Vous êtes sur la page 1sur 15

CURSO DIREITO

2 Semestre Disciplina: DIREITO CONSTITUCIONAL I Professor: FLAVIO ERVINO SCHMIDT

Apostila 03

DIREITO CONSTITUCIONAL I
Sumrio: 5) A SUPREMACIA JURDICA DA CONSTITUIO: O CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS. 5.1) Conceito e formas de Controle da Constitucionalidade 5.2) O controle da constitucionalidade no Brasil

5) SUPREMACIA JURDICA DA CONSTITUIO Em termos doutrinrios, pode-se admitir duas espcies de supremacia constitucional, a material e a formal. A supremacia material decorre do contedo das normas constitucionais, e vincula-se diretamente ao conceito material de Constituio, que s reconhece como constitucionais as normas referentes aos aspectos fundamentais da organizao do Estado, sendo os principais aqueles referentes forma de Estado, forma de governo, ao regime de governo, separao dos Poderes, aquisio, exerccio e perda do poder e aos direitos e garantias fundamentais. Nessa concepo as normas que tratem de tais temas, qualquer que seja sua origem (legal, jurisprudencial, costumeira), compem a Constituio, e prevalecem hierarquicamente sobre as demais normas do ordenamento jurdico. A se adotar essa concepo, todas as Constituies possuem supremacia, mesmo as flexveis e as noescritas. A supremacia formal, por sua vez, ignora totalmente o contedo especfico da norma, decorrendo do carter escrito e rgido da Constituio. Dito de outro modo, a supremacia formal atributo exclusivo das Constituies escritas e rgidas, em funo das caractersticas destas espcies de Constituio, quais sejam, respectivamente, o fato de estarem reunidas em um nico documento (Constituies escritas) e serem passveis de alterao somente por um procedimento especial, mais dificultoso e solene que o institudo para a modificao da legislao ordinria (Constituies rgidas). Na realidade, a doutrina comumente afirma que a supremacia formal de uma Constituio decorre de sua rigidez, e esta, por sua vez, de seu carter escrito. uma forma de exposio lgica: a superioridade decorre propriamente do fato de as normas da Constituio s poderem ser alteradas pelo procedimento especial acima 1

referido, mas este procedimento s pode existir se todas as normas da Constituio estiverem agregadas em um nico documento. Acima mencionamos que essas duas modalidades de supremacia so admitidas em nvel doutrinrio. Efetivamente, isto correto. Contudo, em termos jurdicos, s verdadeira supremacia a supremacia formal, aquela que decorre da rigidez constitucional. a partir da existncia de dois processos distintos de modificao normativa, um mais simples para as normas ordinrias, outro mais complexo para as normas constitucionais, que juridicamente pode-se afirmar a superioridade hierrquica destas normas sobre aquelas. Assim, a superioridade propriamente jurdica a formal, e, daqui por diante, quando mencionarmos apenas supremacia, a ela que estaremos nos reportando. Bem, deste carter superior da Constituio que decorre sua condio e ponto inicial do ordenamento jurdico do Estado e parmetro de validade de todas suas leis, pontos que sero novamente enfatizados, respectivamente, quando do estudo da teoria da recepo e do controle de constitucionalidade.

5.1) Conceito e formas de Controle da Constitucionalidade 5.2) O controle da constitucionalidade no Brasil

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE

CONCEITO A idia de controle de constitucionalidade est ligada supremacia da Constituio sobre todo o ordenamento jurdico e, tambm, idia de rigidez constitucional e proteo dos direitos fundamentais. Controlar a constitucionalidade significa verificar a adequao (compatibilidade) de uma lei ou de um ato normativo com a Constituio, verificando seus requisitos formais e materiais.

PRESSUPOSTOS OU REQUISITOS DE CONSTITUCIONALIDADE DAS ESPCIES NORMATIVAS Requisitos formais A inobservncia das normas constitucionais de processo legislativo (devido processo legislativo arts. 59 a 69 da CF) tem como conseqncia a inconstitucionalidade formal da lei ou ato normativo produzido, possibilitando pleno controle repressivo de constitucionalidade por parte do Poder Judicirio, tanto pelo mtodo difuso quanto pelo mtodo concentrado. A chamada inconstitucionalidade formal poder ser por critrios: a) Subjetivos - Refere-se fase introdutria do processo legislativo, ou seja, questo de iniciativa, posto que qualquer espcie normativa 2

editada em desrespeito ao processo legislativo, em especial s regras de iniciativa do projeto de lei, padecer de flagrante vcio de inconstitucionalidade e b) Objetivos Refere-se s duas outras fases do processo legislativo (constitutiva e complementar), uma vez que toda e qualquer espcie normativa dever respeitar o trmite do processo legislativo previstos nos arts. 60 a 69 (p. ex. lei complementar aprovada por maioria simples)

Requisitos substanciais ou materiais Trata-se da verificao material (em relao matria) da compatibilidade do objeto da lei ou do ato normativo com a Constituio.

