Vous êtes sur la page 1sur 9

Captulo 08.

Planejamento da Cultura
Mrcio Borges Moreira
Instituto de Educao Superior de Braslia Universidade de Braslia

Alexandre Dittrich23
Universidade Federal do Paran

Vvica L Snchal Machado


Universidade de Braslia

Joo Claudio Todorov


Universidade de Braslia Universidade Catlica de Gois O planejamento intencional de uma cultura e o controle do comportamento humano que isso implica so essenciais se pretendemos que a espcie continue se desenvolvendo. Nem a evoluo biolgica, nem a cultural representam qualquer garantia de que estejamos caminhando inevitavelmente em direo a um mundo melhor (Skinner, 1971/1983).

ajudam a prever com relativa preciso uma infinidade de fenmenos, e esse conhecimento nos ajuda a construir um mundo mais confortvel e seguro. O fsico no pode prever em quantos pedaos exatamente um copo ir se quebrar ao cair. No pode ter 100% de certeza nem mesmo de que o copo ir se quebrar. Mas, a partir de vrias observaes cuidadosas de um mesmo tipo de copo, poderseia estimar com razovel preciso as chances do copo se quebrar aps uma queda e tambm uma aproximao do nmero de cacos ou do tamanho e forma de cada pedao. neste sentido que falamos de previso do comportamento. Como muito bem apontado por Skinner (1953/2000) no trecho a seguir, se prestarmos ateno ao comportamento das pessoas ao nosso redor, e ao nosso prprio, perceberemos que grande parte daquilo que fazemos, falamos, pensamos e sentimos absolutamente passvel de previso. Mas a exemplo do copo quebrado, trabalhamos sempre com a probabilidade do comportamento ocorrer, no com a certeza de sua ocorrncia:
Um vago senso de ordem emerge de qualquer observao demorada do comportamento humano. Qualquer suposio plausvel sobre o que dir um amigo em dada circunstncia uma previso baseada nesta uniformidade. Se no se pudesse descobrir uma ordem razovel, raramente poderseia conseguir eficcia no trato dos assuntos humanos. Os mtodos da cincia destinamse a esclarecer estas uniformidades e tornlas explcitas. (p. 17).

Previso do comportamento
Quando se fala que o comportamento humano previsvel e passvel de controle, sobretudo quando se compara a Psicologia a cincias como a Fsica, a Qumica e a Biologia, a primeira reao da maioria das pessoas dizer que o comportamento humano um objeto de estudo fundamentalmente diferente do objeto de estudo das cincias naturais, que complexo demais e no se pode encontrar nele a mesma ordem que se encontra em outros fenmenos. De fato, o comportamento humano um objeto de estudo diferente daqueles estudados, por exemplo, pela Fsica; e realmente extremamente complexo. Como colocado por Skinner (1971/1983), Podese argumentar que o comportamento humano um campo especialmente difcil. Sem dvida que , e tendemos a pensar assim justamente por sermos incapazes de lidar com ele. (p. 11). Entretanto, a natureza e complexidade do comportamento no o destituem daquilo que permite a existncia de qualquer cincia: a existncia de certa ordem nos fenmenos naturais. Geralmente, quando falamos de previso do comportamento, e geralmente tais falas vm acompanhas de analogias com a Fsica e a Qumica (e no fugiremos regra), as pessoas tendem a dizer que no possvel um alto grau de previso do comportamento. De certa forma elas esto certas, pois o grau a que se referem (ou imaginam) usualmente no conseguido nem mesmo na Fsica nem na Qumica. Por mais que a Fsica hoje conhea a leis que descrevem os movimentos dos corpos, nem mesmo o mais competente dos fsicos ser capaz de prever, por exemplo, em quantos pedaos exatamente um copo de vidro ir se quebrar ao cair no cho, um evento relativamente simples e sem importncia. Mas inegvel que as leis da Fsica nos

Dois pontos importantes so colocados por Skinner (1953/2000) nesta passagem. O primeiro deles que prever comportamento no , em muitos casos, algo necessariamente complicado. No nosso diaadia estamos o tempo todo fazendo previses sobre o comportamento das pessoas que conhecemos, e do nosso prprio comportamento tambm. Em vrias situaes cotidianas sabemos qual ser a reao das pessoas, e a nossa, frente s mais variadas situaes. Sabemos que algum ir ficar irritado ao ouvir determinado comentrio; que ir sentirse triste ou alegre ao ouvir determinada notcia; que ir desempenhar bem ou mal em determinada tarefa; que ir defender uma ou outra posio em um debate; que ficar vermelho ao ouvir uma piada, etc. Desse primeiro ponto importante apresentado por Skinner (1953/2000) tanto decorre, como se pode comprovar um segundo ponto: existe certa ordem no comportamento humano, certa uniformidade. Se no fosse assim, a Psicologia jamais poderia existir, ou, na melhor hiptese, seria meramente uma descritora do comportamento humano, no tendo utilidade prtica alguma. Outra descrio interessante do quanto, cotidianamente, fazemos previses do comportamento dada por Sidman (1989/1995):
Muita da linguagem comum sobre a conduta se refere a freqncias. Chamamos alguns alunos de falantes, o que observamos que eles falam bastante. Alguns alunos so diligentes, vemos que eles estudam muito. Outros alunos so cticos, eles frequentemente questionam o professor. Chamamos as pessoas de felizes se elas sorriem e riem frequentemente. Mas se elas carregam um semblante constantemente sombrio, as classificamos como negativas ou pessimistas. Todos conhecemos pessoas que no tm o sentido do tempo, elas sempre chegam tarde a seus compromissos. Uma criana mimada aquela que controla seu mundo por meio de birras freqentes. Caracterizaes como falante, diligente, ctico ou feliz no explicam o comportamento. Elas simplesmente refletem a alta freqncia de certas aes. (...) A cincia da anlise do comportamento pergunta: o que torna mais ou menos provvel que um indivduo aja de modos particulares? Por que uma pessoa faz certas coisas mais ou menos frequentemente que outra? O que faz algum agir de um modo particular mais freqentemente sob certas condies e menos frequentemente em outras? (p. 4950, grifo nosso). Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 109

23

Partes desse captulo foram originalmente publicadas na tese de doutorado do segundo autor e na dissertao de mestrado da terceira autora. Dittrich, A. (2004). Behaviorismo radical, tica e poltica: aspectos tericos do compromisso social. Tese de doutorado, Universidade Federal de So CarlosSP. Machado, L. V. (2007). O Comportamento do Brasiliense na Faixa de Pedestre: exemplo de uma interveno cultural. Dissertao de mestrado, Universidade de BrasliaDF. Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 108

Muitas das caractersticas que atribumos s pessoas, como seus traos de personalidade, por exemplo, so, em um sentido amplo, previses acuradas de seus comportamentos, e no explicaes de suas aes. Quando dizemos que algum vaidoso, no estamos de forma algum explicando porque ela age da forma como age; por exemplo, passar horas se arrumando em frente a um espelho. O que estamos na verdade dizendo ao chamla de vaidosa, que ela, em dadas circunstncias, tende a agir de uma maneira ou outra.

