Vous êtes sur la page 1sur 64

SIMULADO FUNDAO CEFET BAHIA 1 Em todo o mundo, as doenas cardiovasculares destacam-se por suas elevadas taxas de mortalidade.

Com o objetivo de reduzir essa prevalncia e otimizar a abordagem teraputica e nutricional, a Organizao Mundial de Sade (OMS) estratificou os fatores de risco para o desenvolvimento de doenas cardiovasculares em fatores no modificveis, fatores parcialmente modificveis e fatores modificveis. So considerados fatores de risco parcialmente modificveis para o desenvolvimento de Doena Arterial Coronariana (DAC) os relacionados A) estresse, tabagismo e obesidade. B) hipercolesterolemia, obesidade e tabagismo. C) aumento da Lp(a), fibrinognio e homocistena. D) hipertenso arterial, diabetes mellitus e obesidade. E) histria familiar positiva para DAC, estresse e sedentarismo.

2 Se houver adquirido a estabilidade no servio pblico, o servidor s perder o cargo: A) em virtude de processo administrativo em que seja assistido por advogado. B) em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. C) em virtude de deciso judicial. D) se for condenado em qualquer processo criminal. E) em virtude, exclusivamente, de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. 3 A Constituio Federal estabelece que o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, ao entrar em exerccio, ficar sujeito a estgio probatrio, aps o qual ser avaliado e, se aprovado, adquirir a estabilidade. De acordo com a norma constitucional o perodo do estgio probatrio de: ABCDE04 (quatro) anos 02 (dois) anos 01 (um) ano 05 (cinco) anos 03 (trs) anos

4 A alternativa que apresenta um corante utilizado para a contagem de reticulcitos no sangue perifrico a: A) Corante de Wright. B) Azul de Cresil Brilhante. C) Corante de Giemsa. D) Colorao Ziehl-Nielsen. E) Lactofenol Azul de Algodo.

5 Durante a realizao da classificao sangunea direta do sistema ABO e do fator Rh em dois irmos, (X e Y), houve aglutinao de hemcias na presena do soro anti-A e anti-D no irmo mais velho (X) e, no irmo mais jovem (Y), apenas do anti-D. Diante desses achados, a classificao sangnea dos irmos X e Y corresponde, respectivamente, s informaes presentes em: A) A positivo e O positivo. B) O positivo e A positivo. C) A negativo e O negativo. D) B positivo e AB positivo. E) B negativo e AB negativo.

6 O anticoagulante que deve ser utilizado na coleta de sangue total para a determinao da glicose plasmtica , preferencialmente, A) EDTA. B) citrato de sdio. C) fluoreto de sdio. D) heparina. E) varfarina

7 A amostra de urina adequada para realizao do exame clearance de creatinina deve ser A) o primeiro jato urinrio. B) o jato mdio urinrio. C) a primeira urina da manh. D) a urina de 24 horas. E) uma amostra aleatria.

8 As vidrarias utilizadas em laboratrio que possuem aferio exata so A) Erlenmeyer e Bquer. B) Bquer e Balo de fundo redondo. C) Pipeta graduada e Balo volumtrico. D) Proveta graduada e Clice graduado. E) Pipeta volumtrica e Balo volumtrico.

9 Diversos so os componentes que fazem parte do microscpio ptico. Em funo dos componentes do microscpio e de sua funcionalidade, pode-se afirmar: A) O charriot utilizado para percorrer os campos da lmina em anlise. B) O diafragma controla a intensidade do contraste para focar os objetos. C) Para a fonte de luz normalmente utilizada uma lmpada fluorescente. D) O condensador aplicado para controlar a intensidade da cor dos objetos. E) O parafuso micromtrico realiza o ajuste de grande amplitude para focalizar o objeto.

10 Os meios utilizados nos laboratrios de microbiologia para o cultivo de bactrias so conhecidos como artificiais ou sintticos. Com base nessa informao, pode-se afirmar que o meio. A) enriquecido corresponde ao caldo contendo um grande suprimento de antimicrobianos, que inibem o crescimento dos microorganismos fastidiosos.

B) seletivo contm inibidores adicionados, que tornam invivel o crescimento de certos microorganismos sem inibir o microorganismo que est sendo pesquisado.

C) diferencial permite a diferenciao de microorganismo e, como exemplo, utilizado o gar-sangue para diferenciar os bacilos gram-negativos de amostra de fezes. D) slido ou em placa envolve a utilizao de uma agulha bacteriolgica que, em seguida, utilizada no processo conhecido como semeadura em estrias. E) deve ser incubado, aps a inoculao, para cultivar a maioria dos patgenos humanos, sendo que o incubador deve ser ajustado ente 42C e 45C.

11 Alguns conceitos bsicos so fundamentais para definir o processo de esterilizao e desinfeco no laboratrio de anlises clnicas. Com relao a esses conceitos fundamentais, pode-se afirmar: A) A assepsia a ausncia de fungos causadores de infeco. B) A esterilizao o processo de destruio de bactrias viveis, capazes de se multiplicar. C) A anti-sepsia uma desinfeco da pele, que no pode ser esterilizada e deve permanecer viva. D) A desinfeco a destruio de todos os micrbios viveis, incluindo bactrias, vrus e fungos. E) A pasteurizao uma desinfeco suave por meio de aquecimento em altas temperaturas.

12 Em funo da morfologia e colorao pelo mtodo de Gram, o Staphylococcus aureus; a Neisseria gonorrhoeae; o Clostridium difficile e Escherichia coli so, respectivamente, A) Cocos gram-negativos, bastonetes gram-positivos, cocos gram-positivos e bastonetes gram-negativos. B) Cocos gram-positivos, diplococos gram-positivos, bastonetes gram-positivos e bastonetes gram-positivos. C) Cocos gram-positivos, cocos gram-positivos, bastonetes gram-negativos e bastonetes gram-negativos.

D) Cocos gram-positivos, diplococos gram-negativos, bastonetes gram-positivos e bastonete gram-negativos. E) Cocos gram-negativo, cocos gram-negativos, bastonetes gram-negativo e bastonetes gram-positivos.

13 Aps a realizao da contagem do nmero de hemcias por L de sangue, da determinao da concentrao de hemoglobina e do hematcrito, em um laboratrio de anlises clnicas, foram obtidos os seguintes resultados: Contagem de hemcias (Hm) = 4,10 por L de sangue Hemoglobina (Hb) = 10,0g/dL Hematcrito (HT) = 32,0% Com base nesses valores, pode-se afirmar que o VCM, o HCM e o CHCM possuem, respectivamente, os seguintes valores: A) 25, 32 e 79. B) 41, 32 e 10. C) 78, 24 e 31. D) 79, 25 e 32. E) 310, 240 e 780.

14 A Constituio Federal de 1988 redefine o conceito de sade. Para se ter sade, preciso ter acesso a um conjunto de fatores, como alimentao, moradia, emprego, lazer, educao. A partir das definies legais estabelecidas pela Constituio e pela Lei Orgnica da Sade n 8.080/90, iniciou-se o processo de implantao do Sistema nico de Sade SUS. Em relao s diretrizes e aos princpios do SUS, correto afirmar: A) A centralizao do poder deve ter uma direo nica na esfera municipal. B) A assistncia sade desigual, privilegiando-se os menos favorecidos. C) O acesso das pessoas aos servios de sade, em todos os nveis da assistncia, universal. D) A assistncia deve ser fragmentada, com prioridade para as atividades curativas em detrimento das aes preventivas.

E) A participao da comunidade restrita aos atendimentos nas unidades bsicas de sade e hospitais, no podendo fazer parte dos conselhos de sade.

15 A legislao federal estabeleceu as normas gerais que orientam a participao da comunidade na gesto do SUS por meio das Conferncias e dos Conselhos de Sade. Com base nessa informao, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( V ) As Conferncias de Sade possibilitam o exerccio do controle social, tendo como objetivo avaliar a situao de sade e propor as diretrizes da poltica de sade em cada nvel de governo. ( F ) As Conferncias e os Conselhos de Sade sero compostos por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios em quantitativo igual para cada segmento. ( V ) Os Conselhos de Sade atuam na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros. A alternativa que apresenta a seqncia correta VFV

16 Com base na anlise da gravura e nos conhecimentos sobre a febre amarela, identifique a afirmativa incorreta. A) A doena infecciosa, febril, aguda, causada pelo vrus amarlico e transmitida por vetores, possuindo dois ciclos epidemiolgicos distintos (silvestre e urbano). B) O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, tambm o principal transmissor da febre amarela urbana. C) Os principais sintomas da febre amarela so mal-estar, febre alta, calafrios, dor muscular forte, dor de cabea, cansao, vmitos e diarria. D) Os indivduos que se deslocam para rea endmica precisam ser vacinados com antecedncia de 10 dias para que a vacina contra a febre amarela lhes d a devida proteo. E) A vacina contra febre amarela deve ser administrada a partir dos 9 meses, sem limite de idade, por via subcutnea, em duas doses, com intervalo de 30 dias entre as doses e o reforo, a cada 5 anos.

17 A promoo da sade da mulher depender das atividades desenvolvidas pelo servio de sade, bem como do envolvimento e da participao da comunidade e da

equipe de sade na execuo dessas atividades. Das aes do Programa de Assistncia Integral a Sade da Mulher exclui-se o procedimento indicado em: A) Assistncia ao pr-natal, ao parto e ao puerprio. B) Tratamento do cncer crvico-uterino e de mamas, alem de diagnstico, bem como das doenas sexualmente transmissveis. C) Orientao quanto s questes relativas ao aleitamento materno e aos cuidados com recm-nascido. D) Distribuio de mtodos contraceptivos pelo programa de planejamento familiar exclusivamente para mulheres casadas, sendo proibida sua distribuio para as adolescentes. E) Realizao de visitas domiciliares de acordo a necessidade das pacientes.

18 Considerando-se que o Sistema nico de Sade SUS , por definio constitucional, um sistema pblico e de carter universal, e com base na concepo de sade como direito de cidadania e nas diretrizes organizativas, pode-se afirmar: A) A participao da sociedade atravs dos Conselhos de Sade, na gesto do SUS, tem por objetivo colocar as aes e os servios do municpio na direo dos interesses prprios de cada conselheiro. B) A cobrana de taxas extras permitida pelas instituies privadas, credenciadas ao SUS, que buscam com essa ao ofertar um atendimento de qualidade ao usurio. C) As unidades de sade prestaro atendimento integral, porm devero priorizar as atividades curativas, deixando em segundo plano as aes preventivas. D) O Ministrio da Sade o nico rgo a que compete financiar as aes e servios do SUS. E) O SUS possui, dentre outras atribuies, a competncia de executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica.

19 rgo definido na Lei n 8.142/90 como rgo colegiado, de carter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de servios, profissionais de sade e usurios, que atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros ; A) o Ministrio da Sade. B) o Conselho de Sade.

C) a Secretaria de Sade. D) a Conferncia de Sade. E) o Conselho Intergestor da Sade.

20 Em relao Lei n 8.080/90, pode-se afirmar: I. A sade um direito de todos e dever exclusivo do Estado, o que exclui a responsabilidade das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade quanto s questes relativas sade. II. Os Planos de Sade sero a base das atividades e programaes de cada esfera de gesto do SUS. III. A assistncia sade dever ser igual para todos, sem preconceitos ou privilgio de qualquer espcie. IV. A gratuidade das aes e dos servios de sade, no SUS, s assegurada para pessoas de classe social menos favorecida e nas unidades pblicas de sade. A alternativa em que todas as afirmativas esto corretas a A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) I, III e IV.

21 Com base nos conhecimentos sobre a questo em pauta e na Portaria GM n 648/06 que aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica, incorreto afirmar: A) As aes e os servios de sade da Ateno Bsica, tanto no mbito individual como coletivo, abrangem somente a promoo e a preveno da sade. B) A Secretaria Municipal de Sade juntamente com a Secretaria Estadual de Sade so responsveis pela educao permanente dos profissionais da Ateno Bsica. C) A eliminao da hansenase, o controle da tuberculose, a sade da criana, a sade bucal, dentre outras, so reas estratgicas da Ateno Bsica para atuao em todo o territrio nacional.

D) A Sade da Famlia uma estratgia prioritria para a reorganizao da Ateno Bsica. E) A estratgia de Sade da Famlia deve ser um espao de construo de cidadania.

