Vous êtes sur la page 1sur 14

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

ESPANHA (GNESE DE UMA REVOLUO): A ARQUEOLOGIA DA ESPANHA EM ARMAS


ESPANHA (GNESE DE UMA REVOLUO): THE ARCHAEOLOGY OF THE INSURGENT SPAIN
Antn Corbacho Quintela (UFG)

RESUMO: No outono de 1937, o escritor galego espanhol lvaro de las Casas, recm chegado ao seu exlio no Brasil, publicou, no Rio de Janeiro, o ensaio Espanha (gnese de uma revoluo). Tratava-se da apresentao, perante os possveis leitores brasileiros interessados em conhecer as causas da Guerra Civil espanhola, de uma detalhada reconstruo dos fatos que desembocaram no enfrentamento fratricida entre espanhis. Com tal propsito, o autor remontou-se desestruturao da sociedade espanhola provocada pela invaso francesa de 1808. O que se pretende neste artigo dar visibilidade a um texto que, com acerto, acabou prognosticando, no Brasil, que o conflito entre as duas Espanhas s acabaria quando um dos dois bandos conseguisse exterminar, sem assomos de piedade, o contrrio. PALAVRAS-CHAVE: lvaro de las Casas. Guerra Civil espanhola.

ABSTRACT: In the Autumn of 1937, the Galician-Spanish writer lvaro de las Casas, who had just arrived in Brazil as an exiled, published in Rio de Janeiro the essay Espanha (gnese de uma revoluo). The book was a presentation to the Brazilian readers who wanted to have an explanation about the beginning of the Spanish Civil War, of a detailed reconstruction related to the problems that had generated the fratricide fight between Spaniards. With that purpose, the author mentioned as the first reason of the chaos, the decomposition of the Spanish society caused by the French invasion in 1808. Thus, the foremost purpose here is to enlighten a text that, with success, prognosticated, in Brazil, that the conflict between the two Spains would only finish when one of the two parts could be able to exterminate the other, without any kind of mercy. KEYWORDS: lvaro de las Casas. Spanish Civil War.

Doutor em Filologia Galega pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor efetivo de literaturas em lngua espanhola da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Gois (FL/UFG). E-mail: corbaq@letras.ufg.br.

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 183 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Em 1937 o professor secundarista espanhol galego lvaro de Las Casas (19011950) publicava, no Rio, na editora A Noite, o ensaio Espanha (gnese de uma revoluo), com dedicatria a Joo de Barros. Trata-se da primeira das obras publicadas por lvaro de Las Casas no Brasil, onde chegara fugindo da Guerra Civil espanhola. Ele data esse ensaio em Petrpolis, aos 6 de maro de 1937. Em um prlogo intitulado Confisso, lvaro de Las Casas justifica a composio da obra pela estima que sente pelos amigos que lhe pediram que a compusesse. Nesse prlogo esclarece que o intuito do livro era a exposio da gestao dos motivos que fizeram com que na Espanha estourasse a guerra civil, visando, assim, evitar que esse conflito pudesse ser entendido como um enfrentamento entre enlouquecidos ou criminosos cados na mais infesta perverso (CASAS, 1937, p. 9). Las Casas declara que procurou se manter imparcial na exposio dos fatos, mas que no lhe foi possvel evitar a paixo ao comentar o drama de sua ptria. O autor pede queles leitores que conheciam a Espanha que se esforassem para compreender a caos da Espanha e diz-lhes que no a deixassem de amar nessas horas de aflio. Para os que no a conheciam, diz o seguinte:
Se nunca passaste as nossas fronteiras, prossegue imaginando atravs desta fumaa de plvora e deste pestilento cheiro de mortos que a Espanha um pas belo e bom, sentimental e generoso, doente, talvez, mas da sublime loucura de querer dar novos rumos aos astros (idem, ibidem, p. 13-14).

O autor desculpa-se por algum lapso que possa haver na sua obra, pois toda ela foi composta de cor, sem auxlio bibliogrfico, e expressa que ele deseja que, no Brasil, no se projete o fado que atingiu a Espanha. No final do livro, no Triste eplogo de um livro e nebulosa profecia de uma poca, Las Casas informa que a sua exposio, no seu ensaio, dos fatos que levaram a Espanha Guerra Civil era encerrada nove meses aps o incio dessa luta armada e ele diz que calculava que a guerra duraria ainda muito, pois a paz era impossvel e inimaginveis eram o afeto, a benevolncia ou a compreenso entre os adversrios, s se podendo terminar o enfrentamento quando um dos exrcitos estivesse totalmente esmagado. Segundo Las Casas, a vitria s seria garantia de uma paz duradoura se a prolongao da guerra deixasse esgotados os vencedores e eliminasse o menor indcio dos vencidos. Prognostica, em consequncia, que o resultado seria: cidades arrasadas, tesouros nicos de arte perdidos para sempre, toda a sua economia destroada para cincoenta anos e um milho e meio de mortos (idem, ibidem, p. 229). Assevera que, perante o conflito, ele era imparcial e que no reconhecia possibilidades de triunfo em nenhum dos dois bandos, embora cresse