Controle do comportamento
O objetivo de uma cincia , no fim das contas, tornar a humanidade capaz de prever e exercer algum controle sobre o seu objeto de estudo especfico. Graas s cincias biolgicas, por exemplo, sabemos hoje que o consumo de certas substncias durante a gravidez pode exercer efeitos deletrios irreversveis sobre o desenvolvimento do embrio. Tambm graas s cincias biolgicas, mulheres com problemas de fertilidade podem se submeter a tratamentos que as permitem ter filhos, e isso um claro exemplo de controle do objeto de estudo. Na Psicologia, mesmo considerando abordagens que abominam a previso e controle do comportamento, encontramos exemplos importantes de previso e controle do comportamento. Sabemos hoje, por exemplo, que eventos traumticos ocorridos na infncia podem ter alguma relao com transtornos de personalidade isso previso do comportamento; relacionamos um evento ambiental, o evento traumtico e outros dele decorrentes (varivel independente), ocorrncia de eventos comportamentais, os sintomas que caracterizam o transtorno de personalidade (varivel dependente). Nestes casos, uma interveno clnica (evento ambiental) pode produzir a melhora do paciente (mudana comportamental) e isso, indiscutivelmente, controle do comportamento. Na linguagem cotidiana, o uso da palavra controle, quando associada ao comportamento, tem uma conotao negativa exceto quando se fala de controlar o prprio comportamento, isto , autocontrole. Tal conotao talvez seja comum em funo do emprego da palavra controle como um sinnimo de coero. Controle coercitivo, isto , obrigar algum a fazer algo, apenas um tipo de controle do comportamento. O professor Murray Sidman, um dos mais respeitados analistas do comportamento atualmente, dedicou um livro inteiro ao assunto, chamado Coero e suas implicaes (Sidman, 1989/1995). Vejamos o que Sidman tem a dizer sobre controle do comportamento:
Interaes coercitivas ameaam nosso bemestar e mesmo nossa sobrevivncia como espcie. Para olharmos objetivamente para o controle coercitivo, com o objetivo de fazer algo a seu respeito, teremos que desembaralo do tema controle comportamental (...). A noo de controle comportamental faz com que muitos tremam e, para alguns, impensvel. Ainda assim, temos uma cincia que reivindica que seu objeto de estudo a anlise do controle do comportamento. (p.44) (...) Hoje se sabe o suficiente sobre os usos e consequncias da coero um saber que pode servir como um guia para a conduta pessoal e polticas pblicas. E, ainda assim, o controle comportamental e a anlise do comportamento receberam uma publicidade ruim, na mdia popular e no mundo mais restrito da Academia. Por qu? (...) A publicidade ruim um produto direto da predominncia de controle coercitivo em nossa sociedade. Porque a coero to generalizada, a maioria das pessoas considera controle e coero como tendo o mesmo significado. Por essa razo, o conceito de controle comportamental amedronta as pessoas. Ignorandoo, ou se opondo a ele, algumas esperam fazlo desaparecer. (...) Muitos psiclogos, porque seu treinamento profissional no os informou como deveria, juntamse ao pblico em sua condenao da anlise do comportamento. (p. 45).

Confundir controle do comportamento com controle coercitivo do comportamento e/ou negar que o comportamento controlado, isto , ele influenciado por variveis ambientais, constitui uma falha na formao do Psiclogo, pois limita sua compreenso dos fenmenos humanos e, consequentemente, sua capacidade de interveno. Em anlise do comportamento classificase o comportamento em dois grandes grupos: comportamento respondente, ou reflexo, e comportamento operante. No comportamento respondente certos estmulos passam a eliciar, a produzir, uma determinada resposta, que geralmente uma alterao na condio interna do organismo. Em uma relao de eliciao, dado o estmulo, a resposta necessariamente ocorrer (salvo alguns casos especiais, ver Moreira e Medeiros, 2007). Neste sentido, dizemos que o estmulo controla a ocorrncia da resposta. Entretanto, a parte mais significativa do comportamento humano no reflexa ou respondente, operante. Um comportamento operante no eliciado por um estmulo, ele simplesmente emitido pelo indivduo, e o principal aspecto do ambiente que o controla so suas consequncias. Examinemos o que o professor Murray Sidman (1989/1995) tem a dizer sobre esse controle:
O comportamento no ocorre no vcuo. Eventos precedem e seguem cada uma de nossas aes. O que fazemos fortemente controlado pelo que acontece a seguir pelas consequncias da ao. Provavelmente, a mais fundamental lei da conduta : consequncias controlam comportamento. Fazemos algo nos comportamos e ento algo acontece. As consequncias do que fazemos determinaro quo provvel que faamos a mesma coisa novamente. (...) As consequncias que aplicamos s aes de outras pessoas determinaro quo provavelmente elas faro a mesma coisa novamente. As mudanas em suas aes, por seu turno, determinaro quo provavelmente aplicaremos as mesmas consequncias novamente, a elas e a outras pessoas. (...) A conscincia das consequncias a essncia da responsabilidade. (...) Somos afortunados por nosso comportamento ser sensvel a suas consequncias. Para onde a evoluo teria nos levado se a probabilidade de agir de qualquer outro modo particular no fosse afetada pelo que acontece a seguir? (p. 50).

Um exemplo simples pode ajudar a entender a extenso do que Sidman (1989/1995) argumenta no trecho anterior. Voc sai com alguns amigos e conhece duas novas pessoas, amigas de seus amigos. Ao conversar com estas novas pessoas, uma delas mostrase interessada pelo que voc est falando e a outra no. Uma ri das mesmas piadas que voc e a outra no. Qual delas provavelmente ir tornarse sua amiga? A resposta parece bvia. E ao alongo dessa amizade, vocs iro gradativamente passar a gostar mais um do outro, confiar mais um no outro, etc. Isso ocorrer porque o comportamento de um ser a conseqncia para o comportamento do outro, o que um processo dinmico de interaes. Mas no so somente as consequncias do comportamento operante que exercem controle sobre ele. Existe outro tipo de controle chamado de controle de estmulo, ou controle pelos antecedentes:
O condicionamento operante pode ser descrito sem meno a qualquer estmulo que aja antes de ser efetuada a resposta. Para reforar o estiramento do pescoo no pombo necessrio que o movimento ocorra; no podemos elicilo. Quando um beb leva a mo boca, o movimento pode ser reforado pelo contato de mo e boca, mas no se pode encontrar um estmulo que elicie o movimento e que esteja presente sempre que o movimento ocorra. Os estmulos agem continuamente sobre o organismo, mas a sua conexo funcional com o comportamento operante no a mesma que no reflexo. O comportamento operante, em resumo, emitido e no eliciado. Precisa ter esta propriedade para que a noo de probabilidade de resposta tenha sentido. (...) Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 111

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 110

Muitos comportamentos operantes, entretanto, adquirem conexes importantes com o mundo ao redor. Podemos demonstrar como isso acontece no nosso experimento com o pombo, atravs de reforo do movimento de pescoo quando surge um sinal luminoso e do noreforo, para extino, quando a luz se apaga. Com a repetio alternada dessas condies o movimento o ocorre apenas quando a luz est acesa. (...) O efeito sobre o pombo que finalmente a resposta ter maior probabilidade (grifo nosso) de ocorrncia quando a luz estiver acesa. (Skinner, 1953/2000, p. 118119).

Esse trecho de Skinner (1953/2000) coloca em xeque aqueles que costumam, ou por ignorncia ou por m f, rotular a anlise do comportamento de escola estmuloresposta (S>R) e de sustentar um modelo mecanicista do comportamento humano. Alis, a anlise do comportamento uma das poucas abordagens psicolgicas que no mecanicista, mas sim selecionista (melhor explicado mais frente). Como muito bem colocado por Skinner, o comportamento operante no eliciado, no produzido automaticamente por uma alterao ambiental (i.e., apresentao de um estmulo). Um comportamento operante ocorrer mais ou menos frequentemente de acordo com as consequncias que produz. O que frequentemente ocorre, que certas consequncias acabam sendo sinalizadas por certos estmulos ambientais. interessante notar que no podemos forar a ocorrncia de um comportamento operante, mas sim alterar sua probabilidade. Quando damos uma ordem ou fazemos um pedido a algum, a pessoa atender ou no nosso pedido depender das consequncias passadas e no da simples ocorrncia do estmulo discriminativo (o pedido). Ressaltamos que Skinner fala de maior probabilidade de emisso do comportamento, e no que a resposta ocorrer com certeza.

