Vous êtes sur la page 1sur 11

A coleo Farmcia Maria Isabel do Museu Histrico de Londrina Pe. Carlos Weiss, Londrina, Paran (Brasil).

Lcia Glicrio Mendona 3 Ciclo em Museologia, Faculdade de Letras. Universidade do Porto, Porto/Portugal. A presente comunicao visa apresentar a coleo da Farmcia Santa Isabel, pertencente ao acervo de objetos do Museu Histrico Pe. Carlos Weiss, rgo suplementar da Universidade Estadual de Londrina, Paran, Brasil. A perspectiva dos estudos das colees de Cincia e Tecnologia ser aplicada ao caso devido coexistncia com outras colees de museus histricos. Desta forma, discute-se conceitos de museu de cincia e tecnologia e de museu histrico, bem como suas inter-relaes, assim como trs propostas de investigao. Ou seja, refletir sobre a funo das colees de cincia e tecnologia em museus histricos; examinar como a coleo se insere no contexto da cidade, de acordo com a narrativa museolgica da exposio permanente da Galeria Histrica e finalmente, em uma conjuntura ampliada, as contribuies para a histria local e regional, bem como para a Museologia e a Histria das Cincias da Sade. Palavras-chave: acervos, colees, farmcia, Londrina. Abstract Herewith is presented The Santa Isabel Pharmacy collection belonging to Pe. Carlos Weiss Charles Weiss Historical Museum a supplementary service from the State University of Londrina (UEL), Paran (PR), Brazil. The perspective of studies of the collections of Science and Technology will be applied to the case due to the coexistence with other types of historical objects in museums. Thus we will discuss the concepts of science and technology museum and historical museum, as well as their distances and approaches. There are three investigation proposals as to reflect on the science and technology collections function in a historical museum; to examine how the collection is related to the history of the city, according to the narrative of the museum's permanent exhibition gallery history and in a broad scale, the contributions to local and regional history, as well as for Museology and history of Health Sciences. Key-words: Collections, pharmacy, Londrina.

Londrina: a cidade e sua histria Londrina uma cidade do estado do Paran, Brasil, distante 386 km de Curitiba, capital do estado, e 532 km de So Paulo (capital do estado de mesmo nome). Um visitante poder chegar at ela por via rodoviria ou area.

De acordo com Adum (1991, p. 54), em 21 de agosto de 1929, um grupo de funcionrios da Companhia de Terras Norte do Paran (CTNP), responsvel pelo empreendimento imobilirio que deu origem cidade, chegou ao local e iniciou a abertura da floresta e a construo das primeiras edificaes. A comercializao das terras devolutas foi decorrente da necessidade de obter recursos para fazer frente aos gastos do estado com os conflitos fundirios e as disputas jurdicas por terras relativas regio do Contestado.1

No Brasil, o sculo XX foi, ao mesmo tempo, o sculo da imaginao museal momento em que muitos e diversos museus surgem e um perodo de expanso das cidades. Apresentou forte crescimento no nmero de novos municpios, bem como um aumento populacional nas regies urbanas. As mudanas nas relaes de produo do setor agrcola e a acelerada industrializao do Pas atuaram decisivamente para a conformao desse quadro de adensamento urbano. O avano em direo ao oeste do territrio brasileiro ocorreu em decorrncia de um movimento de expanso da fronteira agrcola, acompanhado pela implantao de polos urbanos que oferecessem suporte agricultura conforme os padres capitalistas (trabalho assalariado rural, mercado de terras e produtos agrcolas). Londrina surge no contexto acima descrito. O sonho de uma vida melhor atraiu para a cidade grandes levas populacionais (MENDONA, 2011).