22 A Lei n 8.080/90 regulamenta, em todo o territrio nacional, A) as diretrizes operacionais do Pacto pela Sade 2006 Consolidao do SUS. B) a participao da comunidade na gesto do SUS e as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade. C) a poltica de sade da pessoa idosa. D) as aes e os servios de sade, executados isolada ou conjuntamente, em carter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurdicas de direito pblico ou privado. E) a Poltica de Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e normas para a organizao da Ateno bsica, para o Programa Sade da Famlia e para o Programa Agentes Comunitrios de Sade.

23 Segundo dados da Organizao Mundial da Sade, atualmente quase 200 milhes de pessoas sofrem de Diabetes mellitus em todo o mundo. Em relao ao Diabetes mellitus, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Os pacientes com Diabetes mellitus tipo II so dependentes do uso da insulina e, por isso, esse tipo de diabetes tambm conhecido como insulino-dependente. ( ) Os sintomas da doena decorrem do aumento da glicemia, sendo eles identificados como polidipsia, poliria, polifagia, perda de peso, fadiga, cansao e tontura. ( ) Os fatores de risco para a doena so histria familiar, sedentarismo, hipertenso arterial, obesidade, uso de medicamentos que aumentam a glicose e dieta rica em acares. ( ) Essa doena um mal metablico curvel, caracterizado pelo aumento dos nveis de glicose no sangue, resultado da deficincia de produo e/ou de ao da insulina. ( ) A doena, caso no seja controlada corretamente, pode levar a complicaes, como deficincia circulatria, leses renais e cegueira. A) F V V F V B) V F V F F C) V V V F V

D) F V V F F E) F V F V V

24 As autarquias so organismos institudos por lei com o objetivo de desenvolver uma atividade especfica, com autonomia administrativa e financeira. Sobre a autarquia correto afirmar que: A- sua personalidade nasce com o registro de seu estatuto elaborado segundo a lei que autorizou a sua criao. B- pessoa jurdica de direito pblico e integra a administrao indireta. C- entidade subordinada entidade estatal a que pertence e integra a administrao pblica indireta. D- integra a administrao pblica indireta e pode ser criada por ato do chefe do Poder Executivo de qualquer ente poltico: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. E- pessoa jurdica de direito pblico e integra a administrao pblica direta.

25Apesar de adotar como regra a impossibilidade de se acumular cargos pblicos, a Constituio Federal permite que os professores e os profissionais de sade acumulem cargos pblicos, quando houver compatibilidade de horrios, sendo correto afirmar que possvel a acumulao de: A-dois cargos de professor e outro profissional de sade. B-dois cargos privativos de profissionais de sade, e outro tcnico ou cientfico. C-um cargo tcnico ou cientfico e outro de professor. D-dois cargos de mdico e um cargo de professor. E-dois cargos de professor e outro tcnico ou cientfico.

26 A Constituio Federal ocupou-se de regular a matria relativa ao concurso pblico, estabelecendo no que concerne ao prazo de validade que ele ser de: A-quatro anos, improrrogveis. B-trs anos, prorrogvel por igual perodo. C-at dois anos, prorrogvel uma vez por igual perodo.

D-at dois anos, prorrogvel uma vez por mais um ano. E-dois anos, prorrogvel por at duas vezes por igual perodo.

27 De acordo com as disposies da Constituio Federal, so poderes da Unio que devem atuar de forma independente e harmnica entre si o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Tambm estabelece a nossa Constituio em seu artigo 44 que o Poder Legislativo ser exercido pelos seguintes rgos: A) Cmara dos Deputados B) Senado Federal C) Congresso Nacional e pelos Ministros de Estado D) Assemblia Nacional Constituinte e Ministros do Supremo Tribunal Federal E) Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal

28 O funcionrio responsvel pelo setor de matrcula atendeu um aluno que perdera o prazo para matricular-se. Aps alguns minutos de conversa, o dito servidor exigiu do aluno a quantia de R$1.000,00 (um mil reais) para matricul-lo. Neste caso, o funcionrio cometeu o crime de: A-roubo B-prevaricao C-concusso D-peculato E-corrupo passiva

29 No sistema do Cdigo Penal Brasileiro existem crimes que so tpicos do servio pblico, pois s se caracterizam quando praticados exclusivamente por servidores pblicos, dentre eles os Seguintes: A-peculato e prevaricao B-apropriao indbita e extorso C-estelionato e concusso D-corrupo ativa e falsificao de documento

E-extorso e corrupo passiva

30 Nos termos do artigo 37 da Constituio Federal, so princpios constitucionais explcitos controladores da atuao da Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios:

A-moralidade, legalidade e supremacia do interesse pblico B-legalidade, impessoalidade e moralidade C-eficincia, moralidade e supremacia do interesse pblico D-legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia E-Impessoalidade, moralidade e supremacia do bem comum

31 A prestao de servios pblicos de competncia das trs esferas estatais Unio, Estado-membro e Municpio. A Constituio Federal, porm, distribui esta competncia entre os entes estatais de modo a evitar conflito de atribuies entre eles, autorizando a prestao dos servios por particulares ou por entes da administrao pblica indireta. Sobre este tema correto firmar que:

A-os servios pblicos de competncia da Unio no podem ser objeto de concesso. B-a Unio pode explorar diretamente, ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de transporte ferrovirio e aquavirio entre portos brasileiros e fronteiras nacionais. C-a organizao e a manuteno do Poder Judicirio do Distrito Federal podem ser realizadas por terceiros, mediante autorizao da Unio. D-a navegao area e a infra-estrutura aeroporturia so servios que no admitem a explorao mediante concesso a terceiros. E-os servios de energia eltrica podem ser prestados diretamente pela Unio ou pelos Estados ou por terceiros mediante contrato de permisso, exclusivamente

32 A Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria dispe sobre o regulamento tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade com vistas a preservar a Sade Pblica e a qualidade do meio ambiente, considerando que os

servios de sade so os responsveis pelo correto gerenciamento de todos os RSS (Resduos de Servio de Sade) por ele gerados, atendendo s normas e exigncias legais desde o momento de sua gerao at a sua destinao final. Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa correta:

A-Os princpios de Biossegurana no tm a funo de previnir acidentes. B-A segregao dos RSS no reduz o volume de resduos perigosos. C-A separao dos RSS desde o momento da sua gerao possibilita a ocorrncia de acidentes ocupacionais. D-Cabe aos rgos de Vigilncia Sanitria o gerenciamento e a fiscalizao dos RSS. E- As tcnicas de manuseio dos RSS no atendem s normas e exigncias legais.

33 O sistema nico de Sade (SUS) tem como princpio A-atender a populao adstrita e municipalizar servios. B-descentralizar os servios e atender clientela adstrita. C-dar poder total ao municpio com a gerncia pela comunidade. D-descentralizao poltico-administrativa, universalidade da assistncia e integralidade das aes. E-centralizao dos servios, atender populao adstrita e usar maior especializao.

34 Existem casos de contrataes de servios de sade de instituies privadas para servirem ao Sistema nico de Sade e que so perfeitamente legais, segundo a Constituio Federal. Porm, nestes casos tero preferncia: A-os hospitais universitrios B-as unidades hospitalares e os ambulatrios C-entidades de ensino e pesquisa D-entidades filantrpicas E-instituies hospitalares

35 Os Programas de Sade em mbito nacional so provenientes de rgos: ABCDECentrais Regionais Locais Internacionais Focais

36 Os materiais prfuro-cortantes devem ser descartados separadamente no local de sua gerao, imediatamente aps o uso ou a necessidade de descarte, em recipientes rgidos, resistentes a punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados, atendendo aos parmetros referenciados na norma NBR (Norma Brasileira de Resduos) 13853/97 da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), sendo expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartveis, sendo proibido reencap-las ou proceder a sua retirada manualmente. Com base no texto, assinale a alternativa correta. A- O recipiente de descarte deve atingir 2/5 de sua capacidade ou o nvel de preenchimento ficar a 5 (cinco) cm de distncia da boca do recipiente. B- O recipiente de descarte deve atingir 2/10 de sua capacidade ou o nvel de preenchimento ficar a 10 (dez) cm de distncia da boca do recipiente. C- O recipiente de descarte deve atingir 2/3 de sua capacidade ou o nvel de preenchimento ficar a 5 (cinco) cm de distncia da boca do recipiente,sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento. D- O recipiente de descarte deve atingir 2/2 de sua capacidade ou o nvel de preenchimento ficar 2 (dois) cm de distncia da boca do recipiente, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento. E- O recipiente de descarte deve atingir 2/7 de sua capacidade ou nvel de preenchimento, ficar 7 (sete) cm de distncia da boca do recipiente, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.

37 As substncias qumicas utilizadas na esterilizao podem ser classificadas como: A- anti-spticas, desinfectantes e esterilizantes

BCDE-

esterilizantes, irradiantes e no ionizantes ionizantes, anti-spticas e desinfectantes solveis, no solveis e desinfectantes anti-spticas, ionizantes e solveis

38 Um dos princpios do Sistema nico de Sade SUS a descentralizao dos servios com direo nica em cada esfera de governo. Com base na Lei n 8.080/90, excetua-se das atribuies comuns s trs esferas de governo A) elaborar normas para regular e gerir as atividades de servios privados de sade, tendo em vista a sua relevncia pblica. B) participar na formulao e na execuo da poltica de formao e desenvolvimento de recursos humanos para a sade. C) elaborar normas tcnico-cientficas de promoo, proteo e recuperao da sade. D) implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados. E) elaborar e atualizar periodicamente o Plano de Sade.

39 A regionalizao uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gesto e deve orientar adescentralizao das aes e dos servios de sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores. Em relao aos instrumentos de planejamento da regionalizao, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O Plano Diretor de Regionalizao PDR especifica os pactos de referncia entre municpios, gerando a parcela de recursos destinada prpria populao e populao referenciada. ( ) A Programao Pactuada e Integrada da Ateno em Sade PPI expressa o desenho final das redes regionalizadas de ateno sade, organizadas dentro dos territrios das regies e macrorregies de sade. ( ) O Plano Diretor de Investimento PDI expressa os recursos de investimentos para atender s necessidades pactuadas no processo de planejamento regional e estadual. A alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo, a A) F V F B) F F V C) V F V

D) V V F E) V V V

40 Sobre o financiamento do SUS, incorreto afirmar: A) Cada esfera de gesto do SUS ter os recursos financeiros depositados em conta especial. B) Os Conselhos de Sade fiscalizaro as movimentaes financeiras dos fundos de sade. C) A destinao de subvenes e auxlios a instituies prestadoras de servios de sade com fins lucrativos permitida, tendo em vista a relevncia desse servio para a sade da populao. D) O plano de sade ser a base das atividades e programaes de cada nvel de direo do SUS. E) A transferncia de recursos para o financiamento de aes na rea de sade, no previstas no plano de sade, vedada, exceto em situaes emergenciais ou de calamidade pblica.

41 Considerando a necessidade de promover mudanas de atitude em todas as prticas de ateno e gesto que fortaleam a autonomia e o direito do cidado, o Ministrio da Sade, o Conselho Nacional de Sade e a Comisso Intergestora Tripartite apresentam a Carta dos Direitos dos Usurios da Sade e convidam todos os gestores, profissionais de sade, organizaes civis, instituies e pessoas interessadas para que promovam o respeito desses direitos e assegurem seu reconhecimento efetivo e sua aplicao. (BRASIL. Ministrio da Sade. Carta dos direitos dos usurios da sade. Ilustrada. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. Adaptado.) Sobre o Pacto pela Sade 2006, incorreto afirmar que .

A) reitera a importncia da participao e do controle social com o compromisso de apoio sua qualificao. B) prope um financiamento tripartite que estimula critrios de eqidade nas transferncias fundo a fundo. C) refora a territorializao da sade como base para organizao dos sistemas, estruturando as regies sanitrias. D) radicaliza a descentralizao de atribuies da Unio para os estados e para os municpios, promovendo um choque de descentralizao.