O Captulo II de Cincia e Comportamento Humano (Skinner, 1953/2000) tem como ttulo Uma cincia do comportamento. Neste captulo Skinner discute a possibilidade do comportamento humano ser estudado de forma cientfica. Skinner argumenta que, entre outras coisas, possvel estudar de forma cientfica o comportamento humano porque ele apresenta certa regularidade, e que estudlo de forma cientfica no fcil porque um fenmeno extremamente complexo. No entanto, ao contrrio de muitos outros psiclogos, Skinner no usa a complexidade do comportamento como uma desculpa para estudlo de forma cientfica o que muito mais trabalhoso e custoso que ficar discutindo sobre ele sentado confortavelmente em uma cadeira:
Os resultados tangveis e imediatos da cincia tornamna mais fcil de avaliar que a Filosofia, a Arte, a Poesia ou a Teologia. (...) a cincia nica ao mostrar um progresso acumulativo. Newton explicava suas importantes descobertas dizendo que estava de p sobre os ombros de gigantes. Todos os cientistas (...) capacitam aqueles que os seguem a comear um pouco mais alm. (...) Escritores, artistas e filsofos contemporneos no so apreciavelmente mais eficazes do que os da idade de outro da Grcia, enquanto o estudante secundrio mdio entende muito mais a natureza do que o maior dos cientistas gregos. (...) Os dados, no os cientistas, falam mais alto. (p. 13) (...) Os cientistas descobriram tambm o valor de ficar sem uma resposta at que uma satisfatria possa ser encontrada. (p. 14) (...) O comportamento no um desses assuntos que se tornam acessveis com a inveno de um instrumento tal como o telescpio ou o microscpio. (...) O comportamento uma matria difcil, no porque seja inacessvel, mas porque extremamente complexo. Desde que um processo, e no uma coisa, no pode ser facilmente imobilizado para observao. mutvel, fluido e esvanescente, e, por esta razo, faz grandes exigncias tcnicas da engenhosidade e energia do cientista. Contudo, no h nada essencialmente insolvel nos problemas que surgem desse fato. (p. 16) A suposio de que h no comportamento a ordem do dado cientfico se defronta algumas vezes com outra objeo. A cincia se ocupa do geral, mas o comportamento do indivduo necessariamente nico. A histria de caso tem riquezas e caractersticas que esto em ntido contraste com os princpios gerais. fcil nos convencermos de que h dois mundos distintos e que um est alm do alcance da cincia. Esta distino no peculiar ao estudo do comportamento. Pode ser sempre feita nos estgios iniciais de qualquer cincia, quando no ainda claro o que se poder deduzir de um princpio geral a respeito do caso particular. (p. 19).

O estudo cientfico do comportamento


Por que estudar algo cientificamente? Por que no apenas estudar? O que h de to interessante no conhecimento cientfico? Por que algumas pessoas acham que no possvel estudar o comportamento humano de forma cientfica? Qual a diferena entre o conhecimento cientfico e o conhecimento no cientfico? Essas so perguntas importantes. Vejamos o que Skinner (1971/1983) tem a dizer sobre algumas delas:
H 2.500 anos atrs, poderseia dizer que o homem se conhecia to bem quanto qualquer outro aspecto de seu mundo. Hoje, a si mesmo que menos conhece. A fsica e a qumica progrediram de forma incrvel, porm no houve o desenvolvimento correspondente de uma cincia do comportamento. Atualmente, o interesse pela fsica e biologia gregas apenas histrico (nenhum fsico ou bilogo hoje recorreria a Aristteles), mas os dilogos de Plato ainda so indicados e citados aos estudantes como se lanassem alguma luz sobre o comportamento humano. Aristteles no entenderia uma pgina se quer de fsica ou biologia modernas, mas Scrates e seus discpulos teriam poucas dificuldades em acompanhar a maior parte das discusses atuais sobre os problemas humanos. (p. 11).

Na citao anterior, Skinner (1953/2000) apresenta e refuta alguns dos supostos impedimentos geralmente colocados como argumentos contra o estudo cientfico do comportamento. Chiesa (1994/2006) tambm discute tal assunto, apresentando e refutando os trs principais argumentos encontrados na literatura contra a possibilidade do estudo cientfico do comportamento: (1) o argumento da individualidade; (2) o argumento da complexidade; e (3) o argumento da intencionalidade. 1. Sobre o argumento da individualidade:
Apelar para a individualidade nica dos seres humanos como contrria ao determinismo, como se esse argumento se aplicasse somente a este caso especial, uma viso equivocada do objeto de estudo das outras cincias e da natureza das leis causais. Insinuase que o objeto de estudo das outras cincias tambm no tem propriedades nicas mas, na realidade, cada evento ou fenmeno estudado pelas outras cincias tambm nico. Cada rvore, flor, partcula, elemento, membro de uma espcie, movimento de um pndulo, tiquetaque de um relgio, um evento ou objeto nico. Mas sua unicidade no impede a classificao, generalizao e predio. (p. 102). Os seres humanos no so mais ou menos nicos do que os objetos de estudo de qualquer outra cincia, e as leis causais no negam unicidade dos humanos nenhum milmetro a mais do que fazem com respeito aos objetos de estudo das outras cincias. (p. 103).

Nesta citao de Skinner (1971/1983) podemos entender porque ele sempre lutou para que a Psicologia se tornasse uma cincia, que adotasse a forma de produzir conhecimento das chamadas cincias naturais, como a Fsica e a Qumica. Se a Psicologia, a exemplo da Filosofia, produzir seu conhecimento somente atravs da argumentao e da lgica formal, ela no avanar muito na compreenso do seu objeto de estudo. O conhecimento cientfico obtido, principalmente, atravs da observao sistemtica dos fenmenos e da experimentao controlada.

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 112

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 113

2. Sobre o argumento da complexidade:


O argumento que relaciona complexidade a indeterminao poderia ser aplicado a qualquer cincia em seus estgios iniciais de desenvolvimento. Requer que aceitemos a suposio de que o desconhecido no pode ser conhecido, mas o prprio avano e sucesso da cincia provam o contrrio. (...) Os primeiros astrnomos no poderiam saber que em algum dia seria possvel expressar os movimentos complexos dos corpos celestes em poucas equaes simples. (...) a cincia progride (...) da complexidade para a ordem. (p. 103).

3. Sobre o argumento da intencionalidade:


Quando explicamos o comportamento humano com freqncia atribumos propriedade causal aos acontecimentos futuros, um tipo de causalidade no encontrada nas outras cincias. (...) Por exemplo, podemos explicar um aumento no nmero de horas que um estudante emprega estudando, apontando para um evento futuro, provas, como uma causa. (...) Mas as descries causais do comportamento humano, mesmo no caso do comportamento dirigido a uma meta, so dadas mais corretamente em termos dos estados presente ou da histria da pessoa. (...) o futuro, uma vez que no aconteceu, no pode ser considerado como uma influncia causal no presente. Um estudante cuja dedicao ao estudo aumenta antes de uma prova, esteve envolvido em vrios acontecimentos antecedentes importantes: recebeu instrues verbais ou conselhos relacionados s futuras provas (...) A relao entre uma prova iminente e o aumento nos estudos seria improvvel se os estudantes jamais fossem informados por qualquer meio acerca da proximidade de uma prova. (P. 103).

