Vous êtes sur la page 1sur 23

Afiao de Brocas e Fresas

CAPTULO

1
1. INTRODUO
A usinagem dos metais se tornou ao longo de muitos anos uma das principais formas de fabricao de peas mecnicas, e est presente de forma direta ou indireta, na grande maioria das peas produzidas. Para se obter qualidade na usinagem, muito importante que a ferramenta empregada nesta operao seja escolhida adequadamente, bem como estar em boas condies para cumprir sua funo. A furao e o fresamento, como operaes de usinagem, tambm dependem da qualidade das suas ferramentas para que a execuo do servio seja bem feita. Alm disso, para diferentes operaes temos diferentes geometrias de ferramenta mais indicado. Geometria que tambm varia com o tipo de material empregado. O objetivo deste estudo dar uma viso geral da afiao de brocas e fresas. Quais os tipos de afiaes mais adequados para diferentes operaes, as mquinas usadas para afiar as ferramentas, bem como as vantagens e desvantagens de diversas afiaes. Para isto, ser feito uma breve descrio dos fenmenos que levam ao desgaste das ferramentas de corte, para que em seguida seja feito um estudo da melhor maneira de corrigir este defeito causado pelo uso normal das ferramentas.

Afiao de Brocas e Fresas

CAPTULO

2
2. DESGASTE DAS FERRAMENTAS DE CORTE
Toda ferramenta de corte, durante a usinagem, sofre desgaste. Isso ocorre devido a diversos fatores, que podem ser controlados de maneira a reduzir esse desgaste. Os principais fatores so o atrito da ferramenta com a pea, as variaes de temperatura que ocorrem durante a usinagem, a formao de aresta postia de corte, etc. O desgaste de uma ferramenta influi diretamente no acabamento da superfcie a ser usinada. A seguir esto exemplificados os principais tipos de desgastes de ocorrem em uma ferramenta de corte. Desgaste de cratera ocorre na superfcie de sada da ferramenta originado pelo atrito entre ferramenta e cavaco (Figura 1).

Figura 1 Representao esquemtica de cratera na superfcie de sada da ferramenta de corte. O crescimento do desgaste de cratera resulta na quebra da ferramenta, quando esse se encontra com o desgaste de flanco evoludo. O desgaste de flanco ocorre na superfcie de folga da ferramenta, causado pelo contato entre a pea e a ferramenta, sendo a forma de desgaste mais comum, e definidor da falha da ferramenta (Figura 2).

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 2 - Desgaste de flanco na superfcie de sada da ferramenta de corte. Em condies de operao, um entalhe formado na aresta principal de corte, na extremidade livre do cavaco, levando ao enfraquecimento da aresta de corte. Entalhes menores, tambm, so formados na aresta secundria de corte, influenciando principalmente o acabamento superficial produzido (Figura 3).

Figura 3 - Desgaste de entalhe na aresta principal da ferramenta de corte. O desgaste de uma ferramenta de metal duro o resultado da ao de vrios fenmenos distintos, denominados componentes do desgaste. Dependendo da natureza do material usinado e das condies de usinagem, predominar uma ou outra das componentes do desgaste sobre as demais.

Afiao de Brocas e Fresas

Os mecanismos de desgaste como difuso, abraso e adeso atuam isoladamente ou em conjunto, promovendo desgastes atravs de deformao plstica por cisalhamento, por altas tenses de compresso ou entalhe. Sempre que estes desgastes atingirem determinados valores, que atrapalhem a qualidade da usinagem, estas ferramentas devem ser afiadas. Fazendo isto, teremos uma maior vida til da ferramenta, melhor acabamento na usinagem e menor gasto de energia durante o processo.

Afiao de Brocas e Fresas

CAPTULO

3
3. AFIAO DE BROCAS HELICOIDAIS
Vimos at agora, a importncia da geometria de corte para a execuo de uma usinagem de qualidade. Com as borcas helicoidais no diferente. Ser discutido neste captulo, diferentes tipos de afiaes e suas aplicaes, vantagens e desvantagens.