As representaes acerca de Londrina e da regio Norte do Paran se fazem presentes em crnicas, publicaes comemorativas e reportagens. So frequentes imagens como estas: o Eldorado; Terra da Promisso; Nova Cana; terra onde se anda sobre dinheiro,
1

Regio situada no Vale do Rio do Peixe (SC), entre os estados de Santa Catarina e Paran, obtida pelo governo de Santa Catarina em demanda jurdica. A Guerra do Contestado foi um conflito armado, ocorrido na mesma regio, entre tropas do governo e camponeses e trabalhadores. Os rebelados lutavam pela posse da terra e por melhores condies de vida. As disputas ocorreram entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX.

onde no existe pobreza; cidade progressista e moderna, higinica e confortvel, moldada pela iniciativa do povo trabalhador.

Essas idealizaes foram emolduradas pela noo de progresso, que influenciou o pensamento de toda uma poca (sculos XIX e XX), criou e justificou hierarquias, preconceitos, apartheids sociais, e orientou concepes de Histria. Da mesma forma, e como esprito de uma poca, tambm norteou a organizao e estudos em museus, para os quais essa noo, oriunda das disciplinas histricas, foi transposta. Isso implicou dizer, grosso modo, que existiria uma hierarquia de sociedades. Tal pensamento possui forte permanncia at hoje, no chamado senso comum, mesmo depois de muitas discusses, relativizaes e estudos terem mudado, em larga medida, as pesquisas histricas e museolgicas. A noo de progresso relacionada ao avano tecnolgico e implantao de sociedades industrializadas e capitalistas, com alto ndice de urbanizao em seus espaos, dominou o processo de colonizao da regio Norte do Paran 2 e ainda est presente em muitos dos discursos sobre a cidade de Londrina e as de seu entorno (MENDONA, 2011).

Em Londrina, o museu em exame no presente estudo est situado no que se convencionou chamar quadriltero central, ou seja, no plano urbanstico inicial implantado pela Companhia de Terras Norte do Paran (CTNP). O ncleo urbano projetado pela companhia cresceu aceleradamente, insuflado pelo setor rural, devido agroeconomia do caf, principal produto de exportao da cidade at o incio da dcada de 1970, quando mudanas na legislao trabalhista, crises econmicas e problemas climatolgicos puseram fim ao ciclo do ouro negro na regio. A jovem cidade3 logo tratou de sua histria e patrimnio de maneira ciosa. O Museu Histrico Padre Carlos Weiss a instituio responsvel por guardar a memria, a histria e o patrimnio locais e dos municpios em sua circunvizinhana. A origem dessa instituio e das colees que vieram a compor seu acervo ser alvo de discusso a seguir.

2 3

Aqui tomamos como referncia as discusses de Tomazi (1997) acerca da expresso. Afinal, em 1970 a cidade tinha apenas 36 anos.

Planejada pela CTNP como cidade polo de servios para os setores rurais, Londrina especializou-se em oferecer servios comerciais, mdicos e educacionais, alm de benefcios no setor de transportes. No final da dcada de 1950, surgem as primeiras instituies de ensino superior: a Faculdade Estadual de Direito de Londrina (1958) e a Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Londrina Fafilo (1958). Nesta ltima, funcionavam os cursos de Histria e Geografia. Em 1971, foi criada a Universidade Estadual de Londrina UEL, a partir da justaposio de cinco faculdades isoladas, entre as quais a Fafilo (MAESIMA, 2003, p. 93). Por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Histria, com o objetivo de coletar material para constituir o acervo e a organizao dos dois rgos, o Museu Histrico de Londrina (MHL) foi criado originalmente em 1967, junto com o Arquivo Histrico, que mais tarde passaria a chamar-se Centro de Documentao e Pesquisa Histrica (CDPH). Como atividades relativas a suas disciplinas, os professores Maria Dulce Alho Gotti, de Introduo aos Estudos Histricos, e o Padre Carlos Weiss, responsvel por Histria Antiga, solicitaram aos alunos a coleta de material relativo histria do Norte do Paran. Os documentos textuais deveriam ser encaminhados Prof Dulce, enquanto os objetos antigos e histricos acompanhados de relatrio com o detalhamento das caractersticas fsicas de cada pea, bem como a referncia acerca do objeto eram entregues ao Pe. Carlos Weiss. A captao do material era desenvolvida durante o ano letivo e, ao seu final, era enviada instituio de preservao. A proposta consistia em envolver os alunos do curso de Histria em todas as atividades relacionadas constituio dos acervos, com as finalidades de formao e pesquisa. Os alunos acolheram bem a ideia e, em 1972, as peas recolhidas foram destinadas ao Museu e os documentos textuais e iconogrficos, ao Arquivo Histrico (MAESIMA, 2003, p. 93). Em 18 de setembro de 1970, foi oficialmente inaugurado o Museu Geogrfico e Histrico do Norte do Paran, alocado em uma das salas da antiga Faculdade de Filosofia. O nome recebido pela instituio deve-se justamente ao envolvimento dos cursos de Histria e Geografia. O espao destinado ao museu aumentou com a utilizao de duas salas localizadas no Poro do Grupo Escolar Hugo Simas, onde funcionavam, noite, os cursos da faculdade. Em 1974, o museu passou a ser rgo suplementar por disposio do