Todas as objees ao planejamento cultural, como a impossibilidade do prprio planejamento, so formas de comportamento humano e podem ser estudados como tal. provvel que uma abordagem plausvel do planejamento de culturas ir dissipar nossas ansiedades tradicionais e preparar o caminho para o uso efetivo da inteligncia do homem na construo do seu prprio futuro. (...) razovel desejar que uma anlise cientfica ir algum dia explicar satisfatoriamente como prticas culturais surgem e so transmitidas, e como elas afetam aqueles que se engajam nelas, possibilitando a sobrevivncia das prprias prticas ou, no mnimo, para contribuir com seus sucessores. Tal anlise ir se basear no fato de que os homens falam sobre suas culturas e algumas vezes as alteram. A alterao de uma cultura , ela mesmo, um prtica cultural, e ns precisamos saber o tanto quanto possvel sobre ela se queremos questionla de forma inteligente. Sob quais circunstncias os homens replanejam (...) seu estilo de vida? Qual a natureza de seus comportamentos ao fazerem isso? A manipulao deliberada da cultura uma ameaa mais profunda essncia do homem ou, no extremo oposto, uma fonte de desconhecida de fora da cultura atual que encoraja essa idia? (p. 40).

A possibilidade do estudo cientfico da cultura


O ambiente social de qualquer grupo de pessoas o produto de uma srie complexa de eventos no qual o acidente algumas vezes desempenha um papel proeminente (...) Um procedimento cultural no menos eficiente por suas origens acidentais, ao determinar o comportamento caracterstico de um grupo. Mas uma vez observado o efeito sobre o comportamento, a origem da prtica pode ser examinada mais de perto. Certas questes vm a ser colocadas. Por que o planejamento de uma cultura deve ser deixado tanto ao acaso? No ser possvel mudar o ambiente social deliberadamente de forma que o produto humano esteja mais de acordo com especificaes aceitveis? (...) Quando falamos de planejamento deliberado da cultura, queremos indicar a produo de uma prtica cultural por causa de suas consequncias. (Skinner, 1953/2000, p. 463465).

De acordo com Skinner (1969/1984):


Uma cultura bem planejada um conjunto de contingncias de reforo, sob o qual os membros se comportam de acordo com procedimentos que mantm a cultura, capacitamna a enfrentar emergncias e modificamna de modo a realizar essas mesmas coisas mais eficientemente no futuro (p. 207).

Dizer que se quer estudar a cultura cientificamente , como para qualquer outro fenmeno, dizer que se quer prevla e controlla. Dizer que se quer prever e controlar a cultura, por sua vez, quer dizer que queremos entender como uma cultura especfica (ou um prtica cultural) surge, como ela transmitida, como ela se mantm por dcadas, se transforma ou desaparece e, principalmente, descobrir meios da fazer surgir ou manter prticas culturais que desejamos e alterar ou extinguir prticas culturais que nos so prejudiciais. Esses so os tpicos principais deste livro e sero discutidos em toda a sua extenso. Por hora, vejamos o que Skinner (1961/1972) escreveu sobre a possibilidade de se poder planeja a cultura, ou seja, de controlar seus rumos:

Muitas pessoas se empenham no planejamento e reformulao dos costumes culturais, propondo maneiras melhores do que as que se dispe em um determinado momento, sustentandoas com o auxlio de prognsticos e resultados mais reforadores (Skinner, 1971/1983). Quando Skinner (1953/2000) afirma sobre o planejamento deliberado de uma cultura, ele quer dizer que uma nova prtica deve ser produzida por causa de suas conseqncias futuras mais favorveis. Mas essas conseqncias futuras nunca so suficientes para justificar tal planejamento. Para se entender melhor um planejamento preciso identificar os eventos ambientais anteriores que fazem com que uma mudana cultural seja advogada. Ou seja, preciso a identificao do problema social que esteja causando danos sociedade para que se justifique uma interveno (Glenn, 2006). Mattaini (1995) argumenta que para que uma determinada prtica cultural seja alterada, em funo de efeitos que podem afetar a viabilidade de uma cultura, so necessrias intervenes planejadas sobre os comportamentos dos membros constituintes da prtica. Esse mesmo autor define um projeto cultural como o planejamento, o estabelecimento e a estabilizao de prticas culturais, atravs do estabelecimento de regras. Esse planejamento busca aumentar a incidncia e prevalncia de prticas culturais benficas e diminuir o alcance das que causam prejuzo (Mattaini, 1996a, 1996b). Nesse sentido, Mallot (1988) argumenta que as culturas precisam de planejadores, porque so estes que fornecem as regras que controlam as aes das pessoas. Ou seja, o planejamento se faz necessrio porque as contingncias de reforo e punio que agem diretamente sobre o comportamento atual, na maioria das vezes, levam as pessoas a agirem de forma pouco produtiva a longo prazo, principalmente, conforme as sociedades vo se tornando mais complexas. O planejamento de intervenes culturais deve sempre buscar identificar as contingncias operantes dos comportamentos dos indivduos, estejam eles se comportando de forma interrelacionada ou no. O comportamento do indivduo a base a partir da qual as prticas culturais emergem em uma cultura. Os processos pelos quais as prticas so estabelecidas e mantidas consistem das relaes comportamentais bsicas. No h nenhum processo comportamental novo. Por isso se faz necessrio identificar os princpios comportamentais subjacentes a estes comportamentos (Mattaini, 1995, 1996b). Como Skinner (1971/1983) observa, a cultura est associada a um grupo de pessoas, sendo que mais fcil ver as pessoas do que o comportamento delas. E este, por sua vez, mais fcil de ser visto do que as contingncias de reforamento que o produzem. Da resultam, muitas vezes, a dificuldade e o desafio de se empreender estudos sobre os fenmenos culturais.

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 114

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 115

Los Horcones24: uma cultura experimental/laboratrio social.


Quando nos sabemos como o ambiente nos influencia, ns somos mais capazes de modificar nosso ambiente para que ele nos influencie da forma como queremos. O conhecimento cientfico do comportamento humano nos permite ter um mundo melhor (Los Horcones).

Em 1948 Skinner publicou uma obra de fico chamada Walden Two. O livro trata de uma sociedade utpica completamente baseada em princpios da anlise do comportamento. Alguns psiclogos mexicanos, entre outras pessoas, decidiram em 1973 fundar uma comunidade real inspirados pela obra de Skinner nos subrbios de Hermosillo, no noroeste do Mxico. Em funo do tamanho desta comunidade (cerca de 70 membros no seu auge), que existe at hoje, no possvel dizer se a sociedade utpica de Skinner constitui um modelo vivel para grandes grupos. Entretanto, conhecer esta obra de Skinner e como funciona a comunidade de Los Horcones, no mnimo, uma fonte de inspirao para pensarmos sobre como planejar nossa cultura. Skinner concebeu Walden II como uma comunidade relativamente isolada em termos geogrficos, contando com cerca de mil habitantes. Eis uma breve descrio da utopia Skinner com Juan Robinson, Mireya concebida por Skinner: tratase de uma cultura na Bustamante e Linda Armendariz, fundadores de Los Horcones qual
(http://loshorcones.org/start/waldentwo.html). (...) as pessoas vivem juntas sem desavenas, mantmse produzindo o alimento, o abrigo e as vestimentas de que precisam, divertemse e contribuem para a diverso de outros na arte, msica, literatura e jogos, consomem apenas uma parte razovel dos recursos do mundo e acrescentam to pouco quanto possvel sua poluio, no do luz mais filhos do que podem ser decentemente criados, continuam a explorar o mundo em volta de si e a descobrir melhores maneiras de lidar com ele, e conhecem a si mesmos acuradamente e, portanto, manejam a si mesmos efetivamente (1971, p. 214).