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 184 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


que era lgico que vencessem os nacionalistas (franquistas), porque o seu exrcito mais disciplinado e regular, seus comandos mais tcnicos e hbeis, a massa que os segue mais apaixonada na sua f e mais disposta ao sacrifcio, e as ajudas com que contam mais decididas e largas (idem, ibidem, p. 230). Com independncia da vitria de qualquer um dos frentes, a organizao de um regime democrtico e a garantia do respeito s liberdades ficariam, na opinio do autor, relegados por muito tempo da Espanha. Ele cria que, em qualquer hiptese, governariam as hierarquias; assim, encerrou a sua obra expondo que o governo de Franco, se esse general conseguisse ganhar a guerra, poderia tomar o modelo portugus idealizado por Salazar como um guia para superar as contradies entre fascismo e catolicismo. O ensaio Espanha (gnese de uma revoluo) est dividido em cinco captulos. No primeiro Patriotas e afrancesados , Las Casas remonta invaso napolenica (18081814), o incio do processo revolucionrio que desembocou na Guerra Civil; isto , segundo ele, a carnificina iniciada em 1936 era a consequncia de 128 anos de conflitos e combates entre os dois bandos os absolutistas e os liberais em que se dividira a Espanha aps a desestruturao do status quo absolutista gerada pela ocupao francesa. Las Casas apresenta a histria espanhola da primeira metade do sc. XIX como uma concatenao de enfrentamentos passionais entre bandos obcecados pela poltica e pela questo religiosa e alienados pelo militarismo, negligentes, no entanto, a respeito das que, ento, eram, no seu parecer, as urgentes reformas administrativas e econmicas. Nesse sentido, ele pondera que nesse ambiente de instabilidade, o que primou foi a conquista do poder para, desde ele, destruir o adversrio em lugar de se planejar a regenerao do pas. Feita essa exposio, Las Casas lana uma pergunta retrica aos seus leitores:
Compreendeis um pouco a gnese de nossa revoluo? Guerra, guerra implacvel, desumana, selvagem, diante da qual a Europa estremece de horror e pede insistentemente um pouco de piedade, durante a qual os auxiliares estrangeiros do absolutismo tm de suplicar aos seus prprios aliados compaixo pela vida de suas vtimas. Sucede um perodo de trgua, porm mais cruel que o anterior, em que o punhal substitui a espingarda, a calnia a bala, e a emboscada a batalha. Os generais e os polticos, cansados de correr pelos montes, preferem guerrear-se nas cmaras reais e nos corredores dos ministrios. Crises, crises, mais crises. Com a facilidade com que se muda de camisa, muda-se agora de bandeira, e com mais satisfao do que se conquista um reino, atraioa-se agora um partido. Apenas importa mandar, dirigir, figurar no governo, e todos querem organizar um grupo, despedaando o mosaico poltico at o infinito. A ningum lhe importa saber a sua filiao, seno estar perto dos grandes generais para ser utilizado na primeira oportunidade. Sem embargo, l no fundo da conscincia da Espanha, a oposio se mantm inflexvel e disposta a recomear o seu duelo de morte. (ibidem, p. 68-69)

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 185 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


O ensasta assinala que, em relao poltica, a sociedade espanhola de meados do sc. XIX podia-se dividir em trs planos perfeitamente visveis (idem, ibidem, p. 79-81). O plano superior englobava os generais e os polticos profissionais; tratava-se de um plano falto de toda tica, sem critrio fixo, sem f, sem ideal, sem convico, em que os seus agentes s desejavam a consolidao em posies hierarquicamente vantajosas que lhes permitissem o aumento dos seus ordenados e o reconhecimento da sua autoridade. Como os integrantes desse plano almejavam, unicamente, o proveito, no se importavam com as imposturas e transitavam, segundo a convenincia, entre posies ideolgicas, a priori, antagnicas. O segundo plano era o plano da veemncia e do fanatismo ideolgico e, em decorrncia disso, da intransigncia com os que opositores, frente aos que s cabia a sua eliminao fsica. Formavam-no os soldados, os escritores, os empregados, a classe mdia daquela Espanha, os quais, por sua vez, se dividiam em direitistas e esquerdistas. Sobre eles diz Las Casas:
O direitista entende que nem um s espanhol deixar de ouvir a sua missa diria, e que no dia em que a esquea deve ser fuzilado; o esquerdista considera que a Espanha no ter salvao ficando um padre vivo. Os dois so apaixonados, morbidamente parciais, doentes de loucura de mitos, incapazes de meditao serena e de observao repousada, e vem s a aparncia dos problemas, sem a calma necessria para se aprofundarem neles. Uns e outros ferem-se, mas no se matam. Ambos, s guiados pelas formas, resistem-se pensando nas solues. (ibidem, p. 80).