Estatuto da UEL. A mudana de estatuto em relao universidade proporcionou dotao oramentria e provimento de pessoal (recursos humanos), que se especializou, com o tempo, na rea de museologia e na de organizao e conservao de documentos. Tempos depois, o museu foi batizado de Pe. Carlos Weiss, em homenagem pstuma ao seu fundador, organizador e primeiro diretor, que morreu em 1976 (MAESIMA, 2003, p. 93). Com a construo do campus universitrio, em 1974, toda a estrutura das antigas faculdades (agora unidas numa s universidade, a UEL) migrou para a nova sede. Apenas o museu permaneceu nos pores do colgio, no centro da cidade. Nesse perodo, a citada instituio passou por momentos difceis (o fechamento de suas portas e o pouco estmulo visitao, por exemplo), alm de ter-se defrontado com outros desafios, como o atendimento a alunos das diversas redes de ensino; afinal, eram instalaes pequenas e precrias, o que dificultava o bom andamento dos servios (MAESIMA, 2003, p. 95). O acervo foi resultado, em sua maioria, de doaes de objetos pessoais de famlias pioneiras.4 De acordo com Hildebrando (2010, p. 44) seu carter era diversificado, centrado no conceito de documentos-testemunhos, e foi constitudo, predominantemente, por objetos, fotografias, depoimentos orais de moradores antigos gravados em vdeo e fitas cassete, documentos impressos, peridicos, discos, moedas, selos e filmes, entre outros. O conceito de famlias pioneiras, na concepo dos elaboradores do Plano Diretor, explicitado por Hildebrando (2010, p. 44): seriam os grupos familiares, bem como seus descendentes, que chegaram em Londrina nas primeiras dcadas do empreendimento imobilirio da CTNP. O conceito de documentotestemunho, refere-se a todos os sinais e evidncias materiais ou imateriais que possam traduzir visualmente ou no campo das lembranas este processo. (HILDEBRANDO, 2010, p. 44). Embora houvesse o desejo de formar o acervo de maneira a indicar sua forte identificao com o processo de formao da cidade de Londrina, as referncias no se limitaram exclusivamente histria local e regional. Em viagens, o Pe. Carlos Weiss tambm adquiriu peas do Nordeste do Brasil e de outras regies do Pas.

Para a crtica ao Mito do Pioneiro, ver Tomazi (1997).

