento de uma viga isosttica e o diagrama de momento fletor uma parbola de ordenada igual a plx 2/8. Representa-se este momento fletor por mx, com mx = plx 2/8, na unidade kN m/m. Analogamente, a fora cortante tem diagrama linear e seu valor mximo vx = plx/2. Para que as faces superior e inferior mantenham-se paralelas entre si aparece um momenfo fletor my = u mx atuando no plano paralelo ao lado ly, tambm por unidade de largura, sendo my = 0,2 mx , pois no concreto u = 0,2 . O momenfo fletor mx chamado de momento fletor principal e my de secundrio. 14

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Esforos Solicitantes
Laje Isolada: nesse caso, a faixa de largura unitria da laje corresponde a uma viga isolada sujeita a carga distribuda uniforme; Laje em balano: nesse caso, a faixa de largura unitria da laje corresponde a uma viga em balano e o carregamento consiste numa carga uniforme distribuda p mais uma concentrada P aplicada junto extremidade do balano. Laje contnua: nesse caso, a faixa de largura unitria da laje corresponde a uma viga contnua. Abaixo esto os grficos destes 3 casos: Esforos Mximos na Laje Isolada

Esforos Mximos na Laje em Balano

mx = plx2 / 8 vx = plx + P

Esforos Mximos na Laje Contnua

mx = plx2 / 8 my = umx vx = plx / 2

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

15

Dimensionamento Flexo (Estado Limite ltimo - ELU)


O dimensionamento feito para uma seo retangular de largura unitria (normalmente, b =1 m =100 cm) e altura igual espessura total do laje, h.

Conforme a figura anterior, tem-se: dx = h - c - fx /2 dy = h - c - fx - fy /2 onde c = cobrimento mnimo de armadura em lajes, fixado em 0,5 cm nas lajes protegidas com argamassa de espessura mnima de 1 cm (NBR 6118) fx = dimetro da armadura Asx correspondente a m x fy = dimetro da armadura Asy correspondente a m y Nas lajes macias revestidas, usuais em edifcios, pode-se adotar aproximadamente: dx = h - c - 0,5 cm dy = h - c - 1,0 cm e e

Altura til
A armadura de flexo ser distribuda no largura de 100 cm. Em geral, tem-se nos vos, num mesmo ponto, dois momentos fletores (mx e my, positivos) perpendiculares entre si. Desta forma, a cada um desses momentos corresponde uma altura til; dx para o momento fletor mx e dy para o momento fletor my. Normalmente, mx maior que my; por isso costuma-se adotar dx > dy; para isto, a armadura correspondente ao momento fletor my (Asy) colocada sobre a armadura correspondente ao momento fletor mx (Asx):

Clculo das Armaduras

f = dimetro nominal da barra em mm


As1 = rea nominal da seo transversal de uma barra m1 = massa de uma barra por metro linear 16

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Nas lajes, normalmente, a flexo conduz a um dimensionamento como pea subarmada com armadura simples. Assim, conforme a figura acima, a equao de equilbrio conduz a md = 0,68 b x fcd (d - 0,4x) com md = g m = 1,4 m c

Resultando, para a altura de zona comprimida o valor x = 1,25 d e a armadura As = onde Ad = Asx Ad = Asy para m = mx e para m = my md fyd (d - 0,4x) 11Md 0,425 bw d2 fcd

f (mm) As1 (cm)


4,0 5,0 6,3 8,0 10,0 0,125 0,200 0,315 0,500 0,800

m1 (kg/m) 0,10 0,16 0,25 0,40 0,63

Escolha das barras


A escolha da bitola o espaamento (f e s) feita para as bitolas comerciais com as seguintes recomendaes:

f = dimetro nominal da barra em mm


As1 = rea nominal da seo transversal de uma barra m1 = massa de uma barra por metro linear

Smin = 8 cm < s < smax = 20 cm (p/ arm. princ. limitar a 2h) Para as bitolas, adota-se um mnimo de 4 mm e um mximo correspondente a um dcimo da espessura da laje. O espaamento mnimo de 8 cm tem por finalidade facilitar a concretagem da laje, e o espaamento mximo visa garantir a uniformidade de comportamento admitida nos clculos. A tabela a seguir mostra as bitolas comerciais mais utilizadas:
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

fmin = 4 mm < f < fmax = h/10

17

LAJES ARMADAS EM DUAS DIREES (EM CRUZ)


Considere-se a laje esquematizada na figura a seguir, apoiada em todo o seu contorno sobre vigas, sujeita carga distribuda p e sejam:

Pode-se notar a presena de curvaturas comparveis segundo os dois cortes, sugerindo a presena de momentos fletores comparveis: mx = momento por unidade de largura com plano de atuao paralelo a lx; my = momento por unidade de largura com plano de atuao paralelo a ly. Considere-se o corte genrico CC e a deformada segundo este corte. Nota-se tambm a presena de momento, podendo este ser expresso por: mx = mxcosa + mysena

lx = o menor vo terico lx = o maior vo terico (ly > lx)

Normalmente consideram-se as hipteses simplificadoras: vigas rgidas flexo continuidade de lajes vizinhas quando no mesmo nvel As deformaes da laje segundo os cortes A (paralela a lx) e B (paralela a ly) esto esquematizadas na figura a seguir:

Esforos nas lajes isoladas


Nas lajes interessam, particularmente, os momentos fletores mximos no vos e sobre os apoios (quando engastados). Existem tabelas que nos fornecem estes momentos mximos para alguns casos usuais de lajes macias. Nos edifcios, onde o carregamento usual constitudo de carga distribuda uniforme, so muito teis as tabelas de Czrny preparadas com coeficiente de Poisson 0,2 (admitido para o concreto). Os momentos fletores extremos so dados por: mx = p lx2 ; my = p ly2 ; mx = p lx2 ; my = p ly2

ax

ay

bx

by

onde as variveis esto tabeladas em funo dos seguintes parmetros: Tipo de carga (por ex. distribuda uniforme); Condies de apoio da laje (tipo de apoio); Relao (ly / lx). 18

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Particularmente, interessa-nos o tipo de carga distribuda uniforme, e os tipos de apoio indicados a seguir:

e, calculam-se os momentos fletores mximos (em valor absoluto) nestas lajes isoladas (mx, my, mx, my). Correo dos momentos fletores devido continuidade entre as lajes vizinhas: Momentos sobre os apoios comuns s lajes adjacentes: adota-se para o momento fletor de compatibilizao, o maior valor entre 0,8 m> e (m1 + m2) / 2, onde m1 e m2 so os valores absolutos dos momentos negativos nas lajes adjacentes junto ao apoio considerado, e m>, o maior momento entre m1 e m2. Momentos no vos: para sobrecargas usuais de edifcios podem ser adotados os momentos fletores obtidos nas lajes isoladas; portanto, sem nenhuma correo devido continuidade. Para sobrecargas maiores convm efetuar essas correes.

apoiado engastaado

Altura til
Da mesma forma que para as lajes armadas em uma s direo, as alturas teis so dadas por: dx = h - c - fx /2 e dy = h - c - fx - fy /2 podendo ser estimadas, nas lajes usuais, por dx = h - c 0,5 cm e dy = h - c 1,0 cm

Mtodo simplificado aplicvel a pisos usuais de edifcios


Para os pisos usuais de edifcios residenciais e comerciais pode ser aplicado o mtodo simplificado exposto a seguir: Lajes isoladas: inicialmente separam-se as lajes admitindo-se, para cada uma delas, as seguintes condies de apoio: Apoio livre, quando no existir laje vizinha a este apoio; Apoio engastado, quando existir laje vizinha no mesmo nvel, permitindo assim a continuidade da armadura negativa de flexo de uma laje para a outra; Vigas rgidas de apoio da laje;

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

19

Clculo de As x = 1,25 d 1 1md 0,425 b d fcd

Escolha das barras


Dimetro : 4 mm < f < h/10 Espaamento entre as barras: armadura nos vos: md fyd (d - 0,4x) As 8 cm < s < 20 cm 3h

e a armadura As = onde As = Asx para m = mx As = Asy para m = my As = As para m = m

armadura nos apoios: As 8 cm < s < 20 cm 2h

LAJES NERVURADAS
As lajes macias podem ser recomendadas para vos at cerca de 5m. Para vos maiores, ela se torna antieconmica devido ao seu grande peso prprio. Uma opo melhor para este caso pode ser conseguida atravs das lajes nervuradas. As nervuras tem a funo de garantir a altura necessria para a armadura de trao resistir flexo.