O descumprimento da lei ou do ato normativo inconstitucional pelo Poder executivo Como a administrao pblica est adstrita ao princpio da legalidade (art. 37, caput), poder o Chefe do Poder Executivo (ato privativo) negar cumprimento a uma lei ou ato normativo que repute flagrantemente inconstitucional, bem como determinar aos seus subalternos que deixem de aplicar administrativamente a referida lei ou ato normativo, sem prejuzo do exame posterior pelo Poder Judicirio.

FORMAS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Em relao ao momento de realizao O controle de constitucionalidade pode ser classificado em relao ao momento de sua realizao, levando em considerao o ingresso da lei ou ato normativo no ordenamento jurdico, assim, enquanto o a) controle preventivo pretende impedir que alguma norma inconstitucional ingresse no ordenamento jurdico, o b) controle repressivo busca expulsar do ordenamento jurdico a norma editada em desrespeito Constituio. Em regra, o controle repressivo cabe ao Poder Judicirio (controle judicirio, no Brasil no h previso do chamado controle poltico ou misto), enquanto que o controle preventivo cabe aos Poderes Executivo e Legislativo.

Modelos clssicos de controle de constitucionalidade Historicamente, possvel identificar trs grandes modelos de justia constitucional: a) o modelo norte-americano, que se baseia na supremacia jurisdicional sobre todos os atos dos poderes constitudos, mediante controle difuso da constitucionalidade, com base nos casos concretos (judicial review), embora dependendo da existncia de um Tribunal Supremo; b) o modelo austraco, de inspirao Kelseniana, que se baseia na existncia de uma jurisdio constitucional especfica, prevendo a existncia de um Tribunal Constitucional com exclusividade para o exerccio do controle judicial da constitucionalidade das leis, abstratamente, e; por fim, 3

c) o modelo francs, que prev um controle de constitucionalidade preventivo a ser realizado pelo Conselho Constitucional, no decorrer do processo legislativo, e, excepcionalmente, efetuar um controle repressivo de constitucionalidade, mediante a anlise abstrata da repartio constitucional de competncias entre o Governo e o Parlamento.

CONTROLE PREVENTIVO Com vistas a evitar o ingresso no ordenamento jurdico de leis inconstitucionais, prev a Constituio duas hipteses de controle preventivo de constitucionalidade: as comisses de constituio e justia e o veto jurdico. Comisses de constituio e justia O art. 58 da Constituio prev a criao de comisses constitudas na forma do respectivo regimento ou do ato de que resultar sua criao e com as atribuies neles previstas. a hiptese das comisses permanentes de constituio e justia, cuja funo precpua analisar a compatibilidade do projeto de lei ou proposta de emenda constitucional com o texto da Constituio. (Pode tambm o plenrio da Casa Legislativa realizar esse tipo de controle). Veto jurdico O Presidente da Repblica (enquanto partcipe do processo legislativo) poder vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional por entend-lo inconstitucional (CF, art. 66, 1). o chamado veto jurdico, que se contrape ao veto poltico (por razes de contrariedade ao interesse pblico).

CONTROLE REPRESSIVO O controle de constitucionalidade repressivo jurdico ou judicirio (pelo Poder Judicirio) a regra no direito constitucional brasileiro. H dois sistemas ou mtodos de controle judicirio de constitucionalidade repressivo: o controle concentrado ou reservado (via de ao) e o controle difuso ou aberto (via de exceo ou defesa). Contudo, excepcionalmente, a CF/88 previu duas hipteses em que o controle de constitucionalidade repressivo ser realizado pelo prprio Poder Legislativo.

CONTROLE REPRESSIVO PELO PODER LEGISLATIVO Art. 49, V, da Constituio Federal Dispe o art. 49, V, da Constituio que compete ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Assim, por meio de decreto legislativo, o Congresso sustar ou o decreto presidencial (CF, art. 84,IV) ou a lei delegada (CF, art. 68), por desrespeito forma constitucional.

