Vous êtes sur la page 1sur 4

PARTICIPANTE DO MERCADO BRASILEIRO

Emissores Outros Analistas de Mercado de Valores Mobilirios Empresas de Auditoria Consultorias Companhias abertas

Intermedirios Bancos de Investimento Corretoras de Mercadorias Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios Agentes autnomos de investimento Administradores de carteiras

Administradores de Mercado Bolsas de Valores Depositrias Cmaras de Compensao e Liquidao

Investidores Pessoas Fsicas Institucionais Empresas Estrangeiros Outros

INVESTIDORES NO RESIDENTES SEGUNDO A RESOLUO CMN 2689/2000

4: Selecionar um Banco Brasileiro Autorizado a operar no Mercado de Cmbio de Moeda Estrangeira

A Resoluo CMN 2689/2000 permite aos investidores no residentes (individuais ou coletivos, pessoas fsicas ou jurdicas, fundos ou outras entidades de investimento coletivo) acesso aos mesmos produtos do mercado financeiro e de capitais brasileiro disponveis aos investidores residentes. Assim, os "investidores 2689" podem, por exemplo, investir em BM&F, bolsas de valores e fundos de investimento regulamentados pela CVM. As etapas para que o Investidor No Residente possa investir no Brasil com base na Resoluo CMN 2689/2000 so:

O investidor dever tambm firmar um acordo com um banco brasileiro autorizado a operar no mercado de cmbio de moeda estrangeira. Este banco registrar o investidor junto ao BCB. A cada operao de cmbio do investidor no residente para internao de recursos no Brasil ser gerado um Registro Declaratrio Eletrnico (RDE), que deve constar tambm no registro de envio destes recursos para o exterior. O registro deve ser providenciado antes do incio da movimentao financeira.

5: Atentar p/ as demais Normas e Regulamentos estabelecidos pela 1: Constituir um ou mais Representantes Legais no Brasil A formalizao feita atravs do envio do formulrio anexo Resoluo 2689, devidamente preenchido e assinado pelo investidor no residente e seu representante legal. Quando este representante for pessoa fsica ou jurdica no financeira, o investidor deve nomear instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil como co-responsvel pelo cumprimento das obrigaes do representante.
INVESTIDORES NO RESIDENTES SEGUNDO A RESOLUO CMN 2687/2000

Instituio onde ir operar ou registrar as suas operaes Por fim, o investidor no residente dever atentar para as normas e regulamentos especficos das instituies onde pretende operar ou registrar suas operaes. Vale destacar que as operaes de investidores no residentes somente podero ser realizadas ou registradas em instituies autorizadas pela CVM e/ou pelo BCB, conforme o caso.

2: Selecionar um Custodiante no Brasil O investidor no residente, diretamente ou atravs do seu representante legal, dever firmar um acordo com um custodiante local no Brasil, que deve ser uma instituio ou entidade autorizada prestao desses servios pelo BCB ou pela CVM. A Resoluo CMN 2687/2000 permite aos investidores no residentes (individuais ou coletivos, pessoas fsicas ou jurdicas, fundos ou outras entidades de investimento coletivo) realizar operaes em bolsas de mercadorias e de futuros envolvendo contratos a termo, futuro e de opes referenciados em produtos agropecurios, sem que haja a necessidade de internao de recursos 3: Solicitar Registro na CVM O representante / custodiante dever solicitar CVM o "Cdigo Operacional CVM" do investidor no residente. A solicitao dever ser encaminhada por meio eletrnico, atravs da pgina da CVM na Internet em at 24 horas. financeiros no Brasil. Assim, os "investidores 2687" liquidam financeiramente suas operaes e aportam garantias no exterior em contas abertas pelas bolsas de mercadorias e futuros exclusivamente para tal finalidade. Adicionalmente, estas bolsas ficam responsveis pelas contrataes de cmbio relativas s operaes destes

