Vous êtes sur la page 1sur 6

O GeoGebra nas Aulas de Matemtica

Adriano Pedreira Cattai


http://didisurf.googlepages.com/cefetba2007

I Encontro de Matemtica 08 e 09 de Novembro de 2007


A Matemtica muito parecida com poesia! O que faz um bom poema? Um bom poema, aquele onde h uma grande quantidade de pensamentos expressos em poucas palavras. Neste sentido, so poemas as frmulas:
+

ex dx =

ei + 1 = 0. (Lipman Bers)

Sumrio
1 Apresentao: Conhecimento Matemtico 1.1 Competncias e Habilidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.1.1 1.1.2 1.1.3 Representao e Comunicao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Investigao e Compreenso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Contextualizao Scio-Cultural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 2 2 3 3 3 4 5 5 5

2 Geometria Dinmica (GD) 3 Geogebra 3.1 3.2 Donwload e Instalao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Exerccio e Prtica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 Referncia Bibliogrca

Geogebra nas Aulas de Matemtica

Apresentao: Conhecimento Matemtico


A orientao que se d para a Educao da Matemtica, certamente depende de concepes

sobre a natureza do conhecimento matemtico a ser adquirido e de como acontece o desenvolvimento cognitivo do ser humano. A Matemtica, como rea do conhecimento, apresenta duas caractersticas distintas: Aplicabilidade. Ferramenta para o entendimento de problemas nas mais variadas reas do conhecimento. Frmulas, teoremas e, mais geralmente, teorias matemticas so usados na resoluo de problemas prticos e na explicao de fenmenos nas mais variadas reas do conhecimento. Neste sentido, o aspecto importante a aplicabilidade da Matemtica. Estrutura. Desenvolvimento de conceitos e teoremas que vo constituir uma estrutura matemtica. A descoberta de regularidades e de invariantes, cuja evidncia se estabelece pela demonstrao baseada no de raciocnio lgico e mediado to somente pelos axiomas de fundamentao da estrutura e teoremas j destes deduzidos. investigao no plano puramente matemtico. Em artigo no Mathematical Intelligencer, Chandler & Edwards fazem clara referncia a estes dois aspectos: Para os matemticos, um perene problema explicar ao grande pblico que a importncia da Matemtica vai alm de sua aplicabilidade. como explicar a algum que nunca ouviu msica a beleza de uma melodia. . . Que se aprenda a Matemtica que resolve problemas prticos da vida, mas que no se pense que esta a sua qualidade essencial. Existe uma grande tradio cultural a ser preservada e enriquecida, em cada gerao. Que tenha-se cuidado, ao educar, para que nenhuma gerao torne-se surda as melodias que so a substncia de nossa grande cultura matemtica . . . Na histria do desenvolvimento da Matemtica estas caractersticas esto em permanente relao. A partir de busca de soluo de problemas em outras reas de conhecimento, surge o desenvolvimento de Matemtica de carter puramente abstrato. E desenvolvimentos puramente tericos, acabam apresentando-se como ferramentas para tratabilidade de problemas em outras reas de conhecimento. A histria da evoluo da Geometria nos mostra bem este duplo aspecto da Matemtica. Na antigidade surge como cincia prtica na soluo de problemas de medidas; com os gregos torna-se conhecimento de carter abstrato, tomando como ponto de partida axiomas indiscutveis sob o ponto de vista intuitivo, inspirados que so pelo mundo fsico; com

Adriano P. Cattai

Pgina 1

Geogebra nas Aulas de Matemtica as geometrias no-euclidianas, no sculo XIX, tem-se o carter abstrato ao extremo, j que os axiomas aceitos no se baseiam mais na intuio imediata; e nalmente tem-se a aplicao destas geometrias no entendimento de problemas da fsica.