3.1. GEOMETRIA DAS BROCAS HELICOIDAIS


Para que o cavaco removido pela broca helicoidal no seja esmagado pela superfcie principal de folga, necessrio que o ngulo lateral efetivo de folga xe seja tanto quanto possvel positivo, para qualquer dimetro da broca. Este ngulo dado pela relao (Figura 4)

xe=x+

Figura 4 Geometria de uma broca helicoidal. Verifica-se porem que o ngulo da direo efetiva de corte varia com o dimetro da broca. Durante a furao, todos os pontos da aresta principal de corte descrevem hlices de mesmo passo a. o ngulo correspondente aos pontos da aresta principal facilmente calculado atravs da seguinte relao: Tg a = a/(*D) Tg b =a/(*db) Tg c =a/(*dc)

Afiao de Brocas e Fresas

Logo com a diminuio do dimetro d, tem-se um aumento do valor do anglo . Na parte central, o ngulo ser bem maior que na periferia da broca. Consequentemente o ngulo lateral de folga x dever ser na parte central bem maior, a fim de que x seja positivo. Como foi visto anteriormente (Figura 4), existe uma relao bem definida entre ngulo lateral de folga x e o ngulo de folga medido no plano de medida. Logo a afiao das brocas helicoidais deve ser tal, que permita um ngulo de folga (consequentemente um ngulo lateral de folga x) cada vez menor medida que o dimetro d diminui.

3.2. TIPOS DE AFIAES 3.2.1 AFIAO CNICA


O tipo de afiao mais antigo e ainda difundido a afiao em cone de revoluo ou simplesmente afiao cnica, cujo princpio est indicado na figura 4. o tipo mais comum de afiao por sua simplicidade, e por ser robusto o suficiente para a maioria das operaes de furao. No necessita de mquina especial para ser feito. Pode ser usado para furar aos duros ou macios, simplesmente variando o ngulo da ponta, quanto maior, mais dura pea a ser furada. (Figura 5). A remoo do cavaco formado durante a furao com uma broca helicoidal com afiao cnica eficiente para furos de pequena profundidade, da ordem de 2D. Quando a profundidade dos furos aumenta, o momento de toro e a fora de avano tambm aumentam. De tempo em tempo, a broca deve ser retirada do furo para permitir a remoo do cavaco pelo refrigerante de corte. A remoo do cavaco tanto mais simples quanto menor for o cavaco

Figura 5 ngulo de ponta na broca helicoidal com afiao cnica.

Afiao de Brocas e Fresas

Visando a produo em srie de determinados produtos, foram desenvolvidos diversos tipos de afiaes. De modo geral, cada uma apresenta vantagens para determinado tipo de aplicao.

3.2.2. CHANFRAMENTO DA ARESTA TRANSVERSAL DE CORTE


Aproximadamente 50% da fora de avano de uma broca com afiao cnica devido aresta transversal de corte, que ao invs de cortar amassa o material. O chanframento da aresta transversal de corte visa reduzir a fora de avano da broca, ao diminuir o comprimento da aresta transversal de corte. O chanframento da aresta transversal pode ser combinado com uma correo do ngulo de sada das arestas principais, prximo ao centro da broca. Como mencionado acima, a principal vantagem do chanframento da aresta transversal de corte diminuir a fora de avano durante a furao, contudo necessrio uma mquina especial, ou que haja um dispositivo de chanframento na mquina para que seja executado corretamente. Usando um rebolo de disco, a aresta transversal fica reduzida a 10% do valor inicial.

Figura 6 Broca helicoidal com aresta transversal de corte chanfrada.

3.2.3. AFIAO COM 4 SUPERFICIES DE FOLGA


Na afiao com 4 superfcies de folga, cada superfcie de folga da broca substituda por duas superfcies planas, as quais permitem maior produo em alguns casos e aumento da vida da broca (Figura 7).

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 7 Afiao com 4 superfcies de folga.

3.2.4. AFIAO COM NGULO DE PONTA DUPLO


A afiao com ngulo de ponta duplo empregada especialmente na furao de ferro fundido cinzento (Figura 8). O objetivo aumentar o comprimento das arestas principais de corte na regio onde a velocidade de corte mxima, isto , prximo periferia da broca, aumentando a vida.

Figura 8 Broca helicoidal com afiao de ngulo de ponta duplo.

Afiao de Brocas e Fresas

3.2.5. AFIAO COM PONTA DE CENTRAGEM


A afiao com ponta de centragem oferece vantagem na furao de chapas, no devendo ser empregada na furao de grandes profundidades (Figura 9). Encontra aplicao nas indstrias de caldeirarias e de construo naval. Isto possvel devido ao menor percurso total de avano.

Figura 9 Afiao com ponta de centragem. Esta vantagem se verifica somente com uma afiao cuidadosa da ponta. O ngulo de ponta pode ser aumentado at 180, permitindo a execuo de furos cegos e escalonados. Como desvantagens cita-se o maior desgaste junto periferia, recomendando-se o emprego de um segundo ngulo de ponta de 90. Tambm a correo do ngulo de sada das arestas principais de corte oferece vantagens.