E) deve ser revisado a cada trs anos, com base nos princpios constitucionais do SUS e nfase nas necessidades de sade da populao. 42 O Brasil um pas com muitas diferenas e iniqidades regionais. O processo de descentralizao do SUS ampliou o contato do sistema com a realidade social, poltica e administrativa do pas e com essas especificidades regionais. Sobre o SUS, pode-se afirmar: A) Esse sistema de sade participa da formulao da poltica e da execuo de aes de saneamento bsico. B) O Conselho e a Conferncia de Sade, na prtica, so espaos de participao popular, no entanto, no so legtimos. C) A identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade um dos princpios norteadores do SUS. D) A assistncia sade ser integral e livre aos trabalhadores que no tenham plano de sade, tendo preferncia os mais necessitados. E) A rede de servios ser centralizada conforme necessidade de grupos especficos da populao e prioritria para servios assistenciais, com a participao suplementar dos servios privados.

43 A administrao indireta, denominada por alguns doutrinadores como administrao descentralizada, que pode ser instituda por qualquer um dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreende:

A- a execuo das atividades da administrao pblica transferidas para empresas privadas, mediante regular contratao atravs de processo licitatrio BCDEentidade criada somente por Decreto do Presidente da Repblica as instituies e rgos de direito pblico os ministrios e fundaes a autarquia, que somente poder ser criada por lei especfica

44 O Estado brasileiro organizado de acordo com a teoria da tripartio do Poder do Estado, como est disposto no artigo 2 da Constituio Federal. Dessa forma, constituem Poderes da Unio: A- o Ministrio Pblico Federal, o Senado Federal e a Cmara dos Deputados B- o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justia C- a Unio, os Estados e os Municpios

D- o Executivo, o Legislativo e o Judicirio E- a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal

45 A validade dos atos administrativos tem na finalidade, entre seus requisitos ou elementos essenciais, a vinculao com o princpio constitucional da: ABCDElegalidade moralidade impessoalidade eficincia economicidade

46 Aps decorrido perodo probatrio, se aprovado na avaliao, o servidor adquire estabilidade no: ABCDEcargo emprego pblico funo pblica servio pblico Estado

47 So estveis os servidores pblicos nos termos do art. 41 da Constituio Federal de 1988: A- os nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, aps trs anos de efetivo exerccio. B- os nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, aps dois anos de efetivo exerccio, e desde que considerados aptos ao final desse estgio probatrio. C- os nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, aps dois anos, independente do efetivo exerccio. D- os nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, aps trs anos, independente do efetivo exerccio. E) os nomeados para os cargos de livre nomeao e exonerao (confiana) que tenham exercido por mais de 10 anos ininterruptos.

48 A proibio de acumular cargos, empregos e funes como estabelecida no art. 37, inciso XVII da Constituio Federal: A- restringe-se aos rgos da Administrao direta federal, estadual e municipal

B- alcana rgos e entidades da Administrao direta e indireta federal, estadual e municipal C- estende-se s concessionrias de servios pblicos em geral D- impede o servidor pblico, tambm, de exercer atividade no setor privado E- no alcana a sociedade de economia mista, por ser de direito privado

49 O Sistema nico de Sade (SUS) consiste em um conjunto de aes e servios de sade que tem como premissa bsica garantir um dos direitos fundamentais do ser humano. Portanto, dos princpios norteadores do SUS exclui-se o indicado em A) A universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia. B) A participao da comunidade, nela compreendidas as pessoas, a famlia e a sociedade. C) A igualdade da assistncia sade, sem privilgios ou preconceitos de qualquer espcie. D) A integralidade da assistncia, com priorizao das aes preventivas e coletivas, sem prejuzo das aes curativas e individuais. E) A descentralizao poltico-administrativa com nfase na descentralizao das aes de sade para os estados, viabilizada por meio da regionalizao e hierarquizao da rede de servios.

50 A Sade direito de todos e dever do Estado. Dessa forma, das responsabilidades do poder pblico excetua-se A) ordenar a formao de recursos humanos na rea da sade. B) implantar aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. C) atuar em reas que possibilitem o desenvolvimento cientfico e tecnolgico do setor sade. D) regular, fiscalizar e controlar as aes e os servios de sade em mbito nacional, estadual e municipal. E) definir os percentuais mnimos a serem aplicados anualmente no setor sade pelos entes federados, assim como pelas instituies privadas que participam do SUS em carter complementar.

51 Em relao ao Conselho Municipal de Sade e Conferncia Municipal de Sade, pode-se afirmar que ambos

A) tm a responsabilidade de formular e executar aes de sade. B) possuem representao paritria dos profissionais de sade em relao ao conjunto dos demais segmentos. C) so compostos por representantes do governo, prestadores de servios, profissionais de sade e usurios. D) tero sua organizao e normas de funcionamento definidas em regulamento a ser elaborado pelo Conselho Estadual de Sade. E) so instncias colegiadas, de carter permanente e deliberativo, compostos por representantes de vrios segmentos sociais e que atuam na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade municipal.

52 A Portaria GM n 399/2006 aprova o Pacto pela Sade 2006, que tem por objetivo consolidar o SUS. Considere as afirmativas: I. Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto do SUS compem o Pacto pela Sade. II. Sade do idoso, reduo da mortalidade infantil e materna, promoo da sade e fortalecimento da ateno bsica so prioridades do Pacto pela Vida. III. O Plano Diretor de Regionalizao e a Programao Pactuada e Integrada so instrumentos de planejamento em Sade, que tem por objetivo garantir a integralidade na ateno sade com racionalizao de gastos e otimizao de recursos. IV. O estmulo prtica de atividade fsica regular, alimentao saudvel e ao combate ao tabagismo integram aes de promoo da sade enfatizadas no Pacto pela Vida. Alternativa em que todas as afirmativas indicadas so verdadeiras a A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) I, II, III e IV.

53 Em relao Ateno Bsica, responsabilidade exclusiva dos municpios A) selecionar, contratar e remunerar os profissionais que compem as equipes multiprofissionais de Ateno Bsica, inclusive os da Sade da Famlia. B) definir e rever, de forma pactuada, na Comisso Intergestores Tripartite, as diretrizes e as normas da Sade da Famlia. C) desenvolver mecanismos, tcnicas e estratgias organizacionais de qualificao de recursos humanos para gesto. D) garantir recursos para compor o financiamento da Ateno Bsica. E) monitorar e avaliar os indicadores da Ateno Bsica. Em relao Biossegurana, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Assepsia o conjunto de procedimentos que visam impedir a penetrao de microorganismos em determinada rea ou superfcie que no os contenha. ( ) Degermao o ato de remoo parcial ou a reduo dos microorganismos da pele ou de outros tecidos por mtodos quimiomecnicos. ( ) Desinfeco o processo de destruio de todos os organismos patognicos. A alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo, a A)V F V B) F V V C) V V F D) F F V E) V V V 54 Um dos princpios do Sistema nico de Sade SUS a descentralizao dos servios com direo nica em cada esfera de governo. Com base na Lei n 8.080/90, excetua-se das atribuies comuns s trs esferas de governo. A) elaborar normas para regular e gerir as atividades de servios privados de sade, tendo em vista a sua relevncia pblica. B) participar na formulao e na execuo da poltica de formao e desenvolvimento de recursos humanos para a sade. C) elaborar normas tcnico-cientficas de promoo, proteo e recuperao da sade. D) implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.

E) elaborar e atualizar periodicamente o Plano de Sade.

55 A regionalizao uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gesto e deve orientar a descentralizao das aes e dos servios de sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores. Em relao aos instrumentos de planejamento da regionalizao, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O Plano Diretor de Regionalizao PDR especifica os pactos de referncia entre municpios, gerando a parcela de recursos destinada prpria populao e populao referenciada. ( ) A Programao Pactuada e Integrada da Ateno em Sade PPI expressa o desenho final das redes regionalizadas de ateno sade, organizadas dentro dos territrios das regies e macrorregies de sade. ( ) O Plano Diretor de Investimento PDI expressa os recursos de investimentos para atender s necessidades pactuadas no processo de planejamento regional e estadual. A alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo, a A) F V F B) F F V C) V F V D) V V F E) V V V

56 Sobre o financiamento do SUS, incorreto afirmar: A) Cada esfera de gesto do SUS ter os recursos financeiros depositados em conta especial. B) Os Conselhos de Sade fiscalizaro as movimentaes financeiras dos fundos de sade. C) A destinao de subvenes e auxlios a instituies prestadoras de servios de sade com fins lucrativos permitida, tendo em vista a relevncia desse servio para a sade da populao. D) O plano de sade ser a base das atividades e programaes de cada nvel de direo do SUS.

E) A transferncia de recursos para o financiamento de aes na rea de sade, no previstas no plano de sade, vedada, exceto em situaes emergenciais ou de calamidade pblica.

57 Considerando a necessidade de promover mudanas de atitude em todas as prticas de ateno e gesto que fortaleam a autonomia e o direito do cidado, o Ministrio da Sade, o Conselho Nacional de Sade e a Comisso Intergestora Tripartite apresentam a Carta dos Direitos dos Usurios da Sade e convidam todos os gestores, profissionais de sade, organizaes civis, instituies e pessoas interessadas para que promovam o respeito desses direitos e assegurem seu reconhecimento efetivo e sua aplicao. (BRASIL. Ministrio da Sade. Carta dos direitos dos usurios da sade. Ilustrada. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. Adaptado.) Sobre o Pacto pela Sade 2006, incorreto afirmar que A) reitera a importncia da participao e do controle social com o compromisso de apoio sua qualificao. B) prope um financiamento tripartite que estimula critrios de eqidade nas transferncias fundo a fundo. C) refora a territorializao da sade como base para organizao dos sistemas, estruturando as regies sanitrias. D) radicaliza a descentralizao de atribuies da Unio para os estados e para os municpios, promovendo um choque de descentralizao. E) deve ser revisado a cada trs anos, com base nos princpios constitucionais do SUS e nfase nas necessidades de sade da populao.

58 O Brasil um pas com muitas diferenas e iniqidades regionais. O processo de descentralizao do SUS ampliou o contato do sistema com a realidade social, poltica e administrativa do pas e com essas especificidades regionais. Sobre o SUS, pode-se afirmar: A) Esse sistema de sade participa da formulao da poltica e da execuo de aes de saneamento bsico. B) O Conselho e a Conferncia de Sade, na prtica, so espaos de participao popular, no entanto, no so legtimos. C) A identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade um dos princpios norteadores do SUS. D) A assistncia sade ser integral e livre aos trabalhadores que no tenham plano de sade, tendo preferncia os mais necessitados.

E) A rede de servios ser centralizada conforme necessidade de grupos especficos da populao e prioritria para servios assistenciais, com a participao suplementar dos servios privados.

59 O trato gastrointestinal o maior rgo endcrino do organismo. Os hormnios produzidos por esse rgo influenciam a motilidade e a secreo de eletrlitos, enzimas e outros hormnios. Os principais hormnios produzidos pelo TGI so A) glucagon, insulina e secretina. B) gastrina, insulina e cido clordrico. C) somatostatina, insulina e secretina. D) gastrina, secretina e colecistocinina. E) epinefrina, norepinefrina e aldosterona.

60 Sobre as doenas cardiovasculares, pode-se afirmar: A) Os fitoestrgenos (genistena e daidzena) induzem a hipertrigliceridemia. B) As fibras insolveis so as grandes aliadas no controle das placas de ateroma. C) O resveratrol, encontrado no vinho tinto, responsvel pelo aumento do LDL-C. D) Os cidos graxos trans possuem estrutura fsica, qumica e metablica similar s das gorduras insaturadas e, portanto, essas gorduras no alteram a colesterolemia. E) A homocistena um fator de risco para o desenvolvimento de Doena Arterial Coronariana (DAC), que pode ser controlado com a correta ingesto de alimentos ricos em B6, B12 e Folato.

61 Um dos princpios do Sistema nico de Sade SUS a descentralizao dos servios com direo nica em cada esfera de governo. Com base na Lei n 8.080/90, excetua-se das atribuies comuns s trs esferas de governo A) elaborar normas para regular e gerir as atividades de servios privados de sade, tendo em vista a sua relevncia pblica. B) participar na formulao e na execuo da poltica de formao e desenvolvimento de recursos humanos para a sade.

C) elaborar normas tcnico-cientficas de promoo, proteo e recuperao da sade. D) implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados. E) elaborar e atualizar periodicamente o Plano de Sade.