1.1

Competncias e Habilidades
A Matemtica no Ensino Fundamental e Mdio dever ter um carter formativo, ajudando a

estruturar o pensamento e o raciocnio lgico, e um carter instrumental, sendo ferramenta para a vida cotidiana e para diversas tarefas especcas em muitas atividades humanas. A Matemtica, alm disso, dever ser vista como cincia, com suas caractersticas estruturais especcas. A essas concepes somam-se: (i) a idia de que o conhecimento adquirido no Ensino Fundamental precisa ser consolidado e ampliado, levando o educando a desenvolver sua capacidade de aprendizado; (ii) a preocupao com que a Matemtica contribua para a formao de indivduos melhor preparados para enfrentar as mudanas da sociedade em que estamos vivendo (BRASIL/MEC/SEMTEC). O trabalho realizado em Matemtica no Ensino Mdio dever desenvolver as competncias e habilidades apresentadas abaixo, conforme a matriz de competncias e habilidades estruturada pelo ENCCEJA (Exame Nacional para Certicao de Competncias de Jovens e Adultos). Estas foram organizadas tendo em vista a interface da Matemtica com as outras duas grandes reas que compem, juntamente com Cincia da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias, a Base Nacional Comum (BRASIL/MEC/SEMTEC). Assim, as competncias e habilidades que so relacionadas rea de Linguagem, Cdigos e suas Tecnologias esto reunidas na categoria Representao e Comunicao, aquelas mais especicamente relacionadas Matemtica, esto reunidas na categoria Investigao e Compreenso e as relacionadas s Cincias Humanas e suas Tecnologias esto agrupadas na categoria Contextualizao Scio-Cultural (BRASIL/MEC/SEMTEC).

1.1.1

Representao e Comunicao

Ler e interpretar textos de Matemtica; Ler, interpretar e utilizar representaes matemticas (tabelas, grcos, expresses, etc.); Transcrever mensagens matemticas da linguagem corrente para a linguagem simblica (equaes, grcos, diagramas, frmulas, tabelas, etc.) e vice-versa; Exprimir-se com correo e clareza, tanto na lngua materna, como na linguagem matemtica, usando a terminologia correta; Produzir textos matemticos adequados;

Adriano P. Cattai

Pgina 2

Geogebra nas Aulas de Matemtica Utilizar adequadamente os recursos tecnolgicos como instrumentos de produo e de comunicao; Utilizar corretamente instrumentos de medio e de desenho.

1.1.2

Investigao e Compreenso

Identicar o problema (compreender enunciados, formular questes, etc.); Procurar, selecionar e interpretar informaes relativas ao problema; Formular hipteses e prever resultados; Selecionar estratgias de resoluo de problemas; Interpretar e criticar resultados numa situao concreta; Distinguir e utilizar raciocnios dedutivos e indutivos; Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboos, fatos conhecidos, relaes e propriedades; Discutir idias e produzir argumentos convincentes.

1.1.3

Contextualizao Scio-Cultural

Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemtica na interpretao e interveno no real; Aplicar conhecimento e mtodos matemticos em situaes reais, em especial em outras reas do conhecimento; Relacionar etapas da histria da Matemtica com a evoluo da humanidade; Utilizar adequadamente calculadoras e computador, reconhecendo suas limitaes e potencialidades;

Geometria Dinmica (GD)


Geometria Dinmica a geometria proporcionada por programas grcos que, numa rea

de desenho, permitem construes geomtricas a partir de objetos-base, que atualizam automaticamente as construes sempre que o usurio alterar um dos objetos-base. Este termo foi originalmente usado por Nick Jackiw e Steve Rasmussem com a inteno de ressaltar a diferena entre softwares de Geometria Dinmica e outros softwares de Geometria. Um software de Geometria Dinmica um ambiente que permite simular construes geomtricas no computador. Diferentemente do que ocorre com a rgua e o compasso tradicionais, as construes feitas com este tipo de software so dinmicas e interativas, o que faz do programa um excelente laboratrio de aprendizagem da geometria. Esses softwares possuem um recurso que possibilita a transformao contnua, em tempo real, ocasionado pelo arrastar.

Adriano P. Cattai

Pgina 3

Geogebra nas Aulas de Matemtica O aluno (ou o professor) pode testar suas conjecturas atravs de exemplos e contra-exemplos que ele pode facilmente gerar. Uma vez feita a construo, pontos, retas e crculos podem ser deslocados na tela mantendo-se as relaes geomtricas (pertinncia, paralelismo, etc) previamente estabelecidas, permitindo assim que o aluno (ou o professor), ao invs de gastar o seu tempo com detalhes de construo repetitivos, se concentre na associao existente entre os objetos.