O povo conformava o terceiro plano. Esse povo, ignorante e temperamental e, portanto, instvel, preferia no se envolver nas lutas, pois s desejava que houvesse um governo capaz de manter a ordem para que se pudesse trabalhar. A partir da consolidao desses trs planos, Las Casas achava que a marcha em direo a uma grande revoluo muito dificilmente se poderia deter. A situao em que se encontrava a Espanha ao expirar, em 1931, a monarquia borbnica foi analisada pelo autor no Captulo III Paisagem das Espanhas . Nesse captulo tentou mostrar como se produzira o novo acirramento entre as duas Espanhas. Nenhuma dessas duas Espanhas mereceu a admirao do autor:
Confessemos, primeiramente, que nenhuma das duas grandes metades em que se encontra dividido o povo se caracteriza pela dedicao ao estudo dos grandes problemas que inquietam o mundo, nem pela sua capacidade meditativa, nem pelo seu interesse pelas interrogaes fundamentais que agitam a opinio pblica do Estado. O comrcio de livros insignificante e apenas se mantm pela exportao para Portugal e para a Amrica; h poucas revistas de cultura e estas no passam de nmero limitado de leitores; os grandes jornais no passam dos boatos polticos, muito rasteiros; tenho a impresso de que os grandes dirios que durante muito tempo vm concentrando a curiosidade das classes mais instrudas El Debate, na direita, El Sol, na esquerda esto longe de constituir um bom

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 186 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


negcio. Livros que se consideram de conhecimento imprescindvel em matria econmica, social, poltica ou religiosa, so pouco conhecidos em Espanha. Esclarecemos, contudo, que o nosso nvel cultural ascendia nos ltimos tempos, em projeo rpida e pujante, e que talvez fosse consequncia do melhoramento operado em nosso ambiente universitrio. (idem, ibidem, p. 150).

O ensasta considera que, no sc. XIX, s houve na Espanha dois grandes tericos, Jaime Balmes, a referncia da direita, e Julin Sanz del Ro, o principal intelectual das esquerdas. Dentro da intelectualidade da direita, a soluo dos problemas da Espanha passava por recuperar e atualizar as referncias do passado catlico e imperial e, nos intelectuais da esquerda, passava por aproximar, desde o racionalismo e em democracia, a Espanha vanguarda das naes modernas. Segundo o autor, os primeiros veneram o P. Surez e os segundo extasiam-se com Kant:
Aqueles quereriam a nossa juventude nas velhas universidades Santiago, Salamanca, Alcal... vivendo austeramente uma vida de meditao sobre os grandes filsofos do tomismo, e estes a desejam investigando em ultramodernos arranha-cus, com o microscpio de um lado e do outro a raquete de tnis, para alegr-la e fortalec-la nas horas de repouso. (idem, ibidem, p. 152).

Em sua opinio, todos os integrantes desses dois blocos cometiam o grave erro de acreditar que a Espanha era um conjunto homogneo e que todos os espanhis respondiam a um mesmo perfil. Ele expe que, com frequncia, a asseverao de que havia diferenas entre os espanhis derivadas da sua nacionalidade era julgada como um delito de lesa ptria. Nesse sentido, ele assinala que a teima de tentar impor a catales, galegos, andaluzes, bascos e castelhanos uma mesma lei, uma mesma preocupao, um mesmo desejo, um mesmo idioma e um mesmo hbito era uma equivocao que impedia encontrar uma soluo ao problema das Espanhas, pois cada um tem a sua histria, o seu perfil geogrfico, a sua maneira de falar, o seu direito consuetudinrio, a sua indumentria, a sua cozinha, a sua maneira de rezar e de cantar (idem, ibidem, p. 157). Assim se tratando, na interpretao do autor, os problemas eram diferentes para cada uma dessas nacionalidades. Las Casas menciona que a produo artstica distinguia claramente entre si esses ncleos e que os seus habitantes tinham psicologias s vezes divergentes, embora houvesse entre todos os espanhis traos comuns: loquacidade, arrogncia, sentido romntico da vida, tara individualista, despreocupao econmica, hipersensibilidade amorosa, rudeza... (idem, ibidem, p. 158). Para a compreenso da forma de ser dos espanhis, Las Casas propunha observar quais eram as posies por eles ocupadas perante quatro controvertidos temas: a religio, a questo social, a vida econmica e o mundo poltico. A respeito do primeiro tema,

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 187 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


expe que os espanhis, na sua maioria, se identificavam com a religio catlica, mas tratava-se de um catolicismo superficial, inconsciente e pobre:
O cidado catlico, sim, julga uma ofensa que duvidem da sua f, mas no vai missa, e, quando vai, por cumprir um dos muitos preceitos sociais em uso, no frequenta os sacramentos, no reconhece nas hierarquias qualquer autoridade religiosa, e gosta de conservar-se na mais completa e cmoda ignorncia. (idem, ibidem, p. 160).