62 A regionalizao uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gesto e deve orientar a descentralizao das aes e dos servios de sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores. Em relao aos instrumentos de planejamento da regionalizao, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O Plano Diretor de Regionalizao PDR especifica os pactos de referncia entre municpios, gerando a parcela de recursos destinada prpria populao e populao referenciada. ( ) A Programao Pactuada e Integrada da Ateno em Sade PPI expressa o desenho final das redes regionalizadas de ateno sade, organizadas dentro dos territrios das regies e macrorregies de sade. ( ) O Plano Diretor de Investimento PDI expressa os recursos de investimentos para atender s necessidades pactuadas no processo de planejamento regional e estadual. A alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo, A) F V F B) F F V C) V F V D) V V F E) V V V

63 Sobre o financiamento do SUS, incorreto afirmar: A) Cada esfera de gesto do SUS ter os recursos financeiros depositados em conta especial. B) Os Conselhos de Sade fiscalizaro as movimentaes financeiras dos fundos de sade. C) A destinao de subvenes e auxlios a instituies prestadoras de servios de sade com fins lucrativos permitida, tendo em vista a relevncia desse servio para a sade da populao.

D) O plano de sade ser a base das atividades e programaes de cada nvel de direo do SUS. E) A transferncia de recursos para o financiamento de aes na rea de sade, no previstas no plano de sade, vedada, exceto em situaes emergenciais ou de calamidade pblica.

64 O Brasil um pas com muitas diferenas e iniqidades regionais. O processo de descentralizao do SUS ampliou o contato do sistema com a realidade social, poltica e administrativa do pas e com essas especificidades regionais. Sobre o SUS, pode-se afirmar: A) Esse sistema de sade participa da formulao da poltica e da execuo de aes de saneamento bsico. B) O Conselho e a Conferncia de Sade, na prtica, so espaos de participao popular, no entanto, no so legtimos. C) A identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade um dos princpios norteadores do SUS. D) A assistncia sade ser integral e livre aos trabalhadores que no tenham plano de sade, tendo preferncia os mais necessitados. E) A rede de servios ser centralizada conforme necessidade de grupos especficos da populao e prioritria para servios assistenciais, com a participao suplementar dos servios privados.

65 Com relao ao Diabetes Mellitus Tipo 2, correto afirmar: A) caracterizado pelo hipoinsulinismo absoluto, devido destruio das Ilhotas de Langhans. B) Apresenta freqente ocorrncia de cetoacidose diabtica. C) A reverso da hiperglicemia pode melhorar a funo da clula beta, na sua fase inicial. D) O aumento dos cidos graxos circulantes no tem efeito inibitrio sobre a secreo pancretica da insulina. E) A presena de anticorpos anti-insulina um importante preditor.

66 Com relao ao Diabetes Mellitus Tipo 1, correto afirmar: A) A obesidade visceral importante fator contribuinte. B) O Diabetes Mellitus Tipo 1 s se manifesta clinicamente quando 90% ou mais das clulas beta esto disfuncionantes. C) O baixo peso ao nascer aumenta o seu risco na fase adulta. D) A predisposio gentica bem maior no Diabetes Mellitus Tipo 1 do que no Diabetes Mellitus E) Tipo 2. A ocorrncia de cetoacidose diabtica um critrio clnico absoluto para a diferenciao entre os dois tipos de DM.

67 Com base no conhecimento clnico-patolgico da Doena de Chagas, pode-se afirmar: A) A Doena de Chagas acomete basicamente o corao, o fgado, o esfago e o clon. B) O exame da gota espessa apresenta alta sensibilidade para o diagnstico da doena aguda. C) A forma aguda da Doena de Chagas caracterizada por cefalia, febre, coriza, associadas hepatoesplenomegalia e linfomonocitose. D) A fase mais avanada da doena cardaca chagsica crnica marcada pela disfuno sistlica global, levando ao quadro clnico de insuficincia cardaca congestiva. E) Os fenmenos trombo-emblicos so raros na cardiopatia chagsica, e no afetam a sua mortalidade.

68 No caso da hepatite A, correto afirmar: A) A infeco por hepatite A vem, quase sempre, acompanhada por sintomas especficos. B) O estado de portador crnico assintomtico uma ocorrncia eventual na hepatite A. C) Somente o achado de IgM anti-HAV autoriza o diagnstico da hepatite A aguda. D) A doena se cronifica, em grande nmero de casos. E) O isolamento dos pacientes recm-diagnosticados com hepatite A fundamental para conter a disseminao da doena.

69 No processo de transmisso da tuberculose pulmonar, A) os bacilos que se depositam nas roupas, lenis, copos e outros objetos desempenham importante papel na transmisso da tuberculose.

B) as gotculas mais pesadas, eliminadas pela tosse de um doente com tuberculose pulmonar bacilfera, contm mais bacilos e possuem maior poder de contaminao. C) estima-se que, na prtica, pelo menos 5 bacilos sejam necessrios para desencadear o processo infeccioso em um contactante com resistncia natural normal. D) o risco de transmisso de tuberculose muito maior em ambientes ao ar livre, devido natureza aerbica do bacilo.

E) os bacilos deglutidos so inativados pelo suco gstrico e eliminados nas fezes.

70 A partir dos conhecimentos sobre as doenas da tireide, correto afirmar: A) A tireide libera T4 e T3, em propores iguais. B) O hipertireoidismo qualquer estado resultante do excesso de hormnios da tireide nos tecidos. C) O diagnstico de hipertireoidismo requer a demonstrao de um TSH indetectvel com T4 livre aumentado. D) O T3 total e o T3 livre podem se encontrar normais em certos casos de hipertireoidismo. E) O ndice de complicaes com a cirurgia muito baixo, sendo a mais comum a paralisia do nervo larngeo recorrente. 71 A respeito da Lei n. 9.782/1999, que define o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria e cria a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA, correto afirmar que coordenar o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria da competncia A) exclusiva da Unio atravs da ANVISA. B) da Unio atravs da ANVISA e dos estados, atravs das vigilncias estaduais. C) da Unio atravs da ANVISA, dos estados e municpios, atravs das vigilncias estaduais e municipais. D) da Unio atravs da ANVISA, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, atravs das vigilncias estaduais , municipais e do Distrito. E) da Unio atravs da ANVISA, e do Distrito Federal, por meio da vigilncias do Distrito.

72 A Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA uma agncia reguladora, vinculada ao Ministrio da Sade. A ela compete, respeitada a legislao em vigor, A) fiscalizar as coberturas e o cumprimento da legislao referente aos aspectos sanitrios e epidemiolgicos, relativos prestao de servios mdicos e hospitalares no mbito da sade suplementar. B) fiscalizar radioistopos, para uso diagnstico in vivo, e radiofrmacos e produtos radioativos utilizados em diagnsticos e terapia. C) articular-se com os rgos de defesa do consumidor, visando eficcia da proteo e defesa do consumidor de servios privados de assistncia sade, observado o disposto na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990. D) fiscalizar os usos de recursos hdricos nos corpos de gua de domnio da Unio. E) fiscalizar diretamente, ou mediante convnios com rgos dos estados e do Distrito Federal, as atividades integrantes da indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis, bem como aplicar as sanes administrativas e pecunirias previstas em lei, regulamento ou contrato.

73 A Vigilncia Sanitria VISA uma das reas de competncia do SUS, prevista na Lei n 8.080, de 1990. Entende-se como VISA: A) as etapas e os processos da produo ao consumo e da prestao de servios que se relacionem, direta ou indiretamente, com a sade, de competncia exclusiva dos estados. B) o conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. C) o controle dos riscos e agravos sade, dos surtos e das doenas prevenveis por vacinao. D) o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, exercido exclusivamente pela Unio. E) o conjunto de aes adotadas continuamente pelas autoridades sanitrias para garantir a efetiva e adequada aplicao de recursos da sade.

74 Conforme dispe a Portaria Federal do Ministrio da Sade n 3.120, de 1 julho de 1998, que trata da sade do trabalhador, pode-se se afirmar: A) Apenas os trabalhadores da zona urbana, independente de sua forma de insero no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vnculo empregatcio, pblico ou privado, autnomo, domstico, aposentado ou demitido, so objeto e sujeitos da Vigilncia em Sade do Trabalhador. B) A Vigilncia em Sade do Trabalhador uma ao desvinculada do Sistema nico de Sade e dos Sistemas Nacionais de Vigilncia Sanitria e de Vigilncia Epidemiolgica, articulada com a rea assistencial. C) A vigilncia em sade do trabalhador afasta-se do modelo epidemiolgico de pesquisa dos agravos, nos diversos nveis da relao entre trabalho e a sade. D) A vigilncia em Sade do Trabalhador compe um conjunto de prticas sanitrias, articuladas supra-setorialmente, cuja especificidade est centrada na relao da sade com o ambiente e com os processos de trabalho e nesta com a assistncia, calcada nos princpios da vigilncia em sade, para a melhoria das condies de vida e sade da populao. E) O municpio e os distritos sanitrios no se constituem instncias efetivas de desenvolvimento das aes de vigilncia em sade do trabalhador, no estando integrandos aos nveis estadual e nacional do Sistema nico de Sade.

75 Ao Ministrio da Sade compete, atravs da Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS), com base na Portaria n 1.172 de 2.004, A) monitorar a evoluo dos preos de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e servios de sade. B) normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substncias e servios de interesse para a sade. C) atuar sobre a vigilncia das doenas transmissveis, a vigilncia das doenas e dos agravos no transmissveis e dos seus fatores de risco, a vigilncia ambiental em sade e a vigilncia da situao de sade. D) fiscalizar quaisquer produtos que envolvam a possibilidade de risco sade, obtidos por engenharia gentica, por outro procedimento ou ainda submetidos a fontes de radiao. E) fiscalizar o comrcio de cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumgero, derivado ou no do tabaco.

76 O Sistema de Informaes em Sade tem como um de seus objetivos bsicos, na concepo do Sistema nico de Sade (SUS), possibilitar a anlise da situao de sade no nvel local, considerando, necessariamente, as condies de vida da populao na determinao do processo sade-doena. So Sistemas de Informaes em Sade: A) Sistema de Nacional de Informao sobre Agravos (SINAN), Sistema de Informao sobre Martenidade (SIM), Sistema de Informao sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Imunizaes (SI-PNI), Sistema de Informaes Hospitalares (SIH/SUS), Sistema de Informaes da Assistenciais do SUS (SIA/SUS). B) Sistema de Informao sobre Agravos de Notificao (SINAN), Sistema de Informao sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informao sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informao do Programa Nacional de Imunizaes (SI-PNI), Sistema de Informaes Hospitalares (SIH/SUS), Sistema de Informaes Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). C) Sistema de Agravos de Notificao (SINAN), Sistema de Informao sobre Maternidade (SIM), Sistema de Informao sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informao do Programa Imunizaes (SI-PNI), Sistema de Informaes Hospitalares (SIH/SUS), Sistema de Informaes de Assistncia a Sade do SUS (SIA/SUS). D) Sistema de Agravos de Notificao (SINAN), Sistema de Informao sobre Materno infantil (SIM), Sistema de Informao sobre Nascimentos (SINASC), Sistema de Informao do Programa Imunizaes (SI-PNI), Sistema de Informaes Hospitalares (SIH/SUS), Sistema de Informaes da Assistncia a Sade do SUS (SIA/SUS). E) Sistema de Agravos de Notificao (SINAN), Sistema de Informao sobre Materno infantil (SIM), Sistema de Informao sobre Nascimentos (SINASC), Sistema de Informao do Programa Imunizaes (SI-PNI), Sistema de Informaes de Hepatites (SIH/SUS), Sistema de Informaes da Assistncia a Sade do SUS (SIA/SUS).

77 De acordo com Instruo Normativa n 1, de 7 de maro de 2005, de responsabilidade do Subsistema Nacional de Vigilncia em Sade Ambiental a promoo da sade ambiental, a preveno e o controle dos fatores de riscos relacionados com as doenas e outros agravos sade, em especial. A) gua para consumo humano e animais peonhentos. B) desastres naturais e animais sinantrpicos. C) animais sinantrpicos e peonhentos. D) contaminantes ambientais e substncias qumicas.

E) acidentes com ofdios e com produtos perigosos.