1-construo

n-testes

Figura com movimento mantendo suas propriedades sem a necessidade de refazer uma nova construo

Vrios softwares de geometria dinmica esto disponveis no mercado: Cabri-Gomtre, Geometry Sketchpad, Cinderella, "Rgua e Compasso (C.a.R.), etc. Apesar de algumas diferenas, o princpio de funcionamento o mesmo para todos eles, de modo que as atividades desenvolvidas com um podem facilmente ser adaptadas para qualquer outro. Neste curso indicaremos o GeoGebra, como veremos na seo seguinte. Perceba que, aprender a usar o software apenas o comeo.

H possibilidade de tratar deste termo sem relacion-lo ao computador? Segundo Laborde no, pois a GD est relacionada ao uso do computador, pois se refere Geometria dos Softwares que proporcionam ambientes onde possvel criar guras que podem ser arrastadas pela tela, mantendo os vnculos estabelecidos nas construes. Esses softwares so os principais representantes da categoria de Ambientes Interativos de Aprendizagem. nfase na construo de conhecimento, em que sua idia bsica encorajar o estudante a explorar o ambiente que est acessvel atravs de alguma interface e que envolve um modelo de um domnio de conhecimento matemtico.

Geogebra
Criado por Markus Hohenwarter na Universidade de Salzburg, o GeoGebra um software

gratuito de matemtica dinmica que rene recursos de geometria, lgebra e clculo. Por um lado, o GeoGebra possui todas as ferramentas tradicionais de um software de geometria dinmica:

Adriano P. Cattai

Pgina 4

Geogebra nas Aulas de Matemtica pontos, segmentos, retas e sees cnicas. Por outro lado, equaes e coordenadas podem ser inseridas diretamente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didtica de apresentar, ao mesmo tempo, duas representaes diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representao geomtrica e sua representao algbrica. Por ter sido escrito em Java roda em qualquer plataforma (Microsoft Windows, Linux, Macintosh, etc).

3.1

Donwload e Instalao
Por se tratar de um software livre, pode-se utiliz-lo, copi-lo e distribui-lo para ns no

comerciais. No site do Geogebra (http://www.geogebra.org) recomenda-se usar a verso WebStart por garantir em estar sempre na verso mais atual do GeoGebra, eliminando procedimentos complicados da instalao ou de atualizaes. Por outro lado, eu acredito ser mais confortvel fazer o donwload do arquivo e instal-lo em seu computador e poder utiliz-lo sem a necessidade da internet. Acesse o site http://www.geogebra.org/download/install.htm, baixe e instale o arquivo executvel GeoGebra 3 0 0 0 Release Candidate 1.exe (22.2 mb)

Aos que no usam a plataforma Windows, neste mesmo endereo h instrues de como instalar em outras plataformas. Ateno: Seu computador deve ter a linguagem Java habilitada! Caso no consiga executar o programa aps instal-lo, bem provvel que este seja o motivo. Neste caso, instale o Java Runtime Envorinment (JRE) disponvel em: http://www.java.com/pt BR/

3.2

Exerccio e Prtica
Como disse anteriormente, aprender a usar o software apenas o comeo. Faremos, neste

curso, alguns exerccios com o GeoGebra servindo de iniciao. Espera-se que voc, ao longo de sua formao, ganhe a habilidade de decidir criticamente quando e como us-lo em seus estudos individuais e, principalmente, quando e como us-lo com seus alunos na sala de aula.

Referncia Bibliogrca

1. GRAVINA, Maria Alice & SANTAROSA, Lucila Maria. A Aprendizagem da Matemtica em Ambientes Informatizados. IV Congresso RIBIE, Brasilia 1998. 2. INEP, Matriz de Competncias. http://www.inep.gov.br/basica/encceja/matriz.htm 3. Geogebra. Manual do Usurio. http://www.geogebra.at/ 4. BATISTA, Silvia Cristina Freitas. SOFTMAT: Um Repositrio de Softwares para Matemtica do Ensino Mdio - Um Instrumento em prol de Posturas mais Conscientes na Seleo de Softwares Educacionais. Dissertao de Mestrado, Centro de Cincia e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, 2004.

Adriano P. Cattai

Pgina 5

Vous aimerez peut-être aussi