Art. 62 da Constituio Federal A Medida provisria, enquanto espcie normativa, uma vez editada, est perfeita e acabada, j tendo ingressado no ordenamento jurdico com fora de lei (art. 62, CF) independentemente de sua natureza temporria. Assim, caso o Congresso Nacional a rejeite, no a convertendo em lei, expressa ou tacitamente (decurso de prazo), tal se constitui em controle repressivo. O STF admite serem as medidas provisrias objeto de ao direta de inconstitucionalidade, pela via direta, enquanto ato normativo com fora de lei, como uma segunda forma de controle repressivo.

CONTROLE REPRESSIVO PELO PODER JUDICIRIO No Brasil, o controle de constitucionalidade repressivo judicirio misto, ou seja, exercido tanto de forma concentrada, quanto de forma difusa. Controle difuso ou aberto Tambm conhecido como controle por via de exceo ou defesa, caracteriza-se pela permisso a todo e qualquer juiz ou tribunal realizar no caso concreto a anlise sobre a compatibilidade do ordenamento jurdico com a Constituio Federal. Na via de exceo, a pronncia do Judicirio, sobre a inconstitucionalidade, no feita enquanto manifestao sobre o objeto principal da lide, mas sim sobre questo prvia, indispensvel ao julgamento do mrito. Nesta via, o que outorgado ao interessado obter a declarao de inconstitucionalidade somente para o efeito de isenta-lo, no caso concreto, do cumprimento da lei ou ato, produzidos em desacordo com a Lei maior. Entretanto, este ato ou lei permanece vlido no que se refere sua fora obrigatria com relao a terceiros. Assim, o controle difuso caracteriza-se, principalmente, pelo fato de ser exercitvel somente perante um caso concreto a ser decidido pelo Poder Judicirio. A declarao de inconstitucionalidade, nesse caso, necessria para o deslinde do caso concreto, no sendo pois objeto principal da ao. Clusula de reserva de plenrio art. 97 da Constituio A inconstitucionalidade de qualquer ato normativo estatal s pode ser declarada pelo voto da maioria absoluta da totalidade dos membros do tribunal, ou, onde houver, dos integrantes do respectivo rgo especial, sob pena de nulidade absoluta da deciso emanada do rgo fracionrio (turma, cmara ou seo), em respeito previso do art. 97 da Constituio. a chamada clusula de reserva de plenrio, que atua como verdadeira condio de eficcia jurdica da prpria declarao jurisdicional de inconstitucionalidade dos atos do Poder Pblico, aplicando-se para todos os Tribunais, via difusa, e para o STF, tambm no controle concentrado. A exceo a esta regra se d no caso de atos normativos j declarados inconstitucionais pelo Supremo, no se alando, ainda, aos juzos monocrticos. Controle difuso e Senado Federal (art. 52, X, CF) O STF, decidindo caso concreto (controle difuso) poder, incidentalmente, declarar, por maioria absoluta de seus membros, a inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo do Poder Pblico (CF, art. 97), a partir disso, poder o Presidente do Supremo oficiar o Senado Federal, para que este, nos termos do art. 52, X, da Constituio, atravs de resoluo (espcie normativa) suspenda a execuo, no todo ou em parte, da lei 5

declarada inconstitucional por deciso definitivo da STF. (tb. podem suscitar a suspenso ao Senado: representao do Procurador-Geral da Repblica ou projeto de resoluo de iniciativa da comisso de constituio, justia e cidadania cf. Regimento Interno do Senado Federal, art. 386) Segundo entendimento do STF e do prprio Senado Federal, este ltimo no est obrigado edio da resoluo suspensiva, tratando-se, pois, de ato discricionrio (poltico). Tal competncia do Senado Federal aplica-se suspenso no todo ou em parte, tanto de lei federal, quanto de leis estaduais, distritais ou municipais, declaradas, incidentalmente, inconstitucionais pelo STF.