78 Na prtica diria do farmacutico, de fundamental importncia o conhecimento da patognese, caractersticas e tratamento das diversas doenas, incluindo-se aquelas de origem bacteriana. Com relao aos Streptococcus pyogenes do grupo A, correto afirmar: A) A faringite, a febre reumtica, a glomerulonefrite aguda, e a colite pseudomembranosa so doenas causadas unicamente por esses patgenos. B) Esses patgenos, ao microscpio, apresentam-se como cocos gram-negativos dispostos em cadeias. C) O uso do cloranfenicol associado penicilina, est indicado para o tratamento de infeces causadas por esse microorganismo. D) A vagina humana habitada por esse patgeno, podendo ocorrer sua transmisso durante o parto. E) O esfregao corado pelo mtodo de Gram e cultura so indicados para o diagnstico de infeces supurativas.

79 As doenas infecciosas e parasitrias continuam, segundo a Organizao Mundial da Sade, a figurar entre as principais causas de morte em todo o mundo. Dessa forma, para os profissionais de sade, torna-se imperativa a necessidade do conhecimento dos parasitos, das relaes parasito-hospedeiro e das doenas que da possam resultar. Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) A infeco do homem pelos ovos da Taenia solium pode resultar nos quadros clnicos de cisticercose, que constituem as formas mais graves do parasitismo humano, devido s localizaes preferenciais dos cisticercos no sistema nervoso e globo ocular. ( ) A niclosamida e o praziquantel so drogas que podem ser usadas nos casos de infeco por Taenia solium. ( ) Com relao aos aspectos morfolgicos dos vermes adultos do Ascaris lumbricoides, verifica-se que as fmeas so maiores e possuem a parte posterior retilnea ou levemente encurvada, enquanto que os machos so facilmente reconhecveis pelo enrolamento ventral espiralado de sua extremidade caudal. ( ) O oxamniquine e o praziquantel so drogas que podem ser utilizadas no tratamento da esquistossomase mansnica.

( ) O Schistosoma mansoni um parasito que requer dois hospedeiros para completar sua evoluo, um dos quais representado por um molusco aqutico do gnero Biomphalaria. A alternativa que contm a seqncia correta, de cima para baixo, a A) V V F F V B) F F V V F C) F V F V F D) V F V F V E) V V V V V

80 Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) A esterilizao pode ser definida como a completa destruio de todas as formas de vida, incluindo os esporos e os vrus. ( ) O poder esterilizante da luz ultravioleta est praticamente limitado s suspenses bacterianas em gua pura. ( ) A filtrao o mtodo de preferncia para a esterilizao de determinadas solues farmacuticas que possuem componentes termolbeis. ( ) A capacidade oxidante do perxido de hidrognio confere-lhe ao anti-sptica. ( ) A morte de microorganismos ocorre em determinada cintica dependente de duas variveis: a concentrao do agente letal e o tempo de aplicao deste. ( ) O etanol atua como desinfetante por comportar-se como substrato da transpeptidase, uma importante enzima envolvida na sntese da parede bacteriana. A alternativa que apresenta a seqncia correta de cima para baixo, a A) V F F V F F B) F F F V V V C) V V V V V F D) F V F V V F E) V V V F F F

81 Os mtodos sorolgicos tm sido amplamente utilizados pela rapidez, simplicidade e baixo custo operacional. Sobre essa temtica, pode-se afirmar: A) Um teste 100% sensvel apresenta resultados positivos sempre corretos. B) Um teste 100% especfico apresenta resultados negativos sempre corretos. C) Quanto maior a especificidade de um mtodo, maior o nmero de resultados negativos falsos. D) Quanto maior a sensibilidade de um mtodo, maior o nmero de resultados falsamente positivos. E) A prevalncia de um estudo superestimada quando utilizado um teste altamente sensvel.

82 O Sistema nico de Sade (SUS) consiste em um conjunto de aes e servios de sade que tem como premissa bsica garantir um dos direitos fundamentais do ser humano. Portanto, dos princpios norteadores do SUS exclui-se o indicado em A) A universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia. B) A participao da comunidade, nela compreendidas as pessoas, a famlia e a sociedade. C) A igualdade da assistncia sade, sem privilgios ou preconceitos de qualquer espcie. D) A integralidade da assistncia, com priorizao das aes preventivas e coletivas, sem prejuzo das aes curativas e individuais. E) A descentralizao poltico-administrativa com nfase na descentralizao das aes de sade para os estados, viabilizada por meio da regionalizao e hierarquizao da rede de servios.

83 A Sade direito de todos e dever do Estado. Dessa forma, das responsabilidades do poder pblico excetua-se A) ordenar a formao de recursos humanos na rea da sade. B) implantar aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade.

C) atuar em reas que possibilitem o desenvolvimento cientfico e tecnolgico do setor sade. D) regular, fiscalizar e controlar as aes e os servios de sade em mbito nacional, estadual e municipal. E) definir os percentuais mnimos a serem aplicados anualmente no setor sade pelos entes federados, assim como pelas instituies privadas que participam do SUS em carter complementar.

84 Em relao ao Conselho Municipal de Sade e Conferncia Municipal de Sade, pode-se afirmar que ambos A) tm a responsabilidade de formular e executar aes de sade. B) possuem representao paritria dos profissionais de sade em relao ao conjunto dos demais segmentos. C) so compostos por representantes do governo, prestadores de servios, profissionais de sade e usurios. D) tero sua organizao e normas de funcionamento definidas em regulamento a ser elaborado pelo Conselho Estadual de Sade. E) so instncias colegiadas, de carter permanente e deliberativo, compostos por representantes de vrios segmentos sociais e que atuam na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade municipal.

85 A Portaria GM n 399/2006 aprova o Pacto pela Sade 2006, que tem por objetivo consolidar o SUS. Considere as afirmativas: I. Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto do SUS compem o Pacto pela Sade. II. Sade do idoso, reduo da mortalidade infantil e materna, promoo da sade e fortalecimento da ateno bsica so prioridades do Pacto pela Vida. III. O Plano Diretor de Regionalizao e a Programao Pactuada e Integrada so instrumentos de planejamento em Sade, que tem por objetivo garantir a integralidade na ateno sade com racionalizao de gastos e otimizao de recursos. IV. O estmulo prtica de atividade fsica regular, alimentao saudvel e ao combate ao tabagismo integram aes de promoo da sade enfatizadas no Pacto pela Vida.

Alternativa em que todas as afirmativas indicadas so verdadeiras a A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) I, II, III e IV.

86 Em relao Ateno Bsica, responsabilidade exclusiva dos municpios A) selecionar, contratar e remunerar os profissionais que compem as equipes multiprofissionais de Ateno Bsica, inclusive os da Sade da Famlia. B) definir e rever, de forma pactuada, na Comisso Intergestores Tripartite, as diretrizes e as normas da Sade da Famlia. C) desenvolver mecanismos, tcnicas e estratgias organizacionais de qualificao de recursos humanos para gesto. D) garantir recursos para compor o financiamento da Ateno Bsica. E) monitorar e avaliar os indicadores da Ateno Bsica.

87 A informao em sade um importante instrumento para o planejamento, a organizao e a avaliao das aes e dos servios de sade. A alternativa que relaciona, de forma incorreta, o sistema de informao e a principal fonte de alimentao desse sistema a A) SIM (Sistema de Informao sobre Mortalidade) Declarao de bitos. B) SINASC (Sistema de Informao sobre Nascidos Vivos) Declarao de nascidos vivos. C) SINAN (Sistema de Informao sobre Agravos de Notificao) Fichas de notificao e investigao. D) SISVAN (Sistema de Informao sobre Vigilncia Alimentar e Nutricional) Boletim de produo da assistncia nutricional. E) SIOPS (Sistema de Informao sobre Oramento em Sade) Autorizao de Internao Hospitalar (AIH) e Boletim de Produo Ambulatorial (BPA).

88 Dos parmetros estabelecidos pelo Ministrio da Sade para a assistncia prnatal, excetua-se a ; A) imunizao antitetnica e a preveno ou o diagnstico precoce do cncer de colo uterino e de mama. B) captao precoce das gestantes, com realizao da primeira consulta de pr-natal at 120 dias da gestao. C) avaliao do estado nutricional da gestante e o monitoramento, por meio do Sistema de Informao, sobre Vigilncia Nutricional e Alimentar. D) garantia de exames laboratoriais, a exemplo de glicemia de jejum, VDRL, urina tipo 1, sorologia para toxoplasmose e sorologia para hepatite B (HbsAg). E) realizao de, no mnimo, quatro consultas de pr-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, uma no segundo e duas no terceiro trimestre da gestao.

89 O Sistema nico de Sade (SUS) consiste em um conjunto de aes e servios de sade que tem como premissa bsica garantir um dos direitos fundamentais do ser humano. Portanto, dos princpios norteadores do SUS exclui-se o indicado em A) A universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia. B) A participao da comunidade, nela compreendidas as pessoas, a famlia e a sociedade. C) A igualdade da assistncia sade, sem privilgios ou preconceitos de qualquer espcie. D) A integralidade da assistncia, com priorizao das aes preventivas e coletivas, sem prejuzo das aes curativas e individuais. E) A descentralizao poltico-administrativa com nfase na descentralizao das aes de sade para os estados, viabilizada por meio da regionalizao e hierarquizao da rede de servios.

90 A Sade direito de todos e dever do Estado. Dessa forma, das responsabilidades do poder pblico excetua-se A) ordenar a formao de recursos humanos na rea da sade. B) implantar aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade.

C) atuar em reas que possibilitem o desenvolvimento cientfico e tecnolgico do setor sade. D) regular, fiscalizar e controlar as aes e os servios de sade em mbito nacional, estadual e municipal. E) definir os percentuais mnimos a serem aplicados anualmente no setor sade pelos entes federados, assim como pelas instituies privadas que participam do SUS em carter complementar.

91 Em relao ao Conselho Municipal de Sade e Conferncia Municipal de Sade, pode-se afirmar que ambos A) tm a responsabilidade de formular e executar aes de sade. B) possuem representao paritria dos profissionais de sade em relao ao conjunto dos demais segmentos. C) so compostos por representantes do governo, prestadores de servios, profissionais de sade e usurios. D) tero sua organizao e normas de funcionamento definidas em regulamento a ser elaborado pelo Conselho Estadual de Sade. E) so instncias colegiadas, de carter permanente e deliberativo, compostos por representantes de vrios segmentos sociais e que atuam na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade municipal.

92 A Portaria GM n 399/2006 aprova o Pacto pela Sade 2006, que tem por objetivo consolidar o SUS. Considere as afirmativas: I. Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto do SUS compem o Pacto pela Sade. II. Sade do idoso, reduo da mortalidade infantil e materna, promoo da sade e fortalecimento da ateno bsica so prioridades do Pacto pela Vida. III. O Plano Diretor de Regionalizao e a Programao Pactuada e Integrada so instrumentos de planejamento em Sade, que tem por objetivo garantir a integralidade na ateno sade com racionalizao de gastos e otimizao de recursos. IV. O estmulo prtica de atividade fsica regular, alimentao saudvel e ao combate ao tabagismo integram aes de promoo da sade enfatizadas no Pacto pela Vida.

Alternativa em que todas as afirmativas indicadas so verdadeiras a A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) I, II, III e IV.

93 Em relao Ateno Bsica, responsabilidade exclusiva dos municpios A) selecionar, contratar e remunerar os profissionais que compem as equipes multiprofissionais de Ateno Bsica, inclusive os da Sade da Famlia. B) definir e rever, de forma pactuada, na Comisso Intergestores Tripartite, as diretrizes e as normas da Sade da Famlia. C) desenvolver mecanismos, tcnicas e estratgias organizacionais de qualificao de recursos humanos para gesto. D) garantir recursos para compor o financiamento da Ateno Bsica. E) monitorar e avaliar os indicadores da Ateno Bsica.

94 A esterilizao por vapor saturado caracteriza-se pela utilizao de: A) B) C) D) E) estufa autoclave xido de etileno perxido de hidrognio agentes qumicos

95 O processamento de material a ser esterilizado exige: A) Imerso de materiais sujos de matria orgnica em detergente enzimtico e recipiente metlico. B) Escovao com esponja de ao e saponceo. C) Enxge com retirada do sabo, secagem e posterior encaminhamento para a rea de preparo.