A falta de f e o desconhecimento da teologia entre os catlicos espanhis contrastavam com o seu clericalismo, o amor aos templos e a fidelidade sectria por alguns santos. No tocante questo social, o autor distingue, em primeiro lugar, entre a aristocracia velha liberal, investidora em propriedades imobilirias, desinteressada pela poltica e residente no estrangeiro e a nova ultraconservadora, investidora no comrcio e na indstria, interventora em poltica e residente na corte . Da burguesia comenta que propendia para as esquerdas, aspirava conquista de qualquer emprego pblico e era covarde nos investimentos financeiros. Sobre a intelectualidade destaca a sua pouca eficcia, embora fosse honesta, austera e atilada. Ele culpou da escassa produtividade cientfica dos intelectuais mistificao que neles provocava a sua interveno na poltica. A respeito do povo, Las Casas diferencia entre o rural catlico, fanaticamente religioso, individualista e monrquico , relutante, portanto, para se incorporar em associaes de classe, e o citadino ou proletrio ateu, anti-clerical, socialista e republicano , mas matiza que todos os seus integrantes so sentimentais, pouco apegados a vnculos familiares e de reao poltica vagarosa e desconfiada (idem, ibidem, p. 167). Ao expor as caractersticas da vida econmica dos campos sociais da Espanha, Las Casas mantm a mesma segmentao entre o operariado. Do operrio rural diz que carecia de terras prprias e era mal pago; sobre o operrio da cidade expressa o seu desprezo. Dele comenta que ganhava bem, mas que no sabia aproveitar as boas condies de existncia de que desfrutava:
O operrio da cidade ganha muito na indstria paga-se melhor que nas profisses liberais e vive mal porque no quer viver melhor, ou mais exatamente no sabe, e ganha uma diria de 5 a 20 pesetas. pretensioso, ousado e desprevenido. Sua ignorncia leva-o a combater as leis sociais mais humanitrias e a desprezar os diversos seguros maternidade, acidentes, doenas, invalidez, desemprego, etc. que o estado tem de tornar obrigatrios contra a opinio dos prprios beneficiados. Pode dispor de uma boa vivenda, mas nela imperam mau gosto e o desconforto; pode vestir bem, mas no sabe distinguir o fato de trabalho do de passeio; pode instruir-se, mas prefere as diverses. (idem, ibidem, p. 167-68).

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 188 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


Las Casas no oferece dados concretos sobre a economia da Espanha. Limita-se a destacar que, apesar das riquezas do pas, a sua economia era pobre, desarticulada e anarquizada por no se terem atrevido, os diversos governos, a empreender as reformas necessrias. Ele acusa a burguesia de temerosa para os investimentos e comenta que o sistema tributrio era injusto por favorecer os privilegiados. Na mecnica da poltica diz que o povo, apesar de todas as liberdades, igualdades e fraternidades, no significava nada, votando, o operrio do campo, a quem o seu patro lhe ordenava, e, o operrio da cidade, a quem lhe indicavam os dirigentes sindicais. Las Casas relata no captulo IV Batalha entre covardias como ele assistiu, aos 14 de abril de 1931, proclamao da SEGUNDA Repblica Espanhola. Ao principiar o ano de 1931 ele fora convidado a ministrar uma palestra, intitulada O penltimo rei de Portugal, na aula magna da Universidade de Santiago de Compostela. Ele diz que percebera que, entre os estudantes, o ambiente era revolucionrio e que, em Compostela, o ambiente era denso e ameaador. De fato, pouco depois os estudantes entraram em greve e advertiram que s voltariam s aulas quando o rei Alfonso XIII abdicasse. Las Casas detalha como, na primeira quinzena de abril de 1931, ele viu a movimentao da sociedade galega. Assim, menciona que, no dia 5 de abril, toda a Galiza era uma caldeira em ebulio; o mais prudente daria a vida pelo triunfo dos candidatos republicanos. Os monrquicos iam luta sem f, seguros da derrota e de antemo no muito contrariados pelo desfecho (idem, ibidem, p. 180). Do dia 12, o dia da votao, salienta a preocupao e, inclusive, o remorso que se percebia nalguns olhares, e a atmosfera de medo:
O medo abrangia a todos, um medo frio, intenso, desorientado medo de que triunfassem os monrquicos e de que vencessem os republicanos, medo da hora que vinha. Se naquela tarde fosse possvel, penso que muito poucos espanhis deixariam de votar pela nulidade das eleies, demorando para mais tarde a deciso sobre a sorte da monarquia. (idem, ibidem, p. 181).

Do dia 13, ele sublinha a inquietude vivida, e diz que sentia que no havia nervos capazes de suportar a tenso. Nesse dia, a recepo e a distribuio de notcias nas redaes dos jornais eram constantes, pois as agncias de notcias, onde os funcionrios eram quase todos republicanos, funcionaram como elo perfeito com as agncias da capital. Na noite desse dia, na apreciao de Las Casas, o desassossego tomou conta de Santiago de Compostela pelo medo dos monarquistas de serem assassinados pelos republicanos e pelo medo dos republicanos da reao monarquista, de tal forma que a tolerncia e a cortesia com os adversrios foi um fingimento. A atmosfera de tensa calma pode ter parecido uma demonstrao de compreenso entre as partes enfrentadas, mas, na opinio

