Vous êtes sur la page 1sur 14

www.suapesquisa.com/o_que_e/despotismo_esclarecido.

htm

Despotismo Esclarecido

Forma de governar, dspotas esclarecidos, iluminismo, absoutismo

Marqus de Pombal: exemplo do Despotismo Esclarecido em Portugal

Definio O despotismo esclarecido um conceito poltico que est dentro do contexto das monarquias absolutistas e que pertence aos sistemas de governo do Antigo regime europeu (sculos XVI ao XVIII).

Alguns monarcas seguidores desta doutrina continuaram a governar suas naes de forma absolutista, concentrando poder, porm, adotaram algumas idias do iluminismo (ilustrao). Desta forma, passaram a ser chamados de dspotas esclarecidos.

Os dspotas esclarecidos contriburam para o desenvolvimento cultural de suas naes e adotaram um discurso paternalista. Exemplo de dspostas esclarecidos:

Frederico II da Prssia Catarina II da Rssia Marqus de Pombal (ministro do rei D. Jos de Portugal)

Filipe V da Espanha Jos II da ustria

O ILUMINISMO E OS PENSADORES ILUMINISTAS

O Iluminismo

Histria do Iluminismo, o pensamento no Sculo das Luzes, critica ao absolutismo, pensadores iluministas, Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke, Diderot e D'Alembert, idias dos principais filsofos, filosofia e poltica nos sculos XVII e XVIII.

Jean Jacques Rousseau: um dos principais filsofos do iluminismo

Introduo

Este movimento surgiu na Frana do sculo XVII e defendia o domnio da razo sobre a viso teocntrica que dominava a Europa desde a Idade Mdia. Segundo os filsofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propsito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Os ideais iluministas

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenas religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evoluo do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questes que, at ento, eram justificadas somente pela f.

Sculo das Luzes O apogeu deste movimento foi atingido no sculo XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Sculo das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na Frana, onde influenciou a Revoluo Francesa atravs de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Tambm teve influncia em outros movimentos sociais como na independncia das colnias inglesas na Amrica do Norte e na Inconfidncia Mineira, ocorrida no Brasil.

Para os filsofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porm, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcanada. Por esta razo, eles eram contra as imposies de carter religioso, contra as prticas mercantilistas, contrrios ao absolutismo do rei, alm dos privilgios dados a nobreza e ao clero. Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuam, eles no tinham poder em questes polticas devido a sua forma participao limitada. Naquele perodo, o Antigo Regime ainda vigorava na Frana, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as prticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questes econmicas. No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negcios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados no s os privilgios de poucos (clero e nobreza), como tambm, as prticas mercantilistas que impediam a expanso comercial para a classe burguesa.

Principais filsofos iluministas

Os principais filsofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo atravs do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e no poupava crtica a intolerncia religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idia de um estado democrtico que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a diviso do poder poltico em Legislativo, Executivo e Judicirio; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond dAlembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopdia que reunia conhecimentos e pensamentos filosficos da poca.

Absolutismo
Histria do Mercantilismo, Absolutismo Monrquico, tericos do Absolutismo: Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, histria da Inglaterra, Antigo Regime, monarquia absolutista

Henrique VIII: representante mximo do absolutismo ingls

Introduo Podemos definir o absolutismo como um sistema poltico e administrativo que prevaleceu nos pases da Europa, na poca do Antigo Regime (sculos XVI ao XVIII ). No final da Idade Mdia (sculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralizao poltica nas mos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois interessa a ela um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio poltico e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurana dentro de seus reinos. Nesta poca, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorizao ou aprovao poltica da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigaes de acordo com seus interesses econmicos. Agia em assuntos

religiosos, chegando, at mesmo, a controlar o clero em algumas regies. Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela populao mais pobre. Esta tinha pouco poder poltico para exigir ou negociar. Os reis usavam a fora e a violncia de seus exrcitos para reprimir, prender ou at mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrria aos interesses ou leis definidas pelos monarcas. Exemplos de alguns reis deste perodo : Henrique VIII - Dinastia Tudor : governou a Inglaterra no sculo XVII Elizabeth I - Dinastia Stuart - rainha da Inglaterra no sculo XVII Luis XIV - Dinastia dos Bourbons - conhecido como Rei Sol - governou a Frana entre 1643 e 1715. Fernando e Isabel - governaram a Espanha no sculo XVI.