D) Preparao do material sem equipamento de proteo individual, pois o material lavado considerado descontaminado. E) Agrupamento do material por tipo de cirurgia.

96 O Sistema nico de Sade SUS foi criado em 1988 com a Promulgao da Constituio Federal, sendo regulamentado pela Lei n 8.080/90. Em relao ao SUS, incorreto afirmar:

A) Est includa no campo de atuao do SUS a fiscalizao direta na fabricao de brinquedos para menores de 1 ano de idade, tendo em vista a ingesto acidental de pequenas peas por crianas nessa faixa etria.

B) Integram o SUS as aes e os servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais e, em carter complementar, pelos servios privados conveniados ou contratados. C) objetivo do SUS assistir s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das atividades preventivas e das aes assistenciais. D) Sero organizados de forma regionalizada e hierarquizada, em nveis de complexidade crescente, os servios e as aes de sade, executados pelo SUS. E) So princpios do SUS o acesso universal a todos os nveis de assistncia, atendimento integral e controle social.

97 Sobre a Estratgia de Sade da Famlia, excetua-se a afirmativa constante em A) item necessrio implantao das equipes de sade da famlia a existncia de equipe multiprofissional, composta, no mnimo, por mdico, enfermeiro, auxiliar ou tcnico de enfermagem e agentes comunitrios de sade. B) Prioriza o atendimento s pessoas com menor poder aquisitivo, em detrimento daquelas que possuem plano de sade, observando o princpio do equilbrio do SUS. C) uma estratgia prioritria de reorientao do modelo de sade vigente no pas, de acordo os preceitos do SUS, fortalecendo a Ateno Bsica Sade. D) uma das caractersticas do processo de trabalho da equipe de sade-famlia definir o territrio de atuao, mapear e reconhecer a rea adscrita.

E) Compete Secretaria Municipal de Sade estimular e viabilizar a capacitao especfica dos profissionais das equipes de sade da famlia.

98 Em relao ao Controle Social, incorreto afirmar: A) A participao da comunidade no SUS, prevista na Lei n 8.080/90, est regulamentada pela Lei n 8.142/90. B) Os usurios possuem representao paritria nos Conselhos e nas Conferncias de Sade em relao ao conjunto dos demais segmentos. C) O Conselho Municipal de Sade ser composto por representantes da cmara municipal de vereadores, clnicas particulares, profissionais de sade e usurios. D) A organizao e as normas de funcionamento das Conferncias e dos Conselhos de Sade sero definidas em regimento prprio, aprovadas pelo respectivo Conselho. E) O Conselho de Sade atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros.

99 A Ateno Bsica caracteriza-se por um conjunto de aes de sade, no mbito individual e coletivo, que abrangem a promoo e a proteo da sade, a preveno de agravos, o diagnstico, o tratamento, a reabilitao e a manuteno da sade. Identifique com V as afirmativas que representam caractersticas do processo de trabalho das equipes de Ateno Bsica e com F, as demais. ( ) Programao e implementao das atividades, priorizando a soluo dos problemas de sade mais freqentes. ( ) Desenvolvimento de aes educativas que possam interferir no processo de sadedoena da populao e ampliar a participao da comunidade na defesa da qualidade de vida. ( ) Assistncia bsica integral e contnua, com garantia de acesso ao apoio diagnstico e laboratorial. ( ) Desenvolvimento prioritrio de aes curativas focalizadas no atendimento s urgncias mdicas. A alternativa que contm a seqncia correta, de cima para baixo, a A) F V F F B) F V V V

C) V F F F D) V V V F E) V V V V

100 A Portaria n 399/06 divulga o Pacto pela Sade / 2006 e aprova suas diretrizes operacionais. O Pacto que estabelece o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades, tais como sade do idoso, controle do cncer de colo de tero e de mama, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da Ateno Bsica aquele conhecido por Pacto A) em Defesa do SUS. B) da Ateno Bsica. C) de Compromisso. D) de Gesto. E) pela Vida.

101 A esterilizao pode ser definida como um processo que promove completa eliminao e destruio de microorganismos. J a desinfeco representa um mtodo capaz de eliminar alguns microorganismos patognicos. Em funo do conhecimento sobre esses processos, pode-se afirmar que a utilizao A) do perxido de hidrognio representa um mtodo fsico de esterilizao de materiais biolgicos. B) da soluo aquosa de formaldedo representa um mtodo fsico de esterilizao de materiais biolgicos. C) do lcool etlico a 30% representa o melhor mtodo qumico de desinfeco de materiais biolgicos. D) do hipoclorito de sdio no representa um bom mtodo qumico de desinfeco de materiais biolgicos. E) do vapor saturado, sob presso da autoclave, representa um mtodo fsico de esterilizao de materiais biolgicos.

102 Para a preparao de solues e reativos, as vidrarias utilizadas para obteno de volumes precisos so as

indicadas na alternativa A) Erlenmeyer e becker. B) Pipeta graduada e becker. C) Erlenmeyer e proveta graduada. D) Balo volumtrico e Erlenmeyer. E) Proveta graduada e balo volumtrico.

103 O meio de cultura mais indicado para a seleo e a identificao de espcies bacterianas do trato gastrintestinal o Agar A) SS. B) Sangue. C) Simples. D) Sabouraud. E) Mueller Hinton.

104 O mtodo de Gram representa um procedimento fcil e rpido de ser executado na deteco de microorganismos. A alternativa que apresenta espcie de bactria do tipo gram-negativo a A) Micrococcus sp. B) Neisseria gonorrhoeae. C) Staphylococcus aureus. D) Streptococcus pyogenes. E) Staphylococcus epidermidis.

105 Representam protozorios de interesse no diagnstico coproparasitolgico de doenas humanas: A) Giardia lamblia e Taenia sp. B) Trichuris trichiura e Taenia sp.

C) Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. D) Ascaris lumbricoides e Ancylostoma sp. E) Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura.

106 Em relao a Legislao do SUS ,numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) 8080/90 (2) 8142/90 (3) 399/06 (4) 648/06 ( ) Lei federal que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias ( ) Portaria que aprova a Poltica Nacional da Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e as normas para a organizao da Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS). ( ) Divulga o Pacto pela Sade, consolidao do SUS, e aprova as diretrizes operacionais do referido Pacto. ( ) Lei federal que dispe sobre a participao da comunidade na gesto do SUS e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade e d outras providncias. A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) 1 2 4 3 B) 1 4 3 2 C) 2 4 1 3 D) 3 1 4 2 E) 4 3 2 1 107 O Art. 2 da Lei n 8080/90 trata do seguinte assunto: A) O dever do Estado exclui o das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade.

B) Os nveis de sade da populao expressam o investimento na rea hospitalar do pas. C) A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, exclusivamente, a alimentao, a moradia e o saneamento bsico. D) A sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio E) O dever do Estado de garantir a sade consiste na formulao e execuo de polticas pblicas que visem ampliao da rede hospitalar.

108 A Lei n 8080/90 trata sobre as comisses intersetoriais, que tero a finalidade de articular polticas de interesse para a sade, abrangendo as atividades de A) sade do trabalhador e regulao. B) alimentao, nutrio e ateno bsica. C) cincia, tecnologia e mdia complexidade. D) recursos humanos, alimentao e nutrio. E) conselho municipal de sade e conferncias de sade.

109 O Pacto em Defesa do SUS prioriza A) estabelecer as diretrizes para gesto do SUS. B) elaborar e divulgar a carta de direitos dos usurios do SUS. C) implantar a poltica nacional de sade da pessoa idosa, buscando ateno integral. D) definir, de forma inequvoca, as responsabilidades sanitrias de cada instncia gestora do SUS. E) fortalecer a capacidade de resposta do Sistema de Sade s doenas emergentes e endemias.

110 O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Essas prioridades so A) a promoo da sade, a reduo da mortalidade infantil e materna e a sade do idoso.

B) a promoo da sade, a regulao e a reduo da mortalidade infantil e materna. C) a sade do idoso, o fortalecimento da ateno bsica e a regulao. D) o controle do cncer de colo do tero e mama e o controle social. E) o controle social, a promoo da sade e a sade do idoso.

111 A Lei n 8142 dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade. Em relao aos recursos do Fundo Nacional de Sade, correto afirmar que sero alocados como A) investimentos previstos na Conferncia de Sade. B) cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pela Unio. C) despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades da administrao direta e indireta. D) investimentos previstos em lei oramentria, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Ministrio da Sade. E)recursos para cobertura das aes e dos servios de sade, que se destinaro, exclusivamente, a investimentos na rede de servios hospitalares.

112 Sobre a Portaria/GM n 399/06, tambm conhecida como Pacto pela Sade, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O Pacto pela Vida tem como prioridades a sade do idoso, o controle do cncer do colo do tero e da mama, a reduo da mortalidade infantil e materna, o fortalecimento da capacidade de resposta s doenas emergentes e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza, promoo da sade e fortalecimento da Ateno Bsica. ( ) As metas para o controle do cncer de mama, conforme protocolo, devero garantir a puno em 60% dos casos necessrios. ( ) Um dos objetivos do fortalecimento da Ateno Bsica assumir a Estratgia de Sade da Famlia como prioritria. ( ) A elaborao e a publicao da Carta dos Direitos do usurios do SUS constitui uma das aes do Pacto em Defesa do SUS.

( ) O Pacto de Gesto tem como diretrizes a descentralizao, a regionalizao, a privatizao, o planejamento, a regulao, a participao e o controle social, a gesto do trabalho e a educao na sade. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V V B) V F V V F C) V F F F V D) F V V F V E) F V V F F

113 Em relao aos Blocos de Financiamento do Sistema nico de Sade, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O Bloco de Financiamento para a Gesto dividido em dois componentes: Piso da Ateno Bsica e Piso da Ateno Bsica Varivel. ( ) So eixos prioritrios para aplicao de recursos de investimento o estmulo regionalizao e os investimentos para a Ateno Bsica. ( ) O financiamento do SUS de responsabilidade da esfera de gesto municipal. ( ) O Bloco de Financiamento para a Vigilncia em Sade representa o agrupamento das aes de Vigilncia Epidemiolgica, Ambiental e Sanitria. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V B) V F F V C) V V F F D) F V V F E) F V F V

114 A Poltica Nacional da Ateno Bsica estabelece responsabilidades para as trs esferas de governo (federal, estadual, municipal). Correlacione as competncias enumeradas esfera correspondente, ao considerar as seguintes assertivas:

I - Organizar o fluxo de usurios visando garantia das referncias de servio e aes de sade fora do mbito da Ateno Bsica. II -Promover o intercmbio de experincias e estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem o aperfeioamento e a disseminao de tecnologias e conhecimentos voltados Ateno Bsica. III -Contribuir para a reorientao do modelo de ateno sade por meio do apoio da Ateno Bsica e do estmulo adoo de estratgia da Sade da Famlia pelos servios municipais de sade, em carter substitutivo s prticas atualmente vigentes para a Ateno Bsica. A alternativa que contm a sequncia correta das esferas, cujas responsabilidades esto citadas, respectivamente, em I, II e III, a A) Estadual, municipal e federal. B) Federal, municipal e estadual. C) Municipal, federal e estadual. D) Estadual, federal e municipal. E) Municipal, estadual e federal

115 Com relao Poltica Nacional de Promoo da Sade, Portaria n 687/07, correto afirmar: A) Um dos seus objetivos especficos incorporar e implementar aes de promoo da sade com nfase na mdia e alta complexidade. B) Sua diretriz a promoo de mudanas na cultura organizacional, com vistas adoo de prticas verticalizadas de gesto e o estabelecimento de redes de cooperao intersetoriais. C) Seu objetivo contribuir para a elaborao e a implementao de polticas pblicas integradas, que visem melhoria de qualidade de vida, prioritariamente, no planejamento de espaos urbanos. D) Algumas das aes especficas so alimentao saudvel, atividade fsica, preveno e controle do tabagismo e reduo da morbimortalidade por acidentes de trnsito. E) O processo de avaliao passa a constituir parte do planejamento e da implementao das iniciativas de promoo da sade, garantindo tecnologias adequadas, o que constitui responsabilidade prioritria do gestor federal.