altera nelas, pois alcanaram a perfeio: no h nenhuma necessidade de novidade ou mudana (...) (p. 29). Walden II no apenas oferece um projeto para a resoluo de problemas da atualidade, como apoiada em uma tica que privilegia a experimentao de prticas culturais em prol da sobrevivncia25 incentiva o aperfeioamento contnuo de suas atividades cotidianas. Eis o leitmotiv de Walden II, a idia que melhor a define: experimentao. Se no podemos saber, de antemo, quais so as melhores prticas culturais, o melhor experimentar com as prticas, deixandonos guiar pelos resultados da experimentao. At mesmo em funo da importncia do carter experimental de Walden II, evitaremos uma exposio exaustiva das diversas prticas descritas por Skinner em sua fico (excetuando se, obviamente, casos de especial interesse para os objetivos deste trabalho, dentre os quais destacamse as prticas governamentais). importante ter sempre presente o fato de que Walden II no algo como um manual para a construo de uma comunidade. O objetivo de Skinner no advogar, especificamente, pelas prticas ali descritas. Essas so apenas algumas das prticas que o autor, no momento em que concebia sua obra, considerava apresentarem maior possibilidade de cumprir os objetivos ticos de sua comunidade ficcional. (Lembremonos do que afirmava Skinner j em 1969 (/1978b, p. 02): Naturalmente, o livro seria diferente se eu o escrevesse hoje.) razovel supor que Skinner aceitaria ver substituda boa parte das prticas descritas em Walden II, desde que o valor de sobrevivncia cultural das novas prticas fosse comparativamente superior. Vse, portanto, a distncia entre Walden II e as utopias estticas denunciadas por Berlin. Ao mesmo tempo, percebese que as prticas recomendadas no livro devem ser tomadas, atualmente, como sugestes que podem ou no ser adotadas ou aperfeioadas. A narrativa de Walden II desenvolvese em torno de dilogos que envolvem, sobretudo, trs personagens principais. Burris, o narrador do livro, um professor de psicologia que, instigado por um exaluno, decide visitar a comunidade. Um de seus acompanhantes na visita Castle, professor de filosofia cujo papel na trama consiste em questionar, do ponto de vista acadmico, a validade de Walden II enquanto projeto tico e poltico. Suas crticas dirigemse a
25 Walden II apresenta uma verso embrionria da tica prescritiva que Skinner aprofundaria posteriormente. Em certo momento, Frazier/Skinner chega mesmo a afirmar: A felicidade o nosso primeiro objetivo, mas um impulso vivo e ativo em direo ao futuro o segundo (1948/1978a, p. 210). Parece tratar-se, em princpio, de uma inverso da tica skinneriana conforme a estudamos, na qual a felicidade figura como um valor secundrio e a sobrevivncia das culturas assume papel determinante. Acompanhemos, porm, o desfecho da passagem citada h pouco: Ns nos satisfaramos com o grau de felicidade que tem sido conseguido em outras comunidades ou culturas, mas no nos satisfaremos com menos do que a mais viva e ativa inteligncia grupal que j apareceu na face da Terra (pp. 210-211). Essa ltima frase aponta para os padres ticos que Skinner defenderia anos mais tarde. Se a felicidade fosse o objetivo tico fundamental de Walden II, haveria pouco de inovador em sua concepo alm do uso de uma tecnologia do comportamento para alcanar este objetivo. Ora, considerando que a felicidade almejada pelos habitantes de Walden II j existiria fora dela (Ns nos satisfaramos com o grau de felicidade que tem sido conseguido em outras comunidades ou culturas (...) (nosso itlico)), uma comunidade experimental seria apenas mais uma forma de perseguir um objetivo que outras culturas atingiram de outras maneiras. O diferencial de Walden II est, claro, no impulso vivo e ativo em direo ao futuro e Frazier comenta, na mesma ocasio, sobre a importncia deste impulso para a sobrevivncia e expanso da comunidade (p. 210). Posteriormente, Skinner apontaria os perigos inerentes felicidade enquanto valor tico fundamental (1953/1965, pp. 435-436; 1973/1978e, p. 32), considerando-a, por outro lado, um importante problema poltico (1978i, p. 93). (Leia-se: a felicidade um importante valor secundrio, instrumental, para que uma comunidade trabalhe por sua sobrevivncia isto , para que alcance seu principal objetivo tico.) Reavaliando os valores de Walden II, Skinner (1989e) aponta explicitamente para a preocupao com o futuro das culturas como complemento indispensvel busca pela felicidade: Quarenta anos se passaram desde que Walden Two foi publicado, e o significado da boa vida sofreu drstica mudana. No suficiente planejar um modo de vida no qual todos sero felizes. Precisamos planejar um que tornar possvel para geraes ainda no nascidas viver uma vida feliz (p. 134).

Essa comunidade apresenta algumas das caractersticas que Berlin (1959/1991) no sem uma nota de sarcasmo identifica como sendo comuns a quase todas as utopias ocidentais:
(...) uma sociedade vive em estado de pura harmonia, no qual todos os membros vivem em paz, amam uns aos outros, encontramse livres de perigo fsico, de carncias de qualquer tipo, de frustrao, desconhecem a violncia ou a injustia, vivem sob uma luz perptua e uniforme, em um clima temperado, em meio a uma natureza infinitamente generosa (p. 29).

No entanto, dois outros aspectos tambm apontados por Berlin como prprios dessas utopias encontram completa oposio na fico skinneriana, quais sejam: 1) A maioria das utopias situada em um passado remoto: era uma vez uma idade de ouro; 2) A principal caracterstica da maioria das utopias (ou talvez de todas) o fato de serem estticas. Nada se

24 A comunidade de Los Horcones possui um website (http://loshorcones.org/index_eng.html) que a descreve em todos os seus aspectos. As citaes desse captulo que tm como referncia Los Horcones foram extradas desse site.

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 116

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 117

Frazier, principal criador de Walden II e cicerone da visita comunidade. Podese, com alguma segurana, apontar Frazier como uma espcie de alter ego de Skinner. Suas posies so, com poucas modificaes, aquelas que Skinner defenderia ao longo de sua carreira e o prprio autor diria, em sua autobiografia, que os pontos de vista de Frazier so essencialmente os meus ainda mais agora do que quando escrevi (1983/1984c, p. 09). Los Horcones: uma cultura experimental Os moradores de Los Horcones26 se autointitulam uma comunidade Walden Two, em funo de sua criao ter sido inspirada na obra de Skinner de mesmo nome. A comunidade foi criada com objetivo de buscar/criar um estilo de vida alternativo baseado na cooperao, partilha, noviolncia, igualdade e sustentabilidade ecolgica. Em Los Horcones os membros dividem a propriedade (reduzindo desta forma diferenas econmicas entre os membros); todos os membros participam nas tomadas de deciso e no relegam suas responsabilidades a outros; e os membros cuidam uns dos outros e se relacionam bem e resolvem conflitos pessoais e comunitrios de forma pacfica.
Ns acreditamos que a aplicao Los Horcones apropriada da cincia pode contribuir (http://www3.niu.edu/acad/psych/Millis/ enormemente para alcanar uma History/2004/skinner_1.htm). sociedade humanista comunitria e a cincia mais necessria nesta empreitada a cincia do comportamento, isto , psicologia como uma cincia natural. Se ns no mudarmos nosso comportamento, problemas pessoais e sociais iro continuar. Problemas pessoas e sociais so principalmente problemas de comportamento. Por esta razo ns enfatizamos em Los Horcones o uso da cincia do comportamento para alcanarmos nossos objetivos (...). De acordo com o nosso ponto de vista, a cultura ocidental no tem aplicado as cincias em geral para o benefcio dos seres humanos. por isso que temos esses problemas pessoais e sociais. Acreditamos que s um melhor conhecimento sobre o nosso prprio comportamento pode ajudarnos a utilizar a cincia para benefcio das pessoas e do nosso ambiente. (Los Horcones).