Efeitos da declarao de inconstitucionalidade controle difuso Entre as partes do processo (ex tunc) Declarada incidenter tantum (incidentalmente) a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo STF, desfaz-se, desde sua origem, o ato declarado inconstitucional (e todas as conseqncias dele derivadas). Isto porque o ato inconstitucional nulo, no pode produzir efeitos, sendo fulminado desde sua origem pela declarao de inconstitucionalidade, inclusive com efeitos retroativos (ex tunc). O efeito ex tunc, contudo, s tem aplicao para as partes e no processo em que houve a declarao de inconstitucionalidade. Para os demais (ex nunc) Como j visto, a CF/88 previu um mecanismo de ampliao dos efeitos da declarao incidental de inconstitucionalidade pelo STF (CF, art. 52, X), no caso de edio de resoluo pelo Senado Federal, suspendendo, no todo ou em parte, a execuo de lei ou de ato normativo declarado inconstitucional por deciso definitiva do STF, que, nesse caso, ter efeitos erga omnes, porm ex nunc (s produzindo efeitos a partir da publicao da referida resoluo, sem retroagir).

Controle Difuso de Constitucionalidade em sede de Ao Civil Pblica O STF no admite a declarao de inconstitucionalidade em sede de Ao Civil Pblica que vise proteger direitos coletivos ou difusos, que teria necessariamente efeitos erga omnes, o que implicaria em usurpao de competncia do STF (efeitos idnticos ao da declarao concentrada de constitucionalidade). Assim, s admissvel a declarao de inconstitucionalide de lei ou ato normativo, pela via difusa e em sede de ACP, se os direitos protegidos forem do tipo individuais homogneos, pois nesse caso a deciso s alcanar um grupo de pessoas determinado (efeito inter partes). O que se pretende vedar a utilizao da ACP como sucedneo da ao direta de inconstitucionalidade, de forma a retirar do Supremo Tribunal Federal o controle concentrado da constitucionalidade das leis e atos normativos federais e estaduais em face da Constituio Federal. Essa vedao aplica-se quando os efeitos da deciso da ACP forem erga omnes.

Controle difuso de constitucionalidade durante o processo legislativo O STF admite a possibilidade de controle de constitucionalidade (pela via difusa) durante o processo de feitura das espcies normativas, especialmente em relao fiel observncia das normas constitucionais do devido processo legislativo (CF, arts. 59 a 69). Segundo entendimento do STF, compete ao Poder Judicirio analisar, em sede de mandado de segurana ajuizado por parlamentar, a regularidade na observncia por parte do Congresso Nacional de normas constitucionais referentes ao processo legislativo, uma vez que os congressistas tm direito lquido e certo a no participarem de processo legislativo contrrio CF. Quanto possibilidade de o Poder Judicirio interpretar o significado de resolues legislativas, o STF se divide, sendo posio majoritria a de que no cabe ao Poder Judicirio interpretar normas regimentais, por tratarem de assunto interna corporis.

Controle concentrado ou via de ao direta Por meio do controle concentrado (abstrato) de constitucionalidade, procurase obter a declarao de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo em tese, independentemente da existncia de um caso concreto, visando-se obteno da invalidao da lei, a fim de garantir-se a segurana das relaes jurdicas, que no podem ser baseadas em normas inconstitucionais. A declarao de inconstitucionalidade , pois, o objeto principal da ao. So as seguintes as espcies constitucionalidade contempladas pela CF/88: a) b) c) d) de controle concentrado de

ao direta de inconstitucionalidade genrica (art. 102, I, a); ao direta de inconstitucionalidade interventiva (art. 36, III); ao direta de inconstitucionalidade por omisso (art. 103, 2); e, ao declaratria de constitucionalidade (art. 102, I, a, in fine; EC 03/93).

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE GENRICA Competncia Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. Por outro lado, compete ao Tribunal de Justia local processar e julgar, originariamente, a ADIN em relao s leis e atos normativos estaduais e municipais, contrrios s Constituies Estaduais (art. 125, 5, CF). Objeto Caber ADIN para declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou distrital (no exerccio de competncia equivalente a dos estadosmembros), editados posteriormente promulgao da CF/88 e, que ainda estejam em vigor. 7