116 Sobre a Portaria GM/MS n 648/2006, que aprova a Poltica Nacional da Ateno Bsica, pode-se afirmar: A) O Ministrio da Sade suspender o repasse de recursos do Piso da Ateno Bsica (PAB) aos municpios e ao Distrito Federal, quando da falta de alimentao dos Bancos de Dados Nacionais, estabelecidos como obrigatrios, por trs meses consecutivos ou dois meses alternados, no prazo de um ano. B) O nmero mximo de Equipe de Sade da Famlia pelas quais o municpio e o Distrito Federal podem fazer jus ao recebimento de recursos financeiros especficos ser calculado pela frmula populao / 4000. C) Para Unidade Bsica de Sade, sem Sade da Famlia, em grandes centros urbanos, recomenda-se o parmetro de uma Unidade para at 12 mil habitantes, localizada dentro do territrio pelo qual tem responsabilidade sanitria, garantindo os princpios da Ateno Bsica. D) A realizao do primeiro atendimento s urgncias mdicas e odontolgicas uma das caractersticas do processo de trabalho das equipes de Ateno Bsica. E) O Ministrio da Sade publicar, anualmente, em portaria especfica, os indicadores de acompanhamento da Ateno Bsica para fins de reajuste do PAB varivel.

117 Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. So aes especficas priorizadas na Poltica Nacional de Promoo da Sade, aprovada pela Portaria GM/MS n. 687/2006 ( ) Promoo de aes relativas alimentao saudvel visando promoo da sade e segurana alimentar e nutricional, contribuindo com as aes e metas de erradicao da pobreza, da incluso social e do cumprimento do direito humano alimentao adequada. ( ) Implantao de Servios Sentinela, que sero responsveis pela notificao dos casos de violncias. ( ) Reorientao das prticas de sade de modo a permitir a interao sade, meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. ( ) Preveno das carncias nutricionais por deficincia de macronutrientes (suplementao universal de ferro medicamentoso para gestantes e crianas e administrao de megadoses de vitamina A para puerperais e crianas em reas endmicas). ( ) Fortalecimento de instncias decisrias intersetoriais com o objetivo de formular polticas pblicas integradas voltadas ao desenvolvimento sustentvel. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a

A) F V V F V B) F F V V F C) V V V F F D) V F F V V E) V V V V V

118 Movimento caratecterizado como processo de transformao da norma legal e do aparelho institucional que regulamenta e se responsabiliza pela proteo sade dos cidados e corresponde a um efetivo deslocamento de poder poltico em direo s camadas populares, cuja expresso material se concretizou na busca do direito universal sade e na criao de um Sistema nico de Sade sobre a gide do Estado. Essas particularidades se aplicam ao movimento denominado de Reforma A) Psiquitrica. B) Urbana. C) Sanitria. D) da Cidadania. E) do Bem-Estar Social

119 Em relao aos campos de atuao do Sistema nico de Sade, a nica informao incorreta a indicada na alternativa A) Colaborao na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. B) Ordenao da formao de recursos humanos na rea de Sade. C) Formulao da poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos e outros insumos de interessepara a sade e a participao na sua produo. D) Participao no controle e na fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. E) Participao na formulao da poltica de aes de saneamento bsico, sendo vedado o seu envolvimento na execuo dessas aes.

120 Preencha as lacunas das frases a seguir com a palavra adequada ao contexto.

I. O Pacto __________ estabelece as responsabilidades de cada ente federado de forma a diminuir as competncias concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o qu. II. O Pacto _________ o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. III. O Pacto __________ expressa o compromisso entre os gestores do SUS com o desenvolvimento e a articulao de aes que visem qualificar e assegurar o SUS como poltica pblica. A alternativa cujas expresses obedecem sequncia correta das frases a A) em defesa do SUS de gesto pela vida. B) de gesto pela vida em defesa do SUS. C) pela vida em defesa do SUS de gesto. D) de gesto em defesa do SUS pela vida. E) em defesa do SUS pela vida de gesto.

121 Excetua-se do rol dos rgos colegiados do Sistema nico de Sade o indicado em A) Secretaria de Sade. B) Conselho de Sade. C) Comisso Intersetorial. D) Conferncia de Sade. E) Comisso Intergestores.

122 Com base no disposto na Resoluo CNS n 333/2003, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( V) Na criao e reformulao dos Conselhos de Sade, o poder executivo, respeitando os princpios da democracia, dever acolher as demandas da populao, consubstanciadas nas conferncias sobre sade. ( F) As decises do Conselho de Sade sero adotadas mediante qurum mnimo da metade de seus integrantes. ( F) competncia do Conselho de Sade aprovar a proposta oramentria anual da Sade, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes

Oramentrias, observado o princpio do processo de planejamento e oramentao descendentes. ( V) O Conselho de Sade define, por deliberao de seu Plenrio, sua estrutura administrativa e o quadro de pessoal conforme os preceitos da NOB de Recursos Humanos do SUS. (V) Compete ao Conselho de Sade estimular articulao e intercmbio entre o conselho e entidades governamentais e privadas, visando promoo da Sade. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) F V V F V B) F F V F V C) V F F V V D) V F F V F E) V V V V V 123 As transferncias fundo a fundo, regulares e automticas, constituem a principal modalidade de transferncia de recursos federais para estados, municpios e Distrito Federal, para financiamento das aes e servios de sade. Sobre os blocos de financiamento, previstos na Portaria GM/MS n 204/2007, pode-se afirmar: A) Os recursos do Componente PAB Varivel sero transferidos fundo a fundo, mediante adeso e implementao das aes a que se destinam e desde que constantes no Relatrio de Gesto da esfera de governo correspondente. B) A transferncia dos recursos do Componente para a Qualificao da Gesto do SUS dar-se- mediante a adeso ao Pacto pela Sade, por meio da assinatura do Termo de Compromisso de Gesto. C) Os procedimentos ambulatoriais e hospitalares de mdia e alta complexidade, atualmente financiados pelo Componente Fundo de Aes Estratgicas e Compensao, sero gradativamente incorporados ao Componente Limite Financeiro da Mdia e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar e devem ser publicados em portarias especficas, conforme cronograma e critrios a serem pactuados no Conselho de Sade. D) O bloco de financiamento para a Vigilncia em Sade constitudo por dois componentes, sendo que os recursos de um componente no podem ser utilizados em aes do outro componente. E) O financiamento para aquisio dos medicamentos do Componente de Medicamentos de Dispensao Excepcional de responsabilidade das esferas federal, estadual e municipal, conforme pactuao na Comisso Intergestores Tripartite.

124 A regionalizao uma diretriz do Sistema nico de Sade e um eixo estruturante do Pacto de Gesto. A respeito dessa diretriz, incorreto afirmar: A) A regionalizao deve orientar a descentralizao das aes e dos servios de Sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores. B) O Plano Diretor de Investimento, instrumento de planejamento da regionalizao, visa definir a programao das aes de Sade em cada territrio e nortear a alocao dos recursos financeiros para a Sade a partir de critrios e parmetros pactuados entre os gestores. C) A garantia de acesso, resolutividade e qualidade s aes e aos servios de Sade cuja complexidade e contingente populacional transcendam a escala local/municipal um dos objetivos da regionalizao. D) O planejamento regional deve considerar os parmetros de incorporao tecnolgica que compatibilizem economia de escala com equidade no acesso. E) Os gestores de Sade da regio, para qualificar o processo de regionalizao, devero constituir um espao permanente de pactuao e cogesto solidria e cooperativa atravs de um Colegiado de Gesto Regional.

125 Mais um idoso morre em So Joo de Meriti, na Baixada Fluminense Com base no texto e nos preceitos legais do Sistema nico de Sade SUS identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O SUS uma obrigao legalmente estabelecida e, portanto, sua implantao no facultativa e as respectivas responsabilidades de seus gestores federal, estadual e municipal no podem ser delegadas. ( ) O princpio da resolubilidade no foi atendido, considerando a morte dos idosos na Unidade de Pronto Atendimento de So Joo de Meriti e no Posto de Sade da Vila So Joo, enquanto aguardavam transferncia para um Centro de Tratamento Intensivo de um hospital. ( ) No que diz respeito aos municpios, a relao do gestor estadual de coordenao e avaliao, no havendo uma hierarquia entre ambos ou a subordinao dos municpios Secretaria Estadual de Sade. ( ) O princpio da universalidade pressupe a ideia de direito e consiste, portanto, na garantia de que todo cidado deve ter acesso aos servios de sade pblicos e privados conveniados, em todos os nveis de complexidade do sistema. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a

A) V V V V B) F F V V C) F V V F D) V F V V E) V V F F

126 Na dcada de 80, foram apresentadas propostas operacionais bsicas para a reestruturao do setor Sade. Elas foram elaboradas a partir do diagnstico feito pelo Conselho Consultivo de Administrao da SadePrevidenciria (CONASP), que identificou um conjunto de distores no modelo de Sade poca vigente.Com base nessas propostas, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Aes Integradas de Sade AIS (2) Programao e Oramentao Integrada POI (3) Programa de Racionalizao Ambulatorial PRA (4) Sistema de Assistncia Mdico-Hospitalar da Previdncia Social SAMHPS ( 3) pretendia estabelecer uma hierarquia de prioridades assistenciais entre os postos de assistncia mdica do INAMPS e o conjunto de consultrios e laboratorios privados e credenciados. ( 2) consistiu na concepo de um instrumento integrador da poltica de recursos do INAMPS e dos servios estaduais e municipais. (4 ) visou ao controle de recursos para o setor privado, a partir da introduo de um instumento gerencial e de pagamento de contas hospitalares baseado nos procedimentos mdico-cirrgicos a Autorizao de Internao Hospitalar (AIH). ( 1) revelou-se como a estratgia mais importante para a universalizao do direito Sade. Teve por objetivo a racionalizao e o controle dos gastos, alm do estabelecimento de uma gesto colegiada de recursos, possibilitando um entrelaamento institucional entre estados e municpios para a gesto dos servios de Sade. A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) 1 4 2 3 B) 2 3 1 4 C) 3 1 4 2 D) 3 2 4 1

E) 4 3 2 1

127 Estratgia de articulao transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a sade da populao em risco e s diferenas entre necessidades, territrios e culturas presentes no Brasil, visando criao de mecanismos que reduzam as situaes de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participao e o controle sociais na gesto das polticas pblicas. Essa estratgia de articulao transversal denominada de A) Mobilizao Social. B) Proteo Sade. C) Preveno em Sade. D) Promoo da Sade. E) Comunicao em Sade

128 Em relao ao disposto na legislao acerca do Termo de Compromisso de Gesto, em todas as esferas de governo, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Substitui o atual processo de habilitao, conforme detalhamento em portaria especfica, ficando extinto o processo de habilitao para estados e municpios, conforme estabelecido na NOB SUS 01/96 e na NOAS SUS 2002. ( ) Anualmente, no ms de maro, sero revistas as metas, objetivos e indicadores do Termo. ( ) A construo do Termo deve ser um processo de negociao e apoio entre os entes federados diretamente envolvidos. ( ) o documento de formalizao do Pacto pela Sade nas suas dimenses em Defesa do SUS e de Gesto. ( ) Deve ser aprovado na Comisso Intergestores Tripartite e homologado no Conselho de Sade da esfera de governo correspondente. A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V V B) F F V V V C) F V F V F

D) V V V F F E) V F V F V

129 De acordo com a Resoluo CNS n 333/03, que aprova as diretrizes para criao, reformulao, estruturao e funcionamento dos Conselhos de Sade, pode-se afirmar: A) O oramento do Conselho de Sade ser gerenciado pela Secretaria de Sade da esfera de governo correspondente. B) As resolues sero obrigatoriamente homologadas pelo Presidente do Conselho, em um prazo de 30 (trinta) dias, dando-se-lhes publicidade oficial. C) O Poder Legislativo e o Judicirio podero participar dos Conselhos de Sade, como representantes do governo, em face da independncia entre os poderes. D) O Conselho de Sade, a cada seis meses, dever incluir em suas pautas e assegurar o pronunciamento do gestor da esfera de governo correspondente, para que faa prestao de contas em relatrio detalhado. E) A ocupao de cargos de confiana ou de chefia que interfiram na autonomia representativa do conselheiro, deve ser avaliada como possvel impedimento da representao do segmento e, a juzo da entidade, pode ser indicativo de substituio do conselheiro.