questo aqui a mudana do ambiente, a fim de tornar possvel uma boa prtica parental (Los Horcones).

importante ressaltar que uma cultura experimental no significa uma cultura com experimentadores vestindo jalecos brancos e manipulando variveis para estudar o comportamento de seus sujeitos. Uma cultura experimental pode ser definida como:
uma pequena sociedade concebida de tal forma que facilita a observao do comportamento (autoobservao), de anlise e de mudana. Uma pequena sociedade experimental onde seus membros organizam o ambiente para viver de uma forma mais significativa, criativa e produtiva. Uma cultura onde as pessoas tentam fazer tudo o que fazem de forma melhor (...). Em Los Horcones, planejamos e implementamos prticas baseadas na cooperao, na igualdade, na partilha, na noviolncia e na sustentabilidade ecolgica. A implementao de cada prtica cultural inclui uma anlise e observao cuidadosa do seu impacto sobre o meio ambiente (fsico, qumico, biolgico e comportamental individual e social). Os dados so coletados (formal e informalmente) e mantidos como registros ou grficos (...). Para sobreviver, uma cultura precisa ser experimental no sentido de que ela precisa mudar de acordo com os resultados ou efeitos de suas prticas no comportamento de seus membros e do resto do ambiente (Los Horcones).

O conceito de cultura experimental no est distante do nosso diaadia. Como exposto anteriormente, em uma cultura experimental seus membros esto sempre atentos aos efeitos de suas prticas culturais (e comportamentos individuais) sobre o prprio grupo; registram comportamentos e seus efeitos; analisam tais interaes e as modificam quando elas so prejudiciais ao grupo. Isso equivalente a, por exemplo, planejar polticas pblicas, registrar seus impactos sobre a qualidade de vida da populao e, caso os resultados no sejam positivos, identificar os problemas e alterar a poltica. Neste sentido, a diferena entre Los Horcones e nossa sociedade reside, de forma geral, no grau em que os procedimentos envolvidos ocorrem. Algumas caractersticas de Los Horcones Como apontado anteriormente, muitas das caractersticas de Los Horcones (inspiradas em Walden II), podem parecer extremamente distantes de nossa realidade, ou mesmo impossveis de serem implantadas em nossa sociedade. No entanto, muitas dessas caractersticas podem funcionar como uma fonte de inspirao para um melhor planejamento de nossa sociedade, a exemplo da sociedade utpica descrita por Skinner em Walden II. Organizao do trabalho. Em Los Horcones, todos os membros cooperam na produo de bens e servios e h uma preocupao no sentido de criar condies para que todos os membros da comunidade possam ser eficientes, produtivos e apreciem seu trabalho. H, basicamente, duas formas de se atingir esses objetivos: (1) quanto maior o nmero de membros do grupo, maiores so as chances de encontrar pessoas que gostem e desempenhem bem certas atividades; (2) possvel criar condies para que uma pessoa no s desempenhe bem uma atividade ou trabalho, mas tambm para que ela goste de realizar aquele trabalho27:

Segundo os moradores de Los Horcones, sua caracterstica definidora a aplicao da cincia do comportamento, da Anlise do Comportamento, no planejamento cultural, anlise e mudana. Neste sentido, dizemos que Los Horcones uma cultura experimental. Em uma cultura experimental, podese observar claramente a relao entre o comportamento dos indivduos e as prticas culturais; problemas sociais so resolvidos alterando as prticas culturais, e no pedindo e desejando que as pessoas mudem, por exemplo, se o objetivo melhores famlias, necessrio criar as condies sociais para que melhores famlias possam existir. Criar as condies sociais pode significar, por exemplo:
(...) mudanas nas nossas prticas trabalhistas, que permitiriam aos pais passarem mais tempo com os seus filhos, criar oportunidades educacionais para que eles possam aprender as competncias parentais; darlhes o tempo para assistir a estes cursos; a criao de meios que promovam atividades familiares e atividades recreativas planejadas pensando nas famlias, etc. A
26 Horcones a palavra em espanhol para pilares de madeira feitos de troncos de rvores bifurcadas, pilares estes utilizados em construes na comunidade.

27

Algumas das atividades desenvolvidas pelos membros da comunidade so a limpeza de edifcios, culinria, lavar loua, lavar roupa, cuidar das crianas, fazer queijo, ensinar as crianas, alimentao das galinhas, coelhos e sunos, apicultura, ir s aulas de anlise do comportamento, compras e visitas cidade, aguar plantas e pomares, trabalhar na horta, consertos, carpintaria, escrever correspondncia, escrever livros e artigos, pintura, coleta do lixo, cuidar de crianas e corrigir comportamentos problema em crianas que vm para estudar em Los Horcones, trabalho de escritrio e acolher visitantes. Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 119

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 118

No fcil organizar o trabalho de uma forma que seja satisfatrio para todos, j que a comunidade pequena (20 membros). Quando tivemos 40 ou mais membros a satisfao no trabalho aumentou, pois havia uma maior variedade para se escolher (...). Um objetivo nesta rea que cada membro possa escolher o trabalho que ele/ela quer fazer todos os dias e que todos ns faamos o que satisfatrio e tambm produtivo (...).Geralmente h um ou mais membros que apreciam o que outros no tenham aprendido a desfrutar, neste caso, eles fazem isso para voc. No entanto, se voc quiser aprender a gostar de uma tarefa que til para a comunidade, mas que no atualmente desejada por voc, voc pode pedir ao coordenador de comportamento um procedimento para voc a gostar daquela tarefa. Claro que no asseguramos total sucesso (Los Horcones).

influenciam no comportamento das crianas no algo que acontece exclusivamente na comunidade. Acontece em todo lugar. As crianas aprendem muito com as pessoas que no so seus pais biolgicos. Eles aprendem com os seus familiares, professores, vizinhos e at mesmo com as pessoas mais distantes, como heris e estrelas de TV, etc. Dentro de uma famlia comunitria, todos os membros adultos da comunidade so educados para a serem pais. Existem membros encarregados de ensinar o resto de ns a aplicar princpios comportamentais para educao infantil (Los Horcones).

Em Los Horcones h uma interessante forma de distribuir as atividades dirias e extra ordinrias da comunidade necessrias sua manuteno e progresso. H um escritrio de trabalho com quadros de aviso descrevendo os trabalhos a serem realizados e sua urgncia:
Cada trabalho na a lista inclui o tempo mdio em que poderia ser feito. Coordenadores calculam o nmero de horas que um membro precisa de trabalho semanal ou dirio (...). Sabendo quantas horas devemos trabalhar, podemos planejar em conjunto com o coordenador de trabalho nosso horrio de trabalho semanal. Cada membro tem o seu prprio horrio de trabalho destacado no escritrio, onde podemos verificar a qualquer momento (...). Os coordenadores de trabalho classificam os trabalhos fixos (o que deve ser feito de forma regular, como alimentao dos animais, cozinhar, limpar, cuidados infantis, regar plantas, etc.) e ocasionais (qualquer um que surge, como fixao de uma cerca, substituir algum que est doente e foi para a cidade, etc.) (...). Os membros podem verificar na noite anterior que trabalho ocasional lhes foi atribudos. Se um membro no est satisfeito, ele/ela pode discutir a tarefa com o coordenador e chegar a um acordo.