Tericos do Absolutismo

Muitos filsofos desta poca desenvolveram teorias e chegaram at mesmo a escrever livros defendendo o poder dos monarcas europeus. Abaixo alguns exemplos: Jacques Bossuet : para este filsofo francs o rei era o representante de Deus na Terra. Portanto, todos deveriam obedec-lo sem contestar suas atitudes. Nicolau Maquiavel : Escreveu um livro, " O Prncipe", onde defendia o poder dos reis. De acordo com as idias deste livro, o governante poderia fazer qualquer coisa em seu territrio para conseguir a ordem. De acordo com o pensador, o rei poderia usar at mesmo a violncia para atingir seus objetivos. deste terico a famosa frase : " Os fins justificam os meios." Thomas Hobbes : Este pensador ingls, autor do livro " O Leviat ", defendia a idia de que o rei salvou a civilizao da barbrie e, portanto, atravs de um contrato social, a populao deveria ceder ao Estado todos os poderes.

Mercantilismo: a prtica econmica do absolutismo

Podemos definir o mercantilismo como sendo a poltica econmica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como j dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos pases. O objetivo principal destes governos era alcanar o mximo possvel de desenvolvimento econmico, atravs do acmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestgio, poder e respeito internacional. Podemos citar como principais caractersticas do sistema econmico mercantilista: Metalismo, Industrializao, Protecionismo Alfandegrio, Pacto Colonial, Balana Comercial Favorvel.

Monarquia

Saiba o que monarquia, sistema de governo, rei, caractersticas, monarquias constitucionais

Luis XV: rei da Frana no sculo XVIII

Definio Monarquia um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um pas como chefe de Estado. A transmisso de poder ocorre de forma hereditria (de pai para filho), portanto no h eleies para a escolha de um monarca. este governa de forma vitalcia, ou seja, at morrer ou abdicar. A monarquia foi muito comum nos pases da Europa durante a Idade Mdia e Moderna. Neste ltimo caso, os monarcas governavam sem limites de poder. Este sistema ficou conhecido como absolutismo. Com Revoluo

Francesa (1789), este sistema de governo entrou em decadncia, sendo substitudo pela Repblica, em grande parte dos pases. Atualmente, poucos pases utilizam este sistema de governo e, os que usam, deixam poucos poderes nas mos do rei. Neste sentido, podemos citar as Monarquias Constitucionais do Reino Unido, Austrlia, Noruega, Sucia, Canad, Japo e Dinamarca. Nestes pases, o monarca funciona como uma figura decorativa e tradicional, pois O Brasil j teve monarquia entre os anos de 1822 e 1889, com os reinados de D. Pedro I e D. Pedro II.

Antigo Regime

O que foi, histria, caractersticas, absolutismo, mercantilismo, sistema de governo

Antigo Regime: poder concentrado nas mos do rei (retrato do rei Luis XIV da Frana)

Introduo

O absolutismo foi um sistema poltico-administrativo que vigorou nos pases europeus, na perodo do Antigo Regime (entre os sculos XVI ao XVIII ). O absolutismo comeou a se formar no final da Idade Mdia (sculos XIV e XV), quanto ocorreu uma forte concentrao de poderes polticos nas mos dos monarcas.

Principais reis absolutistas : - Henrique VIII (Dinastia Tudor) - governou a Inglaterra no sculo XVII - Elizabeth I (Dinastia Stuart) - rainha da Inglaterra no sculo XVII - Luis XIV (Dinastia dos Bourbons) - conhecido como Rei Sol - governou a Frana entre 1643 e 1715. - Luis XV (Dinastia dos Bourbons) - governou a Frana entre 1715 e 1774. - Luis XVI ( Dinastia dos Bourbons) - governou a Frana entre 1774 e 1791 - Fernando de Arago e Isabel de Castela - governaram a Espanha no sculo XVI. - D. Joo V (Dinastia de Bragana) - governou Portugal de 1707 at 1750 - Fernando VII (Dinastia de Bourbon) - governo a Espanha de 1808 a 1833 - Nicoau II (Dinastia Romanov) - governou a Rssia entre 1894 e 1917

Voc sabia? Ainda existem pases cuja forma de governo a monarquia absolutista. So eles: Om, Qatar, Suazilndia e Brunei. Arbia Saudita e Jordnia seguem o sistema de monarquia constitucional.

Reis Absolutistas
Principais reis do absolutismo europeu, os monarcas absolutistas

Luis XIV da Frana: tambm conhecido como "Rei Sol O que foi O Antigo Regime pode ser definido como um sistema de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os sculos XVI e XVIII.

A principais caractersticas do Antigo Regime foram:

- Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os mtodos democrticos, impondo sua prpria vontade na elaborao e aplicao das leis. Grande parte dos recursos arrecadados com impostos era utilizado para manter os gastos e o luxo da corte.

- Mercantilismo: o estado tinha como objetivos a obteno de metais precisos (para fabricao de moedas), manuteno da balana comercial favorvel, protecionismo alfandegrio, acmulo de riquezas nas mos dos reis e nfase no comrcio martimo. A Revoluo Francesa (1789), foi o fato histrico que deu incio ao fim do Antigo Regime na Europa, pois tirou do poder a monarquia absolutista.

Dinastia
Saiba o que dinastia, famlia real, reis, rainhas e prncipes, principais dinastias

Luis XVI: da dinastia Bourbon (Frana) Definio Dinastia corresponde a um perodo em que prncipes, reis e rainhas pertencentes a uma mesma famlia real permanecem no poder. Como numa Dinastia o poder transmitido de forma hereditria (de pai para filho), uma mesma famlia permanece, muitas vezes, durante sculos no trono de uma nao. As dinastias mais famosas da histria foram:

- Dinastia Tang (China) - Dinastia Yuan (China) - Dinastia Ming (China) - Dinastia de Bragana (Portugal) - Dinastia de Borgonha (Portugal e Espanha) - Dinastia de Orlans e Bragana (Brasil) - Dinastia dos Stuarts (Esccia) - Dinastia Tudor (Inglaterra) - Dinastia dos Valois (Frana

Revoluo Francesa
Antecedentes, causas, Tomada da Bastilha, girondinos e jacobinos, monarquia constitucional, Repblica jacobina, Robespierre, burguesia no poder, Napoleo Bonaparte, Histria da Frana, aspectos da economia, resumo.

Queda da Bastilha: marco da Revoluo Francesa

Contexto Histrico: A Frana no sculo XVIII

A situao da Frana no sculo XVIII era de extrema injustia social na poca do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza. A Frana era um pas absolutista nesta poca. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justia, a poltica e at mesmo a religio dos sditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores no podiam votar, nem mesmo dar opinies na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (priso poltica da monarquia) ou condenados guilhotina. A sociedade francesa do sculo XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirmide social, estava o clero que tambm tinha o privilgio de no pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua famlia, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como j dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condio de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema misria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condio social melhor, desejava uma participao poltica maior e mais liberdade econmica em seu trabalho.

A Revoluo Francesa (14/07/1789)

A situao social era to grave e o nvel de insatisfao popular to grande que o povo foi s ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionrios foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o incio do processo revolucionrio, pois a priso poltica era o smbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionrios era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francs. Durante o processo revolucionrio, grande parte da nobreza deixou a Frana, porm a famlia real foi capturada enquanto tentava fugir do pas. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.O clero tambm no saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revoluo. No ms de agosto de 1789, a Assemblia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Este importante documento trazia significativos avanos sociais, garantindo direitos iguais aos cidados, alm de maior participao poltica para o povo.

Girondinos e Jacobinos

Aps a revoluo, o terceiro estado comea a se transformar e partidos comeam a surgir com opinies diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participao maior dos trabalhadores urbanos e rurais na poltica. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participao popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam tambm profundas mudanas na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

A Fase do Terror

Maximilien de Robespierre: defesa de mudanas radicais

Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organizao as guardas nacionais. Estas, recebem ordens dos lderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposio foram condenados a morte neste perodo. A violncia e a radicalizao poltica so as marcas desta poca.

A burguesia no poder

Napoleo Bonaparte: implantao do governo burgus

Em 1795, os girondinos assumem o poder e comeam a instalar um governo burgus na Frana. Uma nova Constituio aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos polticos e econmico. O general francs Napoleo Bonaparte colocado no poder, aps o Golpe de 18 de Brumrio (9 de novembro de 1799) com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burgus. Napoleo assumi o cargo de primeiro-cnsul da Frana, instaurando uma ditadura.

Concluso A Revoluo Francesa foi um importante marco na Histria Moderna da nossa civilizao. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilgios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma

a garantir seu domnio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revoluo. A Revoluo Francesa tambm influenciou, com seus ideais iluministas, a independncia de alguns pases da Amrica Espanhola e o movimento de Inconfidncia Mineira no Brasil

Vous aimerez peut-être aussi