Vous êtes sur la page 1sur 3

Mezaninos Os mezaninos so utilizados quando se necessita de maior espao e no h disponibilidade de espao trreo para acomodao de pessoas, materiais e equipamentos.

Podem ser usado como escritrios, almoxarifado de materiais, suporte para equipamentos suspensos. Pisos para mezaninos: O piso escolhido para o mezanino um fator importante para utilizao e bom desempenho do mezanino (industrial, armazenagem, comercial e escritrios, residencial, etc.). Portanto importante durante a fase de projeto discriminar qual a finalidade de utilizao do mezanino Tipos de piso: - Piso wall: Composto por laminas de madeira coladas, o piso composto por painis wall agrega boa relao custo beneficio, com cargas de utilizao que variam de 300 a 700 kg/m, com caractersticas prprias que variam de fabricante, tais como revestimento emborrachado antiderrapante, revestimento por placa cimenticia, possibilidade de colocao de pisos vinilicos, carpetes, cermicos. necessria uma mo de obra especializada para sua implementao, porm de rpida execuo. Entre suas principais vantagens o seu total reaproveitamento.

- Chapa xadrez: Em geral usado para ambientes industriais, em espessuras padro de 1/8(3,01mm), 3/16 (4,76mm), (6,35m), um piso para ambientes mais agressivos, tem boa resistncia a abraso, no entanto aumenta o peso estrutural e possui um custo mais elevado, dependendo do tipo de projeto.

- MDF: Composto por fibras vegetais a aglomerantes uma soluo de baixo custo, no entanto possui uma resistncia inferior s demais opes, exigindo maior espessura ou numero de apoios.

- Steel deck: Composto por folha galvanizada com seco trapezoidal tipo telha, com textura especifica para aderncia no concreto, onde em sua superfcie depositado o concreto que aps a cura forma um sistema estrutural rgido com o ao, uma das desvantagens o tempo de espera para cura do concreto, a principal vantagem a formao de uma viga mista, que pode ajudar a diminuir o custo das vigas.

- Chapa expandida: Chapa com alvolos formados a partir da conformao de chapas planas, os materiais mais comuns so o ao, alumnio e inox. Permite a passagem de luz e consequente aproveitamento da iluminao natural na parte inferior do mezanino, no recomendado onde h risco que queda de objetos que possam passar pelos alvolos e ferir as pessoas que transitam na parte inferior.

- Madeira/aglomerado/outros: Podem ser usados outros tipos de placas, tais como compensados, seu uso deve ter particular ateno por parte de calculo e projetos, pois a no observncia das consideraes podem gerar o desempenho inadequado.

Concluso: H diversas outras solues de pisos para mezaninos, como as apresentadas no curso, todas estas solues apresentam vantagens e desvantagens, sendo assim no existe uma escolha 100% perfeita, devemos analisar as nossas necessidades e assim decidir pela melhor soluo para nosso mezanino.

Vous aimerez peut-être aussi