Vous êtes sur la page 1sur 4

1

CONTRATO DE LOCAO DE IMVEL COMERCIAL


I - PARTES: Pelo presente instrumento particular, de um lado, como LOCADORA, o ________________________________________., inscrito no CNPJ sob o n _____________________, com sede na rua _________________, neste ato representado por ____________________________, (nacionalidade), (estado civil), portador da cdula de identidade RG n _____________ e inscrito no CPF/MF sob o n ___________________, com endereo comercial na __________________________, estado e cidade de So Paulo e, de outro lado, como LOCATRIO, o ____________________________________, inscrito no CNPJ sob o n _____________________, com sede na rua _________________, neste ato representado por

____________________________, (nacionalidade), (estado civil), portador da cdula de identidade RG n _____________ e inscrito no CPF/MF sob o n ___________________, com endereo comercial na __________________________, estado e cidade de So Paulo, tm entre si, justo e acordado o presente Contrato de Locao de Imvel Comercial, mediante as clusulas e condies abaixo estipuladas:

II - IMVEL: O presente contrato tem como objeto: Servios de Terraplanagem LOCALIZADO NA REA DE _______ METROS QUADRADOS, SITO NA _____________________________, (cidade e estado). III PRAZO: O prazo de locao de __ (______) meses/anos, tendo incio em __ de ____________de 2011 e trmino previsto para o dia __ de ______________de 20__.

Pargrafo Primeiro: Se o LOCATRIO, usando da faculdade que lhe confere o artigo 4 da Lei n. 8.245 de 18 do outubro de 1991, devolver o imvel locado antes do decorrido o prazo ajustado no caput desta clusula, pagar a LOCADORA a multa compensatria correspondente a 02 (dois) meses de aluguel em vigor, reduzida proporcionalmente ao tempo do contrato j cumprido, na forma do artigo 924 do cdigo civil, na base de um doze 1/12 (um doze avos) para cada ms j transcorrido.

Pargrafo Segundo: Findo prazo acima ajustado, se LOCATRIO continuar no imvel por mais de 30 (trinta) dias, sem oposio daLOCADORA, ficar a locao prorrogada automaticamente por prazo indeterminado, nas mesmas bases contratuais; entretanto, o imvel somente poder ser retomado nos casos previstos em lei, mas poder ser devolvido peloLOCATRIOa qualquer tempo, sem a incidncia de qualquer multa por este motivo, desde que mediante comunicao prvia, por escrito, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, da data da restituio do imvel locado, sob pena de pagar a quantia correspondente a um ms de aluguel e encargos vigentes.

Pargrafo Terceiro: Aps o recebimento de pedido por escrito do LOCATRIO, aLOCADORAter o prazo de 5 (cinco) dias para efetuar a vistoria do imvel, correndo por conta do LOCATRIO o aluguel at a efetiva devoluo do imvel o LOCADORA. IV FINALIDADE: O imvel locado para uso exclusivamente comercial para servios de Terraplanagem. V PREO E FORMA DE PAGAMENTO:

2
O valor do aluguel mensal de R$___________ (_____________),sendo que dever ser pago todo dia ___ (_______) de cada ms na (conta corrente), ao LOCADOR, mediante recibo.

Pargrafo nico: O aluguel dever ser pago em cheques nominais a___________________________ nos dias descritos no caput desta clusula.

VI - ATRASO OU FALTA DO PAGAMENTO: O no pagamento do aluguel no prazo ajustado na clusula V implicar em multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do dbito, juros de 1% (um por cento) ao ms pro rata dia e correo monetria calculada pelo IGPM da FGV.

Pargrafo Primeiro: Se aLOCADORA admitir em benefcio do LOCATRIO qualquer atraso no pagamento de aluguel e demais despesas que lhe incumba ou no cumprimento de qualquer obrigao contratual, essa tolerncia no poder ser considerada como alterao das condies desde contrato, pois se constituir em ato de mera liberalidade daLOCADORA.

Pargrafo Segundo: O pagamento de obrigaes posteriores no significa e nem representa a quitao de outras obrigaes estipuladas no presente contrato, deixadas a ser pagas nas pocas devidas, principalmente no tocante a encargos j fixados.

Pargrafo Terceiro: A falta de pagamento nas pocas supra determinadas dos alugueres e encargos por si s constituir ao LOCATRIO em mora, independente de qualquer interpelao, notificao ou aviso extrajudicial. VII REAJUSTE: O aluguel pactuado na clusula V sofrer reajustes anuais com base na variao do IPC/FGV, IGPM/FGV, IGPDI/FGV ou outro ndice que porventura vier a ser adotado em substituio desses pelo governo, o qual ser sempre utilizado o maior ndice ora estipulado.

VIII - USO DO IMVEL: O LOCATRIO obriga-se a manter o imvel locado em boas condies de higiene, limpeza e conservao, mantendo em perfeito estado as suas instalaes eltricas e hidrulicas (se possuir), a fim de restitu-lo no estado em que recebeu, salvo as deterioraes decorrentes do uso normal.

Pargrafo nico: O LOCATRIO se obriga, no trmino da locao, entregar o imvel livre e desembaraado de coisas e pessoas, no estado em que recebeu, salvo trabalhos realizados devido os servios deterraplanagem descritos nas clusulas II e IV, independente de notificao judicial ou extrajudicial.

IX - BENFEITORIAS: Todas as benfeitorias que forem introduzidas, excludas as de natureza profissional e mveis, ficaro integradas ao imvel, sem que, por elas tenha o LOCATRIO direito a qualquer indenizao ou pagamento. Ficando estabelecido ainda que para introduzir tais benfeitorias o LOCATRIOdepender de prvia autorizao daLOCADORA.

X - EXIGNCIAS DOS PODERES PBLICOS: O LOCATRIO ser o nico responsvel perante as autoridades pblicas pela atividade que exercer no imvel, se obrigando a satisfazer, por sua conta exclusiva, a todas as exigncias do Poder Pblico, assumindo toda a responsabilidade por qualquer

3
infrao em que incorra a esse propsito pela inobservncia das determinaes das autoridades competentes, sendo que as citadas exigncias no constituiro motivo para resciso contratual.

XI - CESSO, SUBLOCAO E EMPRSTIMO: expressamente vedado ao LOCATRIO sublocar o imvel no todo ou em parte, ced-lo a terceiros, seja a ttulo gratuito ou oneroso, transferir o contrato ou dar destinao diversa do uso ou finalidade prevista neste contrato, sem prvia autorizao daLOCADORA.

X - DESPESAS DE CONDOMNIO, CONSUMO E TAXAS: Todos os impostos e taxas que anualmente incidem ou que venham a incidir sobre o imvel, em especial IPTU, sero de inteira responsabilidade do LOCATRIO, que se obriga a pag-lo nos seus vencimentos, sob pena de infrao contratual. So ainda de responsabilidade do LOCATRIO as contas de luz, gua, gs e telefone se for o caso, e outras ligadas ao uso do imvel.

Pargrafo nico: O LOCATRIO ser responsvel pelas despesas e multas decorrentes de eventuais retenes de avisos de lanamento de impostos e taxas, os quais devero ser entregues, em tempo hbil, a LOCADORA ou quando esta solicitar.

XI - VISTORIA: Fica o LOCADOR, por si ou seus procuradores, autorizado a vistoriar o imvel locado sempre que julgar necessrio, em dia e hora previamente acordados, com a finalidade de verificar o seu estado de conservao.

XII - RESCISO: O presente contrato ficar rescindido de pleno direito, independentemente de qualquer notificao judicial ou extrajudicial e sem que assista a nenhuma das partes o direito a qualquer indenizao, ficando as partes, da por diante, desobrigadas por todas as clusulas deste contrato, nos seguintes casos:

a) Processo de desapropriao total ou parcial do imvel locado, ressalvando ao LOCATRIO a faculdade de reclamar somente contra o poder expropriante a indenizao pelos prejuzos que porventura tenha sofrido;

b) Ocorrncia de qualquer evento ou incndio do imvel locado que impea a sua ocupao, havendo ou no culpa do locatrio e dos que esto sob sua responsabilidade; ou

c) Qualquer outro fato que obrigue o impedimento do imvel locado, impossibilitando a continuidade da locao.

Pargrafo nico: No caso de interdio do imvel pelo Poder Pblico fica o LOCATRIO obrigado a desocup-lo no prazo que lhe for conferido pela Administrao Pblica, no cabendo nenhum direito a indenizao de qualquer ordem daLOCADORA.

XIII - ALIENAO DO IMVEL: Se aLOCADORA manifestar a inteno de alienar o imvel fica o LOCATRIO obrigado a permitir a visita dos pretendentes a compra, ao menos 3 (trs) dias por semana, em horrio a ser estabelecido entre as partes, sendo que a sua recusa caracterizar infrao contratual de natureza grave.

XIV - INFRAO CONTRATUAL:

4
As partes contratantes se obrigam a respeitarem todas as clusulas do presente contrato, ficando estabelecido que a parte que infringir qualquer das clusulas ser obrigada a pagar a parte inocente multa equivalente a 2 (dois) alugueres vigentes a poca da infrao, garantida ainda, a parte inocente, o direito de poder considerar simultaneamente rescindida a locao, independentemente de qualquer outra formalidade judicial ou extrajudicial. Ressalta-se que o pagamento dessa multa no exime o pagamento dos alugueres atrasados, alm de despesas e encargos inerentes ao caso. XV DISPOSIES GERAIS: O LOCATRIO j anteriormente qualificado, pelo presente instrumento, nomeia-se e constitui-se independente de ordem mencionada, seu bastante procurador para fim especial, de em seu nome e em nome de qualquer dos outros que esta outorga a receber notificaes, intimaes, citao de toda a ao judicial decorrente do presente contrato.

XVI - FORO: Tudo que for devido em razo deste contrato ser cobrado em processo executivo ou em ao apropriada no foro de situao do imvel, com renncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja, correndo por conta da parte vencida, alm do principal e da multa estipulada na clusula XIV, todas as despesas judiciais e extrajudiciais.

E, por estarem assim justas, contratadas, ciente e de acordo com todas as clusulas e condies do presente contrato de locao, as partes por si e seus herdeiros e sucessores, assinam o presente instrumento nas suas 2 (duas) vias para um s efeito, na presena de 2 (duas) testemunhas.

So Paulo, 01 de dezembro de 2010.

LOCADORA

________________________________________________________________ _____________________________________ Representada por _________________________

LOCATRIO

________________________________________________________________ _____________________________________ Representada por _________________________

Testemunhas:

Nome: ____________________________ RG:_______________________________ CPF: _____________________________ Ass: ______________________________

Nome:__________________________ RG: ____________________________ CPF: ___________________________ Ass: ___________________________

Vous aimerez peut-être aussi