investidores e pela reteno dos tributos relativos aos seus investimentos, sendo isentos de tributao todos os investidores no residentes que no se enquadram na situao de tributao. As etapas so: 1: Cadastramento do Cliente O cadastro do cliente junto a BM&F efetuado atravs de uma corretora associada e dever da BM&F manter documentos que comprovem os dados reportados pelo investidor no termo de adeso. O cadastramento do cliente dever ser aprovado pela BM&F, que informar corretora o cdigo do cliente e se ele est apto a operar. A BM&F verifica o pas de origem do mesmo para fins de tratamento tributrio. Devido necessidade de se apurar o valor a ser liquidado em dlares dos Estados Unidos no mesmo dia da operao, a BM&F, imediatamente aps o encerramento do prego, inicia o processo de atualizao de posies e clculo do ajuste dirio. Assim, a especificao de comitentes deve ser realizada at as 17:30h do dia da operao. O sistema de especificao de comitentes o mesmo utilizado para os demais clientes. 2: Liquidao Financeira O processo de liquidao financeira realizado no dia da operao: As Corretoras especificam os negcios para os clientes at os prazos estabelecidos pela BM&F; Aps o encerramento do processo de especificao, a BM&F apura o financeiro de liquidao destes clientes (total geral credor/ devedor), com exceo das corretagens e taxas da bolsa que sofrem um tratamento diferenciado; A BM&F fecha o cmbio junto ao seu Banco Liquidante para movimentao dos valores de liquidao, usando como cotao para fechamento a taxa de cmbio referencial BM&F de um 1 dia. A BM&F fecha dois tipos de cmbio para a movimentao financeira: um para o Total Geral Devedor/Ingresso de numerrio; outro para o Total Geral Credor/Remessa de Numerrio.
1

A taxa de cmbio referencial apurada pela BM&F seguindo metodologia prpria, sendo a taxa para 2 dias ajustada para o dia seguinte atravs do acrscimo ou diminuio do custo de remunerao, em dlar, com base na Libor
1

e do custo de reserva bancria em reais, pela Taxa do CDI (Certificado de Depsito Interbancrio). O Banco Liquidante registra os contratos de cmbio e a BM&F recebe os mesmos atravs do Sisbacen.

3: Liquidao dos Contratos de Cmbio O processo de liquidao financeira realizado no dia seguinte da operao. A BM&F liquida os contratos de cmbio junto ao seu Banco Liquidante pelo netting dos mesmos: liquidao em reais via Sistema de Pagamento Brasileiro pelo netting dos contratos em reais; e liquidao em dlares na Praa de Nova Iorque pelo netting dos contratos em dlar. Para agilizar o processo de liquidao dos contratos de cmbio a BM&F adota, junto ao seu Banco Liquidante, o procedimento de assinatura digital dos contratos.
2

4: Liquidao Financeira com o Cliente 4.1: No Dia Seguinte da Operao: A BM&F disponibiliza diversos relatrios financeiros para os participantes acompanharem a liquidao financeira tal como a nota de corretagem para envio aos clientes; A BM&F efetua a liquidao diretamente junto ao cliente, ou seja, efetua o pagamento para os clientes credores e recebe o pagamento dos clientes devedores atravs da conta BM&F para liquidao de ajustes. Em caso de eventuais problemas no sistema de transferncia bancria que impossibilitem as movimentaes financeiras necessrias, a BM&F efetua o dbito para a Corretora/Membro de Compensao responsvel. a taxa de juros mdia interbancria utilizada por um grande nmero de bancos no mercado monetrio londrino para emprstimos mtuos sem garantia realizados em dlares americanos. 2 compensao multilateral.

4.2: Depsito de Garantias: A BM&F disponibiliza para as Corretoras, no dia seguinte da operao, relatrios com os valores de margem requerida de cada cliente. A Corretora informa o cliente o valor a ser depositado, e este, deve efetuar a cobertura do valor requerido em dlares norte americanos ou em T-Bills (Ttulo Pblico Norte Americano).

4. 3: Cobertura de Margem em Dinheiro: Os depsitos e resgates de margem em dinheiro so efetuados na Conta BM&F especfica para este procedimento.

4.4: Execuo de Garantias: A Corretora informa para Cmara a inadimplncia do cliente, providenciando assim, a liquidao compulsria das posies em aberto. A Cmara inicia o processo de execuo das garantias do cliente da seguinte forma: Garantia em dinheiro: a Cmara transfere o valor depositado na conta margem para a conta de liquidao de ajustes e repatria esse recurso atravs de fechamento de contrato de cmbio. Garantia em ttulos: a Cmara, atravs de seu Banco Liquidante, negocia os ttulos depositados (a mercado), transfere os recursos para conta de liquidao de ajustes e efetua a repatriao atravs de fechamento de cmbio.

4.5: Responsabilidades do Membro de Compensao: Os Membros de Compensao so responsveis pela boa liquidao de todas e quaisquer operaes a eles atribudas para registro, compensao e liquidao, bem como pela entrega, recebimento, autenticidade e legitimidade de todos e quaisquer ttulos, documentos, valores e garantias relacionados a essas operaes.

Vous aimerez peut-être aussi