Afiao de Brocas e Fresas

3.2.6. AFIAO CRUDZADA


A afiao cruzada obtm-se, esmerilhando parte da superfcie de folga de uma broca com afiao cnica. Desta maneira o resultado final prximo afiao com 4 superfcies de folga, porm com 2 superfcies cnicas. A aresta transversal de corte pode ser totalmente eliminada (Figura 10).

Figura 10 Afiao cruzada Este tipo de afiao oferece vantagens na execuo de furos profundos de materiais duros, com resistncia superior a 80 kg/mm. A reduo da fora de avano considervel a principal vantagem. Este tipo de afiao exige mquina especial para garantir a simetria.

3.2.7. AFIAO OLIVER


A afiao oliver permite redues considerveis tanto no momento de toro como na fora de avano. A superfcie de folga recebe uma afiao em mquina especial, formando uma ponta de centragem. O fato de esta afiao requerer uma mquina especial, constitui uma grande desvantagem.

3.2.8. AFIAO EM PONTA ESPRIRAL


A afiao em ponta espiral (spiralpoint), no momento de sua publicao, no final da dcada de 1950, teria sido anunciada como sendo um dos mais importantes aperfeioamentos das brocas helicoidais. De fato a geometria da ponta em espiral mais vantajosa que a afiao cnica na grande maioria das aplicaes.

10

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 11 Afiao em ponta espiral. Algumas vantagens: Melhor centragem da broca, principalmente no inicio de corte. A preciso dos furos melhor. Os furos tm melhor circularidade e cilindricidade. Reduo da fora de avano. Desgaste menor da broca. Afiao em uma nica mquina.

O ngulo da ponta pode variar de 118 a 180, porm os ngulos usuais so 118, 135 e 180. A aresta transversal de corte (a ponta espiral) tem formato de s. A vida das brocas com ponta espiral maior que a vida das brocas com afiao cnica, quando se trata da furao de materiais duros com resistncia superior a 70 kg/mm. A grande desvantagem deste tipo de afiao reside na necessidade de uma mquina especial.

3.2.9. AFIAO SHIROV


A afiao shirov (figura 12) uma variante da afiao cruzada, desaparecendo por completo a aresta transversal de corte. Este tipo de afiao indicado para a furao do ferro fundido cinzento e do ao com resistncia inferior 70 kg/mm. A afiao shirov deve ser executada em mquina afiadora. De incio, fez-se a afiao cnica normal das superfcies de folga e, em seguida, afiado o rasgo do ncleo da broca que elimina a aresta transversal de corte, gerando duas novas arestas. Em alguns casos consegue-se um aumento de 100% do avano.

11

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 12 Afiao Shirov.

3.3 TCNICA DE AFIAO DE PONTAS CNICAS


Veremos neste trabalho apenas a tcnica de afiao de brocas de ponta cnica, por ser a principal. A afiao das brocas feita com um rebolo copo. A afiao manual condenada numa ferramenta, pois no possvel garantir a forma desta maneira. As brocas devem ser afiadas com auxlio de dispositivos simples, ou quando a quantidade de brocas a ser afiadas periodicamente for suficientemente grande, devem ser adquiridas mquinas especiais de afiao. Na afiao cnica, a broca colocada frente ao rebolo, de maneira que o seu eixo geomtrico forme um ngulo igual metade do ngulo de ponta desejado com a face do rebolo. Uma vez encostada uma das arestas cortantes da broca na face do rebolo a broca girada em torno de um eixo, denominado, eixo de rotao do aparelho Para que o ngulo de folga seja positivo em qualquer dimetro da broca, necessrio que este eixo de rotao do aparelho no seja coplanar com o eixo da broca (Figura 13). Caso contrrio teria =0, pois a curva obtida no plano de medida, pela interseo da superfcie de folga (obtida nesta afiao) com este plano, seria uma circunferncia cujo centro estaria no eixo da broca. necessrio, portanto, que exista uma distncia e entre o plano que contem o eixo da broca e o plano que contem o eixo de girao do aparelho. Esta distncia aparece em verdadeira grandeza no plano de medida. A figura 14 mostra os ngulos , e da broca, medidos em duas posies (plano de medida I e plano de medida II) correspondentes a dois dimetros da broca. Quanto maior o valor de e, maior ser o ngulo . As mquinas de afiao cnica tem geralmente um excntrico no eixo de rotao, que permite variar a distncia e.