O objeto da ADIN (genrica), alm das espcies normativas previstas no art. 59 da CF, engloba a possibilidade de controle de todos os atos revestidos de indiscutvel contedo normativo (p. ex. medidas provisrias, emendas constitucionais, resolues administrativas dos Tribunais de Justia e outras deliberaes administrativas de outros rgos do Poder Judicirio, Tratados internacionais e etc.). Alguns atos de aparente natureza legislativa, esto excludos do mbito da ADIN, como por exemplo: convenes coletivas de trabalho editadas pelos TRTs; atos estatais de feitos concretos, smulas. O sistema constitucional brasileiro no admite a declarao de inconstitucionalidade das normas constitucionais originrias (aquelas editadas quando da promulgao da Constituio pelo poder constituinte originrio), admitindo, contudo a declarao de inconstitucionalidade das normas constitucionais derivadas (inseridas na constituio por emenda pelo poder constituinte derivado). Importante, ainda, ressaltar que s h a possibilidade de Ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo editado posteriormente Constituio, tendo em vista que os atos normativos editados anteriormente Constituio e a ela contrrios, sero automaticamente revogadas com a promulgao da nova Constituio, e as demais sero recepcionadas (fenmeno da recepo). Em relao aos Tratados Internacionais, mesmo que devidamente ratificados pelo Senado Federal (CF, art. 49, I) e promulgados e publicados pelo Presidente da Repblica (CF, art. 84, VIII), possvel o controle de constitucionalidade, dada a supremacia das normas constitucionais sobre os Tratados e convenes internacionais incorporados ao ordenamento jurdico nacional (sob a forma de atos normativos infraconstitucionais). O STF admite a ADIN cujo objeto seja os chamados decretos autnomos, que so aqueles que no regulamentam lei, sendo editados em violao ao princpio da reserva legal.

Legitimao So legitimados, concorrentemente, para propositura da ADIN: 1) na condio de legitimados universais: a) o Presidente da Repblica; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Cmara dos Deputados; d) o Procurador-Geral da Repblica; e) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; e, f) partido poltico com representao no Congresso Nacional; e 2) na condio de legitimados ativos especiais: a) a Mesa da Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; b) o Governador do Estado ou do Distrito Federal; e, c) Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. Os chamados legitimados universais, tm legitimidade ativa presumida, em face de suas atribuies institucionais, enquanto que para os legitimados especiais, o STF exige o requisito da pertinncia temtica (prova da legitimidade).

Finalidade da ADIN A finalidade da ADIN retirar do ordenamento jurdico, lei ou ato normativo incompatvel com a ordem constitucional, constituindo-se, em uma finalidade de legislador negativo do STF, nunca de legislador positivo. Em razo de sua natureza e finalidade especial, a ADIN no admite desistncia (inclusive do pedido de liminar).

Pedido de Cautelar nas ADINs O art. 102, I, p, da CF/88, prev a possibilidade de solicitao de medida cautelar nas aes diretas de inconstitucionalidade, desde que comprovado o perigo de leso irreparvel. A liminar em ADIN concedida geralmente com efeitos ex nunc, ou seja, no retroativos, meramente suspendendo a aplicao da norma declarada inconstitucional de forma liminar, podendo, contudo, excepcionalmente, o STF conceder efeitos retroativos (ex tunc). A concesso da medida liminar torna aplicvel a legislao anterior, um avez que suspende os efeitos da lei ou ato normativo impugnado.

ADIN e prazo decadencial O ajuizamento da ADIN no se sujeita observncia de qualquer prazo de natureza prescricional ou de carter decadencial, pois os atos inconstitucionais jamais se convalidam pelo decurso do tempo.

Advogado-Geral da Unio Compete ao Advogado-Geral da Unio, em sede de ADIN, a defesa da norma legal ou do ato normativo impugnado, independentemente de sua natureza federal ou estadual, pois atua como curador especial do princpio da presuno de constitucionalidade das leis ou atos normativos, no lhe competindo opinar nem exercer a funo fiscalizadora j atribuda ao Procurador-Geral da Repblica, mas a funo eminentemente defensiva, estando impedido mesmo de manifestar-se contrariamente ao ato ou norma impugnada.

Procedimento A lei 9.868, de 10.11.1999 disciplina o processo e julgamento da ao direta de inconstitucionalidade genrica, devendo ser aplicada em adequao as normas constitucionais, aplicando-se, ainda, subsidiariamente, o Regimento Interno do STF. A petio inicial dever expor os fundamentos jurdicos do pedido com relao s normas impugnadas, no sendo admitida alegao genrica sem demonstrao compatvel e razovel, devendo ser apresentada em duas vias, com cpia da lei ou ato impugnado e dos documentos necessrios comprovao, alm da indicao do dispositivo da lei ou do ato normativo impugnado e os fundamentos jurdicos do pedido em relao a cada uma das impugnaes. A petio inicial inepta, no fundamentada e a manifestamente improcedente sero liminarmente indeferidas pelo relator, cabendo agravo ao plenrio do Tribunal. Ajuizada a ao, o relator pedir informaes autoridade da qual tiver emanado o ato, a serem prestadas no prazo de 30 dias, contados do recebimento do 9