No final dos anos 1970, para acompanhar o crescimento do acervo, a direo do museu e a universidade esforaram-se em conquistar uma nova sede. No comeo da dcada de 1980, a antiga Estao Ferroviria de Londrina foi desativada e pretendeu-se transformla em sede definitiva do museu. Ao que tudo indica, existia poca quase um consenso, por parte da comunidade local, em favor da instalao do museu no prdio da Estao Ferroviria, considerado, por sua imponncia arquitetnica, um marco significativo da histria local. A documentao, ou seja, o prprio Plano Diretor do museu, revelava ento um sentimento nostlgico em relao ao prdio, o qual, como marco visual da cidade, confirmava a ideia de objeto-testemunho, j que o edifcio fora construdo com base num projeto imponente e com materiais de primeira qualidade, para valorizar ainda mais o carter de pioneirismo e arrojo no limite da fronteiras agrcolas nos anos 1940 e 1950, quando foi projetada e executada a obra. Outras pesquisas5 demonstram os objetivos implcitos e explcitos no projeto, bem como seu carter de obra de apologia sociedade nascente, ou seja, a reverncia a uma tradio que comeava a ser inventada, por meio de seus smbolos, marcos e monumentos. A histria da construo da Estao Ferroviria de Londrina est sendo contada no tempo presente, e a escolha de seu prdio para abrigar o museu histrico no foi mera coincidncia ou acaso. Depois que a Prefeitura do Municpio de Londrina doou a mencionada edificao UEL, houve a inaugurao da nova sede em 10 de dezembro de 1986. Desde ento, o museu pode contar com rea construda de 2.670 m e rea total de 11.160 m para conservar as 6.400 peas de seu acervo (HILDEBRANDO, 2010, p. 47). A partir de 1994, sob a direo da Prof Conceio Geraldo, ocorreu a mobilizao para a revitalizao do museu, e realizou-se intensa campanha de arrecadao de recursos e subsdios. De 1996 a 2000, o projeto Memria Viva contou com a consultoria da Prof Maria Cristina Bruno, teve o apoio de outros tcnicos e reestruturou o prdio que abrigava o acervo do MHL. As reas de exposio foram ampliadas e melhoraram-se as condies de processamento tcnico do acervo. A exposio permanente teve sua estrutura psrevitalizao baseada na experincia de organizao do acervo que ocupava a antiga sede (o poro do Colgio Hugo Simas).
5

Ver Casagrande de Paula (2010).

As mudanas acarretadas pela revitalizao da sede do MHL impulsionaram a instituio a buscar sua prpria identidade. Embora criticado por grupos e figuras locais, o fio condutor da temtica da exposio permanente, conhecida como Galeria Histrica, pauta-se pela apresentao das estruturas fundadoras da historicidade de Londrina com base no conceito de trabalho, o que constituiu a proposta museolgica da entidade (HILDEBRANDO, 2010, p. 50). Para a implantao da exposio permanente, ou seja, da Galeria Histrica, a seleo do acervo foi feita de modo a contar (narrar) cronologicamente o processo de colonizao de Londrina. Por sua vez, a distribuio da coleo realizou-se de maneira a criar ambientes didticos (ELORZA, 1997, apud HILDEBRANDO, 2010). A proposta no estava distante das memrias outorgadas pela Companhia de Terras Norte do Paran (CNTP). O conjunto de documentos vinculava-se estreitamente tese do pioneirismo e desbravamento. (HILDEBRANDO, 2010, p. 42) Embora as crticas proposta tenham fundamento (pois acabou por excluir grupos perifricos ou externos lgica da categoria trabalho no contexto do sistema capitalista), a concepo que destacamos est fundada, tambm, no cotidiano de uma cidade erguida em meio a uma densa floresta para ser o futuro polo econmico do capitalismo perifrico, um satlite da produo e consumo do capitalismo internacional, estabelecendo relaes entre a produo e extrao de produtos naturais (matrias-primas) e o consumo de produtos industrializados ou beneficiados. Para que isso acontecesse, o trabalho transformador da natureza em espao urbano constituiu categoria estruturante das relaes na sociedade em questo. O patrimnio cultural construdo pelas comunidades que coabitam o referido espao social constituiu-se no contexto acima descrito. O problema no est relacionado meramente categoria trabalho; antes, surge mais evidente em face dos recortes privilegiados na exposio permanente, que acabam por omitir a contribuio de outros grupos sociais como os de indgenas, migrantes nordestinos e afrodescendentes na construo do mesmo locus social. Outra questo importante, do ponto de vista da historicidade, a opo pela cronologia, em detrimento das mltiplas temporalidades. Nos ltimos anos, tais aspectos tm sido revistos pela instituio, aps muitos questionamentos.