12

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 13 Principio de afiao de uma broca helicoidal por cone de revoluo.

3.4 MQUINAS PARA AFIAO DE BROCAS


As mquinas para afiao de brocas podem ser bastante variadas. Desde simples suportes fixados a um esmeril, at mquinas completas e automatizadas capaz de realizar mais de um tipo de afiao. A escolha dessas mquinas est condicionada a qualidade da afiao desejada, bem como o tipo de afiao desejado, pois, como visto anteriormente alguns tipos de afiaes exigem mquinas especficas, o que muitas vezes representa um custo adicional.

13

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 14 Suporte para afiao de broca com ponta cnica.

Figura 15 Afiadora universal de brocas.

3.5. DEFEITOS NO USO DE BROCAS MAL AFIADAS


necessrio observar uma correta afiao para que a broca trabalhe bem. A ferramenta est bem afiada quando o cavaco sai de uma forma enrolada e contnua, e defeituosa quando o cavaco sai em pequenas partes sem enrolar. Quando a broca no est bem afiada, podemos observar alguns dos defeitos tpicos (Figura 16).

14

Afiao de Brocas e Fresas

Figura 16 Defeitos causados por erros durante a afiao. A. Arestas de corte desiguais, o dimetro do furo produzido maior que a broca. B. Arestas desiguais e ngulos de corte distintos, o furo resultante excessivamente grande, a broca oscila. C. ngulos de corte desiguais, ponta descentralizada. Somente uma das arestas efetua o corte, a broca trabalha desequilibrada e tende a oscilar. D. Incio do furo descentralizado. E. Correo por meio de ranhura feita com uma talhadeira. F. Incio do furo corrigido.

3.6. RESUMO
A afiao cnica a afiao mais antiga das brocas helicoidais e suas desvantagens so conhecidas. Contudo, apesar do desenvolvimento de novos tipos de afiaes especiais, nenhuma delas substitui por completo a afiao cnica. A afiao cnica com chanframentos da aresta transversal de corte ainda a afiao universal mais usada. Tendo em vista as afiaes apresentadas, podemos dizer que uma afiao ideal deve satisfazer algumas condies (algumas at contraditrias): Originar uma fora de avano pequena; Originar um momento de toro pequeno; Produzir furos com alargamento mnimo; Produzir furos com bom acabamento superficial Ser aplicvel na furao de todos os materiais; No deve causar acidentes; No deve exigir preciso excessiva na afiao;
15

Afiao de Brocas e Fresas

Deve ter uma vida longa; Deve ser afiada numa nica fixao na mquina; Deve permitir a afiao manual; A quantidade de material gasta na afiao deve ser pequena O custo de afiao deve ser pequeno.

E evidente que qualquer afiao real deve sacrificar algumas das condies acima em beneficio de outras. Entre todas as afiaes discutidas no presente capitulo, a afiao cnica normal satisfaz maioria das condies acima. As afiaes especiais so vantajosas somente em alguns casos particulares, produo seriada. Indstrias que produzem pequenas sries de peas ou indstrias de produo variada exigem uma afiao universal a qual ainda representada pela afiao cnica normal, eventualmente com chanframento da aresta transversal de corte. uma afiao robusta, de fcil execuo e que resiste melhor s condies variadas de trabalho.

16

Afiao de Brocas e Fresas

CAPTULO

4
4. AFIAO DE FRESAS
As fresas so ferramentas muito caras em relao s ferramentas de barra comum para torno. Por esta razo os cuidados dispensados sua afiao, controle e armazenamento no podero ser relegados a segundo plano. Para evitar variaes nas dimenses preciso que a quantidade de material a ser removido na afiao seja a mnima. Isso significa: as fresas deveram ser afiadas frequentemente. Para se afiar uma fresa com pequeno desgaste preciso alguns minutos e as dimenses dos dentes so reduzidas em uma pequena quantidade, ao passo que para se afiar uma fresa com grande desgaste preciso muitos minutos e uma poro muito grande do dente dever ser sacrificada. Quanto afiao das fresas, realam-se os seguintes fatos: Uma fresa afiada corretamente apresenta um consumo mnimo de potencia, quando em operao; Uma fresa afiada corretamente produz, quando em operao uma superfcie usinada de melhor qualidade o acabamento superficial normal para fresas de ao rpido varia de 1,25 a 6,3 Ra (m), enquanto que para fresas de metal duro varia de 0,50 a 1,0 Ra (m). Uma fresa afiada corretamente apresenta maior capacidade de corte com um mnimo de calor gerado em operao, significando isso maior vida da ferramenta.

