Vous êtes sur la page 1sur 3

ROTEIRO DE LABORATRIO - MOVIMENTO UNIFORME Competncias ao trmino da atividade Caracterizar o movimento retilneo uniforme, interpretar o MRU por meio

de grficos e funes, bem como prever a posio de um mvel depois de um tempo dado e prever o tempo e a posio de coliso entre dois mveis. Material necessrio Tubo contendo leo e esfera de chumbo em um suporte, um carrinho, uma rgua de 30 cm, um im e um cronmetro. Introduo terica Entende-se por movimento retilneo uniforme o movimento de uma partcula numa trajetria retilnea com velocidade constante, ou seja, o movimento do qual uma partcula percorre iguais variaes de distncias em iguais variaes de tempo. A velocidade mdia uma mdia das variaes de velocidade durante a trajetria, desconsiderando qualquer informao a respeito da mesma e substituindo-a por uma reta que corte os pares de espao-tempo dados, veja um exemplo:

Como visto no grfico acima, a velocidade mdia aproxima a trajetria real a um movimento ideal com velocidade constante.

Tambm nota-se que o grfico de espao vs tempo uma reta, a funo que rege essa reta chamada de funo horria do movimento uniformemente variado, atravs dela possvel prever o tempo a posio ou a velocidade de uma partcula atravs de algumas manipulaes algbricas.

Tomando a inclinao da reta (v ou ) temos que

Solte a bolinha de chumbo da posio zero da rgua e anote o tempo gasto por ela at atingir a posio 10 cm, para evitar um erro muito grande durante a realizao da medida repita o processo pelo menos dez vezes e faa uma mdia entre os resultados. Repita o procedimento com as posies 20 e 30 cm. Em seguida anote os valores na tabela com sua respectiva velocidade mdia. Repita o procedimento com o movimento da bolha. Variao da posio (m) Variao do tempo (s) Velocidade Mdia (m/s) 1 2 3 Com os dados coletados desenhe um grfico com escala da posio em funo do tempo e outro da velocidade em funo do tempo. Responda: Que figuras esto representadas no grficos da posio em funo do tempo e da velocidade em funo do tempo?

Utilizando a funo horria do MU determine a velocidade usando os pares de posio e tempo e compare com os resultados da velocidade mdia. Existe alguma semelhana? Porque? Calcule a rea abaixo do grfico de velocidade em funo do tempo, do tempo final ao tempo inicial calculado, e em seguida calcule a variao de posio, entre a posio final e inicial, e compare os resultados. Existe alguma semelhana? Porque? Desenhe o grfico da bolinha de chumbo e da bolha no mesmo plano, e verifique em que ponto elas se intersectam, depois posicione a bolinha na posio 0cm e a bolha na posio 30cm e determine a posio e o tempo no qual as duas se encontram. Existe alguma semelhana nos dados coletados, o que a interseo entre as retas significa?

Vous aimerez peut-être aussi