As colees do Museu Histrico de Londrina Considerando o que h pouco descrevemos, possvel definir as colees de objetos do MHL como formadas por peas do cotidiano de uma cidade que nasceu e desenvolveu-se no contexto de produo industrial em srie de objetos, embora tambm haja peas de elaborao artesanal. A distncia e as consequentes dificuldades de acesso, nos anos iniciais da cidade, exigiram uma grande capacidade de adaptao de sua populao. A manufatura artesanal e a fabricao em indstrias de pequeno porte e de tecnologia simples faziam parte da realidade local. Ao mesmo tempo, o arrojo de alguns setores trazia de todos os lugares do mundo objetos de luxo, sofisticao e tecnologia de ponta, para poca. Assim, podemos encontrar tanto objetos de fina porcelana oriental (como conjuntos para a Cerimnia do Ch, tradicional na cultura nipnica), quanto formes e enxadas muito rsticas, produzidas em forjas locais ou dos arredores. Muitos estabelecimentos comerciais fundados pelas famlias mais antigas da cidade esto reconstitudos em cenrios na Galeria Histrica, pois foram eleitos de acordo com a categoria que orienta a exposio e a tese do pioneirismo. A coleo Farmcia Maria Isabel A Farmcia Maria Isabel foi o terceiro estabelecimento do setor farmacutico fundado em Londrina. Seu ano de inaugurao 1939. A cidade j era um municpio emancipado da comarca de Jathay. Seu proprietrio, o Sr. Jos Schietti, doou a maior parte dos objetos da coleo, ainda durante o funcionamento da farmcia e aps o encerramento de suas atividades, em 1982. Localizava-se na Avenida Paran, 431, prximo s Casas Pernambucanas. O farmacutico responsvel era o Sr. Antonio Vioso Ribeiro. Embora no tenha sido um dos estabelecimentos contemplados com um cenrio prprio na Galeria Histrica, possui boa parte de suas peas expostas em vitrines, no mesmo ambiente. Compondo vitrines temticas com outros objetos da rea da Sade, podemos encontrar os seguintes itens: um conjunto de seringas e agulhas para injetveis, todas de vidro, alm de

seu estojo de ao inoxidvel; potes de vidro para medicamentos de variados tamanhos, formas e cores; instrumentos de laboratrio farmacutico (vidraria); esterilizadores; moldeiras para comprimidos e supositrios; almofarizes e mos-de-pilo. Uma das peas mais antigas e curiosas um apertador de rolha feito de metal escuro e cuja forma imita a de um jacar de 1930. Enfim, trata-se de uma coleo que representa a prtica farmacutica da primeira metade do sculo XX, com elementos do incio da segunda metade do mesmo sculo, quando a farmcia em questo encerrou suas atividades. Parte do material de escritrio, como canetas e tinteiros, entre outros, tambm faz parte da coleo. Embora o museu enfocado seja um museu histrico, elegeram-se as colees de Cincias da Sade como objeto de estudo de nossa pesquisa de doutorado, em razo da trajetria prvia da pesquisadora, que j havia elaborado, anteriormente, estudos na rea de Histria das Cincias da Sade e possui experincia em Museu de Cincia. As referidas colees ainda no foram alvo de estudo sistematizado e vm passando por tratamento tcnico mais adequado sua natureza. Tais colees no esto sob a guarda de um museu de cincias, uma vez que a existncia dessa instituio na cidade relativamente recente e em virtude de suas atividades estarem voltadas para a rea de Ensino de Cincias na Educao Bsica. Considerando a origem das duas instituies museolgicas (origem essa motivada por iniciativas de departamentos e centros de estudos da UEL), as bases e motivaes desses empreendimentos esto relacionadas aos papis desempenhados pela universidade junto sociedade, isto , o de formar profissionais qualificados, produzir conhecimento de ponta e estabelecer constante interao com a comunidade, mediante o estabelecimento de pontes e/ou redes atravs dos quais esses elementos fluam, ponto a ponto em outras palavras, o ensino, a pesquisa e a extenso. Desse modo, a coleo em destaque insere-se na narrativa expositiva j mencionada e, no presente momento, desempenha o papel de componente de uma cronologia na histria do trabalho e dos servios oferecidos em Londrina (no caso, os da prtica da profisso farmacutica). At ento, a coleo e as demais consideradas pertencentes ao mbito das Cincias da Sade no haviam sido utilizadas para a formao dos futuros professores de Histria, Cincias Sociais, Filosofia, Biologia e Qumica. Ademais, como dito anteriormente, ainda no so investigadas sistemtica e intensivamente.

