Vous êtes sur la page 1sur 3

HOME - O mundo nossa casa

Os minerais, poeira csmica, matria, que em grande quantidade deu a possibilidade de formao de nosso planeta. Todas as formas de vida do nosso planeta so formadas pela matria. A vida comeou com um emaranhado de molculas, que utilizavam o dixido de carbono que era abundante na atmosfera terrestre no principio. As cianobactrias, organismos vivos que utilizam a energia da luz para transformar dixido de carbono em nutrientes para si prprio. O grande nmero dessas bactrias gerou um grande acumulo de oxignio na atmosfera, o que mais tarde possibilitou a vida de outras criaturas mais complexas. O ciclo da gua, um circulo constante que no se modifica, o planeta sempre ter a mesma quantidade de gua, geraes de seres vivos, utilizaram em a mesma gua. ... a terra um milagre..., como possvel a organizao de tomos, em estruturas to complexas? As espcies se adequaram ao meio ambiente, assim o ambiente, tambm se adequara aos seres vivos, foi o caso do ser humano. a nica espcie que foi capaz de colonizar todas as regies do planeta. A capacidade dos seres humanos de pensar possibilitou que ele construsse diversos objetos, muito importantes para a sobrevivncia e colonizao. Da mesma forma que ocorreu a evoluo fsica do ser humano, paralelamente ocorreu a evoluo psquica dos seres humanos. As primeiras cidades surgiram a menos de seis mil anos, o que foi um salto importante para a civilizao humana. A historia da humanidade foi construda com a energia dos braos humanos e da forma da natureza. Durante muito tempo, o ser humano vivia somente atravs do extrativismo, a agricultura somente surgiu mais tarde. Os seres humanos tentaram alargar os seus territrios, mas eles sabiam de seus limites fsicos. O que favoreceu a domesticao de outros animais, o que fez com que a caca deixasse de ser algo indispensvel. O ser humano aprendeu a cultivar os cereais, aprendeu a melhorar a produo, e a multiplicar as variedades. A agricultura passou a ser a ocupao principal do ser humano.

Os humanos moldaram a superfcie da terra de acordo com sua necessidade. A construo do terraceamento possibilitou a ampliao da produo. O ser humano descobriu que poderia utilizar uma energia que ate o momento permanecia intocvel nas profundezas do solo. O carvo, o petrleo, e gs, passaram a ser a energia que movimentava mquinas. Com a revoluo industrial, a populao humana triplicou, mais de 80% dessa populao passou a morar nas cidades. As cidades tornam-se o smbolo da explorao da energia que fornecia pela terra. O desenvolvimento da agricultura espantou a sombra da seca. A irrigao passou a utilizar quase toda a gua utilizada pelo mundo. Mas a agricultura tambm trouxe um problema, os pesticidas. A agricultura substituiu a biodiversidade pela normalizao. Com a tecnologia, foi possvel o surgimento de novas espcies. Surgiram plantas e animais que atendem a demanda, e com as caractersticas desejadas. As construes ocuparam o lugar das florestas, e o automvel se tornou um item de progresso. A minerao revolve o subsolo em busca de fragmentos de estrelas, estimativas revela que ate o fim desse sculo, a extrao de minrios tero esgotados todos os recursos. O ser humano esta para destruir o ciclo da vida que foi nos oferecido. Quando uma espcie diminui, toda a cadeia alimentar envolvida vai sofrer as conseqncias. Mas a inteligncia humana ainda capaz de superar os problemas causados por ele mesmo, pois hoje j existem diversos mtodos para dessalinizar a gua do mar, mais tecnologia na perfurao de poos, sistemas de captao de gua das chuvas, mas tudo isso tem um custo, e quem no pode pagar, sofrer. Todos os anos, centenas de espcies desaparecem da face da terra, fazendo com que sua a longa cadeia de evoluo se quebre, fazendo com que a informao da matria de onde vieram se perca para sempre. A degradao das florestas a principal causa do aquecimento global. A queima dela libera o monxido de carbono, e a derrubada impede que esse carbono atmosfrico no seja reabsorvido pelas plantas. A eroso do solo faz com que a fina camada de hmus que demorou centenas de anos para se formar seja perdida com uma pequena quantidade de chuva. Os solos erodidos perdem a fertilidade, e tornam-se irregulares.

A civilizao dos Rapa-Nui, que ocupao a ilha da Pscoa, um exemplo de que a explorao excessiva dos recursos naturais pode fazer com que uma civilizao se extingue. A pobreza no resultado da escassez de recursos, mas a desigualdade da distribuio desses recursos. O aquecimento global vem ficando cada vez mais grave. Na costa da Groenlndia cada vez mais aparecem icebergs. Se as calotas polares continuarem a derreter, os nveis dos oceanos iram subir em media sete metros. A atmosfera de nosso planeta um todo, quando uma parte desse todo modificada, todo o resto tambm ser modificado. Tudo o que o ser humano lutou para conquistar e desenvolver, agora est ameaado pelas conseqncias de suas prprias aes. A nica maneira de desacelerar essas mudanas em nosso mundo comear a investir em energias renovveis, pois, em que parte do mundo no tem vento? Em que parte do mundo no tem gua? E m que parte do mundo no banhado pela luz solar? A resposta simples em lugar nenhum. Podemos fazer uso dessas forcas da natureza sem degrad-las e desgasta-las.

Vous aimerez peut-être aussi