130 Documento resultante da Conferncia Internacional sobre os Cuidados Primrios de Sade, que se enquadrou no movimento mundial, sob a responsabilidade e o empenho da Organizao Mundial de Sade, de combater as desigualdades entre os povos e de alcanar a audaciosa meta de "Sade Para Todos no Ano 2000" conhecido como A) Declarao de Alma-Ata. B) Declarao de Jacarta. C) Carta de Banguecoque. D) Declarao de Sundsvall. E) Carta de Ottawa.

131 Identifique com V os itens verdadeiros e com F, os falsos. O Fundo Nacional de Sade, na esfera federal, gestor financeiro dos recursos do Sistema nico de Sade, tem como misso contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de Sade. Pode-se afirmar que os recursos desse Fundo sero alocados com ( ) cobertura das aes e dos servios de Sade a serem implementados pelos municpios, estados e pelo Distrito Federal. ( ) despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da administrao direta e indireta. ( ) investimentos previstos no Plano Quadrienal do Ministrio da Sade. ( ) investimentos previstos em Lei Oramentria, de iniciativa do Poder Legislativo, e aprovados pelo Congresso Nacional. A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V B) V V F F C) V V F V D) F F V V E) F V V F

132 Antes da criao do SUS, a assistncia sade, no pas, tinha uma estreita ligao com as atividades previdencirias, e o carter contributivo do sistema existente gerava uma excluso de parte da populao brasileira. Com base na evoluo histrica das polticas de sade no Brasil, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Caixa de Aposentadoria e Penses CAPs (2) Instituto de Aposentadoria e Penses IAPs (3) Instituto Nacional da Previdncia Social INPS (4) Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social INAMPS (5) Sistema Unificado e Descentralizado de Sade SUDS

(4 ) criado pelo regime militar, passou a ser o rgo coordenador de todas as aes de Sade com a finalidade de prestar atendimento mdico aos empregados que

contribussem com a previdncia social, ou seja, os trabalhadores da economia formal, com carteira assinada, e seus dependentes. ( 1) surgiu com a Lei Eli Chaves para os empregados de empresas ferrovirias, posteriormente, os beneficos foram estendidos para as demais categorias (porturios, telegrfos, mineradores e outros), sendo que os empregados e seus dependentes passaram a ter direito a assistncia mdica, remdios subsidiados, aposentadoria e penses. ( 2) uma autarquia de nvel nacional centralizada no governo federal, cuja filiao ocorria por categoria profissional e o financiamento dos benefcios era repartido entre os trabalhadores, os empregadores e o governo federal. ( 5) foi criado em 1987 como consolidao das Aes Integradas de Sade, foi o primeiro movimento na direo da descentralizao, hierarquizao, regionalizao e universalizao da rede de sade, sendo implementado por meio da celebrao de convnios. ( 3) unificou as instituies previdencirias existentes poca, uniformizando os benefcios numa previdncia social centralizada e levou incluso de novas categorias profissionais no sistema, tais como: trabalhadores rurais, empregadas domsticas e autnomos. A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) 1 4 3 5 2 B) 3 1 2 5 4 C) 3 2 1 4 5 D) 4 2 1 5 3 E) 4 1 2 5 3

134 Dez anos da Emenda n 29 . No dia 13 de setembro, completamos dez anos de vigncia da Emenda Constitucional n. 29. Com base no texto e na legislao do financiamento do Sistema nico de Sade, incorreto afirmar: A) Os recursos federais destinados s aes e aos servios de Sade passam a ser organizados e transferidos, fundo a fundo, na forma de cinco blocos de financiamento. B) A Emenda n 29 estabelece quais so os critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados Sade destinados aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, e dos estados destinados a seus respectivos municpios, objetivando a progressiva reduo das disparidades regionais.

C) O Termo de Ajuste Sanitrio um instrumento formalizado entre os entes do Sistema nico de Sade, no qual so constitudas obrigaes para a correo de impropriedades no funcionamento do sistema, porm no ser aplicvel quando for comprovada a malversao de recursos. D) O quantum devido de despesas mnimas em sade, citado no texto, se refere aos recursos mnimos, previstos na Emenda n 29, para aplicao nas aes e servios pblicos de Sade pelos estados e municpios, equivalente a 12% e 15% do produto da arrecadao dos impostos, respectivamente. E) Os recursos que compem cada bloco de financiamento podero ser acrescidos de valores especficos, conforme respectiva pactuao na Comisso Intergestores Tripartite.

135 Em relao s responsabilidades dos entes federados na Poltica Nacional da Ateno Bsica, preencha as lacunas das afirmativas a seguir com a palavra adequada ao contexto. I. responsabilidade do gestor __________ garantir fontes de recursos para compor o financiamento do Piso da Ateno Bsica fixo e varivel. II. competncia do gestor __________ definir estratgias de articulao com os servios de sade comvistas institucionalizao da avaliao da Ateno Bsica. III. Compete ao gestor ___________ pactuar com a Comisso Intergestores Bipartite e informar Comisso Intergestores Tripartite a definio da utilizao dos recursos para Compensao de Especificidades Regionais. A alternativa cujas palavras obedecem sequncia correta das frases a A) federal municipal estadual. B) estadual federal municipal. C) municipal federal estadual. D) federal estadual municipal. E) estadual municipal federal.

136 Sobre a Lei Federal n 8.080/90, tambm conhecida como Lei Orgnica da Sade, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O Sistema nico de Sade, na esfera municipal, poder organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de Sade.

( ) A sade um direito fundamental do ser humano, previsto em lei, cabendo exclusivamente ao Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. ( ) Os cargos e as funes de chefia, direo e assessoramento, no mbito do Sistema nico de Sade, s podero ser exercidos em regime de tempo integral. ( ) objetivo do Sistema nico de Sade a identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. ( ) Os proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados, podem exercer cargo de chefia ou funo de confiana no Sistema nico de Sade, caso sejam nomeados pelo Gestor da Sade da esfera de governo correspondente. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V V B) F V V V F C) F V V F V D) V V F F V E) V F V V F

137 Sobre a Lei Federal n 8.142/90, correto afirmar que A) a Conferncia de Sade reunir-se-, a cada 2 anos, com a representao dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. B) a Conferncia de Sade ser convocada pelo extraordinariamente, alm deste, pelo Conselho de Sade. Poder Legislativo ou,

C) o Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Sade CONASS e o Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade CONASEMS tero representao no Conselho Nacional de Sade. D) o Conselho de Sade um rgo colegiado, consultivo e transitrio do Sistema nico de Sade, composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios. E) as Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade tero sua organizao e normas de funcionamento definidas em regimento prprio aprovados pelo Conselho Nacional de Sade.

138 A Portaria GM/MS n 399/06 divulga e aprova as diretrizes operacionais do Pacto pela Sade. Esse pacto, assumido pelos gestores do SUS na perspectiva de superar as dificuldades, possui trs componentes: Pacto pela Vida, em defesa do SUS e de Gesto. Sobre o Pacto em Defesa do SUS, correto afirmar: A) Envolve aes concretas e articuladas pelas trs instncias federativas no sentido de reforar o SUS como poltica de governos, mais do que poltica de Estado. B) Visa, como finalidade, garantir, a curto prazo, o incremento dos recursos oramentrios e financeiros para a Sade. C) Aprova o oramento do SUS, composto pelo oramento das esferas federal e municipal, explicitando o compromisso de cada uma delas. D) Tem, como prioridades, implementar um projeto permanente de mobilizao social, e elaborar e divulgar a Carta dos Direitos dos Usurios do SUS. E) Prev a regulamentao da Emenda Constitucional n 29/00, pelo Conselho Nacional de Sade, como uma das finalidades do Projeto Permanente de Mobilizao Social.

139 O Plano de Sade, instrumento dinmico e flexvel, um documento de inteno poltica, de diagnstico, de estratgias, de prioridades e de metas que consolida, em cada esfera de gesto do SUS, o processo de planejamento das aes e servios de Sade. Considerando-se que a periodicidade desse instrumento quadrienal, para fins de avaliao, monitoramento e auditoria, os municpios devem manter a guarda desses planos por no mnimo A) 04 anos. B) 05 anos. C) 08 anos. D) 10 anos. E) 20 anos

140 Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Ao Conselho de Sade compete (f ) atuar na formulao e na execuo da Poltica de Sade, incluindo os seus aspectos econmicos e financeiros e propor estratgias para a sua aplicao aos setores pblico e privado.

(v ) definir diretrizes para elaborao do Plano de Sade e sobre ele deliberar, conforme as diversas situaes epidemiolgicas e a capacidade organizacional dos servios. ( v) estabelecer diretrizes e critrios operacionais relativos localizao e ao tipo de unidades prestadoras de servios de Sade, pblicos e privados, no mbito do Sistema nico de Sade. ( f) avaliar, deliberar e celebrar contratos e convnios, conforme as diretrizes do Plano de Sade. ( v) propor critrios para programao e execuo financeira e oramentria do Fundo de Sade e acompanhar a movimentao e destinao dos recursos. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V V B) F V V F V C) F V V V F D) V F F V V E) V F F V F

141 Sobre a 8 Conferncia Nacional de Sade, a nica alternativa incorreta a expressa em A) Foi o grande marco nas histrias das conferncias de Sade no Brasil, com participao efetiva de quase todas as instituies que atuam no setor, assim como daquelas representativas da sociedade civil, dos grupos profissionais e dos partidos polticos. B) Teve contempladas propostas consensuadas nas discusses ocorridas nas plenrias tanto no texto da Constituio Federal/1988 como nas Leis n 8.080/90 e n 8.142/90. C) Significou um marco na formulao das propostas de mudana do setor de Sade, consolidadas na Reforma Sanitria brasileira. D) Foram temas centrais dessa conferncia: Sade como Direito, Constituio do Sistema Nacional de Sade e a sua Institucionalizao e Financiamento Setorial. E) Apresentou, em relatrio final, a definio de sade como resultante das condies de alimentao,habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso a servios de sade.

142 sabido que O Pacto pela Vida, um dos componentes da Portaria GM/MS n 399/06, est constitudo por um conjunto de compromissos sanitrios. Com base nessa premissa, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) A implantao da Poltica Nacional de Sade da pessoa idosa, buscando a ateno integral, uma das prioridades do Pacto pela Vida. ( ) As prioridades do Pacto pela Vida so reduo da mortalidade materna e infantil, controle do cncer de prstata, sade do idoso, promoo da sade, fortalecimento da Ateno Bsica e fortalecimento da capacidade de respostas s doenas emergentes e endemias. ( ) O fortalecimento da capacidade de respostas s doenas emergentes e endemias prioriza a nfase na dengue, hansenase, influenza, tuberculose, malria e esquistossomose. ( ) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno das prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. ( ) Um dos objetivos do fortalecimento da Ateno Bsica assumir a Estratgia de Sade da Famlia como estratgia prioritria, devendo seu desenvolvimento considerar as diferenas loco-regionais. A alternativa que contempla a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V V V B) F V V V F C) F V F V F D) V F F V V E) V F V V F

144 Os princpios e as diretrizes do Sistema nico de Sade constituem as bases para o funcionamento e a organizao do Sistema de Sade no Brasil. Sobre esses princpios e essas diretrizes, incorreto afirmar: A) A descentralizao uma diretriz que incorpora, em cada esfera de governo, os princpios e objetivos do Sistema nico de Sade, fortalecendo o federalismo poltico expresso na Constituio de 1988.

B) Os servios de Sade devem ser organizados em nveis de complexidade tecnolgica decrescente, dispostos numa rea geogrfica delimitada e com a definio da populao a ser atendida. C) O princpio da equidade no implica a noo de igualdade, mas diz respeito a tratar desigualmente odesigual, atentar para as necessidades coletivas e individuais, procurando investir onde a iniquidade maior. D) A universalidade no pressupe apenas o direito sade, mas aponta tambm para a questo do direito vida e igualdade de acesso s aes e aos servios de sade, sem privilgios ou qualquer forma de discriminao. E) A rede de aes e servios de Sade, orientada pelo princpio da integralidade, deve se organizar desde as aes de promoo e preveno at as aes de maior complexidade, como recursos diagnsticos, internao e cirurgias.

Vous aimerez peut-être aussi