As abordagens de investigao das colees apresentadas aqui so muitas, tanto no que se refere a suas aplicaes na formao de futuros profissionais, licenciados, bacharis e profissionais de sade, quanto na educao no formal, associada prtica de ensino na Educao Bsica, e, mesmo, na formao em longo prazo e por livre escolha de boa parte da populao. Ainda sim, possvel pensarmos em diversas outras vias de pesquisa. Uma possibilidade a ser verificada mais de perto a aplicao do estudo das colees do Museu Histrico de Londrina como um instrumento de anlise na histria da cidade e regio, a fim de compreender conformaes peculiares e de estabelecer relaes ou parmetros de comparao com outros acervos universitrios de museus em situao similar, ou mesmo em condies distintas. Em suma, busca-se a construo de uma abordagem que possa indicar a contribuio dessas colees e museus para a compreenso ampla de questes locais e/ou globais e para a produo de conhecimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ADUM, S. M. S. Lopes. Imagens do progresso: civilizao e barbrie em Londrina19301960. Dissertao (Mestrado em Histria Social) Faculdade de Cincias e Letras, Departamento de Histria. Universidade Estadual Paulista. Assis, 1991. CASAGRANDE de PAULA. Z. Os marcos urbanos em histria e memria: o Museu Histrico de Londrina Pe. Carlos Weiss em breve nota. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Boletim Museu Histrico de Londrina. Londrina-PR, v. 1, n. 1, jul./dez. 2009 , p.10-16. Disponvel em : <www.uel.br/museu/publicacoes/boletim02%20web.pdf>. Acesso em: em 28 set. 2011. ELORZA, Telma. Museu precisa de gradil. Folha de Londrina, Londrina. 1 maio 1997. Disponvel em: < http://www.bonde.com.br/folha/folha.html>. HILDEBRANDO, Gilberto. O museu e a escola: memrias e histrias em uma cidade de formao recente. Dissertao (Mestrado em Histria Social). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2010.

MAESIMA, Cacilda. Centros de documentao e Pesquisa Histrica Universitrios: um estudo de caso no C.D.P.H. da Universidade Estadual de Londrina. 2003, 172 f. Dissertao (Mestrado em Histria Social) Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. MENDONA, L. G. Londrina: Trs Museus, Trs Marcos, Trs Temporalidades A Imagem dos Museus Londrinenses no Traado da Cidade. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem - III ENEIMAGEM, 2011, Londrina. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem - III ENEIMAGEM - Anais. Londrina: Laboratrio de Estudos da Imagem - Universidade Estadual de Londrina, 2011. TOMAZI, N. D. Norte do Paran: histrias e fantasmagorias. Tese (Doutorado em Histria Social). Departamento de Histria Universidade Federal do Paran, Curitiba, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi