Vous êtes sur la page 1sur 6

Eu sou o Scrates! Neste relato eu pretendo apresentar algumas informaes da minha curta, porm intensa vida.

Para comear, deixem-me apresentar-me: Eu sou o Scrates. Prazer! Sou um pequeno candeo originrio do Tibete e que tem uma expectativa de vida entre dez e doze anos. Com tratamento adequado, consigo viver at os quinze ou dezessete anos. E com muita sorte e cuidados extremados, s vezes, eu alcano at vinte anos de vida. E o melhor... Sem perder a jovialidade e a fleuma. Hoje, sou conhecido pela designao de LHASA APSO, no entanto, nos primrdios da minha origem, designavam-me de APSO SENG KYE, que seria o equivalente a CO DE SENTINELA QUE RUGE COMO LEO em razo da minha misso original... No mstico Tibete, eu era o guardio dos portes do Potala, palcio do Dalai Lama, lder espiritual dos tibetanos, e das residncias dos Ministros e dos membros mais proeminentes da sociedade tibetana. O meu trabalho era montar vigilncia constante e prevenir a Guarda do Palcio sobre quaisquer aproximaes inadequadas. Era um trabalho fcil. Meus aguados sentidos de olfato e audio permitiamme perceber dos mais suaves passos do lobo-do-himalaia ao tonitruante e seco pisado das cavalgaduras. Eu conseguia, inclusive, ouvir o cadenciado passo do drong, vulgarmente conhecido como IAQUE - um ruminante do gnero Bovidae muito comum no Tibete - a quilmetros de distncia, mesmo a despeito das camadas de neve que cobriam as montanhas mais altas da terra, o Himalaia, lar primrio dos meus ancestrais. Como vocs j perceberam a minha origem nobre, comeando pela designao da minha linhagem: LHASA APSO. O meu prenome, LHASA origina-se de Lhassa, o nome da capital da Regio Autnoma do Tibete, civilizao surgida a cerca de 10.000 anos a.C., e que se estabeleceu como imprio por volta de 2.300 anos a.C. Portanto, como podem ver, descendo de uma civilizao antiqussima. O meu sobrenome ou complemento nominal, APSO, uma derivao da palavra tibetana APSOO, que significa OVELHA, em referncia minha aparncia peluda e fofa, assim como a textura da minha pelagem lanosa e spera. Uma caracterstica nica da minha nobre raa faz com nos sobressaiamos no meio da comunidade candea. Seno vejamos... A juno da nossa inteligncia nossa fina audio nos leva a alertar os humanos, nossos parceiros, sobre quaisquer sinais de perigo.

Na minha regio de origem, as montanhas do Himalaia, os lamastas acreditavam que ramos providos de um sexto sentido to aguado que ramos capazes de prever at avalanches e nevascas com horas preciosas de antecedncia. No o mximo? No incio, quando o mundo comeou a tomar conhecimento de nossa existncia, por volta de 1.500 d.C., nos vender era um grave sacrilgio. S podamos ser dados como presente, e, requinte dos requintes, somente para altos dignitrios e mximas autoridades polticas. Sermos recebidos como presente era considerado que o presenteado era tido em extremo apreo. Toda essa deferncia dava-se em reverncia nossa posio dentro da religio lamasta da poca. ramos considerados seres sagrados. Os lamastas acreditavam que ramos a reencarnao de antigos Lamas, os Iluminados lderes espirituais dos tibetanos. Para complementar esse breve introito sobre a histria da minha linhagem, faz-se necessrio dar conhecimento de como comeou a expanso da minha linhagem a partir do mtico Tibete. Por volta do sculo XIII, o meu amado pas de origem foi invadido pelo ignbil e sanguinrio Genghis Kahn. Quando o invasor morreu, em 1227 d.C., o meu pas parou de pagar os extorsivos impostos para os mongis, o que levou o no menos sanguinrio Prncipe Godan, filho e sucessor do Kahn, a ordenar nova invaso, convocando tal fim com a incumbncia de oficializar a total rendio do Tibete, um mestre da escola Sakya, monastrio budista e tibetano, mas o mestre converteu o Prncipe e seus sditos ao budismo e posteriormente ao lamasmo, uma vertente do budismo. Essa converso garantiu parte da nossa autonomia e fortaleceu os laos comerciais entre os dois imprios e assim, meus ancestrais comearam a serem presenteados aos altos dignitrios mongis; posteriormente com o estabelecimento e fortalecimento comercial com o Imprio Chins, nos tornamos requintados presentes para Imperadores, Imperatrizes e Mandarins. Sucederam-se levas de dominadores no Tibete, incluindo missionrios portugueses e outros povos europeus. At que por fim, no incio do Sculo XIX d.C., os ingleses invadiram o meu amado Tibete, foi quando os brbaros impassveis, realmente tomaram conhecimento de nossa existncia, e ento, no incio dos anos 1930 fomos brutalmente arrancados do nosso lar e levados como reles souvenires para a cinzenta Londres, capital da Inglaterra, pas dos brbaros invasores de casacas vermelhas. A partir da o Ocidente passou a nos conhecer, e claro, nos admirar. Sem falsa modstia... No sejamos hipcritas, se me faz o favor. Posteriormente chegamos aos Estados Unidos nos anos 1933 pelas mos do prprio Dalai Lama; no Brasil, chegamos em 1966 ao Estado do Paran, e de l, aps sucessivas geraes, eu, o Scrates, cheguei ao lar do meu amigo e da esposa dele.

Toda essa trajetria de migrao no aconteceu por acaso. Estava escrito que as rocas que fiam as linhas do destino, um dia, inexoravelmente, uniriam os fios de nossas vidas para caminharmos juntos. Sou oriundo do Lamasmo, esqueceu? Continuando... Dado ao nosso tamanho, pequeno, porm robusto, nossa perspiccia, inteligncia e temperamento tranquilo, somos ces de companhia por excelncia. Eu adoro o meu amigo e a esposa dele... Eles e a famlia deles. Alis, a filha dos meus amigos, uma loira um pouco estabanada, tem como amiga e companheira inseparvel uma congnere minha, uma candea da linhagem Shih-Tzu, linhagem que eu, claro, ajudei a desenvolver. Mas, isso histria para outra narrativa. No incio deste relato eu informei que vender-me era considerado o maior dos sacrilgios. Pois bem! Eu fui comprado pela filha dos meus amigos, a tal loira estabanada... Aquela...! A amiga da Shih-Tzu... Lembra-se? Ento...! Ela comprou-me e, a sim, cumpriu-se a tradio. Ela deu-me de presente para o irmo caula dela. Lembra que dar-me de presente era uma grande demonstrao de apreo? Pois ! Ocorre que o mancebo, em incio de carreira, trabalhava muito e quase no tinha tempo disponvel para dar-me a devida ateno, a qual, por nobre direito, tem que ser a mim dispensada. No dei muita importncia para o fato em razo de uma das mais incrveis caractersticas da minha ndole. Eu, somente eu, quem escolhe quem eu quero para ser meu amigo ou meu dono, como voc preferir, alis, uma caracterstica de outro congnere meu, o Akita, um candeo de linhagem japonesa. Muito sistemtico e nobilssimo tambm. Eu ESCOLHI o meu amigo, ESCOLHI ele e sua esposa como os meus diletos companheiros. Em retribuio ele concedeu-me o direito de exercer a antropomorfia, sem o que, eu no poderia nunca, jamais, relatar este breve histrico de minha vida. Continuando... Eu nasci no Estado do Paran, especificamente em Londrina, e depois, com mais ou menos uns trs a quatro meses de idade levaram-me para Ji-Paran, uma cidade no interior do Estado de Rondnia, onde fui adquirido pela simptica e amorosa loira estabanada, a filha dos meus amigos. Logo depois fui levado para Porto Velho, capital do Estado, onde residi por alguns anos. Posteriormente os meus diletos amigos mudaram-se para Joo Pessoa, capital do Estado da Paraba. A a minha vida mudou, radicalmente, e para melhor.

Na aprazvel cidade praiana de Joo Pessoa, o meu cotidiano tranquilo e agradvel. Pela manh, l pelas seis ou sete horas, solto longos suspiros, s vezes espirro baixinho. Esses rudos servem para acordar os meus amigos. A, um deles, invariavelmente a esposa do meu amigo, abraa-me carinhosamente e depois coloca-me em cima da cama para eu acordar o meu amigo. Esse o momento que eu mais gosto porque dou longas lambidas na orelha dele para acord-lo. Algumas vezes ele acorda rindo e depois abraame to apertado que quase me deixa sufocado, outras vezes, com muito sono ainda, ele se esconde debaixo das cobertas e ento, eu fico pulando por cima dele, de um lado para outro. E a, no tem jeito, ele acorda e brinca um pouco comigo... No legal??? Depois das ablues dos meus amigos, samos para o nosso passeio matinal pelas ruas do bairro, em algumas vezes vamos caminhar na Praia do Bessa. Adoro. Ao final do passeio matinal cada um vai cuidar dos seus afazeres, minha amiga cuida das coisas do apartamento, d alguns telefonemas, assiste TV ou liga o notebook e vai navegar na internet. O meu amigo quando no tem outros compromissos, invariavelmente ele l ou escreve. O meu amigo escrevinhador, sabe? Claro, definio dele, no minha. Quanto a mim, lgico, depois de comer o meu breakfast fico por ali, observando-os; outras vezes o meu amigo brinca comigo... Corremos um atrs do outro... Depois vou meditar... Quem no me conhece jura que eu estou dormindo, mas eu garanto de patas juntas, no estou dormindo... Estou m e d i t a n d o! Lembrei-me de um fato marcante da minha ndole, a educao. Isso mesmo, meu caro, minha cara. Por exemplo, jamais fao as minhas necessidades fisiolgicas no meu apartamento, fao na rua. Percebi que voc fez cara de asco, fica tranquilo, o meu amigo, sujeito consciente, sempre recolhe os dejetos. Tambm demonstro educao quando recebemos visita, invariavelmente, apanho um brinquedo ou o meu ossinho e ofereo para a visita. Voc nem imagina o espanto que esse gesto simplrio causa. O meu amigo acha hilrio. Continuando... O dia transcorre com todos os seus momentos cotidianos e inesperados, afinal, estamos vivendo a vida. Ao fim do dia, l pelas dezesseis e trinta ou dezessete horas, vamos os trs, fazer caminhada nos calades de algumas das praias urbanas que embelezam Jampa. Estranhou a liberdade de expresso, JAMPA? No devia...! No existe SAMPA, para So Paulo? BEL, para Belo Horizonte? Ento...? Continuando... s vezes caminhamos na Praia do Bessa, perto do nosso apartamento, outras vezes caminhamos na Praia de Manara, minha preferida; em outras, caminhamos na Praia de Tamba ou Cabo Branco. Nessas caminhadas

andamos em torno de mil e quinhentos a dois mil metros. Precisamos manter a forma fsica, eu e meus amigos. Sim...? O qu? No! No! No s caminhamos nos calades, algumas vezes os meus amigos levam-me para tomar banho de mar, o que me deixa muito feliz. Adoro o mar, adoro nadar. Correr beira-mar, ento...! Sentir o vento batendo no meu focinho, acariciando minha lngua quando estou transpirando... Esvoaando meus abundantes pelos... Senhoras... Senhores... Essa sensao no tem preo. Continuando... O qu? Se minha vida sempre assim, um mar de rosas? No! Claro que no! Tem as vacinas... Sim! As doloridas vacinas... So tantas... Estou quase preenchendo a segunda cartela de controle de vacinas. Tem tambm os acidentes de percurso, tipo doenas. Um tempo atrs contra uma molstia muito grave, bem horrorosa, a Erliquiose, a Doena do Carrapato. Os meus amigos ficaram muito preocupados com a minha sade, na verdade, desesperados. Eu tambm! Sei que eles no tiveram culpa. Eles sempre fazem uma completa vistoria em todo o meu corpo aps os nossos passeios. Todo e qualquer parasita que eles encontram, eles retiram e colocam remdio no local onde fui picado. Fazer o qu, no mesmo? Fatalidades acontecem. Continuando... Espera a...! Lembrei-me de outro fato. O meu amigo, tambm adoeceu e ficou hospitalizado na UTI por alguns dias. A famlia dele, que tambm minha, ficou muito preocupada... Eu tambm! L no hospital, colocaram uma pea de metal dentro do corao dele, um tal de Stent Famacolgico, ele ficou cem por cento e agora est tudo bem. Continuando... Tem os meus banhos. Sim senhor! Tomo banho uma vez por semana com shampoos e condicionadores especiais e fao hidratao da minha pelagem uma vez por ms, e, ao contrrio do que registrei no incio deste relato, a minha pelagem no spera como a pelagem das ovelhas. A minha pelagem, em razo dos tratamentos cosmticos macia e sedosa. Sim senhor... Sim Senhora...! Sou fino e elegante. Esqueceu que eu sou um nobre? Sei! Sei o que voc est pensando... Esse cachorrinho ou cozito como sou carinhosamente chamado por meu amigo, alm de marrento, vive numa mordomia tremenda.

Vivo mesmo! Tem uma vizinha da minha amiga que diz que at para ser cachorro tem que dar sorte verdade... Eu tenho muita sorte mesmo, no vou negar... Negar para qu? Somente para demonstrar falsa modstia? Continuando... Voc deve estar muito curioso para saber por que o meu nome Scrates. Bem... uma histria bem simples... No princpio, dado o meu comportamento aristocrtico, mesmo que ainda filhote e inconsequente, o meu amigo quando estava procurando um nome apropriado para mim, ele pensou no Scrates, aquele filsofo da Grcia clssica. Lembra-se dele? Pois ento...! O filho dele, o mancebo, recorda-se? Corinthiano com th mesmo, afinal, corinthiano da gema grafa-se assim - extremado achou que no, que o Scrates em questo teria que ser o jogador, dolo da Fiel Torcida. Tambm gnio, s que do futebol. E olha que para ser considerado gnio do esporte breto em um pas como o Brasil, que Tetracampeo Mundial da modalidade, o indivduo tem que ser bom... Mas muito bom, mesmo... Esse Scrates, o paulista, no o grego, estava de bom tamanho... Estava altura da minha estirpe. Hoje o Scrates, o paulista, est fazendo companhia ao seu congnere grego. Esto ao lado dos seus respectivos ancestrais. Finalizando... O qu? Sim...! Sim...! Concordo em gnero, nmero e grau! Claro! Toda a mordomia que eu recebo poderia muito bem ser direcionada para uma criana abandonada. Claro! Voc tem toda a razo, porm, no vou discutir o mrito da questo. Sabe por qu? Porque cada recebe o seu quinho da vida, do seu destino. O meu amigo, sozinho, no pode consertar o mundo e as mazelas contidas nele, mas pode minimizar os seus males. Para tanto, o meu amigo, no precisava, mas fez. Autorizou um dbito automtico em seu carto de crdito a favor da AACD e mensalmente doa uma cesta bsica para a igreja entregar para uma famlia carente. pouco eu sei, mas ele est tentando fazer a parte dele. Sabe aquela histria do passarinho que carregava gua no bico para apagar o incndio na floresta? Pois ! por a. Sabe como , n?. Nem todo mundo Iluminado como a Madre Tereza de Calcut ou a ilustre e saudosa senhora Zilda Arns, ou mesmo, o Dalai Lama. Continuando a finalizao... Ento...! Esse sou eu, o Scrates. Um candeo de pelagem preta e branca, ou branca e preta; de olhos negros, profundos, enigmticos, e com uma capacidade enorme de amar... E ser amado... Incondicionalmente. Eu sou o Scrates

Vous aimerez peut-être aussi