Tendo em vista uma determinada operao, nem sempre aceitvel a fresa standard afiada pelo fabricante. Pode ocorrer a necessidade de se reafiar a fresa, para nela impor um determinado ngulo recomendado pela operao particular.

4.1. AFIAO DE FRESAS TANGENCIAIS


A operao de afiar fresas tangenciais muito semelhante em todas as fresas tangenciais. A ferramenta fixada mquina afiadora, e com um rebolo retificamos a superfcies de folga de cada dente por igual, de maneira que no final todos os dentes tenham a mesma medida. Nas fresas de forma afiamos a superfcie de sada, pois a superfcie de folga responsvel pela forma final da pea usinada. Veremos em seguida mas detalhes da afiao das fresas tangenciais.

17

Afiao de Brocas e Fresas

4.1.1. AFIAO DOS DENTES FRESADOS


Os dentes fresados (ou agudos) so afiados na maioria dos casos somente na superfcie de folga. A afiao dos dentes fresados se faz dispondo-se rebolo e fresa conforme a figura 17, nela vemos 3 disposies possveis para o caso de afiao com rebolo reto. Este tipo de rebolo s vezes preferido por alguns afiadores de ferramentas, todavia, o seu uso deve ser controlado porque se o dimetro do rebolo no for suficientemente grande, ao invs de formar uma superfcie de folga cncava o que indesejvel. O sentido de rotao do rebolo pode ser qualquer, todavia, prefervel adotar o sentido em que o rebolo gire contra a aresta cortante, a fim de evitar a formao de rebarbas que deveram ser retiradas aps a afiao. A figura 17 mostra o caso em que pode haver rebarba. Em particular, quando o dente for de metal duro somente se deve usar o sentido contrrio do mostrado. No caso em que a superfcie de sada do dente apresentar deteriorao muito grande, h necessidade de se retificar tambm essa regio do dente. Para tanto, usa-se um rebolo cnico dos 2 lados com o mnimo dimetro possvel, disposto de maneira similar usada na afiao de fresas de dentes dentalonados. Note-se que na figura 17 aparece uma dimenso h responsvel pela gerao do ngulo de folga na afiao.

Figura 17 Afiao de uma fresa tangencial.

18

Afiao de Brocas e Fresas

Uma maneira prtica e aproximada de se medir o ngulo de folga a seguinte: prendese a fresadora entre centros (pode ser o prprio eixo-arvore da fresadora, no caso da fresa j estar montada); em seguida, dispe-se um comparador com o eixo de seu apalpador na horizontal cruzando o eixo da fresa; ajustando-se uma aresta cortante da fresa contra a ponta do apalpador. Desloca-se a mesa suporte do comparador paralelamente ao eixo de seu apalpador no sentido do apalpador percorrer a superfcie folga do dente num comprimento menor que a largura dessa superfcie. Mede-se exatamente este deslocamento do suporte e tambm o quanto o comparador acusa no seu mostrador. No caso da fresa ser de dentes helicoidais este procedimento conduz ao ngulo de folga frontal. A afiao se faz em cada dente aps posiciona-lo com auxilio do suporte do dente como se v na figura 17. Este suporte do dente uma haste que serve para locar o dente que vai ser afiado. Por outro lado a fresa dever ser mantida nessa posio atravs de um contrapeso ou ento manualmente, durante a afiao.

4.1.2. AFIAO DE DENTES DENTALONADOS


Os dentes dentalonados so afiados somente na superfcie de sada. A superfcie de folga responsvel pela forma da superfcie fresadora no deve ser afiada para no alterar o seu perfil. Distinguimos vrios casos possveis na afiao deste tipo de dente: 1 caso Afiao de dentes dentalonados retilneos, ngulo de sada nulo. Neste caso se emprega um rebolo prato disposto segundo a figura 18. preciso que o plano da face do rebolo contenha o eixo da fresa para que o ngulo de sada seja nulo e para que o perfil fresado resultante seja correto.

Figura 18 Afiao de fresas com dentes dentalonados com rebolo de prato.


19

Afiao de Brocas e Fresas

2 caso Afiao de dentes dentalonados helicoidais, ngulo de sada nulo. Neste caso se emprega um rebolo cnico dos 2 lados. preciso que a interseo da superfcie de sada helicoidal do dente com qualquer plano frontal da fresa tenha seu prolongamento passando pelo eixo da fresa. 3 caso Afiao de dentes dentalonados, ngulo de sada positivo. Neste caso se emprega um rebolo cnico dos dois lados, disposto segundo a figura 19.