Famlia e Educao. O conceito de famlia de Los Horcones diferente do conceito difundido em nossa sociedade (famlia nucelar). Em Los Horcones a famlia comunitria, como chamada formada por todos os membros da comunidade, independentemente de terem ou no consanginidade ou vnculos de parentesco:
Todos os membros adultos compartilham o compromisso de amar, educar e cuidar de todas as crianas que fazem parte da famlia comunitria como se fossem seus prprios filhos. Tem sido demonstrado que no s os pais ou parentes de uma criana tm uma influncia importante na sua educao, mas tambm todos aqueles que fazem parte de sua vida (...). Em uma famlia comunitria walden, a monogamia respeitada e relacionamentos de casais so comprometidos e estveis (...). Uma O Prof. Fred Keller, criador do Sistema famlia comunitria walden no suprime a personalizado de ensino, utilizado nas escolas famlia, ao contrrio, ela a estende a um de Los Horcones, com crianas da pouco mais de pessoas para formar uma comunidade. famlia mais humanitria (...). formada (http://loshorcones.org/psychology/keller.html). por todos os membros da comunidade, independentemente do vnculo conjugal ou de parentesco. Ns vemos uns aos outros como parte de uma grande famlia. Adoramos cuidar e educar todas as crianas, independentemente de ter ou no uma relao biolgica com elas. Os membros adultos partilham as funes parentais (...). O fato de que todos os adultos Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 120

Segundo os moradores de Los Horcones, a famlia comunitria traz uma srie de vantagens para a sociedade. Como todos os membros se sentem parte de uma grande famlia, e tratam seus semelhantes como tal, no h rfos, crianas negligenciadas, abandonadas ou abusadas, j que todos os adultos tratam todas as crianas como se fossem seus filhos, da mesma forma, no h idosos negligenciados, abandonados ou abusados. Alm disso, aqueles indivduos adultos que conseguem ter filhos, ou aqueles que querem permanecer solteiros, podem desfrutar do relacionamento paisfilhos com as crianas. Obviamente, no se espera, em Los Horcones, que esse sentimento de pertencer a uma grande famlia, e se comportar como tal, surja do nada. Para que esse tipo de relacionamento seja possvel, h um planejamento de atividades (programao de contingncias) para que os membros da comunidade aprendam a serem membros efetivos de uma grande famlia. Se pensarmos em uma sociedade real, uma cidade, por exemplo, esse conceito de famlia parece ser absolutamente utpico. Entretanto, podemos pensar que, dentro desta sociedade, existem subgrupos (condminos, bairros, etc.). Pensando desta forma, a implantao de uma famlia comunitria parece ser um pouco mais plausvel, mesmo considerando que os membros de nossa sociedade, e ns mesmos, temos toda uma histria de aprendizagem relacionada a contingncias de reforamento bastante diferentes daquelas em vigor em Los Horcones. E isso inclui nossa forma de agir, nossa forma de pensar e nossa forma de sentir. Alm do que foi exposto acima, a famlia comunitria traz uma srie de outras vantagens tanto para as crianas quanto para os pais:
Eles (as crianas) recebem mais amor, cuidado e ateno de mais pessoas; Atividades recreativas e educativas adequadas s crianas, bem como a companhia de outras crianas e adultos esto sempre disponveis para todas as crianas; O fato de que a famlia comunitria requer que os pais saibam mais sobre os cuidados infantis e sua educao, previne os muitos problemas que as crianas tm quando esto exclusivamente nas mos de pais que so descuidados ou ignorantes sobre educao infantil; As crianas esto sempre sendo cuidadas por pais, mes ou irmos/irms mais velhos (biolgicas ou no), que podem dedicar s crianas cuidados com tempo exclusivo a essa atividade, sem ter que fazer outras tarefas domsticas ou empresariais; J que aqueles que cuidam dos filhos no esto ocupados ou tensos, eles so capazes de desfrutar dos cuidados infantis, Escola em Los Horcones serem criativos e oferecer s crianas tempo de (http://loshorcones.org/organizacion/ qualidade na maioria das vezes (...); As educacion.html) crianas crescem em um ambiente mais saudvel, mais natural e menos problemtico do que a maioria das crianas de famlias nucleares (...); Cuidar das crianas uma atividade que conta como horas de trabalho; A comunidade no espera apenas que os pais e mes cuidem de seus filhos, mas que dediquem a eles tempo suficiente; Todos os membros dedicam algumas Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 121

horas por semana para cuidar das crianas (...); Dividir com outros a muitas responsabilidades envolvidas na criao e educao das crianas, reduz a carga para os pais; Os pais podem ficar tranqilos o suficiente para fazer outras atividades enquanto seus filhos so cuidados por aqueles que partilham dos seus ideais, objetivos educacionais e respondem s crianas de maneira semelhante forma como eles iriam responder; Os pais tambm ficam mais tranqilos quando sabem que as crianas so cuidadas por pessoas que esto preparadas e gostam de cuidar das crianas (que no so apenas pagas para trabalhar) (...); As mulheres, que tradicionalmente tomam conta quase que integralmente dos seus filhos, em uma famlia comunitria compartilham esta atividade com os homens; Pais solteiros no esto sozinhos na sua tarefa de cuidar e educar as crianas (Los Horcones).

Talvez um dos aspectos mais interessantes da relao dos membros de Los Horcones com suas crianas, e uma das caractersticas mais facilmente aplicveis nossa sociedade, seja a lista de objetivos comportamentais para as crianas. Geralmente escolas, e a prpria famlia, desenvolvem estratgias para que as crianas aprendam, entre outras coisas, a ler, a escrever e fazer clculos matemticos. Entretanto, raramente vemos escolas e famlias planejando atividades planejando contingncias de reforo para que as crianas aprendam a ser responsveis, serem mais altrustas, mais cooperativas, etc. (i.e., em geral, consideramos a aprendizagem de valores diferente da aprendizagem de desempenho acadmicos). Em Los Horcones no se espera simplesmente que as crianas desenvolvam tais caractersticas: planeja se contingncias para que essas caractersticas faam parte do repertrio comportamental das crianas e, consequentemente, dos adultos que se tornaro:
Em Los Horcones, temos uma lista do que queremos e do que no querem que as crianas aprendam. Ns chamamos isso "Lista dos Objetivos Comportamentais para Crianas". Essa lista descreve objetivamente os comportamentos que consideramos importantes que as crianas aprendam a fim de crescer e se desenvolver de forma feliz, responsvel, e como indivduos comunitrios. Por exemplo, a cooperao, a igualdade, a partilha, pacifismo, o altrusmo, a responsabilidade, a participao nas decises, ajuda mtua, a criatividade, e muitos mais. Procedimentos comportamentais derivados da cincia do comportamento so coerentemente aplicados para atingir esses objetivos (...). No deixamos que o aprendizado de valores comunitrios aparea com o tempo. Em vez disso, fornecemos ou providenciamos as condies para que as crianas possam aprender a se comportar de forma comunitria. Valores comunitrios precisam ser ensinados, no apenas esperamos que isso acontea (). As crianas so agrupadas de acordo com a sua idade. Um ou mais adultos cuidam de um grupo de crianas. s vezes, quando h muitas crianas, vrios grupos se renem para uma determinada atividade, como um piquenique, formando um grande grupo de crianas de diferentes idades. Cuidados infantis individuais tambm existem, as crianas no so cuidadas apenas em grupos. H perodos de tempo destinados ao atendimento individual de uma criana por um adulto. comum que os membros convidem uma criana para acompanhlos enquanto eles trabalham como, por exemplo, quando vo alimentar animais, fixar uma porta, fazer um bolo, etc. (Los Horcones, grifo nosso).

filhos sempre que quiserem. Pelo contrrio, a vida em comunidade e nosso sistema de trabalho oferece as condies ideais para os pais estarem com os filhos muitas vezes. Ter uma programao comunitria de cuidados com as crianas ajuda saber quem responsvel pelas crianas a qualquer hora. Cuidados infantis comunitrios tm sido usados com sucesso desde o incio de Los Horcones 25 anos atrs. As crianas vivem felizes e crescem saudveis (sem "complexos" ou "frustraes"). No momento estamos criando a segunda gerao de filhos, os nossos netos (). Uma vez que todos os adultos concordam em quais comportamentos de incentivar nas crianas e quais no, as formas como adultos respondem aos comportamentos comunitrios e individuais das crianas bastante homognea. Isso ajuda as crianas a aprender mais rapidamente e com menos conflitos do que quando os pais respondem de maneira diferente, porque no existe acordo (...). Qualquer membro pode participar dos cuidados comunitrios das aps aprender sobre cuidados infantis e educao. Cada membro tem a oportunidade de aprender a aplicar princpios de comportamento educao infantil (Los Horcones, grifo nosso).