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 189 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


de Las Casas, em nenhum momento houve nem verdadeiro respeito nem estima entre os bandos. Porm, o arrebatamento dos jornais em favor dos vencedores nas cidades das eleies, a convico de que a Repblica era uma realidade inegvel e a notcia da retirada do rei acabaram enchendo Santiago de alvoroo. Proclamada a Repblica, o autor pondera que os primeiros dias do novo regime caracterizam-se pelas discusses e pela desorientao a respeito de quais projetos aplicar para reorganizar o pas, criando-se, com isso, um campo de lutas pelo controle do poder republicano. Entre os grupos formados, Las Casas diferencia, nos republicanos, os velhos republicanos e os que fizeram recentemente profisso de f republicana. O incio das desordens assim relatado:
Alguns jovens que se julgam elegantes, que nem tiveram a galhardia de se despedir do rei, nem o cavalheirismo de defend-lo, que a 12 de abril deram o seu voto aos candidatos republicanos e a 14 se esconderam, aterrorizados, na casa das avs, organizam em Madri uma pequena festa monrquica, que se julga um desafio cidade, j sossegada e calma. So os eternos gran-finos de todos os tempos e de todos os climas, que, vtimas da obsesso da notoriedade, querem atingi-la a todo preo, sem se incomodar de que em seus gestos desvairados possam ser comprometidas as causas mais srias e respeitveis. O povo, perante a provocao, reage violentamente, mas no contra eles, nem contra o que eles representam que o postio e pernicioso, cousa assim como o musgo na rocha virgem mas contra a vtima de todos os nossos tumultos liberais a Igreja. E l vo as turbas, violentas, desgrenhadas, enlouquecidas, queimando vontade igrejas e conventos. Ento, percebe-se um, fenmeno tipicamente espanhol, e que os cidados tidos em justia por mais conservadores, monrquicos e religiosos, em vez de reagirem e se organizarem na defesa violenta ou legal dos seus interesses e crenas, passam apressadamente a avolumar a manifestao vitoriosa, disputando entre si a primazia de avanado e revolucionrio. Todos os chefes galegos figuram, a partir de ento, nos partidos da extrema esquerda e, claro, na maior parte da Espanha os candidatos direitistas nem se apresentam s eleies para as Cortes Constituintes. Os poucos que se afoitam a tal audcia, verificam logo que no contam j com a assistncia e o apoio dos mais obrigados a prestar-lho. (idem, ibidem, p. 187-89).

Na sua viso, a vitria das esquerdas fora, em grande parte, consequncia da interesseira, e covarde, retirada das direitas ou, inclusive, da envergonhada passagem destas a partidos republicanos ou esquerda avanada, tendo havido poucas incorporaes aos partidos republicanos conservadores. Essa inao por parte dos elementos equilibrados da direita, que julgavam morta para sempre a monarquia, permitiu a renovao da perseguio igreja. O que o ensasta considera mais grave foi o perfil do conjunto dos escolhidos para as Cortes constituintes republicanas. Las Casas sopesa que, entre eles, no havia estadistas, nem tcnicos, nem moos universitrios ilustrados e esperanosos. O sistema eleitoral visto por Las Casas como incompreensvel e absurdo, pois permitia que os piores ascendessem e que eles, uma vez no poder, desdenhassem dos tcnicos mais Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 190 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


exmios e favorecessem os mais indesejveis desde que arranjassem uns centos de votos, ficando postergado o grande problema de salvar para sempre a Espanha. O resultado foi a formao de trs grupos polticos diferentes, mas igualmente desorientados, e igualmente fracos. O autor observa no novo regime a repetio de procedimentos que caracterizaram o enfrentamento entre conservadores e liberais desde a invaso francesa. Por um lado, ele percebe que se mantinha entre os militantes a estratgia de renegar dos princpios de um partido, abandonando o chefe poltico, quando se julgava perdida ou remota a vitria, e de transfugir para o bando oposto que, em consequncia, acabava fragmentando-se ao passar a albergar posicionamentos dspares. Por outro lado, ele frisa que a falta de autoridade e de poder continuava impedindo que as agrupaes polticas exercessem um poder centralizado:
Por outra parte, a pequena impbere repblica, para no desmentir o hbito que domina entre os liberais espanhis, v-se sujeita tutela absurda, nefanda e maldita dos comits locais, onde sempre impera a deciso dos mais audaciosos, e ningum, nem o prprio chefe do governo, tem autoridade para libertar-se deles reduzindo-os s suas mnimas e naturais propores. So os tais comits que, desde 1808, se dispersam, lvidos de pavor, na hora adversa, e que, no momento propcio, tudo querem dirigir e arranjar, dificultando, entorpecendo e malogrando toda obra til e perdurvel de governo. (idem, ibidem, p. 191-92).

Na anlise da estrutura do poder na Segunda Repblica, Las Casas detm-se no poder municipal, no provincial e no central. Sobre os vereadores eleitos para as cmaras municipais aos 12 de abril, diz que eles s foram escolhidos pela demonstrao do seu entusiasmo republicano; o ensasta acreditava, no entanto, que eles atuaram como administradores honestos. Apesar de terem governado bem, ele do parecer de que foram torpes por no terem sabido inovar na concepo de gesto municipal e comenta que o trabalho deles poderia ser mais valorizado se, em vez de consertar praas e abrir ruas novas, tivessem organizado caixas de trabalho, concertos pblicos frequentes, cursos de conferncias, museus locais, breves viagens de estudo e excurses agradveis para os alunos mais aplicados das escolas, etc. (idem, ibidem, p. 194). Sobre os governadores provinciais Las Casas coloca a responsabilidade do fracasso da Segunda Repblica. Retrata-os como gestores inbeis, vidos pela ampliao da sua corte de adeptos a qualquer custo, medocres na sua viso da poltica, revanchistas, submetidos s diretrizes dos comits republicanos. Considera-os burocratas que delegavam a sua responsabilidade em comisses que nada resolviam; diz que o principal mrito deles era o de se haverem esforado no perodo revolucionrio em espalhar folhas clandestinas. Aos ministros acusa-os pela sua falta de aptido, ou por serem velhos e estarem cansados para peitar os novos retos, ou por serem demasiado jovens e inexperientes. Segundo o Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 191 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