Figura 19 Afiao de fresa de dentes dentalonados com ngulo de sada positivo.

4.2. AFIAO DE FRESAS FRONTAIS


A afiao das fresas frontais pode se processar com rebolos cujo formato usual copo reto ou copo cnico. A disposio empregada para fresa e rebolo a da figura 20.

Figura 20 Afiao de uma fresa frontal.

20

Afiao de Brocas e Fresas

A afiao das fresas frontais, tanto para o tipo integral quanto para o tipo de dentes, se faz afiando as superfcies de folga parte cilndrica da parte frontal e tambm da parte chanfrada dos dentes. Recomenda-se retificar inicialmente a face da fresa, a fim de formar uma superfcie de folga estrita com ngulo nulo, em cada dente: em seguida retificara parte cilndrica da fresa, a fim de formar uma superfcie de folga estreita com ngulo nulo em cada dente; depois se faz a mesma coisa na parte chanfrada dos dentes. Depois dessas operaes preliminares que se procede afiao de cada dente. Nesta afiao recomendado deixar uma pequena faixa da superfcie de folga com ngulo nulo. Largura aproximada de 0,05 a 0,07 mm.

4.3. AFIAO DOS DEMAIS TIPOS DE FRESAS


Todos os demais tipos de fresas apresentam, ou dentes na parte cilndrica ou dentes na parte frontal ou ainda dentes em ambas as partes. Desta forma so afiados segundo as recomendaes do capitulo 4.1 e 4.2.

4.4. RECOMENDAES GERAIS


Toda afiao de fresa se faz por etapas sucessivas. A primeira etapa, do desbaste, feita retirando material do dente em quantidade nunca superior a 0,01 mm por vez. D-se uma passada em todos os dentes com 0,01 mm; depois outra; etc. A segunda etapa, a do acabamento, feita retirando material do dente em quantidade nunca superior a 0,003 mm por vez. D-se uma passara em todos os dentes com 0,003 mm; depois outra e etc.

4.4.1. CALOR GERADO NA AFIAO


Recomenda-se iniciar a operao de afiao na aresta cortante, percorrendo progressivamente a superfcie que esta sendo afiada. Se esta operao for feita com leve presso rebolo-dente da fresa, o calor gerado ser pequeno, no chegando a prejudicar a tempera ou revenido da ferramenta. No se deve usar refrigerante de corte (apenas se usa quando a operao particular requer) o que poder provocar trincas que danificam a aresta cortante. aconselhvel, aps a afiao, fazer-se uma inspeo pormenorizada com lentes nas superfcies afiadas para verificar a existncia de eventuais trincas ou qualquer outra irregularidade.

21

Afiao de Brocas e Fresas

CAPTULO

5
5. CONCLUSO
Este trabalho teve como objetivo, estudar as afiaes em fresas e brocas. Nele podemos ver a importncia de uma boa afiao nestas ferramentas de corte e as principais causas de desgaste de uma ferramenta. Vimos tambm os principais tipos de afiaes de brocas helicoidais e a forma correta de afiar uma fresa. Ao estudar os tipos de afiao de brocas helicoidais, podemos perceber, que dentre os tipos existentes, cada um presta melhor um tipo de servio. Ao fazer isso, normalmente deixa de executar de maneira satisfatria outros. Com isso temos, quando buscamos aperfeioar os processos de furao, necessrio usar para cada tipo de furao, uma afiao diferente. Nas fresas de um modo geral, temos um tipo de fresa mais adequado para cada servio, cabe ao operador afiar a fresa de maneira a variar somente o ngulo de folga e sada. Contudo existe uma maneira adequada de fazer estas afiaes, e certos cuidados devem ser tomados, de maneira a usar a ferramenta por toda sua vida til. Portanto, podemos concluir que para um que a furao e o fresamento sejam bem feitos, necessrio que a broca ou a fresa estejam adequadamente afiadas, de acordo com o tipo de usinagem e com o material usado.

22

Afiao de Brocas e Fresas

CAPTULO

6
5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1]. FERRARESI, D. Associao Brasileira de Metais. Usinagem dos Metais, 1972 [2]. FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais, 2003 [3]. DINIZ, A.E. Tecnologia da Usinagem dos Metais, 2000

23

Vous aimerez peut-être aussi