pedido de informaes. As informaes podem ser dispensadas em, caso de urgncia, pelo relator, ad referendum do Tribunal. Recebidas as informaes, ou mesmo sem elas, o Advogado-Geral da Unio ser citado, previamente, para defender o ato impugnado, sendo aberta vistas ao Procurador-Geral da Repblica, que dever manifestar-se, sucessivamente no prazo de 15 dias (art. 103, 1, CF). O julgamento da ao direta de inconstitucionalidade ser realizado pelo Plenrio do Supremo Tribunal Federal, em respeito ao art. 97 da CF/88, exigindo-se quorum mnimo de oito Ministros, para instalao da sesso que, entendendo tratar-se de lei ou ato normativo constitucional, far essa declarao expressamente, julgando improcedente a ADIN. Por outro lado, se a maioria dos membros do Tribunal julgar procedente a ADIN, o STF declarar a lei ou ato normativo inconstitucional. Essa natureza duplica da ADIN foi reafirmada pelo art. 23 da Lei n 9.868/99, ao prever que efetuado o julgamento, proclamar-se- a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo impugnado, se num ou noutro sentido houver manifestao de no mnimo seis Ministros do STF (maioria absoluta). O STF ao declarar a inconstitucionalidade, no est adstrito aos fundamentos invocados na petio inicial, podendo adotar fundamentao diversa.

Efeitos da declarao de inconstitucionalidade controle concentrado Declarada a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo federal ou estadual, a deciso ter efeito retroativo (ex tunc) e para todos (erga omnes), desfazendo, desde sua origem, o ato declarado inconstitucional, juntamente com todas as conseqncias dele derivadas, uma vez que os atos inconstitucionais so nulos e, portanto, destitudos de qualquer carga de eficcia jurdica, saindo do ordenamento jurdico imediatamente com a deciso definitiva do STF (no se aplica o disposto no art. 52, X, que para o controle difuso). A lei n 9.868/99 inovou em relao ADIN, permitindo ao STF a manipulao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade, tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, ocasio em que poder por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado (art. 27). Assim, em relao aos limites temporais da declarao de inconstitucionalidade, pode-se afirmar que: a regra a fixao de efeitos ex tunc (retroativos), podendo em duas situao ser fixado efeito diverso, a saber: a) efeitos ex nunc (no retroativos), partir do trnsito em julgado da deciso em sede de ADIN, desde que fixados por 2/3 dos Ministros do STF; e b) efeitos pro futuro, partir de qualquer momento escolhido pelo STF (entre a edio da norma e a publicao da deciso no Dirio Oficial), desde que fixados por 2/3 dos Ministros. A Lei n 9.868/99 tambm previu que a declarao de inconstitucionalidade tm efeitos vinculantes em relao aos rgos do Poder judicirio e Administrao Pblica federal, estadual e municipal. Embora muito se discuta acerca da constitucionalidade dessa previso de efeitos vinculantes na ADIN, j que a previso decorre da lei e no da CF (como no caso do julgamento da ao declaratria de constitucionalidade - 2 do art. 102, CF), o autor Alexandre de Moraes defende tal vinculao obrigatria.

10

Por fim, de se ressaltar que o STF admite a utilizao da reclamao (CF, art. 102, I, l) para garantir a autoridade de suas decises proferidas em sede de ADIN, desde que ajuizada por um dos co-legitimados para a propositura da prpria ADIN e com o mesmo objeto.

AO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO Finalidade A CF prev que, declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em 30 dias (art. 103, 2, CF). Objeto S cabvel a ADIN por omisso em relao s normas constitucionais de eficcia limitada de princpio institutivo e de carter impositivo (ex. art. 128, 5, CF), em que a Constituio investe o legislador na obrigao de expedir comandos normativos, alm das chamadas normas programticas vinculadas ao princpio da legalidade, por dependerem de atuao normativa ulterior para garantir sua aplicabilidade (art. 7, XI, CF). Inconstitucionalidade por omisso A inconstitucionalidade, in casu, decorre da atitude omissiva, nos casos em que a CF determinou que o Poder Pblico tivesse uma conduta positiva (comissiva), com a finalidade de garantir a aplicabilidade e eficcia de norma constitucional. Portanto, s h o cabimento da ADIN por omisso quando a Constituio obriga o Poder Pblico a emitir um comando normativo e este fica inerte, seja por meio da omisso absoluta ou relativa. Legitimidade So legitimados para a propositura da ADIN por omisso os mesmos da ADIN genrica, a saber: a) o Presidente da Repblica; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Cmara dos Deputados; d) a Mesa da Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; e) o Governador do Estado ou do Distrito Federal; f) o Procurador-Geral da Repblica; g) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; h) partido poltico com representao no Congresso Nacional; e i) Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional (art. 103, I a IX, CF). O procedimento a ser seguido pela ADIN por omisso o mesmo da ADIN genrica, sendo que inexiste prazo para a propositura da ao, havendo porm necessidade de aferir-se caso a caso a existncia do transcurso de tempo razovel, que j houvesse permitido a edio da norma faltante. 11