Personocracia. Um importante aspecto de uma sociedade, de uma cultura, sua forma de governo (e.g., Democracia). Em Los Horcones, a forma de governo chamada Personocracia (Governo Comunitrio). Um ponto central da Personocracia, ao contrrio de outros regimes, maximizar ou reforadores e reduzir ao mximo as consequncias aversivas. Em nossa sociedade, os governos utilizam muito mais contingncias de controle aversivo (i.e., se voc fizer isso ou no fizer aquilo , ento voc ser punido de alguma maneira). J na forma de governo utilizada em Los Horcones, priorizase o uso de contingncias de reforo positivo:
Todos os grupos sociedades exigem uma organizao a fim de manteremse operacionais. Uma organizao eficaz aquela em que o comportamento prsocial dos seus membros obtm a mxima quantidade de reforadores e o montante mnimo de consequncias aversivas (...). Desde o seu incio, Los Horcones tem experimentalmente testado diversas formas de governo, visando um tipo de governo que maximiza os reforos e minimiza as consequncias aversivas para os comportamentos prsociais. Conclumos que um governo cooperativo, igualitrio, de partilha e pacfico o mais adequado para uma sociedade comunitria (...). De um modo geral, testar experimentalmente uma forma de governo significa implementar aspectos caractersticos de uma determinada forma de governo de uma maneira experimental, e observando seus resultados no comportamento total dos membros (cidados). Existem vrios indicadores da adequao ou inadequao de um determinado sistema de governo. Por exemplo, quanto os membros da sociedade (cidados) participam em assuntos polticos (questes relacionadas com a sua comunidade, cidade, estado ou pas), quo satisfeitos eles esto quando participam no processo de tomada de deciso poltica, o quanto eles cooperam para resolver os problemas de sua comunidade (bairro, cidade, estado ou pas), o quanto eles competem ou lutam uns contra os outros, o quanto eles acreditam que participam nos assuntos governamentais significa simplesmente votar, pagar impostos, etc. (...). Ns cunhamos o termo "Personocracia", em 1982, para nomear o nosso sistema governamental. Um que leva em considerao cada membro da sociedade e no apenas a maioria, como a democracia, ou apenas alguns, como no totalitarismo. Personocracia , assim, uma democracia estendida a todos e cada um dos membros da sociedade. A Personocracia d poder ao indivduo, pessoa, e no a uma maioria abstrata (Los Horcones).

Outro interessante aspecto relativo educao infantil referese ao pressuposto de que precisamos aprender a ser bons pais e mes, no nascendo sabendo isso. Em Los Horcones,
Todos os membros da comunidade freqentam aulas sobre cuidados infantis e educao para ficarem mais bem preparados para ajudar no bom desenvolvimento fsico, biolgico e comportamental (psicolgico) das crianas. Todos os membros interagem com as crianas, talvez um pouco mais do que outros, mas somos todos ns que educamos e cuidamos delas (). O fato de que dentro de um comunitarismo familiar, os cuidados infantis so comunitrios, no implica que os pais biolgicos ou outros membros so, de alguma forma, restringidos de estar com os Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 122

Um governo personocrata, como o de Los Horcones, possui as seguintes caractersticas principais:


A Personocracia planejada com base nos dados obtidos atravs da cincia do comportamento e nos princpios de uma filosofia poltica behaviorista. Isto significa que cientificamente baseada (...). A Personocracia no se baseia em idias subjetivas ou opinies de filsofos, economistas e polticos. baseada em dados experimentais, que foram obtidos a partir de uma anlise Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 123

experimental do comportamento (...). Tem uma estrutura nohierrquica. integrada por todos os membros da sociedade (incluindo pessoas de todas as raas, idades e sexo). Todos os membros tm iguais oportunidades de participao em cargos pblicos e esta oportunidade est constantemente aberta. Posies governamentais esto abertas a todos os membros (...). Na Personocracia, no h governadores nem governados, todos os cidados so governadores e governados. O voto de cada um dos membros decisivo para o processo de tomada de deciso poltica. Cada membro tem o direito de vetar uma deciso. Nenhuma deciso executada at que todos os membros da comunidade concordem com ela ().Uma estrutura personocrata exige uma diviso da sociedade em diversas reas de organizao, tais como: educao, sade, recreao, agricultura, trabalho, comportamento humano, ecologia, economia, agricultura, etc. Um ou mais membros (cidados) esto encarregados pela coordenao de cada rea. Eles so chamados de coordenadores e so coresponsveis com o resto dos membros para o bom funcionamento e desenvolvimento de uma rea especfica. Qualquer membro (cidado) pode se tornar um coordenador de rea. Pode haver tantos coordenadores encarregados de uma rea quanto existem membros interessados naquela funo organizacional (...). Coordenadores de rea no obtm quaisquer privilgios dentro ou fora da rea que eles coordenam. Por exemplo, o coordenador da rea de alimentao no vai comer uma comida melhor do que o resto dos membros. Sua funo meramente organizacional. Em funo Personocracia ensinar os membros a participar efetivamente na tomada de deciso para a realizao de um benefcio comum, em sua prtica em Los Horcones, temos observado que o acordo rapidamente alcanado. As excees so escassas (...). Um adequado funcionamento de um governo personocrtico exige que os membros (cidados) aprendam a considerar o bem comum como o seu prprio bem. Se os membros no vem e sentem a comunidade como sendo deles tambm, muito improvvel que eles participem plenamente na sua melhoria. Assim, o ensino e a aprendizagem de comportamentos comunitrios e motivao so essenciais para a aplicao adequada da Personocracia (Los Horcones, grifo nosso).

A Personocracia considerada um Governo Educacional. Assim como ser pai, ser altrusta, valorizar a cooperao, entre outros, so considerados comportamentos a serem aprendidos, tomar decises e trabalhar em grupo tambm:
Uma das funes mais importantes de um governo personocrata ensinar aos membros comportamentos polticos adequados (competncias de participao cooperativa, habilidades de resoluo de problemas, comportamentos comunitrios). Um aspecto importante da Personocracia que ela altamente educativa. Alm de ensinar os membros a se tornarem coordenadores, ela ensina competncias de participao a todos os membros (adultos e crianas). Por exemplo, como efetivamente participar no planejamento, como apresentar propostas e discordncias em formas eficazes, como tomar decises cooperativamente, etc. (Los Horcones, grifo nosso).

Provavelmente o leitor deve estar pensando que, de fato, Los Horcones, como Walden II, uma sociedade utpica. Provavelmente voc est certo pelo menos se pensarmos em aplicar as caractersticas descritas assim diretamente em nossa sociedade. No entanto, se pensarmos em estgios planejamento cultural tal utopia parecer mais atingvel. Ressaltamos novamente que tais caractersticas so, principalmente, uma fonte de inspirao para repensarmos nossa sociedade, como destacam os prprios membros de Los Horcones:
Por favor, no conclua que estamos dizendo que Los Horcones uma sociedade ideal; que todos os seus membros aprenderam a viver comunitariamente. O que estamos dizendo que queremos nos tornar uma sociedade melhor para todas as pessoas (Los Horcones).

Prticas Culturais de Desenvolvimento Humano - 124

Vous aimerez peut-être aussi