Armaduras mnimas
Armaduras de vo: e (Asx ou Asy) > 0,9 cm/m

bh 0,20% (CA25) Armaduras sobre os apoios de continuidade: e As > 1,5 cm/m

r = As > 0,15% (CA50/60)

r = As > 0,15% (CA50/60)


bh 0,20% (CA25)

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

20

Para estas lajes tem-se as seguintes recomendaes: Os esforos solicitantes podem ser obtidos pela teoria das placas para faixas de largura unitria; multiplicando estes esforos pelos espaamentos entre nervuras tem-se os esforos atuantes em cada nervura; A mesa deve ser verificada flexo se b > 50 cm ou se houver carga concentrada atuando diretamente sobre ela; A verificao do cisalhamento nas nervuras pode ser feita como laje se b < 50 cm e, como viga em caso contrrio.

Conforme a figura anterior, tem-se que Mh = momento fletor devido a H, com l= 4 m; P = 800 kN e H = 10 kN. Assim, o momento mximo na base do pilar vale: H l = 10 4,0 = 40 kN m A fora normal N (de compresso) vale 800 kN. Considere-se agora, como mostra a figura seguinte, o efeito de um eventual desaprumo (a) do pilar de, digamos, 2 cm. O deslocamento transversal da carga P produz um momento fletor adicional no pilar. o momento adicional mximo vale:

PILARES
Pilares so estruturas de concreto armado que transmitem as cargas do edifcio para a fundao. A carga principal, nos edifcios, tem o sentido vertical (peso). Por isso, o esforo solicitante nos pilares constitudo essencialmente pela fora normal de compresso. Aes outras como, por exemplo, a do vento, introduzem solicitaes transversais nos pilares. Como a fora normal de compresso grande, deve-se ainda considerar os efeitos provenientes do desaprumo construtivo, da indefinio do ponto de aplicao das reaes das vigas e dos deslocamentos apresentados pelos pilares (efeito de segunda ordem). De fato, considere-se o pilar em balano esquematizado a seguir e seus esforos solicitantes usuais: Ma = P a = 800 0,02 = 16 kN m

Para se ter uma idia do efeito dos deslocamentos (efeito de segunda ordem), considere-se, no momento, o comportamento elstico linear do concreto com Eo = 3000 kN/cm e seo transversal de 25 x 25 cm (seo quadrada). O deslocamento (usual) do topo do pilar devido a H vale: a1 = Hl 3 = 3 Ec Ic 10 4003 = 2,18 cm 4 3 3000 (24 /12)

A considerao do equilbrio do pilar na sua configurao deformada, acarreta um momento fletor adicional devido ao deslocamento transversal da fora P O deslocamento transversal final pode ser estimado atravs da ex. presso:
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

21

a = a1 + a2= onde

a1

1 1- P/Pfl O momento mximo na base do pilar vale: , com

Pfl = p2Ec Ic = p2Ec Ac

lfl2

l=lc e io =
io

l2

Ic Ac

M = Mh + Ma = M2 = (1 + M1/Mh + M2/Mh) M = 40 ( 1 + 16/40 + 37,3/40) M = 40 (1 + 0,40 + 0,93)

sendo

lfl = comprimento de flambagem do pilar lfl = 2l no pilar em balano; lfl = l no pilar biarticulado com alongamento livre; lfl = l, biengastado com deslocamento transversal livre; lfl = 0,7l, engastado de um lado e articulado do outro;
io = raio de girao da seo do pilar Assim io = Ic = Ac = io 244 / 12 252 2 400 7,22 = 7,22 cm2

Portanto, nesse caso, Ma representa 40% de Mh e, M2, 93%, mostrando a importncia do desaprumo e do deslocamento (efeito de segunda ordem) no esforo solicitante final. Convm lembrar que ainda existem solicitaes adicionais provenientes do comportamento no linear com concreto armado e da fluncia que age sobre o efeito da carga permanente. Outro fator de grande importncia a esbeltez do pilar (ndice de esbeltez l), que pode ser notado atravs da expresso a2 , pois quanto maior for o l, maior ser o momento de segunda ordem M2. Considere-se, no exemplo visto anteriormente, o efeito da variao da seo transversal de 25 x 25 cm at 90 x 90 cm. A figura a seguir apresenta os resultados obtidos:

l=lc

111

Pfl = p2Ec Ic = p2Ec Ac =

p2 3000 252
111 =
2

1502 kN

lfl

l
a1

a = a1 + a2=

1 1- P/Pfl

2,18

1 =4,66cm 1-800/1502

O momento fletor adicional mximo vale M2 = Pa, ento M2 = 8000,0466 = 37,3 kNm. A figura a seguir representa M2:
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