autor, nas Cortes o Congresso Nacional , os deputados bem preparados eram condenados ao silncio pela animadverso da turba parlamentar, soez e soberba, e os deputados utpicos investiam o seu tempo na apresentao verborrgica de teorias inaplicveis realidade espanhola. O desfecho desse panorama foi a desiluso que a Segunda Repblica Espanhola causou entre os jovens:
A Espanha s e autntica, a Espanha jovem a confiante, que acreditou na soluo de todos os seus grandes problemas, no tarda em mostrar fadiga, tristeza, desalento, mgoa, desiluso. No sobrevm um final catastrfico, porque todos tm medo, e a covardia salva a todos (idem, ibidem, p. 196).

O autor expe que se poderiam ter implementado as reformas necessrias sem ferir as suscetibilidades das oposies, pois as solues estavam claras, mas cr que faltou valor. Criara-se uma situao grave porque a propaganda republicana mostrara ao povo os vcios da administrao pblica no regime monrquico e, uma vez proclamada a Segunda Repblica, nada se fazia para emendar a situao denunciada, pelo qual o povo se indignava e protestava, sentindo-se enganado. Oferecendo o seu parecer acerca do que deveria ter sido mudado na instruo pblica, Las Casas aprofunda o seu exame dos erros cometidos pelos governos da Segunda Repblica. Diz que os seus comentrios pormenorizados amparam-se no conhecimento que ele tinha do mbito do ensino e matiza que o Ministrio de Instruo Pblica foi o que mais e melhor trabalhou no primeiro perodo republicano (1931-1933). A sua viso sobre a ineficcia das reformas da educao bsica e universitria na Segunda Repblica a seguinte:
Sobram universidades em Espanha. S cinco Madri, Barcelona, Santiago, Sevilha e Granada estariam muito melhor dotadas e as necessidades do pas cobertas com excesso. Mas a reforma melindraria meia dzia de cidades, e o ministro acovardou-se. Cada universidade devera estar completa com todas as faculdades e voltar ao antigo privilgio, usual em todo o mundo, de colao de graus doutorais, mas a reforma era demasiado atrevida e o ministro preferiu que tudo continuasse como nos tempos de Isabel II. Boa parte dos professores merecia imediata demisso por incapacidade, forma ilegal do ingresso, pelo no cumprimento do dever mas o ministro no teve coragem para a reviso, que teria remoado o ensino, tornando-o de verdade prestigioso e fecundo. O sistema de concurso para preencher ctedras era absurdo, antiquado, nocivo, antipedaggico, mas o ministro teve medo a renov-lo radicalmente, e inventou um processo pelo qual um certo nmero de professores ainda hoje est em condies de interinidade. Sobravam ginsios, mas o ministro teve medo a reduzi-los; seu professorado necessitava ser unificado, mas o ministro arreceou-se de certos professores, e tudo ficou interino; precisava um plano de estudos nico e bom, que foi elaborado pelo ministro, mas consentiu que continuassem em vigor os antigos sete ou oito planos e a anarquia acentuou-se, dificultando muito mais uma soluo duradoura.

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 192 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


Precisava-se de um novo e eficaz regulamento de disciplina escolar, mas o ministro acovardou-se ante os estudantes e preferiu que continuasse em vigncia o atual, que castiga o delito de fumar e no d possibilidade aos reitores de exercer verdadeiramente a sua autoridade. No ministrio imperavam uns poucos empregados com mais autoridade que os ministros, funcionrios caprichosos, intrometidos e subordinados que todos ns, professores espanhis, poderamos citar pelos nomes. O ministro sabia-o, mas receou-lhes os dios e preferiu calar. Leis antiquadas, que felizmente em nenhum centro se cumprem, continuaram em vigor, e a jovem repblica no teve coragem nem para derrub-las nem para faz-las cumprir, se as julgava boas; hbitos vergonhosos, que no deviam ser tolerados, mantinham-se normalmente, porque o ministro no se atrevia a corta-los pela raiz. Os moos, que durante a monarquia clamavam s portas das aulas, lamentando que o nosso ensino fosse o pior organizado da Europa, perguntavam, entristecidos, meses depois da revoluo: para isto atiramos o rei pelas escadas? (idem, ibidem, p. 198-201).

A covardia foi a responsvel, na opinio de Las Casas, pela inao republicana. Ele assinala uma srie de mbitos em que foi covarde, e portanto imoral e perigosa, a gesto republicana (a soluo dos problemas na Companhia Telefnica, a depurao de responsabilidades no regime republicano, as negociaes com o governo da Catalunha, a substituio dos comandos militares e a consequente reorganizao do exrcito, a reforma agrria). Apesar de serem assinalados os erros, nada se fez para os emendar, com o qual se propagou o desalento e justificaram-se o protesto e o rancor. Nesse sentido, Las Casas cita Ortega y Gasset para expressar que a Segunda Repblica adquirira um perfil rido e triste. Inclusive, enuncia que A repblica de fato o regime mais grosseiro que qualquer espanhol podia imaginar (idem, ibidem, p. 207), porque todas as medidas tomadas pelo poder pblico, ocupado por homens acovardados, ou foram decididas sob a presso de ameaas, ou foram reaes violentas tomadas pela autoridade ressentida, ou consistiram em reformas parciais e tmidas que no solucionaram os problemas, decepcionando os demandadores de mudanas e irritando, mas no submetendo, os afetados pelas reformas, cuja reao, porm, foi provocada. O autor expe que os dois segmentos mais decepcionados foram o dos autonomistas federalistas e o dos estudantes, j que ambos eram as foras mais poderosas que propiciaram a Segunda Repblica. Com os primeiros fizera-se o compromisso, mediante o Pacto de So Sebastio, de que a Segunda Repblica, em primeiro lugar, permitiria a orientao federativa para a administrao do Estado espanhol; em segundo lugar, autorizar-se-ia, por um lado, o ensino da lngua materna basco, catalo, galego na educao bsica e a sua co-oficialidade com o espanhol, e, por outro, o ensino da histria, geografia e literatura de todas as regies. Contudo, essas promessas no se materializaram em decises polticas.

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 193 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


O desencanto dos estudantes deveu-se ao fato de que nenhuma das aspiraes deles fora satisfeita. Essas aspiraes eram a contratao de um corpo docente capacitado, a melhora das instalaes universitrias, a criao de um plano de bolsas, o aumento das viagens de estudos, a reforma e ampliao de bibliotecas e museus, a concesso de ajudas para publicar e expor, a oferta de concertos e exposies e a construo de residncias universitrias. Mas, segundo o autor, as diretrizes e a praxe do regime monrquico no ensino prolongaram-se, em geral, nas atuaes da Segunda Repblica, havendo-se esvado pela covardia e pela corrupo as poucas medidas tomadas para a reforma do ensino universitrio. Se, para Las Casas, o primeiro binio republicano foi uma fraudulncia, a gesto da direita (1933-1936) qualificada por ele como igualmente desastrosa. A covardia das direitas vista por Las Casas tambm nas esquerdas que, quando fizeram estourar a revoluo aos 5 de outubro de 1934, no se atreveram a proclamar que se tratava de uma revoluo social e decidiram tambm no atacar as altas representaes do Estado, apresentando a insurreio como um protesto contra o acesso das direitas ao governo. Por sua vez, a represso dessa revoluo retardada pelo governo por covardia, j que tinha medo de perdoar e de castigar, e medo de afrontar o problema ou de desdenh-lo. Assim, Las Casas aponta que o problema da Espanha estava no impasse criado, por um lado, pelo pavor que sentiam as esquerdas perante a coordenao de uma sublevao total que pudesse derivar no seu esmagamento pela direita e, por outro, pela hesitao de umas direitas assustadas que no se decidiam a aprovar a legislao que lhes permitisse aplicar medidas de salvao nacional. Las Casas creu que o enfrentamento total s aconteceria quando uma das partes se sentisse suficientemente forte para extinguir a outra. Nesse sentido, ele diz que estava convencido de que uma das duas partes necessariamente havia de morrer, porque no eram possveis o entendimento e o pacto, e a reconciliao. Na diagnose de Las Casas, antes de julho de 1936, quando estourou a Guerra Civil, nem a direita nem a esquerda acumularam a necessria fortaleza para se lanar destruio do inimigo, e isso se devia ao histrico carter fraco e instvel do militante espanhol:
O direitista catlico com a sua f morta, conservadora com bem pouca cousa que conservar, monarquista sem estimar o seu rei; se no fosse por vergonha, muita vez teria bandeado para o inimigo. O esquerdista ama o operrio s de longe e literariamente; tem a sua pequena fortuna e est disposto a defend-la a tiros; anticlerical, porque o abade da freguesia seu inimigo, e milita em tal partido porque os seus rivais em profisso militam no contrrio; se no fosse por medo das zombarias, de boa vontade figuraria entre os conservadores. (idem, ibidem, p. 214-15).

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 194 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


juventude, a decepo com os partidos moderados os partidos intermdios da Segunda Repblica e a falta de confiana na soluo dos problemas da Espanha mediante uma restaurao monarquista no deixaram outra opo seno a forja de um terceiro caminho por meio do fascismo ou do comunismo os dois ncleos revolucionrios autnticos , ao qual s se poderia aceder conquistando o poder atravs da ao direta revolucionria sem contemplaes. A acelerao do processo de destruio da Segunda Repblica provoca a torpe poltica de gabinete Lerroux-Gil Robles, da direita, que far com que, em 1936, volte ao poder a esquerda a Frente Popular com Manuel Azaa (antigo e desconhecido funcionrio pblico no ministrio da Justia, e escritor dos mais cuidadosos e perfeitos da Espanha, destacara-se no governo por uma qualidade: carter (idem, ibidem, p. 216)). Las Casas aprecia o talante de Azaa e opina que se poderia ter amparado a Segunda Repblica caso ele se tivesse atrevido a governar, desde a Presidncia da Repblica, como ditador. A ltima oportunidade para fazer uma Nova Espanha teve-a o governo da Frente Popular vitoriosa nas eleies de 16 de fevereiro de 1936, mas a escolha de Casares Quiroga o poltico mais odiado pelas direitas para presidir esse governo sancionou o desastre imediato. A protelao dos estatutos de autonomia basco e galego [as constituies estaduais], o inbil afastamento dos mandos militares presumivelmente sediciosos e o passar do tempo sem que se implementassem as necessrias reformas acirraram as foras extremas de poltica, ficando frente a frente os extremos das duas Espanhas para a guerra definitiva. De um lado, as foras proletrias, do outro, os fascistas; o incio dessa guerra assim explicado por Las Casas:
Primo de Rivera e Largo Caballero esto frente a frente com as suas pistolas prontas: o demais no importa. Lerroux, Gil Robles, Goicoechea, Martnez Barrio, Samper, Albornoz... no so no grande duelo nem testemunhas, mas apenas a paisagem que d fundo ao drama. De juiz de campo atua Casares Quiroga, que julga que tudo se poder arranjar com um mau discurso feito em gritos e com quinhentos guardas nas ruas. O povo est consternado. Todos os dias, tumultos, tiroteios, prises e atentados. Os dois exrcitos esto vista um do outro e as guerrilhas j entraram em atividade. As duas Espanhas encontraram-se depois de cento e vinte e cinco anos, para destroar-se sem piedade. Ainda se pode salvar o momento, ainda se poder aplacar os nimos, e, talvez pela aproximao dos adversrios, iniciar uma reconciliao. Mas o governo Casares Quiroga que no tem autoridade, nem prestgio, nem meios de defesa, e que nem consegue ver que todos os organismos do Estado lhe so hostis e que lhe falharo na primeira investida, comete a insensatez de declarar-se beligerante e de consentir no me atrevo em conscincia a dizer outra cousa o brutal assassinato de Calvo Sotelo, realizado em circunstncias que dariam nojo a qualquer pas civilizado do mundo. Corre por toda a Espanha um estremecimento de horror. Para as direitas j no h meio termo ou defender a vida a tiros ou deixar-se matar como ratos. Para muitos homens da Repblica, a concluso tremenda em vez disto, prefervel o caos. Em ambos os bandos ordena-se a mobilizao

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 195 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800


geral. A esquerda treme que a reao direitista a destrua; a direita teme morrer no mais espantoso massacre. Agora ou nunca, pensam os decididos. Adiantaram-se os sucessos e a 17 de julho de 1936 o general Franco subleva-se com todo o exrcito da frica. (ibidem, p. 225-28).

A viso de Las Casas sobre a gestao da contenda espanhola chegou aos leitores brasileiros quando nenhum dos frentes tinha uma vantagem decisiva. Mencionamos que o autor datou a obra aos 6 de maro de 1937. Aos 12 de maio desse ano publicou o jornal carioca A Noite o que parece ser a primeira resenha da obra (Esquema luminoso do formidvel conflito). Surpreende a rapidez com que Las Casas escreveu um livro de 237 pginas e surpreende a rapidez com a qual ele foi publicado. Alm disso, a editora que, imediatamente aps a sua entrega, publicou a obra a editora A Noite, do Rio de Janeiro era uma das mais prestigiosas a meados da dcada de 1930 no ento Distrito Federal, o qual demonstra tanto o seu interesse e a sua confiana no lanamento de um ensaio com essa temtica, elaborado por quem era, nesse momento, um autor desconhecido no Brasil, quanto a efetividade da rede de relaes com agentes do campo intelectual que possua o ensasta. Las Casas chegara ao Brasil no comeo de janeiro de 1937, o que indica que redigiu Espanha (Gnese da revoluo) em apenas dois meses, sem, se fiarmo-nos na sua declarao, auxlio bibliogrfico. Supe-se que, durante os primeiros meses da sua estada no Brasil, Las Casas contou com suficientes apoios para se dedicar plenamente composio de Espanha (Gnese da revoluo) e da sua seguinte obra Angstia das nossas horas, datada tambm em Petrpolis, aos 12 de outubro de 1937, dedicada ao Dr. Sousa Baptista (em prova de cordialssima amizade) e publicada ainda nesse ano, no Rio, pela editora Moura Fontes & Flores. O Brasil contou, pois, com um pormenorizado estudo sobre o comeo de um conflito distante que se converteria no limiar da guerra total a Segunda Guerra Mundial que o acabaria envolvendo.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
CASAS, lvaro de las. Espanha (gnese de uma revoluo). Rio de Janeiro: A Noite, 1937.

Recebido em 13 de novembro de 2009. Aceito em 30 de novembro de 2009.

Via Litterae, Anpolis, v. 1, n. 1, p. 183-196, jul./dez. 2009. 196 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Vous aimerez peut-être aussi