Deciso do STF Declarando o STF a inconstitucionalidade por omisso, por ausncia de medida legal que torne a norma constitucional efetiva, dar cincia ao Poder ou rgo competente para: 1. rgo administrativo: adoo das providncias necessrias em 30 dias, sob pena de futura responsabilizao caso a omisso permanea aps o prazo fixado. 2. Poder Legislativo: cincia para adoo das providncias necessrias, sem prazo preestabelecido, no podendo ser forado pelo Poder Judicirio a legislar, por fora do princpio da separao dos Poderes (art. 2, CF). Como no h fixao de prazo para a adoo das providncias cabveis, igualmente, no haver possibilidade de responsabilizao dos rgos legislativos. Declarada, porm a inconstitucionalidade por omisso e dada cincia ao Poder Legislativo, fixa-se judicialmente a ocorrncia da omisso, com efeitos retroativos ex tunc e erga omnes, permitindo-se a sua responsabilizao por perdas e danos, se da omisso ocorrer algum prejuzo. Por fim, incompatvel com o objeto da ADIN por omisso a concesso de liminar.

INTERPRETAO CONFORME A CONSTITUIO A supremacia das normas constitucionais no ordenamento jurdico e a presuno de constitucionalidade das leis e atos normativos editados pelo Poder Pblico competente exigem que, na funo hermenutica de interpretao do ordenamento jurdico, seja sempre concedida preferncia ao sentido da norma que seja adequado Constituio Federal. Assim, no caso de normas com vrias significaes possveis, dever ser encontrada aquela que apresente conformidade com as normas constitucionais, evitando sua declarao de inconstitucionalidade e conseqente retirada do ordenamento jurdico. Importante ressaltar que a interpretao conforme a constituio somente ser possvel quando a norma apresentar vrios significados, uns compatveis com as normas constitucionais e outros no. A finalidade dessa regra interpretativa possibilitar a manuteno no ordenamento jurdico das leis e atos normativos editados pelo poder competente que guardem valor interpretativo compatvel com o texto constitucional. Para que se obtenha a interpretao conforme a Constituio, o intrprete poder declarar a inconstitucionalidade parcial do texto impugnado, no que se denomina interpretao conforme com reduo de texto, ou, ainda, conceder ou excluir da norma impugnada determinada interpretao, a fim de compatibiliz-la com o texto constitucional, a chamada interpretao conforme sem reduo de texto.

12

RESUMO ESQUEMTICO

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

1.Sistemas Preventivo e Repressivo SISTEMA PREVENTIVO Momento em que Antes da vigncia da norma feito constitucional Quem faz Legislativo e Executivo Como se faz Legislativo: atravs das comisses (constituio e justia) e na prpria votao em plenrio Executivo: veto jurdico SISTEMA REPRESSIVO Aps a vigncia da norma constitucional Judicirio Dois sistemas: 1 concentrado ou reservado (via direta) 2 sistema difuso (ou por via de ao)

2. Ao Declaratria de Inconstitucionalidade (ADIN) - GENRICA ADIN - Genrica Ao de natureza legislativa e jurisdicional que tem como objetivo a Conceito invalidao de lei ou ato normativo federal ou estadual que contrarie a ordem constitucional Competncia a) STF (art. 102, I, a, CF) lei ou ato normativo federal ou estadual em face da CF b) TJ lei municipal ou estadual em face da Constituio Estadual Concentrado (STF) Sistema a) emendas constitucionais Objeto b) Atos normativos formalmente legislativos (federal ou estadual) c) Atos normativos dotados de autonomia (decretos, regimentos internos, resolues) d) Tratados internacionais e) Leis distritais (matria de competncia Estadual) OBS: desde que promulgados aps a CF/88 Legitimao Legitimados ativos universais a) Presidente da Repblica Ativa b) Mesa do Senado Federal c) Mesa da Cmara dos Deputados d) Procurador Geral da Repblica e) Conselho Federal da OAB f) Partido Poltico com representao no Congresso Nacional Legitimados ativos especiais: a) Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional b) Mesa da Assemblia Legislativa c) Mesa da Cmara Legislativa do DF (Jurisp. do STF) d) Governador do Estado e) Governador do DF (Jurisp. do STF) 13