22

Nota-se que o efeito de segunda ordem desprezvel para valores de l at em torno de 40 e que a partir deste valor a sua influncia cada vez maior. Assim, para efeito de um mtodo de verificao e de clculo, a NBR 6118 prope a seguinte classificao dos pilares em funo do ndice de esbeltez: Pilar Curto: para l < 40; pode-se desprezar o efeito de segunda ordem e fluncia; Pilar Medianamente Esbelto: para 40 < l < 80; o efeito de segunda ordem deve der considerado (podendo-se utilizar o mtodo do pilar padro) e pode-se desprezar o efeito da fluncia; Pilar Esbelto: para 80 < l < 140; o efeito de segunda ordem deve der considerado (podendo-se utilizar o mtodo do pilar padro) e deve-se considerar o efeito da fluncia (podendo ser estimada atravs de uma excentricidade complementar equivalente); Pilar Muito Esbelto: para 140 < l < 200; o efeito de segunda ordem e a fluncia devem ser considerados e calculados de forma rigorosa, alm disso o coeficiente de ponderao das aes deve der majorado, passando a valer:

Pilares contraventados: so constitudos pelos pilares menos rgidos, onde as extremidades de cada lance podem ser consideradas indeslocveis, graas aos pilares de contraventamento; seu clculo pode ser feito de feito de forma isolada em cada lance. Os pilares contraventados podem ser agrupados nos seguintes tipos: Pilares internos: situados internamente ao piso; para situao de projeto considera-se como esforo solicitante a fora normal (N) de compresso; Pilares de extremidade: situados nas bordas do piso; para situao de projeto, consideram-se como esforos solicitantes a fora normal (N) de compresso e o momento fletor (M), atuando segundo o plano constitudo pelo pilar e pela viga; este par de esforos normalmente substitudo por (N) e (ei = M/N). Pilares de canto: situados junto aos cantos do piso; para situao de projeto consideram-se como esforos solicitantes a fora normal (N) de compresso e dois momentos fletores (Mx e My), atuando segundo os planos constitudos pelo pilar e por cada uma das vigas nele apoiadas; normalmente o conjunto de valores (N, Mx e My) substitudo por (N), (eix = Mx/N) e (eiy = My/N).

g= 1,4 + (l - 140)
100

Tipos de Pilares
Normalmente, os pilares de edifcios podem ser agrupados em dois conjuntos: Pilares de Contraventamento: so aqueles que, devido sua grande rigidez, permitem considerar os diversos pisos do edifcio como, praticamente, indeslocveis (caixas de elevadores, pilares enrigecidos); o seu clculo exige sua considerao como um todo;
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

Situao de clculo
A situao de clculo corresponde verificao do estado limite ltimo (ELU) de cada seo do pilar; aos esforos provenientes da situao de projeto so acrescentados os seguintes efeitos: A indefinio do ponto de aplicao da fora normal e o desaprumo do pilar que podem ser considerados atravs da chamada excentricidade acidental ea estimada, conforme a NBR 6118 por ea > 2 cm ou h/30, com h sendo a dimenso do pilar segundo a dimenso considerada; 23

Os efeitos de segunda ordem quando l > 40 que podem ser considerados atravs da excentricidade e2. Esta excentricidade pode ser estimada, para pilares medianamente esbeltos, atravs do mtodo do pilar padro. As hipteses admitidas neste mtodo so: Seo constante do pilar (inclusive armadura); Configurao fletida de forma senoidal.

e2 = 1 / r = lo2 1 p / lo p2 r Por outro lado, sendo 1/r = (eco + eo)/d , a NBR 6118 permite considerar pilares medianamente esbeltos e esbeltos: 1 = 0,0035 + fcd / Es r h [(ud = 0,5) p >1] onde Es = 21000 kN/cm e ud = Nd / Ac fcd O comprimento de flambagem do pilar (lo) tomado aproximadamente igual ao p direito, pois as extremidades de cada lance do pilar podem ser consideradas indeslocveis. Os efeitos de fluncia (quando l > 80) podem der considerados atravs da excentricidade complementar equivalente eo.

Dimensionamento da Seo Retangular (armadura simtrica)


Costuma-se dimensionar uma seo retangular com armadura simtrica considerando-se a mais crtica entre as situaes de projeto indicadas na figura a seguir. No caso geral (pilar de canto), tem-se duas situaes de clculo sujeitas a flexo composta oblqua (FCO); da situao 1 resulta a taxa mecnica v 1 e da situao 2, v 2; a maior destas taxas define a armadura da seo. Estas situaes de clculo so obtidas atravs do deslocamento mximo do ponto de aplicao da fora normal segundo hx (situao 1) e, segundo hy (situao 2). Para pilares internos, tem-se duas situaes de clculo sujeitas a flexo composta normal (FCN). Nos pilares de extremidade resultam uma FCN e uma FCO. Nesta ltima situao, pode-se, em geral, desprezar a excentricidade inicial resultando, ento, dois dimensionamentos a FCN.