Interesse de Legitimados ativos universais: interesse genrico presumvel Legitimados ativos especiais: interesse genrico + interesse Agir especfico (pertinncia temtica) a) Possibilidade de concesso de liminares (eficcia geral a Concesso partir da publicao) de Liminares b) Suspenso de decises administrativas e judiciais c) Possibilidade de repristinao da legislao anterior d) Fumus boni iuris e periculum in mora a) inexistncia de fase probatria; Contraditrio b) contraditrio (AGU) defesa da presuno de constitucionalidade c) PGR fiscal da lei (e em certos casos autor e custos legis) a) erga omnes (independente de comunicao ao Senado Eficcia da Federal); deciso b) Art. 28 Lei 9.868/99 (efeito vinculante definitiva inconstitucionalidade) c) Influencia forte sobre os demais rgos julgadores a) entendimento tradicional: ato nulo ab initio Natureza b) possibilidade de atribuio de outros efeitos (art. 28, par. Jurdica unic. Lei 9.868/99)

3. Ao de Inconstitucionalidade por Omisso ADIN - Omisso Inovao da CF/88, um remdio constitucional que tem por objetivo conceder eficcia plena aos dispositivos constitucionais que carecem de regulamentao (eficcia limitada) Competncia STF (art. 102, I, a, c/c art. 103, 2 CF) a) Normas constitucionais de eficcia limitada quanto aos Objeto princpios institutivos b) Normas programticas quando a aplicabilidade se encontrar vinculada a posterior elaborao legislativa Legitimao Legitimados ativos universais a) Presidente da Repblica Ativa b) Mesa do Senado Federal c) Mesa da Cmara dos Deputados d) Procurador Geral da Repblica e) Conselho Federal da OAB f) Partido Poltico com representao no Congresso Nacional Legitimados ativos especiais: f) Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional g) Mesa da Assemblia Legislativa h) Mesa da Cmara Legislativa do DF i) Governador do Estado ou do DF Interesse de Legitimados ativos universais: interesse genrico presumvel Legitimados ativos especiais: interesse genrico + interesse Agir especfico (pertinncia temtica) O STF no admite a possibilidade Concesso de Liminares a) So legitimados passivos os agentes (polticos ou Contraditrio administrativos) ou pessoas jurdicas; Conceito 14

b) Pronunciamento do PGR em todos os processos, ainda que por ele provocados c) AGU participao dispensvel (STF)

Ao Declaratria de Constitucionalidade (ADECON) ADECON Ao constitucional que tem por objetivo declarar Conceito constitucionalidade de lei ou ato normativo federal Consideraes a) Forma de controle abstrato (EC n 03/93) b) Demonstra a falncia do sistema de controle preventivo Preliminares c) Exceo ao princpio da presuno de constitucionalidade Lei ou ato normativo federal, publicado aps a EC n 03/93 Objeto a) Presidente da Repblica Legitimao b) Mesa do Senado Federal Ativa c) Mesa da Cmara dos Deputados d) Procurador Geral da Repblica Legitimao Passiva e contraditrio Competncia Eficcia da deciso definitiva

OBS: requisito de admissibilidade a demonstrao de controvrsia judicial em nmero relevante

a) processo objetivo, unilateral e no contraditrio (h autor, mas no necessariamente ru) b) PGR possvel autor e custus legis c) AGU STF j entendeu desnecessrio STF (art. 102, I, a, ltima parte, CF) a) Efeito vinculante e erga omnes b) H possibilidade do exerccio do poder geral de cautela pelo STF (liminar) c) O eventual descumpriemento de deciso do STF por Juzes ou Tribunais justifica a utilizao da reclamao por usurpao de competncia

BIBLIOGRAFIA: MORAES, Alexandre de, DIREITO CONSTITUCIONAL. So Paulo: Atlas Editora, 13 Ed. 2003. SILVA, Jos Afonso da, CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO, So Paulo Malheiros Ed. 23 Ed., 2004 FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. So Paulo: Saraiva, 30 Ed. 2003.

15

Vous aimerez peut-être aussi