Conforme a figura anterior, temos: y = e2 sen px; y = - p


2

lo

lo

e2 sen px = - p

lo

lo

Com 1/r = -y tem-se, para a seo do meio do vo 1 / r = (p lo)2e2 / ou


CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

24

Recomenda-se que a armadura tenha distribuio simtrica e que sua taxa geomtrica (r) obedea a seguinte condio:

onde

rmin < r = As / Ao < rmax rmax = 3% (6% nas emendas) rmin = 0,8% se l > 30 rmin = 0,5% se l < 30

Disposies Construtivas, Bitolas e Espaamentos

Dimenses Mnimas
Para a seo retangular de dimenses hxhy seja b o menor dos lados e h o maior. recomenda-se: b > 20 cm e lo/25 , onde lo o p direito livre. Neste caso, toma-se g f As disposies construtivas, bitolas e espaamentos apresentados na figura acima esto assim convencionados: 10 < r < b/10 ; 4 cm ou 4 ft < sl < 40 cm ; ft > 5 ; 30 cm 7cm < sl < b 12 ft 190 ft 2/ fl

= 1,4.

Excepcionalmente 12 cm < b < 20 cm e h < 60 cm, devendo-se utilizar, neste caso, g = 1,8. f
CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

25

Travamentos Adicionais na Seo transversal


A possibilidade de flambagem das armaduras inibida pelos estribos que introduzem pontos de travamento, a cada distncia st. Este travamento integral junto aos cantos, mas travamentos adicionais a cada 20 ft, so necessrios nas sees alongadas.

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

26

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA POLITCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E FUNDAES

REFERNCIA PARA CLCULO DE CONCRETO ARMADO


So Paulo - 2001

Compilao : Karin Regina de Castro Marins, Roberto Issamu Takahashi e Tiago Gimenez Ribeiro (2000) [ Baseado no resumo de Marcos Silveira ] Reviso e Projeto Grfico: Andrea Sae Yang, Camila Massumi Ishihata, Debora Lika Yakushiji, Marcelo Kussunoki e Marco Masamoi Naka (2001) a partir das Apostilas do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes da Escola Politcnica

ndice conceitos bsicos ........................................................................................................1 cargas caractersticas..........................................................................................................1 esforos solicitantes e reaes.............................................................................................1 regras de pr-dimensionamento de peas...........................................................................2 flexo simples....................................................................................................................3 diagramas....................................................................................................................................3 estado limite ltimo convencional na flexo............................................................................4 domnio de deformao..............................................................................................................5 vigas de seo retangular com armadura simples..........................................................5 viga de seo T com armadura simples............................................................................6 viga de seo retangular com armadura dupla...................................................................7 cisalhamento......................................................................................................................................................................................................................................................................................8 panorama de tenses principais numa viga de comportamento elstico linear..................8 arranjos usuais de armadura nas vigas de concreto armado....................................................9 mtodo de verificao...............................................................................................................10 arranjo da armadura transversal................................................................................................13 lajes retangulares macias..................................................................................................14 lajes armadas em uma direo........................................................................................14 esforos solicitantes..................................................................................................................15 dimensionamento flexo......................................................................................................16 altura til................................................................................................................16 clculo das armaduras................................................................................................16 escolha das barras...................................................................................................17 lajes armadas em duas direes.............................................................................18 esforos nas lajes isoladas...........................................................................................18 mtodo simplificado aplicvel a pisos usuais de edifcios..........................................19 altura til..........................................................................................................20 armaduras mnimas...................................................................................................20 escolha das barras....................................................................................................20 lajes nervuradas....................................................................................................20 pilares....................................................................................................................21 tipos de pilares........................................................................................................23 situao de clculo...................................................................................................23 dimensionamento da seo retangular (armadura simtrica).............................................24 dimenses mnimas..................................................................................................25 disposies construtivas, bitolas e espaamentos...........................................................25 travamentos adicionais na seo transversal..................................................................26

CLCULO CONCRETO CLCULO DE CONCRETO ARMADO

27

Vous aimerez peut-être aussi